MENU

domingo, 12 de outubro de 2008 - 5:21F-1

FUJIANAS (15)

SÃO PAULO (eu imaginava) - Estava desligando o computador quando a Evelyn me avisou que mandaram o Tião Bourdais para a guilhotina, também. Coitado desse rapaz… Acrescentaram 25 segundos ao seu tempo, caiu de sexto para décimo. E Massa subiu para sétimo. Então, em todas as notas abaixo, consertem mentalmente a diferença dele para Hamilton, que agora é de cinco, e não seis pontos. Eu que não vou arrumar tudo! E desconsiderem o que escrevi sobre a Toro Rosso, que colocou os dois nos pontos. Ficou um só, o Tião alemão.

Bourdais foi punido pelo toque com Massa na saída de seu pit stop — dele, Bourdais. Mais uma bobagem dos comissários. Ele não teve culpa nenhuma, e Massa vinha no embalo, teve dificuldade na freada, rodou e voltou. Esses comissários são uns malas!

148 comentários

  1. petrafan disse:

    número da volta em que o carro vermelho vai parar, e pressão dos pneus do carro vermelho… é projeto?

  2. Yuri Machado disse:

    Esse cidadão da ferrari foi punido?
    http://www.youtube.com/watch?v=ykv7dYrGSBs

    Se não foi, o critério utilizado não bate. Isso, pra variar, dá margens para que acusem a FIA de favorecimento aos cavalinhos…

  3. MRodrigs disse:

    O comportamento desses comissários é, no mínimo, suspeito. Primeiro só colocaram a largada sob investigação após o Massa acertar o Hamilton, muito conveniente. A punição do Massa era certa (e ficou barato), então arrumaram uma para o Hamilton.
    Depois veio essa do Bourdais, ridículo.
    Essa eterna “boa vontade” com a Ferrari não acaba.

  4. Cranio disse:

    Da outra vez, vc chamou alguns comentaristas aqui do blog de patriotas por acharem que estávamos defendendo os brasileiros, mesmo que tivessem culpa.

    Pois dessa vez o Massa agiu como “vaca louca” tanto na tentativa sobre o Hamilton (punição branda para ele) como na do Bourdais (onde o Massa foi totalmente culpado a meu ver). O Bourdais afirmou nas entrevistas que não tinha mais como facilitar a ultrapassagem e é verdade… Só se ele subisse na parede!

    Portanto, a punição para o Bourdais é totalmente injusta! Sou brasileiro e torço pelo Massa (pelo menos é brazuca) mas sou consciente dos erros que ele comete…

  5. Alexandre Santiago disse:

    Levamos tanto tempo para termos um campeonato disputado e agora a FIA tá querendo estragar a festa.
    Ridícula essas punições.
    O negócio é correr em fila indiana. O resultado final de uma corrida deve ser a posição de largada conseguida no sábado.
    Bando de idiotas.
    Agora acho que todo mundo tinha que ir ao site da FIA e enviar e-mails reclamando. Porque virou palhaçada.

  6. junior disse:

    só estou imaginando se o Hamilton for campeão, qual a punição por essa infração grave? Por que ir de encontro as intenções da FIA de forma tão ofensiva e desrespeitosa ira merecer uma punição exemplar…e nós e a história seremos punidos com um campeão bem meia-boca. Onde estavam esses comissários quando o schumi foi campeão a primeira vez contra o Hil ?

  7. s_muller disse:

    Quem acompanha a F1 à mais tempo, já percebeu o quanto a ferrari tem sido ajudada pela FIA, principalmente após o ingresso do schumacher na escuderia. Isto se deve ao fato da F1 ter sido dominada por campeões latinos por um bom tempo e haver a necessidade de se forjar um super campeão europeu que pulverizasse todos os recordes de até então; isto já foi conseguido. Como a malrboro passou a bancar a ferrari, já que a fiat injeta pouca grana na F1 e para quem não sabe um dos acionistas da ferrari é o próprio eclestone, esta turma (corja) passou a favorecer a mítica escuderia para construção de recordes, alterando regulamentos quando outra equipe se sobressaia e proibindo tudo que ameaçasse a hegemonia ferrarista forjada à partir do fim dos anos 90(remember williams/susp. ativa, pneus michelin e os amortecedores banidos da renault, motores mercedes c/berilio). Agindo assim, garantiam principalmente os campeonatos de construtores, para que a fatia maior da receita destinada às equipes retornasse `ferrari. Os titulos de 2007 foram conseguidos usando a pressão da exclusão do campeonato, para a mclaren entregar os 2 títulos; e parece que já estão arranjando os de 2008 com toda esta manipulação atraves dessas punições absurdas. Sempre torci pelos nossos brazucas, mas depois desses acontecimentos vou mais é torcer pro kubica ser campeão, já que o hamilton , assim como o mansell, não passa de um idiota veloz; e o massa infelizmente corre pra maFIArrari.

  8. Kyna disse:

    Imaginem se o Gilles Villeneuve e o Nigel Mansell ainda corressem…
    já teriam sido banidos da F1!!!!!

  9. Ronaldo disse:

    Pelo comentários da maioria aqui dá para perceber que brasileiro acha que corrida de F1 é a mesma coisa que na Nascar americana.

    O Hamilton largou mal e quis frear onde não podia, ele pensa que não tem ninguém mais competindo, punição justa.

    O Massa foi ultrapassado, escorregou e tentou retomar a posição pela grama, bateu no Hamilton , punição justa.

    O Bourdais saiu a 100km por hora, o Massa vinha a mais de 300km por hora, preferência para que vem mais rápido, punição justa.

    E para terminar, tem brasileiro querendo que o Hamilton ganhe só pelo fato de ele ser negro, querem ver ele ser campeão para dizerem:

    “Eu vi o 1º negro ser campeão de F1, eu vi.”

    Só pode ser isso, ou então é burro mesmo e não entende nada de F1.

  10. Burdé disse:

    Tô com tanta peninha do Hamilton e da McLaren. Coitadinhos, tão sendo sacaneados pela FIA por esses tais comissários.
    Gente, isso é muita injustiça.
    Conclamo a todos que não mais percamos nosso tempo com essa coisa chamada F1. Parece que não é coisa honesta, né !!!

    E o pobrezinho do Burdé ? Coitadinho também, estava correndo em sua equipezinha tentando um humilde sétimo lugar, foi punido. Ô povo ruim !!! Parece que não têm coração.

    Tudo isso para favorecer o Massa com sua poderosíssima equipe vermelha.

  11. Jobson disse:

    Concordo com o Vítor, o de Recife. O Bourdais falou à imprensa e deve ter falado um monte do Massa para o Nicolas Todt que é o empresário de ambos!! Não sei qual é o mais mimado se Hamilton ou Massa? Eles estão tendo a “competência” de levar a decisão do campeonato para a última prova. Dá-lhe Kubica!

  12. Paulo Funke disse:

    Talvez inventem punição para lutadores de boxe que derem socos em seus adversários…. que tal?
    Também penso que deveria existir uma punição para o Usain Bolt, por ter vencido batendo no peito….

  13. Cassius Clay Regazzoni disse:

    Caro Flávio,
    utilizarei o seu espaço para lembrar uma coisa às beatas que estão escandalizadas e sugerindo uma armação da FIA para favorecer a Ferrari e prejudicar a McLaren (não gosto da caixa-alta e sei que você também, mas irei usá-la para que os fãs do Hamiltonto entendam):
    PREZADOS FÃS DE HAMILTONTO, AO CONTRÁRIO DO QUE VOCÊS, DEFENSORES DA MORAL E DOS BONS COSTUMES PREGAM, A FIA NÃO AJUDOU EM NADA A FERRARI E SIM ATRAPALHOU MUITO. CASO TENHAM ESQUECIDO (GRAÇAS A MEMÓRIA SELETIVA DE VOCÊS) A MCLAREN NEM DEVERIA ESTAR DISPUTANDO ESTE MUNDIAL POR TER ROUBADO OS PROJETOS DA F2007, E SEUS PILOTOS TAMBÉM, PORQUE SE UTILIZARAM DAS INFORMAÇÕES (principalmente Alonso, lembram dos “vermelhos”?). SENDO ASSIM, CREIO QUE VOCÊS DEVERIAM TER UM POUCO DE VERGONHA NA CARA E PARAR DE DEFENDER UMA EQUIPE QUE É, COM CERTEZA, MAIS SUJA QUE A FERRARI. ADEMAIS, NÃO SEJAM INGÊNUOS, NA F1 NUNCA TEVE NENHUM SANTO (SCHUMACHER, PROST, ALONSO E, INCLUSIVE, O DEUS SENNA). Se querem disputas sempre limpas, sem bastidores e maracutaias, assistam campeonato de bocha ou pin pong, pois F1 é negócio capitalista ao extremo, portanto, nunca será só esporte. Finalmente, lugar de choro é no colinho da mamãe. Abraço a todos!!!

  14. petrafan disse:

    perfeito o passa-moleque de Bourdais em Massa. tipo, só porque está na Ferrari e está disputando título, não vem dando uma de Schumacher e tratando os outros como zé-ruelas.

  15. Sandro José disse:

    Sinceramente, não dá, punição ao Bourdais foi algo ridículo para uma categoria como a F1, e se fosse o contrário, o Massa seria punido? Nunca seria, o Hamilton sim , foi injustiçado dessa vez, só o puniram pela largada porque o Massa bateu nele e poderia ter evitado, pelo jeito querem levar o título até a última prova de maneira artificial, assim não, e pelo jeito o campeonato desse ano vai acabar sendo decidido numa batida, os ânimos estão acirrados, num final Massa x Hamilton, um não passa pelo outro, podem ter certeza.Abraços, Sandro José

  16. Ainnem Agon disse:

    Vai, Kubica, Vai! Campeão!

  17. Eric disse:

    Tá me enchendo bem o saco essas punições absurdas…..por isso sou fã de Turismo….nego mistura tinta mesmo e bola prara frente…..
    Assisti DTM na madruga de quinta para sexta……que coisa linda….

  18. josé carlos leao da costa disse:

    Existe racismo na Formula 1:
    José Carlos

  19. petrafan disse:

    não estou conseguindo no regulamento que o piloto que sai dos boxes, mesmo que um posição à frente e portanto com o direito de defendê-la, tem que deixar o de trás passar se este estiver à frente no campeonato.

    admitir isto sem estar na regra é admitir que a FIA ajuda a Ferrari.

    Paulo Melara, assino embaixo.

  20. Daniel Alves disse:

    Vou comprar uma autorama e brincar com meus amigos…

  21. Sergio disse:

    As punições são cretinas sim, mas só voltaram a existir graças ao estilo “loucão”do Hamilton.

    Cada um tem sua opiniao, mas achei de todas a mais injusta a punição a Boudeis. Na largada as duas Mclarens jogaram sujissimo pra cima do Raikonen, um crime, a de Massa é discutível, procurem fotos em que ele coloca o carro na grama pra não bater em Hamilton aliás:

    Vcs lembram durante a corrida de qualquer piloto ter tentado ultrapassar naquele ponto DA pista? será que o Hamilton que não estava querendo um acidente por lá?

    é óbvio que o Massa depois quiz vender caro, e foi imprudente, mas considero isso uma disputa norma, mas admito que é questão de principio, digna e punição apenas a largada das duas Mclarens, de Massa discutivel e a de Bourdeis absurda, na minha opiniao

    PS: bela corrida de Nelsinho ganhando 8 posições

  22. Igor disse:

    O que seriam de Prost e Senna, caso eles corressem nos dias atuais?

  23. Vitor, o de Recife disse:

    E me digam uma coisa, desde quando tem que abrir passagem para outro piloto só porque ele está disputando o título? Quer ser campeão? Se vire…

    Campeão que é campeão passa por cima de quem estiver da sua frente. Mas não literalmente como os dois aloprado favoritos ao título parecem pensar…

    Dá-lhe Kubica!

  24. Paulo Melara disse:

    Parem de criticar os comissários.

    Atualmente na F1 eles são apenas autômatos programados pela FIA para ajudar na tentativa de fazer a Ferrari campeã a qualquer custo.

  25. Vitor, o de Recife disse:

    O pior é que as equipes estão gastando tubos de dinheiro para se adaptarem às restrições que visam facilitar as ultrapassagens. Mas pra quê? É proibido ultrapassar…

    Bourdais tá merecendo continuar na categoria. Pelo que fez na pista e pelo puxão de orelha no Massa.

  26. Dante Arnaes disse:

    Alguem sabe para que serve aquela luz azul piscando na porta de saida dos boxes???? ahhhh acho que eh para “dar preferencia” ou passagem para quem esta na pista…..
    Abre o olho FG!!!!

  27. Rocky disse:

    Até achei justa, o problema foi ter sido aplicada após o término da prova, ficou parecendo que fizeram isso pra diminuir a diferenças entre o Maffinha e o Negão.

  28. rufles disse:

    Ridiculas todas as punições.

    As mais polêmicas Massa atinge Hamilton sim, devido ter esparramado na primeira perna, enxerga um espaço q estava lá e arrisca, da mesma maneira que hamilton na largada.

    Acidente de corrida. Hamilton foi prejudicado foi, mas quantos ele já não prejudicou ou atrapalhou com suas ultrapassagens ultra agressivas? No gp da itália tiveram varios casos.

    No caso bourdais, me lembrei de uma saida dos boxes de schumacher no gp do canadá, acabou com a corrida do frentzen e nada feito…

  29. Sacco disse:

    Por favor.. vamos logo dar o titulo pro Massa pq assim nao da….. o cara erra a Globo diz…”….. Massa passa .. Hamilton “roda””roda””roda”e pq ele rodou??????????? depois vem a do Sebastian……….. oq o Massa queria.. ????? Q o Bourdais ficasse com o braço pra fora estacionado apos a saida.. e dizendo vai por aqui meu amigo.. que eu fico parado msm…a Ferrari ta pagando bem estes fiscais.. (mas se sobrar uma boquinha eu tb vou la… afinal eh so punir e ferrar(i) os outros…)

  30. disse:

    Sobre o Bourdais não tem choro, nem vela… na saída do box existe uma luz verde e também uma azul que informa que tem carro lançado na reta… no briefing dos pilotos seria capaz de apostar que o recomendado neste caso é que a atenção seja redobrada e até mesmo que se alivie o pé …

    Quanto ao Inglês encherram o escapamento moleque de graveto e ele próprio tocou fogo … vai ser metido e mascarado assim lá na casa da rainha.

  31. Rosemeyer disse:

    Faltando cinco voltas para a bandeirada final do GP da Áustria de 2002, Rubens Barrichello estava na frente de Michael Schumacher. Ninguém tiraria dele aquela vitória. Mas a ordem de deixar o piloto alemão passar veio dos boxes. O jornalista Lemyr Martins revela pela primeira vez o diálogo entre Rubinho e o chefão da Ferrari, Jean Todt: – Nós queremos que Michael ganhe! – decretou Todt. – Não é justo – reclamou Rubinho. – Ele já ganhou um zilhão de vezes, eu só uma vez. Rubinho teve que ouvir uma série de ameaças. Até cláusulas do contrato foram lidas pelo comunicador.

    Imagine agora o tipo de dialogos que acontecem nos bastidores,entre as pilhas de dinheiro e sorrisos de escarnio .

  32. Fernando Passos disse:

    Marcos Reis e Braulio Gerhardt, valeu pelo elogio aos meus comentários, deixando bem claro que ninguém é dono da verdade, é só a nossa opinião…

    Fico feliz que alguém pense o mesmo que eu, pois de vez em quando, lendo tanto besteira por aí, começo a pensar que estou em outro mundo…

    O Flávio Gomes tem razão de colocar os posts polêmicos! Ele deve se mijar de rir lendo tantas baboseiras (como eu mesmo posso ter escrito outras vezes) ou até ler boas opiniões contrárias e, quem sabe, repensar sobre alguns assuntos! Tem uns caras aqui que escrevem coisas bem legais, enxergam bem as situações…

    Concordo com ele que a Fórmula 1 está de uma frescura muito grande, em outras palavras! Mas não lembro dele em nenhum momento escrever que estão privilegiando o Massa, ultimamente. O que ele diz é que os comissários estão estragando as coisas, só isso…

  33. Ze disse:

    Sempre assisti F1 por que gosto.Com Sena ,Piquet., Fittipaldi campeoes melhor ainda.Nao sou daqueles que acham que se nao tiver um brasileiro disputando nao tem graça, assim como assisto futebol por que gosto. Se fosse so pelas vitorias a qualquer custo apenas acompanharia os resultados e a tabela de classificaçao.
    Aqui se discute sobre as puniçoes( todas ridiculas no meu entendimento ) e nao para quem estamos torcendo (se fosse torcer para alguem seria o Kubika, mas infelizmente nao tem carro para titulo ). Deixem de fanfarronices e analizem a F1 friamente : quando o negocio tava ficando divertido eles vem e jogam baldes de agua frtia com as tais puniçoes . Se e para punir de verdade eliminesse o Couthard e suspendam a Ferrari por uma corrida pela lambança de Cingapura.

  34. MSS disse:

    Cada um com sua opinião, mas prá mim se o Massa conquistar esse título deveria dedica-lo aos comissários que já o beneficiaram com vários pontos …

  35. s_muller disse:

    O duro, é que se o massa for campeão, 2008 será lembrado como o ano em que o campeão da F1 conseguiu o título graças aos 6 pontos dados, pela FIA, na Bélgica, e agora mais 1 ponto arranjado no Japão, com a desclassificação do Bourdais. Palmas para a máFIA!

  36. SpeedRace disse:

    vcs não sabem o que querem ver, fala sério, se são pilotos tipo o rubinho correndo é um bundão q não tem agressividade, agora q temos disputas emocionantes como essa vcs ficam aí de frescurinha, fala sério cambada foi muito legal, só foi ruim pq alonso e kubica correram soltos lah na frente, mas fazer o q

  37. marcelo costa disse:

    Pra quem não viu 2 vídeos que mostra o vaca louca Hamilton saindo reto na curva 3 quando viu o Alonso a frente, depois voltando atrás de Massa…

    Fuji start onboard Massa(de dentro do carro de Massa)
    http://br.youtube.com/watch?v=pSH-fyG9Nfs

    La picia de Hamilton(imagem do helicóptero)
    http://www.youtube.com/watch?v=PhbwX89kK28&eurl=

  38. Allan disse:

    Flávio, se o Massa for campeão, a taça fica com ele ou com a comissão da FIA?
    Esse ano a Ferrari já levou, já que eles não tem competência para abastecer um veiculo, pelo menos tem capacidade de manipular resultados….me lembra o antigo “tapetão” do futebol brasileiro…
    Lamentável….se for para ganhar, que seja de forma honesta.

    Abraço!

  39. Marcelo-São Luís-MA disse:

    Olá,FlavioGomes.
    Querem tirar o título do Hamilton,não se pode nem mais ultrapassar,será que aconteceria a mesma punição para os carros da escuderia vermelha,essas punições sei não,só sobram para o piloto inglês.

  40. Acelerador disse:

    O que o Fernando Passos falou tá certissimo.

    O FG e o Lucas di Grassi são por mais corrida e menos tapetão, não entrando no mérito de ser a favor ou contra massa ou hamilton.

  41. Roberto Barsottini disse:

    To achando que definitivamente Hamilton não tem preparo psicológico, 2007 foi uma aula neste aspecto.
    Ontem vimos um Hamilton imprudente na largada e quando como é de praxecom nas corridas, jogou Massa para fora da pista, levou o troco.
    Hamilton assume riscos absurdamenete desnecessários, não consegui administrar seu impeto ou ego, ou sei lá o que …..
    Precisa de um pscólogo….
    O fantasma de 2007 esta novamente rondando a McLaren….

  42. Cassius Clay Regazzoni disse:

    Teve alguém que citou ArnouxXVilleneuve em Dijon como parâmetro de disputa que seria punida, nada mais falso, eles não foram sujos um com o outro, aliás, foram incrivemente limpos em todas as trocas de posições.

    No caso de hoje, Hamilton acha que pode fazer o que quiser na pista com os outros piotos e Massa não concorda, só isso. Os dois foram punidos com razão. Já Bourdais tinha de ter recolhido, afinal, não tinha nada a ver atrapalhar o Massa que logo depois iria para os boxes.

    Vejo que está cheio de fãs do Hamilton aqui, todos chorando porque não estão mais aguentando a pressão assim como seu ídolo. Já falei viuvada, o título é do Massa e ninguém tasca!!!

    Agora, só para ser polêmico, estou observand como Weber, Couthard e Button têm facilitado a vida de Hamilton nas ultrapassagens e dificultado a de Massa. Não se iludam, os britânicos estão se lambendo e unidos para ajudar o queridinho da rainha.

    CHINA: MASSA e KIMI…
    BRASIL: MASSA e ALONSO!!!

  43. Braulio Gerhardt disse:

    Também gostei do comentário do Fernando Passos, assino emabixo!

    Bom, no meio de mais de 100 comentários tem que ter ao menos meia dúzia que preste, né…

  44. GP JAPÃO 2008 – AS 10 VOLTAS MAIS RÁPIDAS:
    1. Massa 1:18.426 volta 55
    2. Massa 1:18.724 volta 61
    3. Massa 1:18.753 volta 56
    4. Massa 1:18.802 volta 63
    5. Massa 1:18.893 volta 50
    6. Massa 1:18.937 volta 62
    7. Massa 1:18.963 volta 49
    8. Kimi 1:18.995 volta 66
    9. Massa 1:19.003 volta 66
    10. Massa 1:19.014 volta 48

  45. Silvio Rodrigues disse:

    Não torço para o Massa, mas penso que se o campeonato está arranjado para a Ferrari, não tem sentido a punição dada ao Massa, eles (FIA) deixariam rolar… Mas que sacanearam Bourdais não há dúvida.

  46. Franklin disse:

    Se formos levar em consideração um critério rígido, o qual esta sendo aplicado nos julgamentos das manobras acredito que foi relativamente justa, ja que hamilton e massa também levaram punições… A F-1 está exigindo monabras muito limpas em pistas com poucas condições de ultrapassagem, levando em consideração todas as pistas do calendário e não somente Fuji, ja que a reta realmente foi uma mãe, isso torna muito dificil a condição dos pilotos realmente, mas em carros tão rapidos com aderencia significativamente ligada a aerodinâmica, não sei ainda se isso não é realmente necessário, ja que em algumas pistas a chance de um erro se tornar muro é muito grande. Mas deixo a discução na roda ai pro pessoal!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>