MENU

Sunday, 14 de September de 2008 - 11:24F-1

MONZADAS (13)

SÃO PAULO (gato) – Raikkonen só andou quando secou. Ou ele não se dá com a chuva, ou a Ferrari não gosta de água. Ou ambos. Porque Massa também não fez nenhuma corrida brilhante. Teve dificuldades para fazer ultrapassagens, como na disputa com Nico Rosberg, e ao perceber isso procurou não fazer nenhuma bobagem e garantir alguns pontinhos. No fim, escapou de Hamilton porque a pista começou a secar.

Felipe sai de Monza um ponto atrás de Lewis e rezando para não chover mais até o fim do ano.

Quanto a Kimi, OK, o carro no molhado não vai bem, etc e tal. Mas ele poderia ter sido um pouco mais, digamos, incisivo no início da corrida. Ou seremos todos obrigados a concordar com Hamilton — que, puto da vida na quinta-feira, por conta de tudo que aconteceu em Spa, disse que o finlandês não tem “balls” para retardar freadas ou encarar uma pista escorregadia como ele, Hamilton, costuma fazer (como sou educado, não vou traduzir “balls”).

41 comentários

  1. Rogerio Soares says:

    Flavio, é uma coisa meio de chutômetro mas, se chegar em interlagos para decidir acho que da Hamilton!
    Pois a Ferrari não gosta de água e desde criança minha mãe e minha avó dizem:
    – Em São Paulo, todo dia de Finados chove!

  2. Marcelim says:

    Se eu fosse o Kimi, mostraria o #1 da carenagem do carro dele e diria: aqui as minhas “balls”,´ó!

    Ou então: pelo menos eu não retardo freada para entrar nos boxes…..hahaha.

  3. LBM says:

    Não li os outros comentários mas prefiro acreditar que a regulagem do carro do Kimi estava BEM para o seco (arriscou e se deu mal). Em Monza e naquelas condições uma pequena diferença de asa , por exemplo, resulta em performances dispares.

  4. Filipe Araújo says:

    Hamilton, de novo, mostrando as garras! Lobo em pele de cordeiro.
    Agora começa a ficar claro o que ocorreu na equipe de Ron Dennis ano passado! O Princepesinho não é nenhum santo.

    Hamilton deveria lavar a boca com sabão. Quando for campeão do mundo como Kimmi foi, em cima dele, ele poderá falar o que quiser. Caso contrário, que fique quieto e prove que não é o amarelão que se mostrou ano passado.

  5. Braulio Gerhardt says:

    A Ferrari tem um problema sério de tração nas saídas de curva em pista molhada. Isso ficou muito claro hoje, só quem não entende patavinas de automobilismo não percebeu (ou não quer perceber).

    Isso me faz lembrar da corrida de Silverstone, onde o Massa rodou umas 5 vezes, sempre quando acelerava nas saídas de curva, talvez até tentando compensar essa deficiência do carro, mas o resultado não foi muito bom, como todos viram. Hoje foi mais conservador e se não fez uma corrida brilhante, pelo menos não deu vexame e descontou um ponto em relação ao Hamilton.

    Goataria muito de ver Massa e Hamilton andando na chuva com o mesmo carro…

  6. Husky says:

    alias…
    Mclaren campeã!
    como disseram ai, cingapura da Mclaren por ser a noite!
    em Fuji deve ficar algo parecido com ano passado!
    na China ano passado tb choveu!
    e no Brazil vai chover pq todo dia de finados chove!rs

  7. Husky says:

    A Ferrari que nao anda na chuva msm…
    Massa e Raikkonen nao andaram nada hoje, soh quando a pista comecou a secar!

  8. MSM says:

    Decepcionante a corrida do Kimi e do Massa também.O finlandês não se encontrou em nenhum momento da prova, enquanto o Hamiton encostava nos carros da frente e passava sem cerimônia, Kimi parecia que estava com medo de progredir na prova e só começou a andar quando a pista começou a secar.
    Já o Massa ficou devendo e não coseguiu melhorar no gp, parece que o carro não consegue andar bem, só pode ser esse o motivo, pois 2 pilotos bons e rápidos como eles, não tinham como fazer esse desempenho pífio na Itália.

  9. Acarloz says:

    Ficou claro que a Ferrari não tem um bom acerto pra água, os pneus não chegam na temperatura ideal, sei lá, mas Massa mostrou maturidade, não arriscou seus pontos pensando no campeonato, deu prá ver a falta de tração em vários momentos…
    Hamilton fala demais, e já vimos o fim de pilotos que falam demais… Someone kicking their balls soon !

  10. David says:

    Massa e Raikkonen hoje se abraçaram na mediocridade, Massa largou em quinto (o Boudais não largou) e terminou em sexto. Já Raikkonen largou em 13º e ficou em 9º com 10,6seg atras de Massa, na média o Raikkonen foi até menos mediocre.
    Bom como em Cingapura a corrida será a noite a McLaren deve ter vantagem, se o pneu não esquenta com chuva pior ainda de noite.

  11. Gustavo Dalcolmo says:

    A corrida que Hamilton fez foi sensacional enquanto o acerto do seu carro casou com as condições de pista. Massa não fez nada demais realmente. Raikonnen parece ter dormido após ter sido ultrapassado pelo inglês.

    Só um pedido: essa foto está sensacional! Há possibilidade de me enviá-la em alta resolução FG? Daria um belo fundo para a área de trabalho.

    Abraços!

  12. guilherme says:

    Ele não tem “balls” mesmo e provou isso hoje ……..

  13. Mirax says:

    Não acredito que o médio desempenho da Ferrari em Monza seja debitado ao acerto do carro, pq só sendo muito burro pra ajustar o carro pra pista seca depois do dilúvio de ontem.

    Como o Reginaldo Leme escreveu em sua coluna essa semana, o que pode ter acontecido é que a Ferrari rende melhor com os pneus em alta temperatura. Já a McLaren rende melhor com pneus com baixa temperatura.

    Por isso, quando a pista foi secando, o Kimi e o Massa começaram a ter um rendimento melhor que o Hamilton.

  14. Denise says:

    A atual dupla de pilotos da Ferrari é uma piada… e vai continuar sendo por pelo menos dois anos.

  15. pedro arnaldo says:

    Muito equilíbrio e um universo de subjetividades diretamente relacionadas com a questão das potencialidades. Embora não pareça simples, é assim que coloco as inúmeras possibilidades em jogo nas próximas 4 corridas. O conjunto carro / piloto, apoiado em estratégias perspicazes de cada equipe, dará aos 2 protagonistas do filme de ação que temos visto se desenrolar de forma singular, a possibilidade de que talento e força psíquica possam se transformar em resultado após a “corridinha no Brasil”.

  16. cruz says:

    a difikuldade de detonar o kimi é visível. ambos, ele e maffa fizeram uma corrida de m… mas o kimi se superou. agora, dizer que ele não foi ” incisivo” é amor ao kimi…ele foi péssimo!!!

  17. Luana Marino says:

    É um caso à parte.

    Raikkonen é bom de chuva (não é excelente, esse adjetivo só cabe em pilotos do gabarito de Senna, Schumacher e Barrichello). O problema é o acerto do carro em corridas sob chuva. Massa também não fez muita coisa lá na frente (chegou onde largou). Foi só a pista começar a secar para o cara marcar a volta mais rápida da prova.

    Agora, claro que o Raikkonen desse ano nem de longe lembra o Raikkonen daquelas temporadas de 2003 e 2005, e do último trecho da temporada passada, quando arrancou para o título. É um piloto nato, tem o dom para a coisa, mas verdade seja dita, foi humilhado pelo Hamilton.

  18. JD says:

    Flávio, o ridículo desempenho do Kimi hoje, em pista molhada, tem relação direta com o acerto do carro. Durante a transmissão da Jovem pan o “mestre” Claudio Carsughi indicou com propriedade, e com a costumeira sabedoria, que a diferença de regulagem de asa era visível, a olho nu, a diferença entre o Kimi e o Massa. Note que o desempenho do Massa na chuva foi melhor que o do Kimi. Assim o Hamilton, que é fantástico em pista molhoda, acertou o seu carro para condições extrema de pista molhada, por isso- e por sua habilidade- o desempenho superior, por isso o pésssimo desempenho do kimi. O Massa, por mais que cobremos maior arrojo, fez o correto. Forçou quando possível- fez uma linda e arrojada ultrapassagem- e segurou quando o carro não era o melhor para as condições de pista. O campeonato terá uma reta final disputadíssima. Salvo um acidente de um dos pois postulantes, o título só será decidido en Interlagos.

  19. Marcelo Martinez says:

    O Hamilton fez uma grande corrida.

    Porém, devido ao fato de não torcer para ninguém, como muitos do blog e o seu dono (de maneira latente) fazem (deixo claro que não vejo problema algum em torce pra ninguém – cada um é cada um), posso fazer uma anãlise mais comedida.

    Como li acima, muitos perceberam que o carro da Ferrari, definitivamente, não estava com um bom acerto para chuva, tanto é verdade que Kimi (que é bom piloto na chuva) e Massa não conseguiram rendimento em seus carros. O grande problema, na minha opinião era a total falta de tracionamento nas saídas, quando a pista estava molhada (percebi isso tanto com Kimi e Massa).

    Hamilton: realmente ele fz ultrapassagens maravilhosas! mas, sinceramente, não é por isso que vamos agora falar que ele é brilhante, maravilhoso o melhor etc e tal. Aqui neste blog, percebo que os pilotos vão do inferno ao céu de uma corrida pra outra (parece que aprendem e desaprendem a pilotar como um piscar dos olhos).

    O Hamilton foi muito bem, até porque é evidente que ele gosta de andar na chuva. Mas quando a pista secou ele não consegui mais acompanhar o Massa e se o Webber tivesse tido um pouco mais de paciência teria ultrapassado-o (quem viu a corrida viu a besteira que o Webber fez).

    Então não vou ser tão emotivo como o FG quando diz que o Hamilton ficou “puto” com a pseudo “injustiça” que aconteceu com ele na Bélgica. Pra mim isso é balela!!

    Mas o campeonato está ótimo!!! vamos ver quem vai ganhar no final. Eu sinceramente NÃO SEI MESMO! pode dar qualquer um, pois Massa e Hamilton são DEFINITIVAMENTE piloto dE mesmo nível.

    abs.

  20. Ronaldo de Souza says:

    Raikkonen tá numa, vamos dizer, má fase faz tempo. Pelo o que está pilotando ultimamente não é piloto pra Ferrari. A renovação de seu contrato pode ter sido um grande erro

  21. Mirax says:

    Pelo jeito com que o Hamilton se aproximou do Hiedfeld, Kubica, Alonso e Weber, chegando e ultrapassando todos eles, e o Kimi ficando voltas e mais voltas atrás para passá-los mostra realmente quem tem mais “balls” para frear nas curvas em pista molhada ou seca.

    Lembra o Schumacher que quando chegava, chegava decidido e passava, sem tomar conhecimento de quem estava na frente.

    Pena que ele teve que voltar aos boxes ara colocar pneus intermediários, pq ele merecia a vitória, ou pelo menos uma posição mais à frente no grid.

    Como disse o Marco Aurélio, o Vettel venceu com seus méritos, mas não foi ameaçado por ninguém, não disputou posições, não recebeu água na cara de outros pilotos à sua frente. Mas conseguiu se manter na pista molhada e não deu chances a Kovalennein com uma McLaren.

  22. Joe says:

    O Raikkonen sempre andou bem na chuva desde a época da McLaren. É o carro da Ferrari que não se dá bem com chuva. No ano passado o Raikkonen correu bem nas corridas com chuva, mas o carro deste ano não parece se adaptar bem nestas condições, sem contar que o acerto era para seco pelo que parece, tanto que ele fez novamente a volta mais rápida da corrida.

  23. Jaison says:

    Pois é Flavio Gomes, 4 corridas mas ainda teremos mais uma com chuva com certeza, acho que são 90% de chances de chuva.
    Fuji no Japão.

  24. Sandro says:

    Quanto ao Hamilton somente temos que concordar com seu comentário.. realmente tá faltando alguém com “balls” na F1 para colocá-lo para fora das pista (ou seja no seu devido lugar) quando ele espreme os adversários daquela maneira, e não venham dizer que isso é coragem ou audácia, é “vigarice” pura..

  25. Marco Aurélio says:

    Vamos com calma, até esta corrida vettel estava com 12 pontos, tem mérito? tem conseguiu manter-se na pista e se distanciar quando o piso estava molhado. Em pista n brigou com ninguém n teve que disputar freadas etc…
    Hamilton foi o cara.

  26. J. N. Dias says:

    O Räikkönen agora virou o “escudeiro” de Massa. Como o Massa tava na frente dele, ele não fez o mínimo esforço para fazer coisa melhor.
    Sobre as “balls” do Hamilton… Parece discurso de norte-americano, que acha que o poder pra vencer tudo vem das “balls”… Eu, hein?

  27. Pe. Antonio Vieira says:

    Colhões é uma tradução bastante razoável.

  28. rosemeyer says:

    Como ja disse antes ,a dupla da Ferrari-Fia,e’ um desperdicio.

  29. vinicius says:

    sem falar do motorzinho da ferrari do massa… entrando muito ar no air box? pelamorddeus, o motor tava na 1 corrida!!!!

  30. Eduardo Cruz says:

    Só mais uma coisa que me ocorreu assim que acabei a defesa de tese acima: Ok, o Raikkonen renovou contrato até 2010, as portas da Ferrari estão fechadas pro Alonso e tal, mas, será que tem alguma coisa que impeça o finlandês de encerrar a carreira ao final de 2009 e ir pra casa, curtir vodka e o iate recém adquirido??
    Porque, do jeito que ele tá pilotando, não parece que está a fim de continuar na F1 por muito tempo. E quando digo muito tempo, 2 anos parece ser longuíssimo prazo.

  31. Mário says:

    vamos ver Hamilton campeão exatamente pelas “bolls” que ele tem quando é necessário, agora que parte de nossa torcida percebe isso querem injustamente rotula-lo de “sujo” nas manobras, queria ver quem teria coragem de rever o que alguns dos grandes campeões fizeram nopassado e chama-los de sujo aqui , inclusive os nossos queridos campeões, eu assisto F1 para ver grandes pilotagens e não é a nacionalidade de alguem que vai me tornar hipocrita como vejo em parte de nossa torcida, fosse o Felipe fazendo todas as ultrapassagens que o Hamilton fez e estariamos agora exultando ele, bando de hipocritas, é por conta desse tipo de torcida que nosso automobilismo está indo por buraco, falta senso critico decente

  32. Victor says:

    Ha-ha-ha Hamiltinho está com memória curta!

    Suas “black-balls” fizeram ele perder ano passado e, se perigar, farão ele perder de novo esse ano. Alguém lembra a entrada nos boxes na China no ano passado? Já esqueceram da corrida da Bélgica?

    Para quem perdeu para o Kimi no ano passado como ele perdeu e para quem está só a um ponto do Massa, mesmo com uma equipe inteira trabalhando para ele, Hamilton fala de mais e faz de menos.

    Belo domingo? Sim. Mas a corrida começa no sábado.

    Vai perder o campeonato, para ter que engolir o ego novamente…

  33. Mandrake says:

    Me parece o caso de aposta equivocada: o carrod a Ferrari estava acertado pro seco, a McLaren apostou em uma regulagem de chuva.

    Não é uma mera questão de trocar pneus: altura do carro, molas e amortecedores mais moles (chuva)/duros (seco), regulagem das asas, diferencial etc

    É estranho que “jornalistas que entendem de F1” sempre atribuem o resultado ao fato do piloto estar motivado ou não, ignorando que, dependendo da pista, das condições dos pneus e do carro, o resultado é aquele que dá.

    Por exemplo: do jeito que correu 2/3 da corrida, parecia inevitável que o Hamilton passasse pelo Massa, como fez com vários outros, na maioria das vezes de forma agressiva (tocando, empurrando pra grama). Aí a pista secou e o carro não andou mais.

    Simples assim.

  34. Eduardo Cruz says:

    Primeiro: hahahaha pra não tradução de “balls”.
    Segundo: Ok, não gosto do estilo Hamilton, mas tenho que reconhecer que o garoto fez uma corrida sensacional. Como em diversas outras vezes também o fez. O fato de eu não gostar do seu estilo tem mais a ver com a personalidade do que com o estilo de pilotar. Isto posto, porque sei que vou levar umas espinafradas pelos fãs do Hamilton que se derem ao trabalho de ler meu post, me pergunto como pode um carro de ponta como a Ferrari se desequilibrar tanto na chuva. Na pista seca, a Ferrari é um carro sensacional. Com o piso molhado, parece que vira um Honda. Os dois pilotos sofrem. O Massa já tem lá seus problemas com a chuva, sempre assumiu que não é fã desse tipo de situação, mas, mesmo assim, tem se virado como pode. A ultrapassagem do Hamilton sobre o Raikkonen, mais do que mostrar quem é que tem “balls”, mostrou, ao menos pra mim, que o carro do Raikkonen nem tracionava nem estava equilibrado pra frear. O Massa não fez muito mais do que se manter, porque, entre uma batalha aqui, outra ali, terminou como começou. E apesar de aparentemente ter se dado bem sobre o Hamilton, deve ter rezado e muito pro McLaren não chegar mais, porque talvez ele não conseguisse se segurar se o Hamilton chegasse em condições reais de disputar a posição.
    Pelo menos a corrida foi interessante e gratificante, porque ver a cara do Vettel na entrevista coletiva foi uma das melhores cenas do ano. Até quando tentava ser sério não conseguia disfarçar a cara de satisfação pela excelente corrida. Esse menino vai dar o que falar.

  35. SMS says:

    No mínimo podia ter tentado segurar o Hamilton por mais tempo, não? MAs parece que realmente, com a pista úmida, a Ferrari não anda. Já foi assim na classificação , continuou na corrida.

    MAs tenho uma questão, Gomes… Se o Nelsinho andou 36 voltas com um tanque, não seria possível pra massa terminar a corrida com apenas um pit-stop tambem? Ou só a Renault economiza na chuva?

  36. André Luiz says:

    Se o meu modesto inglês não estiver errado, Hamilton disse que o finlandês não tem culhão pra enfrentar pista molhada…

    Só uma nota: não gostei do comentário do Cacá Bueno na rádio , ele desaprovou o Hamilton por ter dado um toquinho e jogado o Webber pra fora da pista, na Stock o Cacá tem fama de “Dick Vigarista” justamente por ser desleal em algumas ultrapassagens e jogar pra fora os adversários, ele não tem moral nenhuma pra falar do que o Hamilton fez.

  37. Raikkönen apático é pleonasmo.

  38. Tiago says:

    Posso estar equivoca, mas… Acho que Massa poderia ter passado Rosberg, se forçasse, mas ao não fazê-lo demonstrou maturidade de quem deseja ser campeão. Explico, melhor sair de Monza com 1 ponto de desvantagem para Hamilton do que ver o britânico aumentando sua vantagem….
    A flecha de prata me parece demonstrar mais carro agora ao final do campeonato. Não sou fã do inglês, mas caso não tivesse errado ontem, possivelmente teria a vitória hoje.

  39. revelador says:

    Renovaram o contrato pra dar um sossega no Raikonen hein…… nem precisava, o cara tá apático….. apesar de que não entendi pq ele não fez apenas uma parada, seria por causa do desgaste de pneus?

  40. Raikkonen não fez nada e ainda chegou em nono. Vá ter rabo assim na Finlândia.

  41. Rodrigo Dias says:

    O Hamilton é um piloto brilhante, mas muito marrento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *