volta às origens

SÃO PAULO (como assim?) – Nunca vou entender direito essas fusões, aquisições, compras, vendas e liquidações. Mas o fato é que ontem a Porsche aprovou a compra da VW e vai assumir o controle acionário do filhote de Ferdinand Porsche que cresceu muito mais e se tornou uma gigante mundial.

Mas a VW estava à venda? Não exatamente. Mas tem ações disponíveis no mercado (ah, onde fica esse mercado?), e a Porsche vai lá comprar o que faltava para lhe dar mais de 50% de participação. Acho que é isso.

Mas a VW quer que a Porsche mande nela? Sei lá. A VW tinha acabado de comprar a Scania, e já é dona de Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Skoda e Seat. Se acabou de comprar a Scania, como pode ser vendida para a Porsche? Se não queria ter seu comando nas mãos da Porsche, por que ela mesma não comprou suas ações? E onde é que a Porsche arrumou tanta grana? Vendendo Cayenne? Será possível?

Nunca vou entender essas coisas, mas não faz mal. Afinal, Porsche e VW não são exatamente estranhas uma à outra. E o que aconteceu ontem na Alemanha foi apenas a tradução, para o mercado, do que era o 914, o Porsche-VW que embalou sonhos e mais sonhos nos anos 60 e 70, uma época em que a gente olhava o emblema na grade e sabia quem tinha feito o carro.

Hoje, sei lá. Sou incapaz de olhar um Lamborghini sem dar uma risadinha quando lembro que ele é feito pela mesma empresa que fabrica o Cross Fox. Alguma coisa está errada.

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Fabio Taccari
Fabio Taccari
16 anos atrás

Realmente neste mundo globalizado ,fica difícil entender a complexidade da engenharia das incorporações .Quem é dono do que ,quem manda até onde, quem deu a ordem etc…
Parece um pouco aquele filme de espionagem em que os mandantes, tem um pé na CIA no FBI e na KGB ao mesmo tempo.
Mas não me iludo com a essência das coisas.
A Lamborquini por exemplo se mostrou sempre maior do que as varias mãos que tiveram o privilégio de a segurarem por breves momentos,e assim continuará no futuro.Não é imagem da VW ou da Audi que incorpora para a Lamborguini algum tipo de beneficio mas justamente o contrário. Mesmo que um novo design nasce fora dos limites de Sant’Agata Bolognese a essência do desempenho e da mecânica continua a mesma , padrão “Lamborguini” .Que tiver a audácia de uma proposta, não vai inventar nada
.De perto ,de longe ou pilotando tem que ser um Lamborguini.
Os novos modelos continuam sendo produzidos geograficamente nos arredores de Bolonha e os operários mais velhos desde o tempo do Contach, Diablo e outros continuam falando italiano e ensinando os mais novos a fabricar Lamborguinis.
Até a mítica figura do Valentino Balboni não foi substituída.Dizem que foi o primeiro a testar na estradinha ao lado da fabrica todos os Lambos bebes que vieram ao mundo.
Me diga agora aonde acho o logo do que?? Como se chama? ? Cross Fox? nesta historia toda?Arredores de Bolonha??

Antonio Carlos
Antonio Carlos
16 anos atrás

Flávio, você pensa a mesma coisa quando vê uma Ferrari que pertence a mesma empresa que faz o Mille e que já fez o 147?

alfacorse
alfacorse
16 anos atrás

Exato Eric e complementando mais, os raros 11 exemplares de 916 além de pára-choques diferentes com spoilers acoplados, eram pintados na cor do veículo. Eram categorizados pela própria Porsche como protótipos de fábrica, ou seja não foram carros de série.
A confusão do alargamento dos pára-lamas e rodas se deve ao fato de que em 1970 a 914-6 realmente ainda não possuía essa configuração. No entanto a opção já era oferecida pela fábrica na chamada GT, versão para corridas em que se disponibilizavam carros que corriam sob a insignia da fábrica ou também equipes particulares, bem como ocorre com as GT3 Cup e RSR de hoje.
Em 71, algumas das alterações do carro de pista migraram para o de rua, como se vê na foto.
E tem mais, nos Eua é comum ver um carro com a mesma configuração só que produzido em 70, foram os ex-pista que por algum motivo foram adequados ao uso cotidiano, esteticamente as alterações eram poucas, a não ser pelo interior espartano; de bom senso teria sido a manutenção da originalidade….vai entender.

abraços

MSM
MSM
16 anos atrás

O ruim da globalização é isso, empresas comprando empresas, diminuindo a concorrência e tornando os produtos parecidos.
Se as montadoras que forem compradas mantiverem as características principais da marca, não vejo problema, o pior é quando tornam todos os modelos uma xerox sem personalidade.
Tinha um matchbox desse modelo, verde claro.

Samucão
Samucão
16 anos atrás

Espero que isso coloque alguma influencia na entrada da VW (ou até da Porsche, pq não?) na Formula 1!!!

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Você tem toda razão. Por isso que eu acho que você tem de ler outro blog, outros sites, abrir seus horizontes. Se quiser dicas, é só pedir.

Luciano
Luciano
16 anos atrás

Comparar Lambo com Fox é muita falta de bom senso.
A Mercedes era dona da Chrysler, nem por isso os carros da “gigante” americana chegavam perto da qualidade dos alemães. Assim como a Fiat é dona da Ferrari, e existe anos-luz de distância entre um e outro.

Gomes.. você não entende nada de carros. Fala de automobilismo que é melhor.

Victor
Victor
16 anos atrás

Apenas para lembrar. A empresa que tem o controle da VW não é a Dr. Eng. H.C. Ferdinand Porsche, mais conhecida como Porsche. O HC é Honoris Causa, Porsche nunca passou na frente de uma faculdade de engenharia. Recebeu o título de doutor honoris causa pela sua contribuição à engenharia e o usou orgulhosamente pela vida toda.
A controladora é a Porsche Holdings, empresa da família que controla a Porsche e agora a VW que são empresas portanto coligadas. O Piech é que dá as cartas nessa holding, junto com a parentada evidentemente.
A Porsche nunca mandará nada na VW a não ser que esta última queira. Quem manda em tudo é o Piech, coisa muito diferente.

Eric
Eric
16 anos atrás

Complementando Alfacorse,o 916 não tem esse parachoque dianteiro e sim de fibra,com spoiler bem saliente na parte inferior.
Como já havia dito aí embaixo de cara,é um 914/6.

914 GT Sunoco
914 GT Sunoco
16 anos atrás

Sinto-me honrado, depois de anos, ver um 914 aqui nestas páginas! E, em breve, veremos mais, nos sabadões no Templo. Um com paralamas alargados também. Sendo também cuidado pelo Nenê, assim como o #96. Isso não vai se passar agora no dia 08 não. É coisa para abril. Quem viver, verá.

alfacorse
alfacorse
16 anos atrás

Exato Stricagnolo! Hoje quem procura por “desenvolvimento de projeto e produto de alta qualidade” procura por Porsche, e no campo das competições é a mesma coisa.
As outras empresas, além de pagarem por esse trabalho, pagam um extra pra ostentarem depois a autoria do projeto, porque a qualidade é tanta que independentemente do valor do produto, transcende-se a “concorrência”…..como na RS2 por exemplo. Sem contar os que carregam consigo apenas um lampejo de Porsche mas mesmo assim pagam royaltes para usar o nome em propagandas, porque é o que mais interessa, a marca.

abraços

alfacorse
alfacorse
16 anos atrás

Haa outra coisa, o carro da foto muito provavelmente é uma 914-6 M471 de 1971, original, que ganhara em relação à mesma versão de 1970 os 4 pára-lamas alargados em função das Fuchs de bitola maior.

abraços

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
16 anos atrás

O Vitor explicou tudo “royalties”.A Porsche sempre foi uma empresa vendedora de projetos, seguindo os passos do Prof. Ferdinand patriarca que sempre ofereceu seus projetos para as montadoras.O Prof. sempre foi um terceirizador de projetos,moda hoje muito praticada em varios departamentos das montadoras, desde engenharia até celulas de linha de montagem.Não são os 911 que dão esse dinheiro,o carro é um cartão de visita,o que rende é vender desenho de suspensão,motor,e transmissões que é o forte da Porsche, para quem não quer gastar com departamentos abarrotados de funcionarios.Não só as empresas do grupo são atendidas,algumas europeias e asiaticas tambem.A Porsche rabisca o papel e a VW aperta parafuso!.Quem conhece o Renault “Rabo Quente” antecessor do Dauphine e do Gordini? è projeto do Prof.Ferdinand ! O Fusca foi oferecido até para a NSU antes do Hitler topar a ideia.Os Auto Union monoposto da decada de 30 tambem são autenticos Porsche’s.É muito facil achar fotos do Prof. ao lado do carro de recordes junto com o Rosemeyer. Fox,Gol,Golf,A3,Santana,Passat,Audi 100,Audi TT,R8 e muitos outros, nada mais são do que variações de desenho saidos do mesmo lapis.

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

Feio.
Mas quem liga para beleza.
Pode pôr no meu quintal, não vou reclamar…

MARCOS RAMIRES
MARCOS RAMIRES
16 anos atrás

A Volks, nasceu de uma idéia de Hitler que queria construir o carro do Povo (Fusca), mas depois da Segunda Guerra a fabrica ficou com as ações em bolsa para quaquer um pegar, foi o que a Porsche fez
Garantiu o seu futuro não deixando nenhum milionário russo ou indiano controlar a Volks.

Gustavo Stricagnolo
Gustavo Stricagnolo
16 anos atrás

A Porsche ganha mais dinheiro fazendo projeto do que carro, muitos Porsche saem de linhas de montagem VW e Audi.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

O carro da foto tanto pode ser um 916, como um 914/6 tunado.
Quanto ao motor, pelo que sei, os 916 foram homologados com motor 2.4, cujo bloco é igual ao do 2.7.
Em São Paulo existe um 914 transformado em 914/6 com motor 2.7, inclusive com rodas de 5 furos. E o proprietário também possui um 914/6 original (fabricado até 1972), equipado com motor 2.0 do 911 antigo.

Eric
Eric
16 anos atrás

O “anonimo tem razão”.Esse é um 916.Porem tenho minhas dúvidas,pois os 916 eram 11 protótipos(chassis final 00011 até 00022).Esse da foto pode ter sido um 914/6 “tunado”.
Esses 916 tinham o motor 2.7 da Carrera RS com 190 cv e com o cambio de 1ª a 4ª no H e a quinta fora.
Tem ainda mais exclusivo que esse.

O 914/8 que Ferdinand Piech fez para uso próprio com o motor do 908 de 8 cil.com 330 cv em 1969 na cor laranja,chassi 914111.
Só foram feitos 2,sendo que o segundo era mais manso com 260 hp carburado e foi um presente a Ferry Porsche pelo seu sexagésimo aniversário.O carro era prata chassi 914006.

Manfred W.
Manfred W.
16 anos atrás

Entra quem entende de Carro,saem os empresários politiqueiros.Lembram-se do Fox Guilhotina?

Fazendo uma analogia ao Blog:Seria o mesmo que o pessoal Superclassic assumir o controle da FASP.

Anônimo
Anônimo
16 anos atrás

http://www2.uol.com.br/bestcars/ph/108a-2.htm

“Em 1972 a Porsche lançava o 916, com motor maior e mais potente: 2,4 litros e 190 cv, para máxima de 230 km/h. Tratava-se de uma versão mais sofisticada do 914/6, com pára-lamas mais largos para abrigar pneus 185/70 HR 15, maior peso (1.000 kg) e menor altura. Mas foram produzidos apenas 10 exemplares. “

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Putz, é mesmo!

Agora que você falou, e pensando bem, a Lamborghini tem mesmo um quê de Cross Fox.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
16 anos atrás

FG: quanto as artimanhas das incorporações , realmente não dá para entender !!! ; quanto a olharmos um logo e sabermos quem fazia o que e para quem, concordo !!! Agora , e como ficou o resto do mundo nisto aí ? A um tempo atras vi um uma especíe de organograma das participações acionárias das montadoras (uma sobre as outras): É risível para não ser estranho ; dramático , considerando a questão de quem era quem e as empresas vão perdendo sua identidade , suas origens (coisas do mundo moderno, conforme Charlles Chaplin já havia previsto e feito em película …
Sugiro que tentemos achar este mapa e que se publica-se neste blog…daria uma bela discussão

Viscondi
Viscondi
16 anos atrás

Caro Gomes,
o mundo está globalizado como nunca:
veja o candidato à presidência do EEUU, O pai é mulçumano do Quênia, a Mãe é Americana, ele nasceu no Hawai mas morou na infância em Jacarta na Indonésia porque sua mãe casou com um cara de lá, para depois se mudar de volta para o Hawai onde morou com os avós que são canadenses ou qualquer coisa parecida.
Assim não é nada demais que as empresas também virem esse balaio de gatos. Ademais, há dinheiro sobrando no mundo (para alguns é claro) e essa dança de ações não refletem nem quem manda nem mesmo o valor da empresa.
Coisa de Lôco ô meu!

Eric
Eric
16 anos atrás

Bom dia amigos!!!!!
essa da foto é uma 914/6 com certeza,pois o paralama traseiro é largo.
A Porsche é a montadora mais lucrativa do mundo.E agora comprou mais um pedaço dessa pequenininha aí,uma tal de VW.
Alguém já ouviu falar???

Eric
Eric
16 anos atrás

A Porsche só para mostar quem manda vai lançar uma Gallardo com motor 1.4,para países emergentes……hahahahahahahaha

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Tem algum tempo atrás, saiu uma matéria na Carta Capital sobre o assunto… parece até que envolvia algumas questões, digamos, familiares no seio dos Porsche sobre quem mandaria em quem… talvez explique um pouco essa “compra”…

Valmir Passo
Valmir Passo
16 anos atrás

No final das contas tudo ficou em casa, pois a Porsche é do mesmo grupo da Volks.
Acontece que a Volks anda mal das pernas há muito tempo, e a administração era muito mal vista, também por diversos escândalos extra empresa. Por outro lado, a administração da Porsche é muito bem vista, pois reergueu a empresa que estava praticamente quebrada no início dos anos 90. Como não queriam que a empresa fosse vendida para grupos estrangeiros, tomaram dinheiro em bancos, e tudo fica na mesma.

Abraços
Valmir

revelador
revelador
16 anos atrás

pô Gomes, com esse pensamento fico feliz em ter meu Golf, que é fabricado pela mesma empresa que faz os Cayenne e tudo mais!

Na quatro rodas deste mês tem uma reportagem sobre os lucros das empresas e a Porsche é a campeã, se não me engano chegando a 22.000 euros de lucro por veículo….

Fernando Passos
16 anos atrás

Éh! é como ver um Lada sem dar uma risadinha quando lembro que ele é feito pela mesma empresa que fabrica o Logan… Muito triste!

vitão
vitão
16 anos atrás

sem dúvida está errado, a gente tem que se livrar dessa porcaria de Cross Fox, Tuareg, etc. e ficar só com as máquinas.

Manfred W.
Manfred W.
16 anos atrás

Gomes, o rolo é mais longo ainda.Uma boa parte das próprias açoes da Volkswagen pertencem a um pessoal da Audi (não,eu não troquei a ordem,você leu certo).Essa turma da VW-AUDI-Porsche já faz muito tempo que trocam figurinhas,é praticamente impossível dissociar um do outro.Esses dias li que iam relançar o Trabi.Já deviam ter feito isso,estão perdendo dinheiro com esse atraso,A BMW está rindo sozinha porque em Munique tem maisMmini-Cooper que Celta Preto e Fiesta Prata em São Paulo.
A Daimler-Benz,por exemplo,é dona de quase 40% da EADS(cerca de 40% também pertencem ao governo Francês).A EADS inclue as fabricas da AIRBUS,do Eurofigther,do Eurocopter,além de Cargueiros,Foguetes e Satélites.
As grandes empresas alemãs controlam muito mais do que pensamos.Portanto,meu amigo Flávio,não se surpreenda se algum dia você descobrir que uma delas comprou a LADA!

Episcopo
Episcopo
16 anos atrás

Espero sinceramente que a empresa que fabrica o CrossFox reaprenda com a Porsche como se faz um carro bom ! Não precisa ser luxuoso, afinal iria contra o nome da empresa, mas os VW tem que voltar a ser bons carros, carros confiáveis…

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Essa aquisição já tinha sido tentando ano passado, mas o conselho da VW não aprovou.

A Porsche já detinha 31% das ações da VW e agora com mais de 50%, é quem manda chover.

A VW por sua vez já detinha as ações da MAN, outra gigante no segmento de caminhões e ônibus, e agora com a Scania, torna-se um grande grupo automotivo.

Sobram então a Daimler, a Volvo e a Renault, que já pertence à Volvo.

Esse é o mundo dos negócios….

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
16 anos atrás

A Porshe conseguiu com a Cayene, em parceria com a prápria VW, o equilibrio financeiro necessário para expandir sua produção, passando assim de um fabricante artesanal para uma montadora em grande escala de carros carissimos, com altissimo valor agregado. O que ela gasta para fabricar um 911, por exemplo, é muito pouco ante o preço que todos se dispõe a pagar por ele. Dai vem toda a capitalização encima da marca nos ultimos 10 anos.
A VW, apesar de ser dona de várias marcas, andava com os lucros muito estagnados, subindo pouco para o que é gasto por todo o grupo. Logo suas ações baixaram de preço, a compra das ações pela Porshe significaram, no começo, um investimento significativo para a VW modernizar algums modelos de negócios que não iam lá muito bem, depois de algum tempo a compra de mais de 50% significa que ninguem falará mais alto que a Porshe dentro do grupo VW, mas o cotidiano ainda não muda, pelo menos até uma esperada troca de executivos chefes.
Quanto a Scania deve-se olhar em perspectiva, seu preço para o grupo VW se justificava como investimento, já que o grupo não dependia da Porshe para continuar no mesmo rumo.
Ou não?

luis
luis
16 anos atrás

as açoes da vw sao do governo alemao em sua mairoria(na forma das regioes,que sao tipo super estados)

o governo alemao(ou alguns dos governos)comprou a scania.

porem outro(que provavelmente nem estava ai com a scania) as decidiu vender

em tempo:quem aprovou a compra foram:a agencia anti cartelismo e os empregados da vw

Victor
Victor
16 anos atrás

A mãe do Piech ficou com a parte dos royalties pagos pela VW à Porsche durante anos e a parte dela da família ficou comprando ações da VW.
O Piech foi mandado embora da Porsche pelo tio, que por sinal mandou o Butzi embora também. O Piech fez os 917 e o Butzi o 911. O Ferry preferiu mandar todos os filhos e sobrinhos embora para evitar brigas. O Piech foi para a Audi e o Butzi criou a Porsche Design.
Além disso, a lei estipulava que o Governo da Bavária sempre tinha o mando na VW, ou seja, uma espécie de Golden Share que dava ao Governo o mando independente do número de ações. Essa lei foi extinta fato que permite a alguém com um certo número de ações assuma o controle.
O Piech se juntou com os sindicatos que tem assento no Conselho e conseguiu demitir o seu sucessor iniciando o take-over.
Agora foi só o anúncio.

Fuscão 72 - 2000 a a
Fuscão 72 - 2000 a a
16 anos atrás

ah, essas rodas…. lindas demais… Quem viu os primeiros capitulos da mini-serie da Globo, Queridos Amigos, lindo Porsche 911…

Carlos Galto
Carlos Galto
16 anos atrás

A Porsche lucra em cima de cada carro, em média, 22 mil doletas.
Dizem que o maior lucro da indústria automobilística mundial.
Agora, não sei é o porque da Porsche comprar a VW. Ganha o que??? O que tem de ruim ser uma indústria pequena (para os padrões das montadoras) e lucrar horrores???
Tô achando que a ganância bate às portas de Sttugart…

RAFAEL
RAFAEL
16 anos atrás

FLAVIO GOMES, VOCE VE MUITO O LADO NEGATIVO DAS COISAS. SIM LAMBORGHINI É FEITA PELA AUDI E PELA VOLK´S, MAS SE É UM CARRÃO, E DAÍ??? AS VEZES IRONIAS, SARCAMOS DE MAIS FICA CAFONA…

JV
JV
16 anos atrás

Quanto a sacaneada ao Fox, estou de acordo, carro ruim, feio e caro.