FUJI NO INFORACE

SÃO PAULO (no microscópio) – Já no ar as 67 voltas do GP do Japão destrinchadas pelo InfoRace, essa ferramenta superbacana, exclusiva do Grande Prêmio, que mostra em detalhes cada etapa do Mundial de F-1, permitindo uma análise mais fria e técnica das corridas.

Hoje, por exemplo, será possível ver o forte ritmo de Massa nas últimas voltas e como ele perdeu tempo atrás de Bourdais e Button, por exemplo. E também como Hamilton “morreu” depois de pagar o drive-through.

Vá lá, veja tudo e comente aqui! Marcelo Barbosa, o criador da ferramenta, lê tudo e responde a todas as perguntas de vocês, com dicas para usar em sua plenitude o InfoRace.

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Marcelo
Marcelo
15 anos atrás

Caro MarcosA9,

Quanto a originalidade da representação gráfica, talvez alguma publicação tenha feito na década de 80 e eu não tenha visto. Achava que eu tivesse sido o primeiro a publicar quando o fiz para o anuario Portugues do Francisco Santos em 1990. Alguns anos depois o Forix começou a publicar no site deles. Se é que isso importa alguma coisa.
Agora esta que temos no Grande Premio, possui muito mais interatividade e informações agregadas. e já aproveito: com todas estas informações algumas pessoas encontram alguma dificuldade em se ambientar mas vamos melhorar isso!
Bacana é que tem muita gente do mundo todo curtindo!
ah, sorry pela demora!

Guto
15 anos atrás

Paulo, eu não te chamei de burro, cara. Acho que nem vi um comentário seu, na verdade. Leia o comentário até o final, foi uma piada aquilo de fantoche… Olha o comentário:

“Aliás, pra mim, quem torce pelo Massa é fantoche do Galvão Bueno. Esse cara, aliás, se fosse o Collor na F1, ele ia torcer pelo Collor… (piada!)

Mas é BRINCADEIRA esse negócio de fantoche. Torce pelo brasileiro, sem problemas. ”

Você criticou quem fica bravo e tal (que não é meu caso) e foi todo mal educado nos comentários. Relaxa, cara! Foi uma piada… Lê com atenção de novo que você confirma…

E Jeff, eu sabia de uma estatística parecida. Mas o que eu gostava no Senna, era que ele não aliviava. Mesmo com 30, 40 segundos na frente ele acelerava mais e mais. Queria ser sempre o mais rápido.
O Schumacher, principalmente a partir de 2000, fazia a pole, abria 20 ou 30 segundos em 30 voltas e administrava. E quando largava atrás ganhava a maioria das posições nos pits.

Abraço

aldogomesnatal
aldogomesnatal
15 anos atrás

vcs esqueceram de um detalhe, se nao fossem as burrdas da ferrari (erro de estrategia, quebra e etc) quem seria o campeão????

MarcosA9
MarcosA9
15 anos atrás

“Vá lá, veja tudo e comente aqui! Marcelo Barbosa, o criador da ferramenta, lê tudo e responde a todas as perguntas de vocês…”

A minha não foi respondida: houve alguma inspiração de fora pra fazer essa ferramenta?, porque gráfico volta a volta existe existe desde a década de 80 em revistas europeias.

De toda forma, parabéns, é bem bacana o que você fêz.

RESPOSTA DO FG:

Gráfico de volta a volta existe desde 1911. O InfoRace não é só isso. Vai lá e vê.

Jeff
Jeff
15 anos atrás

Guto das 41 vitórias do Senna 19(quase a metade) ele venceu de ponta a ponta sem ultrapassar ninguém, ate mesmo quando parava nos boxes ele voltava liderando, se for comparar com Schumacher em % o Senna teve mais molesa nas suas vitórias,então isso mostrava que ele tinha o melhor carro também, independente de quem estava na pista e não precisa lembrar quem eram eles…E de todos os pilotos arrojados que vc citou não colocar o alemão junto é uma piada…Schumy ganhou muitas corridas largando na frente, no meio e atrás no grid… como no GP Bélgica 1995, largando em décimo sexto e vencendo.

Paulo Barros
Paulo Barros
15 anos atrás

Pô Guto, me chamou de burro, tenho que responder.
Se você não torce pro Massa, problema seu, não tenho nada com isso. Se você prefere o Hamilton, idem. Não acho que você seja burro ou manipulado por qualquer locutor, colunista ou quem quer que seja. Aliás, o que tem ficado meio canseira neste blog é esse negócio de neguinho ficar achando que a gente tem que torcer pelo fulano ou beltrano por sei lá quais motivos.

Não é porque estou torcendo pelo Massa que eu o acho um gênio. Acho que é um bom piloto apenas, que está em boa fase e merece ser campeão. Como acho que o Hamiltom também mereça, e também é um bom piloto. Só que troço pelo Massa. Não fui com a cara do Hamilton, e daí? Tenho que trocer só porque o cara é bom? Acho que ele faz um bem danado para a F1, inclusive nas besteiras que ele frequentemente faz. Também achava isso do Mansell, para quem torci contra por um tempo e a favor em 92, mesmo contra o Senna. De novo: E Daí??? preferência minha. Só que, quando resolvo dar um pitaco em qualquer assunto, procuro analisar o que ocorreu, deixando de lado minha preferência pessoal. No momento por exemplo, acho que o Lewis leva o caneco, numa chance tipo de 60% contra 40%.
O que vai mudar prá mim? Absolutamente nada!!! E se o Massa ganhar? Também nada! Nem quer dizer que vou torcer prá ele ano que vem. Esse blog anda cheio de gente histérica, que tem graves flutuações de humor relacionadas aos resultados das corridas. Imagino o bando de malucos, digitando nervosos, bufando de raiva com certos comentários… Que povo mais doido.

E as teorias conspiratórias então? Coisa de obssessivo compulsivo, caso prá psiquiatra, com direito a tomar remédio e tudo.

Não deixa de ser divertido observar, dou muita risada.

Só quis deixar bem claro que não sou burro ou manipulado pelo Galvão porque estou, no momento, torcendo pelo Massa.

JBCarneiro
JBCarneiro
15 anos atrás

O Lewis é o mais arrojado, mais destemido, o mais avançado piloto da F1 atual. Desde quando começaram a trocar as caixas de brita por um tipo de asfalto mais rústico, visando a segurança pois possibilita que o piloto freie evitando batidas quando roda ou escapa por erro ou acidente, o Hamilton começou a planejar o uso dessa “nova área de corrida” para fazer suas manobras espetaculares e incrívelmente espertas, veja França 2008. Pode ser que por isso os fiscais estejam tão rigorosos.

Tome cuidado em qualquer corrida destas ele vai acabar usando uma parte da sua sala para passar alguém ou para empurrar alguém para fora. Não fique muito perto da TV, não… rsrsrsrs…

Guto
15 anos atrás

Dr. Koroiva, só pra finalizar o assunto.

Eu disse que gosto do ESTILO do Hamilton e dos pilotos arrojados como ele. Pra mim, esses são os melhores. Não fui muito fã do Schumacher, você está certo, mas porque ele sempre largava em primeiro e terminava em primeiro… A corrida ficava chata! E isso mostrava que ele tinha o melhor carro, tanto que o Rubens foi vice dele por dois anos (é isso mesmo?).

Mas o Schumacher me conquistou na última corrida de 96, que foi arrojado do jeito que eu gosto, e na última corrida da carreira dele, em que o cara mandou muito bem!

alexandre barbosa
alexandre barbosa
15 anos atrás

eu não aguento esse INFORACE!!!!!

parabés pela tentativa.

abraço atodos.

alexandre

R27
R27
15 anos atrás

Realmente o Hamilton apagou depois de pagar o drive-through. Não assisti a corrida, mas graça ao inforace da para ter uma otima noção , volta a volta de tudo que aconteceu nela !
Parabens…….. o unico defeito é que só se atualiza terça ou quarta….
abs

Marcelo
Marcelo
15 anos atrás

Silvio, sucintamente:
Depois de escolher o GP, você cai numa tela sobre o gride de largada. Nessa tela, embaixo a esquerda tem um botao “corrida”. Uma vez na página de corrida, você verá o inicio do gráfico que é a essencia do IR: ele mostra volta-a-volta como foi o desempenho dos pilotos.
Sobre o gráfico:
– cada linha representa um piloto
– a linha mais acima é o lider e de cima par abaixo vem os demais na ordem.
– a distancia entre as linahs representa a diferença de tempo entre eles na carrida, volta-a-volta.
– quanto mais para cima estiver indo, melhor está sendo o desempenho (volta rápida) e para baixo, pior: volta lenta.
– linhas cruzando é troca de posições.

Sobre a navegação

– Na parte inferior do gráfico ficam os botoes para avançar e recuar pelas voltas da corrida.
– Na parte superior do gráfico existe uma ‘regua’ com os numeros indicativos das voltas. transcorre da esquerda para direita.
– tambem ali ficam os botoes para movimentar verticalmente o gráfico.
– clicando sobre uma linha, o inforace mostra o tempo do piloto na volta referente aquele trecho do gráfico.
– clicando imediatemente sobre outra e no mesmo trecho (mesma volta) o inforace exibe e diferença entre eles nessa volta.
– varios icones sao plotados sobre o grafico ilustrando os principais eventos da corrida: pitstops, quebras, puniçoes, melhor volta etc. Basta clicar sobre os icones para obter mais informaçoes.
– A ‘camerazinhas’ mostra onde há imagem disponivel. Basta clicar sobre que uma janela abrirá exibindo a imagem. As imagens sao sempre do exato momento onde sao plotadas as ‘camerazinhas’.
– Para localizar a linha de um determinado piloto, basta clicar sobre seu nome na tabela de classificaçao a direita para seleciona-lo e depois clicar sobre o botao em forma de mira, na parte inferior (no começo da tarja onde ficam os carrinhos) que o grafico ficará centralizado neste piloto.

Veja se com isso já dá para usar.

Guedes
Guedes
15 anos atrás

Dr. Koroiva disse tudo……… Perfeito.

silvio.gouveia@ajato.com.br
15 anos atrás

Flavinho,

Eu acho que sou um analfabeto informático …..É a 2ª vez que tento usar o inforace e não consigo me mover…. Dá pra você descrever passo a passo como é que um analfabeto informático faz para usar o info race?

Grato,

Silvio

The Quiet Storm
The Quiet Storm
15 anos atrás

Obrigado pela resposta … Acredito que não coloquei no post errado não, mas ninguem é infalivel ! :o)

E por isso mesmo, sera que não seria oportuno, viu o numero de criticas dos blogueiros sobre a declaração do Hamilton, refazer um outro topico sobre o que ele disse hoje ( cf o proprio grandepremio relata ) para que a macacada possa ou reafirmar o que pensa ou rever as opiniões sobre a “arrogancia” do garoto ?

Value … fui meu rei !

Dr. Koroiva
Dr. Koroiva
15 anos atrás

Um cara diz: Eu não torço para brasileiro, eu torço para o melhor.

Cada um faz o que quer e torce para quem quer.
Mas torcer para o melhor? Quem é melhor? Esses que torcem para o Hamilton, parecem ser os mesmos que torceram fanáticamente para o Ayrton Senna. Tá certo, Senna era o melhor para eles. Mas Schumacher foi o melhor do mundo durante muito tempo e nem por isso torceram para ele. Muito pelo contrário.
E falavam um monte besteira, para tentar provar a si mesmos que Schumacher não era o melhor. Tudo inútil.
No futebol, eu torço para um time que atualmente não ganha de ninguém. E daí? Por isso eu tenho que mudar de time?

Dr. Koroiva
Dr. Koroiva
15 anos atrás

Cassius Clay Regazzoni,

A respostas mais correta é a e) todas as alternativas acima.

The Quiet Storm
The Quiet Storm
15 anos atrás

Eu tinha feito um comentario que foi barrado ( ainda nem sei porquê), não sei porque,que dizia que podeira até ser mais que não acreditava muito que o Hamilton tinha dito que era melhor que o Senna … a gente nunca teve provas … foi o vice do vice do vice que dissera que ele tinha dito isso e aquilo .. pois li esta entrevista :

http://www.marca.com/edicion/marca/motor/formula1/es/desarrollo/1175192.html

Jugem por si mesmos …

p.s. : se voce por favor flavio pudesse me enviar ou via este forum via e-mail mesmo, a razão do corte, eu agradeçeria.

RESPOSTA DO FG:

Não me lembro de ter deixado de publicar comentários sobre o tema. Talvez você tenha colocado no post errado.

Rogerio Lessa
Rogerio Lessa
15 anos atrás

Para o Alexendre Dela Plata:
Qual é o problema de se usar chinelo de dedo?
Como uma pessoa pode ser tao idiota?
O calcado que uma pessoa usa faz dela melhor ou pior do que outra?
Pense duas vezes antes de escrever tanta besteira!!!

Filipe
Filipe
15 anos atrás

Cassius,

a) Ao contrario dos delírios do Galvão o Coulthard tentou espremer o Hamilton contra o muro em Cingapura. Os torcedores ingleses inclusive ficaram muito irritados.

b) A diferença entre a defesa do Button em relação ao Massa e em relação ao Hamilton? O Massa chegou nele pouco depois de um pit onde ele tinha entupido o carro de gasolina (a segunda perna do Massa foi enorme, foi um dos primeiros a parar no começo e um dos ultimos no final) enquanto o Hamilton tinha a gasolina normal.

c) O Webber é australiano e não inglês. E fez o que qualquer piloto de equipe media conseguindo um suado pontinho sem pneus e motor tentaria fazer.

Nenhum ingles esta facilitando para o Hamilton, assim como por mais que o Galvão tivesse um enfarte num cenário em que Rubinho tivesse conseguindo se despedir da Formula num podium em interlagos e o Massa estivesse precisando passa-lo faria o possivel e o impossivel para segurar o resultado. Todo piloto esta mais preocupado com a carreira dele do que com uma ficticia copa de nações.

Veja só nada disso tem nada a ver com fãs torcerem ou não para os pilotos do pais.

Alias se você der um pulo em foruns ingleses vai ver que o cenário é similar ao daqui, a maioria torce de maneira cega para Hamilton, mas tem uma porcentagem razoavel que reclama de tudo que ele faz.

Guto
15 anos atrás

Felipe, eu entendo sua posição cara… Mas seguindo o seu raciocínio, o campeão da Copa de 94 foi um dos mais injustos… A seleção jogava feio. É ruim para o futebol, sabe?

Eu torci muito pelo Brasil naquela copa, claro. Mas é chato saber que a seleção de 82, que jogava muito, não ganhou e a de 94, que não jogava nada ganhou. Num concorda?

É por isso que torço pelo melhor. =)

Ronald
Ronald
15 anos atrás

Esse Cassius Clay é um b.m. puxa-saco tendencioso……e gosta de viajar na maionese……….

Guto
15 anos atrás

Vou ignorar o Alexandre, porque não foi nada disso que eu falei. Leia novamente o comentário, por favor.

Cassius, concordo plenamente com você de que Massa evoluiu, e muito, durante o ano. Só em Silverstone (na chuva) que eu achei que ele decepcionou muito…

E também com a parte do Kubica e do Alonso.

E, claro, não vou negar que o Hamilton é muito arrogante, sim. Mas o Senna também era, por exemplo. O Prost e o Schumacher também… Acho que arrogância todo piloto de F1 tem. Os caras são bajulados 24 horas por dia, 7 dias por semana por patrocinadores, imprensa, fãs e mecânicos. Então, mesmo que seja chato, é meio normal…

Só que, se o Hamilton não cometer as mesmas burradas do ano passado (e do Japão), o cara leva fácil. Como eu já disse, acho ele melhor piloto que o Massa.

Só pra não deixar o Alexandre no vácuo, eu sempre torci pelo Rosset, cara. E pelo Tarso Marques também. São ótimos pilotos, que tiveram péssimos carros na F1.

Felipe, de Recife
Felipe, de Recife
15 anos atrás

Torço pro Massa sim, pq ele é brasileiro, sim. Mesmo que Hamilton mostre que é melhor piloto do que ele, ou qualquer um outro. Aceitar a tese de que devemos torcer pelo melhor piloto, seria a mesma coisa que torcer pela Argentina numa copa do mundo por ela ser a melhor equipe da competição. O Massa não é um piloto fora de serie? Não, infelizmente não é… mas e daí? se ta na briga pelo campeonato é pq tem suas qualidades. E olha que tá dando pau no atual campeão da categoria. Isso ninguém reconhece. Já Hamilton é claro ter total apoio e foco da equipe. Não precisou nem se preocupar com a disputa interna. Isso faz grande diferença. Boa sorte Massa. E se não ganhar… blz, ano que vem tem mais.

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
15 anos atrás

Tô gostando da brincadeira, a galera tá respondendo numa boa e eu vou entender melhor a rejeição ao Felipe.

Quanto à minha opinião, Massa, até as 2 primeiras provas do ano, não me encantava, só era rápido, mas muito afoito e descontrolado (win or wall), porém, no decorrer da temporada, o cara barbarizou, evoluiu e se tornou um dos grandes este ano. Se for campeão, será por competência pura e não por como muitos querem fazer crer, por ajuda da FIA ou de comissários. Aliás, será campeão, apesar das homéricas cagadas da Ferrari. Mas reconheço, se Kubica ou Alonso estivessem na McLaren, pelos erros citados, já tinham levado o caneco.

Quanto a Hamilton, o cara é realmente muito bom, técnico e rápido, porém, sua arrogância o impede de se tornar um piloto melhor, que não cometa tantos erros.

Torço para Massa levantar o caneco.

Alexandre Dela Plata
Alexandre Dela Plata
15 anos atrás

Esse comentario é que mostra a descriminação do chamados entendidos de F1.
dizer que o Massa merece esse título e é um piloto espetacular, é coisa de brasileiro alienado e manipulado pelo Galvão e pelo Faustão, é coisa de quem anda de chinelo de dedo e ouve pagode..

Bonitinho é pagar pau pra o Hamilton, que é britânico e todo coolzinho arrogante e blasé igual o Oasis..

Nego não consegue separar nacionalidade de habilidade, por isso que assim como tem gente que torce pra qualquer brasileiro mesmo ele sendo um Rosset da vida, tem ainda mais gente que torce pra uns tipinhos insuportáveis feito o Hamilton, pensando que isso já torna a pessoa alguém “a parte dessa turba de analfabetos torcedores do Massa”.

Marcus
Marcus
15 anos atrás

Sobre o Ritmo mais lento do Hamilton após pagar a penalidade não poderia ter sido uma ordem da equipe para poupar o equipamento, já que dificilmente ele marcaria pontos naquela corrida e poderia ter um carro mais confiável na próxima?

O Massa por exemplo teve que forçar bastante o carro. Será que vai aguentar um ritmo forte na corrida toda na China?

Guto
15 anos atrás

Caramba Cassius!

Se eu torcer pelo Milan contra o Corinthians num eventual Mundial de Clubes, eu sou leitor de Veja ou qualquer outra coisa?

Cara, eu não gosto do estilo de pilotagem de Massa. Não acho ele um campeão, e não é porque ele é brasileiro, alemão, uzbeque, chinês ou americano. É porque eu prefiro estilos de pilotagem como o de Hamilton, de Senna, de Piquet, de Mansell, de Hakkinen. de Montoya (repare: eu não estou comparando pilotos, mas ESTILOS).

Aliás, pra mim, quem torce pelo Massa é fantoche do Galvão Bueno. Esse cara, aliás, se fosse o Collor na F1, ele ia torcer pelo Collor…

Mas é brincadeira esse negócio de fantoche. Torce pelo brasileiro, sem problemas. Eu vou torcer pelo melhor, já que Alonso e Raikkonen não disputaram o título esse ano…

Eu gosto de F1, não “só” de brasileiros. Senão, podia fazer uma Fórmula Brasil. Aí só o brasileiro ganhava, que tal? Você ia poder torcer pra todo mundo! Num ia ser o máximo??

Ah, (principalmente) como estudante de jornalismo, eu odeio a Veja!

Murilo Rodrigues
Murilo Rodrigues
15 anos atrás

Cassius C. Regazzoni, é mesmo o seu nome ? É que teve o Regazzoni, piloto de F-1 da década de 70. Quanto à sua enquete, sou parcialmente a letra “d” , amo a Ferrari ( é meu sonho, muito distante, de ter uma), a corrupção np Brasil anda solta desde Adhemar de Barros ( eu acho, pois nasci tempos depois de sua administração) mas , ao menos antigamente, tinham uma certa vergonha na cara (hoje, é tudo às claras, sem problema algum). E estou torcendo por Massa (a última vez que torci para um brasileiro foi com o Emerson, faz tempo heim!!). Não suporto esse inglezinho metido a besta, apesar de achar que ele é muito bom piloto.

Claudio
Claudio
15 anos atrás

Cassius Clay,
O Rubinho poderia ter dificultado um pouco a vida do Hamilton.

f) o massa não namora pussycat doll, não é corintiano e não bebe, é um rapaz normal, casado, pilotando um carro de uma tal escuderia

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
15 anos atrás

Sou a favor da volta da caixa de areia e brita…….. ou quem sabe, do fosso do maracanã, quem sabe assim, determinados pilotos parem de usar as áreas de escape como extensões para suas burrices. Bem que poderiam utilizar Barreiras de Isopor mais encorpadas ou outro material que danificassem a carenagem dos mais abusadinhos, vide hamilton é claro, e outros que acham que podem tudo. O que acha da idéia FG? achoq vou até mandar um email para a FIA e para a F1 management. Vou desenhar um protótipo e enviar, quem sabe nao adotam a idéia

Eric
Eric
15 anos atrás

Cassius Clay Regazzoni,eu me enquadro na alternativa:

e)Nenhuma das anteriores.

Sou fã do Senna mesmo,torço para o Massa,apesar de que Hamilton for campeão foi por merecer(apesar de achar o Rubinho mais piloto que os dois)odeio o Alonso,que não passa de uma boneca espanhola mimada,odeio politica,tanto que não leio Diogo Mainardi e nem “seu amigo” Nassif ou Mino Carta.

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
15 anos atrás

Cassius, acho que a tese da alternativa “d” é a mais plausível.

Marcio
Marcio
15 anos atrás

Correção!!!

Não foi depois do Drive-through.que o Hamilton caiu de produção, pois ele ainda chegou a colar no Massa, ficando apenas 6 segundos atrás. Após o Hamilton ultrapassar o Button é que o Massa começou a abrir muito e consolidou com a parada do Hamilton pra reabastecer e trocar pneus.

Marcio.

MarcosA9
MarcosA9
15 anos atrás

Nos anos 80 haviam gráficos semelhantes em revistas européias. Você se baseou em alguma ideia pra desenvolver esse gráfico?

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
15 anos atrás

Flávio,

Como eu defendi em um post anterior, os britânicos (Button, Coulthard e Weber), se puderem, irão ajudar Hamilton. Desde Cingapura, ficou claro que eles estão facilitando as ultrapassagens para Hamilton e dificultando para Massa. É só observar o comportamento destes pilotos nestas duas corridas: Coulthard (que dificulta para todo mundo), permitiu facilmente a ultrapassagem de Hamilton em Cingapura (onde é quase impossível fazê-la), Button só faltou parar na reta para dar a pista a Hamilton, já com Massa, fechou a porta de tudo quanto foi maneira. Webber tentou jogar Massa no muro da reta, quando não tinha mais carro para segurar o brasileiro.

Antes que as fanzocas de Hamiltonto venham me atacar, só queria dizer que não acho errada a atitude dos britânicos, errado são alguns brasileiros, que tendo um piloto da terrinha com chances para ser campeão e merecendo o título (o Hamilton, apesar dos pesares, se ganhar o título, também o merece), torcem não só para Hamilton ganhar, mas sim para Massa se estrepar (o que é diferente).

Já tentei entender esse povo, mas não consigo, vou então soltar minhas teses:

a) São fãs do nosso Deus Senna, portanto, torcedores da McLaren (que deu os títulos a Senna) e, por causa de Schumacher (que destruiu todos os recordes que pertenciam ao falecido) odeiam a Ferrari e quem sentar naquele cockpit, mesmo se for brasileiro;

b) São fãs do nosso Deus Senna, portanto, como Hamilton também é fã assumido do falecido, e Massa já cometeu a heresia de dizer que deixou de gostar do Senna quando este lhe negou um autógrafo, acham que Hamilton merece o paraíso e Massa deve arder no mármore do inferno;

c) São fãs do nosso Deus Senna, amam o Alonso (que também é fã de Senna e segundo ele “aposentou” o Schumy), portanto, odeiam a Ferrari (Schumacher) e quem sentar naquele cockpit (exceto é lógico se for o Fernandinho), consequentemente, acham que Massa está lá só porque é empresariado por Nicolas Todt (o que não deixava de ser uma verdade até esta temporada) e quem merece o lugar é Alonso;

d) São fãs do Diogo Mainardi e do Reinaldo Azevedo, portanto, leitores da VEJA , acham o Brasil uma república de bananas, um antro da corrupção (depois do LULA é lógico), com um povo ignorante, pilantra e preguiçoso, que sempre quer levar vantagem em tudo, sendo assim, perfeição, só na europa (de preferência anglo-saxã ou nórdica, porque latinos são muito parecidos com brasileiros), então odeiam Massa e a Ferrari (latina, mafiosa e suja) e amam a McLaren (inglesa e fleumática e limpa???), e seus pilotos. Abrem uma exceção para torcer para um finlândes que pilota na aaaaargh! Ferrari, desde que ele humilhe o brasileiro da equipe.

d) Todas as alternativas acima.

E aí, em qual das alternativas vocês se enquadram?

Vamos fazer uma enquete? Me ajuda aí Flávio…

Wender Souza
Wender Souza
15 anos atrás

AINDA SOBRE HAMILTON…

Ontem após ver um vídeo sobre a escapada de Hamilton após a largada do GP do Japão, pode-se perceber que ele não foi arrojado ao tentar passar sobre Massa e sim irresponsável. Após perder a disputa com Alonso ele escapou na curva, viu o seu principal concorrente ao título passar e deve ter pensado “ou tudo ou nada”.
Uma batida e abandono naquelas circunstâncias seria um prejuízo enorme para Massa que errou ao colocar a faca nos dentes, mas pagou pelo erro, para Hamilton o campeonato talvez estaria decidido ali, pois faltando 7 pontos e com a igualdade das equipes, seria praticamente impossível Massa conseguir tirar a diferença em apenas 2 corridas.
Não vamos tirar os méritos, Hamilton é um bom piloto, mas a atitude dele ao longo do campeonato é: “liga o foda-se” e vai passando, obrigando pilotos a colocarem roda na grama, sair da pista, etc. Meio inconseqüente esse cara não?

Esperamos que nos últimos dois GP’s Hamilton não faça igual ao acontecido no campeonato de 1997 quando Schumacher na última corrida do ano jogou seu carro contra o de Jacques Villeneuve, tentando tirar seu rival da competição, mas falhou e perdeu a corrida.
Wender Souza

Pedro Migão
Pedro Migão
15 anos atrás

Eu ia comentar justamente isso, o ritmo de Alonso e Nelsinho seguindo exatamente a estratégia.

Aí que você vê a grande corrida que os dois fizeram.

Alexandre Quintão
Alexandre Quintão
15 anos atrás

Como faço pra tirar a propaganda da Mitsubish que está me atrapalhando ver fotos e ler notícias?

David
David
15 anos atrás

Impressionante o ritmo forte de Alonso e de Piquet os dois conseguiram ultrapassar seus adversários na estratégia de box. Alonso à Kubica e Piquet a Bourdais no 1º pit e a Trulli no 2º pit.
Flávio com relação a notícia: Equipes podem equalizar motores, afirma FIA –
http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/grandepremio/materias/500501-501000/500645/500645_1.html,
Qual será o ganho da Renault em relação McLaren/Ferrari em tempo de volta? É para esse ano ainda ou só para 2009?