Os arquivos de Robertão (2)

SÃO PAULO (um é pouco?) – Ontem o Mavecão estava parado. Hoje, em plena atividade. Mais uma dos arquivos do Robertão Ferraz, meu ex-colega de faculdade.

Alguém arrisca qual corrida é essa?

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Adriana
Adriana
16 anos atrás

É o Bob, e a equipe é a Mercantil finasa Ford- Greco. Não tem nada de Bino…muito menos de Binno (odeio isso de 2 Ns) foi depois que chuparam a marca do meu pai…com cavalinho e tudo mais…falta de criatividade, total!!! O pior que ficou muito feio!!!

Adriana
Adriana
16 anos atrás

Ahhhhhhhhhhhh!!!Linda foto!!! Queria mais delas…tenho pouquissímas desses lindos marvericks.

Adriana
Adriana
16 anos atrás

Não entendo o pq do numero 4. Vou ate perguntar pro Bob. Sempre foram 21,22,45,46,e,47.

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Este número quatro é o do Caíque e repousa atualmente na Ilha de Guaratiba, aqui no Rio. Dias melhores para ele….

Renato
Renato
16 anos atrás

O Tal Maverick marrom metalico com o cabeçote Gurney nao seria de Brasilia, de um tal Pedro Neto ?

conhecedor...
conhecedor...
16 anos atrás

um dos cabeçotes gurney foi meu,
colocado num 302, participou apenas de uma prova comigo em 1974..
conhecedor..

Roberto Borges
Roberto Borges
16 anos atrás

Que saudade! Tinham um roncão.
Provavelmente Tite Catapani no Hollywood Berta e três opções para o no. 4: Paulo Gomes, Paulo Prata ou Bob Sharp. A corrida é do campeonato paulista da Divisão 3.

Allan
Allan
16 anos atrás

As explicações do Mestre Joaquim e do Prof.Trevisan fazem esta linda foto ganhar vida . Obrigado ! (2)

Infelizmente a historia do automobilismo brasileiro é resumida a contos e lendas de nossos viventes da época. Ora, se nem o F-5A está por aqui, imagine carros “de menor importância”…

Acho que nem da história mais recente – voyages, gols, passats, escorts, chevettes, unos e oggis que correram no brasileiro de marcas de 84 a 87, por exemplo – há alguma coisa “montada” e para exposição.

Lamentável…

Angelo
Angelo
16 anos atrás

Campeonato Brasileiro de Marcas em Interlagos. a dúvida é o ano.

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Prof. Trevisan,
Seria interessante entrar em contato com o Caique que andou em conversações para restauro do carro. Cheguei a vê-lo rapidamente uma vez em visita ao Rio. Mas está em estado deplorável. Já confirmamos com o Bob Sharp e parece ser mesmo o mesmo carro. Caso tenha interesse, posso lhe mandar o email do Caique, que tem maiores informações.
Um abraço,

Paulo Trevisan
Paulo Trevisan
16 anos atrás

O primeiro Maverick Mercantil Finasa foi vendido para o Paulo Prata em julho 75; e se de fato existir no RJ (eu gostaria muito de ver uma foto) seria este como diz o Joaquim do Bob e Prata. Aquele que o Paulo Gomes corria e era um pouco mais potente, foi comprovadamente desmanchado em Canoas pelo amigo Luiz Troglio, que correu com ele na Fórmula 5000 gaúcha e era irmão do Edson que trouxe o Maverick Berta para cá. Ressalte-se que aqui não deixaram correr com os cabeçotes Gurney Eagle. Quanto aos motores 302 com cabeçotes Gurney Eagle, existem 4 daquela época. Do Paulo Lomba do RJ que tinha 2 fiquei com o que era do Paulo Prata, e ele mantém um com o Rui. O Batista em SP tem um completo, e o par de cabeçotes Gurney Eagle que é do meu motor do Maverick Berta e desmontado (uma jóia). Além desses poderia ter mais um motor que estava num Maverick marrom metálico (vou confirmar com o Batista); ou seria o dele?

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Fabricio,
Creio não ser o mesmo carro. Este, ao que me consta, foi vendido para o RS e lá depenado par aproveitamento em outros carros. O que provavelmente esteja no Rio é o que correu com Bob Sharp e Paulo Prata, posterior a este. A conferir com o Caíque, que estava meio envolvido na restauração deste Maverick do Rio.
Abs.

Fabrício Barros
16 anos atrás
Fabrício Barros
16 anos atrás

Uma cena com Belmondo, em um Fiat 124, e Omar Sharif, num Opel Rekord, mas não aquele que viraria o Opala, parece-me ser um anterior. Palpite da namorada que adorou o 124. Parece com o Lada, não?

milton flavio
milton flavio
16 anos atrás

Amigos, só escrevo para relatar que este carro aí da frente, o Mercantil-Finasa, está aqui no Rio, em péssimo estado e sem mecânica, aguardando uma restauração que parece não vir nunca. Uma pena.

conhecedor..
conhecedor..
16 anos atrás

em 1973 nos 500 kms os carros eram divisão 1.
velocidade quase 159 ks p/h
conhecedor..

Conde
Conde
16 anos atrás

As explicações do Mestre Joaquim e do Prof.Trevisan fazem esta linda foto ganhar vida . Obrigado !

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

Nossa, eu fico tentando imaginar o ronco das usinas!

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Meu bom amigo Bianchini,
Infelizmente, não pude ir por problemas de saúde na familia (agora está tudo bem), mas também senti muita falta do pessoal.

Prof. Trevisan,
Obrigado pelas retificações, espero ansioso por novos papos.

Abs.

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
16 anos atrás

Divisão 3 em 1975, uma vez que o Maverick-Berta da Hollywood, quando correu em Interlagos no ano anterior, foi no anel externo e com Tite Catapani. O piloto na ocasião era o inesquecível Peroba, Luizinho Pereira Bueno. No Mavecão do Greco, não arrisco piloto, mas pode ser Bob Sharp ou mesmo Paulão Gomes.

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Mestre Joaquim, como sempre, nos dando verdadeiras aulas. Esse nº 4 não era o carro do Paulão?
Abraço, Joaquim, sentimos sua falta em Interlagos ontem!

Paulo Trevisan
Paulo Trevisan
16 anos atrás

Desculpe,aquela incrível média dos 500km foi do Tite em 74. A outra vitória do Luizinho em 75 foi na sexta etapa em 26/10/75 em Interlagos

Mário Buzian
Mário Buzian
16 anos atrás

Nossa,que foto sensacional !!!!! O Maverick da Equipe Binno/Mercantil Finasa/Greco na frente do Maverick-Berta da Hollywood,isso sim que é corrida sensacional !!!!
Uma pena não ter vídeos de pegas inesquecíveis como esses…
Mestre Joa já falou tudo,também não sei dizer ao certo aonde foi,mas com certeza tem matuzas que provavelmente sentiram o cheiro da gasolina queimada com pneus no asfalto naqueles áureos tempos…

Paulo Trevisan
Paulo Trevisan
16 anos atrás

Grande Joaquim.Esta foto maravilhosa foi fácil identificar. Única prova em que o Maverick correu sem o aerofólio traseiro em função de protesto do Reinaldo Campello. Anisio botou pneus mais estreitos na traseira e o carro mesmo desiquilibrado venceu com Luizinho em 02/03/75 em Interlagos na abertura do Bras.D3. Primeira prova dele já que em 1974 fora pilotado apenas pelo Tite Catapani que obteve 2 vitórias. No Maverick 4 estava o Bob Sharp que por problemas acabou ficando em sétimo.Em 1975 Luis P.Bueno ganhou esta prova e os 500km com a absurda média de 194,363 km/h pelo anel externo.Teve prova em julho 75 vencida pelo Paulo Prata mas Luizinho não correu por falta de pneus.

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Difícil precisar qual a prova. O ano é 1975, sem dúvida e não é os 500 Km de Interlagos pois essa prova foi disputada pelo circuito externo e todas as curvas eram para o lado esquerdo. Fico com uma disputada naquele ano, pelo Campeonato Brasileiro. Vitória de Luis Pereira Bueno, com Júlio Tedesco (opala) em segundo. Importante lembrar que o Maverick-Berta quebrou muito ao longo desta temporada. Luisinho terminou em segundo, perdendo para Paulão Gomes que venceu quatro provas naquele ano. Mesmo no Paulista de Div-3 Luisinho perdeu para o Maverick de Camilo Christófaro, ficando como vice-campeão. Creio que o Tite só pilotou o carro nos 500 Km de Interlagos, vencendo a prova, mas não estou muito certo.