MENU

domingo, 28 de setembro de 2008 - 17:30F-1

NO ESCURINHO (11)

SÃO PAULO (haja texto…) – A reação de nove em cada dez blogueiros ao final desta nota será: “E daí?”. Mas, correndo o risco, informo que hoje Kimi Raikkonen fez, pela décima vez no ano, a melhor volta de uma corrida. Foi assim também na Espanha, Turquia, Mônaco, Canadá, França, Inglaterra, Hungria, Bélgica e Itália. Kimi tem, nas estatísticas, 35 voltas mais rápidas em GPs, e só perde para as 76 de Michael Schumacher e para as 41 de Alain Prost.

94 comentários

  1. Victor Leoncio disse:

    E, ainda de acordo com a minha classificação, se o Massa vencesse as 3 corridas que restam com o Hamilton segundo em todas – resultados que determinariam o título de Hamilton por 1 ponto – eles estariam EMPATADOS com 219 pontos cada, e o Massa venceria porque teria 8 vitórias contra 4 de Hamilton.

  2. Victor Leoncio disse:

    O Polêmico, eu criei uma classificação onde os 11 primeiros colocados recebem pontos da seguinte forma: 20-15-12-10-8-6-5-4-3-2-1, além de 1 ponto para a melhor volta da corrida e 1 ponto para a pole position. Com isso, a classificação seria: Hamilton 174 / Massa 159 / Kubica 134 / Raikkonen 132. Se dessem ponto para a melhor volta, o Raikkonen estaria 3 pontos à frente do Kubica.

  3. Buel disse:

    Ops…Schummy tem 76 e não 79 como esta acima.

  4. Buel disse:

    Schumacher – 79
    Prost – 41
    Kimi – 36

    O Senna longeeeee, longeeee com apenas 19…

  5. André Rodrigues disse:

    Raikkonen é o único piloto que vi largar em último e vencer (Suzuka 2005, passando Fisichella na última volta). Piloto fantastico, hoje bicampeão se não fosse as malditas quebras de 2005, mas completamente desmotivado. Não deveria ter saido da McLaren.

  6. M.Bacaneli disse:

    Ah tá …mudou minha vida…nossa como é rápido esse Kimi…tão rápido que termina as provas antes de todos…rsrs

  7. petrafan disse:

    Hamilton passou uns 2 ou 3 ontem e chegou ao pódio. tá bom demais.

    se passar muita gente, como em Monza, ou se passar uma Ferrari, como em Spa, a Ferrrari International Assistance entra em ação.

  8. Jonas disse:

    Fala..

    Soh lembrando o amigo Anderson que o Massa no Canadá, após uma falha da ferrari no pit, caiu para 18º, e terminou a prova em 5º. E ainda fez a ultrapassagem dupla.. Então como assim qndo ele larga lá atrás não passa ninguém??

    Nego adora criticar o cara o tempo todo.. O Hamilton passou quem ontem??

  9. Eduardo disse:

    Não entendo qual é a má vontade dos brasileiros com o Kimi. Deve ser perseguição por ele ser o companheiro do Felipe Massa na Ferrari, e portanto o inimigo número um da pátria, já que todo mundo sabe que ele foi contratado pra ser o primeiro piloto, e o Felipe o segundo.

    Há uns dois anos eu fiz por alto um levantamento, e somando os pontos perdidos de todas vezes em que o Raikkonen liderava e sua McLaren quebrou ele seria tricampeão hoje em dia. Ou no mínimo bicampeão, não lembro direito. Isso sem sequer descontar os pontos dos adversários. Alguém tem esses dados para verificar?

  10. Anderson disse:

    O Hamilton corre pelo campeonato, chega no pódio, abre sete pontos do Massa e é chamado de bundão.

    O Massa larga em 6.o, chega em 6.o e é cauteloso: “briga pelo campeonato”.

    O Massa não passa ninguém e a culpa é do mundo que conspira…

    E há quem peça imparcialidade…

  11. petrafan disse:

    e depois que voltou para a pista, massa perdeu o traçado pelo menos 3 vezes, sendo que numa delas quase fica no “water-rail” e ainda por cima me tira o Sutil da prova.

    Hamilton correu como campeão.

  12. Jonathas Nascimento disse:

    Kimi continua sendo um grande piloto. Faltou mais empenho do próprio durante a temporada, mas a Ferrari da mesma forma que prejudicou várias vezes Massa atrapalhou um bocado Kimi em algumas corridas. Hamilton agradece. Aliás, o próprio inglês tirou a chance de Kimi vencer no Canadá em um acidente ridículo, lembram? Mas o fato de cravar tempos mais rápidos em tantas corridas comprova que se o finlandês tivesse conseguido ser mais constante durante o campeonato estaria em situação de igualdade na briga pelo título.

  13. Mattos disse:

    Vamos salientar aqui que o Massa perdeu muito tempo parada nos boxes esperando pela retirada da mangueira, depois levou um drive through e teve um pneu furado. Não tinha como comparar a recuperação do Kimi, q ainda foi beneficiado com o 2º SC, com a corrida do Massa. Vamos ser imparciais aí né, torcer contra o cara é sacanagem… Em tempo, a punição do Hamilton já foi, acabou, se ficarmos listando as injustiças dessa temporada, o Massa já seria campeão antecipado. Além do mais, a punição do Lewis foi justa, e já andou merecendo outras. Ontem pilotou como um bundão.

  14. vitão disse:

    Dú, é que o Lousão garantiu que o primeiro a chegar no bar ganha uma grátis, e como esse negócio de podio toma muito tempo, já viu né ?

  15. Eme disse:

    O Kimi é bom, não foi vice em 2003, 2005 e campeão em 2007 à toa. Só que em algum ponto nesse campeonato ele se perdeu pra nunca mais se encontrar de novo.

    Aliás, seguindo essa lógica de se dar bem nos anos de número ímpar, em 2009 ele deve voltar.

  16. Eduardo Baptista disse:

    Flavinho,

    o Kimi sempre bate o recorde nas últimas voltas, quando a pista está super emborrachada, seu carro está leve e todos os outros pilotos estão apenas preocupados em terminar o GP.

    Como não vale pontos, ninguém se arrisca a cometer um erro a 3 voltas do fim como ontem… Todos sabem da importância de se completar corridas p/ a equipe, patrocinadores, currículo etc…

    Assim, acho que este recorde do Kimi na verdade salienta não só sua fama de piloto arrojado, mas um traço da sua personalidade – a frieza.

    Não é segredo que o finlandês demonstra um grande desprendimento com o “profissionalismo” da categoria. Assim como não aparenta dar bola p/ o que falam dele, de suas noitadas e bebedeiras, também não liga p/ os breffings, estratégias etc… e portanto, nada mais natural que não ligue para as possíveis consequências de um erro desnecessário nas condições que gosta de acelelar no final das corridas.

    Vale salientar seus méritos, pois realmente é rápido, mas será que se valesse um ponto extra o Massa e principalmente o Lewis não brigariam também?

    Abraço

  17. Spada disse:

    Ótimo,

    A Ferrari que use esta velocidade do Raikonnen para ajudar o Massa……

  18. JÚLIO PESSOA disse:

    BEM OU MAL, FOI UMA FORMA DE A JUSTIÇA SER ESTABELECIDA, O MASSA FOI INDEVIDAMENTE BENEFICIADO, NO CASO DA PUNIÇÃO AO HAMILTON, E AGORA FOI PREJUDICADO, NUMA PROPORÇÃO MAIOR QUE O BENEFÍCIO CONSEGUIDO, NO CASO DO HAMILTON ELE SE FEZ DE DESENTENDIDO, E ATÉ DE DESINTERESSADO, AFINAL ELE ERA O BENEFICIADO, AGORA ELE ESTA POSANDO DE BONZINHO, CHEGOU INCLUSIVE A DECLARAR QUE TORCIA QUE ALGO DESSE ERRADO TAMBEM NA MACLAREM, ELE NÃO LEMBRA QUE JÁ HAVIA DADO, AGORA TEMOS ALÉM DO PREJUIZO DOS PONTOS, A DESMORALIZAÇÃO DA FERRARI QUE SE MOSTROU IMCOMPETENTE PARA RESOLVER UM PROBLEMA COM RAPIDEZ, AFINAL NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE O NOVO BRINQUEDINHO DELES DÁ PROBLEMA, SERÁ QUE AGORA A TRAQUITANA SERÁ APOSENTADA?

  19. Guto disse:

    Não li todos os comentários, mas isso prova que Raikkonen está entre os melhores do grid. Pra mim, ele só perde do Alonso e Hamilton. Nessa ordem.

  20. Léo Engelmann disse:

    Raikkönen: correu como nunca. perdeu como sempre.

  21. Fernando Sequerra disse:

    O Carinha da lampada não volta pro vermelho por causa do MASSA – era para o RAIKONEN para o Pitsop dele. É só ver a filmagem de dentro do carro do RAIKONEN.

  22. veber disse:

    ele é rápido mas acho que está com a cabeça em outro mundo,,,, não consegue se concentrar 100% e comete muitos erros,,,, mas é um ótimo piloto e certamente irá se recuperar nestes ultimos 03 gps e ajudar Felipe.

  23. Filipe Araújo disse:

    O que prova que o cara é bom, só tem que achar a tomada.
    Detalhe, essa melhor volta foi na de número 14 da corrida. Depois ninguém mais consegui bater o tempo.

  24. disse:

    Por que ele não é tão rápido assim nas classificações???? Ele só faz volta mais rápida porque está andando lá atrás e não tem porque não arriscar. Quem anda na frente não arrisca tanto.

  25. Fabio disse:

    Esse pessoal sem cérebro esquece que o Massa foi punido com passagem nos boxes, depois teve um pneu furado. Vocês não vivem em um mundo real, quer que o cara faça milagre, fala que não gosta e tem inveja dele que é mais facil que fazer papel de bobo.

  26. Rafael Chinini disse:

    piloto meia boca é assim mesmo.
    não tem com o que aparecer, tem que arrumar qualquer recorde ai pra aparecer.

    Vide Rubinho com seus 500mil gps…

  27. gerson disse:

    sempre achei o kimi um piloto exelente!

  28. Marcelo Costa disse:

    So pra lembrar…

    Prost que era o “bicho papão” de melhores voltas nas décadas de 80/90 também correu com o carro do “outro mundo” em 1993…

  29. Marcelo Costa disse:

    E daí que ele igualou o recorde pela segunda vez que era de somente de Schumacher!

    Schumacher 10 -2004
    Raikkonen 10 -2005
    Raikkonen 10 -2008

    Nem Prost/Senna conseguiram isso quando dominaram a F1 em 1988/1989
    Nem Mansell conseguiu isso com o carro de “outro mundo” em 1992/1993

    Com mais 3 provas é provavel ser o único a ter 11 melhores voltas em uma temporada em toda hstória da Formula 1.

    E dai?

    E daí que recorde batido é recorde quebrado e recorde quebrado é recorde consagrado!

    Vai ser difícil alguém bater esse recorde…

  30. sérgio barros disse:

    tá bom….é como meu time, que tem o artilheiro do campeonato brasileiro mas está fazendo uma força para no ano que vem jogar nas terças e sextas-feiras, junto com a Lusa…..

  31. Muller disse:

    Cada dia mais vejo o quanto esse finlandês lembra o velho Nelson Piquet…
    Impressionante… só falta comprar um Iate gigantesco….

  32. Flavio Costa disse:

    Que importância tem isso, a não ser estatística? Seria melhor ele terminar as corridas e “roubar” pontos da Mclaren do que fazer voltas rápidas…

  33. rufles disse:

    Ele precisa melhorar nos treinos pq em prova ele é forte adversario

  34. lucianocop disse:

    F1 vive de números também. O Kimi é um mané, mas é o 3º piloto com mais voltas rápidas na história. Contra fatos não há argumentos!

  35. Erico disse:

    Isso de falar que ele faz volta mais rápida quando está atrás é uma bobagem.
    Ele também fez a volta mais rápida nas corridas em que ganhou (Barcelona, Malásia) e nas que dominou (Magny-Cours, Spa).

  36. MarcosA9 disse:

    Pois é… E dai?

  37. Eduardo Cruz disse:

    Ah, ia esquecendo. Às vezes, a descarga é muito forte nesse tal fio desencapado. Aí o Raikkonen desconcentra e bate no muro…

  38. Eduardo Cruz disse:

    A única coisa estranha nisso tudo é que, normalmente, atribui-se ao Raikkonen o fato de ser rápido em ritmo de corrida, e, ao Massa, ser o mais rápido em uma única volta.
    Esse ano, de birra, parece que resolveram inverter os papéis.
    Porque o Massa, seja em treino ou corrida, tem feito um ótimo ritmo. Já o Raikkonen, parece que o banco dele tem um fio desencapado embaixo. De vez em quando, os caras liberam a descarga, dá um choque no bicho, e aí ele anda. A Ferrari só tá precisando dar um jeito nesse fiozinho no sábado, porque, com a atual incompetência que campeia Maranello, parece que o tal fio desencapado só tem funcionado direito no domingo. E nem é sempre…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *