DICA DO DIA

SÃO PAULO (precioso) – É simplesmente espetacular esse vídeo de 1959 sobre a construção de Brasília, enviado pelo Jovem Jovino. Para quem, como eu, acha essa cidade um lugar especialíssimo, vale cada minuto.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Demerval Caixeta Jr.
Demerval Caixeta Jr.
15 anos atrás

Ah! Os candangos! Não fossem eles….

Zalex
Zalex
15 anos atrás

Parabéns pela dica… muito interessante esse lado da nossa história aqui de Brasília. Moro aqui desde 1963, e pensava que sabia de tudo… dessa GEB eu não sabia.
Estranho que ninguém jamais foi atrás disso.

Zé Pigossi
Zé Pigossi
15 anos atrás

Gira mesmo, e no’s que somos apoliticos achando que só na ditadura havia carnificina.
Mutio exclarecedor esse videu
parabens e um abraço

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Muito boa Flavio! Concordo plenamente! Além do dedo eles deviam enfiar os Hummer’s também naquele lugar!

Clone
15 anos atrás

Eric,
Te mandei este vídeo em seu email juntamente para os outros comparsas, mas vou te mandar novamente.
O meu pai sempre foi um homem bem humorado, brincalhão e contador de piadas, mas quando se falava na GEB o semblante dele modificava, pois ele chegou em Brasília em 1959 e presenciou esta chacina e outras atrocidades cometidas na época da construção da cidade.
Mas falar nisto, ninguém dava crédito, pois sempre existiu o lado bom da construção da cidade e os benefícios que ela trouxe para o país e sempre passava batido.
Este vídeo mostra um pouco do lado obscuro da construção da cidade, quando operário eram explorado até a exaustão, com precárias instalações de moradia e comida e o festival de poeiras que transformavam o canteiro de obras num verdadeiro deserto.
Em 1980, recebi um apartamento funcional e o comprei 10 anos depois quando saiu a venda e eles eram administrados pela SUCAD e nós pagávamos taxa de ocupação.
Tínhamos um garagista, muito gente boa e eu sempre o ajudava, às vezes dava almoço e até emprestei dinheiro para ele. Até o dia em que ele me disse que me achava muito gente boa e se eu precisasse de alguma coisa, era só falar com ele, se tivesse alguém me perturbando, ele dava um jeito no cabra. Aí eu lhe perguntei, dava um jeito como? E ele me respondeu que dava um sumiço nele, despachava o cara para o outro mundo. E eu fiquei assustado com o que o garagista havia me proposto e num encontro com outro morador comentei o que havia acontecido e ele me falou que o cara teria sido integrante da GEB (guarda especial de Brasília) e aí eu fui entender o porque da proposta.
Esta guarda quando era chamada todos ficavam com medo, pois sabiam que coisas ruins iriam acontecer.
Enfim, de toda a beleza que a cidade proporciona para nós moradores com construções limitadas em 6 e 4 andares no plano piloto, sem arranha céus que sufocam a gente e toda sua beleza arquitetônica, houve um lado de muito sofrimento dos candangos que aqui vieram tentar a sorte.
Jovino

Brenna Belga
Brenna Belga
Reply to  Clone
6 anos atrás

Eu queria o vídeo.
Você poderia me mandar tbm?
[email protected]
Ou se preferir, poste em algum lugar para q eu possa ver e compartilhar.
Gratidão

Rodolfo I. Vieira F.º
Rodolfo I. Vieira F.º
15 anos atrás

Muito legal , quanta história por trás deste vídeo !

nuclearforce
nuclearforce
15 anos atrás

Nelson Piquet fala que é a melhor cidade do mundo….o cara conhece…

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Gomes,
Como vc deve estar sabendo daqui 2 anos será comemorado os 50 anos de Brasília. Seria muito bacana conseguir uma corrida de antigos no circuito montado para as primeiras 1.000 milhas realizadas aqui, ou pelo menos em volta da Rodoviária.
Você que conhece muita gente bacana poderia começar a disseminar essa idéia.

Eric
Eric
15 anos atrás

Grande Jovino…
Manda no meu e-mail meu amigo,pois no blig não abre aqui na empresa.

Abração

JOSERENATO
JOSERENATO
15 anos atrás

Como faço para mandar fotos para o Blog??????