BRAWN PRATA

SÃO PAULO (o dia será longo) – A imprensa alemã já dá como favas contadas (de onde vem “favas contadas”) a compra da Brawn pela Mercedes, e vai além: a equipe pode assumir o nome da montadora já no ano que vem. A história toda está aqui, e vai ao encontro daquilo que já vinha sendo dito na Europa, sobre a insatisfação da montadora com a McLaren e seus sonhos (já realizados, na verdade) de fazer superesportivos de rua concorrentes de alguns modelos da própria Mercedes-Benz.

Pelo jeito, é questão de tempo um anúncio tirando o amarelo marca-texto dos carros de Ross Brawn para pintá-los de prateado.

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Britto
Fabio Britto
14 anos atrás

A Renault fez isso: deixou a Williams e montou equipe própria a partir da Bennetton (que hoje seria chamada como, B?)

Edirley
Edirley
14 anos atrás

Agora só ficam faltando as quatro argolas.

Costa
Costa
14 anos atrás

SÃO FAVAS CONTADAS
Com os devidos créditos ao autor Fernando Dannemann

Fava é o nome dado a várias plantas da família das leguminosas, cujos frutos são vagens inchadas, retas ou curvas, contendo de 3 a 8 sementes grandes e de formato oval. Ela é cultivada desde as épocas antigas, e os egípcios, que evitavam comer seus grãos porque estes eram considerados impuros pelos sacerdotes, se tornaram, tempos depois, grandes produtores do cereal. Os gregos também cultivaram esta planta em grande escala, apesar da proibição de Aristóteles, Pitágoras e seus seguidores, que afirmavam haver semelhança acentuada entre as favas e os corpos animados e por isso atribuíam a elas uma alma sujeita ao fenômeno da transmigração (segundo sua doutrina, a passagem das almas de uns para outros corpos). Essa superstição teve muitos adeptos em Roma, inclusive Cícero, mas Horácio a ridicularizou afirmando que só não a comeria porque nela poderia estar hospedada a alma de algum parente seu.

Os romanos fizeram dela um de seus alimentos principais, e já naquele tempo Catão alertou sobre a capacidade que tinha este vegetal de melhorar as terras onde era cultivado. Dessa época em diante a cultura da fava se desenvolveu em quase toda a Europa, sendo sua farinha, rica em proteína digestível, misturada à do trigo nos períodos em que este se tornava escasso. No período dos descobrimentos marítimos ela também foi um dos grandes recursos alimentares utilizados pelos navegadores, porque resistia bem às variações atmosféricas e por isso se mantinha por mais tempo em boas condições de consumo.

Acontece que em épocas passadas as sementes de fava também foram aproveitadas em finalidades diferentes, como a de efetuar contas, por exemplo, ou nos processos de votação, sendo que nesse caso os eleitores favoráveis a alguém ou alguma coisa depositavam na urna sementes brancas, e os contrários, sementes pretas, da mesma forma como acontece hoje em dia em alguns clubes chiques quando seus conselheiros, usando agora outros materiais, decidem se a admissão de um novo sócio vai ou não vai ser sacramentada. Depois, bastava contar o número de favas brancas e favas pretas encontradas na caixa, sendo declarado vencedor aquele que tivesse o maior número das primeiras (alguns dicionários registram “fava preta” como sendo voto de reprovação).

Esse procedimento é antigo, e o folclorista Luiz da Câmara Cascudo registra que na obra póstuma “Comédia Ulisippo”, editada em Lisboa, em 1618, seu autor, Jorge Ferreira de Vasconcelos, falecido em 1585, já anotava a seguinte fala: “E porque sei isto há muitos dias, quem de mim quiser alguma coisa, meta a mão na bolsa, porque são favas contadas”. Modernamente, a expressão “são favas contadas” indica a certeza de que as coisas estão decididas, e que não existe o menor risco de que elas possam ser alteradas de alguma forma

Eleutério Boanova
14 anos atrás

Oi Flavio. Sedria bom ver a Brawn prateada e se possível, com pista de testes em Juiz e Fora onde a marca tem planta como disseram uns malucos há algum tempo … Quanto às favas, pelo que me lembro de minha infância, há uns sessenta anos, nas feiras livres, vendiam-se favas em molhe. Quando contadas separadas uma a uma, em quantidade exata, custavam mais caro mas eram melhores. Daí o ditado: “as favas contadas são mais exatas e melhores”.

Edu Di Lascio
14 anos atrás

Acho que a Mclaren quer fazer motores.
É o passo que falta patra se igualar à Ferrari. Assim, vão se firmar como um fabricante de veículos. Se não me engano, esse superesportivo novo deles já tem um motor Mclaren genuíno.

petrafan
petrafan
Reply to  Edu Di Lascio
14 anos atrás

eu não estou certo mas acho que o motor do novo McLaren não é feito em casa.

Lauro
14 anos atrás

Não vai acontecer, mas os McLaren Honda, se voltassem como já foram um dia, há duas décadas (passa o tempo), seriam sérios oponentes aos Mercedez, que nasceram da Brawn e que seriam netos da Honda. Como diria você Flavio, gira mondo.

Wash
Wash
14 anos atrás

Gostaria de saber como ficará a situação de Ross Brawn, e, quais os pilotos da escuderia.

leandro 440 magnum
leandro 440 magnum
14 anos atrás

O paizão Ron Dennis pode estar testando um motor McLaren no terreiro de seu Rancho em Sussex na Inglaterra ,usando como base reengenharia sobre uma usina MB.Por isso A Casa de Woking não esta nem se lixando para isto…

joão ferreira
joão ferreira
14 anos atrás

Pois é se a Mclaren ficará sem a Mercedes, será que a Mclaren teria um novo fornecedor de motores??? Quem poderia ser???

Mirax
Mirax
14 anos atrás

Pessoal, pra tudo isso acontecer, a McLaren precisa concordar com isso tudo.

A McLaren vetou o fornecimento de motores para a RedBull e pra a Brawn ser prateada e ser comprada pela Mercedes, a McLaren precisa concordar com isso tb, já que o contrato com a equipe é de exclusividade.

Já saiu em alguns sites que Ron Denis deu uma comida de rab%$# no Martin Whitmarsh, por ele ter permitido à Brawn usar os motores Mercedes por 2 temporadas. Inclusive cogita-se em ele voltar pro posto máximo da McLaren por causa disso.

E parece que é verdade, pq em Abu Dabi, ele tava lá de crachá, farda e tudo nos boxes.

Peterson Ferraz
Peterson Ferraz
14 anos atrás

Sou totalmente contrario ao que a Mercedes quer fazer, primeiro pq nao se larga uma parceria tao vitoriosa como a dela com a Mclaren assim dessa forma estupida pq Dennis tb quer fazer carinhos para rua, segundo parece que todos esqueceram o que aconteceu com uma certa B.A.R que tinha motores Honda que por estar vindo bem foi comprada e depois o resto todos sabemos.
E outra a Mercedes tem 40% da Mclaren isso vai gerar um caminhão de dinheiro em multas se vcs se esquecem, esse negocio de rasgar contrato é muito ruim de inicio até parece bom mas tem multas e vc vai jogar com o duvidoso e quase sempre se dao mal.

valescaf1
valescaf1
14 anos atrás

ai,um belo dia ela resolve reposicionar a marca,por conta de queda nas vendas..e entao em brawn nem mercedes..sei não,prefiro ela com o Ross.

Pedro Xavier
Pedro Xavier
14 anos atrás

Como o pessoal da globo vai chamar a equipe se ela ficar com o nome de mercedes-benz?? MB

Rafael D. Mantega
Rafael D. Mantega
Reply to  Pedro Xavier
14 anos atrás

Acho que neste caso (como Renault, Ferrari, etc), eles vão de Mercedes-Benz mesmo. Agora eu quero ver como vai ser quando o Red Bull subir para a A1. Acabou de subir para a A3, em 2 anos.

Já imagino a chamada nos intervalos da Globo. “Hoje, pelo campeonato Paulista, RBFC e Corinthians.”

Marcos Reis
Marcos Reis
14 anos atrás

Seria a Brawn campeã de uma temporada só? 100% de aproveitamento…

Paulo
Paulo
14 anos atrás

Depois da saida de um certo personagem , não vejo grande coisa p/ nós Brasileiros nesta transação comercial, ainda duvido que façam grande coisa sem ele

Franco
Franco
14 anos atrás

E a McLaren voltará a ser alaranjada? Tomara!

Ernesto
Ernesto
14 anos atrás

É, no mínimo, interessante: enquanto Toyota, Honda e BMW saem, a Mercedes, na contra-mão da tendência, entra (mais)… De certa forma concordo com o que disse o Marcelo Martinez, e completo: e se, do nada, ela resolve sair? Ao invés de uma equipe só (McLaren), ela deixa duas viúvas, fora os que utilizam ou utilizariam os motores. Mata o Tio Bernie, mata!…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Vai ser bom para a Brawn MB ou MBrawn ou Mercebes -Benz.

Que a Mclarem passe pelo purgatório de ter um motor mequetrefe novamente… já faz anos que eles penaram com os Peugeot´s… precisam sofrer mais um pouquinha para diminuir um pouco a empafia dos ultimos tempos.

Abraços

Imperador

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Será por causa disso que o Raikkonem não está tão determinado assim para ir para lá????

juninho
juninho
14 anos atrás

Flavio,

o que a Mclaren fara com Hamilton e talvez Raikonnen sem a Mercedez?

Outro ponto, com a Brawn ainda mais forte, seria no final das contas Button o grande idolo ingles com Hamilton ficando em segundo plano?

Daniel Amorim
Daniel Amorim
14 anos atrás

Até que enfim, um tópico que dê prá falar de carros bonitos e feios…se de fato concretizar tal negociata, servirá ao menos (e seria muito bom) para que pintem o carro de uma cor decente. Gente do céu, vai ser ruim de gosto lá na casa do chapéu o Ross Brawn. Com um carro sem anúncio nenhum, poderia ser feito um carro bonito. Mas não, pintou de branco com caneta marca-texto. Ainda tem gente que diz que carro bonito é carro que ganha campeonato. Ô carro feio esse carro da Brown. Mil vezes aquela pintura preta e laranja da Arrows…que venha o prata, ou o cinza, ou qq coisa, mas que sumam com aquela pintura feia e sem sal.

claudio aun
claudio aun
14 anos atrás

Assim o FG vai se enfiar em uma camisa de onze varas, pare de usar expressões antigas.
Ficou claro que a Mc Laren dançou por não abrir mão do nome,vai ter forncimentodos motores por mais dois ou tres anos .
O Hamilton tem uma grande incognita na sua opção, vetou o KIMMI ,e agora o cara deve acelerar pela ” MERÇA” oficial

ronaldo lao
ronaldo lao
14 anos atrás

Tem um cara no jornal Correio Braziliense que todos os domingos escreve sobre esses termos, mande um e-mail para ele para saber de onde vem favas contadas

adam9000
adam9000
14 anos atrás

FG e assíduos:

Como o assunto envolve a questão do nome, acredito que todos já perceberam a grafia diferente do BR no logo da equipe.

Como a Honda estaria prestes a fechar uma parceria com a Petrobrás (eu me lembro de algo a respeito ano passado), isso ficou como uma espécie de mensagem subliminar pra compensar a quebra de contrato?

Alguém aí poderia me esclarecer o tema, que eu posso ter deixado passar batido? Ou será que eu estou é viajando mesmo???

Sempre reparei no quanto este BR faz lembrar a empresinha tupiniquim. Só que algo mais explícito que aquela espécie de código de barras, remanescente do logo da Marlboro na Ferrari.

Obrigado antecipadamente!

Guido
Guido
14 anos atrás

Caro Flávio e amigos,

Por falar em vender, tem um canadense leiloando a Benetton B194 do Schumacher no Ebay alemão.

Se alguém quiser arriscar um pedaço do 13. o link é:

http://cgi.ebay.de/1994-Benetton-Formel-1-Rennwagen-B194_W0QQitemZ150386832229QQcmdZViewItemQQptZAutomobile?hash=item2303c0f365

O maior lance está em mais de 2.6 mi de euros… Mas vai que ele aceita um chequinho pré…

Abraços,

Guido
Piracicaba – SP

Ricardo Leon Giglio
Ricardo Leon Giglio
14 anos atrás

Marcelo, sem dúvida as montadoras não têm o mesmo comprometimento com o esporte F-1, mas o Ross Brawn já deixou bem claro que ser dono de equipe nunca foi a vontade dele – muito pelo contrário. Dentre as possibilidades parece a Mercedes-Benz deixar a McLaren e assumir a Brawn ser uma das melhores: por um lado, nenhuma outra equipe teria a mesma capacidade de se manter em alto nível após a perda do financiamento de uma grande montadora como a McLaren. Por outro, garante os recursos para a viabilidade da Brawn e deixa o Sr. Ross e sua turma livres para se preocupar apenas com os aspectos automobilísticos da equipe. Abraços a todos!

Rubens
Rubens
14 anos atrás

Flávio, você pergunta de onde vem favas contadas. Luís da Câmara Cascudo explica em seu Locuções Tradicionais do Brasil que favas contadas decidiam o pleito. “Antigamente votava-se com as favas brancas e pretas, valendo o sim o não. Cada votante atirava o voto na urna. Depois, vinha a solene apuração pela contagem dos grãos. Estaria eleito quem obtivesse maior número de favas brancas”
É isso.
Grande abaço

Ivo de Araujo
Ivo de Araujo
14 anos atrás

Significado: Coisa certa; negócio seguro.

Origem: Segundo Câmara Cascudo, antigamente, votava-se com as favas brancas e pretas, significando sim ou não. Cada votante colocava o voto, ou seja, a fava, na urna. Depois vinha a apuração pela contagem dos grãos, sendo que quem tivesse o maior número de favas brancas estaria eleito.

A expressão “favas contadas” significa a decisão do pleito.

Renato RRE
Renato RRE
14 anos atrás

Maravilha,
Espero que as McLaren utilize seus laranjas originais…

Flávio Almeida
Flávio Almeida
Reply to  Renato RRE
14 anos atrás

Velhão, a muito tempo que o pessoal de F1 não tem mais identidade de cores….é uma pena.
O unico que mantem é Ferrari, o resto depende de quem paga a conta.

Fernando Passos
Fernando Passos
14 anos atrás

Duas equipes prateadas? Querem acabar com o Galvão… ele já se perde todo com as Red Bull / Toro Rosso…

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
14 anos atrás

Eu já disse algumas vezes e reitero que sou TOTALMENTE CONTRA que montadores tenham equipes.

Já está mais do que comprovado que elas não tem compromisso com o esporte e somente com o seu balanço patrimonial.

Aí muitos vão dizer: mas estamos num capitalismo no qual o mais importante é o capital, é o lucro. Se não há lucro certo estão as montadores em sair fora. Não é?

Não, não é mesmo!!! A F1, pelo que eu saiba, faz parte de um esporte que é o automobilismo! Tem que haver comprometimento sim, pois se não pra que eu vou perder meu tempo vendo um pseudo-esporte??

Rossa Brawn vai acabar vendendo pra mercedes sua equipe, pois os alemães virão com vários milhões de euros e ninguém é de ferro, apesar de duvidar que ele (o Ross Brawn) não tenha $$$$$ suficiente para viver muito bem até sua morte (ninguém é eterno – pelo menos que eu saiba) e, ainda, deixar um belo patrimônio aos seus descendentes.

Mas vai fazer o quê??? Uma pena… mostra que o $$$$$$$$ é muito maior que o esporte.

Leinad Ojief
Leinad Ojief
14 anos atrás

“O folclorista Luiz da Câmara Cascudo registra que na obra póstuma “Comédia Ulisippo”, editada em Lisboa, em 1618, seu autor, Jorge Ferreira de Vasconcelos, falecido em 1585, já anotava a seguinte fala: “E porque sei isto há muitos dias, quem de mim quiser alguma coisa, meta a mão na bolsa, porque são favas contadas”. Modernamente, a expressão “são favas contadas” indica a certeza de que as coisas estão decididas, e que não existe o menor risco de que elas possam ser alteradas de alguma forma. ”

FERNANDO KITZINGER DANNEMANN
http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=112138

fernando Souza
fernando Souza
14 anos atrás

Engraçado.. o talento de 2009 foi para outra equipe!
Pq não ficou na Brawn e continuou o trabalho feito nesse ano?

PS: Não posso falar o nome dele se não terei problemas na justiça

Mario Mesquita
Mario Mesquita
Reply to  fernando Souza
14 anos atrás

Então, chame-o pela carinhosa alcunha de tartaruga, ou turtle como alguns aqui já fazem… não que eu ache isso, mas o povo vai entender.

Rafael Bilibio
Rafael Bilibio
14 anos atrás

Em 2009, a Brawn foi branco + amarelo marca-texto… É bem possível seja prata + amarelo marca-texto em 2010.

vitão
vitão
Reply to  Rafael Bilibio
14 anos atrás

tem um filme com o Nicolas Cage, chamado Códigos de guerra, em que ele é encarregado de proteger um soldado operador de radio, de origem navajo, porque a língua deles nunca foi escrita, e por tanto as palavras só são conhecidas por quem fala. Assim, tanque de guerra é identificado como ” turtle” na comunicação de radio, usando a língua indigena.
Daqui a pouco vamos precisa usar a mesma alternativa pra tratar do experiente piloto que correu com o patrocínio da Arisco, e tomava bucha de um certo alemão……

Will Barrem
Will Barrem
14 anos atrás

“favas contadas” ????
Nao sei o que significa, mas tem um livro que explica o significado de muitos proverbios e expressoes idiomaticas. Nao sei se tem essa ai mas me pareceu interessante. Ainda vou compra-lo.

Se chama “Bode expiatório”.

Abraço

Ricardo Biasoli
Ricardo Biasoli
14 anos atrás

A origem da expressão favas contadas (já que a notícia era mesmo, fava contada): http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=112138

Abraço,

juliano
juliano
14 anos atrás

acho que seria bom, uma equipe bem nascida em com apoio de uma montadora como Mercedes, que parece levar o negocio a sério. Minha torcida é para dar certo. Na linha global, tomara que de certo o nome também, a equipe se chamar Mercedes Bens, e ver a turma da narração dar caimbra na lingua tendo que falar o nome e fazendo comercial “de grátis”.

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  juliano
14 anos atrás

O Gavião vai narrar: lá vem a RBR, seguida pela STR e pela MB.

Willian
Willian
Reply to  juliano
14 anos atrás

mudando um pouco o tom do comentário do Eduardo Melo, ele narraria chamando de mercedes. Se chamava a renault pelo nome, a Toyota idem…

Só se fosse uma fabricante de outros produtos ele chamaria pela sigla, como é no vôlei. Os narradores da globo chamam pelo nome da cidade, e nao pelo patrocinador, que tbm da nome aos times.

peter von wartburg
14 anos atrás

e a mcladra vai andar de que?! cosworth?!

Marcus Vinicius
Marcus Vinicius
Reply to  peter von wartburg
14 anos atrás

Boa pergunta…

petrafan
petrafan
Reply to  peter von wartburg
14 anos atrás

pressão dos pneus e volta do pit stop.