MENU

Thursday, 25 de September de 2008 - 19:54Rádio GP

RÁDIO BLOG

SÃO PAULO (pequenos hinos) – A “ointentite” pegou firme. Ontem eu e o Marcelo Di Lallo, brother da Eldorado-ESPN, ficamos fazendo uma lista de bandas, cantores e cantoras que escreveram a trilha sonora de nossas vidas nos anos 80, quando éramos jovens e queríamos mudar o mundo. Hoje a gente é velho e continua querendo mudar o mundo, só não sei se vai dar, e se não der, paciência. Desenterramos cada coisa… Para concluir que a música brasileira acabou nos anos 80, depois deles quase nada se salva. Quer uma idéia? Camisa de Vênus, Ultraje a Rigor, Barão, Ira!, Titãs, Língua de Trapo, Kid Abelha, João Penca e seus Miquinhos Amestrados, Magazine, Lobão e seus Ronaldos, Casa das Máquinas, Plebe Rude, Herva Doce, Paralamas, Gang 90 e as Absurdetes…

E tem muito mais. Então, vocês vão ter de aguentar nesta Rádio Blog uma overdose de anos 80 e pronto. Começando com o Rádio Táxi e “Eva”, uma versão de uma canção italiana encantadora. Não achei nenhum bom clipe no YouTube, mas não faz mal. Em compensação, na busca, encontrei uma banda que tem o melhor nome do mundo: Chevette Hatch! É de Minas, e é o maior barato.

27 comentários

  1. Fábio says:

    Concordo com os companheiros acima! Os anos 60, 70 e 80 foram insuperáveis em matéria de música! Só se esqueceram de citar o “pai do rock brasileiro” o grande RAUL SANTOS SEIXAS!!! Hoje em dia, infelizmente, rock é CPM 22, Detonautas e outros grupinhos!

  2. Mello says:

    Falou, Squa. Bom gosto eheheh.
    Toco guitarra. As músicas que citei fazem parte do setlist da Banda Cashbox, aqui de BSB. Sucessos do pop-rock internacional 60s 70s 80s. Tudo de bom.

  3. Sandro Auzani says:

    O clipe chega a ser bom de tão ridículo.
    A guitarra inconfundível do saudoso mestre Wander Taffo. Não s fazem mais guitarristas como antigamente.
    FG aprovado sua aventura musical pelos anos 80

  4. Pedro Araújo says:

    Já citaram aí o Violeta de Outono e os Replicantes, duas das melhores bandas dos 80, só que sem a projeção que outras tiveram. Uma progressivo/psicodélica, outra punk/hardcore (da época que hardcore era Dead Kennedys, e não CPM22).

    Gomes, quanto a esse negócio de querer mudar o mundo, já diziam os Replicantes:

    “resolver os problemas do mundo é coisa de vagabundo”

    hehehe…

  5. Squa says:

    Mello,
    copiei sua seleção de músicas e pessei a tarde aqui no escritório as ouvindo. Algumas assistindo o clip, outras apenas ouvindo. Aproveitei o link na lateral do Youtube de musicas relacioanadas para ouvir mais algumas. Muito boas.

  6. Daniel says:

    O verdadeiro rock acabou por aqui na década de oitenta e lá fora no começo dos anos noventa, antes do início da porcaria chamada grunge.

    No início dos anos 90, muitas bandas lançaram discos muito bons que pareceram um último suspiro do rock antes do fim. Falo de “The Razor’s Edge” do AC/DC, “Fear of the Dark” do Iron Maiden, “Revenge” do Kiss, “No More Tears” do Ozzy, “Hey Stoopid” do Alice Cooper, “Painkiller” do Judas Priest, o “Black Album” do Metallica, “Sound of White Noise” do Anthrax, “Chaos A.D.” do Sepultura, “1916” do Motorhead, “Mondo Bizarro” dos Ramones, “Get a Grip” do Aerosmith, “the Battle Rages On” do Deep Purple e outros.

    Curiosamente, todos estes discos foram lançados entre 1990 e 1993. Não são os melhores trabalhos de cada uma das bandas citadas, mas foi o último suspiro do rock. Afinal, o que foi feito após esse período?

  7. Estais de greve do blog??
    “Onde tá tú hômi??!”

  8. kleber silva says:

    “Flavinho, esqueceu dos engenheiros, e suas belas letras, tais como: “Não importam se só tocam, o primeiro verso da canção, a gente escreve o resto, em linhas tortas, nas portas da percepção, em paredes de banheiro, nas folhas que o outono leva ao chão, em livros de história, seremos a memória dos dias que virão… se é que eles virão.” – Exército de um homem só – 1990, muito legal, e marca sim uma época em que as músicas eram MÚSICAS DE VERDADE!!!!

  9. E que depois foi gravada pela Banda Eva, e é sucesso no carnaval de Salvador há muitos anos. A Ivete tem uma versão muito legal.
    Tudo bem , não é rock, é axé. Mas tem música que fica boa em qualquer roupa.
    abraço

  10. Squa says:

    Agora mandou bem, Ultraje a Rigor. Qdo li no post sobre sua “oitentite”, antes de ler a bandas citadas, ia sugerir. As melhores: Eu gosto de mulher, Filho da put. e Terceiro. A última citada, poucos conhecem, mas é um sarro. Segue o link:

    http://www.youtube.com/watch?v=sTMI18brB-o

  11. Virgo says:

    Flavinho, Você é muitro novo! Eu queria mudar o mundo na década de 70! Depois com o tempo e a maturidade (e o obrigatório início de vida na farmácia) concluí que já fazemos muito em influenciar para melhor os ambientes onde vivemos, especialmente nossas famílias. Melhorar os paradigmas familiares herdados já é uma grande coisa!

  12. Marcelo Borges Araujo says:

    Ô FG, fala sério……..esse cara não canta nada.
    Valha-me Nossa Senhora!!

  13. Patrick says:

    Flavio

    Concordo em parte com vc…mas dos 90 podemos citar e lembrar dos Raimundos…

    Tempos que não voltam…

  14. Rodrigo says:

    Faltou Legião e Engenheiros…. desses últimos, aliás, tem uma história legal: eles fizeram uma turnê na extinta URSS em 1989. Fizeram cinco shows num teatro fechado. Ganharam uma baita grana com esses shows. No último dia, receberam o dinheiro, mas era dinheiro russo (não sei o nome) e o dito cujo não era combiável. Pegaram a grana e deram pro guia deles por lá. O cara nunca tinha visto tanto dinheiro. Comentário do guitarrista ao chegar no Brasil: “maior que o tráfico de drogas por lá só o tráfico de discos do Paul McCartney”.

    O rock nacional tinha uma inocência muito legal nos anos 80. Hoje é tudo profissional. Perdeu um pouco a graça.

  15. romuca says:

    Tempos atrás andei baixando as músicas que fizeram parte das propagandas do cigarro Hollywood. Uma melhor que a outra (Asia, Peter Frampton, Phenomena II, Winger, Boston, Kansas,…, ótimas para relembrar este período ao qual você se referiu.

  16. Cassio Missiroli says:

    FG
    Nada, supera o brow do Du’: Ventania – San Thome’.

  17. André Barbosa says:

    Qua saudade daqueles tempos, hoje as bandas e as músicas são muito diferentes, não é que sejam piores, mas meus ouvidos não suportam. Na lista dos anos 80 ainda incluiria Lulu Santos, RPM e BLITZ.

  18. Melhor banda brasileira dos anos 80 é Replicantes.

  19. Valdo WELLASCO says:

    Um exagero dizer que a música acabou nos anos 80, até porque, depois disso já apareceu muita coisa nova, teve o É o tchan, Kelly key, Latino, os tais “emecis” Serginho com Lacraia. Tem muita coisa boa por aí ainda.

  20. Rona says:

    Amanhã (sexta-feira) João Penca e Seus Miquinhos Amestrados farão, provavelmente, o último show da temporada de 2008, no Rio de Janeiro, infelizmente não poderei ir… Mas quem é do Rio pode dar uma conferida no Estrela da Lapa… Segue maiores detalhes e amostra de alguns sucessos…
    http://www.myspace.com/joaopenca

  21. Rádio Taxi do grande Wander Taffo. E Casa das Máquinas voltou, com Faiska na guitarra.

  22. Mello says:

    I WANT TO BREAK FREE – THE QUEEN
    SHOW ME THE WAY – PETER FRAMPTON
    EVERYBODY WANT TO HOLD THE WORLD – TEARS FOR FEARS
    STARS – SIMPLY RED
    MATERIAL GIRL – MADONNA
    I GOT MY MIND SET ON YOU – GEORGE HARRISON
    INSTANT KARMA – JOHN LENON
    SMOKING GUN – ROBERT CRAY
    EASY LOVER – PHIL COLLINS
    THE ONE I LOVE – R.E.M.
    RAIN – THE CULT
    BILLIE JEAN – MICHAEL JACKSON
    NOTORIOUS – DURAN DURAN
    WHAT’S UP – 4 NON BLONDIES
    LEO SAYER – I LOVE YOU MORE THAN I CAN SAY
    MOTELS – ONLY THE LONELY CAN PLAY
    WHITESNAKE – LOVE AINT NO STRANGER
    THE KNACK – MY SHARONA
    THE PRETENDERS – BACK ON THE CHAIN GAIN

  23. Jackie says:

    FG…
    A gente “era” jovem !!! NÃO !!!
    Somos e seremos sempre jovens !!!
    Isso que dá gostar de Lada…a pessoa não fica muito bem !!!

  24. Fabio says:

    A música brasileira acabou nos 70. As coisas boas dos 80 e 90 são esporádicas. Muitas das que gosto dos 80 são mais por nostalgia, do que pela qualidade em si (o q é relativo, sei). Da lista citada, Ultraje e Língua de Trapo são os melhores. Acho que a época era melhor quando não se levava a sério, quando era um escracho de si mesma (O Dusek tb era bom., mto por isso). Ah, a Casa das Máquinas tb é ótima, mas é dos anos 70 (acabou em 78)

  25. Mário Gasparotto says:

    Sem querer causar polêmica, mas já causando, Flavio faltou você citar a Legião. Mesmo para quem não gosta, quando se faz uma lista sobre música dos anos 80, não se pode deixar de citar a banda mais influente.

  26. Flávio says:

    Anos 80 parece ter fechado, com chave de ouro, as décadas 60-70-80, as melhores no quesito musical. O que vêm depois, pouco se lembra…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *