Abaixo a barra de cereal!

SÃO PAULO (queremos comida de verdade!) – Eu ia mesmo levantar essa bandeira depois de alguns vôos pela Gol (ou GOL?). Essa história de barra de cereal e suco de manga para reduzir o preço da passagem não dá. Simplesmente não dá.

Aí o blogueiro Serguey Sukhoi manda a mensagem e a foto abaixo, que servirão para detonar de vez a campanha: “Abaixo a barra de cereal!”.

A foto e o texto referem-se à saudosa Interflug, da Alemanha Oriental, que jamais serviria barrinhas de cereal aos seus passageiros.

Reproduzo os dois, texto e imagem.

Sabemos que a principal forma de medir o grau de desenvolvimento de uma nação é o seu domínio sobre a aplicação, nas mais variadas formas, da tecnologia de ponta em benefício do bem-estar de seu povo.

Não basta ser a vanguarda na tecnologia, é necessário mostrar ao mundo o caminho do bem-estar e, acima de tudo, a qualidade que em todos os setores que se pode atingir.

Anexo mando uma foto do Aeroporto de Schonefeld – Berlim. São três exemplos que comprovam a minha tese. Os dois primeiros, para os que não tiveram a oportunidade de cruzar os céus com o máximo conforto e muito espaço para as pernas e, no serviço de bordo, nada de barrinhas de cereais. Nada mesmo. São eles: Iliushyn 62 e Tupolev 134, da mais famosa empresa aérea que já foi criada, a Interflug, da maravilhosa DDR.

E no solo, o exemplo para aqueles que apreciavam cruzar o continente europeu dirigindo uma das mais perfeitas obras-primas já desenvolvidas pelo ser humano: velocidade, potência, economia, espaço interno privilegiado, design futurista, inimitável até os dias de hoje. Mas me abstenho de maiores detalhes sobre o carro, porque sei que essa é a sua “dacha” ou, como diriam os nativos, sua praia.

Texto sucinto e preciso, e foto que não deixa dúvidas. Testemunhos de quem já voou de Interflug serão bem-vindos, embora eu desconfie que o texto do blogueiro tenha uma ou outra ironia e seja dúbio no que diz respeito ao serviço de bordo — o que me faz pensar que outros blogueiros quererão usar de ironias, também.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vitor Silva
Vitor Silva
15 anos atrás

Sou Portgues, e ja viajei em companhias de low-cost, ca na europa existem companhias como a Ryanair, EasyJet, Vueling … etc etc… de facto não existe serviço de catering a bordo apenas existe serviço pago pelo passageiro se assim o desejar… mas, em minha opinião os preços compensão porque são substancialmente mais baixos… a qualidade destas companhias é bastante boa, voam em aviões recentes e com qualidade de voo, no caso da ryanair, voa com boeing 737-800 todos, ou quase todos de ultima geração e com muito comforto… é claro que não podemos comparar ao conforto da TAP, IBERIA, British Airways etc etc mas, para o preço que praticam é muito bom :) …

Quanto aos aviões russos, nunca voei, e ate gostava de experimentar, mas a sua qualidade é bastante baixa, e as estatisticas dos acidentes assim o comprovam …. ver um coock-pit de um tupolev, ou ilyushin, ou antonov… e olhar para um de um Airbus, Boeing ou ate Embraer … da para ver o atraso no desenvolvimento e na qualidade, alguns modelos russos exigem ate 6 tripulantes dentro de um coock-pit …. um airbus, ou boeing, 2 bastam….. é alguma coisa!

abraços para todos ;)

Joaquim Souza
Joaquim Souza
16 anos atrás

Tenho os dois no Flight Simulator. Gosto de “voar” com eles. Faço o trecho de Dubai à Leipzig.

Agora eu estava voando com o Airbus A340-600 da Ibéria. Saint Marteen à GRU.

Bem, rapaziada. Hoje eu viajo, fico cinco meses fora (AGORA É VERDADE). Trabalhando no Rio.

Fiquem com Deus…

Nilton Lopes
Nilton Lopes
16 anos atrás

Essa é para quem manja.
No post do Sérgio, ele comenta que os pilotos da Interflug socam os aviões no chão na aterrissagem. Lembrei de já ter ouvido que piloto que “despeja” o avião no chão é porque confia na manutenção da companhia e que este procedimento faz a aeronave perder mais velocidade do que num pouso suave, ajudando a reduzir o espaço de frenagem. A informação procede?
Abraço a todos.

Sergio Stanislauskas
Sergio Stanislauskas
16 anos atrás

eu voei um vez pela Interflug de Milão para Viena. Era selvagem,. A escola de pilotagem dos caras era jogar o avião no chão quando estava no pousando e sair dele o mais rápido possível quando estava decolando mesmo que isto significasse estourar os tímpanos de metade dos passageiros. As pessoas que acham que o serviço de bordo da Gol é uma porcaria, já não poderiam falar a mesma coisa da Interflug pois simplesmente não existia (pelo menos em vôos curtos).. Eu voei neste 727 melhorado pela tecnologia proletária, o Tupolev. Tinha um bom espaço para pernas e era barato . A passagem, se me lembro bem, custou mais barato do que a de trem na segunda classe. Ninguém voava nestas tralhas nem na Aeroflot. Mas para brasileiro duro se arrumava umas barganhas bacanas…..um aoutra observação é que (de novo se me lembro bem ) não existiam saídas de emergência. Eram só as portas “normais”. Acho que por isto eles não conseguiam autorização para voar para alguns países como por exemplo os EUA. Anos mais tarde, entretanto, me lembro de ter visto um Tupolev da Aeroflot no aeroporto de Nova Iorque. Mas no que voei me lembro (com pavor) que não tinha portas de emergência….e estas tralhas velhas continuam voando……

Luiz Z
Luiz Z
16 anos atrás

Nós que curtimos esse esporte elitista que é o automobilismo, devemos lutar pela elitização do transporte aéreo, senão vira bagunça. Viva a Alemanha Oriental, lá sim tinha uma elite bem tratada do partido, que nem aqui!!!!

Souza
Souza
16 anos atrás

Sabe quem detesta a GOL e reclama muito ?

Quem viaja as custas da empresa .. esses reclamam muito da barrinha de cereal, gostavam muito de se comidinha de avião e cervejinha já que não pagavam um tostão pela passagm e ainda acumulavam milhas para o uso particular.

borges
borges
16 anos atrás

Como o dono da GOL vem da área de transporte terrestre logo logo vai começar a vender lugares em pé nos aviões….eu diria que hoje já é mais confortável viajar em pé pela GOL que sentado com os joelhos na boca. Em nome desta democratização do avião chegaram a conclusão que o passageiro que paga pouco não tem direito ao mínimo de espaço…

Felipe Souza
Felipe Souza
16 anos atrás

Cheguei em Sampa… e teve barrinha durante a uma hora que o vôo durou. Eram duas opções: banana ou castanha. Pedi a de castanha, mas para o meu azar, essa tinha uva passas…
A sorte é que além da barrinha, veio junto um pequeno pacote de amendoim. E eu negociei com a minha noiva uma troca entre a minha barrinha pelo amendoim dela e ficou tudo certo. No mais, pra quem não viajava de avião a mais de 10 anos, e só usei agora porque o meu Ka abriu o bico pouco antes de chegar em Floripa, foi divertido.

Abraços,

Felipe

Marcello Moreno
Marcello Moreno
16 anos atrás

1. Merecidos os elogios ao saudoso serviço de bordo da Varig, mas,
2. A TAM, quando era apenas uma aérea regional e voava só com os F-100 tinha um serviço de bordo nota 10. Hoje…
3. Quanto aos aviões russos, são lindos, para se ver nas fotos. Não vôo nem “de grátis”.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Ah sim, as empresas americanas como Continental e Delta cobram 5 dólares por bebida alcóolica, seja ela cerveja, vinho ou uísque em seus vôos INTERNACIONAIS.

Não queiram imaginar como devem ser os vôos regionais, equivalentes aos da GOL…

felipe souza
felipe souza
16 anos atrás

Daqui a meia hora eu embarcarei num voo da Gol de Floripa para Sao Paulo. Espero que a minha barrinha nao tenha passas….

Abracos,

Felipe
(Desculpe a falta dos acentuacao)

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

Onde é que tinha comida boa em avião??? as experiências que tive pareciam comida de hospital….
E eu pelo menos quando viajo de avião não penso em comer, e sim em chegar rápido ao destinho, o que atualmente anda meio complicado.
Se a aviação nacional fosse organizada, comida seria preocupação apenas na chegada, e não para esperar o embarque e as escalas.

corregedor
corregedor
16 anos atrás

FG
Você sempre escreve um português
escorreito.
Conhece …
me explique no seu comentário
que os blogueiros QUERERÃO…
existe isso? se existir é muito feio..

abraços

Helio
Helio
16 anos atrás

Quanto a American eu fiz um vôo doméstico nos EUA e o avião era bem velhinho o piloto gente boa antes de decolar disse que ia desligar e ligar o avião pra ver se resolvia um problema elétrico. A American Airlines é uma empresa que trabalha também no fio da navalha com equipamentos usados ate o osso. Não é uma empresa que só tem aviões novinhos não.

Lumo
Lumo
16 anos atrás

Vejam Adeus lenin e verão o que aqueles I D I O T A S capetalistas fizeram com a Alemanha Oriental.

jose carlos
jose carlos
16 anos atrás

e pra voar ou pra comer
eu prefiro um aviao bom e bem conservado como da american do que um rango lusco fusco mas as aeronaves sem manutencao
um rango bom e aeronave sempre exemplar sao os aparelhos da lufthansa
jc
sete lagoas

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Bons tempos aqueles em que só os ricos abastados voavam… he he he!!!

Tanto aqui como lá…. ha ha ha!!!

Do lado de lá da Cortina de Ferro só se voava de graça quando estava sendo levado para o “exilio” nas apraziveis planicies Siberianas.

Brincadeiras a parte, adoro aviação e sou piloto privado, os Russos até fazem aviões com um desenho interessante e com algum desempenho digno de nota… apenas isso… pois sempre estiveram no minimo 10 anos atrasados em relação às tecnologias (de maneira geral) utilizadas/desenvolvidas no Ocidente.

Agora, já que é para falar de “Serviço de Bordo”… tres “Vivas” em homenagem ao lendário Serviço de Bordo que a nossa Varig prestava nas decadas de 60/70/80 e inicio de 90. Isso sim é “coisa nossa”!! E acho que é por isso que todos os “ricos” reclamam das “barrinhas de cereais”…he he he!!!

Viva a Barrinha… vamos para com essas discussões, e como diria a nossa Fantastica Ministra do Turismo: “Relaxem e gozem!!!”

Abraços

Lucas
Lucas
16 anos atrás

Quando a Gol apareceu, a gente até engolia essa história de que eles serviam esses bagulhos pra diminuir o preço (eu cheguei a pagar 186 reais pelo trecho Fortaleza-Rio). Hoje em dia a Gol é tão ou mais cara que a TAM, o que mostra que eles insistiram em dar barra de cereal não é por “economia” (pois a Gol já deixou faz tempo de ser uma opção “econômica”), é pão-durismo mesmo.

Jason
Jason
16 anos atrás

Já voei no Ilyushin Il-62 (São Paulo-Havana, ida e volta) e foi uma das melhores viagens da minha vida. Como o bicho voa suave!

Sem falar que é um avião de tamanho compatível com conforto, sem fileiras centrais de poltronas – nada a ver com os Airbus A-340 e Boeing 777, que dão aos passageiros da econômica a dignidade das sardinhas em lata!

De quebra, o Il-62 é rápido e silencioso, com suas quatro turbinas na cauda! (mas bebe pra chuchu…)

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Para quem se diz esquerdista, até que tu é bem elitista, hein FG?

Ao meu ver, comida em vôo regional é supérfluo, mais uma formalidade, uma forma de agradar o passageiro do que uma necessidade.

Isso vem dos tempos em que viajar de avião era algo elitista, quase um evento social, onde os passageiros colocavam suas melhores roupas para embarcar.

As empresas low-fare como a GOL, inspirada na Jet Blue americana, presidida por um brasileiro, é que fizeram das empresas aéreas um meio de transporte como todos os outros, ao alcance de (quase) qualquer um.

Mas como o brasileiro é um elitista nato, acredito que exista um nicho para empresas que prestem um serviço premium, ou VIP.

A própria GOL deveria aproveitar a aquisição da Varig e oferecer esses serviços, mesmo que a passagem custe o dobro, visando agradar aos fãs da gastronomia aérea e dos serviços mais luxuosos.

Por outro lado, a GOL poderia parar de servir as tradicionais barrinhas e servir apenas refrigerantes ou vendê-los, se isso baixasse a passagem.

Afinal as empresas de ônibus não servem nada e é com esse serviço que as low-fare concorrem.

E cá entre nós, comida de avião é horrível de qualquer forma mesmo….

Helio
Helio
16 anos atrás

Eu sou fã da GOL , prefiro mil vezes pagar 300 reais a menos na passagem e dispensar a comida de avião. pego esse dinheiro , almoço e janto em qualquer bom restaurante da cidade de destino, pago o taxi do aeroporto ao hotel, pago uma diária de hotel, pago a gorgeta, e ainda sobra umas moedinhas . será que vale mais pena comer aquele frango insosso de qualquer companhia em troca disso ? eu valorizo meu dinheiro. Agora , tenho que reconhecer que a GOL não está mais com aquele precinho do início das operações. eu por exemplo vou para Buenos Aires de Varig pois está mais barata. Tudo isso é a concorrência saudável.

Thiago
Thiago
16 anos atrás

Duas coisas a se considerar:

-Os Boeing não são apertados. Pegue qualquer B737 e coloque apenas 80 lugares, ao invés das configurações ” lata de sardinha class” ou mesmo ” mochilão class”….. os senhores poderão refestelar-se em esticar as pernas.
Quem aperta o avião não é o fabricante, é o operador.

-Antigamente, tinhamos refeições a bordo. Preço caro da passagem, apenas os mais abastados voavam. Aí a GOL tirou o supérfluo do vôo, todo mundo celebrou. Agora, todo mundo quer de volta a comida. Ótimo. Só que o custo volta também hein. E de forma exponencial. Bons tempos? Sim, a Varig em 1976 , nos Avro que faziam as linhas regionais do RS, e mesmo os B707 nas linhas nacionais, tinham churrasco (!!!!!) a bordo…….

Em tempo, os TU sao maquinas maravilhosas.

jacarepai
jacarepai
16 anos atrás

para o Pedro Jung, caro amigo faço minhas as suas palavras, a sua abordagem sobre a qualidade de vida ligada ao urbanismo tem todo o sentido. Parabéns.

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Olá,
A Interflug usava os mesmos padrões que deram reconhecimento mundial de serviço de bordo da Aeroflot:
http://youtube.com/watch?v=0nkje5lefv0
[ ]´s

LUMA
LUMA
16 anos atrás

Maravilhosa DDR que suga dos cofres alemãs milhares e milhares de Euros para consertar o que os i d i o t a s comunistas criaram…Assistam Adeus Lenin e verão o que era a Famosa Alemanha Oriental. Podem me servir o que quiser, mas prefiro voar em um Boeing a subir nas escadas destes Tupoleves antigrados, me servam suco de soja e amendoim, eu mesmo levo de casa uns biscoitos, mas me deêm a chance de chegar em casa a salvo. Deveria ser uma maravilha o ruído interno destas máquinas com aquelas turbinas coladas a fuselagem da aeronave… Como existe gente tola e saudosista neste mundo… Quero voar de 767,777, 787, 747 aeronaves de verdade… faço exceção até aos Airbus, mas Tupoleve nunca jamais, a não ser que estivesse fugindo de uma guerra na África.

Calango
Calango
16 anos atrás

Tupolev de verdade era o Tu-144. Uma pena que não deu certo.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

O Vitor disse tudo! A grande vantagem do avião é poder fazer longas viagens num período curto de tempo, é este conforto que interessa! Quer comida? Vá a um restaurante! .

Luiz Gonzaga
Luiz Gonzaga
16 anos atrás

Viva a barra de cereais! O hábito saudável deve prevaler sempre! Pensem nos valores culturais que transmitimos à nossa sociedade…

E as passagens baratas da GOL foram importantes para muita gente.

Politicamente incorreto…só quando vale a pena de verdade – e não da boca prá fora.

Jr
Jr
16 anos atrás

Tem uma reportagem no Estado de Minas falando de larvas em barrinhas se quiser ponho o link aqui

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Acredito que aqui no Brasil se viva a falsa idéia que ser racional é não ligar para qualidade de vida.
Eu tava reparando, em São Paulo falar em urbanismo é visto como coisa de luxo. Urbanismo é como a decoração na casa, você só gasta nisso quando tem grana sobrando.

Na verdade, investir em urbanização é uma das maneiras mais baratas de se acabar com a violência, citando só um dos efeitos. E melhora a economia ao valorizar as casas. E torna as pessoas mais simpatizantes do lugar onde vivem (por isso a violência diminui, principalmente o vandalizmo).

Mas ficam sempre com a idéia que isso é desperdício, que tem que investir em polícia, não em ruas, calçadas. Ficam dando o remédio caro e deixando de lado a prevenção barata.

Acho que isso tem um pouco a ver com o tópico, creio.

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
16 anos atrás

Aquele carro de apoio parece um Lada mas se estamos falando de Alemanha Oriental provavelmente não é.

Rodrigo
Rodrigo
16 anos atrás

O Tupolev é um dos aviões mais bonitos que ja foram criados!

Portuga ligeirinho
Portuga ligeirinho
16 anos atrás

GOL, com letras maíusculas.Mas só mesmo as letras, que o serviço de bordo….Segundo o acordo ortográfico de 1943, até 3 letras, tudo em caixa-alta. De4 em diante, a primeira Maiúscula. E o resto minúscula ( p,.ex: Ibama)

francisco bittencour
francisco bittencour
16 anos atrás

ainda existem 68 Iliushyn 62 em operação no momento, e provavelmente alguns Tupolevs, mas quanto a serviço, design e tecnologia existem sérias controvérsias. voei de Aeroflot no idos tempos e nao tenho nenhuma saudade, dispenso outros convites para voar na maviosa frota restante.

Vitor
Vitor
16 anos atrás

Abaixo barras de Cereal Nada… graças a essas barrinhas, eu consigo ver minha familia 2 vezes por ano, antes da Gol era 1 vez, isso quando a passagem não estava tão cara que era melhor ir dirigindo.

Avião foi feito para me levar de um lado para outro, rápido e de preferência barato. Se quiser comer comida boa, vai para um restaurante.

Para Voos longos, realmente a barra de cereal é fogo, pq bate a fome, mas não sei de nenhum voo longo da Gol, tem tantas conexões no caminho que dá para comer no aeroporto.

Viva a barra de cereais!!! e o preço das passagens!!

Phil
Phil
16 anos atrás

Über Interflug !!!
Viva a DDR !!!
Viva o IL62 !!!

francisco bittencour
francisco bittencour
16 anos atrás

mais cultura geral:
Ilyushin 62 primeiro voo 1963 ,foram fabricados 287 com 21 destruidos em acidentes, 68 em operação,sobre os demais nao existem dados, a fabricaçao parou em 1993,

Tupolev 134
fabricados 725, inicio em 1963 ,termino em 1993, 70 acidentes registrados com perda total, nao existem dados exatos sobre os avioes em atividade, somente se sabe que a ultima queda com 6 mortos foi em agosto de 2007. Sinal que ainda existem alguns voando.
Voei no 62 e ví um 134 e um 144 num museu,eram ruins até de ver.

reginaldo Nat Rock
reginaldo Nat Rock
16 anos atrás

A coisa por lá era tão avacalhada que nem estacionar com perfeito alinhamento conseguiam… O veículo(?) de apoio é o que há em termos de qualidade funcional.
O melhor de tudo é recordar que a Boing, surrupiou as plantas e copiou essas aeronaves, que ficaram bem bem ruizinhas diga-se, onde, mal sobrava espaço para levar lanches e afins, o que explica terem somente barrinhas de cereais e um suquinho bem fajuto para oferecer aos passageiros. (É nisso que dá copiar, nunca fica igual ao original, veja-se a Mac Laren…)

Viscondi
Viscondi
16 anos atrás

Bons tempos aqueles…

Carlos Galto
Carlos Galto
16 anos atrás

Barrinhas de cereais não, que acho horrível também, mas que rolava no máximo uma brôa com margarina e refresco de água eu acredito. Até para aliviar o peso para que os ICONES tecnológicos conseguissem sair do solo e não atropelassem, no que fariam muito bem, àquelas geringonças com rodas que circulavam em volta…