PEQUENAS JÓIAS (10)

SÃO PAULO (esse eu quero!) – Comecemos a semana conhecendo mais uma jóia da coleção da Automodelli que homenageia grandes volantes brasileiros. Esse é o “Esquife Voador”, que tem uma história deliciosa. E que Mestre Joaquim Lopes está convocado a contar.

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Jan balder
Jan balder
16 anos atrás

Olá pessoal,
O carro nasceu de uma ideia do Ciro Cayres que viu numa revista italiana uma Alfa sem capota e entrou na sala do Aguinaldo de Goes então dono da Cebem e falou:
Cuca de forag Arguina…..
O Aguinaldo desceu para a oficina pegou um serrote e deu o primeiro corte numa das Schnitzers. O Sergio Cabeleira chefe dos mecanicos fez o resto.
Em Brasilia nos 1000 km com uma baita chuva falei pro Ciro legal Cuca de fora hem………..Ele não teve duvidas e pegou a toalha do banheiro e falou vamos colocar no meio na mão e vamos secando o nosso oculos………………..
O modelo tupiniquim deu otimo resultado de Marketing. até hoje falam do esquife.
parabéns a automodelli
Forte Abraço
Jan

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
16 anos atrás

Resultados da BMW Spyder no período de 1970/1972 :

1970 –

08/03 – 1500 Km de Interlagos – Primeiro lugar – Ciro Cayres / Jan Balder

22/03 – GP Taufic Scaff – Interlagos – Primeiro lugar – Ciro Cayres

19/04 – 1000 Km de Brasília – Vigésimo lugar – Ciro Cayres / Jan Balder

07/09 – 500 Km de Interlagos – Não terminou – Jan Balder

11/10 – 2 Horas de Curitiba – Não terminou – Jan Balder

1971 –

04/07 – 6 Horas de Interlagos – Não terminou – Roberto Dal Pont / Otto Willy Jordan

07/09 – 500 Km de Interlagos – Quarto lugar – Paulo Gomes

1972 –

30/04 – Festival de Roncos – Div. 5 e 6 – Interlagos – Não terminou – Silvio Montenegro

Fontes de Pesquisa:

Revistas Auto Esporte e Quatro Rodas

Ricardo Cunha

Sergio Villarim
Sergio Villarim
16 anos atrás

Sydnei, relato simplesmente de arrepiar!!!

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Estive fora mais uns dias devido ter dado pau no computador, não é a toa que ele tem este nome.
A Automodelli é perfeita está igualzinho.
Vi este carro de perto e apesar de já se passarem 38 anos guardo uma das melhores recordações já vividas como piloto.
Foram dos minutos mais longos que já vivi nos 1000 Kms de Brasília 70.
Reproduzo aqui o que narrei no site do óbvio sobre estes 1000 Kms de Brasília.

Ah, teve um lance muito legal também nesta “Esplanada dos Ministérios” – valeu Joaquim !!! -, houve uma hora que Ciro Cayres com o BMW “Esquife” e eu com o Lorena entramos juntos na curva da TV, saímos e entramos juntos novamente nesta avenida, interessante, os dois carros estavam andando exatamente a mesma coisa. Não sei se você sabe, nesta avenida tem uma lombada no meio onde os carros saem do chão com as quatro rodas, igual ao Circuito de Nürburgring, na Alemanha.
Como o chão estava bem molhado tínhamos que segurar o volante bem reto pra não rodar na aterrissagem. Não é que subimos juntos, descemos juntos, fomos passando as marchas um emparelhado ao outro. A poucos metros antes da freada da próxima curva, uma bem larga, chamada Bacião da Rodoviária, fomos retardando a freada, pois sabíamos que quem freasse por último conseguiria passar à frente. Disfarçadamente, de rabo de olho, ficava observando pra ver a hora que ele iria frear pra fazer o mesmo imediatamente, nisto percebi que ele estava fazendo a mesma coisa.
Em frações de segundos pensei o Lorena é mais leve ele vai ser obrigado a frear primeiro, a curva é bem larga, portanto há espaço pra desgarrar ao sair do limite. Trocamos vários olhares, a curva chegando, até que ele decidiu frear primeiro, fiz o mesmo milionésimos de segundos a seguir, sai derrapando nas quatro rodas e consegui ficar à frente daí por diante. Em toda minha vida de piloto estes foram os segundos que mais custaram a passar, pareceram minutos, ficaram marcados pra sempre em minha memória.
http://www.obvio.ind.br/O%20Lorena-Porsche%20GT%20-%201968.htm

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
16 anos atrás

Acho que o grande Paulão Gomes andou com este carro. Se não me engano foi dele a capotagem que resultou na retirada do teto do carro.

alcindo
alcindo
16 anos atrás

esse carro andou em petropolis nos anos 70 com ubaldo cezar lolli mas a cor era vinho

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

A CEBEM cortou o teto de uma BMW zero km!!!
Sem dó nem piedade…e o resultado ficou ótimo.
Em algum dos meus L’anne Automobile antigos tem uma fotos de uma linda Lancia Fulvia que fizeram lá na Italia para uma Targa Florio. Ficou linda também, tão linda quanto esta BMW que foi dirigida pelo Ciro e pelo Jan.

Eric
Eric
16 anos atrás

É verdade que essa BMW não tem capota pois capotou na rua e depois reaproveitaram a bichinha nas pistas?
Ou é balela???
Com a palavra,os mais velhos!!!!!

Beto Gouveia
Beto Gouveia
16 anos atrás

Lembro de ter visto esse carro numa Mil Milhas com Ciro Cayres ao volante no início dos anos 70, se não me engano.

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Essa é fácil.
No início dos anos 70 a CEBEM, importadora da marca BMW, tinha uma equipe de competições aqui no Brasil.
Um dia eles resolveram que iriam melhorar a BMW 2002 com preparação Schnitzer, que tinha uma aerodinâmica equivalente a duas caixas de sapatos sobre rodas – uma pequena em cima de uma outra grande.
A solução encontrada foi a mais óbvia, que foi a de tirar toda a parte cima do carro, ou seja, tirar a tal caixa de sapatos pequena.
Esta solução foi muito feliz e o carro ganhou alguns bons resultados com esta versão “Barchetta” tupiniquim da 2002.

Silvio
Silvio
16 anos atrás

Não seria um modelo igual a este, o carro em que os A.A.A. Diniz ( Pão de Açucar ) corriam no início da década de 70 com patrocínio da SONOPLAN ?