Gira mondo, gira (quinta)

SÃO PAULO (nas asas) – A quebra da BRA nesta semana expõe os verdadeiros motivos do tal de caos aéreo brasileiro. Desde o início, e pouca gente percebeu, a origem de tudo foi a decadência da Varig.

Era uma empresa que fazia tudo quanto era destino internacional e voava para todos os cantos do Brasil. Sem entrar no mérito da má administração, que era mesmo escandalosa, o fato é que a Varig morreu (voltou agora sob a gestão da GOL, mas é outra coisa) e as que sobraram não absorveram suas linhas.

E pouco antes dela morreram a Vasp e a Transbrasil, também. Como pode um sistema aéreo sobreviver sem danos à falência de suas três maiores empresas?

De Varig, nesses meus anos todos de F-1, voei para Buenos Aires, Tóquio, Nagoya, Cidade do Cabo, Johannesburgo (era a rota para a Tailândia; a Varig voava para a Tailândia!), Munique, Frankfurt, Londres, Milão, Paris, Nova York, Roma, Los Angeles, Miami, Cidade do México, Toronto, Lisboa, Madri, Zurique… De Vasp e Transbrasil fiz Viena e Bruxelas. Sem contar os destinos domésticos.

As três foram para o saco, sobraram TAM e GOL com seus vôos de tapete vermelho e barras de cereal. Queriam o quê?

Companhias aéreas são um problema gigantesco. A operação é cara, os aviões são caros, as estadias em aeroportos são caras, o combustível é caro. Em regimes econômicos que não estão nem aí para nada, elas quebram como cristal. Foi assim com a Pan Am e com a TWA nos EUA, das que me lembro. Em outros países, os governos acabam ajudando ou participando, como na Suíça com a Swissair, ou na Itália, na França, na Espanha, na Alemanha.

Bem, cada governo gasta seu dinheiro como achar melhor. Por aqui, rezamos atualmente pela cartilha cada-um-que-se-vire e muita gente aplaude. Só sei que cada vez que uma companhia aérea retira os luminosos de seus balcões nos aeroportos me dá uma melancolia tremenda. São grandes empresas, milhares de funcionários com suas histórias de vida, sonhos de décadas, uma tristeza. Eu estava na Austrália quando a Ansett fez seu último vôo. Foi uma choradeira só das pessoas na TV. Companhias aéreas têm o estranho poder de se incorporar ao imaginário de uma nação. Os escritórios da Varig no exterior eram nossas embaixadas informais, onde a gente lia os jornais, falava português, tomava um cafezinho.

O mundo está ficando chato, como digo sempre. E ninguém liga. Neguinho hoje só quer saber de fazer contas.

Abaixo, uma singela homenagem às aéreas que já não voam mais.

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Marcos Rivas
Marcos Rivas
16 anos atrás

Quem acabou com a Varig e a essa última chama-se Sr. Constantino, presidente da Gol ligado a altas esferas deste governo com mansão junto as dos ministros.
O resto é conversa fiada.

zé maria
zé maria
16 anos atrás

Mais um complemento ao que já foi bem comentado por todos: o grupo Constantino faz parte dos dominadores do transporte coletivo no Brasil, conhecidos como “tubarões do asfalto”, juntamente com o grupo Ruas e outros de que não me lembro agora.
Bem comentado por um colega aí embaixo, carregam um passivo trabalhista bem avantajado e que acabou “ficando por isso mesmo”, como é típico em nossa história.
Nota triste, mas está na foto: o “duzentinho” da Varig é o PP-VMK do acidente do Garcez em 1989, no dia do jogo da “fogueteira” do Maracanã!!
boa noite
zé maria

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16 anos atrás

Capítulo inédito na saga da Repúblia-das-Bananas:
Ocean Air assumirá operações da BRA !!!!
A preciosa informação acaba de ser dada por aquele trapalhão invocado, que pensa que é ministro.
Como já dizia minha santa vovozinha:
Mudam as moscas, mas a m.e.r.d.a. continua a mesma !

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
16 anos atrás

Sou comandante aposentado, FG…
Se você está com saudade dos bons tempos, imagine eu…

1V3N
1V3N
16 anos atrás

FG, noto em vc um pouco de saudosismo. Entre outras coisa qdo. vc diz que o mundo está ficando chato. Talvez esteja mesmo. Mas na verdade o que ele está é mudando. Às vezes muito rápido!

Érico Calixto de Sou
Érico Calixto de Sou
16 anos atrás

A decadência da VARIG é consequência, não causa. Como causa, que tal citar a falta duma regulamentação eficaz aliada a anos e mais anos sem investimentos que sustentassem o setor da infraestrutura como um todo, inclusive transporte aéreo? Se o Brasil não fosse tão bagunçado como é, provavelmente haveria uma malha ferroviária decente que ao mesmo tempo absorvesse grande parte do transporte de cargas e pessoas que hoje se faz nas rodovias e aviões. Transporte no Brasil será sempre caótico enquanto não se adotar, em larga escala, os transportes fluviais e ferroviários.

Caíque.
Caíque.
16 anos atrás

Eu Voei de Real, DC-3, Rio Teresina – Rio.
A VARIG é insubstituível se a comparação for feita com as empresas que existem atualmente.

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Olá,
Maurice, dê uma olhada aqui (links quebrados):
http://www.jetsite.com.br/2006/
mostra_nostalgia.asp?codi=46
e aqui
http://www.jetsite.com.br/2006/
mostra_nostalgia.asp?codi=61

[ ]´s

Maurice
Maurice
16 anos atrás

Não sobrou nenhuma foto da REAL,
SADIA (que virou Transbrasil)?

Daniel
Daniel
16 anos atrás

Voei de BRA há cerca de dois meses (fui para Lisboa). Na volta, o vôo foi cancelado, tivemos que ir para um hotel, aquela confusão toda. Eu voaria na quarta e embarcamos na quinta. E no mesmo vôo soube de gente que estava desde domingo (!!) tentando voltar de Madrid. Uma empresa dessa só pode quebrar mesmo.

Já a Varig realmente dá saudade. Lembro da primeira vez que viajei de avião, pela Varig, indo a Maceió. Mesmo sendo um vôo doméstico, me recordo dos talheres de metal e do toblerone que vinha com a comida. Outros tempos.

Não sei se alguém comentou aqui (não li os outros posts), mas quem vai muito bem obrigado é a TAP. Nas mãos de um brasileiro. Que ironia.

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
16 anos atrás

Flavio,

muito bonito este seu Post, curti mesmo e penso da mesma maneira.

Aos Amigos do Blog,

muitos comentários escritos abaixo estão corretos com belos argumentos e bem formulados, mas eu gostaria de deixar um comentario sobre a GOL Linhas Aéreas.

Pessoalmente eu não acredito nesta companhia e acho que ela é um balão de ensaio que corre um grande risco de explodir explico porque.
A GOL foi criada pela família Constantino ( acho que é assim que se escreve ) que vem a ser a maior propritária de empresas de ônibus no Brasil e que devem rios de dinheiro em impostos atrasados e não pagos !
Ou seja, aqui também temos problemas na base/estrutura. Por outro lado eu acho que o crescimento da GOL é muito repentino e rápido e pessoalmente eu não confio nestas coisas subitas e acho elas estranhas.
Aqui como em outros paises muita coisa funciona na base da política e o nosso governo adora a GOL, o que serve, como já aconteceu no passado, para empurrar muita coisa para baixo do tapete, mas um dia o governo troca ou algum juiz resolve mostrar algumas feridas e aí….
Os problemas do Brasil neste e em outros campos infelizmente estão longe muito longe de acabar.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Em tempo…
Uma coisa é montar uma empresa bem estruturada, seguindo o modelo das empresas Low-Fare americanas como a Gol fez, inclusive tendo as orientações de um brasileiro que é presidente de uma delas.

Outra é arrendar aviões caindo aos pedaços, alugar um balcãozinho nos aeroportos e montar uma empresa aérea de improviso como fez a BRA.

Talvez isso explique porque as ações da Gol foram as que mais subiram no setor aéreo em todo o mundo em 2003 e as outras estejam falindo…

Bonilha
16 anos atrás

Nunca voei, tinha vontade, agora tenho até um certo medo.
A homenagem foi legal e, pelos poucos comentários que li, muita gente não entendeu o sentido do post.
Nem me espanto mais.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

A VASP estava nas mãos de um tremendo de um trambiqueiro cuja ultima notícia que tive era que os hospedes de seu hotel em Brasilia foram “despejados” por questões judiciais envolvendo o sujeito.

Fly e BRA são exemplos de aventureiros e picaretas que se aproveitam dos tempos em que praticamente “qualquer um” pode fazer o leasing de aviões velhos, dispensados pelas empresas maiores e montam empresas sem qualquer infra-estrutura.

Já a VARIG foi definitivamente pelos ares, mesmo estando nas mãos do Ozires Silva, aquele mesmo que foi ministro do FHC.

Quanto às empresas americanas, basta assistir ao filme “O Aviador” para perceber os lobbies de senadores a lá Renan Calheiros, como no caso da PanAm.

É óbvio que o governo americano não se mete nem financia essas empresas com dinheiro oficial, eles que se virem em busca de investidores, mas que sempre há políticos mexendo os pauzinhos prá lá e para cá, isso existe em qualquer lugar.

Mas é estranho, um país com um volume de passageiros bem maior como o Japão tem só três empresas aéreas, das quais só duas contam.
Um país com bem menos passageiros como o Brasil conta com mais de uma dezena de empresas aéreas, que no mínimo demonstra que o controle sobre elas é bem precário e qualquer um pode abrir a sua empresa.

Paulo Filomeno
Paulo Filomeno
16 anos atrás

A Fly quase matou o time todo do Corinthians em 95 se não me engano, numa tentativa de decolagem no Equador…
E se o negócio de empresa aérea é tão ruim assim, o que passou na cabeça dos donos da Gol a criarem poucos anos uma nova empresa aérea?

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
16 anos atrás

Um comentário bem “sentimentalóide”.
Alguém aí se lembra da música dos anúncios de natal da Varig? Pois é, cresci ouvindo essas propagandas nas mais variadas interpretações e até hoje me pego cantarolando em qualquer momento, mesmo fora de época: “Estrela brasileira, no céu azul…”, é uma pena.

Helio
Helio
16 anos atrás

Eu fico feliz de ver uma empresa fajuta destas parar de voar, imaginem o risco de vida que os passageiros e funcionários estavam correndo. Não sei como alguem tinha coragem de voar com eles para economizar uns 200 reais… E a nova Varig está em melhores mãos com a Gol do que estava com a Fundação Rubem Berta. O caos aéreo não tem nada a ver com o fim da Varig mas sim com o aumento do fluxo de passageiros nacionais promovido pela entrada da Gol com seus preços baixos. Falta estrutura em Congonhas. Reparem que para vôos internacionais a situação é muito tranquila.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Reginaldo, valeu pela correção, é que não saco tanto do assunto.
Isso que falei, da crise do dólar, é que criou uma dívida enorme na Varig que culminou na falência.
Lógico que num ambiente mais saudável, a Varig teria simplesmente pago a dívida.

Abração!
E veja me blog, pombas!

hugo
hugo
16 anos atrás

do blog do luís nassif

O último capítulo da crise aérea – o fechamento da BRA – é um reflexo de um dos vícios mais anacrônicos do país: o hábito de punir empresas por erros de seus controladores. Refiro-me especificamente ao fim da Varig, que marcou o início efetivo da crise aérea no país.

A Varig tinha uma governança caótica, um modelo exaurido de uma Fundação mais preocupada em administrar os benefícios próprios do que cuidar da sobrevivência da empresa. Mas não era apenas isso. A Varig era uma estrutura montada, competente, com boa manutenção, bom serviço de bordo, normas de segurança acima da média, estrutura de comercialização, malha nacional e internacional.

Esse conjunto de ativos intangíveis, que compõem o que se denomina de empresa, é um valor nacional. Quando se permite seu desmonte, está-se jogando fora riqueza nacional.

Nenhuma empresa pode ser “culpada” dos desmandos de seus executivos. É por isso que a nova Lei de Recuperação Judicial abre espaço para que, em caso de falência ou concordata, tirem-se e punam-se os controladores, mas preservem-se as empresas.

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

Pedro:
tem que ir BEM lá pra tras. Loyde, Real Aerovias e as outras e, observar e estudar TUDO o que ocorreu.
É muito simplista dizer que a coisa aconteceu na desvalorização do real. Isso foi MAIS um detalhe nessa novela interminável.
Abração

hugo
hugo
16 anos atrás

O texto é primoroso mas as fotos da BRA e FLY ( ???) não precisavam estar. Anti- climax total.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

O que causou a crise da aviação, lá longe, foi a desvalorização do real assim que o FHC foi reeleito.
Ou seja, culpa do governo da época, e culpa dos golpistas que apareciam na TV pedindo cabeça do Presidente, e culpa dos que apontavam para desestabilizar, nunca para construir.

Mas concordo plenamente com o seu texto, Gomes. Essas empresas são importantes demais, e a queda de uma afeta sim. Ainda mais de tantas, e de tão importantes.

conhecedor...
conhecedor...
16 anos atrás

ao carrera
apagão aéreo nada tem a ver com a crise da BRA.
os controladores não fizeram operação padrão…
fizeram e continuam fazendo operação criminosa..
Tente decolar do Campo de Marte num sábado…
50 minutos de motor ligado na cabeceira da pista…isso é o caos aéreo..manipulado do jeito que os trabalhadores gostam… ferrando o patrão, e depois falando “quero meus direitos””
como diz o ditado, “da missa voces não sabem nem a metade”

conhecedor..

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

ops, desculpem…onde se le “fecgadas”, leia-se “fechadas”

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

A Fly chegou e sumiu tão rápido que nem lembrava dela.
O Alfredo G é meu contemporâneo de cias aéreas e de aviões. Eu acrescentaria o DC 2, o Bufalo da Fab, o Catalina (acho que tem um ainda voando por aí)
Bons tempos sim. Um serviço de primeira, mas tem umas histórias também de arrepiar, proporcionados pelos malucos belezas que pilotavam essas aeronaves. Disputa entre DC3 e Convair, pra ver quem chegava primeiro em Congonhas ou Santos Dumont, com direito a ‘fecgadas’ técnicas num e noutro. Neguinho dando razante de Boing, pra dar um tchauzinho pra namorada que ficou na praia,
Tem muita história pra contar, os mais antigos sabem…como sabem…
Mas, o tópico é a quebradeira. aí, não tem jeito. Somando tudo, má gestão, ou gestão temerária aliada a falta de politicas críveis e duradouras, sucateamento dos aeroportos (as lojas são bem shopping center) e por aí vai, não tem mágica, vai pro saco mesmo.

MSM
MSM
16 anos atrás

Quando uma amigo meu me disse que iria do Rio para Brasília pela BRA no feriado de 12 de outubro, perguntei a ele se era confiável viajar nessa empresa. Não viajaria nunca nessa BRA, assim como pela Webjet também, por mais barato que seja a passagem. Nunca me inspirou confiança e agora estamos vendo o que acabou acontencendo. Pelo menos não houve um acidente sério, pois pelo jeito esses aviões não tinham uma manutenção adequada. e o mais engraçado de tudo isso é que, a uns 2, 3 meses atrás saiu na imprensa que a BRA fechou um contrato com a Embraer para comprar uns 50 aviões de 150 a 200 lugares, se me lembro para voôs regionais. Essa empresa já se encontrava com sérios problemas financeiros e queria se endividar mais. Sorte do meu amigo e de centenas de pessoas que não aconteceu mais um acidente na nossa aviação decadente.

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.
16 anos atrás

Ví um avião desta BRA certa vez no Pinto Martins. Era um 737 de primeira geração – aquele com as turbinas pequenas – faz um barulho do cão, consome muito e voa bem.
Mas o sucatão era mais ondulado do que Kombi-de-feira.
Parecia pintado a pincel.
Sei lá de onde arrendaram a josta
Nem de graça voaria naquilo.
A BRA terminou como começou: na %!$&#
Não me falem de crise !
Empresário aventureiro que bate a carteira do povo tem que ir para a cadeia.

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Flávio
Somente nos EUA não há dinheiro estatal nas Cias Aéreas…até por que há muito dinheiro e interesses envolvidos.
Sem querer acender a fagulha na fogueira entre privatistas e estatistas, na Alemanha, na França, na Suiça, na Inglaterra, na Rússia, no Canadá, na Coréia, no Japão a aviação é tratada como um fator de integração nacional e internacional, e como tal, deve ter um tipo de investimento reservado e claramente associado – não como a antiga Varig , pseudo-privada.
O que ocorre no Brasil é que , de modo geral, há um patrulhamento privatista que esquece o fator fundamental que é a representatividade do setor , ainda mais num país do tamanho do nosso.
A Gol oferece passagens baratas mas esperem 5 anos para o final desta história onde todos perdemos, até mais que a Varig..neste período teremos algumas revisões dos modelos comprados, monopólio do mercado e dinheiro do BNDES, claro.
E passagens bem baratas….de ônibus, pois sempre depois do gol, vem a saída, não ?

É assim que se faz.

Abraços.

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
16 anos atrás

Flávio ,
Cheguei a ver :
REAL AEROVIAS ; LOYDE AÉREO ; CRUZEIRO DO SUL ; SADIA ( TRANSBRASIL) ; ETC…
BONS TEMPOS….Aviões , como DC-3 , CURTIS COMANDER ; IRONDELE ; SAMURAI ; DC-4 ; DC-6 ; DC-7 ; CONSTALATION ; SUPER-CONSTALAITION ; DART-HERALD; SCANDIA ; VISCOUNT; FOCKER F-50 ; CONVAIR – 240 , 340 , 440 ; ELECTRA ; AVRO ; BANDEIRANTES ; BRASÍLIA e muitos outros que nem me lembro mais…
Depois vieram os jatos , começando pelo CARAVELLE , BAC ONE-ELEVEN ; DC-8 ; BOING 707 ; BOING 727-100 ; BOING 737-100 , BOING 737-200 ( SUPER-ADVANCED ); BOING 727-200 e que foram evoluindo aos que hoje aí voam…
Só que voar hoje é uma %!$&#!!!
Os envolvidos na aviação não são sérios , não respeitam nada , nem a vida humana. Viajamos apertados , sem conforto , sem refeição ou lazer a bordo , com medo e pagamos uma fortuna !!!

Alfredo

Carrera
Carrera
16 anos atrás

Muito sensacionalismo… Aliandro.. se vc “leu na Globo” é melhor ficar esperto. É difícil acreditar que um piloto, profissional sificiente pra saber que sua vida e de centenas de pessoas está sob sua responsabilidade, vai se sujeitar a voar com remendo de silvertape? Acho que até o faxineiro da empresa vai ter o discernimento pra saber que voar com silvertape é no mínimo absurdo, surreal…. partindo da globo, ela deve ter dado uma grana pro cara que não se mostra pra forçar o governo a tomar atitudes.. manipulação de sempre…
Conhecedor… vc é uma figura mesmo hein cidadão…. o que tem a ver operação padrão de controlador com o problema financeiro das cias? Olha pras fotos aí em cima….”quanta besteira de quem não sabe nada” aproveitei sua frase…
Olhando de maneira simplista, a BRA quebrou pq vende passagem barata e depois tem que fretar avião de outra cia e pagar mais caro, pq não consegue atender a demanda que ela mesmo vendeu… não adianta vender passagem barata pra conquistar mercado, ainda mais o popular, e depois quebrar…. acho que a questão é essa…. ou o transporte aéreo volta a ser para a “elite”, o que seria um profundo retrocesso, é andar pra trás, ou se reduz os custos das empresas… claro que é uma questão macro e não é assim tão fácil…. mas o lado financeiro, basicamente é matemático e simples…quando existe falta de caixa, ou arrecada mais ou gasta menos… senão quebra mesmo.

R/T
R/T
16 anos atrás

E a Ocean Air, do german efronovich, existe ainda ? Quem é do meio conhece as historias dele (da Maritima) com as plataformas da BR entre 1998 e 2001

R/T
R/T
16 anos atrás

A Braniff existe sim, no encerramento dos episodios do South Park aparece um jumbo deles com o slogan, acho que é uma forma de tiração de onda da parte dos autores do seriado

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

BRA… Voltei do GP do Brasil ano passado em um avião dela.

Coitada da aeromoça. Já contei isso por aqui. Parecia empregada de madame. As poltronas do avião descascando… Imaginem a infra-estrutura? Li no Globo que partes do avião eram tapadas com silvertape, um piloto disse.

Este mesmo piloto falou certo hoje: foi melhor ter fechado logo, do contrário as estatísticas de tragédias na aviação brasileira poderiam aumentar.

VH
VH
16 anos atrás

Brilhante post…

Rick Lucas
Rick Lucas
16 anos atrás

Só para legendar a homenagem:

1 – Cruzeiro – Boeing 727-100
2 – VASP – McDonnell Douglas MD-11
3 – Varig – Boeing 737-200
4 – TransBrasil – Boeing 737-300
5 – Panair – Douglas DC-8-33 (O da foto, PP-PDT, acidentado em 08/62)
6 – Fly – 727-200 (PP-BLR)
7 – BRA – 737-400 (PP-BRC)

conhecedor...
conhecedor...
16 anos atrás

Esse tão falado caos aéreo, é culpa de um bando de controladores ineptos, que depois de permitirem o desastre aéreo da Gol,colocaram as manguinhas de fora.
O Sr. Presidente da Republica, ainda aceitou negociar com militares grevistas… aonde estamos??
conhecedor….

Helio
Helio
16 anos atrás

Cia aérea não é lugar pra incompetente e nem ladrão. Esses foram os casos da varig, Vasp, Transbrasil, BRA, etc.
É uma operação muito arriscada ente financeiramque exige excelência em administração e prestação de serviços. A Infraero está cheia de corruptos e não é de hoje. o caos aéreo é fruto de incompetência e ladroagem. Seja das cias aéreas ou do governo

Engate
Engate
16 anos atrás

Poucas vezes vi tanta besteira escrita num mesmo artigo. Dá vontade de vomitar.

agart
agart
16 anos atrás

Lamentável sob todos os aspectos que mais uma empresa aérea brasileira fecha as portas…..não vou aqui culpar nenhum governo, nem o atual nem os anteriores…no caso da VARIG os diretores da fundação geriam como se fosse propriedade deles…mas VARIG sempre foi um exemplo de empresa aérea, seriedade principalmente na manutenção das aeronaves.. CREIO ´QUE O GOVERNO FEDERAL QUE ERA O MAIOR CREDOR DA VARIG DEVERIA TER PENSADO MELHOR ,ANALISADO QUE A FALÊNCIA DELA IRIA GERAR NO FUTURO ESTA CRISE AÉREA QUE ESTAMOS VIVENCIANDO….MAS PRESSÕES POLITICAS OBRIGARAM O GOVERNO A SE ISOLAR DO ASSUNTO….INFELIZMENTE.

zé maria
zé maria
16 anos atrás

Só complementando, existe uma piada famosa que diz mais ou menos assim: “Sabe qual é a maneira mais fácil de se tornar milionário? Seja bilionário e abra uma empresa aérea!!
O resto já foi convenientemente comentado pelo pessoal.
boa noite
zé maria

Hakkinen
Hakkinen
16 anos atrás

Se a empresa nao consegue arcar com os seus custos é melhor que ela se retire mesmo. Nao sei como tem gente que pode sentir pena disso…

Bruno
Bruno
16 anos atrás

A quebra da Varig foi a vingança espiritual da Panair. Nunca gostei da Varig pelo o que ela aprontou com a Panair, ela acabou provando do seu próprio veneno sucumbindo sobre as acusações que decadas antes ela fez a panair. Quem com ferro fere com ferro será ferido.
A Cruzeiro era uma excelente compania até a Varig engolir ela e matar também. Uma pena, gostava muito das 2, Meu primeiro voo foi um cruzeiro.

Renato
Renato
16 anos atrás

Entao quer dizer que o PT e sua gestão “absurdamente técnica” não tem nada haver com a crise aérea?
A Anac é um primor na regulação do mercado , a infraero um exemplo de admistração publica eficaz, o ministério da defesa um exemplo de planejamento a curto medio e longo prazo??
faça me um favor gomes
me poupe desses comentários carregados com ideologias podres

Rafael Ramos
Rafael Ramos
16 anos atrás

Tem pelo menos uns 3 aviões da transbrasil ao relento no aeroporto de brasilia.
Acho que também vi um da FLY. Mas pensei que essa ultima ainda estava na ativa.

Nunca voei em nenhuam dessas saudosas, mas minha falecida vó, sim.
Era sempre um prazer vê-la chegando no aeroporto. E essas saudosas companhias sempre me trazem ótimas memórias da minha avó.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
16 anos atrás

Vitão,
Assim como o FG, também fui muito superficial na argumentação, que daria um verdadeiro estudo de caso do tamanho de um livro.
O problema financeiro que mencionei é apenas uma pontinha.
Mas está no cerne filosófico da questão financeira.
Nos falamos no farnel.

wilson
wilson
16 anos atrás

Disso tudo eu só estranho uma coisa. Quer dizer, não estranho, no fundo a gente sabe. Mas o que justifica esse esforço sobrenatural do governo pra salvar pela milésima vez a Varig enquanto dava as costas pra Transbrasil e Vasp. Será que os funcionários e clientes dessas duas últimas eram menos brasileiros que a Varig?

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Olá,
O Arminio (entenda-se Gávea Fundos de invertimento) tem muito pouco da BRA: junto com outros investidores de peso (internacionais) possuem 20% da BRA. Pode bem ser que estes caras ainda vão encher as burras (já esqueceram o quanto chamavam o Lap Chan de tonto quando arrematou a Varig ?).
Aqui tem uma boa descrição do busílis:
http://www.jetsite.com.br/2006/notam.asp
[ ]´s

D.Pierotti
D.Pierotti
16 anos atrás

Cesar,

Um dos investidores, Arminio Fraga, perdeu dinheiro nesse investimento. O mesmo comanda um fundo de investimento estrangeiro e como tal era minoritário.

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Acho que não dá pra comparar o caso da Varig e da Cruzeiro, com a Vasp e BRA. Varig e Cruzeiro quebraram porque os respectivos gestores (ô palavrinha feia!), foram incompetentes. Já Vasp e e BRA foram típicas empresas de lavagem de grana. Pra quem não se lembra, ou não sabe, o cheque que pagou a compra da Varig pelo “empresário” Wagner Canhedo saiu do Esquema Collor/PC (está lá nos arquivos da CPI), assim como os cheques que pagaram a compra das Redes Manchete e CNT (com outros Laranjas, é claro!). Já a BRA tinha como um dos seus principais acionistas o Armínio Fraga ex-presidente do Banco Central no Governo FH2C…

zé clemente
zé clemente
16 anos atrás

Dos maquinões que estão aí só voei em dois.
Como diz no post, aviação é uma coisa cara demais. As empresas querem crescer pra fazer frente às concorrentes. Enquanto a economia cresce junto, tudo bem se elas crescerem no mesmo ritmo. Mais aviões sempre quer dizer mais gastos e não quer dizer necessariamente mais ocupação.
E o governo faz sempre a sua parte pra piorar. Fora a mulher do charuto, ouvi hj no rádio que a anac alem de não ter presidente empossado tambem nao tem diretores. E que a mulher que vai ocupar o cargo de presidente está em lua-de-mel e volta dia 20. Mas volta, não quer dizer empossa no dia 20. Enquanto isso vao caindo helicopteros no plural, jatinho no singular e uma compania inteirinha. Quando o lear caiu na semana passada, o Nelson Jobim disse uma coisa inacreditável. Falou que há de se fiscalizar melhor a aviação. Que coisa impressionante isso não é. E reclamavam do Valdir Pires. Coitado.
Tem tambem uma que eu nem imaginava. A anac tá aí só figurando. Mas descobri que existe uma coisa chamada Abar que é a associação das agencias reguladoras. Caramba, se as agencias não servem pra nada, pra que vai servir uma associação delas?
Disse muito bem o Alckmin na campanha. O Brasil tá no piloto automatico. E os controladores dele estão em permanente greve.