NO ESCURINHO (4)

SÃO PAULO (cintilante) – Foi fantástica a pole de Massa agora há pouco em Cingapura. Colocou 0s664 sobre Hamilton com uma volta perfeita e garantiu uma posição que pode lhe dar a liderança do Mundial depois da corrida de amanhã. É tempo demais, mais de meio segundo, e haverá sempre quem ache que está mais leve etc. Se estiver, fez muito bem. É prova que muito provavelmente terá acidentes, e a questão do combustível será anulada pelas eventuais entradas do safety-car.

Felipe e Lewis estão empatados em poles no ano, cinco para cada. O inglês não andou bem hoje. No Q2, conseguiu a vaga no talo, terminando em décimo. No Q3 até melhorou um pouco, mas nunca pareceu capaz de fazer frente a Massa, que continua guiando bem numa já duradoura excelente fase.

Raikkonen, de novo apagado, passou a ser mesmo o segundo piloto da Ferrari, algo que eu, sinceramente, não imaginava que pudesse acontecer quando começou o campeonato. Vettel voltou a mostrar sua capacidade acima da média e enfiou a Toro Rosso em sétimo. Glock deu um vareio em Trulli e a Williams foi bem, colocando os dois carros entre os dez primeiros.

Massa é o mais forte candidato à vitória em Marina Bay, o feérico circuito cingapuriano que é ondulado demais mesmo, bem ao contrário do que escrevi ontem aqui neste bloguezito — que as ondulações não eram nada de grave.

E como hoje estou apertado de tempo, vamos “matar” a classificação neste post aqui com mais alguns pitaquinhos…

– Raras vezes vi Fernando Alonso tão desesperado. Depois de fazer o melhor tempo no terceiro treino livre, ele era um dos candidatos à pole, ou ao menos às primeiras posições no grid. Mas no Q2 seu carro apagou quando ele ainda nem tinha começado sua volta rápida. O Carlos Gil, da TV Globo, informou que foi problema na bomba de combustível. “The car stopped”, falou o espanhol pelo rádio com sua equipe. Ficou putcho da cara, com razão. Larga em 15º.

– O mesmo Carlos Gil informou que a Renault contrariou as preferências de acerto de Nelsinho Piquet (foto) e, por isso, as coisas saíram totalmente erradas para o brasileiro, que ficou na primeira degola e larga em 16º.

– AInda no Q1 ficaram Bourdais, Barrichello, Sutil e Fisichella. Nenhuma grande surpresa. Talvez apenas Bourdais, já que Vettel andou lá na frente.

– No Q2 espirraram Trulli, Button, Webber, Coulthard e o supracitado Alonso. Os dois Red Bull fora do Q3… Foi mal, a matriz.

– Por fim, pequena previsão: com Massa e Hamilton na primeira fila, vai sair faísca na largada, amanhã…

Subscribe
Notify of
guest

65 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
JOSERENATO
JOSERENATO
15 anos atrás

E eu não gostei das cores de noite. Fica tudo estranho, borrado. Esse negócio de corrida a noite não está com nada. Não dá para ver muito vem. Corrida é durante o dia e fim de papo. O você Bernie está equivocado. A noite é para #%$& e beber cerveja…..

Luiz Marcelo
Luiz Marcelo
15 anos atrás

Tenho um palpite para amanhã. Hamilton está mais pesado, talvez três voltas a mais de combustível que Felipe Massa. Acho que a estratégia do Massa foi a correta, largar na frente e Hamilton terá que se virar com o “sem culhões” do Kimi, e não é só o Kimi o tem na lista dos mais odiados no circo… Têm Alonso, Glock, Webber, e o próprio Vettel que no ano passado na China teve a corrida perdida por causa da trapalhada do Hamilton atrás do carro madrinha…

Trapalhoes
Trapalhoes
15 anos atrás

Se eu sou o diretor da Ferrari, mando o Haikkonem descer o cacete no carro do “nojentinho Hamilton” para tirá-lo da corrida, afinal cada um pode jogar com as armas que tem…………………..

nuclearforce
nuclearforce
15 anos atrás

Massa mostrou o zap na terceira…e fechou o jogo.

chico
chico
15 anos atrás

Olha… ta certo, não quero discutir com ninguém por causa de racismo. Se a propria pessoa diz que não houve, que a intenção não foi essa, então ta dito. Aceito e pronto. É que me pareceu estranho… Eu não sou fã dele, e sou torcedor do Massa. Acho o Hamilton muito “metido”, aliás. Mas, é um grande piloto. Enfim, sem polêmicas.

Mudando de assunto, por que o Raikkonem é tão idolatrado? Outro dia eu li um comentário de alguém dizendo que o Raikkonen fazia sempre a volta mais rápida nas corridas e que por isso era o piloto mais rápido de todos. Olha… se vc larga mais atrás, não seria mais lógico que tente recuperar terreno e enfie o pé no acelerador? Se ele fosse mesmo mais rápido não estaria na frente do massa? Na média, então, quem é o mais rápido? Pra mim, é uma questão matemática: O Massa.

abração
Chico

Zacarias
Zacarias
15 anos atrás

Lembro-me de que na última corrida, várias pessoas disseram que Hamilton é muito mais piloto do que Massa!! Com a classificação de hoje ficou claro de que se a Ferrari estiver em pé de igualdade com a Mclaren, o Massa é sim mas veloz do que Hamilton. OBS: Se a Ferrari não errar na estratégia dos boxes com o Massa, com certeza ele fatura não só a corrida como o campeonato desse ano. É Massa na cabeça…………………….

Felipe
Felipe
15 anos atrás

Caro Antonio José: nenhum nem outro, apenas dei minha opinião, Sou patriota e gosto do meu país, mas não vou com a cara do massa,torço para o Raikkonen e quando o Bruno Senna entrar vou torcer muito pra ele, Patriotismo não tem nada haver com torcer para um piloto da f1. Menos Rede Globo e mais senso crítico.

Cartoon
Cartoon
15 anos atrás

O massa deve parar algumas voltas antes. Creio que o Hamilton saberá aproveitar isso e vencerá com certa facilidade. Pois Hamilton é muito mais piloto e quando há necessidade, ele sabe tirar tempo de onde ninguém sabe.

JOSERENATO
JOSERENATO
15 anos atrás

E o Massa froi pé nas costas no Remilton….

O Alonso, que pena….

A equipe cagou no acerto do Nelsinho, contra a vontade dele.

O Raikonen devia dar um porrão no Remilton amanhã….

MARCOS
MARCOS
15 anos atrás

F1 NÃO É ESPORTE COMPANHEIROS, É UMA COMPETIÇÃO DE MARCAS, CARROS , MOTORES SEI LÁ O QUE, O MASSA ESTÁ LÁ DEFENDENDO A FERRARI E NÃO O BRASIL, SOU APAIXONADO POR CORRIDA MAS CHEGA DE PATRIOTISMO BARATO, O QUE VALE É O RONCO DO MOTOR, GASOLINA E HABILIDADE EM SEGURAR AQUELAS BARATAS E TODOS O CARAS QUE LÁ ESTÃO DISPUTANDO A F1 SÃO ÓTIMOS NISSO INDEPENDENTEMENTE DA HABILIDADE DE UM O OUTRO PILOTO. AS FAVAS COM QUEM SERÁ CAMPEÃO, GOSTO DE VELOCIDADE E PRONTO O RESTO É FADO…………..

MSM
MSM
15 anos atrás

Esqueci de escrever no comentário anterior. Os carros ficaram com as cores mais vivas, podemos ver os olhos dos pilotos e as informações nos displays dos carros. Fantástico!!!

MSM
MSM
15 anos atrás

Vai ser uma corrida longa e cansativa, a quantidade de curvas e de ondulações na pista farão com que os pilotos errem bastante durante a prova. Sem contar a presença so SC, que a meu ver será bem frequente.
A disputa da 1ª curva será importante no GP, do jeito que o Hamilton está correndo, poderá haver um enrosco com o Massa e aí a corrida vira loteria.
Quanto ao Piquet Jr., foi prejudicado pela equipe, mas como ele vai largar lá atrás a equipe poderá se redimir e deixar a configuração que o Piquet acertou. E o Alonso que tinha tudo para estar entre o 3 primeiros, vai largar em 15º, 2 posições a frente do Piquet Jr, pois o carro apagou na volta de classificação, mas também poderá mexer no carro, portanto veremos o que os 2 farão para subir na classificação.
Tão ruim quanto as ondulações na pista, é a entrada e a saída do box. O que é aquilo? PAra mim vai ter muita complicação durante a corrida, punições deverão acontecer e talvez batidas.

Penelope Charmosa
Penelope Charmosa
15 anos atrás

Concordo com vários posts anteriores a este …Achei a diferença do Massa para o Hamilton muito grande..0,6 é muita coisa… também penso que o Massa tá bem mais leve…e se for isso mesmo, o Hamilton não fazendo besteira, ganha fácil, fácil….Agora essa do Galvão de falar em dois pilotos espetaculares é demais….Na minha humilde opinião o Massa, não passa de um bom piloto, em ótima fase, só isso nada mais…E dá-lhe Vettel…

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

CorredorX, tudo bem, mas o fato de alguém ficar torcendo para o Raikkonen, exatamente no momento em que o Massa brilha incontestávelmente por si mesmo na F1, é meio esquisito, não é?
Acho que esse é o nosso problema, vocês podem ver nos esportes, nas olimpíadas e em tudo, os outros países honram seus representantes e suas bandeiras sem dar mole prá ninguém. Temos que valorizar cada milímetro conquistado por Brasileiros, sim, caso contrário nunca sairemos dessa condição medíocre, que é sempre considerar qualquer estrangeiro superior em tudo.

Paulo Renato
Paulo Renato
15 anos atrás

Tá… se o Hamilton está muito mais pesado assim, o que explica o fato de ele ter se classificado para a Q1 “no bico do corvo”?

Não estou nem discutindo aqui se Massa é melhor que Hamilton [até acho que estão no mesmo nível], apenas quero dizer que, ao que me parece, a Ferrari tem mais carro neste fim de semana.

Aí irão dizer “certo, mas se a Ferrari tem mais carro, por que o Raikkonen está tão apagado?”. Aí, só Freud explica [ou quem sabe uma Smirnoff Ice também tenha a resposta]. De qualquer forma, com a cabeça longe da F1 do jeito que está, Raikkonen não teria condições de ganhar mesmo que pilotasse a Williams com suspensão ativa de 1993 e seus adversários corresses com os outros carros daquela temporada. Ano perdido para o finlandês.

Abraços a todos!

Lg
Lg
15 anos atrás

A palavra neguinho não significa racismo. Embora tenha o significado oficial de diminutivo de negro é usada no cotidiano no sentido daquela pessoa, fulano, etc …

newman
newman
15 anos atrás

Retirando o negrinho: Amanha olhem o Raikonen comendo o Hamilton na largada. Aguardem e confiem. Se estecara tiver um pingo de sangue na veia irá dechavar o Hamilton. Satisfeitos? Não tem ninguém racista aqui, Caso se ofendeu pelo inglês, me desculpe, mas assim como chama alguém de branquelo, é a mmesma coisda, o racismo começa pela própria pessoa que se sente ofendida. Mas isso não é assunto pra este blog. Mas que o Raikonen vai come o negrinhu vai

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

Pô deixa o cara ô Antônio José… vai ver ele é torcedor do Raikkonen. O fato de ser brasileiro não significa que precisa torcer pra brasileiro, exceto na Globo, é claro.

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Parabéns ao Massa por mais este resultado espetacular, que é sem dúvida, fruto do seu trabalho constante e de muita habilidade. Seja qual for a sua colocação amanhã na corrida, já valeu muito essa pole brilhante para todos nós.

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Recado para o Felipe (Blogueiro): Cara, por que você não vai se catar? Vai ser pé frio assim na tua turma. Pô, você tem coragem de ficar desejando mal para um piloto esforçado e competente, que além de tudo é Brasileiro? Qual é? Você é doente ou é maldoso mesmo?

Luana Marino
Luana Marino
15 anos atrás

Caraca… até eu senti pena do Alonso (depois de, inevitavelmente, dar uma boa risada).

Alguém já falou aí em cima e eu reforço: os carros à noite ficaram demais! O tom das cores de Ferrari e McLaren está lindo!

Guedes
Guedes
15 anos atrás

Chico, sinceramente, não comeca com papo de racismo.. N tem nada de mais no comentário do cara chamando o Hamilton de neguinho.. Ser chamado de negro é ofensa? Pelo amor de Deus, isso sim que vc está fazendo é racismo. Se chamar o Kimi de loirinho é racismo tb?

dado andrade
dado andrade
15 anos atrás

FG.Aqui eh um lugar magico,mas eh duro encontrar cara estupido feito o FABIO de TAL.Se o cara tem tanta raiva do Galvao e do Reginaldo nao destile seu odio em publico.Vai atraz dos caras e mande um a porrada em cada um e nao venha encher o saco dos outros por aqui,que estao atraz de bom papo e informacao.Abs Dado Andrade.O Massa eh mediano????SOCORRO!!!!

petrafan
petrafan
15 anos atrás

sobre o visual: realmente Ferrari e McLaren se destacaram sob os holofotes cingapurileiros (cingapurianos? cingapurinos? cingaporilenses?). diria que as flechas de prata um pouco mais do que os vermelhinhos.
mas as Renaults foram as que ficaram melhor nas luzes da ribalta.

petrafan
petrafan
15 anos atrás

massa levinho. vai se perder fácil na estratégia da Ferrari.

Dú
15 anos atrás

FG, o Capelli poderia informar:
Faz quanto tempo que um pole não coloca .6 no segundo?
Temporal? E do temporal que caiu, alangando a pista e o GB acordou com a chuva?

Felipe
Felipe
15 anos atrás

o massa tah aparecendo pq o raikkonen tah mal, ele andando bem engole o massinha, Amanha lewis e massa se enroscam e raikkonen vence

Nelson
Nelson
15 anos atrás

Realmente, tb achei o Zaca brilhante hj. Nas últimas corridas ele parece um novo piloto. Se analisarmos bem, vamos ver que até este ano o desempenho dele na F1 era de mediano para ruim.Estou impressionado!

rubinho
rubinho
15 anos atrás

Galera,
o Massa tá demais!!! Foi o pole nos três circuitos de rua: Mônaco, Valência e Cingapura.
O cara não é fraco não, hein !!!!!
Enquanto isso, o Lewis Hamilton está dançando a dança da chuva, pois sua McLaren é o bicho na chuva…..E ele também é bom.

Outra coisa, já viram os palpites dos pilotos? Se fosse por esses palpites daria Massa. Sò vota no Hamilton os britânicos e seu teammate, o resto acha que dá Massa.

Sam
Sam
15 anos atrás

Sei não, acho que o Kimi errou (forçou) demais na classificação…….parecia até proposital.
Se ele acabasse na 2° posição, seria a escolta clara de Massa,……..ficando em 3° ele deixar os dois – como diz o Gomes – soltarem faísca lá na frente.
Quem sabe nessa briga sobre alguma coisa pra ele, assim como sobrou pra Felipe em Spa.

O Kimi não está nem aí pra Ferrari e muito menos pro Massa. Não é o estilo dele.

Denise
Denise
15 anos atrás

Uma merda o que aconteceu com o Alonso… lá na frente, o espanhol daria muito mais emoção ao GP.

GoMassaGo
GoMassaGo
15 anos atrás

Massa declarou que foi a melhor classificação dele em toda a temporada, e que tem uma boa estratégia pra corrida, ou seja, talez não esteja tão leve quanto desejam aquela galera agourenta.
Parece que a galera do agouro vai ter que torcer pra chover, pois do contrário vai ter que ouvir no hino brasileiro no pódio da F1. Deve ser um momento terrível pra eles.

pedro arnaldo
pedro arnaldo
15 anos atrás

Parabéns FG, seu comentário do treino foi preciso, sóbrio e reflete exatamente o que aconteceu a luz de Singapura à noite… O Massa me parece na melhor forma de toda sua carreira, não tem errado nada… Hamilton continua um fora de série, mas lembrando 2007, parece estar sofrendo de transtorno de ansiedade, que pode trazer sérios problemas se não souber se manter dentro da estrita facha do arrojo técnico, quase passando para a fronteira do desespero… O Kimi parece que realmente derreteu… não existe mais nenhum vestígio do piloto rápido, preciso e motivado de outras inesquecíveis temporadas. A gasolina a menos dificilmente supera duas voltas, sendo assim, mais de meio segundo é muito tempo de diferença entre os líderes… A corrida pode, vejam bem “eu disse pode” trazer muitas emoções, se não ficarmos naquela coisa enjoativa de carrossel de parque das transgressões! O que acham?

Kúbitza
Kúbitza
15 anos atrás

As viuvinhas de Raikonen já pararam de chorar, e agora estão adotando o Hamiltonzinho. É mole ?!?!?!?
Se o Massa ganha, foi azar do outro. Se o Massa faz a pole, é porque tá mais leve.
Vai torcer contra assim na casa do chapéu !!!!
O Massa tá numa forma estupenda. Acho que essa galera “do contra” deveria, mesmo a contragosto, reconhecer seu talento, pois pode demorar muito para pintar outro piloto brasileiro com seu talento na F1, e mais difícil ainda, disputando o título.
Mas, ao contrário, preferem achar que é ufanismo, patriotismo. Deixem de ser bobos, ingênuos. Em inglês: naive !!!!!

GO MASSA GO !!!!!

Rodolffo GF
Rodolffo GF
15 anos atrás

Primeiro: não sou adepto da teoria da conspiração. Segundo: Apesar de achá-lo uma mala, Alonso é, tecnicamente falando, o melhor piloto. Terceiro: a Renault já foi campeã do Mundo com o Briatore!
Mas acho que alguma coisa tem que ser dita: A Renault tá de brincadeira! Em termos de treinos é a pior estrategista, pois demora para colocar seus carros na pista, deixando os pilotos sempre “espetados” com o limite de tempo do treino. Podem reparar que os pilotos da Renault, invariavelmente, são os que mais demoram pra entrar e , normamlmente, conseguem ter menos tentativas que os das outras equipes. Depois, resolve alterar o acerto que tinha dado certo (T. livre 3) pouco antes do treino classificatório, não respeitando a opinião do piloto.
O carro quebra sem possibilitar nem uma volta rápida!
Aposentem o Briatore! Tragam o Ross Brawn da Honda! rsrs

Salário Mínimo
Salário Mínimo
15 anos atrás

Esse ano é do Maffa. Sob pressão, testosterômetro dele vai mais do que o do Amilton. Final do campeonato do ano passado, as cagadas do mocinho do Mc foram um tanto patéticas. Pelo jeito, ainda tem que comer muita batata pra chegar ao nível de regularidade do Zaca.

chico
chico
15 anos atrás

“Hamilton fácil é o escambal. Vocês vão ver o Raikonen voar amanha pra cima do neguinho. aguardem”

Comentário meio racista este aí acima, ein? Ainda mais usando a palavra “neguinho” no diminutivo. Mantenham a discussaõ em bom nível, por favor. O cara que disse isso foi muito infeliz.

O Hamilton é um baita piloto, sim, assim como o Massa. De piloto médio como alguns querem ele não tem nada. Olhem na comparação com o Raikkonem, que é tão valorizado, mas que se arrasta na pista. massa é um baita piloto! Foi um pouco inconstante no passado, mas Raikkonen tb foi … e o Hamilton idem.

Victor
Victor
15 anos atrás

Esse Piquezinho não é de nada. Não aguenta pressão. Na hora em que não vale nada ele fica em primeiro e faz temporal. Na hora que vale acaba sujando a cueca. Na f1 isso não pode.
O carro dele era igual ao do Alonso, se não ele não tinha feito 1:45 baixo no terceiro treino livre.

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

Hamilton na cabeça !!

Jobson
Jobson
15 anos atrás

É notório, Kimi Raikkonen é um dos pilotos que mais tem dificuldade em 2008 com relação ao fim do controle de tração. Acho que isso explica o seu hesitante desempenho nos treinos.

Abreu
Abreu
15 anos atrás

Estranha a atitude da Renault para com o Piquet, longe de defender o brasileiro que, diga-se de passagem, precisa dar uma melhorada e um segundo ” cala a boca “. Estranho porque o Alonso vem declarando certa prioridade no que se refere a permanecer na Renault no próximo ano. Detalhe do Piquet Jr ter falado em off com o repórter da Globo. Se desse entrevista o caldo entornava de vez.

Cardoso
Cardoso
15 anos atrás

Tá certo! Ser antipatriota agora é legal mas não vamos exagerar. O Massa cravou o recorde da pista no Q2 enquanto o “genial” Hamilton passou para o Q1 na bacia das almas, se não me engano, não havendo grande diferença no peso da gasosa teoricamente. AÍ no Q3 o cara põe + de 0,6s de diferença e a culpa é só da quantidade de combustível. Tá certo, tá certo!
Agora tenho q concordar q a melhor parte do treino foi quando só ficamos apenas c/ o som ambiente da pista. Será q não dá para repetir amanhã com os patrocinadores passando de 5 em 5 min, por min não ia ter problema algum.

Diego
Diego
15 anos atrás

Que pena que o Alonso teve problema com o carro, ai o “melhor no que faz” iria largar em 11º!

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
15 anos atrás

Essa situação que aconteceu com o Piquet hoje mostra como é interessante essa coisa de avaliar os pilotos apenas pelos resultados (que aliás é a única forma que nós temos de avaliar mesmo) sem saber o que acontece dentro da equipe.

Começo a chegar à conclusão que não se conhece verdadeiramente um piloto enquanto ele não passa por pelo menos duas equipes diferentes.

Fernando Passos
15 anos atrás

Sei que o Nelsinho está muito longe da qualidade do pai e sei também que não existem as tais conspirações apocalípticas contra os brasileiros, porém, se for verdade o que o Carlos Gil informou sobre o acerto do Nelsinho, será que os caras da Renault não estão querendo “limar” o moleque pra colocar o Grosjean?

Sei lá, acho o Nelsinho mesmo meio mala, mas contrariar o acerto dele depois de ter feito o 4º melhor tempo no treino oficial… cabe a desconfiança… “pobre brasileirinho!” hahahaha

flávio
flávio
15 anos atrás

bom pelo menos com esse circuito deu pra matar a saudade de ver sairem faiscas dos carros de f1 algo que não via há muito tempo depois que colocaram aquelas drogas de placas de madeira embaixo dos carros.

Fernancio Villa Nueva
Fernancio Villa Nueva
15 anos atrás

Ou o Massa recebeu instrução do Senna ou então ele tá um bocado mais leve!

Estrategia da Ferrari: Maffa mais leve e Kimi segurando o ingles!
Como brasileiro torço pra que Massa se de bem, mas a verdade é que piloto por piloto!!..

Se na largada der sorte, ótimo, senão pode dar Lewis, principalmente se os ceus (tchum) interferirem!

Wallace/BH
Wallace/BH
15 anos atrás

Já declarei que sou torço para o Massa, mas o Hamilton me parece mais determinado, acho que vai dar muito trabalho para o Massa amanhã,se ele conseguir controlar os impulsos a la Mansell pode ganhar a corrida amanhã.
Apesar da estratégia da Ferrari para Massa se mostrar diferente.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
15 anos atrás

voltando ao tópico que o Hamilton faz bem a F1, o Massa também tem feito bem a esta categoria.
O FG sempre gostou de números, inclusive para defender o Schumacher em relação ao Senna o que eu concordo com ele nesse ponto.
Então já que temos uma tendência à matemática, gostaria que o FG falasse dos números do Massa e, na minha modesta opinião, são iguais ao do Hamilton.
É lógico que o Massa é mais velho (tem a idade do Alonso). Mas, tanto Massa e Alonso não são tão mais velhos que Hamillton.
Então deixando a “polêmica” de lado quer queiram ou não o Hamilton, Massa, Alonso, Kubica, o Raikkonen, Vettel fazem bem a F1 sim!
Os números falam por sí e o desempenho deles e semelhantes. Quer queiram ou não.

Luiz Carlos Silva
Luiz Carlos Silva
15 anos atrás

O que mais me chamou a atenção nesse GP noturno foi o brilho reluzente das carenagens do carro, especialmente ferrari e mclaren.

As luzes do volante também estão mais visíveis. Ah, e por falar em visibilidade, acho que o pessoal que tem problemas para ver as luzes do pit lane não tem do que reclamar…

A corrida amanhã só pode ter dois momentos de emoção: a largada e um eventual safety car. Nesse último caso, espero que não seja para recolher a ferrari de Massa.

Quanto a este, se estiver mais leve mesmo é coisa de duas voltas, na pior das hipóteses. Nesse caso, será importante manter a liderança e abrir vantagem para permitir voltar na frente após a primeira parada (descobri o Brasil).

Alguém se a entrada e saída dos box é muito longa??

Hamilton não fez uma volta limpa. Não fez o seu melhor. Aliás, tá meio nervosinho, especialmente depois da “volta sufoco” no Q2.