SÃO PAULO (vou não!) – Ricardo Divila, colaborador de luxo desde humilde bloguezinho, convida todo mundo para dar uma voltinha com Ari Vatanen na Ilha de Man. O anos, 1983. O carro? Esse está fácil, respondam. E a observação: como alguém topa ser navegador de um alucinado desses?
Um Opel Manta B, bem provavel o 400
Essa Rothmans era a patrocinadora da Williams no acidente do Senna.
Rally é mais dificil que F1. E o Vatanen era o Senna do Rally. O melhor
Fantástico . Dear God , Vai confiar no navegador assim lá longe …
“…dear God!” é o melhor…
sempre achei os piltos de rally o top . O navegador é alguém que tem medo de se suicidar, então arrumou alguém para fazer por ele (além de gostar de usar fralda descartável) . Agora, essas feras foram eleitas, sem dúvida.
Esse vídeo é incrível. Mandei para um amigo e a resposta dele foi legal:
“Não, não, esse aí é o Ari Toledo, ele tá de brincadeira com agente!” hehe
É… quando eu crescer vou querer guiar assim! Aliás, se eu guiar 10% disso, já fico feliz!
Oi Flávio
Rali é automobilismo de respeito, você lida com o carro em uma situação o mais próxima do real. Gosto de F1, mas o WRC enche muito mais os olhos, pena estar um pouco esvaziado. Mas tem a Subaru…
Não é a toa que esse é dos meus vídeos favoritos.
Vai controlar assim lá na Finlândia!
Flávio,
Este vídeo é bom mas nao se compara com o de Pikes Peak. É de alucinar qualquer um. Embora o navegador deste vídeo dizendo Dear Good quando o carro derrapa é demais!!Abaço.
navegador: “dear god!”
e se aumentarem bem o volume, da pra ouvir o ari falando: “Back on the notes!”
“Dear God” foi ótimo.
O Vatanen era (é) fera, mesmo. Mas, na lista de laguém aí em baixo faltou um mias louco, e grande braço, que foi embora mais cedo: Henri Toivonen.
Cojones…..somente cojones…..e muito talento para guiar a barca sem auxilio nenhum!!!!
Veja que até na reta ele dá uma brigadinha com o volante….
Ari Vatanen foi e sempre será um dos top 5 de Rally.
Falar o que ? Duplas de rallye de velocidade são a verdadeira encarnação da loucura, insesatez e insanidade …ainda bem !!!
Não se pode comparar esses caras COM NENHUM OUTRO!!!
Meio palmo de cada lado da estrada, direção mecânica, câmbio na mão, embreagem no pé, 300cv empurrando apenas as rodas traseiras apenas com autoblocante, nada eletrônico no seu Opel Manta 400 Rothmans…
Achei um depoimento do Patrick Tambay, em 1987, quando estreava no Paris-Dakar a bordo de um Range Rover oficial de fábrica.
O depoimento do Tambay para a revista foi o seguinte: “Eu ainda estava assimilando a aventura de pilotar um automóvel nos caminhos do Dakar e concluindo que um Fórmula 1 a 300 km/h num autódromo é bem menos perigoso do que acelerar o meu Range Rover num rally a 150 km/h. Num trecho de altíssima velocidade no deserto, estava no máximo e bastante concentrado quando percebi um pequeno ponto amarelo no retrovisor. Fiquei intrigado porque o ponto amarelo ia aumentando de tamanho rapidamente. Quando consegui olhar o retrovisor novamente, havia um grande vulto amarelo que manobrou para me ultrapassar. Olhei para o lado para identificar o que estava me ultrapassando e confirmei o Peugeot 205 de Vatanen. O velocímetro media 170 km/h e entendi rapidamente porque o finlandês era conhecido como “Vatanen, o Louco”.
E sobre os acidentes, outro trecho;
Um repórter perguntou ao Bruno Berglund, navegador de Vatanen no Cross Country e WRC durante alguns anos, quantas vezes haviam capotados juntos. Ele ficou um pouco constrangido por não ter certeza do número exato (coisas de navegador), mas que haviam sido 22 ou 23 vezes até aquele momento.
E o Vatanen venceu o 3º Rallye do Brasil Marlboro noa no de 1981, com David Richards de co-driver a bordo de um Escort RS 1800.
repetindo as frases de um gringo( ditas para outro piloto) que prepara carros de rali em floripa “piloto de rali tem 3 bolas, mas esse ai tem 4”
Para alimentar a velha discussão, não sei como tem gente que prefere arrancada…
Esse video é fantástico! Sonho de consumo de qualquer apaixonado por automobilismo!
história rápida:
Em 1992 no Rallye da Suécia pelo WRC Vatanen capotou o Subaru Legacy e o seu navegador Bruno Berglund, fez as vezes de comentarista para uma TV local depois do acidente.
A certa altura, o locutor (tipo GB) resolveu fazer uma média e começou a perguntar sobre a carreira de Berglund e Vatanen.
“Capotar deve ser terrivel. Quantas vezes isso aconteceu com vocês?” questionou, para depois ouvir um pensativo Berglund resmungar:
“Umas 32 ou 33 vezes. Sabe, já perdi as contas…”
A moeda do Jean Todt tinha os dois lados para Vatanen.
Jean Todt não navegou para Ari Vatanen.
de 1973 a 1981 no WRC, Todt navegou para:
Ove Anderson, Jean Guichet, Achim Warmbold, Hannu Mikkola, Jean Pierre Nicolas, Jean Claude Lefèbvre, Timo Mäkinen, Guy Fréquelin (vice campeões em 1981)e
carro: Opel Manta 400
navegador é o ingles Terry Harryman
Equipe: Rothmans Opel Rally Team
Quando digo que morro de medo de Rally, muita gente não entende.
E agora, entenderam?
O melhor comentário ,disparado , está no próprio vídeo ; “Dear God “, é tudo o que o cara consegue pronunciar. Quer dizer, o cara AINDA consegue pronunciar isso…
É um Opel Manta, mesmo. Eu também pensava que o co-piloto era o David Richards mas, pelo que diz o narrador do video, o co-piloto é Terry não-entendi-resto. Mas que o Ari Vatanen teve co-pilotos “de luxo”, isso teve. O David Richards foi um deles e, se não me engano, o Jean Todt também foi.
Sensacional, mas este video pode ser visto com melhor qualidade aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=aI5wTDFRA34&feature=related
Como já disseram aí embaixo, não dá nem tempo de sujar as calças. Em todo caso, se fosse me sentar ao lado da fera eu reforçaria o estoque de Dramin.
O carro é um Opel Ascona, talvez do antigo Grupo 4.
Opel Manta
Opel Mantra
acertei ?
Gomes, coloca aí o link da subida de montanha que o euro-deputado Vatanen faz em pike’s peak. Tão louca quanto esse rally de Manx. E o piloto-político ainda ganhou Paris-Dakar 4 vezes e sofreu um grave acidente na argentina em 85 que o deixou parado um ano. Esse é dos grandes junto a Walter Röhrl, Hannu Mikkola, Timo Salonen, Markku Alén, Juha Kankkunen e mais uma dezena de loucos que pilotaram nos rallys em 1980 e lá vai bolinha.
link do vídeo Climb Dance da Peugeot com Vatanen em Pike’s Peak: http://www.youtube.com/watch?v=DpoKHIIpqBE
Opel Manta.
Eu acho que é um Opel Manta…
Impressionante ver ele correndo ! Dá frio no estômago… E que bela controlada ! Como diria o navegador: “Dear God”…(rs)
Opel Manta, Ari Vatanen e David Richards
Me sentiria mais seguro do que andar com 95% dos motorisas que tem por aí.
Viram como é dura a vida do navegador?
Ford Scort
Olha Flavio:
Respeito muito um Schumacker de quem sou fã de carteirinha, mas o Ari tá um furo acima. Pilotar pra lá do limite num autódromo é uma coisa espetacular mas, sentar a bota desse jeito, numa pista que tem a largura do carro, confiando apenas nas informações passadas pelo navegador, praticamente um voo cego em altíssima velocidade….hummmm, sei não, mas o Ari é melhor. Cada um na sua é claro…
Eu fico com medo cada vez que olho esse vídeo, imagina então estar sentado ali, enquanto o louco quase perde o carro a 150 por hora entre dois pilares de concreto. Não dá tempo nem de fazer nas calças. Pilotos de rally são as pessoas mais auto-confiantes e loucas que se pode encontrar.