Os arquivos de Robertão (1)

SÃO PAULO (a perder de vista) – Roberto Ferraz, o Robertão, é um colega que fez faculdade comigo e resolveu desenterrar arquivos. Me mandou uma tonelada de fotos, das quais selecionei dez. Nos próximos dias, vou pingar uma por uma aqui. Mas sem grandes descrições. Acho mais divertido ler o que a blogaiada lembra.

Desse Maverick da Hollywood, por exemplo…

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
joaquim
joaquim
16 anos atrás

Meu caro Sabetudo,
O regulamento da Divisão Três prescrevia somente carroceria e bloco do motor originais. Eram livres suspensões, freios e câmbio.O bloco do Maverick Berta era o original 302-V8, agora cabeçotes, pistões, comando, bielas, etc. eram especiais. O problema com os Opala da Itacolomy era que Edgard de Mello Filho havia vencido até com alguma facilidade o Campeonato Brasileiro de Div-3 Classe C, com um Opala que havia pertencido à Hollywood. A equipe estava mais que confiante para 1975, para tanto havia desenvolvido um novo Opala com a frente rebaixada para o boss, Reinaldo Campelo. O fato é que o novo Opala nunca funcionou muito bem e ainda apareceu o Maverick V-8 da Mercantil Finasa para atrapalhar os planos dos Opalas. Daí a saída foi um festival de protestos e proibições, uma vez que o regulamento era muito impreciso com relação ao permitido e proibido.
No fundo, foi medo mesmo.
Desnecessário, por sinal, pois o Mvaerick-Berta sofreu toda aquela temporada com problemas de adaptação. No ano seguinte, 1976, a Hollywood encerou seu patrocínio à equipe, preferindo focar seus investimentos na carreira de Alex Dias Ribeiro no exterior.
Mas, aí é outra história…
Abs.

Sabetudo
Sabetudo
16 anos atrás

Realmente era lindo, mas para conseguir competir com os Opalas a suspensão era fora do regulamento!

Toni Bonfato
Toni Bonfato
16 anos atrás

Fantástico Maverick preparado pelo Mago de Alta Gracia. Além do Tite, o Luizinho Pereira Bueno também dirigiu esse bólido, para depois se dedicar a conduzir o também fantástico Berta Hollywood, da Divisão 4, que defenestrou todos os recordes das pistas por onde andou.

Mais belo que tudo isso só o trabalho do Paulo Trevisan, que merece o mais alto recolhecimento por parte de todos os envolvidos com automobilismo no Brasil, pelo seu inestimável trabalho de preservação da história das corridas nesse país,

No Youtube tem o maveco, ao vivo,roncando depois de restaurando, num evento em São Lourenço, Minas Gerais.. Ouçam el sonido!!!!

http://br.youtube.com/watch?v=hULnERnzMzA

Abraços

Paulo Trevisan
Paulo Trevisan
16 anos atrás

O Maverick Berta Hollywood é o carro mais espetacular que eu tenho para andar .Ao Ubaldo eu diria que a suspensão dianteira , em braços triangulares com ball joints, é eficientíssima e complexa Jamais incomodou nas pistas, muito pelo contrário. Eram do F1 Berta que corriam em Rafaella e outras pistas de altíssima velocidade.O pepino eram os pneus (e brigas de regulamento ). Ao Maveco, eu diria categoricamente que o carro não é réplica p… nenhuma.Há mais de 20 anos eu acompanhava a trajetória do carro(vide site Museu).Do Maverick Mercantil Finasa sim houve desmonte e alguns componentes estão comigo.

claudio
claudio
16 anos atrás

com certeza esse carro não tinha problema no aquecimento de pneus dianteiros ,olha só o escapamento saindo atras das rodas dianteiras

Humberto Corradi
Humberto Corradi
16 anos atrás

Lindo demais! Um dos melhores posts que já ví aqui.

valeu

Episcopo
Episcopo
16 anos atrás

O mais belo e imponente carro de corridas do Brasil !

maveco
maveco
16 anos atrás

há quem diga que o maverick que está em um certo museu é uma réplica e o original serviu de doador para outros carros…

filipe
filipe
16 anos atrás

maverick e karmann-ghia são meus sonhos de consumo, mas que estão há milhas e milhas do meu bolso, ai, ai.

nonô
nonô
16 anos atrás

o piloto foi o “Tite Catapani” ganhou tudo com essa lenda do “Maverick Berta” da equipe Hollywood que poucos sabem foi idéia e bancada por ele mesmo no seu retorno as pistas………ganhou tudo!!!! e sem desculpas para os outros o Tite era “bota”.
Meninos eu vi!!!!!!!!

Carlos Afonso
Carlos Afonso
16 anos atrás

Quem era o piloto deste carro.Admitamos, é imponente.

Ubaldo, o Paranóico
Ubaldo, o Paranóico
16 anos atrás

Não era essa coisa toda não. u de Levou vareio feio do Maverick Mercantil Finasa do Paulo Gomes. Tinha sérios problemas na suspensão dianteira, copiada de um Fórmula 5000 argentino, o carro não curvava direito de frente.
Mas isso é coisa de menor importância.
Hoje pertence a um sério restaurador cheio de méritos por resgatar a memória automobilística deste país de desmemoriados.
Deixemos pra lá e louvemos o trabalho do Sr. Paulo Trevisan, atual proprietário do carro.

Juliano Kowalski
Juliano Kowalski
16 anos atrás

O lendário Maverick Berta!!! Cabeçotes Gurney-Weslake de alumínio, alimentados diretamente por um quarteto de Weber 48 IDA, dispensando coletor de admissão… e muito mais. Uma lenda…

Eduardo Maniche
Eduardo Maniche
16 anos atrás

Simplesmente perfeito esse Maverick. Um dos melhores já feitos. Atualmente temos alguns bons exemplares de pista, como o Febre Amarela, que também está deixando sua marca nas pistas. Acho lindo esse da Hollywood, esses canos de escapamento acompanhando a lateral são lindos.

Abraços!

Edison Guerra
Edison Guerra
16 anos atrás

Um dos melhores carros de conpetição no Brasil em todos tempos.Tenho na memória seus grandes feitos em Interlagos,notadamente nos 500 km de 1975,quando venceu com 13 (treze!) voltas sobre o segundo colocado,qye foi o Edgard de Melo Filho com Opala.
Pude matar saudades do mesmo em janeiro,durante o Clássicos de Competição.
Abraços.

Cid Mesquita
Cid Mesquita
16 anos atrás

Um autentico Berta só este pra fazer frente para os Opalas

roger
roger
16 anos atrás

Uma loucura!
Foi o carro mais afu… que pintou no pedaço!
Com a mão do Mago Berta e o capricho visual da Hollywood que marcou epoca nas pistas.
Vi correndo e ‘quebrando’ em Tarumã. O ano ?
-Não me lembro mais e nem ‘quero’!
Tentei fazer uma bolha (esta vale…pois era de autorama rsrsrsr) e nunca acertei, tive que comprá-la pronta na Sebring em Sampa….
O carro hoje esta em Passo Fundo (Museu) e já esteve no evento do ano passado em Interlagos.

Sípoli
Sípoli
16 anos atrás

Bela foto, belo carro e bela época, pena eu não me lembrar de nada disso, nasci em 1973 e o que sei eu li a respeiro, uma pena, gostaria de ter vistos estas corridas, como amante de V* e dono de Charger RT 79 fico feliz em ver os beberrões por aqui.

Alfredo Lelo
Alfredo Lelo
16 anos atrás

Ta com cara de miniatura, mas é perfeita.