NO TELHADO
SÃO PAULO (preparem-se) – A julgar pelo teor da entrevista de Carlos Ghosn à “Forbes”, a permanência da Renault na F-1 está por um fio. Em resumo, o presidente da montadora francesa acha que a F-1 não serve para nada, tendo em vista os rumos que a indústria automobilística mundial está assumindo: zero de emissão de poluentes, combustíveis alternativos, conversão do automóvel de vilão em herói dos tempos ecologicamente corretos etc e tal.
Diante desse quadro, que ninguém se assuste se a Renault seguir os passos de Honda, BMW e Toyota e picar a mula. Aí, Kubica ficaria soltinho no mercado.
Voce acha realmente, como jornalista que escreve em meios de comunicação, que pode selecionar quem pode ou não pode ler o que voce escreve?
Não, mas posso escolher quem deixa comentários aqui.
O Ghosn acha que a F1 não serve para nada e você acha que a estoque não serve para nada.
Mas a motivação do Ghosn é financeira.
E a tua qual será????
E para que será mesmo que serve o automobilismo???
A minha é ver gente como você deixar de ler o que eu escrevo.
Este Carlos Ghosn é um grandissimo executivo, mas não entende nada de F1!
Do ponto de vista comercial, a Renault está certíssima se sair, tem que desvencilhar sua imagem da F1 por vários motivos.
A categoria está muito desmoralizada por brigas, escândalos, roubalheiras (inclusive na própria Renault), nacionalismos que forçam a barra em prol de certos pilotos e prejudicam outros, controvérsias sobre bolsas de apostas, carros ocupados na base do patrocínio, bons pilotos sem carro etc etc.
A F1, além de tudo isso, ainda está muito chata no geral, excesso de cálculos e ultrapassagens estranhas nos boxes.
Somada a tudo isso, a preocupação ecológica é real e precisa ser abordada. Não adiantam argumentos ad hominem chamando os executivos de “chatos” ou “covardes”, é preciso ser realista e ver que o modelo de consumo e poluição da F1 é difícil de defender.
O consumidor da Renault sabe que, se a equipe ficar, mesmo que ele compre um carro de baixas emissões está ajudando a financiar um F1 muito poluente e um esporte cercado de suspeitas. É um contrassenso que só se resolve ou com a saída da montadora ou com uma reformulação radical no modelo tecnológico e competitivo da categoria.
Não se espantem…
Kubica na Mercedes-Braw (ou Brawn-Mercedes??)
a Renault vendida.. entrando na sociedade que comprar o grupo de investidores russos, trazendo o Petrov, e
e o outro Piloto humm… seria um aquele do sobrenome famoso.
Sinceramente, acho que o Ghosn está certo.
Não precisa de tanto dinheiro para se divertir e competir.
Aliás, Bernie é malandrão pois só se reduz custos das equipes, mas aumenta seu próprio lucro. Ingresso da corrida só aumenta, propagandas sempre mais caras, salários dos pilotos sempre mais caros, etc.
Ao mando e desmando de sheiks e sultões, a Formula 1 vai se alimentar do próprio rabo e quebrará.
Duvido que todas essas novas equipes durarão mais que 5 anos.
Até para eles isso é negócio. Daí vem um outro empresário de país emergente e compra a brincadeira, expõe a marca, e depois repassa.
Essa Lotus fajuta, a USF1, Campos, Manor, etc, estão nisso aí por negócio. Aposto que alguns bilionários russos, árabes ou chineses comprarão alguma dessas novas equipes em breve.
F1 é elitizada, sempre foi e sempre será. Não questiono a mudança da elite para o oriente. O que questiono é a falta de limites desses novos ricos que fizeram suas riquezas em poucos anos e não acompanharam o processo de desenvolvimento dos produtos, dos mercados.
Parecem que nasceram já adultos, com sede de consumir tudo que não puderam em razão de bloqueios políticos e/ou falta de democracia.
Enfim, acho que daqui 10 anos a bolha do consumo oriental estourará e vai fu.der o mundo.
Esse é o erro desses executivos. O esporte deve ser visto como publicidade e competição e não como fonte de riquezas. Por que a Nascar sobrevive com aquelas barcas beberronas que de ecologicamente corretas não tem nada? Por que eles estão preocupados em competir, em emoção, em publicidade. A F1 precisa inovar mas não é esse mais o objetivo da categoria, foi-se o tempo em que a categoria serviu de laboratório para a industria de carros, hoje o foco tem que ser somente o esporte, a disputa entre equipes e pilotos. Por isso quem não quer fazer parte do circo que vaze.
Quem ocuparia a vaga???
Como ficou o caso da Sauber???
Nesse ponto a F-1 está realmente bem bagunçada.
Segue o jogo… se correrem de “rolimã/” eu vou estar assistindo.
Abraços
Imperador
A culpa disso tudo é do Kubica…. o cara está com a maldição da equipe amarela, aquela, que na hora H vaza do campeonato. Se eu fosse dono de equipe não ia querer ele não, poderia ser a próxima a ter que dizer Adeus.
Flávio, teremos uma F-Mercedes ao invés de F-1???
Parece que só esses caras tem coragem de investir na categoria. Vergonha para as outras, principalmente BMW que arregou enquanto sua maior rival comprou equipe mesmo tendo ganhado os 2 ultimos mundiais fornecendo motores.
Exatamente por essa razão que eu votei em Robert Kubica como a “grande surpresa” da Mercedes, no site GP.
A culpa é dessa turma de novos CEOs que nos querem empurrar a propaganda verde goela abaixo.
Não aprovo Ghosn. Brasileiro, mas faz a Renault produzir aquelas porcarias romenas aqui (Logan e Sandero). A política dele é uma só: cortar custos. Funciona até as pessoas se darem conta que os seus produtos são uma porcaria e que os concorrentes tiveram idéias mais interessantes.
Ah, e Flavio, você estava certo sobre a Sauber, parece que o cara por trás do consórcio que comprou o que restou da equipe é um pilantra de marca maior e não tem nada a ver com famílias do Oriente Médio. Foi publicado pelo jornal suíço Sonntagszeitung.
por que a Renault deveria produzir aqui o Laguna e não o Logan?
Só para constar, o Logan e o Sandeiro são projetos da indiana Mahindra. Uma porcaria sem tamanho!!!! Não conseguiu entrar no mercado europeu, veio através da outra porcaria, em uma Joint Venture.
Só faltava ser essa a surpresa da Mercedes…
Ah, esse Ghosn é um bundão. Está deixando a Lada se fu**r…
Está na cara que a Mercedes-Brawn está apenas esperando o anúncio oficial da saída da Renault da F1 para poder divulgar a contratação de Kubica (que, aliás, irá engolir o mediano Rosberg).
Com relação aos novos rumos ecologicamente corretos da indústria automobilística, acho que o tão criticado Kers é um bom princípio de energia auto-gerada para automóveis de passeio.
Fala FG, e na maior cidade do mundo muita chuva, é claro que por aqui a chuva é muito mais intensa do que outros lugares, mas vamos ao que interessa, tomara que a Renault vá mesmo embora da F1, não aguento mais esta gente chata e chorona o tempo todo com este papos bestas de crise,rumos diferentes dos propostos, bando de viadinhos isso sim, quando tava ganhando era só festa, ai passa dois anos em uma fase ruim, e ainda não foi o fim domundo pois anos passado o Alonso ganhou duas provas, a futura equipe do Barrichelo ta uma draga faz tempo e não desiste, a Ferrari passou 20 anos sem ganhar nada e teve forças pra seguir em frente a Maclaren passou por um periodo pessimo ate mesmoantes da saida do Senna, e depois esta fase ainda durou um tempo, mas olha TOMARA QUE SAI MESMO, NÃO VOU SENTIR FALTA DE GENTE CHORONA QUE NÃO GOSTA DE CORRIDA, ALIAS JÁ VAI TARDE. ADEUS OU MELHOR AU REVOIR.
NÃO TENHA DUVIDAS….KUBICA NA MERCEDES RENAULT DE VOLTA PRA CASA…..FIM DE LINHA FRACASSO TOTAL..
A F1 não precisa salvar o mundo (que não precisa ser salvo diga-se de passagem). Quando passar esta moda de ser verde, as montadoras voltam na maior cara de pau. A F1 é pra quem gosta, o resto é papo furado corporativo.
Então a grande surpresa da mercedes, só pode ser o Kubica. Ou teria outro?
Na minha opinião tinha que ser o Japa da Toyota!!!
Estou com você,Cesar.
Digamos que se a Renault vai sair, o Kubica não será o último a saber, e não saberá pelos nossos amigos blogueiros como nós mortais.
Assim, acho que o narigudo será a surpresa de que nos fala o gordão lá da Mercedes. Do lado do Rosberg. Será uma baita dupla.
A Renault vai mesmo sair. E não faz falta nenhuma. Talvez Max Mosley tivesse razão ao falar de montadoras e a instabilidade dessas na categoria. Quanto ao Kubica, duvido que, se chegar á Mercedes, seja páreo para o Nico. Mas com certeza não se sairia bem com a Renault tão decadente dos últimos tempos. Talvez seja melhor ser escudeiro de Rosberg na Mercedes…
As arquibancadas se esvaziando pouco a pouco (por aqui completamente) indicam que o fim, não só da F1, mas de qq corrida nos moldes atuais está cada vez mais próximo…
O interesse da moçada é no flex, no câmbio automático, na disqueteria, no “verde”, e no silêncio.
Ainda bem que peguei o finalzinho!
Se ele estivesse ganhando…
Estou com o Johann, a Mercedes vai enrolar esperando pela definição. Ah e o Kubica sei não, vai dar um laço na moçoila Rosberg.
Flavio, em função de todas as mudanças para salvação do Planeta, você acha possível uma F1, verde?. Isso seria possivel?
Se a Seven Up voltar a patrocinar alguém, por que não?
Por favor, alguem me dê um endereço onde possa encontrar a Seven Up, essa porcaria era JOIA.
Num futuro próximo meus filhos não vão saber o que é um ronco de Fórmula 1,então? Não vão poder babar com um WRC? Vão ter que se contentar com os zunidos dos carrinhos elétricos?? Tenho medo.
Em compensação, está na cara que basta fazer um regulamento mais ousado pra 2013, permitindo motores diesel, elétricos, atômicos ou eólicos que as montadoras voltam literalmente correndo.
É só esperar o anúncio oficial. Logo teremos mais uma leva de desempregados.
Não me supreenderia em nada se já estive tudo acertado. Renault fecha as portas e Kubica é a tão aguardada “surpresa” da Mercedes.