MONZADAS (14)

SÃO PAULO (longo domingo) – E o campeonato? Um mísero ponto, depois de 14 corridas, entre Hamilton e Massa. Um espetáculo. Raikkonen está fora. Kubica, só por milagre. Precisaria vencer corridas, e a BMW Sauber ainda não parece estar pronta para engatar uma série de vitórias. Depois de Montreal, passou a ter um desempenho muito irregular. O polonês foi terceiro hoje graças a uma estratégia boa, retardar ao máximo o primeiro pit stop, e a uma pilotagem segura.

Mas está bonito. Faltam quatro provas, todas muito diferentes entre si, pode acontecer qualquer coisa: Cingapura e seus mistérios noturnos, o kartódromo de Fuji, o retão de Xangai, as agruras de Interlagos…

Eu, sinceramente, não aposto em ninguém. Hamilton e Massa têm guiado muito bem — o brasileiro um pouco mais conservador nas últimas duas corridas, o inglês agressivo e sedento pelo título. Os carros se equivalem. E ambos têm tido coadjuvantes muito bons para construir os espetáculos das últimas corridas, como Vettel, Alonso e Kubica, principalmente.

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Muller
Muller
15 anos atrás

Prost não… Alain Prosto fou um puta sortudo, isso sim.

Se é pra comparar (o que eu ODEIO), prefiro compará-lo à Emerson, ou ao último campeonato de Nelson Piquet, em 87.

Rafael Luiz
Rafael Luiz
15 anos atrás

Vejo Hamilton como uma mistura da guiada de Senna (no molhado,especificamente)com a ânsia e fome de ultrapassar meio afobado do Mansell. e Massa é o nosso Prost (bem cerebral)

Paulo Henrique Vicente
Paulo Henrique Vicente
15 anos atrás

Gomes, Você não acha que o Hamilton depois da polêmica do Gp da Belgica, obteve uma, digamos, “licença para matar” no Gp da Itália, sebendo que ante mão de devido a toda celeuma da semana passada dificilmente seria punido por qualquer coisa…

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Ao Petrafan:
Pensei que tivesse uma maior capacidade de entender certas metáforas, me desculpe se não atingi sua expectativa, da próxima vez serei mais detalhista para que você não fique com mais uma dúvida que possa lhe atormentar.
Desculpe

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
15 anos atrás

Massa Prost da era moderna???

Exagero é pouco, viu? Estava tão lento quanto Raikkonen hoje, mas numa posição de melhor estratégia por causa da largada.
Acho que ele está bem lento para não fazer cagada, o que considerando ele é muita coisa.
Pode ser campeão vencendo suas limitações como piloto, vencendo pelo seu valor humano, concentração e rigidez.
Só isso.

jose
jose
15 anos atrás

Massa está demonstrando uma capacidade enorme de superar suas limitações,toda vez que erra em uma corrida não repete ou quase não repete o mesmo erro em outra.No começo do ano se dizia que se não largasse na primeira fila não terminava na zona de pontuação,se chovesse adeus,sob pressão roda etc…
Hoje parece que até na chuva andou bem,não é um Hamilton ou um Alonso mas melhorou muito.
Não sei se é os pilotos ou são os carros mas na minha opinião a Ferrari não tem um desempenho tão bom como a maioria comenta,hoje na chuva talvez em função de geometria,projeto ou sei lá o que o carro era nitidamente difícil de guiar e com um problema enorme de falta de tração,nas saídas de curva o carro patinava tanto que carros inferiores sumiam na reaceleração.
Tambem acho que o Hamilton andou muito bem só que até o sexto,quinto lugar é relativamente facil,dali para a frente a coisa é mais complicada,deu show mas com um carro desses…
Acho que se depender da frieza nas horas decisivas o Felipe fatura o campeonato,tomara.

Kyna
Kyna
15 anos atrás

O raikkonen já disse q nao esta muito afim de ser escudeiro do massa…

Squa
Squa
15 anos atrás

Tuta,
09:00 hr da manhã. O doce eu dispenso.
Abrçs

Squa
Squa
15 anos atrás

Vc disse “Os carros se equivalem”, mas é muito chato, pq eles se equivalem em pistas diferentes, onde um anda o outro não anda. Seria bacana ver as duas equipes tocando carenagens na pista. E sobre disputa de posições, a F1 ta muito gay, todo mundo com medinho de ser punido. O Massa devolver aquela ultrapassagem pro Rosberg é de lascar. Não é pra tanto, basta ver os “chega-pra-lá” q o Hamilton deu a corrida inteira em todo mundo e não aconteceu nada. Se fosse na F1 de hj, o Zanardi seria banido do esporte pela ultrapassagem sobre o Vasser em Laguna Seca, na Indy.

MSM
MSM
15 anos atrás

Esse campeonato é o melhor em muitos em relação ao desempenho de vários bons pilotos que surgiram em poucos anos. O Kubica que fez uma boa corrida hoje, largando de trás e chegando em 3º, teria chances de disputar o campeonato se não tivesse sido tirado pelo Nakajima na Austrália e se não tivesse ficado na brita na Inglaterra e pontuado, estaria na 1ª posição do campeonato naquele momento. De qualquer forma é outro futuro campeão na F1 também. E o Alonso, que apesar do mediano carro da Renault, consegue compensar a falta de desempenho do carro, com a qualidade de piloto que é. Tomara que ele não caia nessa de ir para a Honda no ano que vem, pois para mim será o maior erro dele na F1.

Rogerss
Rogerss
15 anos atrás

Na minha opinião, hj o Hamilton é um piloto mais arrojado e tb possui um carro mais estável nessa reta final, bundão ou não, fato é que Massa está se mostrando bem conciente e maduro sempre somando pontos, e olha que ele foi prejudicado pela estratégia da Ferrari em Mônaco e seu motor estourou qdo iria ganhar outra corrida. Eu acho que o Zacarias Massa leva esse título………………..

Rogerss
Rogerss
15 anos atrás

Na minha opinião, hj o Hamilton é um piloto mais arrojado e tb possui um carro mais estável nessa reta final, bundão ou não, fato é que Massa está se mostrando bem conciente e maduro sempre somando pontos, e olha que ele foi prejudicado pela estratégia da Ferrari em Mônaco e seu motor estourou qdo iria ganhar outra corrida. Eu acho

petrafan
petrafan
15 anos atrás

o Hamilton só teria comido poeira do Massa em Spa se o carro do Massa quebrasse as leis da Física e jogasse poeira para a frente.
hoje ficou claro que o rendimento dos pneus do Hamilton já não era bom quando ele ia chegando no Massa. ou alguém duvida que ele passaria, como passou Massa no início do ano, como passou Raikkonen em Monza no ano passado, e como passou meio mundo hoje?

nico
nico
15 anos atrás

Mais uma vez o piloto mclaren faz das suas, joga colegas para fora da pista e sai impune!!!!

Kyna
Kyna
15 anos atrás

o hamilton pode fazer as cg… dele, mas pela maneira q pilotou em monza e em spa, o cara merece o titulo!
tudo bem, admito q odeio a ferrari e o massa, mas o massa simplesmente nao ajuda… eu gosta mais do estilo de pilotagem dele na sauber.
porr.. louquice nao ganha titulo (vide gilles villeneuve), mas q ajuda nuns 10%, ajuda! (vide ayrton senna)

Rona
Rona
15 anos atrás

Se Kimi Raikkonen não reagir, corre o sério risco de terminar o campeonato em sexto lugar.

Roberto
Roberto
15 anos atrás

O negócio é o seguinte, elogios ao Hamilton ou críticas ao Massa, a verdade e que nas últimas 3 corridas o Hamilton comeu poeira do Massa e hoje não conseguiu ultrapassa-lo.
Vejo o Massa bem maduro sabendo o que quer, esta correndo pelo campeonato.
Alguns chamam o Massa de bundão na chuva, conheci um cara que era mais bundão que o Massa e foi 4 vezes campeão, chama-se Alain Prost.

Fuji
Fuji
15 anos atrás
cardeal
cardeal
15 anos atrás

Chove muito em Fuji. Aposto que lá se decide a bagaça.

Tuta
Tuta
15 anos atrás

Falando em Cingapura, quem disser primeiro a que hora passará essa corrida aqui no Brasil ganha um doce. ninguém sabe?

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
15 anos atrás

Sei…

É só Massa fazer corrida “cerebral” e a Ferrari não errar estratégia e o campeonato está no papo, Hamiltom vai errar em algum momento, ele é arrojado e agressivo demais, demais da conta.

Vocês estão falando de campeonato de Bocha?

Vontade de ganhar, disputar cada curva e ultrapassar com faca nos dentes, istó é um piloto de talento.

Muller
Muller
15 anos atrás

Não tem como falar mal do Massa. Ele tá pilotando dentro do que pode. Se a coisa for favorável à ele, vai lá e detona; se for desfavorável, pelo menos não tá fazendo besteira. Está tendo mais cabeça, falando menos, errando menos.
Também não há o que se dizer do Hamilton. É arrojado, bonito de se ver pilotar, tem uma cabeça muito fresca para as pressões externas (acho que outro cidadão já teria seus miolos fritos pelo Ron e pelo diretor esportivo da Mercedes) e tá aproveitando as chances que aparecem.

Enfim, o campeonato está com os três mais cerebrais esse ano: Hamilton, Massa e Kubica (outro com a cabeça fresca, que dispensa explicações). Na verdade, é quase sempre isso que define um Mundial.

Inglês
Inglês
15 anos atrás

Todo mundo foca na briga pela ponta, mas acho legal olhar a classificação completa para ver como estão os pilotos em geral e pensar nas movimentações para a próxima temporada.
Lá embaixo, com temporadas sofríveis, destaque para Button e Couthard. O primeiro não parece que perderá seu lugar ano que vem, mas pelo que tem feito (tá, o carro é ruim, mas ele vem mal…) merecia. Já o segundo faz sua pior temporada na sua despedida. Já o Bourdais faz uma boa temporada, é bom piloto e deu azar hoje quando poderia ter marcado bons pontinhos. Não é brilhante, mas será uma pena se perder o lugar na F1. Sobe um pouco e temos a dupla da Williams, brigando com um carro pouco competitivo. Destaque para o Nakajima que não tem tomado tanto pau do Rosberg quanto se imaginava. Sobe + um pouco e temos Barrichello, Piquet e Glock. Os três devem suas pontuações a um grande resultado. De resto, temporadas irregulares. O Barrichello tem a seu favor ter o pior carro dos três, mas pode perder sua vaga na Honda porque é um piloto em fim de carreira. Quanto aos que defendem com unhas de dentes a permanência do Piquet na Renault, lembrem-se que devem defender então a permanência do Glock na Toyota, porque ambos tem temporadas muito parecidas. Sobre + ainda e temos um Webber muito regular, beliscando pontinhos sempre, um espetacular Vettel, com corridas espetaculares numa equipe pequena (mas bem-montada e em ascensão), um Trulli num bom ano e um Alonso mostrando como é um grande piloto. Legal ver a Toyota com um carro minimamente competitivo. Quanto a Alonso, acho que por falta de opções ele permenece na Renault e deve trabalhar muito para fazê-la competitiva de novo. Por fim, sobe a classificação e temos brigas uma briga boa pelo quarto lugar, com um Kovalanein e Heidfeld em franca recuperação e Raikkonen num momento ruim (mas muito rápido e com carro para ganhar corridas). Acho que a recuperação do Heidfeld lhe garante na BMW por mais tempo. Sobe e temos um Kubica num momento não tão brilhante ou competitivo como no início do ano, mas ainda capaz de atuações dignas de nota. E lá em cima, um Hamilton que ousado e habilidoso contra um Massa mais experiente e melhor em classificações. Será uma briga dura.

Tiago S.
Tiago S.
15 anos atrás

Acho que muito vai depender da próxima corrida, nas outras acho que o Massa até leva uma certa vantagem, mas tem que ir bem na próxima prova, essa sim um mistério.

pedro arnaldo
pedro arnaldo
15 anos atrás

No momento de mais equilíbrio e intensidade psíquica, inúmeras possibilidades se descortinam e acho engraçado quem tem a pretensão de apontar favorito e ou futuro vencedor. O campeonato esta em aberto e a complexidade do conjunto Carro / Equipe / Piloto é que pode fazer toda a diferença no final. Acho Hamilton mais arrojado e mais técnico, mas se o ano passado serve como referencial, foi o velho “ICE” que comandou as últimas ações e mostrou capacidade de reação, sabendo se aproveitar muito bem desta potencialidade inglesa. Esse ano o inglês pode mostrar que aprendeu algo com tudo que aconteceu e com o muito que perdeu, mas não foi isso que ficou mais patente hoje, depois da inesquecível tocada de hoje. Massa tem conciliado determinação com estratégia fria e racional, mostrando que aprendeu muito com tudo que experimentou nas últimas duas temporadas, só não sei dizer se será o suficiente para lhe garantir o primeiro lugar ao fim do GP do Brasil.

Cartoon
Cartoon
15 anos atrás

Massa contra Hamilton… Naõ dá nem pra comparar, o inglês é muito mais piloto. É como Schumacher x Damon Hill.

Kúbitza
Kúbitza
15 anos atrás

Vettel além de talento tem balls. Vejam o que ele acabou de falar: “I was pushing like hell, they were looking forward, in that sense you could say we had the balls to do it today.”

Parece que virou o parâmetro de aferição dos pilotos: balls. Hamilton falou que falta ao Raikonen.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
15 anos atrás

Para não dizerem que eu só meto o pau no Hamilton!

Eu acho que o Hamilton tem que ser arrojado mesmo. É o seu estilo de pilotagem. Tenho certeza que se ele tentar ser menos agressivo, vai acabar errando ou fazendo uma besteira maior do que ele costuma fazer. Dos pilotos que apareceram é o que mais se identifica com o Senna!
Eu, particularmente, não gosto desse tipo de pilotagem! Acho bonito plasticamente, mas é sim perigosa.

Quando ando de Kart, sempre tem um Senna ou um Hamilton que se acha o bonzão e vira e mexe acaba fazendo um besteira e põe alguém em perigo.

De qualquer forma isso é assim mesmo… é um esporte de risco!

Mirax
Mirax
15 anos atrás

Se depender de ajuda dos pilotos como escudeiro, o Massa leva o campeonato, pq o Kova é muito ruim.

Mesmo que ele ache que o Lewis não precise da ajuda, mas chegou a hora de ajudar, pq a Ferrari com certeza vai chamar o Kimi pra ajudar o Massa. Aí serão dois contra um.

Se a McLaren não fizer o mesmo, a Ferrari leva de novo esse ano, pq o Kova não está servindo nem pra conseguir pontos pro campeonato de construtores.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
15 anos atrás

O Massa foi nas duas últimas corridas conservador, pois, definitivamente, não anda bem na chuva, além de as duas últimas pistas favorecerem a McLaren – isso ficou evidente nos testes (na chuva ou no seco) feitos entre as corridas e nas provas.

E fez o certo: eu sempre o critiquei por tentar andar mais do que o seu limite e cometer as bobagens que cometia (não só eu, como quase todos!!!). Agora ele está andando no seu limite! de vez em quando, um pouco a mais! se tornou num grande piloto, pois está unindo a velocidade que ele tem com establidade!! querem melhor?

Pedro
Pedro
15 anos atrás

Impressionante como a Ferrari está ruim de estratégia. Alonso e Heidfeld foram ao Q3, e venceram o Massa na estratégia.

Ronaldo de Souza
Ronaldo de Souza
15 anos atrás

Se o Hamilton quiser ser campeão, vai ter que abrir uma boa vantagem antes de chegar no Brasil. Em Interlagos, Massa tem se mostrado quase imbativel nos ultimos anos (só não ganhou ano passado porque deixou Kimi ganhar), assim como na Turquia.

Marco
Marco
15 anos atrás

A decisão do título caso fique entre o Luis Hamilton e o Massinha, pode ser influenciada por outros pilotos além dos coadjuvantes Heikki ou Kimi, .

O afilhado de Sr. Ron Dennis tem exagerado, e muito no meu ponto de vista, em várias ultrapassagens, hoje mesmo não havia necessidade de disputar tanto com o Glock como com o Webber daquela maneira. Tanto que com outros pilotos ele age diferente, mas enfim.. aos poucos ele vai arrajando sarna para se coçar com o restante do Grid todo.

Não duvido nadinha de que pode perder o título com um enrosco que não seja necessariamente com seu maior rival.

quem procura acha!

thiago
thiago
15 anos atrás

Massa tem sido conservador mesmo. É bom guardar para momentos mais segurose e em que ele domina mais. Acho que está certo. Na F1 de hoje, infelizmente leva quem erra menos. O ano passado mostra isso.

danilo
danilo
15 anos atrás

KOVALAINEN É HORRÍVEL!!! Ano que vem a mclaren poderia fazer uma aposta mais arrojada…

SSPOK
SSPOK
15 anos atrás

Salve Flávio “Bad Boy” Gomes”
Acertou na tinta hoje?
Muito bons todos os seus “posts”, com observação precisa, o que me fará aguardar por novas Monzadas.
Pelo que vi do Cirduito de Cingapura, e se tivesse que apostar agora, colocaria minhas fichas no Hamilton, pois acho travdo como Monaco, mas continuarei torcendo loucamente pelo Massa.
O que você achou do novo tipo de chuva, recem inventada pelo Bundão, digo, Galvâo, a “Super Chuva” ?
Esta nem com aquele certo Cartão de Crédito!!!
Aguardo a príxima Monzada.
Bom Domingo a todos!!!!!!!!!!!!!!!!!

Loide
Loide
15 anos atrás

Convenhamos que o campeonato esse ano tem um nome…esse nome se chama CHUVA. Sem ela acredito que não teríamos um campeonato tão espetacular!

Ivan
Ivan
15 anos atrás

O podium de hoje foram os que venceram pela primeira vez um grande premio este ano. Kubica, Kova, Vettel

Roberto Bueno
Roberto Bueno
15 anos atrás

Talvés o conservadorismo do Massa possa lhe render algum fruto, derrepente o Hamilton repete os erros de 2007, graças a sua agreissividade

revelador
revelador
15 anos atrás

Kubica ta na briga sim…. é só ver hj, com todos os carros na pista, o cara chegou em terceiro….. a estratégia faz parte do negócio, muitas vezes o melhor carro não vence……

J. N. Dias
J. N. Dias
15 anos atrás

Já pensou, com essa vitória da STR, se a Honda e a Force India começarem a vencer corridas?
Aí o mundo vira de ponta-cabeça! XD

Hyan
Hyan
15 anos atrás

Diria que o final de campeonato vai ser ótimo e os companheiros Raikkonen e Kova serão de suma importância pra decisão…

Acho que o Massa está mais cerebral… seria ele o nosso Prost da era moderna ? quem sabe neh…

Acho que a agressividade excessiva do nosso amigo Lewis pode se virar contra ele… por pouco.. muito pouco mesmo ele não sai da corrida daquele toque com o Webber

Léo Engelmann
15 anos atrás

FG, se depender da sua análise, Kubika vence o campeonato.

Vettel é o quinto piloto nessa temporada a vencer uma corrida. Mostra que o campeonato está mais desequilibrado.