EL CORDOBÉS (4)

CÓRDOBA (piso-sabão) – Começa a chover. A chover pra caralho, que vem a ser uma medida precisa para “chuva forte pra caralho”. Não tenho guarda-chuva. Nunca ando com guarda-chuva. O Zacca, da Pirelli, saca uma sombrinha de sua mochila, mas ele mesmo a considera meio ridícula, por ser de sua mulher, com motivos pouco condizentes com a virilidade daquele grupo que mal consegue parar em pé na lama escorregadia.

Há faixas plásticas do Automóvel Clube Argentino penduradas nas cercas que delimitam a pista. É lá mesmo. Arrancamos uns 5 metros de plástico e cobrimos nossas mochilas e nossas cabeças-ocas. Eu estava com meu computador nas costas. Uma besta quadrada, evidentemente. Achava que iria escrever o quê, ali, no meio do mato?

Encontramos uma pequena elevação do lado esquerdo da pista. Ali vira nossa “sala de imprensa”. A chuva aperta. Ficamos de frente para uma curva de alta. O povo se acotovela junto às fitas vermelhas e verdes. Muita gente atravessa a pista, sabendo que há um intervalo seguro entre um carro e outro.

Mas é todo mundo muito solidário. Ao primeiro ronco lá longe, começam a vir os gritos: “Auto! Auto!”. E todos saem da frente, porque lá vem algum piloto alucinado, de lado, tracionando as quatro, desprezando a água e o barro, num pau de dar medo. Pilotos completamente malucos, “sangue ruim”, como definiu o Tiago da “AutoEsporte”.

E lá vem Solberg. Espalhando lama por todos os lados. Carimbando as roupas de todos que pulam e vibram à sua passagem. “Subaruuuu!”, gritam, como loucos. Aquele carro que passa à nossa frente não é apenas um carro. É um símbolo. Que parece ter vida própria.

Chove mais forte ainda. Loeb ainda não passou. Voltam os gritos de “auto, auto!”, surge um farol. Saco minha camerinha mambembe e disparo o botão de vídeo. A qualidade é tão mambembe quando a do cinegrafista, mas gravo aqueles poucos segundos na memória digital da dita cuja como se registrasse a chegada do homem à Lua.

Loeb é foda. A gente percebe na tocada que é um piloto diferente da maioria. Ignora as dificuldades e guia como se estivesse sozinho no planeta. Mas é um perigo da porra. As pessoas se arriscam para ver o carro de perto, se possível fosse tocariam nele, morreriam atropeladas por ele e encontrariam suas 17 virgens no paraíso com um sorriso no rosto e barro no cabelo.

Faz-se silêncio. O treino da turma da “primeira divisão” acabou. Mais um pouco e passa rasgando o carro “000”, que antecede o “00” e o “0”, que são carros da organização cuja missão é “limpar” a pista para reiniciar as atividades. Quando digo “limpar”, é apenas força de expressão. Eles vêm no cacete para avisar ao distinto público que é melhor cair fora do leito carroçável porque senão todos encontrarão as 17 virgens antes do tempo, mas graças aos carros da N4.

Assim, é hora de tomar o rumo de casa, porque os pés estão congelados, a fome bateu. Dá tempo, ainda, de clicar um par de Fiats (os que deram origem ao Laika), um 2CV furgão abandonado no mato e de parar na banquinha do gaúcho para comprar três miniaturas por 50 pesos.



E foi só o primeiro dia. O rali ainda nem começou. Mas, para mim, já valeu por uma vida.

Subscribe
Notify of
guest

86 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mp4
Mp4
16 anos atrás

Cade os videos Gomes???

Harada
Harada
16 anos atrás

Ué, tirou os vídeos do youtube? Quero ver!!!! Ainda mais depois de você contando tanta coisa…. Vídeo Pleeeeease!!!!!

Jackie D B
Jackie D B
16 anos atrás

Ei Flávio tem como trazer esse 2CV furgão azul clarinho para Sampa…
É uma graça !!!!
Eu com um desses, iria entregar pães… hahaha
Bjs

Ronald
Ronald
16 anos atrás

Gomes, to vendo tudo isso e, levadas as devidas diferenças de proporções entre WRC e o campeonato de terra daqui de SC hehe, a furada parece a mesma que a gente se mete sem nem dar bola pelo amor ao automobilismo… Que inveja!

914 GT Sunoco
914 GT Sunoco
16 anos atrás

Desde os tempos dos “Diarios-de- Viagem-que-viram-botos-do-reno” que não lia linhas tão deliciosas deste autor.

Max
Max
16 anos atrás

Quando der, poste seus videos.

Cranio
Cranio
16 anos atrás

Tá lindo Gomes!!! Estou aguardando os próximos posts… Sempre acompanhei pelo site do WRC os vídeos das etapas e com essa cobertura sua, a noção do clima das provas é completamente diferente!

Parabéns!

Alemão
Alemão
16 anos atrás

Flávio, parabéns pela contagiante vibração que tu passaste no texto. Se tu não gostasse de escrever sobre automóveis, tu mesmo assim, seria bom. Mas como tu fica que nem guri novo em festa de debutantes, quando ouve o ronco tu te tornas melhor que o Galvão! eh,eh
Abraços e continue neste pique…toma um mate que esquenta.
Alemão

MSM
MSM
16 anos atrás

Esse Impreza rasgando a lama é brincadeira, ainda mais numa curva. Vc podia trazer umas bandeiras e camisas dessas para sortear entre a galera.

1GT
1GT
16 anos atrás

O vírus do barro infectou o patrão hehe
Vendo essas fotos sinto saudades da minha terra natal…

Márcio Montechese
Márcio Montechese
16 anos atrás

Gomes,
Fantástica cobertura! Me arrepiei com o barulho do motor do Citroën.
Parabéns e obrigado!!

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Gomes nao tem nem o que dizer a mais do que todos já disseram, o trabalho está do do %!$&#mesmo!!!Sugestao se a lhama ainda te faz companhia derruba um chimarrao. nela.Tem alguém da CBA aí para ver como se organiza um evento? De repente algum dirigente atravessando a pista e……..

Fernandão Menoncello
Fernandão Menoncello
16 anos atrás

Boom…..na minha opnião o melhor jornalista especializado em automobilismo está lá e está gostando.
Anos atrás, buscando apoio e divulgação para o rally de velocidade, mais precisamente o Rally Paulista, falei com o Flávio Gomes uma série de vezes, e infelizmente ele demonstrou não conhecer muito do velocidade…agora quem sabe!!!

Afinal, é o numero 1 mesmo no que trata automóveis!!!

DYNASTES NEVES MARIN
DYNASTES NEVES MARIN
16 anos atrás

Olá Flávio
Muito legal a sua cobertura (fotos e vídeo) Acho que o Dakar 2009 vai passar por aí .. tem alguma notícia por aí sobre esse assunto ?
Abraço
Dynastes
Brasília-DF

Thiago Pereira
Thiago Pereira
16 anos atrás

Que coisa genial! Estou me mordendo de inveja. Estabeleci uma meta, tenho que ir assistir um negócio desses um dia. Em quanto isto estou trancado no escritório. Tá chovendo la fora, da vontade de pegar o carro e sair por estas estradas sujas de lama.

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Tio Gomes está que nem pinto no lixo, né?

Eduardo
Eduardo
16 anos atrás

Parabéns pela cobertura Gomes, o jeito que você colocou as experiências em texto me lembrou exatamente como as coisas são lá, e me fez ouvir o ronco do Impreza passando na memória. É tudo muito perfeito, or hermanos são campeões na organição desse evento. E além de tudo, o povo é apaixonado pelo rally. F1 pra quê? Eles não sentem a mínima falta, apesar de também conhecerem bem. Pode se falar de qualquer tipo de corrida com o povo de lá, que eles estão por dentro – alguns conheciam até pilotos do campeonato brasileiro de rally, que a maioria do povo daqui mesmo nem conhece.

Pra quem não sabe, o Brasil já sediou etapas do WRC, em 1981 e 82 se não me engano, mas dizem que foi um fiasco, com atrasos, fiscais de pista que sumiam na hora da prova e o escambau. Se já era assim naquela época, então imagina se fosse agora – a CBA não consegue organizar nem rally universitário. Bem que eles podiam pegar umas aulinhas com o Automívil Club Argentino pra aprender como fazer automobilismo. E o povo daqui também iria ver que não é tão “apaixonado por carro” quanto acha que é.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Lá vem cobertura histórica, recheada de emoção e paixão ao vivo e em cores.
Como aquela do Blue Cloud, ou da F1.
Pelo jeito, o bichinho sangue-ruim do rally já te picou de vez.
Eu confesso que tenho medo, muito medo de tudo isso aí.
Meu negócio é asfalto. e passando sempre pelo mesmo lugar. Essa buracaiada, barro, gente à beça em pontos perigosos e pista inconstante me dá medo de verdade.
Nunca tive oportunidade, mas dificilmente apertaria o pé até o fundo, jamais ousaria um pelinho que fosse a a mais.
Meua amigos Pablo e LG 917K são fissurados e muitas vezes tentaram me convencer.
Acredito em tudo, admiro tudo. Mas o medo supera.

Carlos do Carmo
Carlos do Carmo
16 anos atrás

Parabéns Gomes! Finalmente você encontrou o seu espaço!, o espaço que eu perdi, ambandonando Portugal com ralis ” à la Argentina ” para me refugiar em Pernambuco onde os ralis são de regularidade e os carros são os possantes e vagarozos jeeps. Vale lembrar que o campeonato começa amanhâ nas imediações de Recife, onde não faltarão, também, muita lama e chuva.
Continue divertindo-se e mande tudo o que poder.
Obrigado.

Kimballs
Kimballs
16 anos atrás

Quando eu crescer quero ser piloto de rally.
Já curto rally faz tempo, desde os tempos dos jogos do Playstation One.
E depois que eu vi um vídeo que vc postou do Ary Vatanen (acho q é assim q escreve) que por sinal mijei nas carças, tem q respeitar esses caras! Vida longa ao Subaru azul com rodas douradas. Showwwwzaço.

cesar
cesar
16 anos atrás

Essas coisas que vc esta contando, lembram as historias que as pessoas contam de quando os pilotos, até os de F1, eram acessiveis, se podia chegar perto conversar, antes de virarem rockstars trilhionários, achei que eram emoções aquelas, que jamais eu poderia viver, mas vc trouxe esperança.

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Jayme, temos eventos aqui que podem tranquilamente sediar uma etapa do WRC, os mais indicados são o Rally de Erechim e o de Ouro Branco, e o Rally dos Sertões com o cancelamento do Dakar pelo menos esse ano vai ser o maior Rally do mundo, temos a faca e o queijo na mão para trazer uma etapa do WRC pra cá, só que a CBA se mexe por acaso pra isso ?? eles tão pouco se fo.dendo, só querem saber de morder a parte em grana da renda do evento, e entupir os eventos de fiscais que só enchem o saco dos pilotos e organizadores…. Quem sabe a LINEA não seja mais organizada e combativa para fazer isso !!!

Rodrigo
Rodrigo
16 anos atrás

Que tesão de cobertura!! A proximidade dos pilotos e carros com o público deve ser um experiência inesquecível. Ô inveja!!!
Continue se divertindo e nos mantendo informados com seus belos relatos.
Abs

dudu mello
dudu mello
16 anos atrás

Só agora arrumei um tempinho para falar com a maior satisfação que estive na festa de premiação de 2007 da CBA e só faltou a foto onde o Sr. Scaglione dava um debochado discurso e ninguem ao menos sentou para ouví-lo!!! Ele se retirou em poucos minutos alegando compromissos profissionais… foi embora debaixo de risadas de quem ele rui por muitos anos….. MERECIDO!!!!!

R0drig0
R0drig0
16 anos atrás

Aquela foto sua lá no topo, com o plástico na cabeça, tá lembrando um rei mago em presépio de Natal ..

Fernando Assis
16 anos atrás

Assim seja para todo o sempre!
Amém…

Daniel Gomes
Daniel Gomes
16 anos atrás

%!$&#que %!$&#!! Quando fui ver a MOTO GP em Jacarepagua, Não acreditei na velocidade que os caras andavam e principalmente freavam debaixo de um temporal sinistro!
Agora esse video (digasse de passagem muito mambembe pra um jornalista) me deixou maluco aqui… em imaginar como esses caras freia na lama… ai lembrei que eles não freiam muito…. Jogam de lado e seja oque deus quiser!!

Agora sem brincadeira. O MELHOR POST QUE JA LI EM QUALQUER BLOG DE AUTOMOBILISMO. Fiquei rindo aqui da tua cara na chuva e na lama.. fiquei ancioso pra ler logo tudo que ate pulei umas palavras e tive que ler dnovo…. Genial.. Como Piloto de DKW você é um exepcional escriba. Parabéns.

Claudio Arantes
Claudio Arantes
16 anos atrás

Vi uma vez uma reportagem sobre o Loeb. Ele antes de ser piloto era ginasta, daqueles que dão piruetas sucessivas tomando como referência um eixo central imaginário no corpo. Essa matéria de uma tv francesa dizia que isso explicava a coordenação perfeita dos movimentos e das antecipações do cara, que são diferenciadas.

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

Eu traduzo rali numa só palavra: Culhões !

vitão
vitão
16 anos atrás

com a “cabecinha”do FG, ele arrancou a faixa da estrada que vai de Buenos Aires até Cordoba ( e ainda ficou parecendo chale de tia velha ). Mas a cobertura está show. Deu para senir o cheiro da parrilla aqui no escritório, assim como o ronco do Sub (embora torça pelo Focus, o Sub é o segundo carro de todo o mundo que gosta de rally). E só par sacanear os franceses aqui da empresa, disse que o Loeb quebra hoje ( ô povinho complicado esse). MAnda mais FG.

Rafael Lucas
Rafael Lucas
16 anos atrás

O legal destes posts é que a maioria (eu inclusive) não faz idéia de como funciona o WRC. Como são feitos os treinos, os caras andando pelo trânsito com os carros que usarão na corrida, como funcionam estas etapas especiais.
Além de se divertir você está nos mostrando um novo mundo, muito melhor que aquele da F1.

Espero que este rally seja o primeiro de muitos.

leoengelmann
leoengelmann
16 anos atrás

1. Que meigo, hein Gomes… Fugindo de uma chuvinha… Parec que está se escondendo de uma chuva de espadas Uóing Vóing de Stars Wars.

2. Essa experiência internacional renderá “O Boto do Reino vol. 2”

Rafael Trevisol
Rafael Trevisol
16 anos atrás

%!$&#Gomes, mandando bem na casa dos hermanos-que %!$&#esses argentinos né? gostam de gasolina pacas- bom p vcs que estão aí na friaca mas devem estar com um sorriso na cara!! e barro também.
No próximo post te encho mais o saco, e como dizem os manézinhos aqui de floripa “PAU NOS CÓRNO”

Edson Framil Bizarro
Edson Framil Bizarro
16 anos atrás

Flavio em qual hotel voce esta hospedado? Eu fui ver o rally em 2005 e conseguimos uma casa a uns 5 minutos da rua principal de Carlos Paz. Já foi no Racing Cafe? tem uns parachoques e muitas fotos e miniaturas e talz… passa la e pede a pizza napolitana q e muito boa rsrs
deve ter um garçom chamado Mario que conheçe bastante como chegar nos melhores locais pergunta pra ele
Espero que voce aproveite o frio de El Condor assim como eu!! uahaiuhiau
alias e a melhor vista q se tem quando esta amanhecendo la de cima

Manfred W.
Manfred W.
16 anos atrás

Acompanho o programa do WRC tem algum tempo,mas essa cobertura do Blig do Gomes é incomparável, já no primeiro dia mostrou um lado do WRC que eu nunca tinha visto nas outras coberturas.O Gomes é F….. !

Lara
Lara
16 anos atrás

Adorei. Vou acompanhar sempre aqui. Estou adorando as atualizações

Carlinhos
Carlinhos
16 anos atrás

Acessem http://mobile-rally.com/online/ para receber notícias do Rallye no celular (SMS)

Felipe Leite
Felipe Leite
16 anos atrás

Puxa vida. Rally e Villa Carlos Paz. Fui pra esse lugar uns 13 anos atrás, participar de um campeonato internacional de handebol. Foi minha primeira viagem internacional. E ao contrário dessa chuva que você está tomando na cachola, quando eu fui praí (era novembro se não me engano), faziam 7 meses que não caía uma única gota do céu. Um frio seco desgraçado… Mas foi muito bom!

André Buriti
16 anos atrás

Acho que teremos uma nova série “diários de viagem”, isso dá um livro cara.
Realmente a Argentina ama o automobilismo, lembro quando conversei com um repórter argentino em 2005 na Stock aqui no Rio, ele não compreendia como o país podia ter tão poucas pistas e eventos com uma indústria tão grande, nem durante a recessão na Argentina as corridas pararam, e vê-se hoje que está mais forte que nunca.

Serginho
Serginho
16 anos atrás

Flavio,

Muito legal seu relato (mesmo o lado garoto enxaqueca, hahaha).

Essa história de rali parece bem mais divertida, do ponto de vista de quem só acompanha, mesmo que só de longe, a assepsia da F-1.

Um abraço, S

TEQUILA BOY
TEQUILA BOY
16 anos atrás

Pelamordedeus …comenta bastante Gomes! muito bom!

Han Solo
Han Solo
16 anos atrás

Que negócio chato que é rali…quem consegue gostar de um treco desse?

Estevão
Estevão
16 anos atrás

Rali é uma coisa de louco mesmo. A interatividade que se tem com os carros é muito maior que ficar no paddock de qualquer autódromo.

Aqui em curitiba acontece a etapa do Rali da Graciosa. Antes era na Serra mesmo, mas por conta de alguns a etapa foi transferida para a cidade de Campina Grande do Sul.

Minha família é daquela região (Mandassaia), então conhecia tudo por lá. É uma delícia! Para acompanhar a %!$&#tem que subir no barranco e andar, andar, andar e andar. Pode ser no meio da pista mesmo. Só tem que ficar atento ao ronco do carro. Daí é só subir no barranco e esperar o bruto. Aqueles carrinhos passam voando do lado da gente.

Lembro de uma vez que deu cagaço. Estava eu e meu primo andando até o ponto de largada de uma especial e o lugar era plano. Tinha uma reta sem barranco de uns 200 mts. Ficamos naquela: vamos ou não? Era um pouco perigoso já que dos dois lados da pista existiam cercas de arame farpado das propriedades. Se um carro viesse e se desgovernasse, ferrava tudo.

Resolvemor ir. Quando estávamos quase chegando no final da reta (que terminava numa curva) veio um Paliozinho no gás. Cara, que rebosteio. Que fazer? Esperar, né? Tinha um poste no final da reta e a gente pensou: ah, é aqui mesmo. Ficamos atrás do tal poste e esperamos o carro passar. Olha, sério mesmo, o carro passou a menos de 30 cm da gente.

Foi uma caganeira só. Depois continuamos nossa trajetória meio quietos e pensando a caca que poderia ter acontecido.

Mas rali é isso mesmo. Aventura, lama, poeira e velocidade. E adrenalina. Muiiita adrenalina.

Abs.

Bonilha
Bonilha
16 anos atrás

Caramba, nem vou falar como seus textos sempre me tocam, porque acho que já te cansou tanta babação de ovo.
Mas, poxa, toda vez aparece alguma coisa, novidade, que para mim é sonho (como participar de um rali um dia ou pelo menos fazer a cobertura) e, vem você, e descreve o negócio como sempre imaginei: simplicidade, emoção, sem frescura.
Parabéns Flávio, continuarei aguardando as novidades dessa experiência inesquecível.

Marcos°
Marcos°
16 anos atrás

“caiu na chuva é pra se queimar”

rsrsrs… conte mais.. show…..
vai virar Materia p/o LIMITE?

Roberto
Roberto
16 anos atrás

Flavio Gomes meu Rei!!
Vc tá parecendo que nasceu na Bahia.
Com essas expressões;
Da %!$&#!!
Lembrei da Bahia! Minha terra querida.
Forte abraço.
Roberto, das terras altas.

TULYO CRUZ
TULYO CRUZ
16 anos atrás

Caro Gomes,

A inveja e uma %!$&# e eu estou morrendo de inveja de voce. Fazer o quê. Pois bem, aproveite tudo, click tudo, tome pedrada lançada pela roda – o que e uma delicia e se tratanto principalmente do carro que a lança – ponha a mão no chão, quando da passagem do carro, e sinta que vibração gostosa. E como sangue a percorrer as veias. Paixão pra isso, nos brasileiros temos, privilegios desses aqui em nossa terrinha…. bem essa e outra historia. “Auto” “Auto”… vai lá, que aqui ficamos esperando noticias.

Abraço

Butt Head
Butt Head
16 anos atrás

Legenda da foto 1:

I’m the cornolio !!!!!!

zé clemente
zé clemente
16 anos atrás

Bem mais emocionante que interlagos.
Pergunta. Vai ter uma chance para fazer aos entendidos daí umas perguntas sobre pneus e suspenção?

Smirkoff
Smirkoff
16 anos atrás

MUITO LEGAL, Flavio!!! Acho que está mais do que na hora de se começar uma campanha por ter uma etapa do WRC no Brasil. Fazendo direito vai ter público, e quem for uma vez num evento tão bacana vai outras vezes, e leva mais gente.