MENU

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009 - 18:34Automobilismo brasileiro

DO SACO DE MALDADES

Jura o Dú Cardim que esta foto é da primeira corrida da vida do Emerson Fittipaldi. Confirmam?

emmo1

50 comentários

  1. CESAR PASELI disse:

    A peça que voce estranhou tanto , não passa de um resfrador de freio dos anos 70.os freios eram embutidos na carenagem na Lotus 72

  2. Ricardo, você misturou tudo. rs. A Marise era irmã do Cyro e esposa do Bird. O Renault que o Emersons capotou no fundão era um Gordini emp´restado pelo Hélio Mazza.

  3. Ricardo disse:

    É isso aí Caique , tambèm penso como você , achei divertidíssimo . Quer coisa melhor que exercitar a memória discutindo automobilismo dos tempos áureos ! Pior está acontecendo comigo , que faz dias que tento lembrar o nome de um amigo , que fomos sócios por 4 anos no final dos anos 70 . É móle ???
    Desejo-lhe também um feliz natal e um ano novo cheio de realizações e coisas boas .
    E que éssa blogaiada nos brinde sempre com posts dêsse naipe .
    Um forte abraço amigo , e até o próximo post .
    Ricardo

  4. Ricardo disse:

    Caique

    Eu não disse que não foi num carro , eu disse que não foi NESSE , amarelo com a faixa verde , também me enganei , pensei que fosse o dourado e como disse um cara no outro post das fotas que estava lá era Vermelho . É que antes do Emerson começar a correr de carro , ele andava no Pacaembú e Perdizes em um dourado e eu pensei que fosse com esse . Sobre o depoimento do Evandro águia , ele foi bem claro , ele “ACHA” e acho no caso é negativo , mesmo porque , o águia não estava lá e participava muito esporadicamente de competições .
    Quanto ao Grecco ter alugado o carro do Mazza , pode ser , porque não , tudo pode acontecer , mas que é esquisito é .
    Eu não duvidei que você estava lá , você disse que viu o Emerson capotar com um R 8 e eu disse e afirmo de novo que você esta ENGANADO , pois ele capotou de RENAULT 1093 , embóra vermelho , não dourado como eu havia dito .
    Bom , acho que agora ficou claro .
    Um abraço e até o próximo post . rsrs

    • Caique Pereira disse:

      Ricardo,
      concordo com um post seu, que fala sobre meu amigo Panda, sobre a memória da gente, que vai misturando coisas, pois o post do outro blogueiro que falou do carrinho vermelho me deixou grilado e a unica coisa que me veio a cabeça foi o R8 que estava naquela corrida e poderia ser o que o Marivaldo usava de vez em quando e poderia estar junto naquela hora e eu fiquei com isso gravado na cabeça, mas sou obrigado a concordar com a cor vermelha e admitir que o tempo vai passando e a gente misturando coisas. De qualquer maneira é sempre um prazer discutir e discordar sobre qualquer assunto com educação, e encontrei esse prazer neste post através de seu posicionamento.

      Um abraço, um Natal e um Ano de 2010 ótimo para o amigo!

  5. Caique Pereira disse:

    Ricardo,

    Já coloquei este post no outro onde o Flavio colocou as fotos, mas repito-o aqui:

    A foto e a reportagem da Auto Esporte se refere a primeira prova em que o Emerson terminou como Estreante…e para variar, venceu. A prova de estreia no automobilismo não foi essa aí, foi a que aconteceu em Março e pesquisando na Internet, achei um Site com uma matéria de 25-01-2004, onde é dito sobre a capotagem e que o carro era de uma amigo… vejam o link:

    http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=15170.0

    Abraços!!!

  6. Caique Pereira disse:

    Ricardo,
    O Flávio já postou as fotos.
    Sobre o Emerson: Ele diz em seu livro, o Luiz Evandro Águia, piloto paulista comtemporâneo dele diz a mesma coisa alguns posts acima deste e ainda diz que não foi num carro destes que o Emerson estreou em Turismo, Eu já ouvi de alguns pilotos (mais de um e posso estar escrevendo agora uma bobagem, mas ouvi de PauloVargas e se não me engano, sem certeza, do Sidney Cardoso) que o Greco alugou o carro do Mazza, no Wikepedia fala da estreia no Fundão e pra terminar, porque essa não dependo de ninguém: Eu estava lá, vi e escrevi sobre isso em 2006 aqui no Grande Premio. Não estou fazendo uma tempestade em copo d’água, apenas estou contando o que sei e vi.

  7. Ricardo disse:

    Caique

    Você está fazendo tempestade em copo d’agua amigo . Você disse que viu o Emerson estrear no automobilismo com um R 8 alugado do Mazza e capotou o carro . Eu disse e afirmo que ele jamais estreou com R 8 e sim com um 1093 dourado . E o carro que ele capotou (em outra prova) tambèm era um 1093 . Se era alugado ou não , não sei , mas acho meio estranho o Grecco te-lo convidado em dezembro pra correr em março , com a fábrica do carro nas costas , alugar um carro de um particular . Será que a Willys , em tres meses não teve condição de preparar um carro ? Grupo I ainda . É no mínimo esquisito não acha ? Mas isso é outro assunto .
    Sobre o comentário do Evandro águia , você se refere a esse ? Não achei outro .
    Luiz Evandro Águia disse: 15/12/2009 às 18:55A 1o corrida do meu amigo Rato foi na Ilha do Fundão – RJ e acho que esse Renault da foto do Du Cardim nao era o carro que ele estreou no automobilismo com carros de Turismo – …abs do Luiz Evandro águia
    Achei o comentário sem conteúdo , e comentários desse Sr. não serve como parâmetro , porque vira e mexe fala cada uma … de doer .
    Pra finalizar , se você me der seu e-mail , mando-lhe as FOTOS que mandei ao Flavio , essas sim são esclarecedoras e põe um ponto final na discussão .
    Um abraço

    Ricardo

  8. Ricardo disse:

    Evandro águia ??????????

  9. Ricardo disse:

    Caique
    Fui ver o livro , exatamente na pag. 62 . Lá ele diz que foi com um Renault de fábrica novinho , foi a única capotada dele , e tambèm se engana , pois diz que foi em 1966 e não foi . Foi em 1965 , é simples , ele é de dezembro 1946 , tinha acabado de fazer 18 anos . Diz tambèm que foi em março , e não foi , as fotos que mando são de uma Auto Esporte de Agosto/Setembro e Outubro , apesar da revista na época atrasar bastante , não chagava o absurdo de seis meses . Como diz o Panda , não dá pra acreditar muito na conversa de piloto . Uma vez , o Wilsinho conversando com o Panda , não sabía nem a cor do Copersucar , e ainda queria teimar. rsrsrs

    Esse POST vai pegar fogo …

    • Caique Pereira disse:

      Ricardo e todos que aindatêm dúvidas, passo a seguir a cópia dda página 62, do Livro do Emerson, em que Ele fala sobra a primeira corrida:

      …”Quando completei 18 anos, Luis Grecco, chefe da Equipe Willys, fabricante da Renault no Brasil, me telefonou para fazer uma oferta. Se eu estivesse preparado, ele me daria um carro para competir nas corridas de novatos. Era mais um sonho prestes a ser realizado: minha primeira corrida de carro numa escuderia!
      Meu aniversário foi em dezempbro e a corrida seria em março do ano seguinte. Aquele Renault era o que chamávamos de standart, como se tivesse saído diretamente da loja. Pouquíssimas coisas poderiam ser mudadas.
      Treinei muito. Estava ansioso para começar. Nos treinos, eu era muito veloz e comecei a corrida na primeira fila. Enquanto esperava a bandeirada de largada, estava numa mistura de alegria e nervosismo. Tinha esperado durante anos por auele momento, era o que eu queria para a minha vida, era a minha primeira corrida num carro de verdade. Mas sentia a boca seca.
      Como sempre estava decidido a vencer e quando a corrida começou, consegui me manter concentrado e atento. Liderei durante duas voltas. No final de uma das retas, apertei o freio e ouvi o ruído de metal contra metal. O pedal afundou até o chão. Eu simplesmente estava sem freio.
      Era um bom circuito de rua, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. As pessoas lotavam as calçãdas, havia carros estacionados. Vi a esquina aproximar-se. Havia uma pequena cerca de uns 15 metros na esuina e muita gente estav assistindo atrás dela. Não tive opção. Para evitar uma tragédia, girei o volante para a esquerda com toda a força e capotei….
      …Decepção e frustação tomaram conta de mim. Quem ia acreditar que o freio havia falhado? Era a minha PRIMEIRA CORRIDA, quem iria acreditar que não tive culpa? Iam pensar que eu era um irresponsável…”

      Essa prova aconteceu em Março de 1965 e o Greco em comum acordo com o piloto carioca Hélio Mazza, alugou o Renault dele para o Emerson correr. Caso necessite o próprio poderá confirmar. O Evandro Águia também confirmou alguns posts acima.

      Sobre o ano, não tenho dúvidas por foi a primeira corrida que vi e relatei aqui neste site na antiga coluna retrovisor. O vencedor foi Pedro Victor DeLamare, com um Renault 1093, numeral 84.

  10. Ricardo disse:

    João Carlos
    Eu não lí o livro , mas se está escrito isso exatamente , outro engano , o Emerson e o Wilsinho nunca tiveram fábrica de rodas , eles tinham uma roda que eles vendiam com o nome Fittipaldi , mas quem fazia era a Italmagnesio , mesmo assim , isso foi em 67/68 e ele estreou em 65 . Néssa época eles tinham sim , a fábrica de volantes “Formula1″ e a de Kart “Mini.

  11. Ricardo disse:

    Caique , desculpe , mas continuo afirmando que você está fazendo confusão , é o DNA meu filho , sofro do mesmo problema . rsrs
    Mandei algumas fotos pro Flavio , onde tudo se esclarece .
    Outra coisa , ou essa foto não é o Emerson ou na Auto Esporte eles escreveram errado , porque não é a mesma foto que mandei mas é no mesmo lugar a mesma hora . rsrs
    É isso , vamos aguardar , abraço a todos
    Ricardo

  12. GERALDO CASSELLI JÚNIOR disse:

    Ô FG , manda mais um “saco” desse tipo ! Tá um verdadeiro papo de “cumpadre” ! Um dos meus favoritos !!!

  13. João Carlos S. Bevilacqua disse:

    Na pág. 59 do livro “Voando sobre rodas”, Emerson diz : De modo que em 1965, além da fábrica de rodas, eu esetava também correndo com Karts e participei da minha primeira corrida.
    O chefe da equipe de provas da Renault no Brasil-à qual Wilson etava preso por contrato- precisou no começo de 1965 (que sorte a minha) de mais uma pessoa. Havia um campeonato no Rio de Janeiro para pilotos estreantes e a idéia era que a Renault vencesse.
    Assim a minha primeira corrida foi num carro de fábrica, umcarro da Renault. O homem que me convidou para correr foi Luiz Antonio Greco. Ele ainda é chefede equipe no Brasil.
    Era uma corrida do Grupo 2, para carros standard. Não havia nenhuma pintura especial, para não chamar a atenção. Era um carro normal. A melhor ppublicidade para eles seria ganhar com um carro normal do dia-a-dia.
    Mais abaixo Emerson diz : Tive um racha com Pedro vitor de Lamare que liderava a categoria seguinte, o Grupo 3. eu liderava o Grupo 2. Venci. Ganhei a corrida.

  14. disse:

    A Graziela Fernandes não é. Nem do Baton.
    Afinal, qual foi a 1ª prova que a Graziela disputou?…

  15. Cesar Costa disse:

    Aliás, esta foto já foi publicada. Só não me lembro se aqui, no Saloma ou no Joaquim…

  16. Cesar Costa disse:

    Esta foto foi publicada numa revista Autoesporte da década de 60 e quem está pilotando o Gordini da Willys é uma mulher, que venceu com ele uma Prova do Baton. Só não me lembro o nome da piloto. Acho que era a Graziela Fernandes

  17. Luiz Evandro Águia disse:

    A 1o corrida do meu amigo Rato foi na Ilha do Fundão – RJ e acho que esse Renault da foto do Du Cardim nao era o carro que ele estreou no automobilismo com carros de Turismo – …abs do Luiz Evandro águia

  18. disse:

    A Culpa é do Émerson, do Greco, do Luizinho e do Flavio Gomes.
    O legal é a história estar sendo contada, e nada melhor que o Liane o Bob para falarem.
    Agora FG, na tag leite glória foi foda hahaha. Será que demanchou esse tbm.?

  19. Ricardo disse:

    Paulo Coimbra

    Esse carro era amarelo com a faixa verde .

  20. Caique Pereira disse:

    Caro Ricardo,

    Sinto lhe dizer, mas Voce está errado: Eu estava na Ilha do Fundão e VI o Emerson Capotar. Foi sua Corrida de estreia, a convite do Greco e estava com o Renault do Mazza emprestado. Caso tenha alguma duvida, procure uma Auto esporte ou 4 Rodas, ou melhor ainda: Leia a página 62 do Livro “Emerson Fittipaldi – Uma vida em alta velocidade” – lá ele conta como capotou em sua corrida de estreia na Ilha do Fundão. Eu escrevi a coisa de uns 4 anos atrás, na antiga coluna Retrovisor do Grande Premio, sobre esta que foi a primeira corrida que vi ao vivo na minha vida.

    Um abraço!

  21. Eric disse:

    Se levar no pé da letra,a primeira corrida dele foi de moto,em Interlagos.

  22. ALEX B. disse:

    Parece que o Bolido era da falecida máe dele, não?

  23. Paulo Coimbra/Coimbra Motorsports disse:

    Última forma: No livro “Voando sobre Rodas” pag. 96b, a foto sugere o Autódromo de Interlagos 1965, este Renault à frente de mais dois outros. Continuo aguardando a cor do foguetinho…

  24. Paulo Coimbra/Coimbra Motorsports disse:

    Vou fazer uma miniatura 1/43 deste carro! Seria possível entrarmos num acordo sobre a cor da pintura e das faixas? Rsrs
    Agradeço as colaborações…rs

  25. A primeira corrida do Emerson, ao que consta, foi em 1963, de moto. Não é a foto da estreia, mas segue um link para se ter uma ideia:
    http://www.obvio.ind.br/Emerson%20Fittipaldi.htm

  26. marcojetta disse:

    Bom dia FG,

    Parte dos comentários acima procede. Mas de fato, a primeira corrida do Emerson foi na Ilha do Fundão, com um Teimoso ( que na realidade era um 1.093 ), substituindo o Wilson que estava gripado (?) e, capotou. Esta foto acima, pode ser em qualquer lugar, menos no Fundão, que era uma pista de rua, em volta da universidade e não tinha nenhuma curva com relevê.
    Abs,
    Marco Antonio.

  27. Roberto Martinez disse:

    No filme “O Fabuloso Fittipaldi”, que tenho em DVD, ele mesmo descreve com detalhes a capotada que deu em Interlagos (na curva do Lago) em sua corrida de estréia na equipe Willys.

  28. Valente disse:

    A quantidade de informações e os detalhes que tem em cada tópico faz deste blog leitura obrigatória aos amantes das corridas.
    Obrigado a todos que escrevem aqui.

  29. speed disse:

    Na verdade, não é um Gordini nem um 1093. É um Teimoso com mecânica de 1093, cara de 1093 mas amarelo (os de rua eram vermelhos ou dourados). Carro super-leve, com motor de 850cc preparado pelo Brizzi. É um carro de fábrica da Equipe Willys, que as vezes dava uma canseira nos DKWs. Curiosidade: o carro tinha um carburador Solex duplo, sendo que o segundo estágio era acionado à vácuo. Umas das modificações feitas era tirar o vácuo e fazer o acionamento mecânico. O motor era muito bem balanceado, tinha cabeçotes trabalhados e taxa alta, usava gasolina de aviação, 130 octanas. O preparador era o Brizzi, que não trocava o óleo dos carros, só completava. Virava 4:28 na pista velha, uma eternidade. O Emerson uma vez fez uma prova com um Renault rabo-quente da Equipe Torke em Interlagos, com motor 1000cc. Qualquer dia eu mando a foto. Aliás, como faço para mandar essa e outras fotos antigas?

  30. Ricardo disse:

    Caique , você está fazendo confusão , o Emerson estreou com o 1093 dourado nº 77 e fez 5º . Em outra prova , tambèm com 1093 dourado não sei se o mesmo , mas nº 1 , com esse sim ele capotou , e com o R8 que era da Willys nº 21 ele ganhou a prova . Todas no Rio . Quem correu com um R8 que não era da Willys foi o Lian , mas essa prova foi em Vitória .
    Com esse 1093 , o Emerson e o Lian, ganharam na categoria as 24 Horas de Interlagos , acho que de 1966, aquela prova que as Alfas fizeram 1º e 2º e o Bird capotou com R8 .

    • Caique Pereira disse:

      Caro Ricardo,

      Sinto lhe dizer, mas Voce está errado: Eu estava na Ilha do Fundão e VI o Emerson Capotar. Foi sua Corrida de estreia, a convite do Greco e estava com o Renault do Mazza emprestado. Caso tenha alguma duvida, procure uma Auto Esporte ou 4 Rodas, ou melhor ainda: Leia a página 62 do Livro “Emerson Fittipaldi – Uma vida em alta velocidade” – lá ele conta como capotou em sua corrida de estreia na Ilha do Fundão. Eu escrevi a coisa de uns 4 anos atrás, na antiga coluna Retrovisor do Grande Premio, sobre esta que foi a primeira corrida que vi ao vivo na minha vida.

      Um abraço!

  31. Júlio disse:

    A primeira corrida dele não foi de moto?
    Abç

  32. Fabio Farias disse:

    …. e mais, a estréia do Emerson foi na Ilha do Fundão-RJ e esta foto é Interlagos.

  33. Fabio Farias disse:

    …. e mais, a estréia do Emerson foi na Iha do Fundão-RJ e esta foto é Interlagos.

  34. Caique Pereira disse:

    O Emerson estreou pilotando um Renault R8 do Mazza, piloto aqui do Rio. A Prova foi em 1965, na Ilha do Fundão e o Emerson capotou. Eu fui testemunha ocular, na época com10 anos de idade.

  35. disse:

    Ricardo, o Luizinho já disse acima. Foi a 1ª na equipe Willys. Cada foto de fazer lembrar.
    Pensávamos ser mesmo uma foto de prova feminina, pelo tamanho e tal.
    Mas tem outra… que mostra o Émerson no mesmo carro, com o casco igual.
    Ele era pequenininho mesmo…

  36. Ricardo disse:

    Completando , quem ganhou essa prova foi o Wilsinho com o Luizinho em 2º

  37. Ricardo disse:

    Pode dizer pro Emerson , Luizinho e Lian que eles se enganaram , O Emerson estreou no automobilismo no Rio com um 1093 dourado nº 77 que tinha até para choques , chegou em 5º lugar e disputou a posição com o Pedro Victor a corrida toda .
    E éssa foto é em Interlagos , posso me enganar , mas ACHO que quem está no pilótis é a Marise Cayres Irmã do Bird e na época mulher do Cyro .

  38. Luiz Pereira Bueno disse:

    Esta não foi a 1° corrida de Emerson e sim a estréia dele na equipe wlliys convidado por Greco.

  39. Emmo capotou o gordini que disputou a sua primeira corrida. Dito no documentario sobre a sua carreira que passou no Sportv2 esses dias

  40. GERALDO CASSELLI JÚNIOR disse:

    Segundo o livro biográfico “Voando sobre rodas” pg. 59 , lá diz : “Não havia nenhuma pintura especial , para não chamar a atenção . Era um carro normal” . Agora precisa ver se esse normal era a cor da Equipe Willys ou de um carro a “paisana”.

  41. Ricardo Bigliazzi disse:

    O Emersom é o máximo!!!

    Como Piloto ele é o Deus maior de todos nós Brazucas.

    Abraços

    Imperador
    Obs.: Esse cara, nas pistas, era valente…

  42. disse:

    E antes que o Fabio Seixas em suas férias alopradas diga algo, é um 1.093, e não Gordini.
    Émerson, Luizinho e Lian Duarte já confirmaram…

  43. Penataba disse:

    Não sei se foi a primeira; mas com certeza a mais lenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>