A SEGUNDA MORTE

SÃO PAULO (menos lamentada) – Quase passa batido. Mas no começo do mês, em Los Angeles, a Volkswagen anunciou que vai sair de linha o New Beetle, lançado 11 anos atrás. Para marcar a segunda morte do Fusca, foi lançada uma série especial de 3 mil unidades, “Final Edition”, metade conversível, metade com capota. Cheio de potência e charme. Ficou meio no ar a possibilidade de uma segunda geração do carro, para 2013, talvez.

Não estou entre os detratores do New Beetle. É uma “releitura” (os caras adoram dizer “releitura”) bem-sucedida. Simpático, lembra o original, gostoso de dirigir. Uma homenagem à altura do carro mais popular de todos os tempos. Um salva de palmas para ele.

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Don Victor
Don Victor
14 anos atrás

Desculpa FG, apesar de seu monólogo, pra mim continua sendo um fusca… e uma uivarada para tal modelo isso sim!!!

Lisa
Lisa
14 anos atrás

Acho lindo esse carrinho. Mesmo que acabe essa geração ainda quero ter um.

Thales Sobral
Thales Sobral
14 anos atrás

New beetle? Caro e gay.
Pelo preço dele eu compro um civic. Mais motor, melhor acabamento, melhor suspensão, enfim… mais carro.

Rose
Rose
Reply to  Thales Sobral
14 anos atrás

O que tem a ver o carro com a opção sexual, meu deus!!! Quanta abobrinha!

Bento
Bento
14 anos atrás

Não disse?

Valter Prieto
Valter Prieto
14 anos atrás

Carro sem graça, indigno da designação fusquiana. Deveria ter morrido há anos.

Bento
Bento
14 anos atrás

Minha bisavó já dizia a 100 anos atrás:

“Nada presta na boca de quem não presta…”

Tem gente que critica pelo simples prazer de menosprezar algo, mesmo que seja um simples carro.

Cambada de vagabundos!

Valente
Valente
14 anos atrás

O Fusca tem seus seguidores e admiradores, e cada um tem um gosto.
No meu caso, esse aí já vai tarde… Nunca tive fusca, na minah família nunca tiveram e espero nunca ter um.
Como eu disse, respeito quem gosta e admira, mas para mim, que descanse em paz e nunca mais volte.
Não sei porquê insistir em coisas do passado.

Délton
Délton
14 anos atrás

Eu também acho que esse New Beetle não faz muita justiça ao original.

O Volkswagen é “Carro do Povo”, literalmente, não é? Já que o Mr. Porshe desenhou o fusca original, pode-se dizer que o fusca é o “Porshe… do povo”.

A Porshe e a VW vão se fundir mesmo… Podiam aproveitar e lançar uma releitura melhorzinha do fusca depois. Com motor na traseira.

Walter Terra Campos - Poa/Rs
Walter Terra Campos - Poa/Rs
14 anos atrás

Esqueceram de citar.
O Citroen C3 também é uma releitura.

tem um preço melhor (mais justo) e agrada muito as mulheres, tanto que quase todos são por elas dirigidos.

Quando tem homem na direção, certamente o carro é da mulher ou filha, e esta sendo levado para manunteção.,

Também acho o preço do VW um absurdo pelo que ele oferece, assim como o 500, o mini e o smart estes então verdadeiros absurdos, que logo sairão do mercado – vide MB clase A, deu no que deu

Abraços

Mario Mesquita
Mario Mesquita
14 anos atrás

Eu até gostava, mas o preço, esquece…

Carlão BSB
Carlão BSB
14 anos atrás

Nunca cheguei nem perto, pois não cabe nem meu pé lá dentro.

MSM
MSM
14 anos atrás

O original já era feio, esse “novo” ficou muito “moça” para o meu gosto. Não teria nenhum dos dois.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Como homenagem, não atingiu o objativo! Como carro parece ser bom, mas não se encosta no custo-beneficio do besouro! Exceto pela vaga lembrança, sou indiferente! Bye fake beetle!

ALEX B.
ALEX B.
Reply to  ALEX B.
14 anos atrás

Como homenagem, não atingiu o objetivo!

Valter Prieto
Valter Prieto
14 anos atrás

Demorou para ir. é um carro sem graça, sem espírito, uma ofensa ao Fusca de verdade.

Ângelo Mello
Ângelo Mello
14 anos atrás

Sobre o vaso de flores, é uma homenagem aos primeiros Fuscas fabricados na Alemanha que vinham com esse curioso acessório.

Ângelo Mello
Ângelo Mello
14 anos atrás

Como a gente lê besteira por aqui! O povo pensa que esses carros são produzidos para o mercado brasileiro, ô dó… Como poucos citaram, são carros caros aqui. Se eu não me engano um 0km nos Eua custa 20 mil dólares = 35 mil reais, o que não paga um Punto básico aqui. Sou fã do New Beatle, do 500 e, principalmente, do Mini. No dia que a gente tiver um governo que tome vergonha na cara de fazer uma reforma fiscal, quem sabe esse carros passem a ser produzidos aqui com um custo acessível e a mesma qualidade dos gringos. E isso vale pra toda industrial automobilistica nacional.

Verde
14 anos atrás

É uma maneira pseudosimpática da dondoca do Itaim Bibi que veste Prada desfilar em um Fusca sem perder a elegância e a finesse.

Sou meio avesso a releituras. Cada coisa tem seu contexto e seu momento. Fusca é coisa da Berlin do século passado ou dos países de terceiro mundo emergentes. Qualquer coisa fora disso é forçar a barra.

Sípoli
Sípoli
14 anos atrás

Será que a VW esta pensando em 2013 em usar a plataforma do UP! com motor lá atrás no Beetle, aliás local de onde nunca deveria ter saído…

Marcelov
Marcelov
14 anos atrás

Buuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!
Já vai tarde!

JP
JP
14 anos atrás

Carrinho metido a besta!
Caro demais!

Mario Kondo
Mario Kondo
14 anos atrás

Talvez uma nova versão pudesse partir de um projeto original e revolucionário como o Besouro original.

Porque de Golf travestido de Fusca já basta esta versão.

Renato
Renato
14 anos atrás

Dizem mesmo que é prazeroso ao volante, assim como dizem que o é o Mini, o Smart, o 500… Mas os “carros imagem” cobram muito pela sua “imagem diferenciada”. O único motivo que me faria comprar um carro destes seria o desempenho, prazer ao volante, e seria meu segundo carro. Nunca compraria pela “imagem”.
Agora, vai ser difícil a VW substituir o New Beetle, heim? Ele já foi uma releitura e fez sucesso, principalmente entre os estadunidenses, justamente por sua aparência bastante fiel ao modelo original. Não vão conseguir fugir muito de seu atual desenho. Abraços.

Fernando Jakobovski de Souza
Fernando Jakobovski de Souza
14 anos atrás

Gosto do New Beetle como gosto do antigo “Beetle”
Uma pena que eles tenham acabado mas o mercado eh assim ate achei que ficou bastante tempo para o padão atual da industria
Sobre os comentarios sobre que ele é carro de riquinho e perdeu suas origens…… Bom Se querem andar em Pé de boi tem uma fusquinas bons ai para vender heheheheheh!

Glauber
Glauber
14 anos atrás

Vai tarde !
As montadoras deveriam ter vergonha de colocar em produção coisas horrendas como New Beetle, PT Cruiser e outros retrôs.

Eric
Eric
14 anos atrás

Minha filhinha adora…e eu também.
Meu pai teve um 2001 Top automático com teto…putza carro…

Meu 64 está de luto…

Pedro
Pedro
14 anos atrás

Nunca curti muito o New. Dizem que é carro de veado.

Valente
Valente
Reply to  Pedro
14 anos atrás

Nos EUA é sim, assim como é o Mini Cooper e como era o Suzuki Vitara e o Golf Cabriolet… todos eles carros preferidos das “babes” também.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
14 anos atrás

O maior pecado dessa releitura foi colocar a carroceria num Golf, com tração dianteira. Carro de verdade usa as rodas da frente pra dar direção, e as de trás pra transferir potência. Não parece mais lógico?

Diogo Sorocaba
Diogo Sorocaba
14 anos atrás

O New Beetle foi um sucesso, sem sombra de dúvidas!
Foi ele quem “puxou a fila” de releituras de carros famosos (vide Mini Cooper, Fiat 500 e Dodge Challenger). E também incentivou o retorno do design original de carros como o Mustang e o Camaro – descaracterizados ao extremo há décadas.
Como tais carros fazem um sucesso estrondoso – com indícios de retorno de BMW Isetta, Trabant & cia. – logicamente, é uma ingenuidade imaginar que a VW vai tirá-lo de linha. Ele vem com tudo em 2012 sobre a base do Golf VI fabricado na Europa, já que o atual é construído a partir do já ultrapassado Golf IV, igual ao brasileiro.
Quanto ao preço, não só o New Beetle, mas as “releituras” em geral são reverências que as marcas fazem aos seus veículos de maior sucesso no passado, merecedores que são de verdadeiro “culto”. Portanto, nada melhor que usufruir de um nome forte para gerar grande lucro.
Isso é capitalismo, senhores! E muito criativo, por sinal.

Sípoli
Sípoli
Reply to  Diogo Sorocaba
14 anos atrás

PT Cruiser puxou a fila, o beetle só entrou nela…

Diogo Sorocaba
Diogo Sorocaba
Reply to  Diogo Sorocaba
14 anos atrás

O PT Cruiser não é releitura de um modelo específico. É apenas um veículo com enfoque “antigo”.

Abreu
Abreu
14 anos atrás

Caro pacas. Melhor pegar um Fusca ” de raiz ” e dar uma repaginada. Eu disse repaginada, não tuning.

Mario Mesquita
Mario Mesquita
Reply to  Abreu
14 anos atrás

Agora que vc me avisa? O que faço com os “angels eyes”, o som, o tapete de aluminio?…

Cauê
Cauê
14 anos atrás

Esse carro é ridículo. Caro, apertado e muito afeminado… tem até um vaso para flor… fala sério! Carro pra endinheirado que quer dar uma de minimalista.

Ângelo Mello
Ângelo Mello
Reply to  Cauê
14 anos atrás

O vaso de flor era um acessório dos primeiros fuscas fabricados na Alemanha. Não custa se informar antes de falar besteira.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Vai ter que continuar… o sonho de minha filha é comprar um… amarelo…rs!!

Abraços

Imperador

EduardoRS
EduardoRS
14 anos atrás

O Fiat 500 é caro aqui no Brasil, por causa dos impostos de importação. Na Europa, é um carro acessível. Lembrando que a Fiat ja redesenhou o 500 outras vezes, só não com tanta qualidade e divulgação como dessa vez.

Mesma coisa o New Beetle na América do Norte. Foi o carro que salvou a VW por aquelas bandas, dando um grande impulso nas vendas da marca quando do seu lançamento. Até onde eu sei, é o modelo atual que deixará de ser produzido, com uma nova versão saindo em breve. Ainda quero ter um algum dia, ou um 500. Redesenhos assim, quando bem executados, sempre resultam em produtos simpáticos e desejáveis. Trazendo o carrinho antigo para a atualidade estética e técnica, mas mantendo sua essência e evocando boas lembranças no público.

Dú
14 anos atrás

Que fique os da Red Bull c/ suas gatas.

ba
ba
14 anos atrás

Só foi esquisito em 2005 (ou 2006, não me lembro): segundo pesquisa feita na Europa (e publicada pela Quatro Rodas), era o carro preferido dos homossexuais. Junto com Mini Cooper e 206 CC.
Vai entender…

Francisco
Francisco
14 anos atrás

New Beetle um carrão?? Com suporte pra florzinha e carpete na caixa de rodas?? Pra mim é um carro de frutinha… ou pra garotas. Motor 2.0 com 116cv, fala sério!!!
Com motor de jetta deve ser um kartinho, aí vai lá…. mas o nosso aqui é palhaçada!! Pra mim, por quase 60mil, já vai tarde…

Fritz Jordan
Fritz Jordan
14 anos atrás

Sera que tem algo a ver com a compra da Suzuki pela VW?

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
Reply to  Fritz Jordan
14 anos atrás

A VW comprou a Suzuki? Não estava sabendo, desculpe-me
a ignorância. Será que agora conseguirei homologar o motor de brasilia no meu baleno?

FABIANO ROCCO
FABIANO ROCCO
14 anos atrás

Não concordo! O New Beetle pode ser bonito, mas subverte
totalmente a proposta original do Fusca original, que era um carro popular e não um brinquedinho de riquinhos.
Já disse aqui, o mesmo vale para o novo Mini e o Fiat 500.

Joel Gayeski
Joel Gayeski
Reply to  FABIANO ROCCO
14 anos atrás

Concordo!

Carioca21
Carioca21
Reply to  FABIANO ROCCO
14 anos atrás

Aqui é brinquedinho de rico, nos EUA na maioria é carro da ralé…….a proposta se confunde, em alguns países é carro de periferia e em outros é vendido como iguaria……..

R/T
R/T
Reply to  FABIANO ROCCO
14 anos atrás

“carioca”

Se informe, por favor, tu falou merda, sem meias palavras

Lá o NB é carro de gente metida a “cool” ou de estudante de “high school”, até porque la ha o turbinado e o 2.5, e é caro pros padrões deles, mais caro que alguns sedan médios

De ralé mesmo é civic, hyundai, corolla, sentra, esses sedan que aqui custam 75000 e lá custam a partir de USD 15000

Carioca21
Carioca21
Reply to  FABIANO ROCCO
14 anos atrás

R/T
quem tá falando merda é vc. Eu morei lá há pouco tempo e vi que NB era carro dos “SB” (suburban boys). Eu falei maioria, não quer dizer que todos que tem são ralé, o mané. A galera com grana, TODOS tinham ou queriam o Mini.
Todos esses que vc falou são da ralé também, e quanto custa um New Beetle zerado ? Uns 18 mil dólares vs 17 mil dólares do Corolla. Ambos vc compra usado por uma mixaria, dá uma entrada e faz o “leasing” do resto. Qualquer fritador de hamburguer compra um.

Se informe, ou melhor, vá pra lá e veja com próprios olhos

José Brabham
José Brabham
14 anos atrás

Também sou um dos fãs da “releitura”. É uma justa homenagem ao carro de todos nós de nossa geração (dos anos 60). Pena que vai sair do ar. Como a VW gosta de tirar carros de linha!!!!

Jackie Fã #1 (O(###)O) DKW #96 !!
Jackie Fã #1 (O(###)O) DKW #96 !!
14 anos atrás

Adoro fusca e sou apaixonada pelo New Beetle !!
Uma pena !!
Td que é legal esta acabando !!

Fabio
Fabio
14 anos atrás

Só nos resta torcer para que Itamar Franco suceda Obama.

Filipe Augustus
14 anos atrás

Sempre gostei do New Beetle, o acho um carro que não se perde no tempo, assim como o Mini Cooper atual.
Por mim ele(New Beetle) aguentaria mais uns 6 ou 7 anos do jeito que está. Por pouco mais de 50 mil reais o acho uma boa compra.

Lucius
Lucius
14 anos atrás

Problema é o preço dele, muito caro.

Marcos Reis
Marcos Reis
14 anos atrás

QUem viu o filme “O Sexto Dia” viu um desses devidamente “rusted”… Vai virar realidade!!!

Rocky
14 anos atrás

Uma pena que um dos únicos carros com identidade própria nos dias de hoje vai deixar de ser fabricado.

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
14 anos atrás

Eu li em muitas reportagens de revistas especializadas que, na verdade, não vão tirar o carrinho de linha. Vão é soltar uma segunda geração que se chamará simplesmente Beetle. Será que procede?

klaus
klaus
14 anos atrás

É uma pena. Ainda não tive meios de comprar um. Pelo jeito vou ficar na vontade…

Humberto Toscano
Humberto Toscano
14 anos atrás

O problema do New Beetle, um carrão, é não ser “popular” como o “pai”.

Edilson Vieira
Edilson Vieira
14 anos atrás

Nunca gostei dessa história de releituras. E, no caso do New Beetle, ao que eu saiba, ele nunca fez sucesso de público mesmo. Era uma morte anunciada.. Faltava-lhe o carisma histórico de seu antecessor. Acho que a Fiat faz a mesma cagada com o seu recém lançado no Brasil Fiat 500. Desvirtuou a proposta simplória do clássico “Topolino”, recriando no seu lugar um brinquedinho sofisticado que será comprado por poucos e valorizado menos ainda.