AU REVOIR
SÃO PAULO (a caminho) – Podem esperar. O “L’ Équipe” não dá bola fora nessas horas. A Renault vai se mandar da F-1, como fizeram Toyota e BMW. E, um pouco antes, a Honda. Pelo menos os franceses estão cuidando da sucessão. Ao que parece, vão repassar tudo para David Richards, mais um garagista, da Prodrive. Que tem o nome Aston Martin para usar à vontade.
Os motores continuarão sendo fornecidos. Até para a Red Bull, aparentemente. Embora a própria tenha negado, semana passada, que já tinha fechado com a Renault — mesmo tendo sido apontada, na lista da FIA, como Red Bull-Renault.
E Kubica, ficará? Não sei. Ele assinou com a Renault, não com a Prodrive. Qualquer advogadozinho rescinde esse contrato. O que o deixaria livre para a Mercedes. A ver.
Só uma correção no que o Romero disse: a Ferrari não é uma montadora de automóveis, mas sim uma equipe de F1 que faz carros esportivos, muito caros por sinal e que está servindo de escola para a Mclaren agora.
FG, sei sua opinião sobre as montadoras, mas a Renault não vai fazer alguma falta? Pelo menos eles demonstraram alguma competência e foram bicampeões com o Alonso…
Grande abraço!
To pensando nisso desde a tal “surpresa” prometida pela Mercedes na escolha do segundo piloto… Acho q o xumaque não vai arriscar a sua reputaçaõ pra correr de novo dpois de tanto tempo… Acho que o Kubica tem td pra ser a tal surpresa… É o melhor piloto disponivel no mercado(sim, ele estara disponivel, acho q a Renault sai mesmo), é reconhecidamente rapido, e acho que pode liderar uma equipe rumo ao titulo… E a Mercedes ainda precisa de um piloto assim, apesar de achar q o Rosberg vai andar mto, mas acredito que disputar o titulo, so em 2011…
Já vai tarde… para quem gosta mesmo de automobilismo, melhor sem as montadoras.
Não sei porque o Kobaiashi, não foi chamado por nenhuma equipe, para testes, e todas estão menosprezando o cara, que deu um xis no campeão de 2009!
A toyotta, deveria ter aguentado mais uma temporada, com o kobaiashi, e ver o seu desempenho, além de pescar o kubica que parece que vai ficar sem vaga, pois se a renault sair, esta nova poderá dispensá-lo e contratar um novato que traga dinheiro.
Vamos a ver o que farão estes novos garagistas em 2010! Sei não… 2009 vai deixar saudades…
Vai tarde…e que venha o David Richards Pro Drive…rallye, esses caras sabem o que fazem podem escrever…apesar de sua passada pela BAR/Honda não ter sido expressiva, mas podem acreditar vai rolar…
Valeu
André Scud, VOCE PENSA QUE ELE TIRA MUITO DINHEIRO DA EQUIPE PARA O SEU BOLSO!
ELE VIVE DE ORÇAMENTO MAIS QUE APERTADO, QUE NÃO DÁ PARA PAGAR O QUE O KIMI GANHOU DA FERRARI E TEVE UM CAMPEONATO GANHO, SOMENTE PELO QUEBRA DO ALONSO CONTRA O HAMILTON, NÃO POR SEUS PROPRIOS MÉRITOS, COMO VICE DO VETTEL!
O ALONSO CORREU DA MCLAREN POIS ESPERAVA SER O TODO QUERIDINHO, COMO NÃO FOI, NÃO FEZ COMO O SENNA QUE PEITOU O PROST, QUE JÁ ESTAVA LA, E ATÉ O JEAN-MARIE BALESTRE, PARA GANHAR O SEU PRIMEIRO TITULO!
O SENNA CONTINUOU NA MCLAREN, QUEM SE MANDOU E NÃO AGUENTOU ENFRENTA-LO, NA PISTA, FOI O PROST!
QUERIA PRIVILÉGIOS QUE TERÁ O ALONSO NA FERRARI!
TÃO ESPORTISTA, O KOMI, QUE QUER EQUIPE GRANDE, QUE LHE PAGUE A MESMA FORTUNA DA FERRARI, AO INVÉS DE SENTAR NO COCKPIT DO CARRO, E MOSTRAR O BRAÇO QUE DIZEM QUE ELE TEM! ELE QUER MAIS É DINHEIRO E UMAS BIRITAS!
ADVOGADOzinho doi no ouvido,vou procurar um medicoZINHO
Mais uma vez essa renault deixa a f-1. Daqui uns 10 anos voltam de novo com aquela cara esfarrapada que frances tem quando esta por baixo, prometendo mundos e tudo mais. Que se lasquem. Kubica vai para mercedes, facil.
O mesmo David Richards que queria comprar um chassi da McLaren pra competir porque não tinha como desenvolver um próprio…
Tenho minhas dúvidas se ele vai conseguir repetir o sucesso que teve em outras categorias. Não se sabe se a Renault vai dar uma mãozinha financeira pra quem pegar a equipe, como fez a Honda com Ross Brawn. E Fórmula 1 é muito diferente de rally, turismo… As próprias montadoras estão aí pra provar.
Eu não chamaria Richards de garagista, o cara tem múltiplos investimentos em automobilismo… Os anos 70 não existem mais, não adianta se enganar pintando a realidade atual com um colorido diferente. “Independentes” é um termo mais apropriado.
Será que essa turma que está vindo agora tem como se sustentar? Tem como serem competitivos? Não quero ligar minha TV nas manhãs de domingo pra ver metade do grid com orçamentos gigantes colocando duas voltas de vantagem na outra metade…
Enfim, quem acha que as montadoras são covardes, é porque acha que o automobilismo se resume à Fórmula 1…
Não fará a menor falta. Montadoras como a Renault não são apaixonadas pela categoria. Será melhor ter a Prodrive. O que é lamentável mesmo é ter prevalecido a opinião de Carlos Ghosn, alguém que NÃO ENTENDE ABSOLUTAMENTE NADA sobre automobilismo, e que também provou que é péssimo empresário, porque disse que a F1 não é importante para a Renault. É lógico que é. Para qualquer montadora a F1 é uma ótima vitrine para sua marca. Alguém que diga isso não pode ser considerado inteligente e muito menos competente para comandar uma empresa como a Renault.
Benvindo seja os “Garagistas” !!!
Pelo menos já tem um sucessor a equipe…
E não vai parar com o fornecimento do motores, que por sinal os motores Renault são muito bons e competitivos….
Será que não existe nenhum brazuca disposto a tocar uam equipe na F1? Grana sei que rola…..
E enquanto isto está Lucas di Grassi no Twitter informando que a Renault está muito satisfeita com os resultados dos testes para 2010…
“Hj foi um dia bem longo. 123 voltas em Jerez no total. Choveu um pouco de manha mas sol a tarde. A Renault ficou bem satisfeita com o teste”
“Muito desenvolvimento para o ano que vem. Carro bem pesado, motor precisa beber menos e manter a potencia etc.”
Tem vaga pra todo mundo na F1.
FG, manda o seu CURRICULUM VITAE pra lá!!!!
a Fia ja confirmou a Sauber no lugar da Toyota…
atualiza o blog ae FG
É melhor assim, pelo menos sai uma montadora pouco comprometida com a F1 e entra uma equipe independente que é mais comprometida, e como disse “Affonso Pazzini Jr” só sobrarão as duas únicas “montadoras comprometidas com o esporte” Ferrari e Mercedes. Ano que vem talvez não seja o melhor ano da F1 afinal essas equipes novas estarão só começando mas, acho que em 2011 teremos um verdadeiro campeonato de F1.
Não comprometida com a F1? Se a Renault, com seus várias títulos mundiais, seja como forncedora de motores, seja como equipe própria, não é comprometida, o que dizer das demais. Perder a Renault é muito diferente de perder uma Toyota, esta sim, incompetente e não comprometida com o esporte.
A Prodrive vai correr com a dupla P P, pois o Richards vai ter 2 sócios.
Já vão muito tarde.
Há muito tempo, eles estão nesse lenga-lenga, então, pra mim, não fará falta.
Se a Prodrive tiver compromisso com a F1, então seja bem vinda.
Caso isso se confirme, acredito que o Kubic(tz)a vá para a Mercedes, pra tristeza do Heidfeld.
E viva a proposta F-FOTA com… 2 equipes! HAHAHAHAHAHA
Tem muito fã de montadora e antigaragista que deve estar ruborizado com esse tipo de notícia.
A Renault é uma equipe simpática e histórica, única representante dos bleus na F1. Mas de uns tempos para cá, com nomes como Briatore, Ghosn, Alonso e Nelsinho, a empresa só me despertava repulsa.
Que venha a Prodrive, equipe tradicional no WRC e em Le Mans. David Richards é o típico indivíduo que prova que, sim, é possível ganhar dinheiro e praticar o esporte a motor.
Já vai tarde…
Saudades dos tempos de Lotus (Colin Chapman), BRM, Tyrrel, McLaren, Brabham, UOP Shadow, Fittipaldi e, claro, Ferrari.
Alguém aí disse que a Ferrari é montadora…
Ledo engano: A Ferrari é, simplesmente, a Ferrari. Indispensável. Assim como Monaco, Monza e Spa-Francorchamps.
A Ferrari não é montadora mesmo. É um time de garagistas bancado pelo papai Noel. Por que você acha que ele se veste de vermelho?
Flavinho, sabes duma coisa, “au revoir” preles! Êta gente chata!
acho q quem se deu melhor com essa história toda foi o kubica q iria pra uma equipe que atualmente não tinha grandes ambições e poderá ter a chance de ir pra mercedes onde poderá brigar pelo título
talvez seja melhor que os garagistas retomem o lugar que lhes era de direito. mas eu gostaria de ver uma grande variedade de fornecedores de motores.
O melhor dessa história é, sem dúvida, Kubica na Mercedes. Seria essa a surpresa prometida pelos alemães?
Já vai tarde…
Será que é uma boa a Mercedes contratar o Kubica?
Era da BMW, fechou.
Foi pra Renault, fechou.
Ele que vá tomar um banho de sal grosso antes…
Faga FG blz? e na maior cidade do mundo tudo em ordem, bem como já era esperado a Renault vai se mandar mesmo da F1, já era esperado trata-se de mais um time que entra na lista dos covardes desse esporte. não vai fazer falta nenhuma, pois um time que tem a politica do enquanto ganhava adorava a F1, e agora que esta numa fase dificil é tudo muito caro e despendioso, tem mais que sair da moita e dar lugar pra outro, alias o comentário é propicio pois a Renault nos dois ultimos anos só fez merda mesmo na F1. abraço.
É, temos que admitir o mosley tinha toda a razão, as montadoras não tinham compromisso com o esporte, na primeira crise pulam fora, uma hora dessas ele deve estar falando “olha, o que foi que eu disse?” , admiro o frank willians que há tempos não faz um carro competitivo e mesmo assim continua na F1, espero que em breve ele consiga fazer um carro que brigue pelas primeiras posições pois mereçe.
Mas ele também só tem compromisso com o $$$
Legal
Prodrive é sinônimo de competência no automobilismo. E as equipes de fábrica sempre tem um lado chato, muito formal, que não combina com romantismo na F1.
Será que a Mercedes esta mesmo esperando por Kubica??
Faz falta não. Que continuem apenas fornecendo sua tecnologia. Preocupante é essa debandada em massa da F1. Bem tenso.
Parece que a Formula 1 caminha para os moldes de Max Mosley.
Espero que em breve mais nenhuma equipe abandone o barco.
Será que volta a Formula 1 aos tempos do romantimos das equipe não pertencentes a motadoras?
Um abraço para todos.
A era das montadoras na F-1 está acabando?
Caro Flavio,
Nao seria mais interessante linkar direto para a notícia do L’Equipe, ao invés do IG (talvez os dois juntos)? Eu sempre tento colocar fontes primárias, pelo menos, acho melhor. (mesmo porque eu nao achei nada a respeito no site deles, e digamos que meu conhecimento nulo de francês nao ajuda muito…)
CARO FLAVIO GOMES
É uma pena!
Todo dia alguém importante se despede da F1.
Eu estou esperando que um brasileiro, que sempre ganhou salários como empregado, MAIS do que 99,9% dos brasileiros vivos e mortos, e que reclama com um AVIÃO e um MOTOR HOME NA EUROPA , fizesse o favor de se retirar para um lugar bem obscuro. Mas isto, QUE INTERPRETO COMO UM MILAGRE, não acontece!!!!
Saudações respeitosas
Quem é o cara?
Flavinho, tchê aquela coleção onde esta o Lotus misterioso, tá pedindo mais um Indy Gomov, não? Quem sabe pro ano que vem?
Melhor assim. Mais um garagista, e a F-1 vai voltar a ser mais animada. De montadoras, só sobrarão Ferrari e Mercedes Benz. Que são empresas comprometidas com a esportividade, apesar das politicagens.
Então já era. Questão de tempo.