Rádios

SÃO PAULO (sintonize) – Este post é motivado por e-mail de Mestre Mahar, saudoso da Eldo-pop, a Eldorado FM que de 1971 a 1978 levou música de verdade aos cariocas. Está tudo aqui.

Morei no Rio, lembro muito vagamente da Eldo. E, depois, da “Maldita”, a Fluminense FM (voltou?). É porque quando eu morava no Rio, escutava muito meu radinho RCA portátil que colocava debaixo do travesseiro para ouvir o José Carlos Araújo, o Jorge Cury e o Waldir Amaral. Queria mais futebol, menos música. Mas às vezes viajava no “FM estéreo”. O RCA tinha FM. Só não era estéreo.

Aqui em SP, o rock teve na 89 sua maior representante por anos a fio, até virar a merda que virou, incorporada ao grupo Bandeirantes. Hoje a Kiss FM cumpre essa missão, arduamente.

Adoro rádios misteriosas, e a Eldo-pop era um pouco assim com suas sequências de músicas sem identificação, pouca gente falando, muita guitarra gritando. “Uma rádio que, se voltasse ao ar hoje, tocando as mesmas músicas de 30 anos atrás, ainda estaria 100 anos na frente das outras”, escreve o autor do site indicado por MM.

Meu ideal de vida era ser DJ de uma rádio no interior da Califórnia, ou do Alabama, ou de Ohio, nos anos 50. Acho que já falei disso. Pegar o horário noturno, da meia-noite às 4h, e embalar os amores nos drive-ins. Ninguém saberia quem eu sou, e eu não saberia quem é ninguém, até um dia desaparecer no éter sem deixar pistas.

Vamos lá, fale sobre as rádios de sua vida. Todos somos viúvos e viúvas de alguma rádio. Eu tenho uma lista…

Subscribe
Notify of
guest

77 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Helton Sollo Cantor e locutor
8 anos atrás

Galera a turma da mare esta de volta acesse https://www.cxradio.com.br/radio/mare-mansa

Marcellus
Marcellus
8 anos atrás

Usei cartuchos e fitas de rolo…saudades de 1981…

Santinho Neto
Santinho Neto
12 anos atrás

Viajei com as lembranças de muitas rádios do Rio: a Mundial marcou época por causa do Big Boy, não havia quem comprasse quaisquer discos importados sem ouvir antes as dicas dele; a turma da Maré Mansa, preferida por 10 de cada 10 porteiros, o Piu Piu de Marapendi com ” Eu hoje vou me dar bem”, a paródia do Eladio Sandoval para a música da Blitz foi um marco e tanto na programação da Rádio Cidade e só para não ficar na macharada: Mônica Venerabile, a gatinha loucutora dos surfistas. Eu curtia a JB fm e os especiais da alvorada FM nos domingos. Quando saí do Rio ainda deixei um Programa de ritm & blues chamado Quiet Storm que era a curtição da negrada nos Bailes de Charm.

reginaldo macale
reginaldo macale
14 anos atrás

parabens,ser radialista es dadiva de forças estranhas,algo absurdamente maravilhoso,sou spikers sim!!!com muito orgulho. macale-lins

ricardo neves
ricardo neves
14 anos atrás

em 1980 morava no rio, e escutava mt a radio cidade, tive oportunidade de conhecer romilson luis e eladio sandoval,esse era sensacional quando entrava no ar, mt bom msm, ah e turma tinha tbm, paulo martins,paulo roberto,fernando mansur,jaguar,ivan romero,sergio luis e marco antonio,hj tbm na espn junto com eladio sandoval……………

ednaldo silva da radio mirante de codó
14 anos atrás

gostaria de possuir as vinhetas esportivas q a radio globo usa em suas transmissaoes esportivas,quem puder me mande meu email é [email protected] to esperando meu fone é 03199 91546777 aguardo

delto
delto
15 anos atrás

a “Era de Ouro do Rádio”, foi inesquecivel, vejam isso;

Repórter Esso
Este foi o primeiro Repórter Esso, que foi ao ar em 31 de dezembro de 1947 na voz de Eron Domingues.
download:
http://rapidshare.com/files/138403217/quintal_da_globo__r_dio_globo__reporter_esso_31-12-1947.rar

Reporter Esso, último programa em 31-12-1968
download:
http://rapidshare.com/files/127758521/reporter_esso.rar

E aqui outra maravilha;
A Turma da Maré Mansa (com Antônio Luís) – Rádio Globo, Rio de Janeiro
download:
http://rapidshare.com/files/22101692/turma_da_mar__mansa.rar

Sei de muito mais, se quiserem…

tchauuu…fui…

julio cesar
julio cesar
15 anos atrás

porq a gente nao encontra nada no youtube sobre a turma da mare mansa/?

Radio Eldopop
15 anos atrás

olá,
a Rádio Eldopop está transmitindo na web.

http://www.eldopop.com.br

abraço

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

…….. e também Rádio Mundial AM 860, o melhor de Big Boy, “Rítmos de Boate\\”, simplesmente o máximo. Era um tempo em que DJ´s como Big Boy, Ademir, Amandio e, um pouco mais tarde, Guilherme Lamounier, agitavam nos picapes a noite do Rio.

JOSE CARLOS
JOSE CARLOS
16 anos atrás

CARO FG
eladio sandoval e seu colega da espn????
esse car era um baita gozador e fez uma parodia que foi sucesso em todo o brazil onde um traveco com nome de batismo de valdemar ferreira ,ele parodiava blitz na musica voce nao soube me amar
este cara tem historias pra escrever uma enciclopedia
jose carlos
sete lagoas

Paulo Márcio
Paulo Márcio
16 anos atrás

Putz, esqueci de outra aventura radiofônica. Tenho um primo que foi companheiro de invadir a madrugada vasculhando o dial a busca de nossas músicas favoritas. Um dia ele apareceu com um transmissor de FM feito por ele mesmo, em casa, que ele havia testado e jurava que funcionava (transmitiu do quarto e ouviu no quintal). Aí montamos um estúdio improvisado na minha casa e iniciamos as atividades de rádio pirata. Tivemos sucesso usando como alimentação uma bateria usada do opalão do pai dele e a minha já célebre antena de armação de guarda-chuva. Prá recepção de FM não era grande coisa, mas conseguimos com ela transmitir a alguns quilômetros. Lembro que a primeira coisa que pusemos no ar foi o Dark Side of The Moon, inteiro. O alcance era pequeno, mas conseguíamos abranger grande parte da pequena Paraisópolis-MG. Só não tivemos notícia de nenhum ouvinte, com exceção do Adílson, um colega de escola que nos descobriu e julgou ser uma rádio em fase experimental (deliramos quando ele contou, demos até uma fita k7 de presente pro cara). Então nos divertíamos deixando a rádio no ar e saindo prá ouvir no carro, assim rastreamos o alcance e descobrimos nossa frequência, 96,3 , isto depois que o equipamento estabilizava, pois assim que era ligado começava a transmitir lá pelos 89 e ia “subindo” até parar nos 96,3. Punhamos o meu irmão de plantão para ir virando e trocando os discos e íamos nos auto-sintonizar. Foi muito divertido. Bons tempos.

Inté!
PM

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

É, a 89FM era muito boa naqueles anos 80 e 90, assim como a 97 FM… nos tempos da faculdade, descobri aquela rádio experimental que tocava muito rockabilly, anos 50 e 60, quando eu voltava para casa: a Kiss FM, que depois sumiu do dial e voltou com força… uma força incrível, tocando coisas raras… aliás, por conta dela, conheci muitos amigos que tenho até hoje por meio da comunidade do orkut… pena que o comercial passou a tomar conta e ela caiu um pouquinho, mesmo assim é a única boa opção para se ouvir rock de primeira…

Ou então ouvir o amigo Fernando Barreto (ex-Kiss) nos sábados à noite na Sulamerica Trânsito, com os 50 e 60 bons demais…

E mestre Joa, o Eládio Sandoval hoje presta serviços na ESPN, nas vinhetas de programação no canal internacional… nos tempos em que o canal em português ainda estava em Bristol e não no Sumaré, ele ainda se metia a transmitir aqueles torneios de poquer… tá na ativa a figura…

mahar
mahar
16 anos atrás

Hilário,obrigado eplas doces palavras, escreve pra [email protected] ouligapro emsmo telefone, para gente trocar fgurinhas.
abraço

Mahar
Mahar
16 anos atrás

no dia dessa visita minha à Maldita, o governo militar edotou mais uma de suas liberdades democraticas e eu sugeri falar da noticia e depois tocar I Love a Man In a Uniform… pra grnade consternação do Mello, que com toda razão achou melhor não puxar o rabo do tigre e arriscar a concessão.

mahar
mahar
16 anos atrás

a Maldita era 94.9 aora Band FM de noticias. a Mundial era 860 khz e o solerte Mauricio Valladares faz seu programa Ronca Ronca às terças, 10 da noite na OI FM nacional. Tem um site RoncaRonca.com.br e tem mail no site da OI. Escrevam-lhe e lembrem.
Mas ´ra quem tem INNTERNET o negocio mesmo é a
http://www.throwback.com
que só toca as mumias do rock, o máximo!
tem um site chamado
http://www.radiotower.com
que tem mais de 10.000 radios de internet. não ouço mais radio aberta, é tudo radio ga ga…

heitor
heitor
16 anos atrás

Aqui no RS tinha a Rádio 1120 Continental AM ,que fazia a minha cabeça na década de ’70 e ’80, tinha uma programação onde tocava Rock e Pop Brasileria , inclusive patrocinou o Piloto Antônio ” Janjão” Freire quando correu no Campeonato Brasileiro Divisão 3 nesta época, e transmitia ao vivo as corridas do autódromo de Tarumã. Era muito legal.

Ripax
Ripax
16 anos atrás

Em Brasília as rádios acabaram todas. As que não são evangelicas tocam musica sertaneja, ou melhor breganeja.

Felizmente hoje existe o mp3 e você grava 500 musicas e escuta apenas o que quer.

Isso de locutor querer aparecer mais que o cntor não dá mesmo.

Zalex
Zalex
16 anos atrás

Anos 70, Rádio Mundia AM 860, era a melhor coisa que existia… pegava até em Brasília. Big Boy em ‘Rítmos de Boate’… Music in your life!!!
Namorava dentro do carro ao som da Mundial

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

Quando criança, costumava ficar ao lado da minha avó ouvindo “Um Piano Ao cair da Tarde”, de segunda a sexta-feira às 6:30 na Eldorado AM. Ouvia-se Dick Farney arrasando com seus sucessos, alguns em dueto com Lucio Alves, Carmen Cavallaro (que apesar do nome é americano e homem), Ruben Gonzales, Oscar Peterson, Errol Garner, etc..

Xacal
Xacal
16 anos atrás

Ainda não saí do luto,

A maldita Fluminense FM, senão me engano a sintonia era 96,1…Como eu era, e sou do interior do Estado, estava fora do alcance, aí então na viagem para a capital e adjacências, ouvir a rádio rock era uma curtição a mais para os “paraíba” do norte -fluminense/RJ.

Um abraço.

Hilario Alencar
Hilario Alencar
16 anos atrás

Não, a Fluminense FM não voltou nem votará. “A história só se repete como farsa”, já dizia Lenin… Eu fui um dos caras da Maldita, liderada por Luiz Antonio Melo que juntamente com o Samuca Weiner a idealizou. Mauricio Valadares, o verdadeiro “pai” dos Paralamas (foi ele quem trouxe a fitinha cassete com a gravação de Vital e sua moto, para ouvirmos e aprovarmos…), o saudoso Carlos Lacombe, o caaaaaara de 1001 ideias por segundo, irmão de Zé Ari Lacombe que nos anos 80 era piloto oficial titular da equipe Volks de rally. Sobre isso, me lembro do tempo que postos de gasolina fechavam no fim de semana, e numa etapa do brasileiro de rally em Campos do Jordão, meu Golzinho 1.6 a ar, foi devidamente canabalizado pela equipe da Volks para suprir peças aos carros oficiais que moeram toda a suspensão depois de usarem uns amortecedores muito duros para as estradas de lá…Falta ainda citar Alex Mariano, Serginho Vasconcelos, Paulo Cisino, o Heavy, e muitos outros que pela radio passaram. Naquela época tive o grande prazer de conhecer o J.R.Mahar que um dia apareceu na rádio pra propor uma parceria entre ela e a grande e saudosa Motorshow, a melhor revista de moto qe ja exstiu no Brasil. Gabriel Hochet e Marc Petrier deixaram saudade, pela competencia, fluidez e paixão com que compunham seus textos e em muito contribuiram pra aumentar ainda mais minha paixão pelas motos… Mahar anos depois, encontraria em Daytona, na bike week, dentro da sala de imprensa do autódromo, enquanto mandava uma matéria pelo telefone direto pra rádio, sobre as 200 milhas. Na pole, Kevin Schwanz, em segundo Wayne Rainey, na época, ainda desconhecidos no resto do mundo, mas futuros campeões mundiais da categoria máxima, a hoje extinta 500cc 2 tempos. Naquele findi, após as 200 milhas, Mahar iria testar um carro em Jackson Ville para a finada Motor 3, me convidou pra ir com ele, mas não pude. Nunca mais o vi, mas guardo essas lembranças com admiração e respeito. Grande profissa. No dia em que Thierry Sabine (o criador do Paris-Dakar) se espatifou de helicóptero numa duna no meio do deserto durante uma tempestade de areia, eu provavelmente fui um dos primeiros a saber pelo telex da rádio e imediatamente fui pro ar dar a notícia, como se aquilo fosse a coisa mais importante do planeta. Precisava dividir aquele sentimento com alguem que compreendesse a dimensão daquela perda e então liguei pro Mahar, ele já sabia, foi a ultima vez que nos falamos. Lembranças… Quanto a 89 Fm de Sampa, no seu auge, era dirigida por Claudio Carneiro, meu amigo e também egresso da Flu-FM Maldita. Abraço a todos.

Mauricio Henkel
Mauricio Henkel
16 anos atrás

Aqui no sul, nós quarentões e cinquentões do rock e música alternativa somos todos viúvos da Continental 1120 AM, que embalou Porto Alegre e região nos anos 70. Faz falta até hoje. Quem quiser saber mais, a história é pra sair em livro. Por enquanto tá no http://www.continental1120.com.br.
Abraços e um Feliz Natal a todos.

Hilario Alencar
Hilario Alencar
16 anos atrás

Esqueci de dizer, éramos todos, na Fluminense FM, órfãos da Eldo-POP. Eu especialmente, porque era o responsável por rock-progressivo, toda minha formação/informação vinha da Eldo-POP. Big Boy, pra quem não sabe, era a cabeça por tras da Eldo-POP, quem a supria com as novidades da época, assim como Mauricio Valadares, era nosso principal farejador e lançador de novidades, no tempo da Fluminense. A ele devo ter sido apresentado ao REM, U2, o funk Shock the Monkey do Peter Gabriel, a quem entrevistamos juntos em 84, e tantas outras coisas que mudaram meu gosto musical, até então voltado apenas ao rock progressivo, em especial Jethro Tull, Gentle Giant, Premiata Forneria Marconi, entre outos… O dia em que Peter Gabriel fez um funk eu tive que reformular meus conceitos musicais. Se PG, que fez a obra prima Selling Englnd by the Pound quando ainda no GENESIS, e agora (em 82) estava fazendo funk, tinha alguma coisa aí que tinha que reconsiderar… anos depois ele seria o primeiro a difundir a musica afro, os ritmos afro, patrocinando e lançando a carreira do grande YoussouN`dour do Senegal e através de sua gravadora ampliou e divulgou os diferentes ritmos e estilos musicais de todos os cantos do mundo. Grande Peter Gabriel… Vocês sabiam que aquele triangulinho em ritmo de chachado que se ouve na musica Mercy Street do Peter Gabriel, foi gravado na Polygram da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro e foi tocado pelo Naná Vasconcelos?!
Lembranças…

Fernando Assis
16 anos atrás

Tinha um amigo que morava em São Paulo. Qdo ele vinha pra Santa Catarina, trazia umas fita K7 gravadas da rádio Manchete…
Desta eu tenho saudades…

Paulo Márcio
Paulo Márcio
16 anos atrás

Putz, que coisa! Vocês me levaram a uma viagem ao passado… Tem tanta rádio ruim onde moro (sul de minas) que até esqueci que gostava de rádio. Lá pelos meados dos 80 fazia de tudo prá “caçar” boas rádios no dial. Em AM a favorita era a Mundial do Rio, descoberta por influência de um amigo, e cuja recepção melhorou muito depois que fiz uma antena externa com armação de guarda-chuva e que incrivelmente funcionou, pelo menos para AM. Depois instalei uma antena externa de verdade e conseguia sintonizar rádios até de São Paulo. Lembro da 89 e da 97 FM, nos bons tempos, mas ouvia muito rádios do vale do paraíba SJC e Taubaté, cuja recepção era melhor e dava até prá gravar. Não consigo me lembrar de nomes ou frequencias mas ouvia muita coisa boa. Era incrível, a gente pensava em uma música e ficava procurando no dial e acabava achando, maior barato! Que saudade! Hoje tenho um ótimo receiver que está até sem antena ( vergonha…), vou providenciar uma decente e reiniciar no meu surf radiofônico.

Inté!
PM

jose carlos
jose carlos
16 anos atrás

morava em copa no posto quatro e la no predio,tinha um morador cabeludo e nordestino que era dj de uma radio e tinha um programa de tv falando sobre as baladas e sobre roquenrol chamado monsieur limma
este cara tinha uma simca chambord ano 1965 fundo branco e toda pintada no estilo psicodelico muito parecida com a 911 da jannis joplin
este simca tinha santo antonio e era equipado com tocafita de caixote mecca e um sonzaco pra epoca
acho que o motor era um motor de dodge
este porrraloka foi um dos responsaveis por esta veia automobilistica agucada que eu tenho comigo
isto era em 1969 e era epoca de calabouco,posto quatro,castelinho,le bateau,serra de petropolis de roliman.alfa 2150 em xerem
eramos frlizes e nao sabiamos
jose carlos
sete lagoas

reginaldo Nat Rock
reginaldo Nat Rock
16 anos atrás

Não sou Nat rock a tôa. desde o inicio dos anos 60, eu era maluco por rock. Em AM , aqui em sampa, tinha-se que pinçar as várias rádios para ficar so no Rock..Tupi, Difusora, Panamericana (depois Jovem Pan), Eldorado …era uma guerra em casa, com meus irmãos e minha mãe que não aguentava aquela pauleira …
Hoje é mais fãcil, já que podemos produzir nossos proprios CD com o que mais gostamos.
Como tb gosto de musica instrumental, geralmente fico na Antena 1, e qdo preciso de agitação um rocão bem pesado dos dinossauros supre minha necessidade acustica com boa e honesta música..
É isso aí…

E, cá entre nós, Natal deixou de ser uma data bonita a muito tempo. Hoje é só comércio..só vale mesmo, para a criançada

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
16 anos atrás

Quando era adolescente, lá pelos idos dos anos 80, naquela fase de ficar curtindo fossa em casa ligava a 98FM, do RJ. Dormia com o rádio ligado e quando tocava uma música que gostava, acordava para ouvir…

Coisa de maluco…

Mas em Petrópolis teve uma rádio muito boa, durante um certo período: a Tribuna FM. Tocava muito blues, jazz e rock dos bons… Agora é mais uma dessas que toca pop-lixo.

Claudio Bassi
Claudio Bassi
16 anos atrás

Só Rock.
Pela ordem: Excelcior AM, a Máquina do Som com Antonio Celso e também a Difusora AM com Pedro de Alcântara, pois ainda não havia o FM popular. O FM era um serviço pago.

Depois veio a América FM (começo dos anos 70): essa pouca gente lembra.

Bandeirantes FM (entre 79 e 82): era show.

Excelcior FM (82) com Maurício Cubrusly: durou apenas 7 meses.

A USP FM tinha muito Rock no meio de sua programação diária misturada com MPB entre 83 e 94.

A 97 FM arrasou no seu período de vida (acho que de 87 até meados de 90).

Por fim a Kiss: Teve um curto período em 2000, sumiu e voltou depois de dois anos.

Nunca fui muito chegado na Pool, depois 89.

Lembrando: o Antonio Celso e o Pedro de Alcântara estão na nova Rádio chamada Rádio da Cidade, AM em 1370 Khz.

Evandro
Evandro
16 anos atrás

Eu sou Rock Maniaco de carterinha e acompanhei o nascimento da 89 FM (Quando ainda se chamava Pool FM). Depois ouvi narcer a 97 FM, que era mto boa. Depois apareceu a Brasil 2000, a MIx no comeco tambem era fantastica. Acompanhei o surgimento da Kiss FM, seu sumiço e sua reaparição novamente como uma Fenix que veio trazer de volta a qualidade musical que estava acostumado a ouvir.
Hoje estou morando em Toronto (Canada) e aqui tem uma radio EXCEPCIONAL que se chama Q 107 FM e esse mes ela esta fazendo so 30 aninhos.
Quem quiser conhecer esta radio e ouvir sua maravilhosa programação acesse http://www.q107.com/home/ e clique no icone “Listen Live”.
Bons sons

jeambro
jeambro
16 anos atrás

Moçada, prá quem interessar, um ótimo documentário sobre o Big Boy

http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?cod=1967&Exib=1

Edison Moraes
Edison Moraes
16 anos atrás

Hello crazy people! Big Boy rides again! Rádio Mundial do Rio. Para pegar eu usava o pára raio do prédio como antena. Hoje eu sei o perigo que corri.

MARCO ANTONIO RIBEIR
MARCO ANTONIO RIBEIR
16 anos atrás

A Globo FM não foi comprada pela CBN. A Rádio CBN pertence ao Sistema Globo de Rádio – a exemplo de sua antecessora – e passou a transmitir na frequência ocupada pela Globo FM, não só no Rio, mas também em outras praças.

Ike Nodari
Ike Nodari
16 anos atrás

Muito bem lembrado pelo Leonardo Verleun. Atualemente moro em Florianópolis/SC, mas na década de 70 morava no oeste de Santa Catarina e meu programa noturno era ouvir a Mundial AM, se não me engano 760 KHz. Era a Tupy no futebol e a Mundial na música. Esta também se voltasse e tocasse o que tocava naquela época, estaria totalmente conectada com a realidade, pois era só coisa de primeira. Atualmente, aqui em Fpolis, tem a Itapema FM que merece bons comentários. Abraços

Paulo Franco
Paulo Franco
16 anos atrás

Lembro da FM Band com o Tavinho Ceschi que me acordava ás 5 da manhã para o treino de remo na USP, onde se ouvia de tudo, desde Lady Jane com a Olívia e a Barca do Sol até lançamentos do Thin Lizzy.
Depois veio a obrigatória Pool Fm, 89 Fm, a 97 FM e o impagável Kid Vinil com a Brasil 2000FM.
Enquanto isso, no RJ tinha a Fluminense eu acho, com Jamari França e por aqui em Curitiba, a Estação Primeira marcou uma época.
Isso para quem gosta do bom e velho rock´n´roll, né?
Mas nos últimos dez anos, a Eldorado FM dá show na frequencia modulada e é a minha escolha quando estou com saudades da minha Sampa.
Ah, na minha infância a Suzy Quatro tocava sempre na Difusora, ou seria na Excelsior?
Sei lá, vou perguntar pro meu primo…o rádio era dele!
Lembro só que era um p#$
som bom!!
Passados alguns anos, ele chegou e jogou para mim uma fita K7, e disse: Ouve, que é bom!
Lá dentro tinha:
Tush – ZZ Top
Karn Evil 9 e Welcome back my friends(?) – Emerson Lake and Palmer
Feel me – The Who
Liar – Queen
e otras cositas màs!
Bela fitinha!!
Paulo Franco

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Vamos lá, as coisas que me lembro: A Radio São Paulo (AM) , era espicializada em Radio Novelas.
A Radio Panamericana era a emissora dos Esportes, (futebol com Joseval Peixoto, Geraldo Blota, Osmar Santos) durante os intervalo dos jogos, o Estevão Sangirardi e equipe divertia os ouvintes com personagens representando os principais times e em meados dos 60 se tornou a radio Jovem Pan, pelas mãos do A.A.A de Carvalho (o Tuta, pai do Tutinha)
A Bandeirantes misturava futebol, (tinham uma equpe imbativel, Pedro Luiz , Mario Moraes e Edson Leite) jornalismo e musica, com programas comandados por Henrique Lobo, Enzo de Almeida Passos, Morais Sarmanto, Humberto Marçal, o saudoso Helio Ribeiro, cujo verdadero nome era José Magnoli, entre outros.
Ainda em AM, a Difusora que revolucionou com o programador musical Cayon Gadia, e a Excelsior na voz do Antonio Celso.
Miguel Vaccaro Neto apresentava o Disc-Disco na Record da meia noite as duas, barbarizava com o seu Não diga Não, alem de cobrir pessoalmente o Festival de San Remo, no auge da musica italiana.
A entrada das FMs com a Eldorado com uma programação Classe A, (Um Piano ao cair da Tarde), Jazz, e musica classica.
Rock legal se ouvia na 89 a Radio Rock, depois avacalhou, e felizmente hoje temos a Kiss FM.
E algumas “ouvíveis” como a Antena 1 e a Alpha FM.
Acho que é isso aí, se não a coisa vai longe.

Paulo Franco
Paulo Franco
16 anos atrás

Para tudo!!
Saí daqui e fui visitar o link.
Aquela rádio realmente existiu??
Trace, Foghat, Montrose, PFM, Banco, Sparks, Terço, Baker Gurvitz Army, Camel, Passport, Bachman Turner Overdrive, Curved Air, etc…??
Mas era o PARAÍSO!!
Tudo de bom tava ali!!
Quem fizer uma rádio na web com esse repertório, vai ter um milhão de acessos por dia!!
E eu que achava que conhecia rock…
Tenho procurado um site para baixar Snow Goose e Rain Dances do Camel que se foram em um daqueles K7s .
Se alguem souber, por favor me informe.
Obrigado,
Paulo Franco

MSM
MSM
16 anos atrás

Ouvia muito a Fluminense FM aqui no Rio (a rádio era de Niterói) mas depois ela ficou um bom tempo fora do ar, aí passei a escutar a Globo FM, rádio muito boa, tocava música nacional e internacional de qualidade, nada desses lixos do povão, mas infelizmente foi comprada pela CBN e literalmente virou notícia; depois a Fluminense voltou, mas a qualidade das músicas caiu muito e em 1 ano foi comprada pela Band FM. Aqui no Rio também escutei a Radio Cidade, mas ela tinha uma programação de temporada: tocava por um tempo axé, pagode, dance e por último rock (nessa fase comecei a ouvi-la) mas ela foi comprada pela OI FM. Essa rádio toca músicas legais e além dela escuto a Paradiso FM (é parecida com a programação que a Globo FM tocava) músicas boas, novas e antigas e a MPB FM, essa só nacional.

Guilherme Barroso
Guilherme Barroso
16 anos atrás

Participei algum tempo do grupo de discussão da eldo pop, mas são tantos emails que ultrapassa minha capacidade.
O grupo é extremamente ativo e garimpam raridades musicais no mundo inteiro.
Eles estão fazendo um brilhante trabalho de reconstrução de uma página interessantíssima da nossa historia radiofônica.

Sílvio
Sílvio
16 anos atrás

Estação Primeira de Curitiba. Deixou saudades e mtos órfãos. (Estação Primeira pq era a primeira do dial)

Leonardo Verleun
Leonardo Verleun
16 anos atrás

Flávio, boa tarde,
Sou mineiro de BH, e na década de 70 ,me mudei p/ Petrópolis (RJ).
Nesta época o melhor das rádios era a Rádio Mineira AM de Belo Horizonte. Mas vc se recorda bem da Rádio Mundial do RJ ,também em AM ( se existia FM era coisa rara) , c/ “Big Boy ” apresentando “Mundial é show musical” ,todos os dias as 18:00 hs.
Hoje as melhores rádios do Brasil são a “Alpha FM” de São Paulo , e a “Guarani Fm” de Belo Horizonte que conta c/ os ótimos comentários sobre automóveis do Boris Feldmam.
Confira…
Um abraço…

Sergio Magalhães
Sergio Magalhães
16 anos atrás

Olá Flavio,
Adorei este post. Eu nunca fui muito chegado a FM. Sempre preferi o AM, muito mais dinâmico e informativo, desde que seja uma emissora que não fique tocando sertanejo com sol de rachar mamona.

Das que tenho saudade, a Mundial e a Rádio Relógio Federal do Rio de Janeiro, que tinha até um slogan: “Rádio Relógio Federal, de minuto em minuto a hora certa”.
Um abraço.

Dú
16 anos atrás

Nossa, sou do tempo da Difusora AM, que inovou tocando rock, mpb direto, época dos gravadores K7. Meu irmão tinha um Geloso de fita, e ganhei um Sharp K7. Gravava da rádio e andava com ele debaixo do braço. O Ha HA Ha de Carvalho Filho, o Tutinha revolucionou a coisa, estudávamos juntos, e o cara sempre foi fera, aproveitou a escola da Família legal. Ha ha ha pelas iniciais do nome, e o cara só aprontava na escola. Grandes tempos.

R/T
R/T
16 anos atrás

De fato, gostava da 89 Fm, mais ainda quando eles vinham aqui no litoral, e faziam parceria com a Morada FM ou a Beira Mar, era legal

E gostava do “Sobrinhos do Ataide”, bons tempos

agart
agart
16 anos atrás

Helio Ribeiro…este programa, bem este programa é também ouvido pela moça…do Kharman-Ghia Vermelho, quem ouviu, ouviu, quem não ouviu nem tem idéia…Antonio Celso…deixa prá lá tem outros mais.

Rodolfo I. Vieira F.
Rodolfo I. Vieira F.
16 anos atrás

Além da Kiss FM , a Brasil 2000 toca um som decente .

Edu
Edu
16 anos atrás

a 97, radio rock do abc, os primordios com a difusora e a excelcior, a maquina do som, a brandeirantes – começo dos 80″ na passagem o mauricio kubrusky, a 89 no inicio, a america com o Kaleidoscopio do Jackes figura até hoje praticamente desconhecida, lembra o wolfman do americam grafitti,

Henrique
Henrique
16 anos atrás

Minha rádio era a maldita, aqui de Niterói. Há uns anos atrás, em 2001 se não me engano ela voltou, em AM, sem nenhum locutor e aparentemente com o mesmo repertório de quando ela terminou da primeira vez! rs rs
Depois passaram pra FM, botaram uns manés falando, atualizaram as músicas etc. Mais tarde ainda alguma besta quadrada resolveu “modernizar” a rádio e a maldita virou “pop”. Ficou uma %!$&#igual as outras. E, claro, acabou de novo.

Playboy
Playboy
16 anos atrás

Quem ouviu o Helio Ribeiro ouviu, quem não ouviu não ouve mais. Ou ouve o Chico Anísio e seu personagem Roberval Taylor.
Outro era o Enzo de Almeida Passos, mas o melhor de todos era o Miguel Vaccaro Neto e seu programa “Não Diga Não Nem Né”. O programa do Miguel era muitas vezes transmitido da Galeria Ouro Fino na Augusta. Bons tempos em que o Boris Casoy era apenas o locutor da Eldorado e fazia ponto na Eletroarte na Augusta com Al Franca. Depois virou um chato.