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terça-feira, 22 de julho de 2008 - 8:58F-1, InfoRace

INFORACE EXPLICA ALEMANHA

SÃO PAULO (bárbaro) – O InfoRace do GP da Alemanha, exclusividade Grande Prêmio, já está no ar. E elucida muita coisa sobre a corrida de Hockenheim. Vejam, por exemplo, os tempos de volta de Nelsinho antes e depois do pit stop — um desempenho medíocre até a volta 35, ótimo depois disso.

Vejam, também, como Hamilton voou baixo depois de sua segunda parada. E vejam como Kimi perdeu tempo em seu pit stop, esperando por Massa.

Vejam tudo e comentem aqui! Esse InfoRace é demais!

42 comentários

  1. adriano m. disse:

    tudo legal galera,se charles whiting(comissário da FIA),não viu nenhuma irregularidade,e tal artifício mecânico não fere os estatutos…
    se a equipe do “pangaré rampante” não teve competência de lutar contra a mclaren,problema deles.
    quem tem inteligência sai na frente,quem não tem,corre atrás do prejuizo.

  2. FLÁVIO B. PENNA disse:

    Esse INFO RACER é uma MARAVILHA!!!!Indico a todos que curtem F-1.Faço um paralelo a gráficos da BOLSA DE VALORES,quanto o desempenho das ações.Espero que minha FERRARI, melhore……vai ser meio dificil…………..pergunto c/ humildade ao dono do blog:”ESSA BORBOLETA DE 4 MARCHAS ESTÁ INFLUINDO NO DESEMPENHO DA MC LAREN??PELA MINHA LEIGA OPINIÃO………..ESSE ARTIFÍCIO NÃO SERIA UM CONTROLE DE TRAÇÃO MÁSCARADO?”Aguardo a resposta.

  3. Rodrigo Moraes disse:

    Excelente a idéia do Nelson de se poder comparar a performance de dois pilotos sem que eles estejam em posições subsequentes. Eu costumo fazer essa comparação (na “unha”) entre pilotos de mesma equipe, afinal o primeiro adversário de um piloto é seu companheiro. Seria legal poder acompanhar Alonso X Piquet, Raikonnen X Massa, Button X Barrichello, por exemplo.

    E, Marcelo, clap clap clap, de pé!

  4. Alexandre Gomes disse:

    A minha pergunta é se o Massa não tivesse insistido na briga com Lewis , se ele teria tempo para alcançar o Nelsinho? Pois os tempos dele, antes de ser ultrapassado, apontava para chegar em Nelsinho em 2 voltas.

  5. leoengelmann disse:

    Hamilton foi perfeito.

    Na corrida disputada, somente ele conseguiu manter o mesmo ângulo de reta no gráfico ( uns 30° ), mesmo depois de ter colocado mais combustível a curva dele é ascendente.

    Esse Infográfico é duca, FG. Os números não mentem. hahaha

  6. Stênio disse:

    Não me parece que as alavancas a mais do volante da McLaren sejam algum controle de torque. Pelo que sei todos os volantes têm 4 alavancas: duas para mudar marchas e duas para acionar a embreagem. Em curvas de primeira ou segunda marcha é possível que o piloto dose a cavalagem despejada ‘queimando’ um pouco a embreagem.

  7. Boa Noite Flávio Gomes:
    Acho que é confusão minha mas enfim, essas borboletas atrás do volante da Mclaren não é a embreagem não?Isso mesmo, o piloto seleciona a 1 marcha na borboleta de cima e controla a embreagem na de baixo na hora de sair do box e principalmente na largada, depois que o carro esta em movimento não se utiliza mais tal borboleta….Sei la, vi uma entrevista do Massa pro Galvão Bueno, Reginaldo Leme e Luciano Burti onde ele mostra o volante de 2007 e ja nesse volante o Galvão até pergunta o porque de 4 borboletas e o Massa explica o que eu descrevi acima, será que não é viajem mesmo da mídia, ou tem uma chave seletora no volante que escolhe como esta borboleta sera usada?
    Grande abraço e parabéns pelo ótimo trabalho!!!

  8. Roberto disse:

    Uma questão que em intriga, mesmo sendo punido , e ter que sair em décimo lugar no grid na França, como explica a total falta de capacidade de reação do Hamilton naquela corrida, afinal o cara não é o menino prodígio da formula 1, pois é , no final o Massa enfiou quase trinta segundos no lombo do Kovalainem e no Hamilton , quase 1 minuto .
    Depois veio a corrida da Inglaterra e da Alemanha e tudo mudou, e mudou muito rapidamente.a Mclaren vou na chuva na corrida da Inglaterra e na Alemanha brincou de formula 2 com todo mundo, pois formula 1 era só o Hamilton
    Realmente impressionante !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.
    Já tá um zum zum zum, de um tal de controle de tração camuflado de “rebimboca da parafuzeta “, e por “coincidência” e justamente no carro do Hamilton , como manda o “regulamento “a FIA vai inspecionar o motor.
    Num momento em que a Mclaren, como fez de 2006 para 2007 , dá um salto de qualidade muito grande, ocorrem algumas descobertas , são coincidências muito “coincidêntes”, não acham
    Será que a Ferrari que vinha dominando o campeonato, desaprendeu a fazer carro de corrida, ficou tão ruim assim ?????
    Vamos esperar para ver o tal ” Milagre ” da Mclaren

  9. vitão disse:

    Sei que não é bem assim, mas lembram-se da época Piquet -MAnsel ? e se o rebento estiver dando uma regulagem e depois mudando? Hoje a F-1 é muito mais controlada dentro das equipes, mas vai ser engraçado se o garoto estiver passando a perna no chiliquento.

  10. Roberto disse:

    Que me desculpem alguns, mas tem gente achando que o Massa deveria fechar a porta dificultando a ultrapassagem do Hamilton, discordo totalmente, a Ferrari caiu muito de rendimento, os motivos, derão decobertos, por isso garantir um terceiro lugar no momento foi a decisão mais correta e sensata do Massa.
    Passo a contar uma historinha, em 84 em Monaco, debaixo de um diluvio e tentando impedir a vitória do Senna, achando que estava beneficiando seu amigo Prost e , Jack Ickx encerrou a corrida na metade das voltas, na época o vencedor ganhava 9 pontos e por ter corrido sómente a metade , e conforme previa o regulamento, Prost ganhou metade dos pontos, ou seja 4,5 pontos.
    Naquele ano Nick Lauda ganhou o campeonato por apenas meio ponto, se Prost não tivesse recebido a ” Tal ” ajudinha do Ickx e continuado a prova, Prost teria chego em segundo e ganho 6 pontos, e teria sido campeão com 1 ponto na frente do Lauda.
    Moral da história: ” A Cezar o que é de Cezar “, nada mais e nada menos.

  11. Mirax disse:

    De uma hora pra outra!?. Enquanto a gente tá aqui escrevendo no blog, os caras estão nas fábricas desenolvendo, estudando, criando, pesquisando…e o pessoal diz que foi de uma hora pra outra.

  12. Pedro Jungbluth disse:

    O Renault do Piquet funcionou muito bem com os pneus macios, isso com certeza ajudou.

  13. Marcelo disse:

    Nelson, a idéia é ótima: podermos escolher quais pilotos acompanhar a evolução, e não só o p+1 e p-1. Valeu, anotado!

  14. Vinícius disse:

    Um outro detalhe sobre o “caso” Mclaren:
    Talvez a resenha desse Mark Hughes esteja um pouco inexata, pois olhando o volante da Ferrari (http://www.formula1.com/news/technical/2008/787/505.html), percebe-se que a Scuderia também se vale de quatro borboletas; e pelo que li em algum forum (porém não tenho confiança plena nessa informação) ,outras equipes também possuem mais de duas borboletas.

  15. revelador disse:

    esses caras são engraçados…. largam na frente e só fazem m.erda nas provas, agora ficam desdenhando do segundo lugar do garoto…. queria ver se o Webber ou o Alonso tivessem chegado no pódio se eles iam dizer: “minha colocação foi uma piada”…. ou “esse resultado foi um absurdo”…..

  16. Wagner disse:

    Imaginem o que teria acontecido se fosse ao contrário o abastecimento da Ferrari, com o Massa parado esperando o Kimi abastecer e só depois ser atendido. Os filhotes de Galvão Bueno + o próprio estariam estrebujando até agora. Incrivel como certas pessoas tem um complexo “brasileiro” de inferioridade, sempre quando há um erro é sempre contra “nós” mas quando levamos vantagens há o ego da chamada “Lei do Gerson”, ou pior se calam.

  17. Nelson disse:

    Marcelo, é você o pai da criança?
    Parabéns. Fantástico. Se tiver os dados de pneu, melhor ainda.

    Deixa eu te perguntar se dá pra fazer o seguinte lance:
    Eu queria ver com detalhes o comparativo Massa-Hamilton, ou qualquer dupla de pilotos naquela opção do infobox “Lider,pos+1,pos-1” ou na “pista simplificada”.

    Se a diferença entre a posição dos pilotos num determinado momento é maior do que + ou – 1 ( por exemplo, 5o. e 2o.,) eu teria que inibir/desabilitar momentaneamente os pilotos que estão nesse miolo (no exemplo, o 3o. e 4o.) para ter os dados de 5o. versus 2o.. Isso seria possivel?

    É uma dúvida ou uma sugestão. Parabéns pelo excelente trabalho,

    Obrigado

  18. Vinícius disse:

    Sinceramente Flávio,
    acho que os sites nacionais deram um tiro pela culatra nessa notícia do câmbio da Mclaren. Primeiro, esse assunto não repercutiu na imprensa estrangeira (ou naquelas que consigo ler, que são as principais: italiana, espanhola, inglesa e até mesmo a francesa). Segundo, essa notícia é na verdade uma resenha de Mark Hughes na qual em nenhum momento se pretende dar um “furo” de reportagem, pelo contrário: ele, ao comentar os aspectos técnicos da prova que ele considera positivo (o câmbio da Mclaren) e negativo (a asa dianteira da BMW), dá a entender que essas quatro borboletas já são de conhecimento do mundo da fórmula 1 há algum tempo (talvez até desde o princípio da temporada) e que agora, com as últimas evoluções, podem estar fazendo a diferença na performance em relação à Ferrari. Tanto que a retenção do motor estava prevista, e é independente (inclusive no tempo) desse comentário que na europa não mereceu mais do que algumas linhas em uma publicação sem tanto destaque na área de esportes a motor.

  19. Conrado Freire disse:

    Só um comentário:

    A fase européia está mostrando um Piquet MELHOR que Alonso.
    Vide as últimas 4 corridas. Piquet quase conseguiu 3 pódiums. Pra mim, isso é MUITO impressionante.

  20. Roberto disse:

    Bom dia pessoal:
    A imprensa Inglesa publicou uma matéria sobre a volante da Mclaren, o volante tem duas borboletas a mais ,fazendo com que o motor altere seu torque conforme as curvas, fazendo com que o pneu não patine em falso, ou seja é um controle de tração disfarçado de “rebimboca da parafuseta “.
    Esse troço vai dar pano pra manga, pois uma coisa não podemos deixar passar em branco, é o fato da Mclaren de uma hora pra outra, começar a andar muito mais que a Ferrari, será que descobriram o tal milagre da Mclaren ??????????
    Outra coisa , seria coincidência também aplicarem o artigo do regulamente que retem o motor de uma carro para averiguação, e justamente o motor do Hamilton !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Acho que a FIA esta de olho na Mclaren, afinal,quem mandou fazer trambicagem em 2007.
    X i i i i i i i i i i i i i, tá cherando arroz queimado…

  21. Adilson disse:

    Esses pilotos estão é com inveja da ótima colocação do Piquet. Se o Webber tivesse chegado em segundo, será que iria reclamar do regulamento???
    Quanto ao rendimento do início da prova do Piquet, que disseram que foi medíocre. E, depois da parada no boxes ter andado no mesmo tempo dos ”feras”, prova que ele se tivesse um carro bom, também poderia andar na frente.
    Abraços.

  22. Dr. Koroiva disse:

    Na primeira parte, o Piquet ficou preso no bolo que tinha Button, Coulthard, Rosberg, Barrichello e Nakajima. E como era o mais pesado de todos, só podia acompanhar mesmo. Por isso, também se atrasou muito. Depois do Safety-car, o desempenho dele mudou completamente.
    Acho que a Ferrari cometeu um erro de estratégia trazendo os dois pilotos ao mesmo tempo. Ainda tinha muito tempo e o Kimi Raikkonen deveria ter mais gasolina que o Hamilton. No mínimo, ele chegaria à frente do Heidfeld. Acho que se fizesse a mesma estratégia do Hamilton, poderia ter chegado em terceiro.

  23. Tevez disse:

    Ontem sonhei

    Que a Maclaren via caixinhas que fabrica tinha dado jeito de fazer os outros ficar pra tras e que o Hamilton esta acelerando mais que o devido pelo que a diferencia fica na cara…

    Mesmo o pessoal pedindo a ele não fazer isso “riscos” eles dizem…que nada… é pra nao levantar a lebre!

    Que se o Klock não batia ele metia uma volta no quarto colocado.

    Acredito no que sonhei?
    Ou acredito que o massa em corrida é mais de meio segundo mais lento por volta do que ele?

  24. Mirax disse:

    Fábio, a FIA tá procurando cabelo em ovo. Até o motor do carro do Hamilton já foi lacrado pra vistoria.

    Agora estas duas borboletas a mais, se é que são elas que estão fazendo a diferença, palmas pra McLaren que encontrou uma forma de diminuir a ausência do controle de tração.

    A Ferrari agora vai chorar nos pés de Max Mosley, pra poder punir a equipe inglesa.

    E talvez seja até especulação dos jornais, como é que o carro é vistoriado e ninguém ver algo no volante que seja proibido.

    Acho que estão querendo justificar duas derrotas seguidas por incompetência.

  25. disse:

    O que o Alonso não fala, é que CHUPOU o setup do carro do Nélsinho para a Q1, e na corrida foi para a pqp.
    Seria o Alonso um Espanhol Argentino? ahhaahahah

  26. Regi Nat Rock disse:

    Aleluia!
    Consegui aprender como funciona a bagaça.
    Tava achando que a hora de ir pro asilo estava chegando. Ufa!.
    Realmente, ferramenta muito interessante. Virei fã.

  27. Marcelo disse:

    Li que a Bridgestone vai por também marca nos pneus de chuva para sinalizar o tipo usado (chuva ou chuva pesada). Essa ausência de indicação de como os pilotos estão calçados em cada trecho é uma deficiência que temos no InfoRace. Tentaremos resolver isto logo, quiçá para a próxima corrida. Mãos à obra!

  28. Ariosto Freitas disse:

    Sinceramente o Felipe Massa bem que poderia ter dificultado um pouco mais a vida do LH, afinal, se tivesse mantido a linha de dentro, o ferrarista teria pelo menos adiado a ultrapassagem. Mas como todos vimos ele praticamente “abriu as pernas” pro LH passar.
    Mudando de assunto, o terceiro lugar de Rubens Barrichello em Silverstone e o segundo de Nelsinho Piquet em Hockenheim tem despertado uma certa inveja de outros pilotos.
    O bicampeão Fernando Alonso deve ter ido direto pro chuveiro chorar. Ele pode ser um excelente piloto, mas o cara acha que só ele tem o direito de ter grandes resultados.
    Já Mark Webber, da Red Bull, acha que o resultado foi injusto com outros “bons pilotos como ele”.
    Ora bolas, foi uma tremenda coincidência a batida do Timo Glock da Toyota, logo após a única parada de Piquet nos boxes.
    Não vi nenhum outro piloto reclamar do que aconteceu.
    Quantas vezes se viu na F1, um grande resultado acontecer após erros de adversários ou acidentes.
    Só há um motivo para os comentários desses dois pilotos: INVEJA!

  29. max disse:

    impressionante como os leões de treino da temporada, alonso e Webber tão reclamando do pódio do Piquet…. os caras fazem kagad.a nas corridas e agoram ficam desdenhando o pódio do garoto….

  30. TORCEDOR BRASILEIRO disse:

    Já falado em outro comentário, seria legal melhores explicações sobre o tal controle de torque da McLaren. se isso se confirmar eu acredito que eles estão usando um controle de tração diferente, mas ainda um controle de tração. Do meu ponto de vista, cabe punição. Esse elemento extra talvez explique a facilidade do Hamilton em Silverstone (não estou desmereçendo a pilotagem), mas a vantagem é enorme quando com a pista encharcada você puder reduzir o giro nas retomadas.
    Abraços
    Força esquadra Brasileira…!!!!!

  31. Kaká Agra disse:

    Se a classificação da Fórmula 1 fosse por países, nesta temporada estaria da seguinte forma:

    POS. PAÍS PTS.
    1 FIN 79
    2 BRA 75
    3 ING 67
    4 ALE 60
    5 POL 48
    6 ITA 20
    7 AUS 18
    8 ESP 13
    9 JAP 8
    10 FRA 2

  32. Fabio disse:

    A pulga está atrás das orelhas Ferraristas. O que é que a McLaren encontrou para esse salto de desempenho? A pole do Kovalainen em Silverstone demonstra que não é só o carro do Hamilton que está voando. Será que a McLaren descobriu a “pólvora” desse ano com as borboletas duplas?

    Só espero não ver a vergonhosa parceria FIA-Ferrari derrubar o avanço dos rivais, como fez com os pneus Michelin em 2004 (mudando a maneira de medir os sulcos), ou como fez em 2006 com os amortecedores da Renault.

  33. Léo disse:

    Mark Webber, da Red Bull, classificou como “bizarro” o fato de Nelsinho ter conseguido chegar em segundo lugar aproveitando-se da atual regra do safety car.

    “A entrada do carro de segurança ocasionou um resultado bizarro e acho que a regra atual é uma piada”, escreveu em sua coluna na BBC.

    “Fiquei feliz por Nelsinho Piquet ter terminado em segundo, dado o início de temporada que ele teve, mas a F-1 é melhor e mais profissional do que as regras que temos para o safety car neste momento”, explicou.

    “Parece muito amador quando um piloto quase vence uma corrida depois de largar em 17º e ultrapassar apenas um carro, a Williams de Kazuki Nakajima, e isso porque ele rodou. Para mim, a F-1 não é isso”, disse.

    O australiano agora pede por uma mudança nas regras para as próximas etapas. “Nelsinho (Piquet) seria o primeiro a concordar que o segundo lugar não foi merecido. Nenhum piloto gosta do sistema atual. Não gostamos de resultados conseguidos por sorte. As equipes e a FIA (Federação Internacional do Automóvel) estão tentando encontrar uma situação melhor sobre o safety car, mas não está fácil”, finalizou.

  34. R/T disse:

    E, Mclaren, não se emenda mesmo, hein ?

    Depois trapaceira é a “Scuderia” hein

    Um aparte aqui, porque essa bizrrice de KERS ? Na Pag. do GP aqui, tem a noticia sobre um acidnte com o KERS envolvendo um mecanico da BMW, a RB pegou fogo quando testava bateria, porque essa palhaçada ?

    F1 é esporte, é competição, não disputa de eco chatos !

  35. disse:

    Aposte $100 e ganhe $80.000 Vi isso tbm!
    A casa tremeu a partir da 37 volta, ele vendo o Inforace deve até suar frio novamente.
    Quie bela sorte e pulo do gato do Nelsinho, e faz parte oras.
    Seguinte, aproveitando o post, e sobre as camisetas.
    Quem for de fora, ou não pode comparecer, estou despachando hj. e amanhã, graças ao final da greve do monópolio dos Correios.
    Qualquer coisa, [email protected]
    Abs.

  36. R27 disse:

    FG, um show de ferramenta. Valeu

  37. Gorpo disse:

    Será que o gráfico explica as 2 borboletas a mais no volante da McLaren também? McLaren trapaceira como semper na esperteza vai se ferrar de novo.

  38. Rodrigo Moraes disse:

    Espetáculo o Inforace! E agora que tem inglês, vai ser febre mundial!

    Só me permitam discordar da opinião do FG. Não acho que o Nelsinho tenha feito uma corrida medíocre até o pitstop. É sabido que ele tinha o carro mais pesado do grid, tanto que foi o último a parar. E que a Renault não é nenhum avião. Só a partir do Safety Car é que ele ficou em igualdade de condições com os outros pilotos (com exceção de Hamilton e Heidfeld, que estavam mais leves), e então ele foi mais rápido que a grande maioria deles. O melhor comparativo é o Alonso, que chegou 30 segundos atrasado em relação ao Nelsinho.

    Eu acho que estava faltando confiança no próprio taco e, óbvio, classificar melhor. Ritmo de corrida ele tem. Ele está andando bem atrás do Alonso porque o espanhol é melhor piloto e mais experiente (sejamos realistas), mas principalmente porque tem crédito junto à equipe. Alonso pode andar feito uma besta louca, dar uma rodada aqui, uma batida acolá, que ainda tem crédito. O Nelsinho não pode nem pensar em detonar o carro (pelo menos não podia até a Alemanha), então tem que andar mais comedido. Se derem um voto de confiança pro Nelsinho, se chegarem e falarem “enfia o pé e vê no que dá”, acho que ele vai pras cabeças.

  39. Humberto Corradi disse:

    Os gráficos explicam muitas coisas. O desempenho de Kovalainen se altera em quase 2 segundos para que Hamilton possa passar. De 1:17 para 1:19 e depois voltando ao normal.
    Na volta 64, com Hamilton na frente, os dois(!!!) giram em 1:16.
    Equipe focada num só piloto. Kovalainen tem que deixar o companheiro passar. Senão fosse assim a corrida seria outra.
    A Ferrari que se cuide.

  40. Marcus disse:

    Quando disse que vc chamou o desempenho de medíocre me referia até a 35ª volta.

  41. Marcus disse:

    Flávio, chamar o desempenho de Nelsinho médiocre é ser simplório demais, esta mais para comentário de torcedor do que de analista.
    Acho que temos que primeiro considerar que ele além de ter um carro ruim, ele era o piloto com o carro mais pesado da pista, e pelo que vimos, muito mais pesado que os outros o que de cara faria comque fosse mais lento mesmo.
    Por isso creio que ele tinha mais era que esperar seu caro ir perdendo peso para começar a ser mais rápido, o que vimos que aconteceria, pois pelo que vi na corrida, ao entrar no Box ele estava em 13º e como seu carro melhorou muito, sendo um dos mais rápidos ao final da corrida é justo supor que ele conseguisse pelo menos um 6º ou 7º lugar.
    Além do mais, ele não estava (e ainda não está) numa posição de arriscar demais, seu objetivo tem que ser terminar as corridas mesmo, se aproveitando dos erros dos outros e quando tiver oportunidade ultrapassar os adversários.

  42. InfoRace Addicted disse:

    É isso aí Flávio.

    Ao invés do pessoal ficar falando que o Massa e o Nelsinho deram mole pro Hamilton, dá pra ver o quanto o LH estava voando.

    Massa declarou que teve problemas de freio na última fase e isso se confirma nos tempos. Pode-se ver que o Nelsinho estava bem melhor que ele e do que muita gente (menos o Hamilton). O máximo que deu pra o Massa fazer foi segurar o Kovalainen e principalmente o Heidfeld.

    E quem quase sifu… foi o patrocinador do Milan, Kaká e cia, (bwin – a casa de apostas). Já levaram um preju com a Volta mais rápida do Heidfeld, e se o Piquet Jr. ganhasse a banca quebrava.
    O Nelsinho sempre esteve nas últimas posições nas apostas, pagando 800 para 1.

    Aposte $100 e ganhe $80.000

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