EL CORDOBÉS (1)
CÓRDOBA (tem uma cigarra aqui) – Por onde começar? Quando dou de cara com situações muito novas, tenho certa dificuldade para ordenar a enxurrada de informações. É o que está acontecendo aqui em Córdoba, no meu primeiro Mundial de Rali.
Começar pelo começo talvez seja um bom começo.
O QG da etapa argentina do WRC fica na pequena Villa Carlos Paz, a uns 30 km do hotel onde estou hospedado. Eu e a turma de jornalistas que a Pirelli convidou para acompanhar de perto a prova. Falarei deles daqui a pouco.
Meu primeiro susto foi, ao ir buscar a credencial, ver surgir do nada um Focus pelas ruas tranquilas da cidade e, logo depois, outro. Que cazzo é isso?, perguntei, e o Venício Zambeli, da “Racing”, veterano de 18 coberturas de WRC, me deu sua primeira lição.
Os carros de rali são carros de verdade, e isso faz toda a diferença. Por serem carros de verdade, são licenciados, emplacados e devem respeitar as regras de trânsito por onde quer que passem. São multados, se for o caso. Não sei quem paga as multas, porque os caras fazem das suas barbaridades quando precisam ir de um lugar a outro, seja para um treino, seja num deslocamento.
Nas fotos acima, os dois Focus saíam do Parque de Serviço, que vem a ser a área que, em autódromos, equivale aos boxes. É onde todos os carros “dormem” ao final de cada dia de competição.
Competição que tem três dias, sexta, sábado e domingo, mas começa bem antes com os “carros-mulas”, que percorrem o trajeto do rali no início da semana com pilotos “amigos” que passam todas as informações possíveis aos seus pares e, depois, com os próprios competidores no período de “reconhecimento”.
Aí vem o “shakedown” na quinta-feira, que é, na prática, o primeiro dia do rali. Uma espécie de treino livre em circuito escolhido pela organização. E é um grande barato, pois na hora marcada os carros começam a deixar o Parque de Serviço com pilotos e navegadores titulares, caem nas ruas e estradas e vão até o local marcado. E você está lá na estrada sossegado, seguindo a fila para se embrenhar no meio do mato quando, de repente, escuta um ronco meio diferente, olha para o lado e vê… Petter Solberg te ultrapassando com um Subaru Impreza inacreditável!
E é ele mesmo, com o carro que vai correr o rali, pedindo passagem e abrindo caminho para treinar. Como se Alonso saísse do hotel para correr em Interlagos a bordo de seu Renault pela Marginal. Caminhões, carretas, reboques? Coisa de fru-fru. Os caras vão guiando, mesmo, e quem está na frente que dê passagem, porque essa turma não tem muita paciência.
Então você olha para trás, ainda bobo com o Solberg, e do nada surge um Mitsubishi Lancer da N4 (uma categoria abaixo dos fodões da A8, que são apenas 14 entre os 62 inscritos), que também te passa sem muita cerimônia.
E aí você percebe que o rali já começou e é deles, pilotos e navegadores. Mas é de todo mundo, também. Porque, afinal, se ele não te passar não corre.
Caro Flavinho,,,,essa Prova é muito dificil e tbm cansativo,,,Falo por experiência própria,,Eu participei deste rallye válido pelo Mundial FIA de 1985…Meu navegardor foi o Ricardo Costa,,,Corremos com um VW Passat 1.600 cc…..por uma equipe independente,,( nossa ) Levamos mecanicos próprios do Brasil para a Argentina,,,Conseguimos finalizar a prova na 13o colocação na geral e 6o na nossa categoria,,,( tenho fotos da época aqui,, quer que lhe envie ? para qual email ? ) Dê uma olhada , nas estatísticas dos Mundiais da Argentina,,( o Automovel Clube Argentino tem tem tudo arquivado ; irá encontrar nossos nomes ,,,la ) Forte abraço e boa cobertura por ai,,, Luiz Evandro “Äguia”
O graciosa ainda existe faz parte do brasileiro de Rally, varias vezes tive a oportunidade de ser ultrapassado pelos Subaru e Lancer que correm na N4 durante os deslocamentos entre a competição ( que vou assistir tudo ano) e parque fechado (box do rally) ano passado inclusive o parque fechado do Rally da Graciosa foi montado em um parque proximo da minha casa.
do %!@$&@# simplesmente do %!@$&@#
Flavio, imagino que vc tenha diversas outras fotos… qdo voltar, precisa compartilhar todo esse acervo!
A parte mais legal disto tudo é a poximidade que os “mortais” tem em relação aos pilotos. O fato de as equipes de F1 terem orçamentos muito maior que as do WRC se justifica pela diferença de concpção dos veiculos. Provavelmente um carro específco para este tipo de competição e usando toda tecnologia de materiais e motor da F1 Ficaria muito mais caro que a mesma pois para resistirem aos saltos usariam muito mais fibra de carbono que qualquer chassis de monoposto . sem contar um super sistema de arrefecimento pois produzir centenas de hps para rodarem a 250 km/h requer muita tecnologia. Cada um na sua não compare sem conhecimento pois com certeza cometera uma injustiça
Depois de quase 1 semana isolado no meio dos EUA, ca estou eu acessando a internet de novo, e eis que me deparo com esse excelente relato do WRC (que infelizmente, nunca pude participar), mas que ja participei do Sulamericano de Rally.
Fico muito contente de ver um texto tao detalhado, e rico tanto em detalhes qto de bom humor. Parabens Flavio. amanha tento continuar lendo os relatos!
abracos a todos no brasil, e em cordoba.
Sério, foi no México, em 2004 ou 2005 se não estou enganado.
Um dos carros da Peugeot arrebentou o eixo e a polícia rodoviária mexicana cortou o barato dos pilotos.
Isto lembra a galera da década de 60 e 70 indo correr em interlagos….bacana…mistura amadorismo com profissionalismo….
As provas internacionais que houveram no Brasil, 1980 e 1981, sendo a segunda valida pelo mundial, foram no roteiro, São Paulo, Rio, Campos do Jordão, São Paulo.
O rallye da Graciosa teve sua primeira edição em 1979, sendo válido para o Brasileiro e até hoje existe, nunca foi internacional, e ja a alguns anos teve o trecho da subida da Graciosa retirado pelos “ecologistas”, como curiosidade entre 76 e 79, houve uma prova onde se descia a serra , quase que todos ficam no meio dela, dai pra frente sempre se subiu.
Tive a honra de participar do primeiro, em 79, era uma das duplas favoritas, fiz tanta besteira que tiramos último, meu pior resultado, até porque pior que último é dificil, mas valeu.
FG, essa foi de dar inveja. Deve ser muito legal estar misturado com os craques da competição em seu ambiente natural.
Espetacular os caras te passando com os carros que vão disputar o Rally, Ainda vou assistir uma prova dessas
Imagino a sensação de estar dirigindo na estrada e ser ultrapassado por esses carrões, o som do motor deve ser arrepiante. Só em ler esse post e ver as fotos já fiquei “mal”.
Acompanhei cenas parecidas ano passado em Ouro Branco-MG com a etapa do Sul Americano. Foi o melhor fim de semana da minha vida!
Sim, o Rally da Graciosa era etapa do WRC (que não se chamava assim naquela época) nos anos 80, sei lá, o que sei da história, é que a %!@$&@#da CBA conseguiu fazer tanta cagada que o brasil foi excluido vergonhosamente do calendário do mundial
Que loucura que deve ser isso dai.
Como nos velhos (bem velhos) tempos.
Péssimo exemplo a ultrapassagem na faixa continua. Mas, lembrem-se ultrapassar dessa maneira é um costume argentino, basta ver essas bestas andando em nossas estradas.
O Gomes, você já disse um dia que participou de um Rally com um Passat, e sabe que gosto tem um Rally, agora ficar alienado a carros que só correm no asfalto foi um erro de sua parte. Já devia ter ido a um etapa do mundial de rally faz tempo, assi falaria mais e melhor desses excelentes pilotos. Com certeza você voltará mudado.
Sempre assisto nos canais espn a todas as etapas, pena que as transmissões são muito reduzidas.
Ai não tem as frescuras dos pilotos de asfalto. Ai é lama ou poeira para todo mundo.
Ultrapassando na faixa dupla contínua. Multa. Mas, cadê a placa do carro ? Tem que parar e abordar. Ah, estamos na Argentina…
Ótimo fotógrafo… Enquadramento perfeito!
deram sorte que vc não estava com o lada hein, senão tavam atras até agora!
Inacreditável seria se aparecesse um caminhão em sentido contrário e batesse de frente com a Subaru fazendo uma ultrapassagem completamente ilegal e perigosa.
Aí você poderia até trazer um dedinho, uma orelha de um piloto de rali de souvenir. Agora sabemos porque os argentinos dirigem como uns psicopatas pelo sul do Brasil.
Carros de Rali andando na rua?
Será que a CBA vai multar as prefeituras por deixarem os carros andarem nas ruas?
Teve uma etapa do WRC na Inglaterra, há uns dois anos, que um dos Subarus quebrou a ponta direita do eixo dianteiro, não lembro quem era o piloto. O cara foi se arrastando por toda a especial, quando chegou no trecho de deslocamento até a área de manutenção (estrada comum), um guarda mandou encostar, segurou o carro e tascou uma multa. E adupla ficou de fora do rali.
Será que eles te ultrapassariam se vc estivesse de Lada? Ia ser um sacrilégio!
Ca****lho!!!
Isso que sempre falei…
E neguinho vem dizer que F1 é corrida de carros!!!
Opa, infração cometida…ultrapassou em mão dupla
Flavio, que carro vc alugou aí na Argentina Uma Ecosport com insulfilm e engate? hahahaha
Não em Córdoba, não em fim de semana de WRC.
O piloto aí da foto, que se diz profissional, infringiria no mínimo, no Brasil, os seguintes artigos do Código de Trânsito Brasileiro:
Art. 29 O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:
(…)
X – todo condutor deverá, antes de efetuar uma ultrapassagem, certificar-se de que:
(…)
c) a faixa de trânsito que vai tomar esteja livre numa extensão suficiente para que sua manobra não ponha em perigo ou obstrua o trânsito que venha em sentido contrário;
Art. 32. O condutor não poderá ultrapassar veículos em vias com duplo sentido de direção e pista única, nos trechos em curvas e em aclives sem visibilidade suficiente, nas passagens de nível, nas pontes e viadutos e nas travessias de pedestres, exceto quando houver sinalização permitindo a ultrapassagem.
Art. 191. Forçar passagem entre veículos que, transitando em sentidos opostos, estejam na iminência de passar um pelo outro ao realizar operação de ultrapassagem.
Péssimo exemplo.
Péssimo exemplo. Piloto profissional ultrapassando na curva, com faixa dupla… Tsk, tsk.
Muito legal ! Essas situações são uma completa novidade para mim… Eu pensei que os carros ficassem mais próximos do local de prova, em alguma área demarcada próxima à largada…
Deve ser muito engraçado ser ultrapassado pelo corredor indo à corrida !
Fantástico, incrível, maravilhoso!!!! Quisera eu ter o provilégio de ser ultrapassado por Solberg & Cia. Infelizmente nossa moribunda CBA não possui capacidade administrativa para trazer tal evento pra cá. Valeu, Flávio, bela cobertura do evento!
é um pecado nõa ter uma etapa no Brasil!!
No Brasil, no Paraná, tinha o rali da Graciosa, não tinha? Alguém sabe me dizer se já chegou a ser uma etapa do mundial? Sei-lá, tenho a impressão que nunca mais ter ouvido falar desse rali… E era em estrada de serra, com paralelepípedo e tal! Devia ser muito bom! Com uns canhões desse então…
Bandeira Azul para você Flavio Gomes. Deixe os caras passarem.
Ontem tive a oportunidade de ver o nosso Lancer ligado e o Guiga saiu para dar uma voltinha na rua só pra testar a pegada….maravilhoso!!!!!!!!!
O bichinho vai correr o Brasileiro!!!!!