Legião urbana (segunda)

SÃO PAULO (voltei) – Notem a elegância da velha dama. A Ford, nessa época, se esmerava no acabamento. Uma vez o pai de um amigo comprou um Del Rey. Ele morava no interior e fomos escalados, do alto de nossos 18 anos e carteiras recém-emitidas, para retirar o carro numa revenda aqui em SP.

Fiquei bobo com o Del Rey. O luxo interno, o reloginho digital, os vidros elétricos… A versão perua era igual. Palmas para ela, rodando pela metrópole sem alarde, mas com a pose de sempre.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
lelei
lelei
14 anos atrás

atualmente teho um guia 86 bordo funcionando tudo,recentemete comprei um vectra cd 94 iteirissimo,mas não me animo me desfaser do delrey,adoro esse carro,ele p mim é uma recordação da minha época de infânca e adolescencia.
fico triste quando desfazem dos carros do passado,qntas alegrias nos deram,e tem mais,o que o delrey fica devendo p a época?tinha tudo,até abria o porta malas acionado por dentro,retrovisores eletricos,e um painel completissimo, sem contar com o relogio digital.

Erik
Erik
15 anos atrás

Meu pai teve uma Belina 70 vermelha standard zero km, das primeiras que saíram. Eu, moleque de uns 8 anos, adorava. Lembro que pintei o “V” da grade de preto e tasquei um adesivo da Bino na traseira, só pra “assustar”…

Rafael Thielmann
Rafael Thielmann
16 anos atrás

Meu pai comprou uma IDENTICA a essa da foto, com 5 rodas de liga opcionais!! porém 2 meses depois, ela foi roubada… era um carro bem gostoso de andar…
Nos dias que falta remédio me pego desejando uma Belina 4×4 com diferenciais com blocante e motor de 500cv… Imagina isso subindo o Pico do Jaraguá.. Sem ninguém saber do que se trata… Uma belina dos anos 80 dando pau em Mitsubishi Evo e Maverick V-8 …..

Gustavo Stricagnolo
Gustavo Stricagnolo
16 anos atrás

O lugar não seria a Rodeo Drive em Bervely Hill´s?

MSM
MSM
16 anos atrás

Já andei muito de Corcel Belina e Depois Del Rey Belina. O marido da minha madrinha teve os dois e sempre pegávamos estrada para Rio das Ostras. Carros grandes (só a porta era do tamanho de quase toda a lateral), confortáveis. Só achava o motor um pouco fraco para o tamanho do carro, se bem que numa viagem até Guarapari, o marido da minha madrinha “disputou corrida” com outro clássico da Ford: Escort XR3. Vários Kilometros um seguindo o outro, até que ele resolveu tirar o pé.

Fabinho
Fabinho
16 anos atrás

Olá , aí vai meu palpite sobre o local : Cruzamento da Av. Morumbi com Giovanni Gronchi , próximo ao parque Oscar Americano e Palácio do Governo . O Del Rey Scala parece estar bem de saúde parabéns ao dono , bons tempos em que os acabamentos internos não eram peças plásticas cheias de rebarba …

Mark Smith
Mark Smith
16 anos atrás

Esse resposta é para Mercelim, o petiz,

Prefiro as carroças dos anos 70 e 80 do que esses atuais carros populares de plástico.

Essa Del Rey Scala não deve emitir tanto CO2 como você diz, pois provavelmente é movida a álcool, como a maioria dos carros da época,

Terceiro, essa sua bronca com as carroças era porque sua mãe era uma verdadeira égua barranqueira?

Daniel
Daniel
16 anos atrás

Na Marina Russolandia em Bragança Paulista tem umas 3 dessas aí, porém 4 x 4, pois as estradas de terra por lá são péssimas. Eu nem sabia que existiam 4 x 4. Já vi dono de ecosport e tucson atolados por lá, e as belinonas passando como se não fosse nada.

Askjao
Askjao
16 anos atrás

Bom, Belina meu pai teve apenas uma, uma série prata especial em 82, se me lembro bem. Era completinha e linda demais por dentro e por fora. DelRey ele teve apenas 1, Ghia 87 completo tbm, que acabou sendo o meu primeiro carro, pois comprei ele do velho. Agora, se extender para a linha Corcel, meu pai deve ter tido uns 10… de quase todos os anos, mas infelizmente, o único que ainda tenho conhecimento é do DelRey, que acabei vendendo para um coroa que por olho grande, trocou ele com outro cara para levar um nas minhas costas, mas o carro que o coroa pegou bateu o motor e outras coisas mais.

Renato Muller
Renato Muller
16 anos atrás

Flavio, o lugar parece o início da GIovanni Gronchi, saindo da Av. Morumbi, pertinho do Palácio dos Bandeirantes. Correto?

Bruno
Bruno
16 anos atrás

Vou ter que comentar, não tem jeito. Aprendi a dirigir em uma Belina como essa. Recebi algumas aulas do meu avô, que em seguida só por diversão resolveu trocar essa Belina “89?” por um Del Rey 84. Meu pai reclamava com ele que a Belina era um carro muito grande que mal cabia na garagem, e ele só de birra pegou um Del Rey. Assim, quando eu peguei pratica em dirigir ele transferiu o carro, de presente, para o meu nome. E em seguida ele faleceu. Eu tive que vender o carro. Não tinha um emprego legal para sustenta-lo “vendia consorcio em uma revendedora da Volks…” e hoje ele esta em Três Corações. Como eu sei? Esporadicamente acompanho o paradeiro do carro pelo site do “Detran” de Minas Gerais. Sou de Guarulhos… Mas gosto de saber por onde andam aqueles dos quais eu tenho saudade…

marcello baviera
marcello baviera
16 anos atrás

Que saudades do Del Rey Ouro 82 que comprei em 84,naquela época nem odiplomata tinha vidros etravaseletricas como oDel Rey,além do ar condicionado que raríssimos carros tinham e era comum nosérie Ouro.Já a direção hidraulica sóchegou em 84.Nunca vi painel mais bonitodecarronacional que o doDel Rey!

Paulo Franco
Paulo Franco
16 anos atrás

É, realmente o espaço para as pernas não é o forte da linha Corcel II e Del-Rey.
Mas era ótimo para namorar, aquele bancão estofado, o reclinador progressivo… eh tempo bão!
Sei porque minha mãe teve um Corcel II 81 preto zerinho e depois um Del Rey GLX 87 dourado (irgh!) e eu, que durante um tempo só tinha moto quando solteiro, emprestava o carro da véia pra gandaia.
Os nossos eram com o motor CHT, inquebráveis, economicos, bons para viajar e com um cambio capenga que não gostava de reduções “esportivas” de terceira para segunda.
Dá lhe punta tacco para fazer entrar!
As marchas, bem entendido…
Mas tinha um detalhe no nosso Del Rey GLX 87 que me chama a atenção até hoje.
Foi o último carro nacional para a família, que eu saiba, que trazia um importante relógio de pressão de óleo no painel.
E não era opcional, não!
Ali eu aprendi a relação entre o desempenho de um carro e um bom óleo com o nível correto.
É impressionante como quando o óleo começa a chegar na hora da troca ou quando está com o nível um pouquinho mais baixo, um carro de rua mesmo, usado para passear ou trabalhar, perde desmpenho.
Esses Fords, primos tortos dos Renaults eram feinhos, mas me dão uma saudade…
Paulo Franco

Arthur
Arthur
16 anos atrás

Questão de gosto, sem dúvida. Eu adoro! Talvez pense assim porque sou um felícissimo dono de uma, muito parecida com a da foto, só que Ghia. O interior dela é qualquer coisa. E a minha não polui muito. Sai de casa bem raramente, está reguladinha e muito econômica. Além de andar muito bem, com o motor 1.8.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Concordo com o 3= 6.

Parafraseando o nefasto ex-presidente Collor, “isso aí é uma carroça.”.

Era o retrato de uma indústria sucateada, que produzia lixos defasados graças ao protecionismo e à economia fechada dos milicos.

Era um produto anacrônico e vergonhoso, assim como a situação do Brasil na época.

Em qualquer país sério, um veículo com essa idade, emitindo tanto monóxido de carbono quanto um navio, mereceria ter virado item de colecionador ou virado sucata há tempos.

Thiago Pereira
Thiago Pereira
16 anos atrás

Ah o Del Rey… Me lembro quando minha tia comprou uma Del Rey perua destas. O carro surpreendia pelo lindo design. Era lindo na época (e continua sendo). Depois ela comprou um Del Rey sedã ano 89. Completo, lindão! O carro era preto, um luxo só. Ainda sonho com aquele carro…

R/T
R/T
16 anos atrás

Esse relogio digital é um detalhe que todo mundo lembra do Del Rey

San
San
16 anos atrás

Meu Pai tem uma raríssima 85/86 com tração 4×4 que usamos para ir para chacara no fim de semana.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
16 anos atrás

Eu achava o Corcel II um carro meio gay. Talvez por causa deste anúncio da época:
http://www2.uol.com.br/bestcars/
carros/ford/corcel/
corcel2-83-anun.jpg (link quebrado).

Luciano Balarotti
Luciano Balarotti
16 anos atrás

Essa aí pelo jeito já é uma Del Rey Belina. Muito digna, mas eu ainda prefiro a primeira Del Rey Scala Ghia, de 83.

3=6
3=6
16 anos atrás

lamento discordar da maioria, mas esta linha corcel não estava e ainda não esta com nada.

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
16 anos atrás

Nossa, o reloginho do Del Rey…
Quando era moleque eu achava o máximo aquele reloginho no teto!
Boa lembrança!

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

A única Belina que gostei na vida foi aquela da equipe do Grecco de rallie.
Motor 1440cc, rodas Bino e amortecedores recalibrados.

Leo
Leo
16 anos atrás

Realizei um sonho de criança na semana passada, ter um Corcel II (pobre se contenta com pouco msm). Encontrei um 1980 LDO monocromatico com 113000 km originais, porém este carro ficou dormindo 5 anos no tempo e acabou com a pintura e o estofamento idem, mas funciona tudo e o carro parece andar sobre trilhos…um verdadeiro carrão. Gostaria de saber se alguém sabe o que siginifica o emblema das calotas, poisé um desenho bem bonito. Ele é meu carro do dia a dia..

Marcos Reis
Marcos Reis
16 anos atrás

Essa aí é 90 ou 91…

Eduardo Prado
Eduardo Prado
16 anos atrás

A linha Corcel / Corcel II e Del Rey é a que tem o maior espaco interno para as pernas do motorista e do passageiro da frente. O espaco é realmente enorme!!! Isso sem contar com a porta da perua e dos modelos de duas portas que tomava conta de quase toda a lateral, igualmente enormes. Só o motor era pequenino, mas estava alojado em um cofre de dimensoes também vantajosas. Sugiro ao colega que está com problemas de acomodacao no Del Rey que de uma verificada no banco, por que espaco tem.

Eric
Eric
16 anos atrás

Eu particularmente não gosto dessas linhas da Belina e Del Rey do final da década de 80 e 90.
Agora lembro do Del Rey Ouro 82 que meu pai teve.
Painel com luzinhas azuis e vermelhas,relógio digital no teto,luzes de leitura,vidros elétricos…..um charme.
Só que não andava e o véio vendeu logo e comprou um Monza Hatch 1.8 preto.
O primeiro de 8.

Corcel 76
Corcel 76
16 anos atrás

Meu pai deve ter tido umas 3 belinas … Lembro da primera a alcool que fomos buscar “zero km” na autorizada ford, verdinha metalica… Depois, pegou outra, mais nova, azul….

Lucas Carioli
Lucas Carioli
16 anos atrás

Bonitinha a Belina.

Eu tinha um amigo com um pai que era fanzaço da Ford. Tinha um Del Rey completaço também. Ai, um belo dia resolveu experimentar um Monza Classic.

Nunca mais quis saber de Ford nenhum, hehe.

Mas morro de saudades dos velhos Fords. Tinham uma classe única, ainda mais comparando-se com o os modelos atuais.

Alexandre
Alexandre
16 anos atrás

Para Carlos Bragato:

O trilho do banco deve estar emperrado, pois tem muito espaço naquele carro.

luis
luis
16 anos atrás

a ford fez a maior burrice dela ao atrasar propositalmente o lançamento dela…

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Era o “carro de luxo” da Ford, com um motor cuja tecnologia era a mesma do Gordini de 1950.

Carlos Bragatto
Carlos Bragatto
16 anos atrás

Tou com o carro batido, e andando com a Belina L 1.6 1988 do meu pai. Confortável ao extremo, uma delícia, pena que o trilho do banco seja tão curto e eu tenha que dirigir encolhido, se alguem souber um jeito do banco ir mais pra trás, ajude o pobre amigo de 1.84m !!! Tá complicado !

Herik
Herik
16 anos atrás

Carro bacana que ficou melhor com o motor AP, como esta da foto.
Pena que a Ford do Brasil não cuida do acabamento de seus carros. Os que são feitos na Bahia, então, são um horror. Parece que são montados por operários que passaram a noite atrás do trio elétrico. O Focus e Fusion, apenas, mantem a tradição da marca. Mas são fabricados na Argentina e México.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
16 anos atrás

Boas lembranças….guardo na memória uma GLX dourada com todos os predicados da linha del rey: o painel perfeito e completo, o interior monocromático com tecidos e boa qualidade em profusão, e mais alguns detalhes do bom acabamento ford da época. Mas é bom lembrar que equipada com o bom ap 1800 rendendo 98 cavalos a alcool, o carrinho até que se comportava bastante bem: a suspensão adernava com gosto, mas isso não significa nescessariamente perda de estabilidade, apenas assusta aos mais inexperientes (mas os pneus continuavam a aderir ao asfalto)…o câmbio de origem volks era delicioso para pedir todos os cavalos disponíveis e os macios pneus goodyear da época eram escandalosos, era esticar a segunda marcha até o pico de potência da belina e solta em um átimo de segundo a terceira que os pneus se deseperavam….o mesmo em quarta marcha aliviando – por um brevíssimo instante – um dos lados do carro, jogando a massa para um dos pneus motrizes, o outro continuava berrando com vontade denunciando um lado bem pouco conhecido da vestuta linha del rey….um bom carro, boas lembranças, luxo e uma modesta pitada de esportividade com o famoso motor ap.

Flavio
Flavio
16 anos atrás

Meu Pai teve 1 Del Rey e 3 Belinas….foi o carro em que aprendi a dirigir…. boas lembranças.

Rodrigo
Rodrigo
16 anos atrás

Gomes, me desculpe, mas a do meu vô está MUITO mais bonita do que está.

Assim que tiver oportunidade tirarei fotos dela e mandarei.

Abraços!

HM
HM
16 anos atrás

meu pai tinha um del rey acho que 89, prata, o modelo era GLX acho, eu adorava aquele carro… mas sempre tive uma queda pela perua!

Anarquista
Anarquista
16 anos atrás

Cena rara nos dias de hoje: o cara sinaliza a direção! A maioria nem sabe mais prá que serve aquela “alavanquinha” à esquerda do volante…