legião urbana (segunda)
SÃO PAULO (coragem!) – A foto está ruim, porque o trânsito estava ruim, o tempo está ruim e o fotógrafo, eu, é ruim. Mas o carro é ótimo! Um Opalão Diplomata, automático! Circulando hoje pela Paulista debaixo d’água, com um casal orgulhosíssimo passeando pela Paulicéia.
Brigadão,Mário Buzian.
Bela aula sobre um belo carro!!
Valeu!!
Zé Maria
O motor 4.1 era imponente, fazia uma ótima dupla com os Opalas, Caravans e Diplomatas. Depois foi usado no Omega e na Suprema que mantiveram o clã dos carrões da marca.
Em 1985 o Diplomata vinha com rodas pretas e calotas prateadas.Muitos ou quase todos as tinham roubadas ou perdidas em pouco tempo,pois não eram bem fixadas.Era muito comum a troca das rodas por outras também do Opala,standard como esse ou do diplomata 80 a 84.Em 1986 saiu a conhecida por ralinho e assim os 85 viravam 86/87 a não ser pelo tecido dos bancos.Tive uma Caravan Diplomata 87 com as ralinho e pneus F-660,mas em algumas viagens mais severas as trocava por um jogo com p-44 mais altos.Como este que està neste belo coupe.
Esclarecendo:
Esse é um legítimo Diplomata Cupê,e o ano de fabricação provavelmente é 1985.Como o Alex disse,esse carro tinha calotas (muito bonitas,por sinal),que foram extensamente roubadas naqueles tempos por serem de aro 14 e servirem perfeitamente em Brasilias,Kombis & Cia…O fato de estar com as rodas de ferro do Comodoro vêm de um fato interessante e pouco conhecido:em testes no Campo de Provas de Cruz Alta,foi detectado um sério problema de superaquecimento de freios nos Opala com caixa automática e as belas calotas diminuíam em muito a eficiência das frenagens,portanto a fábrica convocou apenas os proprietários dos carros equipados desse modelo para trocar as rodas “fechadas” (aquelas que equiparam o Opala desde o começo,que se encaixava as calotas de aço)pelas do modelo esportivo (ou comumente apelidadas de “repolho”),mais ventiladas,e com desenho inspirado nas rodas estilizadas dos Oldsmobile americanos.
Afirmo isso pq. tenho guardado o boletim técnico da GM emitido em Agosto de 1985,pedindo o recall.Esse documento veio junto com um carro idêntico ao da foto,que eu comprei em 1990.
Interessante frisar que a maioria esmagadora de donos desses carros acabou optando pela troca das rodas de alumínio do modelo 1986,as chamadas “ralinho”,por serem muito bonitas e não precisar trocar mais jogos de calotas por semana,que hoje são artigo raríssimo e muito disputados pelos colecionadores de Opala.
Na minha opinião,esse é um dos mais belos da série,pois uniu o estilo com comodidades amplas (trio elétrico é uma delas),um acabamento maravilhoso e design mais robusto.Os cupês sairam de linha em Setembro de 1988,por falta de interesse dos comparadores. Parabéns ao proprietário !!!!
para mim pode ser um opala l “tunado” para tentar ser um diplomata.
é o denorex.
Lamento, mas é isso, ou um festival de asneiras do qual prefiro poupar vocês.
Gomes, não acha que esse negócio de comentário precisar de pré aprovação acaba com o diálogo entre os blogueiros?
Um dos aspectos mais fortes eram as trocas entre a blogaiada. isso não existe mais, pois tem que esperar horas para ter comentário aprovado, e muitas vezes são aprovados em ordem diferente da postada.
Gomes, seria interessante esconder a placa do carro!! =D
belo carro….os coupes se não me engano morreram em 88….já são raros…
Bom o Diplomata 85, quando equipado com roda de ferro + calota realmente podia vir com a castelinho, já o 86 e 87 receberam a chamada ralinho, que também era pintada de preto.
Caso seja um Opala L ou Comodoro, a pessoa que caracterizou teve o cuidado de além de implementar as faixas, pintar de preto ou trocar os pára-choques, acho pouco provável.
Quanto a questão da configuração Diplomata/4 cilindros/automático, sinceramente não lembro. Só sei que a Chevrolet sempre foi a campeã em termos de possibilitar ao cliente diversas motorizações e equipamentos, quaisquer que fossem as versões de acabamento(isso na era Opala, 70 e início dos 80). Lembremos dos Chevettes automáticos…
abraços
Os Diplomatas de 1985 vinha com calotas de série. As rodas de liga leve eram opcionais. Provavelmente esse perdeu as calotas (e que devem ser difíceis de encontrar hoje em dia). Mas ainda assim, tá muito inteiro e bonito. Isso sim é carro.
ops…galao nao….barril de petroleo a US$111
Privilegio de poucos com o galão de petroleo a US$111
Esse Opala está inteiro, eu tive um, pelas lanternas trazeiras esse opala é de 1980.
Na verdade acho que as rodas são originais sim, o Opala que não é Diplomata, e sim com os borrachões laterais do dito cujo, um amigo tinha um basico(ñ lembro o nome da versão) com este friso do Diplo naquela época 1985 salvo engano.
Lindo
Bola dentro. Carro lindo. O mais belo dos lançados aqui. Tenho um e me orgulho disso.
Sim!
Flávio, outro dia te mandei uma foto de um Itamaraty rodando nos trinques, você recebeu?
aqui em sete lagoas tem um comodoro 1988 na agencia versatil veiculos muito inteiro 4 cil dir e ar
Como a gente dizia quando era criança pequena no Imperador: Eita barcona!
Dava gosto de andar na caranga, andava muito… bons tempos… e que bom que tá assim, inteira…
Agora, eu também tomei um susto, pensei que era contramão, mas é apenas ilusão de ótica (ou óptica, como diria o amigo do FG), já que está o Diplomata na faixa mais à esquerda e a pista contrária está vazia (e ainda com aqueles tapumes de obra), o que dá impressão de calçada… mas demorei para cair a ficha disso, hehehehe…
Que saudade dos opalas que meu pai tivera durante minha adolescência!!!!
O padrão diplomata servido dos 135 cavalos do motorzão seis, um motor que sempre trabalhou com extrema folga e que não sente ao tracionar o carro, 30 quilos de torque para trafegar com eficiência nas piores subidas, um carro que dá saudades!
Mas essas rodas não são dessa época não?
Paulista de Londres! hahahahaha
desculpa a “norancia”, mas pq a foto esta assim “na contra mão”?
O último cupê é 89 se não falha a memória.
Mas as rodas não são originais.
O emblema traseiro está faltando(4.1/S)o que pode ser 4 cilindros.
Mas existiu Diplomata 4 cilindros,2 portas e automático???
Que eu me lembre somente o Comodoro.
Uma pena terem trocado as rodas originais.
Parece ser modelo 1985, nesse ano sairam bem poucos com 2 portas,
Parabéns ao proprietário.
Abraço
Pera aí!!!
O dia tá ruim, o fotografo é ruim, o transito é ruim, mas como é que esses carros estão andando na contra mão da Paulista?
Ou será que eu tambem estou ruim?
Pena que as rodas não são as originais (liga). Mas o carro está lindão mesmo.
Lindão, só faltou as rodas de liga leve, as originais mesmo…
A foto tá ruim mas dá pra ver que a caranga tá zerada!!!!
Engraçado que, do jeito que ficou a foto, parece que o trânsito está na contramão.
Domingo lá em Sorocaba vi um Maverick preto tinindo de novo, foi uma pena não estar com a máquina e ter celular de pobre.