MENU

terça-feira, 30 de setembro de 2008 - 14:47Brasil, Foto do dia

FOTO DO DIA

SÃO PAULO (quanto DKW!) – Do lote enviado pelo Humberto Corradi, mais uma cena urbana dos anos 60. Esta foto é de Salvador, segundo a legenda. Reparem que não tem um carro preto sequer na paisagem! Baianos, manifestem-se! Onde é? Como está hoje?

29 comentários

  1. Mauricio Flexa disse:

    E dois fuscas da mesma cor ( marrom ou bege ) na reta a milhão…

  2. PVBilt disse:

    Repararam no Candango teto rígido (tem hífem) no canto inferior do lado esquerdo.

  3. Plácido de Araujo disse:

    Eu contei 6 carros pretos(5 com certeza pois fiquei em dúvida em 1). E somente 1 jipe (acho que Toyota Bandeirante), com estepe do lado de fora…. E pensar que hoje esses carros têm que ter cadeado para não levarem o estepe.

  4. Ricardo disse:

    Boas,

    Tem um carro bem grande, parece uma VAN, mal estacionada pra caramba… o cara do Fusqueta Branco deve ter ficado bem feliz.

    Me lembro bem da decada de 70, na minha memoria parece que tinha as mesmas cores dessas fotos…rs rs rs!!!

    Abraços

  5. Alcaide disse:

    Algumas correções. A praça em questão é a Praça Municipal. O prédio a esquerda é a atual Câmara de Vereadores e na época abrigava tb a prefeitura de Salvador. Este prédio mantêm as suas características originais e é um dos mais antigos da cidade, erguido em meados do século XVI e abrigava na época a Casa de Câmera e Cadeia e foi a sede do Governo Geral. O prédio em frente, é o Plácio Rio Branco, antiga sede do Governo do Estado. Hoje funciona a Bahiatursa e algumas outras secretarias. É um prédio com características Neoclássicas e a sua última reforma data do final do século XIX. O local de onde foi feita a foto não existe mais e não era a antiga prefeitura de Salvador. Hoje funciona a atual prefeitura e o prédio, de gosto duvidoso, é uma verdadeira Trapizonga, um atentado ao conjunto barroco que forma o centro de Salvador.

  6. João Kohl disse:

    Na época quem usava carro preto era oficial da justiça ou era morto em carro de funerária.

  7. Andrá Barbosa disse:

    Desses carros todos o que mais me impressiona é a Rural Willys. Até hoje encontramos muitas rodando pelo interior da Bahia, era o Pajero daquela época. Existe um site bem interessante cujo endereço é http://ruralwillys.tripod.com/

  8. Marcelo da Fonseca disse:

    O Palácio Rio Branco, que aparece de frente, foi um dos primeiros (senão o primeiro) palácios construidos no Brasil. Foi sede do governo geral, depois do governo do Estado e hoje abriga umas fundações públicas. Por fora está igual a hoje, assim como o prédio da Câmara de Vereadores, à esquerda, mas por dentro foi todo reformado nos anos 80. Vale a visita.
    No mais, de diferente dos dias atuais só o que o Celso ai em cima falou que não para mais carro, e o trânsito, que só fica livre assim de madrugada…

  9. Joaquim disse:

    Nos anos 60 – ou até meados dos 70, creio – carro preto era oficial ou de funerária. Época que as fábricas esmeravam-se nos seus catálogos de cores, mas aconteciam também verdadeiras aberrações cromáticas. Lembro-me de uma versão do VW TL com uma cor verde limão metálica que era um primor de mau gosto. Isto lá por 1970. Tinha carro cor de abóbora, alaranjado, amarelo, verde, azuis (com vários matizes), brancos…um verdadeiro caleidoscópio !
    Raro mesmo era um prata metálico. Lembro-me vagamente de uma versão do Puma-DKW 1966 nesta cor.
    Outros tempos…

  10. Ricardo Toribio disse:

    FG,
    Essa é a praça municipal, o prédio em frente é o Palácio Rio Branco, na época da foto sede do governo estadual, hoje sede da BAHIATURSA, empresa de turismo do estado da Bahia. Em frente no se pode ver é a prefeitura. Do lado direito da foto está o elevador Lacerda e o prédio a esquerda é a câmara municipal. A rua entre a câmara e o palácio Rio Branco é a rua Chile.

  11. nuclearforce disse:

    era um mundo colorido, com esperanças….

  12. Marco Aurélio disse:

    Tem um preto sim…

  13. Edward Botelho Fernandes disse:

    Flavio,

    Pocha vida, nesta época eu nem tinha o prazer de conhecer
    Salvador . Conheci sòmente em julho de 1983, depois fui
    mais oito vezes , a última em janeiro de 2008. Em 1983 os
    Fuscas foram substituidos pelos Gols. Aidentificação do local está correta, porém o prédio em frente é alguma coisa parecida com Secretaria da Fazenda ou Ministério da Faznda.

    Sds

    Edward

  14. cesapar disse:

    eu vi um DKW capotado! o numero era 69.

  15. Mario disse:

    FG,

    uma coisa impressiona, nós somos considerados um povo alegre e só vemos ou carro preto ou prata, enquanto o europeu que é sisudo quase não usa carros dessas cores, veja que antogamente eramos menos voltados ao consumismo, pois a justificativa é que carro prata é mais fácil de revenda, infeliz é o povo que deixa suas ruas cinzentas por causa de grana, se eu fosse politico obrigaria nossas fabricas a só fazer modelos Lada e de varias cores exceto preto e prata…seriamos mais felizes e menos obssesivos por dinheiro

  16. Marcelo Santiago disse:

    Por falar em Salvador. O carro da F1 estará aqui no dia 19/10 às 10h no dique do Tororó. O evento, é claro, é da Petrobras.

  17. Marcos Micheletti disse:

    Identificados:
    23 Fuscas; 5 DKWs; 3 Aero Willys e Vemaguete, Perua Rural, Kombi, Veraneio (1 de cada), sem contar outros que não deu pra saber…

  18. Já identificaram o local, hoje em dia não é mais possível parar carro aí, finalmente respeitaram a canção baiana que diz que a praça é do povo” Na verdade a música fala ” A praça Castro Alves do povo, como o céu é do avião”. Como tais praças são muito proximas…serve.
    Mas, bonitas mesmo, são as fotos dessa praça no tempo que ainda passava o bonde por ela.
    Só faltou dizer que a rua que aparece na foto é a Rua Chile

  19. Camacho Real disse:

    Sao 4 pretos. Mas nem sao feios. O preto era so mais uma cor , das dezenas. Nada como hj. E, puxa, quanto AeroWillys, ham?

  20. Giba disse:

    Tem um Aerowilis preto entre uma Rural e uma Kombi azul calcinha!!

  21. leohora disse:

    opa, so esqueci de falar que esta é a praça tome de sousa….

  22. André Torreão disse:

    Rua Chile ( na epoca rua de grandes lojas comerciais) situada entre a Praça da Sé (Pelourinho) e a Praça Castro Alves. A foto foi tirada em cima do Predio da Prefeitura de Salvador, a direita temos o Elevador Lacerda que leva a cidade baixa e ao Mercado Modelo e a esquerda o predio da Assembleia Legislativa. Ao longe de fundos vemos o Palacio dos Esportes. Repararam quantos Fuscas?

  23. leohora disse:

    O predio a esquerda é a camara de vereadores, seguindo reto pela rua chile vc chega à praça castro alves e av sete de setembro, retornando na mesma rua, fica a praça da sé, pelourinho e adjacencias. à direita, como contou o colega acima, fica o elavador lacerda de onde se aprecia um belo por do sol.
    a foto foi tirada, exatamente, de onde é hoje a prefeitura, predio horrivel com arquitetura “moderna” que destoa completamente das construcoes em volta. nao tenho certeza qual o predio imediatamente à frente, acho que era o antigo palacio do governo.

    hoje, os predios antigos e importantes desta regiao, me perecem bem conservados, ate um pouco melhores do que na foto.
    já os carros mudaram bastante.
    Abraço

  24. Felipe Passos disse:

    É o Palácio Rio Branco, ao lado do elevador Lacerda!

  25. Telles - SSA-BA disse:

    Desculpem!! Praça da Sé

  26. Telles - SSA-BA disse:

    Esta é a Praça de Sé em Salvador. O prédio da esquerda e a Câmara dos Vereadores o da frente é a antiga Prefeitura Municipal da Cidade do Salvador. Vou passar p/ FG uma foto da atual prefeitura p/ vcs verem o crime que cometeram ao mudar de sede.

  27. Fernando - Recife disse:

    Nao sou de Salvador, mas sei onde fica…é do lado do elevador Lacerda, acho que a prefeitura tbm fica por ali neh ? Bela foto

  28. Eric disse:

    Na verdade tem um só preto….o Aero entre a Kombi e a Rural…e do lado esquerdo,um VW exatamente igual ao meu,azul atlantico com a dentadura de baiano!!!!!!!
    Eu contei 24 Fuscas….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *