LEGIONEN URBANEN
SÃO PAULO (o autor merece) – As fotos da seção são sempre minhas, mas abro algumas exceções. Foi o Marcelo Ferronato, ex-Grande Prêmio, hoje perto de ganhar o Nobel de Economia, quem mandou, direto de Colônia. “Você gosta de carro velho…”, escreveu, com sua sensibilidade paquidérmica. Mas dou um desconto. Todo mundo já viu que é um Ascona. Mas quero mais detalhes, vamos lá!
E esse veterano é automático segundo sua identificação à esquerda!!! Mto doido!!!
Mais detalhes sobre a foto: Tem uma M3 E90 passando na rua. Debaixo do capo uma usininha de 480 cv, V8 de 4 litros. Outro detalhe: tem um Ascona velho atrapalhando a visão da M3. :) Brincadeiras à parte parabéns pelo blog e pelo Limite! Um abraço.
Opel Ascona B, belo carro. Titio do Monza!
O projeto CARRO J!!!!!!!!!!!!!!!!!
Assim era conhecido o projeto do monza, que seria uama versão do ASCONA que é um monaaza na europa!
o J-Car na Europa foi só o Ascona C, que aqui virou monza.
Meus sais, meus sais, como diria o finado Veloz-HP… Quantas sandices! Os comentários desse post vão virar a piada do mês na próxima reunião do Monza Clube, em 22/11…
Vamos lá: esse é o Ascona B, antecessor direto do nosso Monza (Ascona C), que tinha uma versão de rali muito interessante chamada Ascona 400, que se a memória não me trai foi campeã com o Walter Rohrl em 81 ou 82, não me lembro bem o ano, mas foi o último campeão com tração traseira, depois só com tração integral. Maiores informações, tem um texto excelente no Best Cars…
FG, você que andou colocando no mesmo saco Gol quadrado e “Monza velho” em um post sobre “provas” no finado Jacarepaguá, está convidado para o encontro no próximo domingo no Carrefour Tatuapé, mais ou menos lá pelas 10 da manhã.
Abraço!
Me da um calafrio só em pensar que até pouco tempo atrás andávamos em carros que a mais de 10 anos tinha sido deixados de fabricar em seu pais de origem, este foi mais um que a General Móvel nos enfiou, hoje os tempos são outros, graças a abertura de mercado.
Amigo Tramontini, o que você me diz de Mille, Classic? E do Celta, Prisma e agora o Agile feitos sobre a plataforma do PRIMEIRO Corsa brasileiro? E do Pug 207 que na verdade é um 206.5? E do Vectra que é o Astra que saiu de linha na Europa? Enfim, sem me alongar muito… as coisas voltaram a se complicar…
maomêno, né?
a Ford ainda tem produtos aqui não muito defasados em relação aos de mesmo nome lá fora.
para a linha VW, isso só vale para os importados.
a Fiat é um caso à parte’ o que tem lá fora que é igual ao daqui, é porque sai daqui.
e a GM é a mais atrasada. tirando o “Vectra” GT, a linha GM parou de evoluir em meados dos anos 90, ou seja, há quase 15 anos. uma eternidade, em termos automobilísticos.
a plataforma do primeiro Corsa brasileiro, por acaso, é a mesma do primeiro Corsa europeu. plataforma essa lançada em 1983.
quem já dirigiu um Celta 1.4 a mais de 130 por hora sabe do que essa plataforma (não) é capaz.
O Ascona é o avô do nosso Monza….
nossa… pensei que já tivesse lido, e ouvido, tudo nessa vida… motor chevrolet econômico bateu recorde!!!
Lendo você sempre no twitter rolei de dar risada em ver você reclamando da sensibilidade paquidérmica de alguém.
Um abraço
Mário
Ascona é o Monza europeu, ou melhor… o Monza é o Ascona brasileiro. (acho que o nome Ascona não deu certo aqui pq sôa estranho, não acha?)
O curioso que este carro aí deve ser Setenta e qq coisa… reparem que do para brisa até o vidro traseiro é igualzinho ao ultimo Monza. Vinte anos de plásticas no coitado.
O nosso Chevette é que parece o Ascona, afinal é uma mistura do Ascona e do Kadett do início dos anos 70, feita pela engenharia da GM brasileira. E interessante ver como o Chevette saiu aqui antes de ser lançado na Alemanha, coisa que já não se vê mais.
Outra coisa que se via era o DNA dos carros mantidos em diferentes gerações, coisa que Mercedes e BMW (e até a VW européia consegue…) mantém até hoje.
o nosso chevette e o kadett 1973 são o mesmo carro.
Esse não é o Ascona 2? O bicho tem tração traseira e deu origem a um dos cupês mais bonitos da história da Opel, o Manta.
Motor 1.9 diesel?
Se eu não estou enganado, este nada mais é do que o Monza Europeu, acredito que ano 1970, isso antes de chegar ao brasil em 1982 com o estilo que conhecemos. Lanternas traseiras do nosso Chevette “tubarão” e as dianteiras dos Kadett C (o nosso chevette)…
O vidro traseiro é de Chevette e a porta traseira junto com os defletores de plástico é o que mais lembra nosso Monza.
Um lindo Ascona B , tração traseira, 90CV …esses Opels são lindos…Chevettte , Opala , Kadett…., bons tempos. Hoje é Celta, Agile ….
Louváveis palavras!! Opala e Kadett, os melhores carros do mundo! 10 a o em decavês, trabants e Ladas hehehe… E muito mais em Celta e Agile
A origem do velho e ótimo motor monzatec, aquele que dá pau nesses ultra-mega-plus-hiper-fodásticos motores japas, que andam menos e bebem igual.
Hummm ????
Esse Opel Ascona deve ser 1977 ou 1978 primeira fase antes de ter sido adotado o motor 2.0 com injeção Ljetronic, e apesar de ter inspirado o Monza, esse tinha tração traseira.
parece um chevetão com lanterna de kombi!!
Esta sua explicação estética simplificada, E MUITO CURIOSA, é digna de um país que Barrichello é ídolo!
Saudações
parece aqueles comentários na seção de carros do G!. um diz que as lanternas do Fiesta novo foram copiadas do Peugeot 206, outro diz que a traseira do Focus novo foi copiada do Vectra… e assim vai.
a percepção da maioria é muito rudimentar.
P.S.- A lanterna do mazda parece aquela feita pela nossa ARTEB.
Off Topic….
Tenho umas fotos para mandar para você de “carro velho”, que tirei na Argentina e na Alemanha caso queira colocar no blog para a galera. Como faço para te mandar?
Abraço.
Engraçado. Olha como são as coisas: o Ascona nasceu com cara de Kadett C (Chevette para os intimos), depois ganhou uma cara nova (virou o nosso Monza) e veio pro Brasil. Daí o Chevette de 83 tentou voltar a ficar parecido com o Ascona (Monza)… prestem atenção como são parecidos! Tanto os antigos quanto os “novos”
Sim!
Mais do mesmo…
A história é bonita.
O problema é q a mecanica dos GM brasileiros ainda é a mesma…
30 anos depois!
Será q não dá pra pelo menos trocar o bloco de ferro fundido por bloco de aluminio?
É um Ascona B, pelo logo tipo, é de 1978 em diante.
Teve uma versão de homologação (a 400) que era muito interessante.
É o Monza!!
tá, mais detalhes……vou dar um importante: FEIO PRA CAR#!O
Feio é você! Carro lindo, em excelente estado, e a cor ajuda também (parece o bege jamaica da linha VW 79).
Conheci um Ascona B desses aqui em Porto Alegre, ano 79, carro de consulado, muito bonito e bem acabado, era verde com o interior caramelo, estava à venda numa agência. Isso foi nos anos 90, não faço idéia que fim o mesmo teve…
É o nosso Monza,porém na primeira geração.A segunda é igual ao que cansamos de ver por aqui.
impressionante a cara de chevetão vitaminado que os primeiros Ascona têm.
e ainda vemos os mesmos motores, com uma alteração aqui e outra ali, a equipar os GM nacionais – mais de 30 anos depois de concebidos.
Esse ai e o antecessor europeu do Monza,o melhor carro que o Brasil ja fabricou…olha a saida de ventilacao na coluna traseira…parece um “Chevetao”.
É parente do MONZA…? Veja que a lateral é muito parecida com Monza 4 portas. O nosso é mais bonito, sem dúvida !
Alfredo