ENIGMA DO DIA

500int66raulpasqualin2

SÃO PAULO (tesouro) – O blogueiro Raul Pasqualin avisa que de onde saiu essa, tem muito mais. Fotos de corridas dos anos 60 que ele mesmo fez. Vai a dica única para essa aí: 500 Km de Interlagos de 1966. Agora é com vocês: carros e pilotos?

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Orlando Salomone
14 anos atrás

Este KG Porsche #77 não é aquele que o Wilsinho partiu ao meio num poste em uma prova de rua no interior paulista?

Clauke
Clauke
14 anos atrás

A curva 2 não era para meninos, tanto que nesta prova que foi disputada no dia 7 de setembro de 1966 numa quarta-feira (legal né! corrida no meio da semana!) dois carros capotaram na sua saída: o DKW de Valdomiro Pieski e o Gordini de Alberico Pelicciotti.
Nesta foto, da esquerda para a direita, Willys 1300, #46, Bird Clemente (2 lugar) – Malzoni, # 73, José Ramos (5 lugar) – KG Porsche Dacon, #77, Wilson Fittipaldi Jr (quebrou).
Segunda fila: Willys 1300, #47, Luiz Pereira Bueno (Primeiro lugar) – Malzoni, # 76, José Gontijo (8 lugar).
Terceira fila: DKW #10, Marinho (4 lugar) – Interlagos # 66, Waldemir Costa (7 lugar) – KG Porsche Dacon, #45, Marivaldo Fernandes (quebrou).
O curioso é que Piero Gancia com Alfa Giulia, #23, largou na sexta fila e chegou em terceiro e se o Bird bobease ele chegava em segundo, mas o Bird foi um herói pois seu carro estava com um rolamento avariado e a suspensão traseira quebrada. Outro fato curioso foi o Marinho correr de DKW e não de Malzoni – acho que era marqueting da época para divulgar mais o sedan. E que marqueting! Chegou em quarto inclusive na frente dos Malzonis, que não eram de fábrica, lógico. Dá-lhe Marinho!

vitão
vitão
Reply to  Clauke
14 anos atrás

e eu vi o carro do Pieski na revenda dele, em SBC, quando fomos buscar o carro da minha mãe na revisão. PArece que o Waldomiro não contou do acidente na casa dele, e mandou os mencanicos esconderem o carro, então , dentro da revenda, colocaram o carro de pé num carrinho e empurram por um estreito corredor ( mais ou menos 1,2 m) até uma sala nos fundos, depois do estoque de peças !

Ah, e esqueci de comentar que ao fundo, de camisa branca está Mestre Joca. Duvida ?

Josaurelio Medina
Josaurelio Medina
14 anos atrás

Você tem a coleção de folhinas da Mahle? Aposto que sim. Lá tem muitas fotos como essa. e em tamanho poster!

Feliz 2010

Neanderthal
Neanderthal
14 anos atrás

muto legal, muito boa foto de todo o grid, no que presumo sejam as curvas 1 e 2; e também que deve ser na volta de apresentação, antes de largada lançada, provavelmente, ainda mais que nesse tempo era disputada no anel externo.
nunca estive lá antes de 72.

ROBERTO COSTA
ROBERTO COSTA
14 anos atrás

Imagino que no KG 77 esteja Wilsinho Fitipaldo e na Berlineta 46 Luiz Pereira Bueno mas Malzoni 27 com número 27 nunca havia visto.

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
14 anos atrás

Peguem uma caixa de lenço… http://www.youtube.com/watch?v=etWRZjCYtvM

Junior
Junior
14 anos atrás

Desculpe postar um assunto que não tem relação direta com o tópico, mas encontrei o chassi 001 do puma GTB S2 no mercado livre e a situação é desesperadora:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-124876813-puma-gtb-chassi-n01-o-primeiro-modelo-s2gtb-fabricado-_JM

O carro está no Maranhão e o dono fez uma baianagem de péssimo gosto. Alguem salve este carro!!!

Mario Mesquita
Mario Mesquita
Reply to  Junior
14 anos atrás

Trintão? Vai lá e salva ele, uai!

Polêmico
Polêmico
Reply to  Junior
14 anos atrás

Baiano não posta em lugar errado. Postar errado é de péssimo gosto.

Marcos Pereira
Marcos Pereira
14 anos atrás

Senhores, pego uma carona neste post para perguntar se alguém sabe se tem alguma empresa fazendo réplicas de carroceria de fibra de vidro do estiloso Karmann Ghia.
Ah!! e realmente a foto é sensacional, esta linha de frente com um KG Prosche da Dacom, um Malzoni e o outro não consigo identificar.

Mosley
Mosley
14 anos atrás

Tai a curva que Interlagos jamais deveria ter perdido !

victor
victor
14 anos atrás

isso do lado de fora da curva é mato ou borracha? não consegui distinguir…

Fabao
Fabao
14 anos atrás

opa! Kg porsche dos irmaos Fittipaldi, o DKW Malzoni no meio, de quem eu nao sei, n.72 e o Interlagos do B. Clemente, logo atras outro Interlagos!

Luis Fernando
Luis Fernando
14 anos atrás

Vamos ver se acerto:

Carros: Maravilhosos!!!

Pilotos: Ótimos!!!

F. Scavone
F. Scavone
Reply to  Luis Fernando
14 anos atrás

E uma época maravilhosa que infelizmente não vivi.

marcello baviera
marcello baviera
14 anos atrás

Sensacional ver os ALPINES A 110 46 e 47 da equipe willys,com a adptação de radiador dianteiro e a boca feito pelo Toni Bianco.Pena que só ficaram dois anos competindo (65 a 67),foram cortados e viraram os BINOS MARK I e II.
.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
14 anos atrás

FLavio,

Desculpe o “off-topic”, mas no Blog “Baixando a Bota”, do Pedro Baleiro, tem uma foto do 1° Circuito de Teresópolis, de 1963, e no grid de largada só da DKW. Tem um inclusive, aparentemente do Jiquica (J. Varanda), que está com numeral 69. Acho que voce vai gostar de ver.

Antonio

Igor D.
14 anos atrás

Desconfio que não seja o Bird, pq salvo engano o nº da Berlinetta dele era 47, não 46

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
14 anos atrás

Flávio, estaa prova (500 kms) sempre era corrido no anexl externo de Interlagos, não? Caso eu esteja errado me retifique por favor….e a última prova foi em 72 em uma disputa entre Reinhold Joest e L.P.Bueno ambos de Porsches não??

Alécio Seidel
Alécio Seidel
14 anos atrás

esse carro interlagos me deixa louco ele é lindo demais

Antonio Seabra
Antonio Seabra
14 anos atrás

Na primeira fila devem ser Wilsinho no KG 77, José Ramos no Malzoni e Luizinho no Alpine 46. Atras, sozinho, o Bird, no outro Alpine. O outro Malzoni, o escuro, eu nao sei, mas o KG Porsche por fora deve ser do Marivaldo e a berlinetta atras dele (escura) do Waldemir Costa (que se eu não estiver errado era Cmte. de voos internacionais da Varig).
Suponho que o ‘1° DKW, por dentro, possa ser do Marinho.
A prova foi disputada pelo anel externo, Os Alpines fizeram 1° e 2° com Luizinho e Bird, nesta ordem.

Antonio

Raul Pasqualin
Raul Pasqualin
Reply to  Antonio Seabra
14 anos atrás

Parabéns Antonio, até a sua suposição está certa.

Ricardo
Ricardo
14 anos atrás

Vai vendo !!!

Karman Guia 77 – Wilsinho
Malzoni 73 – Zé Ramos
Alpine 46 – Bird
Alpine 47 – Luizinho
Malzoni 76 – Anibal Fuzetti
Karman Guia 45 – Marivaldo Fernandez
Interlagos 66 – Wladimir Costa
DKW 10 – Marinho
DKW 32 – Valdomiro Pieski
Simca 87 – Lúcio Naja
Simca 90 – Ruy Santiago
Simca 89 – Jota
Simca 28 – Roberto Gomes
DKW 33 – Roberto Faria
DKW 1 – Dante
1093 8 – Ariberto Iasi
Alfa 23 – Piero
Gordini 6 – Paulo Guaraciaba
Gordini 3 – Pelicciutti
1093 17 – Carlos Fernandes

ARANHA
ARANHA
Reply to  Ricardo
14 anos atrás

No.66, Waldemir Costa.

Saloma
Saloma
14 anos atrás

Já que estou com a mão na massa, aí vai…quem venceu não está na linha de frente, está só tangenciando a curva 1, #47 Luizinho Pereira, que teve como segundo colocado seu companheiro de equipe, #46 Bird Clemente, ambos de Alpines A 110…
# 77 – Wilson Fittipaldi Jr. KGP 2.0, terminou em 16º
#73 – José Ramos/Armando Ramos, terminaram em 5º
#76 – José Augusto Gontijo (logo atrás de Luizinho), terminou em 9º
# 45 – Marivaldo Fernandes KGP 2.0, terminou em 8º (está na terceira fila por fora, de cor branca e lista azul)
…duração da prova quase 3h30m. Vou deixar o resto pra cambada….é isso!

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
14 anos atrás

Eu não vivi essa época, só ouço os relatos dos nobres comparsas que tanto viram e até correram, conheci até mesmo grandes ases do volante desses tempos, além de curtir fotos show de bola como essas…

Mas verve de fuçador é soda, hehehehe… se minhas pesquisas por vias googleanas não foram mal feitas, arrisco dizer:

– Karmann-Guia #77: Wilsinho Fittipaldi
– Malzone #73: José Ramos
– Willys Interlagos #46: Luis Pereira Bueno

E se meus óculos não estiverem me traindo, aquela DKW que aparece primeiro, ali por dentro da curva atrás do outro Interlagos (que pode ser o do Bird, estou errado?), seria o famoso Mickey Mouse do Volante 13?

Dú
14 anos atrás

Quem ganhou foi aquele na 2ª fila, Willys #47, Luizinho.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Noooossssssssssssaaaaaaaa!!!!!!!!!!
Avisa aí o Raul Pasqualin que amo ele!
Carros e pilotos é missão para Mestre Joca e demais companheiros que partilham de um cérebro privilegiado equipado – como diria nosso amigo Veloz HP, atualmente habitante lá do céu dos pilotos – com CPU Vax IBM super-hiper avançada.
Como reconheço alguns óbvios, nem arrisco dizer.
Mas de Interlagos entendo!
Então vai o que sei:

Foto fantástica (põe mais, FG!) tirada quase que do ponto onde está a velha caixa d’ água atual, na saída da original curva 2 – que ainda está lá, interinha.
Como sei que é a curva 2 e não a curva 1?
Por causa do barranco interno à curva. A curva 1 nesse ponto tinha (ainda tem, tambem está lá…) um barranco bem pronunciado, que dava pra saída da curva do sol. Exatamente onde existe hoje o S do Senna.
Reparem na inclinação do relevé, na verdade um arco progressivo, aumentando a inclinação em direção ao raio externo.
Pois quando entrarem pelo portão do kartódromo atual, dêem uma chegada no pé da tal caixa de água e verão exatemante essa inclinação e angulo da foto. Está todinha lá, para deleite de algum maluco que venha de cano cheio no circuito atual, e não entre pelo S do Senna, contornando o circuito original pelas curvas 1 e 2 e descendo o retão (recapeado até a curva 3…
Mas não tem ninguem que faça isso hoje em dia, não.
A não ser certos mentirosos contumazes (como bem diz o FG) que se dizem habitués do Templo em madrugadas ilegais.
Se algum maluco disser isso, não acreditem: Esse cara mente muito…

Agora reparem no público sem nenhuma segurança, que estrategicamente ficava aglomerado num ponto onde as coisas não aconteciam, mas enxergavam certamente tudo quando acontecia alguma coisa daí pra cima ou para baixo.
Vejam as árvores poucas, mas ainda assim esperando generosamente com sua rigidez algum carro desgovernado, como o piloto Rio Negro que morreu de Ferrari um pouco mais pra cima.
A grande concentração de eucaliptos ficava na frente dos boxes atuais e no início do contorno da curva 1. Uma boa parte delas ainda estava em frente aos boxes até a construção das arquibancadas atuais, e tem umas histórias de sexo no meio da noite em madrugadas das Mil Milhas embaixo delas, em carros com vidros embaçados e balançando levemente – todas elas histórias mentirosas de algum velho maluco que sonha coisas impossíveis, claro.
Repararam na grama crescendo no asfalto, na área externa da curva onde quase ninguem passava?
Por isso sou o maior defensor de abrir Interlagos pagando pedágio igualzinho a Nurburgring atual.
Onde não passa carro nasce grama! Além do que, nesse exato momento o que está acontecendo com nosso asfalto sagrado?
Pegando poeira e servindo de nascedouro a quero-queros e corujas, além de alguns cachorros pretos e grandões perdidos na mata atrás do posto 5.
Tem que liberar Interlagos pro povo andar e gerar receita, pô!
É só fazer um convenio com o IML pra recolher os corpos e tá tudo certo… Passa uma vassoura, reboca o que restou e continua a brincadeira…
Abraços a todos e um Feliz Natal, repleto de acelerações violentas, escorregadas nas curvas, fritadas de pneus e muito, mas muito cheiro de borracha queimada.

ROMEU
ROMEU
Reply to  Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Acho que é porque hoje é Natal, mas o velho mentiroso aí de cima falou muita verdade.
Inclusive a história dos carros com vidros embaçados ao doce balanço, nas imediações da curva 1.
Impecável a descrição do local da foto.
A emblemática curva 2.
O piloto que saísse bem equilibrado dessa curva tinha a garantia de percorrer o retão, com boa vantagem sobre os outros, e chegar bem ao bacião da tres…Só que aí o bicho pegava e isso é uma história que fica para uma outra vez!

Rodrigo Lombardi Cruz
Reply to  Claudio Ceregatti
14 anos atrás

“Onde não passa carro nasce grama! ”

Lindo.

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
Reply to  Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Não disse que é só apertar a tecla “CEREGA” !

Cardoso Filho
Cardoso Filho
Reply to  Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Muito bom seu comentário. Parabéns.

Flavio
Flavio
14 anos atrás

Fala Flavio tudo bem… encontrei vc no dia do lançamento do jogo de F1 no shopping …sou amigo do Fabio Seixas Lembra?? vou tentar acertar… numero 46 Bird clemente..73 Sr Malzoni hahaha… 77 Fittipaldi… grande abraço….depois me passa seu e-mail tenho umas fotos boas de interlagos antigo …Feliz Natal…

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
14 anos atrás

Perdão, Perdão, digitalização errada devido a artrose no dedo anular. Tecla “CEREGA”

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
14 anos atrás

Apertem a tecla “CERAGA” = resultado da pesquisa em frações de segundos. Quem sabe, sabe!

Alexei Michailowsky
Alexei Michailowsky
14 anos atrás

O 77 seria um Fitti-Porsche com Emerson ao volante?