EUA: UNIÃO À VISTA
SÃO PAULO (a conferir) – É cada vez mais forte a sensação, nos EUA, de que IRL e ChampCar estão perto de se entender, fazendo com que as duas categorias de monopostos ianques se transformem numa só.
O que você acha disso? Vai ser bom para as duas? Ruim para uma e melhor para a outra? Péssimo para todo mundo? Onde deveriam correr? Qual regulamento deveriam seguir?
Com a palavra, a blogaiada.
A Champ Car é bem melhor como categoria do que a IRL em filosofia, carros, pistas e competitividade. E só não está melhor que a IRL hoje porque a IRL todo ano faz uma guerra na imprensa contra a Champ Car para que todos acreditem que ela está falindo e assim assustar os patrocinadores.
Claro que a categoria não está uma maravilha, com boa parte dos carros subsidiados pelos donos da categoria (assim como a IRL) e dificuldades em manter algumas provas por causa da baixa rentabilidade (assim como a IRL).
Além disso, a Champ Car não faz marketing apelativo como a IRL. A Champ Car teve uma piloto nos últimos anos, mas não vendeu ela como sex symbol, coisa que a IRL faz com a Danica Patrick. E vale lembrar que em qualquer fórum, inclusive no do site oficial da Indycar, a maior parte das pessoas só fala da Danica, ou seja, sem ela, a IRL estaria bem pior.
E vale lembrar que a “fusão” é fachada. A Indy nunca mais vai ser o que foi no passado. Das equipes da Champ Car, provavelmente só a Newman-Haas Lanigan será uma equipe boa, pois a Forsythe, a PKV e a Rockesports são financiadas basicamente com o dinheiro dos donos da CC. As outras vivem sofrendo por dinheiro e iriam para a Indy para sofrer como a Dreyer e Reinbold, que ne m sei se volta, a Vision que provavelmente vai reduzir suas operações, a Rahal e a Panther que estão sempre ameaçando reduzir para 1 carro. Boa parte dos pilotos e patrocinadores também não querem ir pra IRL, senão já o teriam feito.
Ou seja, com essa “unificação”, em poucos anos a IRL vai voltar a ter 20 carros e baixo interesse tanto dos patrocinadores quanto do público, tendo que ser subsidiada pelo dinheiro do Tony George, que provavelmente é menor que o da dupla Forsythe e Kalkhoven e cedo ou tarde vai acabar.
Ou seja, no modelo atual, ou as categorias levam como estão ou se juntam pra ficar a mesma porcaria e eliminar uma delas, mas não vão conseguir recuperar o automobilismo americano.
Não é a primeira vez que se discute essa volta…
Fato é que a cisão acabou com as categorias de monoposto americanas.
Ah, e que o Teo José não volte a narrar, se voltar a ser a grande Indy de antigamente.
E qual será o nome? Indy, Indycar Racing, IRL, Fedex Cart, Cart, Fórmula Mundial, Champ Car, Tony George´s World Series???
Eu não assisto mesmo…..
Bom, muito bom.
Na verdade, nem deveria ter havido aquela cisão… a velha Indy era muito 10, corridas boas, ótimos pilotos e um ambiente mais parecido com os farnéis da Superclassic do que o hermetismo da F-1… acho uma boa sim que possam se unir novamente, ter corridas em Cleveland (a pista do aeroporto, coisa de louco, uma das provas que mais curtia ver), em Laguna Seca (aquele verdadeiro slalom em descida era sensacional na tv) e outros mistos mais… sem contar provas em pistas européias e até mesmo na América do Sul…
Quem sabe, com muita sorte, essa união traga de volta uma força parecida como aquela que começava a botar medo na trupe do Tio Bernie…
Unir é a saída, mas quem mais vai ganhar é a falecida Champ Car. Deveriam usar os ovais longos, pista e circuitos de rua. Deveriam acabar com esta história de um motor só., o negócio é concorrência, exceto pneus. Tomara que de certo. Só não pode deixar o Luciano “mala” do Valle narrar, o cara é um porre. Abraços.
Elas não eram a mesma?!
Desculpa, Helio, mas a Champ Car passa sim no Brasil, ao vivo, no Speed. E o próprio site oficial da Champ Car transmite treinos e provas da Atlantic e da Champ Car ao vivo. Só não vê quem não quer.
Bem, já minguou toda a história. Pelo que eu entendi, a imprensa ter dito que a Honda daria motores de graça ainda não havia sido proposto para a Honda, e foi isso que melou tudo.
Os chassis da IRL são muito feios, e a tal “união” na verdade seria a absorvição pela IRL do que sobrou da Champ car, 4 etapas de rua e alguns times, que seguiriam o regulamento IRL.
Poxa, corrida da velha F-Indy (Cart, sei lá) com a narração do Bolacha era tudo de bom.
Muita emoção, dezenas de ultrapassagens, barbeiragens, saídas de pista, trabalho de pit, etc…
Era muito bom de assistir, ótima diversão. O calendário novo ideal (na minha opinião) teria que ter 3 ou 4 ovais e só. Oval é uma chatice sem fim. Aquela corrida num aeroporto desativado era sempre fantástica.
Aquilo lá é um caldeirão de vaidades. Seria bom, esportivamente, a união, mas acho difícil mesmo que o fruto seja, como disseram aí, o melhor das duas.
O ideal era terem feito isso quando as duas categorias estavam fortes. Mas na época um queria engolir o outro, daí ficou nessa autofagia que só prejudicou o todo.
Agora, ao unir duas fracas, é capaz de surgir uma pior ainda.
Já comentei isso no blog do Téo José e vou repetir aqui, a união só vai ser produtiva se Tony George parar de dar uma de mandão a repensar a categoria e seus negócios. Se a IRL e a Champcar se unirem, terão que seguir o caminho que a CART estava seguindo em 96. Primeiro, voltar a usar o motor turbo, colocar a Panoz e a Dallara pra fazerem os chassis, assim como a Honda e a Cosworth pra disputar pra quem faz o melhor motor. Deve unir as melhores regras de cada categoria como o power-to-pass, usar Etanol como combustível, promover algumas corridas fora da América do Norte, misturar as corridas do calendário com traçados de rua, ovais e mistos e mudar o nome pra algo do tipo “Indycar World Series” e sepultar de vez as duas fracassadas categorias anteriores. Ser como era a verdadeira Indy não dá, mais tem como criar algo bom e que tenha força pra competir com a F1 e a Nascar.
Pra mim só tende a melhorar pois a Champ Car nem é transmitida no Brasil e pra mim nem existe. Pelo menos teremos corridas em Long Beach e Surfers Paradise. e a volta da Newman Haas. as corridas chatas são as de ovais curtos. essas eu nem assisto . espero que diminuam. Eu gostava da época do Emerson, e o auge foi a temporada de Mansell. Essa temporada incomodou muito a Formula 1. Eu assisti a uma corrida em Indianapolis em 95 com vitoria do Jack Villeneuve e no Rio nao me lembro o ano com vitoria do Andre Ribeiro e achei o Oval ao vivo bem mais interessante do que pela TV.
É mais questão de sobrevivência do que qualquer outra coisa. Ou se unem ou morrem abraçadas, com a Nascar nadando de braçadas à frente.
Esses 2 campeonatos são um saco, não gosto de corrida em oval. Pelos menos terá mais disputas com a união das daus categorias.
Já está definido que, saindo a união, o regulamento é o da IndyCar Series, bem como o calendário, apenas com a adição das provas de Long Beach, Edmontos e Surfer’s Paradise.
Não é bem uma união, e sim a capitulação final da Champ Car. Depois de torrar milhões bancando a categoria que não decolou mais, inclusive pagando para ser transmitida pela TV, o dinheiro acabou.
Tony George venceu a guerra, afinal.
Vale tanto a pena rever matérias da época da cisão da imprensa brasileira. O que falaram da IndyCar Series, no auge do deslumbramento com a CART… Até de “categoria pirata” chamaram…
Ah, nossos jornalistas…
Concordo … os carros da IRL são horriveis! Preferia que a IRL se unisse com CC, não ao contrario… ate pq o carro que “2009” seria mais bonito q os da F1.
La por volta de 98 ate 2002, eu só assistia a F1 por “tradição”, pois não tinha emoção alguma, já as corridas da Cart, eram incomparaveis!! Mesmo ja tendo acontecido o rompimento, as corridas era emocionantes!
Ah já não era sem tempo! Bom pelo menos assim não teremos dois grids de largada pifios de 16,18 carros. E outra perder espaço pra corrida de bate-bate da Nascar é o fim da picada.
que tem q unir, ninguem duvida. mas o regulamento é bem confuso. acho q este vai ser um ano de transição…
sei lá
vale lembrar que o luciando do valle falou no carnaval que é 99% certo que a ” champ car” ia correm em recife. como a band passa a IRL, faz sentido que as duas virem uma só.
O interesses são privados. Eles não estão nem aí se nós, os espectadores dos campeonatos, estamos interessados também na união. Na verdade, eles que se lasquem, eu não estou nem aí…
A primeira vista, bom. Tomara que seja como no passado.
A IRL entra com a grana, a ChapCar com circuitos mistos (estratégicos e de interesse de Tony George).
A conferir…
A parte da Champcar que interessava a IRL eram os GPs de Long Beach,Toronto e Surfer´s paradise,além dos motores Ford.Não gosto do chassis Dallara,prefiro o Panoz,desenvolvido pelo Roberto Moreno….
Pistas que deveriam adotar:
Cidade do México
Indianápolis
Surfer´s Paradise
Long Beach
Toronto
Eurospeedway Lausits
Mais uns 3 ou 4 ovais nos Estados Unidos.
Correr em alguns europeus despresados,como Estoril,fazer uma corrida em algum país Escandinavo,e se der tempo,no novo autódromo do Rio(essa última foi brincadeira…e de mau gosto!)
Ufa!!, finalmente parece que estão falando mais ou menos a mesma lingua. Fogueira de vaidades que estragou um campeonato interessante. Só de pensar que antes tinham quase 50 carros tentando uma das 33 vagas das 500Milhas e hoje, mal e porcamente se consegue completar o grid…Sem contar as corridinhas em uns buracos de que ninguém ouviu falar, além de pilotos que estariam melhor em corridas sem maiores compromissos..
isso e bom!
todos devem correr em ovais.
eu nao tenho nada contra ovais desde que as velocidades sejao absurdas o que jera um perigo enorme e faz o “jogo” mais interessante(pq complica os pilotos)
Deveria um usar os carros e as pistas da ChampCar mais alguns ovais da Irl
não sei se vai funcionar mas acho q a CBA deve estar intermediando, pois, nunca dá certo jajajaaja
oi Flavio
nunca devia ter separado.Qdo as duas eram juntas a categoria era forte. Chegou até a assustar a f 1. Igual f1 ela nunca ia ficar , mas era uma opção tanto para os pilotos como para os telespectadores, que assistiam uma categoria sem a arrogancia da f1, é impressionante como os americanos são encrequeiros . E gostam de uma briga desse tipo.
Que volte a velha IndycarRace… Essa separação foi a maior m… já feita no automibilismo, pois na época era uma categoria forte que competia de igual com a F1 e essas duas hoje não são nem sombra do que era a antiga Indycar…
acho q ta mai sq na hora disso acontcer,antes da separação o campeonatoera forte,com patrocinios a rodo,agora os 2 são fracos!!,acho que o regulamento poderia ser um vestibular,colocar os 2 carros na pista,o mais rapido corre o campeonato!!
Eu acho que seria uma boa saída…as duas estão meio enfraquecidas, mas se juntarem as forças…só que deve prevalecer o bom senso e fazer corridas em circuitos de verdade, não só ovais, como ocorre na IRL.
Apesar da oposição que sempre julga ovais ruins, eu gosto, são corridas legais, sempre lado a lado, “disputas” pela liderança a corrida inteira, sabemos que é só estratégia, nas primeiras 200 voltas todo mundo correndo o mais devagar possível para economizar combustível, lembrando a frase do Fangio… Eu gosto da INDY, acho que vai ser bom para as duas, para todo mundo na verdade, reaver o respeito e a gandiosidade, no Oval claro.
Uma ótima noticia, pois teriamos o fortalecimento dessa categoria .Voltaria ao patamar de 93/94/95,qdo os grids eram cheios de carros e pilotos. Até corrida no Brasil teve.E voce transmitiu acho que uma ou duas delas.Eu estava lá no anel “Emerson Fittipaldi”.
Vamos ver se sai do papel e se os caras deixam um pouco a vaidade de lado.Qto ao regulamento, eu ficaria com os motores V8 aspirados.Cambio na mão,sem a parafernalia eletronica da F1.
Pra gente que gosta de automobilismo eu penso que é ruim, pois a tendência é a Champ Car se americanizar e voltar a correr apenas em carrossel. E o carro da Champ Car até que era bonitinho, e vai voltar a ser aquela banheirona para andar em círculos. Infelizmente, é o caminho dos caras. Eles querem combater a Nascar, tem que fazer corrida semelhante, a 400 km/h e com muito acidente, de preferência bem grave. E curva pra direita, freada, “S”, hairpin, continuará sendo grego pro maior mercado de automóveis do mundo. Ruim pra todo mundo.
Parece que agora sai o acordo, embora estas negociações sejam sempre difíceis. No entanto, acho que nunca mais terão o brilho do início dos anos 90, especialmente no atual contexto de crise econômica nos EUA.
Foi uma pena que o intento do Bernie Eclestone, associado ao Tony George, tenha dado certo, acabando com uma das melhores receitas de competição que já vi.
Aquela fórmula, com 2 ou 3 fornecedores de cada item principal (chassis, motor, pneus) formando várias combinações, além da variedade de tipos de circuito (mistos, ovais e de rua) era perfeita.
Acho que será ótimo. Nunca entendi como foram se separar. Ambas perderam muito com isso. A Indy nos anos 80 e 90 eram uma excelente opção nas chatérrimas tardes de domingo. Atualmente, nem a Cart nem a IRL tem o mesmo brilho.
a unica solução pra eles é a união, já que as duas categorias estão cada dias mais fracas. mas eu preferia que isso acontecesse com os carros da champ car e não com os trambolhões da IRL
O Tony George matou a Indy… Quem lembra do ultimo vencedor? eu lembro até aquela vez que o Montoya venceu depois me deu amenésia.
Uma categoria que já teve Emerson , Mansell, Mario Andretti não merecia esse fim.
Acho que o Tony foi seguir aquele livro do Marketing de Guerra e resolveu seguir a lei da extensão de linha….Pensou na cabeça do cosumidor. Esquecendo de pensar na cabeça dos participantes.
Acho isso muito bom …pena que acho que o desenvolvimento do chassi Panoz vai pro vinagre…devem ficar os chassis da atual IRL…mais feios que os F1 e seus penduricalhos
abç
Guilherme Corrêa
acho q seria excelente, bom pra todo mundo, pois revitalizaria duas categorias que estão se esvaziando há algum tempo. lembro do auge da cart, no inicio dos anos 90, quando corriam, Emerson, Rahal, Unser Jr, Mario e Michael Andretti, Mears, Mansell, Jacques Villeneuve e Mansell, sempre em campeonatos super disputados, com várias marcas de chassi e de motor. as regras poderiam ser as da irl e as pistas acho q deveriam ser as seguintes: surfers paradise, elkhart lake, cleveland, portland, toronto, laguna seca, long beach, mid-ohio, homestead, st. petersburg, michigan, milwaukee, texas, watkins glen, phoenix, fontana, montreal e indianapolis (5 de rua, 6 mistos e 7 ovais).
acho que essa união é uma boa, principalmente para a ChampCar, que além de estar cada vez mais enfraquecida, não disputa a Indy 500.
só acho que deveriam colocar as provas europeias no calendário, para seguir adiante o plano de internacionalização da CC.
e vale lembrar que ambas as categorias perderam seus campeões no último ano. por isso, uma mescla de corredores como Kanaan, Dixon, Wheldon, Castroneves, Andretti e Patrick com Wilson, Power, Doornbos, Junqueira, Bernoldi e Rahal será interessante.
Se não houver uma quantidade absurda de circuitos ovais e poucos mistos, e uma diminuição da quantidade de pilotos de baixo nível acho que é uma ótima.
Infelizmente, ao que parece, as categorias vão se unir com base no regulamento da IRL. É triste porque aqueles carros da Dallara (IRL) são horríveis, enquanto os da Panoz (ChampCar) são bonitos.
E mais, serão várias as corridas naqueles ovais curtos, ínsuportáveis de assisitr. Pelo menos as categorias não vão acabar, o que aconteceria cedo ou tarde com as duas.