PÓDIO LEGAL

SÃO PAULO (já vi antes) – E sabe o que foi bacana também no fim de semana? Ver Emerson Fittipaldi de volta ao pódio numa corrida de verdade. Em dupla com Valdeno Brito (Wilsinho foi fazer parte de outra dupla), aos 61 anos o “Rato” chegou em segundo lugar na primeira prova da GT3 no Rio.

A categoria continua se ressentindo da falta de mais carros no grid, mas segue em frente com planos ambiciosos e é assim que tem de ser, mesmo. Só achei bobagem a insistência dos assessores de imprensa (o Grande Prêmio caiu nessa também…) em insistir na “sacada” de que Emerson e Brito formaram uma “dupla milionária”, porque ambos ganharam corridas de milhão de dólares em suas carreiras.

Não dá para comparar as 500 Milhas de Indianápolis ao sabugão da Estoque, lamento. São, por assim dizer, milhões bem diferentes.

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pauloaidar
pauloaidar
15 anos atrás

Posso dizer que me sinto privilegiado por estar convivendo com o Emerson nos boxes da GT3 por conta de um trabalho que realizo para um dos patrocinadores da equipe.

Vocês não podem imaginar o que é vc chegar nos boxes e ver o Emerson descendo do carro após os treinos, com uma alegria, motivação e paixão pelas corridas vindo em minha direção e do nada dizendo : ” agora acertamos o carro, muito rápido “…congelei na hora !!

Emerson numa prova inconteste de igualdade se dirigiu a mim para dizer como estava sentindo o carro, extremamente feliz como uma criança que atinge um objetivo qualquer.

Sem estrelismos, sem distorções, sem reclamar do calor, do box exíguo, da falta de conforto, da falta de tudo…não reclama de nada..só quer estar lá e fazer o seu trabalho com dignidade que o nome que carrega lhe empresta.

Atitude aliás idêntica a do irmão Wilson, extremamente profissiomal, solícito, pura educação dos mais legítimos representantes do automobilismo brasileiro, dos abridores de todas as portas.

É isso..os Fittipaldi são homens e pilotos com H e P maiúsculos e para mim serã sempre os Senhores de Todas as Pistas.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
15 anos atrás

Algumas notícias:

– O responsável pelo credenciamento Caio Moraes ofereceu-nos tudo que precisávamos. Fazemos questão de deixar nosso agradecimento público a ele. (foto de Caio Moraes com “Russinho” e da sala de imprensa com os profissionais trabalhando).

– O ambiente da GT3 é afável, amistoso, familiar, ficou claro para nós como pilotos de equipes diferentes se auxiliam em troca de informações, disputa só na pista. Sidney recebeu um telefonema de Luizinho Pereira Bueno e fez este comentário com ele. Luizinho ficou muito contente e disse-lhe: Que bacana! Lembra-se que no “nosso tempo” era assim, a gente emprestava ferramentas uns para os outros?

– Os Porsches da Equipe WB Motorsport, tiveram bastante problemas na sexta-feira.
O de Emerson Fittipaldi e Valdeno Brito quase não andou, ficou a maior parte do tempo em cima de cavaletes.

Sidney comentou com Wilsinho que desde a primeira corrida tem percebido que os Porsches são os únicos que estão trepidando muito. Perguntou-lhe se sabiam a causa disso.
Wilson Fittipaldi Jr. comentou que o problema está nas molas e amortecedores. Que já fizeram várias regulagens que melhorou um pouco, mas ainda não conseguiram deixá-lo 100 por cento.

Wilson disse que a suspensão dianteira está muito dura. (foto esq. p dir. Washington Bezerra, chefe da equipe citada, Wilson Fittipaldi e “Russinho”, idem com Sidney).

– Valdeno Brito, o vencedor da Corrida do Milhão, que está pilotando o outro carro da equipe junto com Emerson Fittipaldi, disse que está muito difícil de guiar, pois o carro trepida muito na frente e que tentariam colocar molas mais macias para diminuir o problema.(foto do Porsche com os nomes dos pilotos na porta).

– Estamos acostumados a lidar com pilotos afáveis, educados. Mas salta aos olhos a simplicidade e amabilidade sincera de Valdeno Brito que encontramos junto com Alex Dias Ribeiro e ficamos conversando com os dois por um bom tempo. (foto Alex Dias Ribeiro, “Russinho” e Valdeno Brito, idem com Sidney).

– O ex-piloto Roberto Aranha que foi administrador do Autódromo do Rio na época das corridas de Fórmula 1 (1986 a 1990), hoje chefe de logística da Equipe GT Racing, comentou que os carros Ford GT 40 estão contando com um profissional vindo da Alemanha, para gerenciar os motores destes bólidos nas três equipes que os utilizam.

Roberto Aranha contou que este profissional alemão – que vimos lá hoje – ficou impressionado com a capacidade dos mecânicos brasileiros.

Não só gostou muito do interesse deles em aprender, como pode observar a precisão e velocidade espantosa deles na troca de um destes motores entre as duas etapas de Brasília. (foto de Roberto Aranha com o Paulo Bracchi e Sidney e foto dos mecânicos ao lado do GT 40).

– Nos treinos desta sexta-feira para a corrida de GT3, o melhor tempo, foi do Ford GT 40 da Equipe GT Racing com o piloto Ricardo Rosseti que fez sua melhor volta em 1:12:233.( foto de Ricardo Rosseti, Roberto Aranha e Walter Salles)
O segundo melhor tempo foi da Ferrari número 19 dos pilotos Chico Longo e Daniel Serra. (foto da Ferrari e dos pilotos citados)

Andrea Mattheis que faz dupla com Xandy Negrão no Ford GT 40 número 9 da Equipe Medley, comentou após o treino, que este carro ainda precisa de alguns acertos para esta pista do Rio de Janeiro e que espera baixar o tempo de volta amanhã. (foto de Andrea Mattheis com Paulo Bracchi e outra foto de Xandy Negrão).

– O terceiro Ford GT 40, de Nelson Piquet – bastante esperado – finalmente chegou.
Após um atraso na Alemanha, o carro foi apresentado ao público hoje.
Sidney perguntou por Piquet e os pilotos para essa prova Leandro Almeida e Eduardo Souza Ramos disseram-lhe que Piquet estava velejando na Itália.

Sidney perguntou-lhes se esses novos GT 40 apresentavam dois problemas que existiam no que foi dele, como freios duros e barra estabilizadora idem.
Os pilotos para esta prova Leandro Almeida e Eduardo Souza Ramos disseram-lhe que não. Que esses novos foram muito aperfeiçoados e que eles ficaram surpresos de como o carro é potente e dócil ao mesmo tempo.
Os dois nos falaram que ainda falta um pouco para eles se adaptarem ao carro. (fotos do GT 40 de Piquet no box e na pista e de Leandro Almeida com “Russinho”. Eduardo Souza Ramos disse-nos que preferia não ser fotografado, pois seu nome está ligado a um outro fabricante de carro).

– Duas surpresas agradáveis:
A visita do ex-piloto João Carlos Peixoto de Castro Palhares, o “Capeta”, ao autódromo hoje à tarde.

Vale lembrar que foi dele a primeira pole-position da primeira corrida de Stock-Car no Brasil, realizada em Tarumã.

Esta prova foi vencida por Afonso Giaffone, que, segundo “Capeta” nos informou rindo muito, Giaffone havia utilizado do expediente de encurtar o diferencial para a corrida, o que fez com que ele Giaffone acabasse levando vantagem sobre os demais pilotos.(foto de João Peixoto de Castro com “Russinho”, outra com Sidney).

– Também esteve provando o bom clima da GT3 a piloto Suzane Carvalho – proprietária e instrutora do Centro de Treinamento de Pilotos Suzane Carvalho – que, dentre outras coisas, tem seu nome registrado no Guinnes Book. (foto de Suzane Carvalho com “Russinho”; outra com Sidney).

– A nota destoante que, sentimos, foi impressão geral: o que restou do Autódromo do Rio está bem abandonado, falta manutenção em quase tudo.
– Sidney que durante muitos anos trabalhou no Staff da Direção de Prova da F-1 foi visitar seus amigos na Torre e, logo de cara, viu que o elevador está parado. Ele lembrou-se que deste que foi no autódromo em 2006 já estava assim.
– Foi lavar as mãos no banheiro da torre e constatou que a água que saía da torneira pela cor ou estava ou com barro ou ferrugem.

Finalizando:
– Fotos de quase todos carros e pilotos.
– Foto na Torre com Edson Veites Novaes, “Edinho”, (presidente do Rio Motor Racing Clube), Carlos Regal, “Magrão”, diretor de corridas da GT3 com “Russinho”; outra com Sidney).

Bem, amigos, procuramos dividir com vocês o que sentimos da GT3.
Cremos que se os donos de blogs de automobilismo resolverem divulgar mais a GT3 poderemos diminuir a discriminação que está sendo imposta a ela por alguns meios de comunicação.
Lembrem-se: “As brasas juntas aquecem mais”.
Se quiserem dispor dessas fotos para publicarem em seus blogs agora e, sobretudo, nas vésperas das outras corridas, é só pedir pelo e-mail:
[email protected]

Interessante, terminando agora, veio-me à mente parte de uma palestra de meu amigo Dr. Lair Ribeiro, que, creio, tem bastante a ver com nosso assunto, onde ele diz assim: – Chefes, patrões, podem te segurar por algum tempo, mas só você poderá se segurar por todo tempo. É como querer segurar uma bola cheia de ar imersa na água de uma piscina. Chegará a hora que o braço vai cansar e a bola vai subir.
Se você tiver valor nada te segurará.

Vou ficar olhando a piscina e espero assistir em breve a GT3 emergindo como um belo salto prateado de um golfinho numa noite de lua.

Abraços a todos.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
15 anos atrás

Eu estava compromissado com o Óbvio de ir ao Rally Circuito Imperial em Teresópolis, mas por motivos totalmente alheios à minha vontade, justamente na sexta-feira tive que comparecer a uma audiência jurídica que fui informado dela nesse dia.

Como não dava mais pra ir ao Rally fui à GT3 a partir da sexta-feira à tarde.
A boa recepção que tive lá pelos organizadores, pilotos, chefes de equipes, todos, enfim, foi indescritível.

Em retribuição ofereci ao nosso amigo comum Maurício Morais – que também gosta da GT3 – de fazer a cobertura pra ele com muitas fotos e notícias enviadas da hora em que estavam acontecendo, em parceria com um amigo de longa data que hoje está com 53 anos e freqüenta o Autódromo do Rio desde os 12, Paulo Bracchi, o “Russinho”, aquele que aparece ainda menino em alguns filmes meus e do Ricardo Achcar.

Fomos bem felizes, pois devido a todo esse tempo de nossa freqüência no autódromo e pelo “Russinho” ter sido durante muito tempo o administrador da escola de pilotagem do Milton Amaral, nada mais comum que conhecêssemos muita gente ali. Devido a isso fazíamos as perguntas e recebíamos as respostas com toda boa vontade e fotografávamos as pessoas que entrevistávamos para documentar.

Aconteceu, porém, que um dos filhos de Maurício Morais fez aniversário no sábado e ele nos disse que ficou sem tempo para postar e, como já dizia Nelson Rodrigues em seu tempo, nada mais velho que o jornal de ontem, esse servirá apenas para embrulhar o peixe.

Como você sabe algumas informações são atemporais, pretendia deixar somente essas aqui, pois muitas das que tínhamos na sexta-feira já foram faladas durante a transmissão de domingo no SPORTV, mas me veio à mente agora enquanto escrevia que, talvez, muitos dos freqüentadores não tenham assistido essa transmissão que foi levada ao ar às 20:00h de domingo sobre uma corrida que foi realizada das 15:43 às 16:43h desse mesmo dia. Que semelhança de tratamento com a Stock Car, não é?

Como minha interpretação pode estar equivocada, gostaria de saber a opinião dos amigos aqui sobre essa diferença de tratamento às duas corridas.

No próximo comentário falarei um pouco do que vimos, sentimos e ouvimos da GT3 no Rio.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
15 anos atrás

Flavio
Você não pode imaginar como me deixou feliz em dar essa notícia com foto aqui e no Grande Prêmio.
O jornal O Globo de hoje deu uma notícia camuflada, lá embaixo das últimas páginas do Caderno de Esportes, diminuta com letras idem, sem uma foto sequer. Que diferença da vitória de Valdeno Brito com a Stock!

A impressão que tenho é que a turma de lá morre de medo da GT3 desbancar a Stock Car. O que, parece-me, irá acontecer naturalmente quando o grande público obtiver informação sobre a GT3 e sentir-se motivado a conhecê-la de perto das arquibancadas.
O sentimento que fica pra mim é que a turma de lá não está nem aí para o fato de desvalorizar a figura do Emerson não noticiando as corridas da GT3 como deveriam. Como o tempo muda! Quem te viu e quem te vê! Antes era: “EMERSON! EMERSON! EMERSON FITIPAAALDI DO BRASIL-IL-IL-IL. É BI! É BI! É BI-CÃÃÃÃMPEÃÃÃOOOO! EU SABIAAAA!!!!

Pra não ficar longo irei continuar o comentário a seguir.

Net.Uno
Net.Uno
15 anos atrás

Aumenta essa foto aí|!

Faz poster!

E nós discutindo aqueles manés…

Rato
BUANA BUANA!!!

MSM
MSM
15 anos atrás

Estive lá e tive a sorte de ver esse momento especial.
Cheguei as 9h e vi as tês categorias: 1º a F-3, grid com 11 carros, muito pouco para essa categoria, não teve disputa durante os 30 min de prova ; 2º foi a GT3, que descreverei depois; e por último a Copa Clio, gostei da corrida, grid com 28 carros, todos andando próximos e com muitas disputas, e pelo que vi o público gostou muito.
Pela falta de divulgação, achei as arquibancadas bem cheias, a organização não cobrou ingresso, foi pedido 1kg de alimento (mesmo pagando iria com certeza, mas achei a atitude da organização nota 10). Além disso, só abriram as 3 arquibancadas cobertas para o público ficar, ou seja, não enfrentamos o calor de verão que estava fazendo ontem e por último, outra decisão acertada da organização, não usar a curva do oval, e sim a curva do traçado original no fim da reta oposta ,deixando uma boa área de escape para os pilotos, como exemplo, o 3º Ford Gt (do Piquet) que estreou ontem, poderia terminar logo na 1ª prova a participação, já que o piloto errou a freada e não conseguiu fazer a curva, tendo que usar a área de escape para manobrar e voltar a corrida e se fosse no curvão do oval com certeza teria batido muito forte nos pneus e acabaria não participando da 2ª prova e sem falar no prejuízo de consertar o carro para o resto do campeonato (uma coisa é bater com uma bolha da Stock e outra é bater com um superesportivo caríssimo e depois consertar).
Quanto a 1ª prova da GT3 com 17 carros, foi para não esquecer. Fui para torcer pelo Emerson (afinal só o vi pilotar na F-Indy), mas confesso que achava difícil ele chegar na frente, pois o Porsche é o menos potente em relação aos outros. Mas felizmente, o que eu vi ao vivo foi de uma competência única. Emerson largou em 9º, subiu para 7º e acompanhou os outros que estavam na frente na mesma tocada (e olha que os 2 Fords e o Lamborghini estavam nas 3 primeiras posições). Apesar dos Fords terem disparado na frente, os outros 4 carros ficaram muito próximos e o Emerson conseguiu acompanhar sem problemas (era legal ver a saída de curva que ele fazia, sempre com o Porsche contornando mais por dentro da curva que os outros modelos). Aí com os boxes abertos para a troca de pilotos, ele foi o 1º a parar e quando voltou a pista os outros que estavam na frente pararam, aí foi a vez do Valdeno aparecer bem na foto outra vez ,aproveitou a pista livre e andou muito conseguiu chegar na 4ª posição e partiu com tudo para cima do Dodge Viper que estava em 3º, ultrapassou-o e foi na caça no Lamborghini que estava em 2º, passando- o também e depois ainda conseguiu tirar a vantagem do Ford Gt que estava em 1º, mas aí não deu tempo de chegar em 1º (o próprio piloto do Ford disse que se tivesse mais algumas voltas, seria difícil chegar em 1º). Depois foi só aguardar o pódio para ver o Grande Emerson e o Valdeno subirem no 2º lugar (ainda tive a sorte de estar bem em frente ao local do pódio e aplaudi muito quando o locutor fez o anúncio da dupla).
Destaques: Lico Kaesemodel, que estava rápido com o Viper, mas teve um pneu furado logo na 1ª volta, foi para o box e voltou muito atrás, mas teve sorte com um SC ( uma Ferrari rodou na entrada do miolo e outra que vinha atrás não conseguiu desviar e bateu o parachoque traseiro e foi para fora da pista) e conseguiu chegar no pelotão e depois marcou a volta mais rápida e ainda chegou em 6º.
Já o Ford Gt do Xandi, disparou na frente atrá do outro Ford, mas no pit se atrapalhou com o tempo e ainda errou na saída, resultado, tomou um drive trough e uma penalização, mesmo assim entrou na curva da vitória por dentro disputando posição com um Viper e acabou perdendo o 7º lugar por meio carro atrás do Viper. O Lamborghini não conseguiu encostar nos Fords e ainda perdeu posição para o Porsche. As Ferraris não andaram bem, apesar de conseguir um 5º lugar, assim como o Wilson com o outro Porsche, que em nenhum momento conseguiu andar na frente e a estreía do outro Ford GT (vermelho muito bonito) que andou sempre no grupo de trás.
Legal de ver no pódio, foram as 5 marcas diferentes em cada degrau. E quanto ao ronco, cada modelo com suas particularidades: a Ferrari e o Porsche, fazem um assobio igual aos aviões supersônicos fazem quando passam; o Viper tem um som forte; o LAmborghini tem um som de motor a diesel, quase não se escuta, parece que não tem potência; e o Ford, quando passa parece um Trovão, só estando lá para ter noção do barulho que ele faz (pena que para a próxima corrida vão mudar o silencioso para abaixar o som do Trovão). Quanto a comparação do Milhão, para mim apenas quiseram dizer que os dois pilotos que ganharam o 1 milhão de dólares estavam correndo juntos e cada um com os respectivos anéis.
Não fiquei para a 2ª corrida, pois após a Copa Clio que terminou as 14h, a outra prova da GT3 só começaria as 16h e aí era muito tempo para esperar (já estava feliz de ver esses carrões de perto e mais ainda com a bela corrida do Emerson e do Valdeno).
Resumindo, a prova teve várias disputas e quem puder assistir uma ao vivo, vá ver que vale muito. Que venha o Audi R8 no ano que vem e que tenha mais carros no grid para se tornar a maior categoria nacional.

Henrique L Rocha
Henrique L Rocha
15 anos atrás

Fui lá ontem! Fantástico!!! Eu que sou jovem e não vi o Emerson antes da F-Indy, pude vê-lo ao vivo e dando um show ainda por cima!
O autódromo está abandonado mas gostei da organização. Para o que paguei (1kg de alimento) estava bem bom… Para a GT3 ficar perfeita deveria ter mais uns carros no grid. Acho que uns 8 carros já seria ideal. Seria legal também que alguém trouxesse carros de outras marcas, como Aston Martin, o Corvette, o Lotus Exige…
Devo dizer também que gostei muito da Copa Clio. Ver 30 Clios enfurecidos no grid entrando juntos pra dividir a Sul é impagável! Diversão garantida!

No geral, um domingo que entregou o que prometeu: diversão e entretenimento automobilístico de qualidade. Só falta alguém convencer as autoridades da importância disso…

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Muito legal mesmo! A coisa mais importante para qualquer um de nós é fazer aquilo que sabe e gosta. E nisso o Emerson sempre foi Mestre. Parabéns ao ‘Rato’, e que ele continue sendo esse exemplo de fibra por muitas temporadas, pois sabemos que ele ainda tem muito gás para queimar nas pistas.

Rick
Rick
15 anos atrás

Não li nenhuma comparação, em release algum, entre uma corrida (500 Milhas de Indianápolis) e outra (Estoque/StockCar). Apenas que os dois conquistaram, em corridas, U$ 1 Mi. Mais ou menos ao estilo o que pesa mais 1kg de algodão ou 1kg de ouro. Tanto faz. U$ 1 Mi é U$ 1 Mi. O que pode diferenciar é a desvalorização do dólar de lá pra cá. Assim como todo mundo sabe diferenciar uma corrida e outra, um piloto e outro. Embora ambos, no conceito geral, talentosos. Ainda que eu seja fã do Emmo desde os meus 5 anos de idade (ou menos. sei lá, não lembro?).
Abs.

roger
roger
15 anos atrás

Estive na sexta e gostei de ver o ‘Majo’ atento que nem garoto aos detalhes e mexidas no carro. Tranquilo simples…circulando na boa….
Enquanto isto…. uns e outros se escondendo do público de box ‘pequeno’ (era sexta feira).
Sem falar que …ahhham…tinha um genérico de calça laranja e cabelinho quase ‘coque’…se achando o gás da coca cola!!!!
O GT é coisa linda de ouvi-lo, mas as gordinhas são uma docilidade e beleza….são como aquelas baixinhas todas certinhas…médiazinhas de tuuuuuuuudo….faça chuva faça sol!!!!
Dizem que o papagaio Mesquita estréia um Aston no Sul….
O que falta sem dúvidas são mais carros!

Cesar Costa
Cesar Costa
15 anos atrás

Há 30 anos assisti ao Emerson chegar em segundo no Copersucar e agora no Porsche. A melhor declaração foi do Walter Sales, depois da corrida. Sem que perguntassem meteu o malho no abandono do autódromo e falou da emoção em dividir o pódio com o Emerson. Parece ser um cara muito gente fina. Engraçado foi a “garotada’ reclamar do calor e o Emerson ao lado inteirinho…

Alex
Alex
15 anos atrás

Sabugão da estoque! hahaha muito boa essa Flavio

Dú
15 anos atrás

Eric, isso que dá o Xandy usar carro Genérico!

CHICO do RJ
CHICO do RJ
15 anos atrás

Eu estava lah! Aplaudi e torci pro Emerson sempre q ele passava, desde a largada. Sabia q algo ia levar aquele Porsche lah pra frente! Assistir a corrida no autodromo, mesmo estando meio destruido pelo tempo e falta de manutençao, eh impagavel! E dei um quilo de alimento nao perecivel para entrar! Teria dado 1 tonelada! Pela TV nao da pra sentir os pés tremendo quando passa um Ford GT a toda velocidade!

Eric
Eric
15 anos atrás

O Xandy falou que o GT tem um problema de que quando vai aos pits fica muito quente e sai falhando depois da troca de pilotos.Daí ele parar e desligar e ligar o “Corcel”

O do “Piquet” e do Salles não falham…..engraçado né….

Eric
Eric
15 anos atrás

FG,FG,você é phod…

O valor é igual.Isso que quiseram dizer.Comparar Indianápolis que tem corrida desde 1650 é demais,ainda mais com aquela merd….de jacarépangaré….

A propósito,fiquei muuuuito feliz de ver o rato no pódio e o melhor é que correndo de flat 6 alemão frente as usinas V8 para cima.

Da-lhe Porsche!!!!!There’s no substitute!!!!!!!!
O unico que corre no mundo inteiro e nem sente diferença de temperatura…..claro….vem PRONTO DE FÁBRICA.

Dú
15 anos atrás

Ver ontem o Émerson dando show, e o Valdeno como tipo sei lá quantos % do Milhão no bolso é legal pacas.
O Grande Premio, poderia nos dizer quanto iria custar a equipe de “reabastecimento” que o Xandy queria trazer, ou então, o lance que o Xandy deu na prova da manhã, tipo de fazer inveja ao Alonso ano passado em como segurar alguém na saída de boxes.
Eric, o cara debulhou o carro do Piquet! hahahahaha