Legião urbana (quarta)

SÃO PAULO (azul, agora?) – Difícil dizer o que me chamou mais a atenção: o prédio lindo, com essas colunas espetaculares na fachada, ou o Gol GTS vermelhão.

Acho que os dois.

A blogaiada não terá muita dificuldade para dizer onde é. Ou terá?

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Guedes
Carlos Guedes
15 anos atrás

Aproveitando para ressucitar o post….
A loja é da minha família meus pais, avós e tios avós trabalham nela.
O Oswaldo Guedes (meu tio avô) tem uns 5 Galaxis, nem todos em bom estado, mas ainda originais. O prédio é lindo mesmo, mas o interior é mais legal ainda, tem uma escadaria no centro da loja que é muito bonita, e no andar de cima tem um pequeno museu com a história da loja, desde a penha até a vila anastácio. Quem quiser conhecer é só pedir para o meu avô, senhor Domingos.
Carlos Guedes

Mauro Moreira
Mauro Moreira
15 anos atrás

Bem, estou acessando bem depois do último post, que foi em 28.12.2007. Hoje é 01.09.2008. Não resisti quando falaram em SOFUNGE. Milha mulher é filha de um ex-funcionário que foi encarregado da seção de macharia da SOFUNGE e lá se aposentou em 1980, vindo morar em S. J. dos Campos. Casei-me na igreja da Vila Anastácio e sempre vou até lá, pois minha mulher ainda tem tios e primos residindo lá. Tenho muitas saudades daqueles tempos. Comecei a frequentar a casa de minha mulher, então minha namorada e posteriormente noiva, no ano de 1972. Hoje a Vila Anastácio está muito feia. Quase tudo transportadora mesmo, como afirmou o Veloz. Acho que tem ainda a Sadia e onde era a Motoradio e a Alpes, é hoje uma empresa do ramo de arroz. Coicidentemente ainda nessa semana estive organizando umas fotos do meu sogro. São muitas, com amigos da SOFUNGE, do time de futebol da seção e da fábrica, onde ele era goleiro, fotos das peças fundidas, etc. Todos o conheciam como Zezinho ou Oberdan. Morava na rua Conselheiro Olegário, 320 e até a casa, que era tão aconchegante, está deteriorada, à venda, mas muito judiada.
Meu sogro, infelizmente não curtiu muito a aposentadoria, faleceu cinco anos após aposentar-se, ainda jovem, aos 54 anos de idade. Foi por muitos anos encarregado e mestre da macharia da SOFUNGE e era uma pessoa muito querida. Ficou muito triste quando soube do encerramento das atividades na Vila Anastácio.
Aquele abraço.

José
José
Reply to  Mauro Moreira
14 anos atrás

oi, vcs podem me enviar fotos da SOFUNGE? estou reativando a comunidade do orkut EX-FUNCIONÁRIOS DA SOFUNGE. meu pai trabalho lá de 73 a 96, eu de 92 a 96.

[email protected]
[email protected]

Eduardo
Reply to  José
9 anos atrás

José se tiver interesse ainda em fotos da Sofunge entre acesse essa página e entre em contato. Tenho muitas fotos da Sofunge
Abraços

https://www.facebook.com/vilaanastacio/

Album que conta a história da Sofunge:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.583886794954806.1073741829.438590116151142&type=3

José
José
Reply to  José
4 anos atrás

A beleza do mundo digital… receber uma resposta 04 anos depois…. e ficar feliz!

Muito obrigado, Eduardo.

Eduardo
Reply to  Mauro Moreira
9 anos atrás

Olá Mauro.
Você conhece a pagina da Vila Anastácio Fotos e Fatos no Facebook ?
Tem muitas fotos da Vila Anastácio e inclusive muitas fotos da Sofunge e de funcionários.
https://www.facebook.com/vilaanastacio/
Gostaria de conhecer esse seu acervo de fotos da Vila Anastáco e da Sofunge.
Se puder mostrar , ficaria muito grato
Meu email de contato é [email protected]
Obrigado

Dennis
Dennis
16 anos atrás

história incrível a da sofunge hein…….e não é a unica…..

Igor
Igor
16 anos atrás

Esse GTS está muito lindo mesmo. É o meu próximo carro, ainda estou com meu primeiro carro, um Gol 1000 CHT, bem manco, mas bem econômico também.

O dono poderia ao menos colocar as colotinhas das orbitais, mas prefiro aquelas raiadas, estilo BBS, são muito charmosas.

O acabamento não acho cafona, é o estilo do final dos anos 80 e início dos anos 90, é agradável. O painel satélite tem boa leitura, e quando vinham com ar-condicionado, nooossa, gelava bem mesmo.

Carlos Galto
Carlos Galto
16 anos atrás

Tive um GTI daquela época, 94, e não achava cafona não, era até bem light por dentro…
Agora, o dono desse GTS tem de trocar o aerofólio pra deixar ele original, além de caçar o miolo da Orbital…

Henri Toivonen
Henri Toivonen
16 anos atrás

“pedaçinho” é ruim hein?

Henri Toivonen
Henri Toivonen
16 anos atrás

Bem interessante o que o VELOZ escreveu…cada pedaçinho desse país têm uma série de histórias e dramas a contar que estranhamente sempre convergem para algum ponto em comum…êta mundinho! Bom, quanto ao gts: maravilhoso, minha safra preferida, quem reclama do acabamento desse carro deve estar bem contente com a atual geração de esportivos da volks (GTi de 100 mil não conta, que aliás…é quase idêntico a um mero 1.6)…

Rodolfo I. Vieira F.
Rodolfo I. Vieira F.
16 anos atrás

O Veloz mandou muito bem , a região é cheia de histórias , do bairro que outrora foi a Fazenda Anastácio , aonde do outro lado do Rio Tiete ficava a sede com a casa da Marqueza de Santos , que é aquele castelinho para quem vem pela marginal sentido penha-lapa e vai entrar para a rodovia anhanguera , está simplesmente abandonado a vários anos , vem sendo saqueado ano a ano e está dentro de uma propriedade particular , terreno que pertence a industria farmaceutica Recordatti com sede na Itália . Dá muita dó de ver que nínguém nunca se preoculpou em tombar aquela casa como monumento histórico.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

É por essas e outras que manter um blog é algo de prazer indescritível.

Passei por esse prédio, meio por acaso, depois de ir buscar meu novo passaporte. Errei o caminho de volta, por isso passei em frente.Quase que um caminhão passou por cima de mim quando parei para tirar a foto, de dentro do carro. Um Passat.

Da esquina à esquerda saía um FNM azul que não consegui fotografar. Por um momento, parecia que tudo conspirava para um “Legião Urbana”, a história passava diante dos meus olhos. Sensação fugaz, sabe como é…

Aí, graças ao Veloz, descubro que em frente ficava a Sofunge, que foi simplesmente a empresa que fundiu os primeiros blocos dos motores DKW para a Vemag!

E vêm à tona essas histórias todas. De um caminho errado e uma foto despretensiosa emergem capítulos de um mundo que não existe mais.

Este blog é legal. Graças aos blogueiros.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

O GTS senpre foi imbatível no custo/benefício.
Mas eu não gosto de roda orbital, ainda mais sem calota!

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

O prédio é muito bonito, mas chamar qualquer Gol de bonito… enfim, gosto e região glútea cada um tem o seu.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Bem, amigos da Rede Gomes, boa noite.
Acabo de chegar de viagem e já vou partir de novo. Antes, é claro, uma visita no meu sítio preferido.
Ora, ora, vejam só, se não é o prédio da Guedes lá na Vila Anastácio como bem disse o Eric. De 1992 até 1996 eu trabalhei nas Industrias Gessy Lever – divisão de alimentos, que ficava no quarteirão paralelo a essa rua. No lado oposto ainda está a Sadia e em frente a essa loja ficava a Fundição Sofunge que em 1995 desativou essa unidade e transferiu-se para Sta. Catarina. Nesse período o Guedes quase faliu, pois ele tinha como maiores clientes os mais de 2000 funcionários da Sofunge que, compravam tudo em suaves prestações dando vários cheques pré-datados. A Sofunge tinha mais de 50 anos nesse local e fechou essa unidade na calada da noite sem avisar ninguém, aproveitando o feriado de 7 de setembro e os dias que formaram a famosa “ponte” para retirar todo o maquinário importante e valioso que havia naquele enorme prédio, levando tudo para Sta. Catarina. Foram dezenas e dezenas de carretas entrando e saindo 24 hs sem parar por dias seguidos. Quando os funcionários retornaram na segunda-feira tudo estava fechado e havia apenas um aviso pregado na portaria principal avisando que aquela fábrica tinha sido fechada e que todos os funcionários, agora ex-funcionários, deveriam comparecer numa dada marcada munido de todos os documentos para ser feita a demissão legal na carteira de trabalho e cálculo dos pagamentos, etc., etc.
Foi um choque terrivel. Os agora ex-funcionários invadiram o local e de lá não sairam por várias semanas. Acamparam dentro das instalações vazias exigindo o impossivel, a volta atrás da decisão da empresa. Polícia, políticos oportunistas, padres, bispos, os urubus de sempre para faturar em cima da desgraça alheia, apareceu de tudo por lá nesses dias negros para os coitados ex-funcionários.
Mas ao lado desse drama, outros se desenrolaram. Havia nesses 50 anos de existência da Sofunge se criado uma infinidade de pequenos comércios, todos dependentes diretos dela e da Gessy, que antes era a Anderson Clayton e estava lá desde o início dos anos 40. Foi terrivel a eles também, pois a Gessy já estava em processo de desmobilização e tranferência para Valinhos-SP, e agora com o fim da Sofunge, tudo estava sendo destruido. Foi algo terrivel de se ver pois envolvia dezenas de milhares de vidas humanas, direta e indiretamente.
O Guedes, desesperado, me mostrou um dia uma caixa de papelão lotada de cheques pré-datados de funcionários que ele conhecia a décadas e que agora não tinham mais emprego e nem perspectiva de voltar a te-lo um dia pois eram em sua maioria, senhores quase idosos e sua enorme experiência e bagagem profissional, não serviam mais para nada e a ninguém.
Espero que nenhum de nós passe por algo terrivel assim, pois é igual a morrer e continuar a morrer todos os dias.
Nunca mais passei por lá. A Gessy vendeu aquele enorme terreno e hoje é uma enorme transportadora, como vejo quando passo, muito raramente, pela Marginal Tietê. Quem for viajar pela Bandeirantes pode ver bem no início da alça de acesso esse enorme complexo, que é uma transportadora gigante. Fica bem no meio do “V” formado pelas pontes de entrada e saida da Estrada dos Bandeirantes na Marginal Tietê, sentido Penha.
Do prédio da Sofunge, na verdade um quarteirão inteiro, nem imagino que fim levou. Talvez tenha servido para demolir tudo e construir uma transportadora ou galpões de armazenamento de produtos, mas, nenhum desses empreendimentos deve gerar 1/10, se tanto, dos milhares de empregos bem remunerados e vidas produtivas de qualidade que a Sofunge e a Gessy geravam.
O Guedes, pelo que vejo na foto, sobreviveu ao terremoto de 11 anos atrás. Felizmente.
Puts, desculpem-me, comecei a lembrar de um monte de coisas que vivi por essa região e não parei mais de teclar. O pior é que são em sua maioria, lembranças ruins, não para mim pessoalmente, mas para muitas pessoas que vi viverem dramas terriveis. Para completar, meu último dia na Gessy Lever foi uma data inesquecível. Foi no dia em que caíu aquele avião da TAM em sima de várias casas matando centenas de pessoas e entre elas o Sergio, neto do Peri Igel, dono do Grupo Ultra onde trabalhei por muitos anos e tive a honra de compartilhar da amizade dos dois e a paixão do Peri pela música e a do Sergio pelas motos e carros esporte.
Jesus amado, chega, isto está tétrico e triste demais. Mas a vida é assim, variada e numa parte dela, infeliz.
Vou viajar de novo daqui a pouco ( a canadense já tomou banho, se arrumou toda e está bufando aqui ao meu lado…), então, feliz ano novo para todos vocês.

Guilhermed
Guilhermed
16 anos atrás

esse GTS está lindo, mas o campeão são os azuis…!

Baygon
Baygon
16 anos atrás

Estes GTS são lindos realmente, mas concordo que o acabamento era muito cafona. Este cinza da lateral mata o carro, pois era muito largo.

MARCOS RAMIRES
MARCOS RAMIRES
16 anos atrás

É o Guedes Materiais de Construção, na Vila Anastacio.
O Sr. Osvaldo Guedes, ainda dirige um Galaxie 500 68 original a familia Guedes adora estes carros.

Zezinho
Zezinho
16 anos atrás

Ao lado deste belíssmo GTS está outro clássico… o escort azul também parece estar legal…

JM.Rodriguez
JM.Rodriguez
16 anos atrás

O GTS já foi o melhor carro do Brasil em um teste da revista 4Rodas. E foi na pista de interlagos.

Rodolfo I. Vieira F.
Rodolfo I. Vieira F.
16 anos atrás

ACHO QUE REALMENTE O ERIC TÁ CERTO É NA VILA ANASTÁCIO !

Gustavo Stricagnolo
Gustavo Stricagnolo
16 anos atrás

Onde é eu não sei, mas já vi esse tipo de coluna em muitos prédios antigos. Gosto dos Gol’s GTS e GTI porém acho o acabamento que a VW fez nos carros extremamente cafonas.

Rodolfo I. Vieira F.
Rodolfo I. Vieira F.
16 anos atrás

Caraca não consigo lembrar o lugar , acho que é na Zona Oeste .

Eric
Eric
16 anos atrás

Guedes Materiais de Construção, Rua Bartolomeu Paes, Vila Anastácio.