BICO FINO
SÃO PAULO (ah, a informática…) – Estou com problemas para postar fotos desde ontem, daí a relativa inatividade deste modesto blog. Mas não devemos nos curvar às intempéries, não é mesmo? Cliquem aqui para conhecer o novo carro da Red Bull, apresentado hoje em Jerez. Da lavra de Adrian Newey, não é muito parecido com os outros. Para dizer a verdade, é bem diferente, com o bico bem fino, parecendo sapato de malandro.
Aliás, é nos bicos que os carros de 2009 se diferenciam, ao contrário do que se imaginava — que seriam todos muito parecidos.
Assim que conseguir colocar fotos, eu volto.
Pra mim, o McLaren continua sedo o mais bonito, seguido desse RB-5 e do BMW.
Com relação aos bicos, o MP-4/24 também tem um bico bem afilado, aliás há anos isso já. Talvez por conta do Adrian Newey que antes de sair deixou os gabaritos na McLaren e levou a idéia pra RedBull.
Dizem que é o regulamento que “desenha” o carro. Depois, em nome da (eficiência) aerodinâmica, molda-se o resto. Mas um design agradável é sempre bem vindo. É o caso do RB5, o desenho mais bonito até agora. Por outro lado, a McLaren – como sempre! – é insuperável na pintura e grafismos. No final da fila está a Renault, com um carro volumoso em excesso e de formas grotescas. Pior: parece que não está andando muito bem.
Abraço
Acho que eles vão introduzir uma regra que será obrigatória a troca do BICO DO CARRO, pois vai tudo quebrar nas primeiras curvas, degraus, murinhos, etc. Se olhar para esse bico com a cara feia ele racha!!!!!!! Ficou feio demais….
Anoréxico!!!!
Era essa a palavra que eu tava querendo lembrar fazia tempo!
O RB5 é anoréxico!
– “aliás, onde vão ficar as pernas do piloto??? ” Brother, se você olhar as fotos dos bólidos de 1981, por exemplo, vais ver que tem espaço de sobra ali… Hoje um F1 poderia até ter motor dianteiro, tamanho o comprimento do bico.
– “As faixas lembram “Martini Racing” ” – Fato bem observado. É, ao meu ver, o mais belo e o que melhor disfarçou a imposição de visual kart indoor do regulamento.
– “a unica coisa que parece certo é que o VETEL vai trucidar o Webber”. É vero.
Vale analisar pormenorizadamente o efeito visual do bico; Sendo fino e mais alto, ele se “desprendeu” do spoiler de kart indoor, parecendo isolado. Daí o melhor efeito visual, caminho que a Renault, por exemplo, fez exatamente ao inverso…
Gostei do carro, achei bonito o bico fino. Claro que os caras devem ter testado, mas fiquei com a impressão que a pequena sustentação do bico não será suficiente para segurar o tamanho daquela asa dianteira, parece que a vai balançar tudo.
Conseguiram…
Ficou muito feio esse bico com a asa gigantesca…
Tava mais bonito na animação grafica!
Asas, asinhas e asões… dá para ver que a RedBull também seguiu o conceito da Ferrari nos apendices aerodinamico nas laterais (espelhos retrovisores), o que leva a crer que está dentro das regras da FIA.
Bonito carro, é ver se anda.
O pior de tudo é que os lançamentos estão se acabando e a temporada não começa… que tédio!
Abraços
Imperador Ricardo Piquet
O que são aquelas saliencias na parte alta do bico, acima da suspensão dianteira? Tive a impressão de que se prolongam até próximo ao cokpit. Seriam “asinhas”? Sera que é permitido no novo regulamento?
Melbourne que os espere. Vai ser show a primeira etapa!
Lembram do ano passado?
Continuando a querer entender:
Que papo é esse de se mudar os ângulos das asas dianteiras tandos segundos p/ volta.
E os tais HP vindos do Kers, permitem uma faixa de giros maior de que a limitada, ou entram como faixa de torque?
a unica coisa que parece certo é que o VETEL vai trucidar o Webber
Estimado Flavio,
Me lembro uma vez que te encontrei em Congonhas, acho que vc ia para o RJ como eu e qdo te reconheci e disse que admirava muito o seu trabalho e do warmup vc fez cara de surpresa.
Este ocorrido deve ter mais ou menos uns 4 anos.
Por que me lembrei disso ?
POr que passado tanto tempo descobri o seu blog e alguns outros de F1 que sao muito bons, mas o warmup me parece que decaiu um pouco , apenas as entrevistas para mim hj chamam a atencao e algumas colunas como as suas e as do Jung.
Hj por exemplo fui ver o que o site dizia do carro da RedBull , era minha primeira visita do dia e fui surpreendido pelo texto que dizia que o carro era igual aos outros e nada mais de interessente , ate o o blog do Fabio Seixas que normalmente eh economico em detalhes disse que o carro era diferente de todos e ha alguns blogs que vao ate mais longe como o F1Around.
Agora foram postados alguns outros comentarios que indicam ” algo diferente” no carro, mas acho que algumas analises do WUP sao muito superficiais.
Repito , ainda acesso muito o site mas te escrevo por que sei que vc eh um dos melhores profissionias que conheco de automobilismo e talvez esse comentario possa ou nao servir de algo.
Um abraco,
Fernando
Muito bonito . As faixas lembram “Martini Racing” .
É, realmente Flavinho! Eu não havia me detido neste detalhe. Agora com o RB5 foi que me chamou a atenção para os bicos dos F1 deste ano. Mas também é só, o resto ( com exceção dos assoalhos!) são cópias deslavadas uns dos outros. Haja espionagem!
esse bico aí parece que quebra só de olhar… aliás, onde vão ficar as pernas do piloto??? com esse bico alto, parece que nem sobra espaço pros “coitados”… que, aliás, já tem um aperto danado nesses carrinhos de F-1…
a parte de cima da carenagem da Red Bull lembra mto o da Williams FW14B de 92
Também a carenagem do motor está bem diferente no carro da Red Bull. Interessante observar que a saída do escapamento está abaixo da linha do braço superior da suspensão (único time com essa configuração). Além da função aerodinâmica, creio que isso deve ter a ver, também, com a temperatura dos discos de freio para utilização do KERS.