Back to business

SÃO PAULO (dieta, agora) – Espero que todos tenham comido belas rabanadas e ótimos perus. E passadas a comilança, a gastança e todo o resto, vamos retomar a vida normal, pelo menos até sexta. Depois tem passagem de ano. Aí voltam a comilança, a gastança e todo o resto.

E se tem sido assim através dos séculos, não serei eu a mudar.

Pois voltemos à vaca fria motorizada com a notícia de ontem, de que a Toyota superou a GM na produção de carros em 2007.

Quase dez milhões de parentes de Corolla nas ruas, vejam só.

Sugestão à GM para encarar a Toyota: é só montar uma equipe de F-1 bem ruim, colocar dois pilotos de araque e esperar os resultados. Parece que funciona.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kyna
Kyna
16 anos atrás

Pouco tempo atrás meu pai pediu q eu fosse olhar uns carros “tipo Santana”, ou seja, carros grandes e pesados…
também procuravamos por conforto, segurança e tal. como tinhas um renault clio sedan 1.6 q meu pai achava um pouco apertado, fui olhar carros de maior padrão. fui de cara olhar o C4 Pallas. adorei o carro, mas achei MUITO GRANDE. e era muito caro…fui ver o honda civic. não tinha o mesmo espaço do pallas e para piorar achei muito baixo, além q só na versão muito cara vinha com os acessorios q queria… carro da ford e gm meu pai nem quis saber, os da volks estavam com um preço absurdo e nao sabiam qdo viria o novo bora – q nao gostei também. o pai sempre teve como sonho ter um Corolla, e lá fui na concerssionaria: o preço agradou de inicio, MAS ME APAVOREI COM O ACABAMENTO DO CARRO. aquilo parece gol por dentro. odiei!!! acabamos por optar pelo Renault Megane Sedan 1.6. é um carro pesado, o motor deixa a desejar, mas em matéria de conforto e segurança, só o pallas chega aos pés. conclusão: os carros japoneses são bons na parte mecanica, mas em materia de conforto e segurança, os franceses dão de mil a zero. o resto é padrão gol de qualidade: não tem mecanica muito ruim, é até barata se comparar, mas deixa a desejar no conforto e segurança, apesar de alguns modelos terem um espaço interno bom. desculpa o post longo Gomes.

MSM
MSM
16 anos atrás

A Toyota pode fazer carros com mecânica mais moderna, mais econômica, etc. Mas se eu pudesse, teria o Vectra na garagem, tem muito mais estilo que o Corolla.

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

O Ômega vendido aqui é o Commodore australiano (www.holden.com.au), que inclusive tem versões muito interessantes além da clássica, como a esportiva com mecânica de Corvette, pick up (inspirada na El Camino) e retrô.

O Impala fabricado lá na Matriz nada mais é do que uma variação de uma plataforma C/K que é utilizada por outros modelos, parecido com o que é feito (lamentavelmente diga-se de passagem) aqui usando a plataforma Astra-Vectra e suas variações. A isso chama-se “redução de custos e salve-se quem puder”, que também é praticado pelas outras marcas com V W, Ford e asiáticas.

Impala
Impala
16 anos atrás

Uma dúvida: O Impala norte americano é o nosso novo omega?

Marcello Moreno
Marcello Moreno
16 anos atrás

1. Acho os carros da GM uma porcaria. Exceção ao corvette.
2. Os da Toyota (Corolla e HiLux) são interessantes, mas excessivamente caros. Não é pro meu bico.
3. E, como perguntar não ofende, como o Gol permanece sendo o carro mais vendido se ele praticamente não é visto em lugar nenhum?

Red Five
Red Five
16 anos atrás

Não sei qual o problema do Gomes, mas todas as vezes que eu saía pra pedalar aqui em SP levava ao menos uma fechada de algum Corolla. Em um trajeto de 25km em média.
Não acontecia com outros carros, ao menos não na mesma proporção. Os Corollas eram responsáveis por cerca da metade das fechadas, esmagadas e similares que eu levava.

E eu ainda não descobri o problema, se o carro é ruim e cheio de ponto cegos ou se quem compra essa coisa bunitcha é pastel, braço duro e mal-educado, mesmo.

Thiago
Thiago
16 anos atrás

Podem até serem defasados, mas os motores GM são ótimos de manutenção. Aliás, são a preferência de todo mecânico, pois tudo está em fácil acesso, o que barateia o custo da mão-de-obra. Para quem usa o carro para trabalho, como taxitas, locadoras, etc, é o ideais.

Quanto a ser beberão, basta apenas não esgoelar nas acelerações, evitando troca de marchas acima dos 2.500 RPM, valendo isso para qualquer combustível, Álcool, Gasolina ou GNV. Lógico que isso é impossível de se fazer quando o carrro está com três o mais passageiros, ou ainda, na estrada, ao ultrapassar uma carreta, por exemplo.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Em tempo, vai aí a lista dos 10 carros mais vendidos nos EUA em 2007:

1º) Ford F-Series(picapes)
2º) Chevrolet Silverado(picape)
3º) Toyota Camry
4º) Honda Accord
5º) Toyota Corolla/Matrix (versão SW)
6º) Honda Civic
7º) Chevrolet Impala
8º) Nissan Altima
9º) Dodge Ram(picape)
10º) Honda CR-V

E os mais vendidos de 2006:

1. Ford Série F(picapes)
2. Chevrolet Silverado(picape)
3. Toyota Camry
4. Dodge Ram(picape)
5. Honda Accord
6. Honda Civic
7. Chevrolet Impala
8. Toyota Corolla
9. Nissan Altima
10. Chevrolet Cobalt

Como se vê, as marcas americanas se sustentam com as picapes, apesar do ataque das fábricas nipônicas com picapes pesadas como a Toyota Tundra.

Já os outros carros mais vendidos são sedans populares/econômicos onde os japoneses dominam, com seus Accord, Camry, Altima, etc

Por outro lado, as linhas de carros premium das fábricas japonesas, como Lexus e Infinity enfrentam problemas para concorrer com as Mercedes, BMW ou mesmo Audi da vida…

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Caro Rodrigo, me referia à Audi como conto do vigário, pois ela não se passa de Volkswagens mais caprichados que surfa na onda dos outros premium germânicos como BMW, Mercedes e Porsches.

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

Bem, vamos por partes….
Gosto de carros como todos, e não sou contra nenhuma marca, mas como todos tenho algumas preferências, então vamos lá…

A âncora da GM mundial é composta por: fundo de pensão dos funcionários e indenizações pelas fábricas obsoletas que foram fechadas da GM – ACG – Delphi e sentenças judiciais favoráveis aos sindicatos norte-americanos.
Isso obrigou a venda da Hughes aircraft co e a GMAC (financeira), além das ações de empresas estratégicas no setor automobilístico, como por exemplo a Lotus Engeneering.
O alerta foi dado na década de 80 mas não levado a sério, o que tem custado muito caro, a ponto de ser considerada eminente a quebra em 2005.
Por curiosidade, o processo de recuperação vem sendo conduzido e executado por executivos saídos da divísão latina, principalmente brasileira.

Quanto aos produtos, discordo dos colegas, pois eu curtia as “banheiras” mas hoje elas não são fabricadas mais, trocadas pelos Impala (irreconhecíveis, com estilo e projeito europeus), Cobalt, Prizm, Monte Carlo…. todos descaracterizados como ainda erroneamente imaginam os blogueiros…. as “banheiras” se tornaram carrinhos europeus, eficientes, bonitinhos, maquiados, com tração dianteira e tudo que o mercado exige.

Já a Toyota, me desculpem, mas tudo que vem vendendo como marketing foi feito e aplicado lá por um norte-americano que não recebeu o devido crédito nos EUA, que eles sem ter o que perder foram fundo, e estão se dando muito bem.

Além disso, ninguém comenta o fato que a Toyota não se dá bem sozinha: existe uma organização (parceira) entre as fabricantes japonesas que é realmente exemplar (assunto extenso e interessante).

Por fim, aos que ainda pensam que a GM só faz banheiras fumacentas, existem modelos realmente enlouquecedores, como os Corvette, Pontiac GTO, Solstice, SSR e os utilitários.
Ah, e também não são poluidores, pois as normas ambientais da Califórnia são as mais rigorosas do mundo e todos têm que estar de acordo com os parâmetros.

No Brasil, a linha é brochante como de todas as outras marcas, só maquiagens e carrinhos para agradar ao senhor mercado (especialmente as mulheres e jovenzinhos tunneiros).

Quanto aos motores, há motores e motores. A liga metálica que é obtida no Brasil é uma das melhores, e os motores (principalmente família II, além de V 8) são exportados para a Opel, Vauxall e Chevrolet-Pontiac EUA desde o início da década de 90, inclusive os motores multiválvulas, todos produzidos em São José dos Campos.
Eu também considero os motores GM nacionais pouco econômicos, mas depois de alguns modelos digo que dá para tirar muita coisa deles e nem tudo que se diz de outras marcas pode ser verdade.

Enfim, percebo que quando se posta algo sobre GM aqui no blog há uma enorme má vontade dos colegas, além de ASSUSTADOR DESCONHECIMENTO dos fatos.

Rodrigo Font
Rodrigo Font
16 anos atrás

HAHAHAHAAHHAHA

Conto do vigário = Audi, VW….Sim…os alemães sao conhecidos como os grandes “imitadores” de tecnologia de vanguarda…..Sim….a Engenharia alemã é um subproduto bem acabado dos anos 80…Sim…as grandes marcas como as citadas do grupo VW Ag, assim como a Daimler,BMW,Porsche e as suas subsidiárias européias da Ford (sede na Alemanha)e da GM (Opel),são péssimas….

Não é que o mercado americano louva carros das 3 grandes de Detroit e das marcas nipõnicas,que isso sirva d egabarito pro mundo….Aliás…sinceramente,nada que venha da América ou do Oriente (carros)me fascina…

Toyota,Honda,Nissan,Suzuki,Subaru,Kia,Hyundai,e agora as sub-marcas da China e da India(Tata comprou as deficitárias Land Rover e Jaguar) = BLARGH!

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Como li no orkut, a melhor forma de fazer um sujeito gostar de um corolla é dando um Vectra a ele.

O segredo da Toyota é fazer carros populares, baratos e bons como o Corolla e o Yaris e também fazer utilitários baratos e que encarem qualquer parada, como a Hilux.

Aliás, a Hilux é sinônimo de país de terceiro mundo e terreno inóspito: seja na Bolívia, no Iraque ou na África, onde houver pobreza, estradas ruins e diesel ruim, lá estão as econômicas e resistentes picapes da Toyota…

Como já disseram, o gerenciamento e os métodos de produção da marca também ajudam, tanto que existe até um grande sucesso editorial, o livro “The Toyota Way – 14 Management.Principles From The World’S Greatest Manufacturer” sobre os métodos da Toyota.

O duro é ser fã de um dos maiores contos de vigário da indústria automobilística, leia-se Audi ou Volkswagen metida à besta e falar mal da Toyota…

:D

agart
agart
16 anos atrás

Inelizmente os motores Chevrolet no Brasil são ruinzinhos, gastões…quando consciente, sem beber nada, nem passo na frente de uma revenda Chevrolet..e olhe que eu tenho Camaro V8.

Antonio Vieira
Antonio Vieira
16 anos atrás

A Toyota vende mais que a GM porque faz carros melhores do que os da GM. O grande mercado da GM é o americano, que não dá a menor importância pra F1, mas ainda assim… Em compensação a Toyota entrou na Nascar, parece que deu bons resultados nas vendas…

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
16 anos atrás

Thiago tenho uma teoria que pode ser furada mas…
Na verdade os blogueiros são loucos pra saber o carro que Flávio Gomes utiliza no dia a dia, além das eventuais saídas com os antigos. Muitos acham que é um Audi pela sua preferência pelas quatro argolas. Mas acho que pra disfarçar ele coloca esses posts contra Toyota , sendo que o carro dele pode ser um Toyota Corolla…
Flávio, se for uma calúnia dizer que você anda de Toyota, me desculpe…foi só uma teoria.

Luciano Dantas
Luciano Dantas
16 anos atrás

O sucesso da Toyota vai muito além de uma equipe de F1…

A GM vem perdendo território dentro de casa, nos EUA, onde americano não dá a mínima para a F1 e muitos nem sabem que a Toyota tem equipe lá. Para eles, o que vale é a Nascar, onde a GM se faz presente.

O sucesso da Toyota, ou fracasso da GM, se dá onde uma faz a coisa certa e a outra a errada. A Toyota tem carros modernos, com pouca manutenção, motores modernos e econômicos, etc (como outros japoneses). E em um mercado onde o consumidor é exigente, esses fatores são determinantes na hora da compra. A GM, Ford e Chrysler amargam anos de quedas em vendas em seu próprio território para os japoneses.

Se o consumidor brasileiro fosse mais exigente, o Vectra (Astrão) seria um fracasso de vendas, como outros carros da GM, com motores ultrapassados, mecânica antiga, etc..

Pergunte a donos de Corolla e Civic se eles trocariam seus carros por um Vectra.. você vai entender um pouco do sucesso do tão odiado (por você) Corolla.

Rodrigo Font
Rodrigo Font
16 anos atrás

Inicialmente, o modus operandi da Toyota na sua fabricação,revolucionou o sistema até entao,pois varios modelos usam os mesmos tipos de peças,por isso, facilita a produção e cai o valor da mesma.
Tal modelo de produção é copiado fielmente pela Porsche.Com isso, a fábrica alemã é a mais LUCRATIVA de todas…Vide que agora ,farão ,praticamente a aquisição da VW…

Quanto aos modelos da TOYOTA,particularmente, os únicos que me chamam a atenção são o YARIS(modelo não vendido no Brasil e tem a envergadura do Honda Jazz, aqui no Brasil, com o nome de Fit) e da versão anterior da RAV-4….Os Corollas ñunca me chamaram a atenção e a nova Hi-Lux, ESTÁ EXAGERADAMENTE GRANDE…

Quanto as banheiras produzidas pela GM para o mercado americano,são todas horriveis…Seu braço europeu, Opel,produzem carros legais,como o próprio Astra(temos o seu esboço aqui, com o Vectra GT) e o Astra Sedan-vendido no leste europeu(Aqui como Vectra)…Mas com a mecanica beeeeeeeeeeemmmm melhor, além do novíssimo Opel Corsa (Maravilhoso) e da Captiva(rs….segura Tucson…chegando aqui no Brasil,NAO VENDERA NENHUM COREANO…)

Outra mancada foram umas aquisiçoes de m… como parte da Suzuki,Daewoo e a parte da compra da FIAT, que só serviu pra fortalecer os italianos e geraram carros como o Grande Punto(Aqui para nós, o Punto) e o 500(carro do ano na Europa)

Helio
Helio
16 anos atrás

Pessoal , no Brasil a GM supera e muito a Toyota em vendas , embora o Corolla venda mais.

Nos Eua o Camry vende mais que o Corolla.

O sucesso da Toyota, Gomes é ter uma linha de carros com menos modelos e mais qualidade e ter melhor custo benefício, além de serem carros quase inquebráveis.

Também não entendo o asco pela Toyota. Nem o Bandeirantes você curte ? Pra mim é um clássico nacional.

A próxima marca que vai crescer muito no Brasil e no mundo é a Hyundai. Aguardem

Fernando Nakayama
Fernando Nakayama
16 anos atrás

É verdade… mas com a Honda não funcionou (pelo menos na parte da equipe de F1).

reginaldo Nat Rock
reginaldo Nat Rock
16 anos atrás

Sem excessos de mesa que só servem para fomentar arrependimentos posteriores. Como já disse antes, vale mesmo é por conta da criançada, no mais, é só um feriadão meio esticado.
Voltando a vaca fria de nossa praia, acho interessante o talento comercial da Toyota. Tenho amigos que possuem um Corolla e, quase todos dizem ser um carro honesto. Até hoje tenho minhas dúvidas por não captar bem o que é um carro honesto.
Enfim, gosto é gosto. Prata então..
Carro honesto por carro honesto, prefiro o meu MIllinho, que não quebra, me leva onde preciso ir, cai nos mesmos buracos, gasta pouco e eu SEI que mais do que isso, não posso querer. Além do mais, não é prata…
Bem mal comparando, é como se voce quisesse andar na frente com o #96, numa prova da Superclassic.

Saddam
Saddam
16 anos atrás

Seriam pilotos da araque ou pilotos do iraque?

Thiago
Thiago
16 anos atrás

Gomes, gostaria de saber o motivo de vc ter tanto ódio da Toyota, e tb do Corolla? Sem críticas, só por curiosidade mesmo.

Concordo com o blogueiro quanto ao nosso Vectra. Foi pesado mesmo ter que engolir isso. Paga-se como Vectra e tem-se um Astra.

E segurem a onda: vem aí a Vectra wagon, que nada mais é do que a Astra Caravan alemã. É até bonita, mas é um Astra. E aqui será um Vectra com motor e câmbio de Monza, aquele nosso velho conhecido, de 1982.

Ps.: Não colocarei meu e-mail, como vc gosta, para não ter problemas com spans.

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
16 anos atrás

em tempo…
nada contra os carros antigos ou modernos.
acho apenas que carro moderno com gps e dvd tentando parecer carro antigo é ridículo!

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
16 anos atrás

Acho que tem mais tres sugestoes:
– Parar de fazer carros retrô idiotas;
– Paras de lancar astra com nome de vectra e com plataforma de monza melhorada;
– tirar a %!$&#da gravatinha daquele circulo ridículo e voltar ser a boa e velha chevrolet de sempre, com a gravata solta…