MENU

domingo, 28 de setembro de 2008 - 11:39F-1

NO ESCURINHO (7)

SÃO PAULO (back) – A vitória de Alonso foi esplêndida. Deu para entender, hoje, seu desespero ao ficar empacado com o motor apagado no Q2 ontem. Ele sabia que se largasse nas primeiras posições tinha um carro bom o bastante para ganhar e, sobretudo, mais talento que os outros numa pista como essa, cheia de truques e manhas. Era uma chance desperdiçada, das raras nesta temporada que nem um podiozinho tinha lhe dado, ainda.

O curioso é que, na corrida, Fernandito teve a mesma sorte que rendeu a Nelsinho Piquet um segundo lugar em Hockenheim, no GP da Alemanha: a parada pouco antes da entrada do safety-car, o que o ajudou a ganhar posições importantes.

Depois vieram as punições a Rosberguinho e Kubica, e aí a prova caiu no seu colo, do jeito que ele gosta. Mais curioso ainda é que o safety-car que lhe atirou para a frente foi motivado por uma batida de… Piquet-filho!

Bom companheiro está aí.

Fernando ganha sua 20ª corrida, a primeira desde Monza/2007, quando ainda estava na McLaren. Foi seu 50º pódio. E no 800º GP da história, o primeiro noturno. Largando lá atrás, em 15º. Não é resultado para qualquer um. Seu passe se valorizou ainda mais, num momento em que ele ainda não decidiu o que fazer em 2009.

Ontem, ele dizia depois da classificação que “só um milagre” para conseguir alguma coisa nas ruas cintilantes de Cingapura. Venceu, e não houve propriamente nenhum milagre, apenas a coincidência de um pit stop na hora certa. Quase milagre, sim, é vencer uma corrida com o problemático carro da Renault, tendo todos os outros mais rápidos na pista — algo parecido com o que Vettel fez em Monza. Aí a gente vê quem é especial e quem não é.

Pelo rádio, o mais engraçado ao fim da corrida foi a frase de Briatore, que resume bem seu sentimento de alívio depois da primeira vitória do pupilo que ele se esforçou tanto para trazer de volta: “Finalmente, cazzo!”.

Alonso está de volta. É o sétimo vencedor do ano, ao lado de Massa, Raikkonen, Hamilton, Kovalainen, Kubica e Vettel. Belo campeonato, este.

47 comentários

  1. Daniel Tozzo disse:

    O Alonso venceu, andou bem, mas teve sorte, e muita sorte, só que é um bi-campeão, aí poucos falam da sorte, mas se fosse um estreante, queria ver. Quem andou muito e não podemos esquecer foi o Vettel, não teve sorte para ajudar, na penultima corrida.

  2. Mateus Daitx disse:

    Não sei se alguém já postou em outro tópico, mas vai aqui um link com belas fotos do final de semana em Cingapura:
    http://www.boston.com/bigpicture/2008/09/the_singapore_grand_prix.html

  3. André Marchiori disse:

    O mais legal não foi a vitória do Alonso, nem a m… da Ferrari… foi o Rubinho jogando a balaclava dentro do rio… vai ser burro assim no raio que o parta !

  4. Carona disse:

    Cagada da Ferrari…. nos resta esperar uma cagada da Mac Laren nas três restantes e o Massa fazer tudo sertinho.

    O Alonso fez o que devia pilotor o resto teve uma ajudinha da sorte… que não merece tanto destaque, o Alonso não errou e ganhou isso sim é merito!!

    Merito que por azar acabou não sendo o destaque do Massa, conquistou a pole fez tudo sertinho até a Ferrari cagar.

    O Kimi tá politico d + aponto de se desconsentrar… tá nem ai a responsabilidade é do Massa (que por sinal deixou de ganhar em casa o ano passado pra ele ser campeão)

  5. Kyna disse:

    Piloto bom é outra coisa! pena o alonso não estar disputando o título, ele é disparado o melhor, lembra muito Senna e Prost.

    Êta coisa ruim este Nelsinho Banana-Lima Piquetzinho.

    Será q a FIAt vai punir a Ferrari pelas cahg-das com o tal pirulito eletronico, pois eles estao loucos q alguem faça um strike nos mecanicos deles?!

  6. Miguel disse:

    a vitória do alonso foi justa, mereceu; ainda mais depois da decepção de não poder participar do Q1.
    Agora qto ao melhor do grid, tá difícil escolher. É só vc pensar em alguém….e ele faz caca na prova seguinte!!rs….
    e outra , o Nelsinho tá fora o ano q vem.
    a não ser q ele vença uma das ultimas provas;
    vcs acreditam??

  7. Max Olinda-PE disse:

    Ricardo, A ameaça de punição foi pela parada no box, não pela largada. Se fosse por isso meio grid teria sido punido na prova passada.
    E pra te lembrar ano passado Alonso não foi superado AMPLAMENTE por Hamilton. Terminarão empatados nos pontos, LEMBRA???
    Você acompanha mesmo F1?

  8. MSM disse:

    E o Bi-campeão está de volta ao 1º lugar do pódio. Teve azar na classificação quando o carro apagou, mas mostrou que tinha condições de conseguir um 3º lugar ou talvez um 2º no grid. MAs na corrida teve a sorte de volta, na batida do Piquet Jr, fez a parada e se aproveitou para chegar na frente, só esperando o Trulli e o Fisichella que estavam na frente pararem para reabastecer, o Nico pagar o drive-trough e aí assumir o 1º lugar. Daí em diante foi mostrar a competência que sempre teve (se tivesse um carro bom, estaria disputando o campeonato) e manter a vitória. Teve tantos GPs batendo na trave em 4º lugar, mas nesse, o lugar mais alto estava reservado para ele desde o começo dos treinos.

  9. Tiago S. disse:

    Tava na hora do Alonso vencer mesmo, merecia ganhar ja. Pro Massa uma pena, mercecia pelo menos o pódio. Agora acho que o Hamilton não perde mais.

  10. MarcioVS disse:

    Alonso é o piloto que fez mais pontos nas últimas 3 corridas. 20.

    Vettel vem em segundo (18) e Lewis (15)

  11. jose disse:

    Demorou mas aconteceu,a corrida de hoje mostrou a todos,mesmo aqueles que não querem ver que estamos torcendo por pilotos de qualidade duvidosa,Massa,Hamilton,Kubica,Rosberg etc…todos pilotos medianos com carros espetaculares,que falta faz pilotos de verdade.
    Ficou claro que Alonso é disparado o melhor piloto da atualidade,bi campeão enfrentando e vencendo Schumaquer,ganhando corridas com esse carro que nem parece ser da mesma categoria,um fenômeno.
    Como nos enganamos,ou melhor,como a maioria se engana,o único cara que conseguia não andar bem com um carro como a Ferrari era o Rubinho,na Mclaren até o Kovalainen já ganhou corridas,na Bmw Heidfeld anda bem,com carros bons todo mundo é bom,com carros ruins só os melhores conseguem alguma coisa.
    Alonso em uma dessas equipes ou em uma Renault competitiva ganha campeonatos um após outro sem fazer força e nós meros espectadores ficamos torcendo por esses bonequinhos com pinta e arrogância de campeões por nada.

  12. veber disse:

    Mas pra falar a verdade o Alonso mereceu,,,, pois foi rápido em todos os treinos e teve aquela má sorte no qualify,,,, de toda a forma ele mostrou que guia muito e o que mais gostei é que estava bastante humilde no podium e depois na coletiva,,,,, o Alonso é um ótimo piloto só precisa ser menos estrelinha e menos egocentrico,,,, pois desta forma tera portas abertas na Ferrari a partir de 2011,,,, o carro da Renault se deu bem pois dá pra perceber que é bem arisco e tem chassi mais curto,,,, se deu muito bem nas curvas apertadas de Cingapura,,,, olé

  13. veber disse:

    Acho que essa moda de o campanheiro com mais chances parar nos boxes,,, reabastecer e de repente o seu companheiro se arrebenta no muro vai pegar,,,,, senão vejamos,,,,, a Williams precisa de 06 pontos para passar a frente da RBR e STR,,, imaginem,,,, Rosberg larga em 9 no Japão em Juji,,,, dai para na volta 12 e reabastece,,, na volta 14 o Nakajima estampa no muro e provoca a entrada do Safety car,,,, o que irá acontecer,,,, claro em menor proporção pois em autodromos normais existem maior possibilidade de ultrapassagens,,,, mas é Nico lá na frente brigando por pontos,,,,,, boa idea

  14. Otto Lima disse:

    Parece que o grande duelo da F-1 nos próximos anos será entre Hamilton e Alonso, assim como, nos anos 80, o grande duelo foi entre Senna e Prost.

  15. JackSpeed disse:

    recado aos incautos:nada teve de sorte a vitoria do Alonso!afinal a sorte é uma aliada dos campeoes,ele teve muita competencia e andou bem todo o fim de semana.vejam a sorte do hamilton,é coincidencia?nao meus caros,é sorte de campeão!lembro de uma materia sobre as sortes de schumacher na temporada 1995,cada caso:terminar provas com pouco combustivel,carro dar pau depois da linha entre outra coisas…felipe nao tem pinta,nem sorte,nem força mental de campeão!se a mclaren nao tivesse “sabotado” o espanhol ele seria tri!!

  16. JackSpeed disse:

    para mim piloto tem que lutar pela vitoria,nelsinho amarelou para hamilton na alemanha,se fosse eu o luis estaria no muro ate hoje,nao aceito esse tipo de postura.Alonso é um pilotaço!quem viu a stemporadas 2005/2006 sabe do que o cara é capaz mas ninguem faz milagres,o carro so estava bom nessa prova,eu sinceramente nao sei o que se passa na cupula ferrarista em apostar em uma fraca dupla de pilotos com o alonso se arrastando nessa renault!oa cars sao loucos?o Alonso na ferrari em 2008 seria campeao mesmo com essas cagadas homericas da equipe e tem mais o cara é bicampeao,ele teria um time melhor que esses palhaços vestidos de vermelho atuais,a começar pelo domenicalli,a ferrari paga por trocar todo o time de uma vez,agora nao adianta chorar!chama o todd e contrata o alonso que ganha.manda kimi curtir a noite o massa se benzer e aprender a andar no molhado!!

  17. Ricardo disse:

    ano passado ele tinha equipamento , e foi superado amplamente por um estreante com o mesmo carro !! arregou e pediu o boné !!sorte como o Nelsinho teve na Alemanha !!nada mais que isso !!

  18. Ricardo disse:

    caiu no colo , além do Safety car , ainda teve as punições do Rosberg e do Kubica !! chegaria em 3º lugar , o nome da corrida foi o Rosberg , com uma carro ruim ,ganharia fácil a prova se não tivesse sido punido com um stop and go ! e memso assim chegou em 2º

  19. pedro arnaldo disse:

    Santa sandisse FG
    Tem cada comentário aqui que é de matar
    Nunca fiz referência a eles, porque tem menos importância mesmo, mas hoje se superaram nas baboseiras…
    Só vou dizer que o Alonso hoje fez tudo que não tem podido mostrar por falta de equipamento…. viúvas, fanáticos e psicóticos de plantão, ja tomaram seu remédinho hoje?

  20. Michele disse:

    A vitória do Alonso foi realmente milagrosa. E grandes pilotos merecem um segundo piloto como o Nelsinho.

  21. Ricardo disse:

    Marcel
    se te incomada o que eu escrevo , não leia !! só disse a verdade !! ele cortou a pista na 1ª curva , passou dois carros por fora da pista , e deveria ter sido punido !! e no podium do Nelsinho na Alemanha , ele dedenhou e fez pouco caso do resultado do Nelsinho , desmerendo-o !! e agora , o que ele vai dizer do resultadode hj?

  22. Luiz Marcelo disse:

    Uma coisa tem que ser dita, o Schamcher era respeitado dentro da Ferrari, não vejo a mesma atitude quanto ao Felipe Massa. Acho que chegou a hora dele reclamar para a equipe. Quando o Felipe Massa fala, ele parece estar falando como uma criança mimada, que acobou de ser desmamada e não como um piloto da Ferrari.

  23. Luana Marino disse:

    Eu admito: Alonso foi perfeito.

    Acho que foi feita justiça, só isso. Ele sabia que tinha todas as condições de pódio e, por que não, vitória. O treino de ontem foi um soco no estômago. Mas no fim das contas, todos os contratempos que os outros tiveram serviram para fazer justiça ao espanhol.

    Acho que agora ele renova com a Renault. É melhor mesmo. No início, achava que ele tinha mais era que ir para a BMW, ainda mais depois da renovação do Kimi com a Ferrari. Depois da vitória de hoje, e levando em consideração todas as mudanças que o regulamento vai sofrer no ano que vem, o mais certo é ele ficar onde está. Já conhece a equipe e é respeitado por todos lá. Ficar pulando de galho em galho só vai atrasar a vida dele.

  24. Marcel disse:

    sério Flavio, às vezes fico sem ação com a quantidade de bobagens que esse Ricardo diz…

    ele foi o primeiro a “zoar” com o Alonso na Alemanha…

    E dá-lhe exclamação! Socorro!

    http://www.f1critics.blogspot.com

  25. LEANDRO disse:

    Tem muito contador de história aqui. Credo. Quanta teoria conspiratória babaca.

  26. vivi disse:

    ai ai ai

    quanta bobeira escrita por alguns aqui rsrsrsrrs

    alonso só deu mostras que é o melhor do grid! e tomara que o carro da Renault ano que vem seja muito bom viu? pra mostrar pro galvão que Amilton e Cascão não são os melhores pilotos do grid. são os que estão em melhor fase e com os melhores carros,

  27. Ricardo disse:

    28/09/2008 – 11:39

    Enviado por: Trovão

    E a cortada na ginake pelo Alonso logo após a largada, ganhando duas posiçoes, sem devolve-las, passou totalmente impune pela FIA!
    Até o próprio engenheiro da Renault avisou ao Alonso logo no inicio da corrida, que o mesmo deveria receber uma poniçao, um drive-troght ! Só que nnão veio!
    Dois pesos e duas medidas para a Renaut / Ferrari e Mclaren!
    A marcação é serrada em cima da Mclaren, ou melhor do Hamilton.
    Dá-lhe tapetão!

  28. Ricardo disse:

    teve a mesma sorte que o Nelsinho na Alemanha !! esplêndida foi a corrida do Rosberg, que com um carro muito inferior chegou em segundo lugar mesmo tomando um Stop and Go de 10 segundos , ganharia fácil a corrida se não fosse a punição !!!

  29. Denise disse:

    (rsrsrs)… Nossa, quanta bobagem escrita aqui…

    Alonso é d i s p a r a d o o melhor do grid! Vitória merecidíssima! Já estava com saudade dos shows do espanhol…

  30. Leonardo Luiz Verleun disse:

    Este é o mesmo Alonso que a pouco tempo atrás o “animador de auditório” dizia que era “fraco” e não tinha condições de pilotar um F1…

  31. Marcelo Martinez disse:

    A corrida foi fantástica do Alonso, digna do campeão que é, apesar da grande contribuição do seu companheiro de equipe.

    Acho que a Ferrari, além das suas “cagadas” próprias vai dormir com essa também. Afinal preteriram Alonso, renovando com o Raikkonen.
    Quanta competência desses italianos, hein?

    Nelson Angelo Piquet: uma decepção. Esperava muito mais dele. E olha que o acompanho desde a “fórmula sul-americana”. Uma pena!

  32. Rodrigo disse:

    EU falei a 3 semanas atrás…Justiça divina tarda mais não falha…poucos acreditaram!!! Foram roubar do Lewis em SPA a Ferrari pagou o preço hoje!! Quando é para ser campeão não adianta, pneu fura,motor quebra, e etc… A Ferrari ai pagando o preço!!

  33. Max Olinda-PE disse:

    Alguém viu o Marco Aurélio por aqui???
    Tão reclamando que o Alonso disse que foi sorte do Piquet o pódio. E dai?
    Foi sorte do Alonso hoje também, mas há uma diferença gritante no resultado dos dois não?
    Além do Alonso ter andado bem, lá na frente, durante todo o fim de semana, o azar do carro apagar derrepente na classificação, foi a sorte para a corrida, já que fez uma estratégia brilhante aliada a batida do Piquet filho que veio na hora certa.
    Mas dai pra frente foi preciso muito do talento dele para a vitória.
    Parabéns Alonso!!!

  34. David disse:

    A diferença é clara entre Nelsinho e Alonso. De cara logo não foi um 2 lugar, ele venceu. Mandou bem em todos os treinos, não fosse a quebra estaria lá na frente. E por fim comandou mais da metade da prova. Não dá para ser ufanista ele é muito superior a Nelsinho. É hoje o melhor em atividade.

  35. Rodolfo Borges disse:

    Mas esse Fernandito tem uma boca hein? Ano passado no GP da China, ele disse que só um milagre faria com que ele tivesse chances de título contra o Hamilton e o que acontece? Hamilton na brita, decisão pro Brasil. E ontem o mesmo. Disse que só um milagre o faria fazer uma boa corrida. E o milagre aconteceu. Já tem emprego garantido como “indutor” de milagres quando se aposentar.

  36. Plácido disse:

    Safety-car… eu suo frio quando tem isso na corrida. Hoje, mais ainda. E na segunda entrada do “mardito”, já via o Hamilton ganhando a corrida.
    O Piquêzinho foi decisivo na prova de hoje. E o Galvão pôde ver seu “querido” Briattore festejando… rs rs

  37. Deipi disse:

    Teoria da Conspiração: Briatore reuni-se com Alonso e Piquet antes da corrida e traça a seguinte estratégia: Alonso irá largar com pouco combustível para parar antes de todos e logo após isto entrará um safet car devido a um acidente na pista. Este acidente será causado por nada menos que Piquet. Esta situação irá trazer vantagens de posicionamento para Alonso na corrida e poderá, inclusive levá-lo a vitória. Esta estratégia está baseado em aprendizado que a Renault teve em corrida que Nelsinho quase ganhou em circunstâncias similares. A moeda de troca para Nelsinho é a renovação do contrato, que será exercida pela Renault nos próximos dias. Esta mesma estratégia pode ser utilizada em outros circuitos de rua (como Monza e Valência). Vindo de Briatore e Alonso (que já segurou sem companheiro de equipe nos boxes durante classificação) não é díficil de acreditar. Além disso, tem-se outro piloto em situação díficil na equipe e que poderia topar mediante algum favorecimento. Pensem.

  38. Fernancio Villa Nueva disse:

    Cara, vindo do Briatore, da pra acreditar!

  39. Filipe disse:

    Acho que existe uma diferença para o Nelsinho na medida que desta vez a estrategia da equipe me parece ter sido pensada com a entrada do safety car em mente.

    Agora sortudo o Rosberg? Tem que ir depois da corrida agradecer o Fisichella por não ter parado junto com todo mundo..

  40. Péricles Malheiros disse:

    Tudo errado pros brazucas hoje, hein? Nem o presente de Rubinho para a torcida chegou no endereço certo! Agora entendo o que minha avó queria dizer quando falava “Deu com os burroa n’água”.

  41. Luiz Marcelo disse:

    O podium ficou carregado com o peso do ego de Hamilton e Alonso “que bate no peito eu sou o bom” e olhe que ele criticou o podium do cagalhão Nelsinho Piquet corridas atrás.
    Alguém pode me dizer quando foi a estréia do lolipop “cagado talvez chinês”da Ferrari? Rapidinho voltaram com o normal… Sabe o que deveriam fazer com este lolipop eletrônico???? Não dá pa postar aqui….

  42. Léo Engelmann disse:

    Não sei, variou muito a situação da corrida principalmente depois do primeiro safety car. Mas Hamilton deve a Alonso o terceiro lugar do inglês porque no q2 de ontem, Alonso teve o carro apagado enquanto Hamilton se arrastava na décima posição.

    Não fosse a quebra de Alonso, Hamilton sairia na 11ª posição.

    Alonso merece entrar – mais uma vez – pra História da F1. Não agüentou o tranco na McLaren, pediu pra sair e voltou pra equipe que sempre o admirou, mesmo sendo esta inferior.

    Alonso também é o equilibrio atual entre experiência e juventude.

    Em Cingapura, foi do Céu ( quando disse que o carro estava bom ) ao Inferno ( quando o carro apagou ) e foi à Redenção ( com essa vitória ).

    Tão imprevisível foi a corrida quanto o final de semana de Alonso.

  43. Rodrigo Font disse:

    HAHAHAHAAHA

    Serei o primeirão para comentar essa vitória do c*ralho do piloto mais f*dido da atualidade!!!!

    Então,vamos lá:

    1)BRAVO,FERNANDO!!!!! Já era hora!!!! Fez bem pra sua auto-estima esse fds! Liderou parte dos treinos livres e foi soberbo na pilotagem!!!!!

    2)Valeu RENAULT !!!! Finalmente,o carro lembrou algo do mítico R25 e R26 !!!!!!!!

    3)Sr. Carlos Goshn,Presindente da Renault-Nissan: FAÇA O FAVORD E INVESTIR NA F1 !!!!!! Com um carro competitivo (não precisa ser o melhor do grid), o Fernando resolve a parada!!!!!

    Hala, Madrid! (2×1 no Betis!!!!)
    Hala, Fernando Alonso!!!!!!

    HAHAHAHAHHAHAA

    (obs.: 1 – Que bom que Jean Todt esteve por lá….Deve estar muito satisfeito com a “dupla” renovada até 2010;
    2 – Ver Lewis Hamilton cumprimentar Fernando Alonso antes do pódio e depois da champagne ,não tem preço.É só vermos as imagens e veremos como ele se sente inferiorizado!!!!!)

  44. Cláudio disse:

    Esse piquezinho, vai ser ruim lá na China. Mas, é muito ruim, pior do que o Ricardo Rosset e o Pedro Paulo Diniz. Pena para o Massa, a troca da ferrari é igual ao Piquezinho, muito RUIM, só que tem que o Piquezinho é pior ainda. Hoje na F1, o piquezinho é de longe mais muito longe o pior piloto.

    Lucas di Grasse JÁ!

  45. Luis Skinner disse:

    Ok. O Alonso tem seus méritos nesta corridas. Porém, se o Rosberg não tivesse sido punido, seria ele o vencedor. Quando o Nelsinho chegou em segundo, o Alonso falou que foi por sorte. E agora, o que ele dirá?

  46. Felipe Marcos disse:

    Sorte?
    Não acho… o Alonso parou antes de todo mundo e o Briatore falou no rádio para o Nelsinho “Moleque, enfia esse caro no muro, e logo!”

    Bom, mas falando sério agora, ótimo trabalho do Nelsinho, afinal sem Safety car nesta corrida dificilmente a Renault somaria 10 pontos no campeonato de construtores. Talvez só ano que vem com um carro melhor, Alonso mais motivado e outro segundo piloto.

    E por mais que a tecnologia avance, não adianta, é como minha avó sempre dizia, pirulito nos boxes de fórmula 1 e cházinho de boldo a eletrônica jamais irá substituir.

    E esse animal desse Raikkonen tem que acordar também né… mesmo com o Massa ganhando todas as corridas que faltam, se o Hamilton chegar em segundo nas três é campeão (se bem que ano passado o Hamilton era novato… agora ele já tem um ano experiências fazendo belas cagadas por aí, pode ser que ele caprixe de volta!)

  47. Fernando Sequerra disse:

    Flavio,

    O Nelson bateu de proposito para entrar safety car. O Alonso estava com os pneus macios, que ningume gosta, para se livrar logo de a obrigatoriedade disso, fez um pistop cedo, o que não faz nenhum sentido em uma pista como essa. Para que isso? A unica vantagem era largar leve e ganhar posições na largada…

    Eu não acredito nesse “Milagre”…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>