PIQUET E A HONDA

SÃO PAULO (não demora muito) – O que é o destino… São muito fortes os indícios de que se Nelsinho Piquet deixar a Renault, o que parece bastante provável, a Honda poderá ser seu destino. Não porque os japoneses adoraram seu desempenho no ano de estréia, mas porque um dos parceiros da equipe em 2009 será brasileiro, a Petrobras. Que pode dar um empurrãozinho. E, nesse empurrão, quem cai é Rubens Barrichello. Desafeto de Piquet, o pai.

Subscribe
Notify of
guest

115 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Oliver
Oliver
15 anos atrás

Minha tese herética é que o Piquet Jr. perdeu a mão com o ano que ficou assistindo corridas como piloto de testes que tinha poucos testes para fazer.

Assim como o Schumacher que depois que parou parece que começou a tomar tempo dos pilotos ativos da Ferrari.

Assim como o Mika Hakinnen que sonhou em voltar e foi fazer aquele teste na McLaren e tomou tempo.

Perdeu a mão. Só isto.

O mesmo ocorreu com o Kovalain, que ficou um ano parado testando sem testar e perdeu a mão.

Tanto o Briatore sabe disto que colocou logo o Di Grassi para voltar a correr na GP2.

E nestes anos todos assistindo F1, penso que não existem milagres de um ano para o outro.

Logo Honda continuará sofrível.

O Ross não é nenhum monstro, já está lá um bom tempo e as coisas continuam ruins.

O Rubens já está certo de que não fica, pois do contrário não teria dito o que disse da equipe na última corrida, ao vivo na Globo.

E adescurpe se digitei arguma coisa erada.
Mas usar curretor urtugráfico é dimais.

Paulo Barros
Paulo Barros
15 anos atrás

Quanto a esta história de Piquet e Honda na época da Williams, acho que não foi bem isso que falaram aí. Até onde sei, o próprio Senna declarou em entrevista exclusiva para o Flavio Gomes, que ele praticamente convenceu a Honda a fornecer motores para a Lotus quando acertava sua ida prá lá. Segundo ele, foi depois que ele andou um tempo em um GP atrás do Rosberg e viu o potencial do motor, que algo estava diferente no rendimento dele, que pediu prá ter uma reunião com os japoneses. Só que logo depois, alguma coisa desandou na Lotus (não sei direito a história…) e ele acabou tomando o rumo da McLaren, com a Honda junto. O resto da estória todo mundo sabe…

Agora, concordando com o Koroiva, o que se escreve de asneira por aqui é algo assustador.
Tem umas que são estapafúrdias: “Só pra esclarecer, eu quis dizer que o piquet pai nunca foi um grande piloto, ele nunca foi fora de série…” . Putz, essa foi de lascar. Não tem nem o que responder. O cidadão que proferiu essa estupidez deve estar de brincadeira ou , ah, sei lá. Deixa quieto, vai.

Dr. Koroiva
Dr. Koroiva
15 anos atrás

As piores consequências que a idolatria ao Ayrton Senna produziu, é essa enorme quantidade de besteiras que são escritas em em fóruns, blogs e afins pelos comentaristas.

Gabriel
Gabriel
15 anos atrás

Só pra esclarecer, eu quis dizer que o piquet pai nunca foi um grande piloto, ele nunca foi fora de série mas era um grande acertador de carro talvez perdendo so pro prost e sim muito inteligente quando ele foi pra willians ele so conseguiu superar o mansel depois q ele passou a esconder seu acerto q fazia no sabado. e assim o equipe de mansell copiava errado o acerto, assim piquet superou o mansell. Agora se massa e tao grande piloto assim porque ele aceitou ser piloto de teste ja depois de ter estreado na f1, que grande piloto no mundou aceitou alguma vez ser piloto de teste? E sim vettel e mais piloto que massa assim como rosberg.

Agnaldo Brazão.
Agnaldo Brazão.
15 anos atrás

POde acontecer isso sim, mas seria de uma burrice tamanha da diretoria da Honda. Quando ‘sir” Ross brawn foi pra Honda, logo percebi que Barrichello ia dançar. Na Ferrari sempre foi assim. Esse Nelsinho Piquet, pra mim, é o pior estreante que já vi em um campeonato de F1. Ele é simplesmente sofrível. Péeeeeeeeeeeessimo !!

ra
ra
15 anos atrás

Talvez muitos de vcs tenham se esquecido, mas o piquet era a primeira opção da Mclaren em 88 porém depois do seu grave acidente e do desgaste imenso com o Mansel na willians, o piquet já estava cansado, não queria enfrentar outro desgaste agora com o Prost, e queria faturar alto antes de se aposentar, assim acabou optando pela Lotus que tb tinha um bom projeto com a honda.

Mandrake
Mandrake
15 anos atrás

Vou ficar muito surpreso se o Barrica renovar com a Honda.

Acho que ele já está fora, cavando a última vaga que resta na TR.

Infelizmente ficou difícil pra ele alinhar em 2009.

É uma pena, pq a Honda teve dois anos medíocres, com um motorzinho vagabundo e aerodinãmica da Lada.

Abreu
Abreu
15 anos atrás

Seria bom ver o Barrichelo na Toro Rosso. Experiente para dar uma desenvolvida no carro ele é. Essa hipótese do Piquet Jr na Honda é bem palpável. A equipe já ofereceu uma vaga para o brasileiro tempos atrás, mas o pai não aceitou.

Felipe Passos
Felipe Passos
15 anos atrás

Enviado por: Satoru Gonzales Naka

Senna: “sobrenome de Deus para os japoneses!”
Nossa! Só eu que achei isso bizarro?

Acho que vc não entendeu o que eu quis dizer! Os japoneses idolatram o Ayrton Senna mais que os próprios brasileiros. Inclusive grande parte dos turistas japoneses que vêm ao Brasil vão ao túmulo do Senna! Nunca fui ao Japão mas posso falar isto porque sempre leio notícias referentes ao Senna.

Então quando digo sobrenome de Deus estou querendo dizer nas entrelinhas que seria uma puta jogada de Marketing para a Honda e, por consequência, para a Petrobrás que está querendo entrar no mercado nipônico!

Deculpe se não deixei claro o que quis dizer no tópico anterior. Dá próxima vez tento expor de maneira mais explicativa para não paracer “bizarro”!

Abraços

Marcus
Marcus
15 anos atrás

Parei de ler no “assim como o pai dele nunca foi grande piloto mas sempre foi um piloto muito inteligente”.

Que o cara seja fã do Senna tudo bem, o cara foi realmente um dos maiores pilotos de todos os tempos, mas dizer que Piquet, apenas um tri-campeão mundial, não foi um grande piloto…

Victor
Victor
15 anos atrás

O Alonso comeu o Piquezinho no café da manhã. E o Hamilton? Acho que não. O Alonso só come frouxos que merecem.
Esse negócio de que a Renault perseguiu o piquezinho é desculpa, coisa que os atuais pilotos brazucas são craques.

Maveco
Maveco
15 anos atrás

Enquanto isso a Bovespa despenca……..

clodoaldo
clodoaldo
15 anos atrás

e muito precoce falar alguma coisa do nelsinho, no ano de estreia, não pode fazer muita coisa, pelas condições da propria equipe, a vitoria do alonso foi pura sorte, embora ele talvez seja necessario uma melhor prepararação, sempre teve um apoio explicito do pai em tudo, ate equipe montou para ele, o nelsinho tem muito potencial, mas não se pode jogar muita responsabilidade nele, quanto ao rubinho, ele ja fez o que podia, um grande piloto, na equipe certa na hora errada, um grande abraço flavio, fuiiiiiiiiiiiiiii

Sylvio Saboya
Sylvio Saboya
15 anos atrás

Acredito que o Rubinho mesmo com a carreira perto da aposentadoria é muito melhor que o Nelsinho.O garoto ao meu ver foi a decepção do ano.

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
15 anos atrás

Piquet não éra grande piloto? então foi o piloto mais sortudo do mundo, por ter herdado 3 títulos mundiais por acaso…Vettel é melhor que Massa? Rosberg também?

Sem maiores comentários….

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Dú:
Realmente aquela Mil Milhas de 1994 foi especial. Muitos nem conseguiram vaga no grid de 66 carros…
Estive também em outras, como a de 2004, 2005 (pra mim foi especial também) e a “última”de 2006 (esta largou dia , com o Piquezão e Piquezinho de Aston Martin), mas não se comparam com a de 94.
Em 2007 foi outro patamar, bem longe da nossa realidade.

Gabriel
Gabriel
15 anos atrás

Se alguém for substituir Barrichello na honda o mais provável seria o Bruno Senna, até porque já tem esse flerte acontecendo algum tempo já, mas acho mais provavel que o nelsinho fique na renault e barrichello na honda, dificilmente ross brawn vai abrir mâo da experiência de rubens de correr com pneus slicks e sem penduricalhos aerodinamicos. Só pra esclarecer piquet jr. foi vice campeão da GP2 com equipe montada pelo pai com alguns engenheiros que fequentaram a f1, não acho ele um bom piloto e não axo q ele esteja sendo “queimado”, assim como o pai dele nunca foi grande piloto mas sempre foi um piloto muito inteligente. Outra coisa é que hamilton peitou o alonso porque ele é apadrinhado pelo ron dennis e até o Gp da bélgica o hamilton copiava o acerto do alonso depois q o alonso começou a esconder o acerto dele o rendimeto do hamilton caiu e deu no que deu. E o Massa tbm não o acho grande piloto acho que ta longe de ser um, tem muita gente na frente dele(alonso, hamilton,raikkonen, vettel,rosberg e kubica) e ta certo que a ferrari errou no ultimo GP mas um piloto que quer ser campeão naum pode ficar mais de20 voltas atras de um force india e não passar é ridiculo.

Chico
Chico
15 anos atrás

Olha, pelo que o barrichelo tem feito, acho que seria um bom negócio. Um ta em fim de carreira e não tem mais muito que acrescentar á F1 e o outro é jovem e com vontade de acertar. A Honda faria bem em trocar o Barrichelo pelo Piquet, sem dúvida. Mas, eu acho mesmo que ele não sai da Renault, ao contrário do que este site especula. Eu preferiria que saísse porque acho um mau negócio pro Nelsinho ficar na mesma equipe que o Alonso, que deve ser a maior carne de pescoço pra se ter como companheiro de equipe… e não porque é bom e rápido, mas porque é manipulador e cheio de querer privilégios. Se eu pudesse dar um conselho ao Nelsinho diria para ele ir pra Honda ou pra Toro Rosso. O Nelsinho tem muito talento e eu não ficaria nem um pouco surpreso se ele um dia fosse campeão mundial.

Hayo
Hayo
15 anos atrás

Meus caros

Quem disse que Renault eh carro. Pra mim eh outra carroça. Isso não aparece mais por que tem um piloto fantastico como o Alonso. Não da pra avaliar o Nelsinho por essa temporada ainda.
Qto ao Rubinho eh um dos melhores acertadores de carroça de todos os tempos da F1. Muitas das regulagens e ate mesmo carros que o Sr. Shumi utilizou partiram do trabalho do Rubinho. Isso não sai na imprensa.

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
15 anos atrás

Tem alguma informação aí, sobre pra onde pode ir o Rubinho além de pra casa?

Gustavo Furtado Fernandes
Gustavo Furtado Fernandes
15 anos atrás

O ideal seria o Rubinho e o Senna numa Toro Roso competitiva, com o Berger comandando. O Lucas Di Grassi na Renault. E o Nelsinho numa Honda renovada (com um carro com a mão do Ross). Isso seria possível se o Massa fosse campeão (aumentaria o interesse das equipes em pilotos brasileiros).
Agora a Petrobrás com ou sem “pré-sal” deveria investir em programas socias, isso sim.
Um abraço e vamos torcer para que esse sonho aconteça.

Jairo
Jairo
15 anos atrás

Piquet…
esse nome é associado a coragem…arrojo…BRAÇO…garra…é sinonimo de piloto que não desiste nunca…encardido…lutador ferrenho…adversário voraz…sedento por vitóris e conquistas…
peraíííííííí´…estou falando do PIQUEZÃO o pai…o senior…deixou sua marca por otdas as categorias, q passou…uns dizem q é desleal…mas o bem da verdade arriscava tudo por uma vitória…agora esse umzinho q infelismente do pai tem apenas o sobrenome…diga-se de passagem o “pai” deve estar morrendo de vergonha…falta coragem…arrojo…motivação…falta tudo inclusive arrumar as malas e ir p/casa…Formula 1???? aqui o buraco émais embaixo…

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
15 anos atrás

Seria bom para o Piquet. Ele não vai ter um Alonso de companheiro e poderá ter mais tranquilidade para mostrar um desempenho, pelo menos parecido quando correu na AGP2. Ruim ele não é ou esqueceram que ele disputou ponto a ponto o campeonato com o Hamilton?

Agora, se ele tomar tempo do Button, com disseram acima, é melhor ele mudar de categoria.

Alex Otan
Alex Otan
15 anos atrás

Só digo uma coisa: se isso acontecer, não compro automóveis da Honda e muito menos abasteço na rede Petrobrás…

jbchaves
jbchaves
15 anos atrás

Em tempo: já ouvi dizer que a Honda deu o motor pra Lotus para liberar o passe do Senna, e não pra ajudar o Piquet.

jbchaves
jbchaves
15 anos atrás

Esse é meu sonho: O Piquetinho ( pobre rapaz ), pagador das melecas que o pai – grande piloto – espalhou pra cima dos outros, pois a única coisa que o Nelson sabe fazer, além de dirigir, é falar mal dos outros! Viva o brasil zil zil na última fila!
Talvez assim parem de bater no Rubinho…

carlão
carlão
15 anos atrás

O Barrica já fez 11 pontos com aquela “carroça”. E o Button ? Não era ele um excelente piloto ? A melhor opção para a Honda, ainda é o Rubinho, melhor que o inglês e outros. Nenhum outro piloto desta temporada faria muita coisa a mais com aquele “lixo” de carro. Se RB tiver oportunidade de andar com o novo carro da Honda, é possível que possa mostrar o talento que ainda possui, se o carro for bom. RUBINHO 2009 !!!!

Rodrigo Coelho
Rodrigo Coelho
15 anos atrás

Barrichello com 70 anos é melhor que esse piquetzinho,
se a petrobras quiser queimar o filme dela e dos brasileiros, siga em frente com essa palhaçada
prefiro investir em capim pegando fogo do que no piquetzinho

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
15 anos atrás

Senna: “sobrenome de Deus para os japoneses!”
Nossa! Só eu que achei isso bizarro?

Lixorama
Lixorama
15 anos atrás

Entre RUIMNAULT e a RUIMDA eu fico com a Force India

Pedro Migão
Pedro Migão
15 anos atrás

O logotipo da Petrobras é azul porque a empresa não pode usar o verde e amarelo na Europa.

A identificação visual da empresa no exterior é da mesma cor da Williams. Verde e amarelo são marca registrada da BP

Jorge Lima
Jorge Lima
15 anos atrás

Ouvir dizer aqui no ceara, (piquet tem varios amigos aqui), que o piquet jr não já levou um pé na bunda, porque o presidente mundial da renualt é brasileiro e amigo do piquetsão.
e mais o piquetsão foi sim homenageado pela HONDA, pois foi lançada uma moto 450 cc, pintada com as cores do capacete do piquet, depois dele ganhar o tri em 87

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Não sou do tipo que enterra defunto, pelo contrário fico ali ao lado do falecido acreditando que ele possa voltar a andar, mesmo que seja em outros planos existenciais. Por isso, acho que uma mudança nas ‘dimensões’ do Barrica e do Nelsinho na F1, pode fazê-los ressurgir com o potencial , diferenciado é verdade, mas que ambos possuem.

Kassabando
Kassabando
15 anos atrás

O Piquet é alemão, gente. A Petrobras não vai querer.

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Se não foi bem na Renault, imagina agora na Honda.

Pelo menos 1 coisa acertei neste blog

Falei do suposto patrocinio que a Petrobras poderia dá-lo em 2010 e acho que anteciparam para ano que vêm. Não por equipe própria, mas pela Honda. Salvou o Piquet Pai em fazer uma equipe própria. Adiado o sonho de ver uma equipe brasileira de novo na F-1.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
15 anos atrás

Muito delírio em alguns comentários. Se qualquer um de nós trabalhássemos na Honda e fôssemos encarregados de escolher entre os dois o melhor piloto, quem seria? Na minha opinião a resposta é clara como a luz do dia e não tem nada de passional.

Felipe Passos
Felipe Passos
15 anos atrás

Se a Petrobrás quer um piloto brasileiro na Honda acho que o nome mais adequado seria o do Bruno Senna, brasileiro (como quer a Petrobrás), salário não tão alto e um sobrenome de Deus para os japoneses!

dado andrade
dado andrade
15 anos atrás

FG.O meu comentario,por volta da hora do almoco sumiu.Nao eh o primeiro,entao quero saber o porque.Sds. Dado Andrade.Tem algo com o Fissore?se tiver eh muito mais ridiculo do que imagino.

RESPOSTA DO FG:

Uai, você deu uma estrilada outro dia, dizendo que nunca mais viria aqui… Achei que não viria mais.

SERGIO LOTTI
15 anos atrás

é assim a Honda agora vai, sai rubinho piquet e entra nelsinho barrichello. estamos bem mesmo.
não sei se vale, mais vai ai uma piadinha sobre a crise.
muito boa!
Melhor do que cinco artigos de PhD para entender as origens da crise financeira.
VEJA COMO É FÁCIL ENTENDER A CRISE MUNDIAL DESSE ANO.
Tradução da crise do subprime By Clara Marinho Pereira

É assim ó: O seu Biu tem um bar, na Vila Carrapato, e decide que vai vender cachaça “na caderneta” aos seus leais fregueses, todos bêbados, quase todos desempregados. Porque decide vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose da branquinha (a diferença é o sobrepreço que os pinguços pagam pelo crédito).
O gerente do banco do seu Biu, um ousado administrador formado em curso de emibiêi, decide que as cadernetas das dívidas do bar constituem, afinal, um ativo recebível, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento tendo o pindura dos pinguços como garantia.
Uns seis zécutivos de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveis do banco(leverage), e os transformam em CDB, CDO , CCD, UTI, OVNI, SOS ou qualquer outro acrônimo financeiro que ninguém sabe exatamente o que quer dizer.
Esses adicionais instrumentos financeiros, alavancam o mercado de capitais e conduzem a operações estruturadas de derivativos, na BM&F, cujo lastro inicial todo mundo desconhece (as tais cadernetas do seu Biu ).
Esses derivativos estão sendo negociados como se fossem títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países. Até que alguém descobre que os bêubo da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas, e o Bar do seu Biu vai à falência.
E toda a cadeia …………………….

claudio
claudio
15 anos atrás

2 equipes com nome mas com carros péssimos: renault e honda.
piquet desafeto de rubens?
ele deve ter mais o que fazer na vida.
piquet jr e qualquer piloto de f1 precisa de uma equipe com a qual esteja afinado.

phigo
phigo
15 anos atrás

A Fórmula 1 criou parâmetros diferentes para avaliar um piloto depois da estréia de Lewis Hamilton. A cada nova safra de pilotos tenta-se encontrar um novo Schumacher ou mesmo um novo Senna.

E sempre tem aqueles que prevêem o futuro dizendo que este ou aquele piloto será um dia campeão mundial. Nem precisa dizer que se ocorrer com Vettel, por exemplo, vozes ecoarão por todo sempre com pessoas dizendo eu falei e por aí vai.

Como disse Piquet pai uma vez: na Fórmula 1 ou você é, ou não é. Atualmente o imediatismo se tornou a palavra de ordem na Fórmula 1, acho que até no cotidiano das pessoas.

O ritmo de adaptação atual não permite mais a um piloto passar um ano sem apresentar uma performance que seja considerada ideal pelo time que o contratou. O mais difícil é saber o que a equipe considera ideal.

Com relação a torcida o que vale é tão somente o primeiro lugar, aqui faço uma ressalva para a torcida japonesa, que independente da posição de seu piloto no grid e na chegada sempre faz festa. Aqui vale mais o “ganbarimasu” (com “n” mesmo) do piloto.

Piquet Jr. pode não estar fazendo uma temporada dos sonhos, mas a bem da verdade, se os erros que ele cometeu este ano serviram de lição, é bem provável que o ano que vem ele esteja mais forte. Diga-se de passagem que sua performance na GP2 foi muito competitiva, e não importa que a equipe tenha sido montada por seu pai. Na pista era ele o piloto, e braço com certeza ele tem.

A diferença de hoje é que a molecada tem o pé pesado, e alguns pilotos até pulam etapas. Veja o caso do atual campeão Kimi Raikkonen.

Até a era Schumacher, e digo isto porque se sobrepõe a era Senna, os pilotos tinham que adquirir experiência (cometer seus erros, o que era considerado natural na época), começava-se em um equipe pequena e ali aprendia-se muito sobre tudo do carro. O piloto que dali se sobressaia assinava com uma equipe média ou de ponta e aí já havia um prévio conhecimento de todo o esquema. As pistas inclusive pouco mudavam.

Os conceitos mudaram e talvez não haja mais tempo de Piquet Jr. mostrar o que sabe. Ano que vem espero ver uma Honda competitiva, independente do piloto. Barrichello ou Piquet? pouco importa, pois o que vale é justamente o significado de sentar no carro e dar o máximo de si por um bom resultado. “Ganbarimasu” é isto, você se esforçar para tentar realizar um objetivo, alcançar uma meta e mesmo que não atingi-la, com seu esforço consegue transmitir algo positivo.

Exemplo: Ultrapassagem de Takuma Sato sobre Fernando Alonso no Canadá.

Para os pilotos brasileiros o que posso dizer é:

Rubens Barrichello, Nelson Angelo Piquet e Felipe Massa:

– Ganbate kudasai !!!

Lucio
Lucio
15 anos atrás

Vai ser ruim pra Honda

Vai ser ruim para o Nelsinho

Vai ser ruim para o Rubens

Vai ser ruim para a Petrobrás.

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
15 anos atrás

Tá tudo errado, Rubens e Piquet serão companheiros de equipe, na IRL!

Joao
Joao
15 anos atrás

Que povo que fica inventando coisas. A imaginação dos jornalistas e leitores de F1 no Brasil é exageradamente(existe?) fértil.

André Luiz
André Luiz
15 anos atrás

Então sai Piquet e entra quem no lugar para formar dupla com o Alonso, Di Grassi ou Grosjean ?

nuclearforce
nuclearforce
15 anos atrás

Se a Honda achar na rua um catador de papelão….e o cara for rápido com seu carrinho….Barrichello cai…

EDSON CASTRO
EDSON CASTRO
15 anos atrás

desse jeito a Petrobrás vai quebrar…equipe e gasolina de ponta e piloto regular…haja pré sal p aturar…

comparar barrichello com nelsinho não é possível…um já parou de correr, só engana….o outro ainda não começou a correr…tudo ruim…bom mesmo, só o Piquet velho.

Danillo
Danillo
15 anos atrás

Como eu já disse antes:

Di Grassi na Renault
Piquet na Honda
Barrichello na Toro Rosso
Senna em qualquer lugar como piloto de testes…

renato
renato
15 anos atrás

Seria uma pena.
Olhando pelo lado bom, acho que se ele tomar pau do Buton as viúvas finalmente reconhecerão que o muleke é fraco.

Dú
15 anos atrás

Agora viúvas do Sr. rubens?
Tadinho dele, só foi o brasileiro que mais dinheiro ganhou na F1 e não fêz porra nenhuma.