PUXADINHO

SÃO PAULO (todo ano) – O aprendiz de feiticeiro Rodrigo Ribeiro, da “Car and Driver” mandou o link e as informações. São fotos das obras em Interlagos, tiradas no dia 4 deste mês. Já deve estar tudo diferente, mais adiantado. O autódromo foi fechado em agosto e, segundo RR, estão: 1) substituindo as telhas dos boxes por lajes pré-moldadas; 2) construindo um novo centro médico; 3) instalando dois platôs na área de estacionamento que fica na entrada da área de paddock; 4) fazendo mais um módulo de arquibancadas fixas; e 5) reformando a área de escape na curva 3.

Nosso bom amigo Roberto Seixas, da SPTuris, que costuma frequentar esta página que vos fala, deve aparecer qualquer hora dessas para dar mais detalhes à blogaiada.

De uma coisa não se pode acusar a atual gestão do autódromo: não investir no patrimônio. Eles investem, e muito, nas melhorias de um equipamento esportivo antigo, que tem quase 70 anos, e que é dificílimo de administrar. Para quem corre, não dá para reclamar.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto Brandão
Roberto Brandão
15 anos atrás

Pessoal,
Há muito, a semana da F-1 representa a maior renda isolada em impostos e ganhos indiretos. A estimativa, para este ano, é de que sejam deixados na cidade R$ 300 milhões. Diretamente para o poder público vai cerca de 15% do valor.

Aos que criticam, peço para que (re)vejam os vídeos de GPs passados, quando dava para se ver a grama alta (mato) e obras inacabadas na própria corrida.

A atual administração, com gente MUITO séria, pegou o peão na unha e :
1 – Aumentou as receitas do autódromo;
2 – Por ser parque público, abriu seus portões para os verdadeiros donos daquele aparelho;
3 – Existe hoje uma perimetral, sempre aberta ao público, com árevores frutíferas, mesas e bancos para piqueniques e uma churrasqueira;
4 – Os banheiros estão sempre limpos e funcionando;
5 – A grama está sempre cortada e o autódromo limpo;
6 – E continuam investindo em melhorias, que representem redução de gastos futuros (arquibancadas fixas x arquibancadas móveis). Para se ter uma idéia, a cada ano gastava-se cerca de R$ 700 mil em montagem de arquibancadas, que agora passam a fazer parte do pacote vendido à F1, aumentando o seu valor e, portanto, a arrecadação do aparelho público.
7 – O asfalto vem sendo sempre cuidado e mantido em ordem.

E tem gente que é capaz de continuar reclamando.

Torço demais que a mais competente administração da história do autódromo (conheci quase todas) permaneça.

MSM
MSM
15 anos atrás

Vocês paulistas estão com sorte, porque todo o ano fazem reformas em Interlagos. Venham aqui no Rio em Jacarépaguá para ver o que é o descaso do governo e da CBA.

Wendell Oliveira
Wendell Oliveira
15 anos atrás

Eu já tive o prazer de ir a Interlagos assistir a F1 na arquibancada e ver a Stock Car (show de bola) nos boxes, andei no autodromo inteiro…e com certeza eu apoio a atitude da SPTuris…tem que reformar mesmo.
Se a administração seguir por este caminho com certeza o autodromo vai estar modernizado.

Parabéns ao trabalho da SPTuris.

pauloaidar
pauloaidar
15 anos atrás

O custo da reforma é totalmente pulverizado pela receita que o município faz com o evento F1 e não somente os organizadores que dela se beneficiem. O que se faz no autódromo não é mera maquiagem mas sim uma adaptação de um instrumento antiquado para que fique apto a receber as máquinas mais modernas do planeta. Isso não é fácil não.

Agora quem tem ou teve a oportunidade de andar nas pistas existentes Brasil afora, não pode deixar de tirar o chapéu para Interlagos, mesmo porque não existe nada parecido em termos de asfalto e segurança (que melhorou muito apesar da Curva do Café).

Também concordo que seria possível construir muitas variantes na nova pista com trechos da antiga, tipo a 1 e 2 mesmo, ou a reta da Ferradura,ou mesmo descendo um pedaço da reta antiga e fazendo um contorno.

Com o novo paddock não ficará a dever muito para pistas existentes no Primeiro Mundo, e muito menos para as verdadeiras porcarias, como Magny Cours ou Hungaroring.

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

Interlagos só sobrevive até hj , e em condições excelentes comparado a outras pistas do país , graças a F1 e tudo que gira em torno dela !!! a grana e o número de pessoas de fora que movimentam São Paulo na semana de Gp , fazem do evento o maior evento do Brasil no ano !!!

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

só prá quem não sabe !! além dos recursos indiretos prá cidade , como lotação total da rede hoteleira , o enorme fluxo de turistas que além de lotar hotéis , fazem o mesmo com restaurantes , shoppings , etc. , e a enorme divulgação da cidade em todo o mundo , a Interpro , organizadora do evento , paga um excelente aluguel prá utilizar o autódromo !! se não fosse a F1 , Interlagos simplesmente não existiria mais !! seria só mato ou loteamento clandestino , e esse pessoal que reclama sem saber das coisas , não ficariam só 3 meses sem usar o autódromo , mais sim o ano todo , pq simplesmente não existiria mais Interlagos !! Basta ver o que fizeram com Jacarepaguá , e as outras pistas do país !! tudo arrebentado e sucateado !!!

Maurício Filho
15 anos atrás

Amigos, ruim assim, pior sem a F1. Vocês, amigos paulistas, mal ou bem, ainda possuem uma pista muito bem cuidada, e que anualmente, passa por reformas. Perfumarias ou não, alguma coisa sempre é feita, e pela Tv, sempre vejo a pista de Interlagos, muito bonita.
Agora se coloquem no nosso caso aqui no Rio…. precisa dizer mais alguma coisa?
Concordo que há roubalheira por parte dos políticos, por parte de CBA e FASP que pegam a grana da carteirinha e prometem sei lá quantas provas, e depois, tudo é cancelado por causa das obras da F1, mas senhores: Vocês ainda possuem a única pista no Brasil, que é homologada pela FIA (salvo engano), e que ainda, é cuidada de alguma maneira, inclusive, para que vocês possam andar (meus amigos pilotos), ou assistir as provas.
Amigos Paulistas: Vocês ainda tem, nós aqui no Rio não, e, a previsão para frente, é triste.
Um forte abraço.
Maurício Filho / RJ

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Com um pouco de imaginação, daria pra saber como estaria o TEMPLO sem a F1…
Quanto aos investimentos da prefeitura, desde que sejam sérios, em obras necessárias e permanentes (ex. arquibancadas fixas novas ), é retorno certo…
A falta de planejamento da FASP e clubes não podem ser motivos de “malho” nas obras. Diga-se, de anos pra cá, estão mostrando bom senso.

Caíque.
Caíque.
15 anos atrás

Vou me permitir um comentário:

Jacarepaguá poderia ter seu traçado de 5 km de volta e para isso BASTA APENAS que se construa a passarela da Arena para a rua, absolutamente MAIS NADA e se quisessem poderia tranquilamente passar de quase 4,9 km para 5.300 metros de extensão, O Miolo Norte, bem como o Oval de 2,6 km está intacto e a unica alteração lá foi a retirada da Curva do Nonato, o “S” na entrada do Retão, só isso.. Não fizeram isso porque querem fazer um investimento imobiliário em toda a área, pista inclusive, que ainda do jeito que se encontra é maior que Tarumã, Guaporé, Cascavel, Londrina, Fortaleza, Caruaru, etc, ou seja, só é menor que Curitiba, Brasília e Interlagos.

Com relação a Interlagos, estão modernizando o que dá, porque se não não se renova o Contrato com a F1 e lamentavelmente não existe mais possibilidade de se ter de volta o antigo traçado. Quem teve a sorte de ter visto corridas no antigo traçado que fique feliz, porque foi um felizardo…eu agradeço, porque vi dezenas lá.

Evandro
Evandro
15 anos atrás

Sobre Interlagos o http://www.gptotal.com.br escreveu um artigo que resume bem o que acontece: se não fosse pela F1, já tinha virado loteamento! Mas essa história de fechar três meses todo o ano para “obras” é ruim demais. Será que as outras pistas onde a F1 corre em outros países fecham três ou dois meses antes da etapa? Você deve saber disso Flávio. Eu duvido pois aqui essas “reformas” já viraram tradição e devem engordar o bolso de muita gente. Tô errado?

Guido Fiorentini
15 anos atrás

Caro Flavio! Fiquei feliz em ler seu comentario. GRAANde Premio… Grande abraço! Guido.

Acarloz
Acarloz
15 anos atrás

Não gosto de política e nem de políticos, mas o prefeito esfiha foi quem melhor cuidou do templo, ele esteve nas mil milhas e ouviu algumas solicitações, acredito que esteja providenciando algumas delas agora.
Antes assim, ou preferiam o bacanal que fizeram em Jacarépagua? quanto mais se gasta em Interlagos, mas distante ficam os abutres de plantão…

Dú
15 anos atrás

Meu, vcs. estão aloprados, NÂO EXISTE MAIS 1 e 2.
Quem viu Gustavo Cerdenã de GT 750, Jacaré, Tucano, Adú, ou então o Jarrier de pé em baixo, viu.
Quem viu semanas atrás neguinho escapar pela 1. Viu e guarde na memória.
Acabou, Interlagos está encolhendo. Literalmente.
Regi, nessas o papel está sendo cumprido pela modernidade.
O Trabalho do Seixas é 10, e o que o Brandão tem com isso?
Por sinal, cadê o Brandão?
Gente, caiam na real. É fácil,
http://www.autodromointerlagos.com/obrasfi2008.htm
Sinceramente, desde que o Senna “desenhou” a nova pista, já éra.
Interlagos hj. é uma área que deveria virar bairro, uma mini cidade, e que a iniciativa privada que se vire para fazer um novo autódromo, como da Marta em São Bernardo, do Scaglione em Guarulhos e Taubaté, o do Rio do César Mala.
Seixas, seu trabalho é mil, sensacional, só que a cachorrada não larga o osso, tipo Fasp e cia limitada.
Rogério, Londrina ficamos em Paz, se pentelhação.
Um abraço.

Junior.
Junior.
15 anos atrás

DESCULPE AI TRANJAN,SOU NOVO NESTE “NEGOCIO” COM O TEMPO EU APRENDO.BOA NOITE

Rogerio Tranjan
Rogerio Tranjan
15 anos atrás

Não, caro Júnior, é TRANJAN.

regi nat rock
regi nat rock
15 anos atrás

Tirando o non sense do post anterior, o que o pessoal que frequenta Interlagos espera ?
Ora gente, A corrida é um dos melhores cartões postais da cidade. Sem defender quem quer que seja, todos os numeros apontam que, para cada real investido, é gerada uma receita para a cidade superior ao total dispendido. Sob essa ótica, os milhões investidos revertem para toda a cidade.E isso é bom.
Se alguém leva algum por fora, que se comprove e ponham a boca no trombone.
E o pessoal que utiliza as instalações , são sabedores SEMPRE que, um/dois ou tres meses antes da prova, a pista é fechada.
POrtanto , não aceitem as datas da Fasp que , se pudesse marcaria provas até no dia da corrida, só pra poder faturar mais algum, sabendo que não pode fazer isso.
Cobrem a devolução do que foi pago e não utilizado.
Não aceitem data próxima ao evento F!.
Ainda bem que existe F!, caso contrário o Templo seria um escombro, prontinho para ser retalhado e transformado em mais um bairro vertical…

Rafael Guimarães
Rafael Guimarães
15 anos atrás

Bem, to fazendo um TCC sobre o Autodromo e realmente o que estão investindo em patrimonio e em estrutura é de se elogiar, porém, um fator que deveriam levar mais em consideração é o fato do relacionamento com o publico que é algo a se pensar.

regi nat rock
regi nat rock
15 anos atrás

Dú:
Se o mané for bom de bota a gente pode até pensar em pedir pra uns e outros um suporte.
Mas tem que mandar todo o curriculo em duas vias autenticadas, com cópia de RG e CPF e endereço, mais 3 cópias do projeto a ser desenvolvido, com no mínimo 3 opiniões de engenheiros/mangeres conhecidos e respeitados que possam atestar a viabilidade do empreendimento.
Montar tudo num book com excepcional apresentação, recheado de fotos do Mané , em alto desempenho (provas no exterior ajudam muito) assim como cartas de recomendação dos anteriores patrocinadores – se os houver, bem como reportagens em jornais, revistas, videos no you tube etc etc…
Não estou garantindo absolutamente nada, mas com uma ou outra variação , isso aí é parte do calvário a ser enfrentado por quem quiser ajuda.
Quer um conselho? faz um papagaio no Bradesco pra pagar em 5 anos e manda o ‘mané’ se divertir já que é para uma prova só.
Vai que o Mané ganhe e aí poderá aparecer um Mecenas, louco para aparecer no esporte espetacular dando entrevista pro galvão e contando como descobriu o infeliz….

Dú
15 anos atrás

Rogerio, pegar pesado nada, vamos “REVIVAL’ Londrina.
Aqui o post é meu, mas.
Creio caber a Fasp e a CBA, devolver o percentual da CARTEIRINHA, afinal o Calendário não foi cumprido.
Isso é com vcs., sou fãn da Categoria.
Falando nisso, num rola uma grana de Marketing para um mané que vai correr no Brasileiro de Motovelocidade em novembro?
Em Interlagos.

Junior.
Junior.
15 anos atrás

DISCULPA AI É TRAJAN.

Junior.
Junior.
15 anos atrás

Caro TROJAN concordo com vc. Oscaras pegam o dinheiro publico reformam a pista e entregam novinha para o promotor do envento faturar milhões Um evento que pouco adiciona ao nosso automobilismo. É o memo que fazem com as estradas e assim as coisa vão de mal a pior.Concordo plenamente que um automobilismo interno forte iria até de encontro com os interesses do governo pois geraria mais empregos e mão de obra especialisada alem de incentivar a construção de carros de corridas no Brasil. Pois se aqui ja se fez até F1 (não importa os resultados) O caminho para isto é distituir os atuais gestores pois eles só estão preocupados com eles.Nada contra advogados mas eu acho que o cara para ter o cargo de dirigente teria que pelo menos ser piloto de carros e saber de fato das dificuldades que as pessoas passam para poderem praticar o esporte de sua preferencia. Poderiam até criar uma carteira exclusiva de “TREINO” assim o povo de pouca grana poderia somente ter um carro de treino com todo equipamento de segurança e treinar nem que pelo menos uma vez por mes, Melhor que ficar “matando a lombriga” na rua e apondo em risco a sua vida e a dos outros.Com o tempo quem sabe ele poderia se tornar um piloto de fato. Outra coisa é a pessima divulgação dos esportes a motor . como sempre digo O POVO SÓ DESEJA O QUE CONHECE. A prova que o brasileiro gosta de carros é a guantidade de gente que paga um absurdo para ver a prossição do Bernie. Torço por dias melhores.

vitão
vitão
15 anos atrás

Ah, curvas 1 e 2….ouvir como os pilotos de antigamente descobriam os limites, e como eram desafiadoras….

Junior.
Junior.
15 anos atrás

Com certeza uma das modificasões mais bem vinda seria a inclusão das curvas 1 e 2 no atual traçado. Não custaria tão caro assim pois elas ainda estão la. Bastaria fazer uma outra curva identica ao s do Senna ligando o antigo retão a atual reta oposta . Os carros passariam pelas curvas 1 e 2 percorreriam um trecho do antigo retão e fariam uma curva em s em direção a a tual curva do lago.Pode-se usar a mesma tecnologia de proteção usada em pistas ovais para proteção de carros que por ventura se perdesem nas curvas 1 e 2. O ideal seria recriar a pista antiga pois acho que é muito mais facil que fazer uma obra igual a atual Imigrantes Se fizerão a Imigrantes Recuperar o traçado antigo é facil. O bom é que com a proposta das curvas 1 e 2 poderia-se preservar o “kartodromo” atual e assim preservar o “interesse” do pessoal do Bernie. Se o resto de Jacarépagua tem uma curva de circuito oval porque Interlagos não pode ter uma de suas curvas mais belas de volta ao traçado Sem duvida é o conjunto de curvas mais famoso e belo do pais e não merece ser esquecido simplesmente por motivos$$$$. Até a visibilidade exelente que a pista tinha foi para o espaço com as “obras de modernização do autodromo.” Tirar carteira de piloto, um monte de dinheiro,Recuperação da pista antiga, milhões gasto de maneira muito justa, ver um bom carro e um bom piloto percorrendo as curvas 1 e 2 não tem preço.

Rogerio Tranjan
Rogerio Tranjan
15 anos atrás

Caros Reginaldo e Dú,

realmente peguei pesado ……… não me leve a mal.
Interlagos não é uma porcaria. Adoro, como vocês, o Templo. O asfalto é ótimo, os boxes são limpos e o clima é muito agradável. Só não concordo com essa ditadura de autódromo de F1. Os gringos vem para cá, reclamam de tudo, exigem o diabo e, no final das contas, os maiores prejudicados são aqueles que usam o autódromo para sua atividade fim: disputar provas, quaisquer que sejam, automobilísticas.
Todo mundo fala do mal que a Stock faz ao automobilismo brasileiro, eu acho que mais mal ao nosso automobilismo faz a F1. É só ver o exemplo argentino, sem piloto e corrida de F1, mas com um automobilismo muito mais desenvolvido que o nosso.
Jeito tem … o que falta é boa vontade dessa turma toda.
Outra coisa, agora pelo lado político: quem investe um porrilhão de grana é a prefeitura e quem recebe o outro porrilhão de grana é o organizador do GP Brasil? Será que não tem um negocinho desses para mim?

Abraços e nos vemos em Londrina,

Rogério Tranjan
Passat #44

Dú
15 anos atrás

Eric, vc. sabe mais que ninguém aqui, da modernização e segurança. Sem essa de eleição. Vamos dar graças de termos um cara que bota pra quebrar lá.

“fazer umas perfumarias no autódromo”
Rogério, acha que a Fasp não sabia que iriam haver as reformas? Estavam anunciadas desde a renovação do contrato com a FIA. 2007. E a coisa esta sendo feita a mil por hora.
Creio caber a Fasp e a CBA, devolver o percentual da CARTEIRINHA, afinal o Calendário não foi cumprido.
Ah, Rogério, em novembro terá motovelocidade. A CBM se precaveu……….
Mas nada impede Londrina 2008.

regi nat rock
regi nat rock
15 anos atrás

Pô Rogério; “porcaria”.. pegou pesado hein? não precisava tanto. Claro que todos lamentamos ter que ficar fechado 3 meses, mas não tem jeito pÔ. Se vc não tá contente vai correr em Jacarépagua pombas… Aquilo´sim, hoje merece o adjetivo de porcaria.

Blackbird
Blackbird
15 anos atrás

FG, vc acha que privatizar Interlagos seria uma boa? Mas para alguém com know-how na área, tipo o Tio Bernie. Ele seria um grande investidor.

Ainda sonho com uma nova reforma na pista que permita alongar o traçado (Interlagos é o 2o. mais curto de 2008) e usar partes do circuito antigo, mesmo que seja para outras categorias.

regi nat rock
regi nat rock
15 anos atrás

A nossa sorte é poder contar com o Seixas que, além de ser um apaixonado pelo esporte, conta com apoio do Alcaide.
Ele não é de fazer oba-oba, mas leva a sério a preservação, conservação e recuperação.
Só lamenta não poder acabar com aquela chicane no fim da reta de chegada.
Fazer o quê né?
E mais do que a boa vontade que varios administradores tiveram no passado, ENTENDE da coisa, portanto, vivas ao Seixas e seu staff.
Elogiar é bom quando o elogiado merece.
E só podemos agradecer, inclusive, ao Brandão (por onde anda ele hein?) em insistir no pedido permanente para o apoio que o Seixas dá, aos blogueiros, por ocasião dos farnéis.

É isso aí.

Rogerio Tranjan
Rogerio Tranjan
15 anos atrás

Caro Flávio,

nessa vou discordar de você. Dá para reclamar sim …… e muito. Todo ano ficamos 3 meses inativos pois a prefeitura resolve fazer umas perfumarias no autódromo. Deviam fechar essa porcaria apenas para a F1, afinal parece que todos detestam automobilismo, só gostam mesmo é de um outro esporte chamado Fórmula 1.

Abraços,

Rogério Tranjan
Passat #44

Eric
Eric
15 anos atrás

Talvez tenha a ver….sacomé né….época de eleição……

De qualquer forma,muito bom.É o lugar que mais gosto de ir em SP fora a minha casa.