ESQUISITICES
SÃO PAULO (me lembrou alguém) – Se alguém achou interessante o buraco no bico da Ferrari deste ano, que tal esse nariz aí embaixo? Quem mandou foi o Felipe de Souza. A foto é da “Autosprint” e a legenda diz que se trata de um carro-laboratório batizado de Ferrari 126 C3. A imagem é de 1984, o piloto me parece ser René Arnoux e o ano é 1984.
Quem aqui saberia dizer que cazzo é esse aplique no bico?
Copiou dos aviões com bicos grandes para fazer monitoramento e espionagem.
Os F-1 do começo da década de 80 possuiam o piloto sentado numa posição bem avançada, pois entre o piloto e o motor, ficava o tanque de combustível (que após o acidente do Peterson, foram proibidos nas laterais do carro), como os F1 da era turbo, foram, e são até hoje, os maiores sorvedores de combustível, que já passaram por essa categoria, o tanque era monstruoso, então para manter o entre-eixo correto, o espaço que sobrava para o piloto era aquele alí na frente…..Só que’na segunda metade da década de 80, após acidentes como o do Villeneuve, do Pironi e do Paletti, a FIA determinou que os pés dos pilotos, deveriam ficar para trás da linha do eixo traseiro, e o carro deveria ter antes do monocoque, um bico deformável, com o intuíto de tornar os F-1 mais seguros à impactos frontais…
Abraços
O que ninguém comentou é que “como transmitem segurança” os carros de F1 dessa época né? dá a nítida impressão de ser a sala de espera de uma funerária!!!!! qualquer pancão de responsa e….saco!!!! realmente pilotar aqueles foguetes turbo com esse “nível de segurança” faz parecer que a F1 de hoje em dia tem carros indestrútiveis, ponto para a evolução e a engenharia, é o lado positivo da evolução da F1.
Marcelim, lógico que o Zanardi não precisa disso,
http://morticom.com/bloodandgutsinjuriesimage034.jpg
E na entrevista que deu ao Bruno,
http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/grandepremio/materias/480001-480500/480484/480484_1.html
Mostra o quanto a determinação e vontade de viver fazem dele um dos maiores esportistas do mundo!
Nada disso . Essa é a Ferrari FS -01 . FS = Fábio Seixas que serviu de molde e chegou a ser testado no Tunel de Vento em Fiorano , mas o projeto não vingou .. :0)
Só sei que o Zanardi nunca ia precisar de um troço desses…
Depois o Engenheiro foi trabalhar na Honda !!!
É uma caixa de utilidades, armada com dardos quebradores de câmbio: O piloto da frente deu trabalho? Pimba! Quebra o câmbio dele e ganha a posição. Se acabarem os dardos, atropela de uma vez, porque com esse troço no bico, vai arrebentar tudo!
Não seria para o piloto dar uma relaxada?Esticar as pernas,colocar um guarda chuva…..
Em tempo: é o Arnoux, sim, e a 126C3 não foi laboratório, competiu de verdade (sem os apêndices para câmeras, claro).
Dú, é viável pq tenho essa Autosprint! Vale lembrar que peças semelhantes eram usadas desde a época do filme Le Mans, no início dos anos 70. Tenho um DVD com o making of do filme que mostra, entre outras invenções caseiras geniais do pessoal da maquinaria, uma traquitana semelhante.
E para os que não entenderam, o orifício para a lente está do outro lado.
Para o Sérgio Luis Rodrigues e quem mais quiser, é a estatistica “urubulina” do esporte automotor mundial:
http://www.motorsportmemorial.org/
é só acessar.
Não sei não! Só sei que é feio pra diabo!!!
Essa do Caca é viável, e se for câmera, FG, estamos anos luz adiantados.
http://www.velocidadeonline.com.br/fotos/displayimage.php?album=250&pos=51
na verdade é uma mira…
para o piloto “mirar” as curvas e retas do autodromo e nao fazer igual o massa fez em silverstone…
Trata-se de uma “caixa aerodinâmica” para ocultar uma câmera de 16mm. Mais uma invenção do precursor Alain Boisnard ( o mesmo que filmou, para a Elf, dezenas de carros com câmeras on-board, inclusive a Tyrrell P34 de seis rodas pilotada pelo Sir Jackie Stewart) para reduzir a trepidação das imagens. Note-se mais uma traquitana para prender outra 16mm no santantonio do carro.
Engenheiro da Honda que trabalhava em desenvolvimento de sidecar e foi contratado pela Ferrari para desenvolver um carro de F-1
Não tinha a Ferrari bico de pato? Essa era a bico de tucano.
Em 1961 a Ferrari projetou as famosas F156 chamadas de ‘Shark Nose’. Essa F126 C3 de 1984 deve ter sido a “Papagaio’s Nose’.
E depois foi trabalhar na Honda…
O piloto é vesgo?
E o cockpit é mto curto mesmo. Será que o piloto é o Ferrugem?
Ou seria o ET do Rodolfo e Ratinho? O ET é vesgo
http://youtube.com/watch?v=a7XesHB5ox0
Vâmu ET!!!
Independente do que seja, tomara que as soluções para o Kers não tenham um visual parecido com isso…
Esquisito mesmo. E o comprimento do cockpit é mais esquisito ainda, mto curto… dá até a impressão que o piloto está sentado numa cadeira normal.
É o famoso bico Luciano Huck…
Primeiro teste do amortecedor de massa… Deixaram de lado durante alguns anos e depois foi aperfeiçoado e reativado pela Renault.
flavio, alguns anos atras o jornal da tarde trouxe uma materia espetacular denominada:”a longa lista negra”, trazia esta reportagem a lista de todos os pilotos mortos na pista de formula 1, nao lembro o nome do jornalista que fizera a reportagem e hoje me arrependo por nao ter guardado aquela materia.
seria possivel vc me enviar , se nao todos, mas aqueles acidentes que ja tiveram na formula 1???ficaria muito grato.outra coisa, vc podeira me dizer por onde anda o edgar mello filho…edgar que era o comentarista de formula 1 na radio bandeirantes e depois trabalhou tambem na radio globo, mas foi uma passagem rapida, e depois nao tive mais noticias do excelente edgar mello filho.
sergio luiz rodrigues-sao vicente
Flávio, desculpe perguntar outra coisa que não é relacionada à este post, porém estou precisando que você me envie o link que colocou em um Post “Dica do Dia” já a muito tempo (acho que em feveveiro) que tratava de mostrar Manuais de veículos, você lembra disto? Se algum puder ajudar, agradeço antecipadamente! Obrigado a todos!
Parece algum tipo de equipamento de teste, telemetria, ou algo assim, este nariz não parece fazer parte do carro, esta parecendo algum equipamento de leitura de desempenho, sei lá , acho eu que é isto, quem sabe alguem descobre a verdade, rs
Também
Dei uma procurada no Santo Google e olha só:
Auto Center Peão Vermelho
Passa lá pra regular, Ferrari!!!
http://www.hotfrog.com.br/Empresas/Auto-Center-Pe-o-Vermelho
É um KubiCar
Dú,
Essa página é Dú mesmo, hein. Antropologia da Fórmula 1.
Viram que não funcionou e fizeram um furo no bico pra funcionar em 2008.
Hahaha boa Vitão!
Cara, isso é uma doidice. Dei uma procurada no Santo Google e olha só.
http://www.pbase.com/bestseller/formule1&page=all
FG, o Pandini que se vire, este bico não tem explicação.
Fui, senão a coisa aqui não vira hj.
era o pré-teste da adaptação para a napa do Prost.
É uma barbatana de tubarão para corridas sob chuva como a de Silverstone…