NA BOLA

coritiba

SÃO PAULO (pé no saco) – Não sou de falar de futebol aqui, vocês sabem. Se tem tema que atrai gente ignorante e acéfala é futebol. Basta dizer que o time A jogou melhor que o time B, que uma horda de torcedores do B surge não se sabe de onde e vem te encher o saco.

Por isso, via de regra, falo aqui apenas do melhor time do mundo de todos os tempos, a Portuguesa. Os demais, sendo muito honesto, não me interessam minimamente.

Mas este domingo merece duas palavrinhas de prosa.

Primeiro, pela alegria de ver um time tão popular como o Flamengo sendo campeão, dirigido por um técnico negro (o primeiro técnico negro a ganhar o Brasileiro) simples e humilde, com um jogador sérvio semiaposentado brilhando e um doido de pedra como Adriano fechando o campeonato como artilheiro.

Eu estava no Rio neste ano quando o Flamengo ganhou a Taça Rio e vi a festa nas ruas. É contagiante. Um monte de gente foi dormir feliz hoje, no país inteiro. O Flamengo é um fenômeno.

Mas sempre tem um mas, e como de costume é a violência. A guerra de gangues, de morros, de torcidas, que vi na Globo agora à noite. Entre rubronegros, nas ruas, espancando-se mutuamente, dando demonstrações de virilidade que devem achar o máximo. .

Isso poucas horas depois de a torcida do Coritiba fazer o que fez no Couto Pereira.

A selvageria dessa gente é que me apavora. Gente que não sabe perder e não sabe ganhar. Que faz da violência modo de vida. Que acaba com o futebol e com o humor de qualquer um. Gentalha, sem caráter. Juventude urbana brasileira, o destino que nos espera.

O Coritiba tinha de ser suspenso por um ano de qualquer competição. Assim como o Corinthians deveria ter sido, quando sua torcida tentou invadir o campo no Pacaembu num jogo com o River Plate, acho que em 2006. Assim como muitos outros times, por conta de seus torcedores, em outros episódios, em todas as eras.

É a única forma de essa merda acabar. E alguém vai perguntar: é justo um clube inteiro e uma torcida toda pagarem pelo que faz uma minoria? É justo, sim. Os clubes dão guarida a essa gente. Toleram a barbárie. Merecem ser punidos. E os torcedores que formam a maioria pacífica que mudem de time. Ou esperem passar o período de suspensão de seus clubes amados, tirem um ano sabático. Porque podem ter certeza: se um dia suspenderem um clube por um ano por causa da violência de sua torcida, nunca mais a violência se repete.

Bem-feito para o Coritiba, que caiu. Esses caras que invadiram o campo, bateram no juiz, atacaram a polícia, agrediram os jogadores do Fluminense e depois quebraram metade da cidade merecem ser rebaixados à condição de párias da sociedade. Seria ótimo que ficassem um ano sem ter o que fazer, com seu time parado, fora de qualquer campeonato.

Ainda bem que torço para a Portuguesa. Hoje em dia, quanto mais secreto for seu time, melhor.

Subscribe
Notify of
guest

190 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sandra
Sandra
14 anos atrás

Pra quem acha que suspenção não adianta, basta lembrar o caso da Inglaterra. Depois da selvageria da torcida numa Liga dos Campeões, TODOS os times ingleses foram banidos de competições internacionais por CINCO anos. O fato da ilha, hoje, ter o melhor fut do mundo não é mera coicidência

Jeambro
Jeambro
14 anos atrás

Moro no interior de São Paulo e torco pro Vasco. Não conheço nenhum outro vascaino por aqui. O que tem isso? É ótimo, aqui só tem palmeirense, corintiano ou são paulino, então ninguém me enche o saco e eu não encho ninguém. Quando meu time ganha eu fico feliz e vou dormir, mas quando meu time perde eu fico triste e vou dormir do mesmo jeito.

Felix
Felix
14 anos atrás

Caro Sr. Flávio Gomes

Se o Coritiba merece ser suspenso por tudo o que ocorreu, o que merece a sua Lusinha, onde conselheiros entraram com arma de fogo e tudo no vestiário ameaçando treinador e jogadores?

Chega de hipocrisia!!!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Felix
14 anos atrás

Chegou agora e quer sentar na janelinha… Vá se informar, ler o que já escrevi sobre o assunto (conselheiros? Quantos eram? Você sabe de coisas que ninguém mais sabe, pelo jeito…), depois volte aqui. Ou procure nos arquivos da ESPN Brasil o que digo sobre situações como essa. E não me encha o saco.

Hélcio Moretti - Cambará
Hélcio Moretti - Cambará
Reply to  Felix
14 anos atrás

Sr. Flávio Gomes, reveja o nível de seus comentários.
Se vossa mercê não tem paciência para postar no blog, simplesmente pare de fazê-lo, mas tente manter o nível de discussão elevado. Você é quem dá o exemplo aqui.
Quanto ao teor do post, só faço discordar da opinião que o clube tem que ser punido por atos individuais de vândalos. As medidas de segurança cabíveis ao clube foram tomadas, os responsáveis estão sendo punidos penalmente. O que o Coritiba Foot Ball Club tem a ver com isso. Ao menos, que cumpra o que se exige em lei, e não invenções jornalísiticas “para dar o exemplo” “para inglês ver”.

Andre L G Brandt
Andre L G Brandt
14 anos atrás

Salve Flavio,

Sou Coxa, forma como somos chamados por sermos torcedores do Coritiba.
Assim como outros Coxas já se manifestaram, não concordo, não aceito e repudio o tipo de vandalismo praticado por bandidos, que protagonizaram cenas lamentáveis dentro e fora do campo, que não representam o caráter da grande maioria de torcedores.
Entendo também que o Coritiba deve receber severas punições, mas elas devem ser justas e não exemplares, tão pouco absurdas como as que você propôs, mesmo porquê, se tirarem o Coritiba das competições, quem irá pagar os salários de todos os funcionários que o clube possui? Ou você acha que o clube vai manter toda uma folha de pagamento sem receita? Quem irá alimentar as famílias desses funcionários? Não me refiro aos jogadores profissionais, mas sim aos faxineiros, secretárias, escriturários e todos os funcionários que cuidam das categorias de bases, entre outros.
Além disso, é muito bonito querer punir exemplarmente uma equipe devido aos atos de vandalismo de sua torcida, mas se é assim, porque ninguém fala em punição para o time cuja torcida assassinou cidadãos que torciam pelo título conquistado, do mesmo clube?
Será que a vida dos cariocas valem tão pouco assim, menos até que bens públicos e privados dos paranaenses?
Novamente, entendo que o meu Coritiba merece uma punição justa e severa, tanto quanto o Flamengo merece pelo assassinato entre seus torcedores!

Saudações,
André Brandt

Rodolffo Gardini Fagundes
Rodolffo Gardini Fagundes
14 anos atrás

Caro Flávio: o Coritiba vai ser usado como bode expiatório de todos os pecados do futebol brasileiro. Primeiro, sou Coxa, e abomino o que os maloqueiros que invadiram o campo fizeram e o clube vai ser punido. Mas eles não representam a torcida do Coritiba, aliás os que invadiram não representavam nem 1% das pessoas que estavam no estádio. Boa parte da torcida vaiou, outra brigou tentando impedir que os idiotas entrassem em campo. Agora querer usar o Coritiba como exemplo pra tudo? Então puna-se todos os times que já provocaram brigas e invasões em estádios, ou que agrediram jogadores, ou que fizeram emboscadas à delegações. Mas claro que ninguém quer punir o Corinthians, o Palmeiras e o Flamengo (aliás morreram 3 pessoas nas “comemorações”). Aliás, jornalista defender que se aplique uma pena (rebaixamento pra 3a Divisão) que sequer é prevista em lei, chega ser a defesa do autoritarismo (e demagogia também). Não se pode ser um defensor da lisura e da democracia num dia e defensor de penas de exceção no dia seguinte. Isso lembra o AI-5 de triste memória e trágico saldo. Toda a torcida do Coritiba (aí excluo aqueles bandidos odiados pela própria massa de torcedores) repudia os atos violentos e sabe que a invasão e agressão já serão enormemente danosos ao clube. Mas não queremos que seja o nosso time utilizado como exemplo de punição para uma situação que já envolveu inúmeros outros times (principalmente os do Eixo) e que jamais foram punidos. Vcs como jornalistas deviam lembrar que o Coritiba já foi administrativamente e injustamente rebaixado pela caneta do nefasto Ricardo Teixeira por que se posicionou contra os benefícios que ele gerou ao Vasco no Campeonato Brasileiro de 1989. Nós sabemos o que é ser punido injustamente. Ninguém dos ditos defensores da democracia e da justiça que hj se vê aos montes na mídia defendeu meu time. Em compensação imagino se fosse o Corinthians ou Flamengo (ou Flamídia, como defendem alguns). Imagino se o campeão brasileiro de 2005 fosse o Coritiba. Teriam caçado o título.
Como formador de opinião, os jornalistas (ainda que num blog) devem ter cuidado e não analisar os fatos no calor dos acontecimentos.
A punição do Coritiba deve ser dada, mas deve ser justa, dentro da lei e da proporcionalidade do fato. Penas de exceção, como se fossem “educativas”, não ensinam nada e só fazem crescer o ódio, que nessa hora de cabeças quentes, tem que ser afastado e não incentivado.
MEu time vai ser punido e é justo porque está previsto no regulamento. Ponto. Vai disputar a segunda divisão e enfrentaremos a gloriosa Portuguesa, que pelo seu raciocínio devia ser punida também (ameação com arma dentro do estádio, né). O Coritiba não são os maloqueiros e há muito tempo a própria torcida do Coxa quer a extinção das TO’s. A torcida do Coxa não é um bando de maloqueiro e pode ter certeza que a verdadeira torcida vai punir esses baderneiros. Agora, punições de exceção e revanchismo não colaborar, só vão aumentar a raiva e piorar a situação.
Punição com justiça, dentro do regulamento aceitaremos. Não podemos ser tratados, todos nós torcedores de bem, como párias.
E clube de futebol a gente não troca, como se fosse uma roupa em cabide, Flávio. Porque senão vc já deveria ter trocado a Portuguesa.
Grande abraço,
Rodolffo Gardini Fagundes
Torcedor Coxa-Branca com Orgulho

Lóris
Lóris
14 anos atrás

Isso galera, vamos punir o coxa, afinal é sempre assim, saindo do eixo Rio-SP Minas acaba com eles. 95% da torcida chorando a queda e claro ,os 5% da bandidos que fizeram a bandalheira fazem com que vocês nos tomem como marginais, animais.
Penso que para a alegria da galera seria bom que o coxa acabasse,afinal as organizadas de SP são uns amores, delicadas e as do Rio nem se fala.
Em 2004 cansamos de apanhar em São Januário,local onde o atlético PR perdeu o título de 2004 e onde o Paraná clube foi roubado em 2000 também, além da surra que a torcida levou, mas claro como foi a torcida do Vasco nada se falou. O fluminense quase matou o goleiro Paulo Vítor do Atlético-PR, mas para vocês isso também não conta. A do Corinthians contra o Ríver na libertadores foram só agrados.
Enfim ,só em Curitiba tem marginais então o mais sensato seri acabar com o futebol daqui, afinal em 1989 fomos para a 2A divisão com uma canetada do Sr. Ricardo Teixeira o mesmo que trouxe o fluminense em 2000 da terceirona para a primeira.Cada vez menos gosto de ler o que escrevem…

Ubaldo Oliveira
Ubaldo Oliveira
Reply to  Lóris
14 anos atrás

Loris,

Voce bebeu? Escreveu um bocado de coisas erradas e sem o menor conhecimento. Apenas para seu conhecimento: O Paulo Vitor já tinha parado de jogar. Quem apanhou foi o Ricardo Pinto. Procure nos posts anteriores uma resposta de outro Blogueiro provavelmente à um conterraneo seu, chamado, se não me falha a memória, Braulio ou algo parecido. O camarada conhece o que aconteceu e o Pai dele foi quem atendeu o Ricardo Pinto.

Guilherme Scalzilli
14 anos atrás

Urubu azarão

O título do Flamengo foi provavelmente a melhor solução, dentre as possíveis, para o Campeonato Brasileiro. A crônica futebolista terminou desmoralizada, após defender favoritismos enganadores durante o ano todo. O fracasso de treinadores célebres e supervalorizados, como Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho, demonstrou que a descortesia e a arrogância não ganham jogos.
Agora, como sempre, tudo parece comprovar o sucesso dos pontos corridos, esta enorme falácia do podre mundo ludopédico. Poucos admitem, porém, que o triunfo rubro-negro (penta, insisto) contraria toda a cartilha da “regularidade” e da “competência” que parece associada ao modelo.
Venceu um time fraco, montado às pressas, dirigido por técnico inexperiente, numa campanha irregular, com o clube em permanente crise, cercado de problemas financeiros e administrativos. Até outro dia, os comentaristas das capitais diziam que esse era um exemplo típico das injustiças do sistema com jogos eliminatórios e finais.

Otto Jenkel
Otto Jenkel
14 anos atrás

Estive no Leblon com a minha namorada comemorando o título do Flamengo e só saí por volta da meia-noite. Parei o carro próximo a Cobal, perto do clube do Flamengo, e durante mais de três horas não vi briga em lugar algum. Havia uma massa rubro-negra que sempre comemora titulos naquela área que fica em frente ao bar Clipper e vai até o baixo Gávea. É bom salientar que vi alguns torcedores do Fluminense e do Botafogo comemorando no meio dos flamenguistas a permanência de seus times na primeira divisão, sem qualquer hostilidade por parte dos rubro-negros. Só no dia seguinte soube que houve briga no Leblon em frente ao Clipper ( onde fiquei a maior parte do tempo ) e também no baixo Gávea ( onde não estive ) . Acho que existe uma generalização dessas brigas que não reflete a realidade completa. Essa pancadaria no Leblon deve ter ocorrido na alta madrugada por causa de meia dúzia de imbecis. Sabe como é. O cara leva a namorada, acha que alguém tá azarando ela e o pau come. Isso acontece em boate, em bar, em show, em qualquer lugar. Mas é evidente que em locais de grandes aglomerações a chance de algo fora de controle acontecer é muito maior. Só acho injusto parte da imprensa dar muito destaque nisso quando em 99,9% do tempo nada aconteceu e essa meia dúzia de idiotas acabam virando a notícia principal.

Avery
Avery
14 anos atrás

Concordo com tudo, ótimo texto, SRN

Otto Jenkel
Otto Jenkel
14 anos atrás

Flávio, estive no Leblon com a minha namorada comemorando o título do Flamengo e só saí por volta da meia-noite. Parei o carro próximo a Cobal, perto do clube do Flamengo, e durante mais de três horas não vi briga em lugar algum. Havia uma massa rubro-negra que sempre comemora titulos naquela área que fica em frente ao bar Clipper e vai até o baixo Gávea. É bom salientar que vi alguns torcedores do Fluminense e do Botafogo comemorando no meio dos flamenguistas a permanência de seus times na primeira divisão, sem qualquer hostilidade por parte dos rubro-negros. Só no dia seguinte soube que houve briga no Leblon em frente ao Clipper ( onde fiquei a maior parte do tempo ) e também no baixo Gávea ( onde não estive ) . Acho que existe uma generalização dessas brigas que não reflete a realidade completa. Essa pancadaria no Leblon deve ter ocorrido na alta madrugada por causa de meia dúzia de imbecis. Sabe como é. O cara leva a namorada, acha que alguém tá azarando ela e o pau come. Isso acontece em boate, em bar, em show, em qualquer lugar. Mas é evidente que em locais de grandes aglomerações a chance de algo fora de controle acontecer é muito maior. Só acho injusto parte da imprensa dar muito destaque nisso quando em 99,9% do tempo nada aconteceu e essa meia dúzia de idiotas acabam virando a notícia principal.

Carlos
Carlos
14 anos atrás

então estou bonito na fita, mais secreto que o meu Ameriquinha de Barbacena-MG acho que não tem :-)

carlos cleber
carlos cleber
14 anos atrás

é estranho que nem um jogo do fluminense foi transmitidido nessa recuperação espetacular no fim do campeonato, será que teria graça a missão impossivel do fantastico se o flu fosse rebaixado, neste brasileiro eu acredito que a unica coisa de verdadeira foi a expectativa das torcidas, o coritiba ja cauiu em 2005, e não teve essa reação.
Todos criticam o que a torcida fez mas ninquem foi pergunta pra que fiu o jogo o porque de tanta revolta.
Não é certo essa invação de campo, mas é a unica arma da torcida contra má arbitragem e time que entraga jogo.
Acredito que a gente devia se revoltar não só com futebol, que não leva nada a lugar nenhum, mas tambem com mensalão, corrupção e outros abusos que acontece no país, que são coisa séria.

liebfraumilk
liebfraumilk
14 anos atrás

Faz tempo que não visito seu blog, não que isso vá mudar sua vida.

Pelo amor de Deus, quando vamos parar com essa de “negro”, primeiro negro isso, primeiro aquilo, isso tem que ser natural, quando leio isso, a impressão é que primeiro se vê a cor da pessoa, e isso não é bom…..vamos falar então, o Pet, branco de olhos claros semiaposentado, e Adriano um pardo …..
O segundo comentário é que vi pela TV, um casal com um bebê de colo, acho q não tinha 6 ou 8 meses…..que lugar pra levar um bebê, hein…..

Gabriel
Gabriel
14 anos atrás

Primeiro, não há nada errado em gostar de futebol, até parece que a culpa é do esporte e não do humano no caso…. quanta ignorância da parte de alguns aqui. Segundo a Portuguesa mesmo é exemplo de violência, vide o jogo contra o Vasco da Gama pelo returno da série B esse ano. E terceiro, na europa existem os maiores exemplos de violência no futebol do mundo.Vândalos não são exclusividade de nenhuma classe social, região, ou mesmo, preferência por esporte.

Marcus Vinícius Garcia Gregores
14 anos atrás

Caro Sr. Flavio Gomes, Estou muito feliz pelo sexto título brasileiro do meu Flamengo. E muito triste pela atitude da torcida do Coritiba. Indago a você se existe uma punição, dentro do código desportivo nacional, que permita retirar o mando de campo do Coritiba em todos os jogos da série B e, não apenas isso, que ele tenha sempre que jogar suas partidas nos campos dos adversários toda a competição. Alguém tem que servir de exemplo. Os ingleses ficaram anos sem disputar um torneio europeu por conta daquele massacre nos idos dos anos 80. Sei que por aqui a coisa funciona mais com os panos quentes; todavia como estamos sendo observados pelo mundo, em razão da Copa e das Olimpíadas, quem sabe o STJD não estabelece algo assim. Não tenho nada contra o Coritiba, deixo isso bem claro, mas tenho tudo contra torcidas desorganizadas como a que protagonizou as lamentáveis cenas de domingo. Abraços Marcus Gregores

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
14 anos atrás

Discordo do raciocínio. Suspensão de 1, 10 anos, não impede a violência, se acontecesse alguma racionalidade na cabeça assim, não haveria violência, pois ela é auto punitiva.
Muitos queimaram bandeira. Quantos desses queimariam do mesmo jeito com o time arriscado de suspensão?
Violência é uma coisa mais profunda e complicada que time de futebol.

jackson
jackson
14 anos atrás

Concordo com o comentário mencionado do colega rubronegro referente a selvageria da torcida do fluminense provocada nas laranjeiras em 1996 contra o nosso querido furacão que o fez aleijar de disputar o título brasileiro. Mas nada justifica a revolta, o ato antidesportivo de alguns ditos torcedores coxa brancas em se rebelar através da selvageria e violência provocada contra a arbitragem, policiais, o massagista do fluminense, arremessar cadeiras, ferros, paus até contra inocentes. Serve de alerta para CBF E FIFA de rever os conceitos para sedir a copa de 2014 em nossa maravilhosa cidade “sorriso”.
Sou atleticano, porém triste com o episódio ocorrido ontem que mancha a tradição do coretiba no ano do seu centenário.

Beto Guaraná
Beto Guaraná
14 anos atrás

Flávio, concordo com você plenamente quanto a suspensão do Coritiba, o time deveria ser suspenso do Brasileiro de 2010 , já que por ser tratar de um time “grande” provavelmente voltará a disputar a série A em 2011.

João Cesar Colatello
João Cesar Colatello
14 anos atrás

É Flavio, é o pior de tudo eu como torcedor , hoje não posso mais ir ao campo do meu time tranquilo devido transtornos que a propria diretoria do clube faz, dando valor para as organizadas, liberando cota de ingressos a estás facções , deixando as mesmas ficarem na melhor posição para e ver a partida e vc que vai com a familia não pode nem entrar com guarda chuva, enquanto eles colocam bandeiras pedaços de pau com antecedencia para que não passe na revista da PM ,pergunto como conseguem ?, que libera a entrada claro que é a propria diretoria do clube é o fim .

Marcelo Curvo
Marcelo Curvo
14 anos atrás

Eu acho que já passou da hora. As torcidas organizadas deveriam deveriam entrar para a lista organizações terroristas.

Ricardo
Ricardo
14 anos atrás

Selvageria injustificável. Mas também não me parece muito civilizado ameaçar jogador com revólver no vestiário. E, aproveitando, esse tal “da Lupa” não tem competência pra montar time e quer ganhar no tapetão? Portuguesa deveria ser banida também junto com o Coritiba pra ver se para com essa mania de chororô. Lamentável!

Acarloz
Acarloz
14 anos atrás

Faz muito tempo que estádio é lugar de bandido, mas tem gente que insiste em conferir de perto. . .

sergio
sergio
14 anos atrás

Concordo com o sr.,mas tem alguns aqui que acham que só acontece no Brasil,isso aconteceu recentemente na Alemanha,na Inglaterra tbem,são alguns idiotas entre milhares de torcedores,e não é nada de nivel social,vandalos existem para se mostrarem machos ,pit bichas é o que são.Na minha lusa tbem já vi isso acontecer,mais de 10 cavalões batendo num garoto do Guarani,outra vez no Canindé a yongflu invadiu o parque da lusa onde eram feito churrascos agrdindo crianças e mulheres que nem tinham ido assistir o jogo da lusa,coincidencias nos 2 fatos ;eram a maioria menores de idade.,

Mario Mesquita
Mario Mesquita
14 anos atrás

Sou tricolor e fiquei aliviado com o sucesso da “Missão Impossível” que o Fluminense empreendeu. Os fatos foram realmente lamentáveis. Todo time tem essas bestas travestidas de torcedores e elas tinham que ser banidas dos estádios.

Alguem lembrou das “viradas de mesa” nos 90´s. Foram vergonhosas mesmo. Quando tudo parecia perdido, era a unica coisa boa no rebaixamento: Pagar essa “dívida” com a história, atitude muito escrota mesmo. Mas, observe-se que todos se beneficiaram dessas coisas no passado e não só o Fluminense. Bom que hoje não acontecerá mais.

De resto, sirva-se de lição para aqueles que falam mal da cidade alheia. O Sul se diz civilizado, mas quem conhece sabe que não é bem assim. Então, antes de pixar os outros, olhem pros seus rabos…

Saudações tricolores.

vitão
vitão
14 anos atrás

pura frustração FG. O cara leva uma vida medíocre e e unica coisa que faz sentido é o time, portanto quaquer derrota prova a sua incapacidade como ser humano.

Jean
Jean
14 anos atrás

Concordo.
Torcida organizada é quadrilha. Bandidagem. Gente que sai de casa com um só propósito: aterrorizar!
Além de punir o time, deveria ser proibida a “torcida organizada” (conhecia também como crime organizado), toda a diretoria presa por anos, e os sócios por meses.
Bandido tem de ir para cadeia.
Se alguém aqui se sente ofendido, azar.
Futebol já é uma idiotice, e as torcidas organizadas então…

Lg
Lg
14 anos atrás

O problema não são os “torcedores comuns” mas sim os que fazem parte de torcidas organizadas que na verdade estão mais para uma gang organizada…

Jonny'O
Jonny'O
14 anos atrás

São os filhos da nossa “moderna” constituição , o cara acha que só tem direitos e não tem deveres.

Pode tudo ,o que bem entender e não é só no futebol .

E francamente ,acho que só vai piorar tamanha é o descaso dos politicos com assuntos que lhe podem ser negativos quanto ao voto , politica hoje é assim ,como uma empresa , eles só querem saber o que vende ,se não é popular ,ninguém põe a mão!

Rodolfo Gaspar
14 anos atrás

Flavio, como você disse, este é um blog de automobilismo. Já havia pensado nisso, mas como você levantou a bola, aí vai minha opinião.
Te acompanhando pelo blog e pela Eldorado/ESPN. Acho que sua sinceridade e perspicácia nos comentários de Formula 1 ou Automobilismo em geral seria muito bem vinda para quem gosta também de futebol. Sei que não fará isso. Sei que tem um monte de gente que não sabe escutar uma opinião diferente.
De qualquer maneira gosto da sua visão dos fatos, e acho que é por isso que este blog já tem 4 anos (Parabéns!), e espero que faça vários aniversarios.

Galvão
Galvão
14 anos atrás

Quero ver como vai ser essa Copa do Mundo aqui!

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
14 anos atrás

Sim, a torcida merece que o time seja suspenso por um ano, ou mais. mas é injusto com os funcionários, as pessoas que trabalham no clube, que iriam perder seu ganha pão, ou recebe-lo em atraso. Um time que não joga, não arrecada, certamente.

Sobre perder boa parte dos mandos de campo, taí algo que pode ser adotado. Os “f i l h o s da p u t a” que foram ao estádio, agredir quem não tem nada a ver com a merda que o time deles fez, por eles sim, merecem ficar sem clube pra torcer.

Anderson
Anderson
14 anos atrás

Concordo plenamente Flavio! Na minha opinião o futebol aqui no Brasil é o ópio do povo, e não a religião, como já dizia o velho Marx. Odeio futebol, não torço pra nenhum time e enquanto os políticos fazem o que querem com nosso dinheiro, nossa juventude só se engaja na militância futebolística, pra fazer essas merdas que vemos toda semana. Futebol nem deveria ser considerado esporte. Futebol é um JOGO. E só. Esportista é quem tem a si mesmo como maior adversário, quem luta apenas contra seus limites pessoais, quem quer superar a si mesmo, quem sabe perder e ganhar com honra e respeito. E mais: não vejo a menor graça em assistir 22 analfabetos correndo atrás de uma bola. Viva o automobilismo, o atletismo, o skate, o ciclismo, a escalada, a natação…Viva aos esportes individuais! Abaixo o Futebol, religião dos desocupados e acéfalos! Punição aos times já!

Leandro
Leandro
14 anos atrás

Essa confusão do Couto Pereira será mais uma que entrará para a história como um NADA que não vai mudar NADA no futebol brasileiro, como todas as outras confusões e mortes do passado.
CBF/Globo tão mais interessadas no ibope dos jogos do curintia e do mengaum.

Thiago
Thiago
14 anos atrás

Concordo em gênero, número e grau, mas – além do coritiba ficar um ano afastado de qualquer competição – esses caras não podem entrar em um estádio de futebol nunca mais.

Aliás, antes disso podiam passar um tempo na cadeia mesmo, que é o lugar de gente que faz essas coisas.

/////

porsche 917
porsche 917
14 anos atrás

Por isso que eu gosto de automobilismo; futebol, samba e cachaça é receita de mané; enquanto o ópio do povo faz esses trouxas se matarem, os políticos que enfiam dinheiro na meia e na cueca agradecem, pois a atenção da mídia agora foi desviada para esses pseudo-hooligans. Porque, ao inves de quebrarem os estádios, não se juntam e quebram o congresso com os corruptos que de lá de dentro não saem? Resposta: porque são uns fracos que criam coragem sòmente quando estão em bando e só atacam no oportunismo. A policia se fosse eficaz, identificava a horda em cada torcida organizada e dava o fim tal qual foi feito na Inglaterra, que baniu os hooligans. Sou coxa, mas faz muitos anos que não rasgo meu dinheiro pra ir à um estádio e assistir este espetáculo meia-boca e manipulado chamado futebol. Tá na hora da sociedade se espertar.

Leandro
Leandro
14 anos atrás

Flavio, esquece esse bando de marginais… Sou Palmeirense, fiquei triste… Mas tô me lixando… O mundo acabou? Não !
Vamos ficar aqui no automobismo e no meu sonho de um dia ter um Maverick pretão V8… Sonho meu…
abraços,

JP
JP
14 anos atrás

E ainda tem o “Estatuto do Torcedor”
Estatuto do quê?
De bandido, marginal, desocupado. Só se for.
Porque dá pra contar no dedo que é torcedor de bem, hoje em dia.
Não sei porque fizeram essa aberração de lei. Infelizmente ainda não estamos preparados para usufruir dela.

Alan
Alan
14 anos atrás

O “engraçado” é que todo ano é a mesma merda! Sempre tem uma cambada de imbecis. Eu, palmeirense, já fiquei constrangido pelo retardamento mental do cerco ao Vagner Love. Aliás, essa laia só anda em bando; além de tudo, são uns puta de uns covardes. Mas é isso, esse é o país da Copa e das Olimpíadas. Lembro-me bem da última vez que o São Paulo ganhou a Libertadores. Moro nas redondezas da Avenida Paulista, que virou uma praça de guerra. As estações Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação depredadas. O post foi muito feliz ao comentar as vitórias também. Esses acéfalo-fanáticos são tão desprezíveis que não sabem nem comemorar as conquistas. E olha que já ouvi muito imbecil por aí dizendo que ”quando é lá fora não se dá a mesma repercussão”. Ainda tem gente que quer justificar! É foda.

ricardo74mg
ricardo74mg
14 anos atrás

Muito oportuno o seu post, ainda mais se escrito por um não flamenguista. Concordo com os pontos abordados, mas V. Sa. poderia fazer a observação justa e mais do que pertinente de não deixar o Adriano sozinho na artilharia porque o mesmo conseguiu empatar com o Diego Tardelli, do glorioso Atlético, que já estava na liderança da artilharia há várias rodadas. Agradeceria que se fizesse Justiça.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  ricardo74mg
14 anos atrás

CQD

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
14 anos atrás

Concordo com tudo o que vc disse, Flávio.

Mas o que me deixa triste, além de cenas como essas que ocorreram ontem no Couto Pereira, é que quando isso ocorre no estádio de certos times, nenhuma providência é tomada. Agora, quando se trata de times que não fazem parte de uma certa “panelinha”, se um copo descartável é jogado em campo isso já é razão para perda do mando de campo, na melhor das hipóteses.

Vamos voltar no tempo. 1996, Fluminense x Atlético-PR nas Laranjeiras. Antepenúltima rodada do Brasileirão. O Fluminense lutava contra o rebaixamento e o Atlético, campeão da Série B no ano anterior, precisava de uma vitória para se classificar às quartas-de-final, por antecipação. Resultado: Fluminense 2 x 3 Atlético-PR (com dois pênaltis arranjados para o Fluminense). O Atlético assumia assim a liderança do campeonato, enquanto o Fluminense se via cada vez mais próximo da Série B. Aconteceu o mesmo que aconteceu hoje no Couto Pereira, só que os “bandidos” em questão eram os torcedores do Fluminense. O Atlético teve vários desfalques nas partidas seguintes em razão da selvageria das Laranjeiras (o goleiro Ricardo Pinto chegou a ficar semanas em estado de coma) e foi bastante prejudicado nas partidas seguintes, sendo eliminado pelo xará mineiro nas quartas-de-final, jogando praticamente com um “time B”. O Fluminense foi rebaixado no campo, mas houve a famosa “virada de mesa” (aliás, esse termo nasceu exatamente nessa ocasião) e o Fluminense permaneceu na Série A, sem receber qualquer tipo de punição pelo episódio das Laranjeiras. O Fluminense acabou sendo rebaixado de novo em 1997 para a Série B, a qual disputou em 1998 e novamente foi rebaixado, dessa vez para a Série C em 1999. Depois, graças à “Copa João Havelange”, foi trazido da Série C direto para a Série A em 2000 pelo “Clube dos Treze” e por lá ficou nos anos seguintes, onde permanece até hoje.

Ontem, o Coritiba viveu seu dia de Fluminense. Mas as semelhanças com o tricolor carioca param por aí, porque nós sabemos que ao contrário das Laranjeiras, o Couto Pereira será interditado por tempo indeterminado. Ao contrário do Fluminense, não haverá “virada de mesa” pra salvar o Coxa do rebaixamento. E ao contrário do que ocorreu em 2000, não haverá “Copa João Havelange” nem “Clube dos Treze” para trazer o time paranaense de volta à elite, sem precisar vencer no campo.

Sou atleticano. O Coxa é o maior rival do meu time. O normal seria comemorar o rebaixamento do rival. Mas ao invés disso, ontem eu apenas me lembrei da selvageria das Laranjeiras em 1996.

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  Braulio Gerhardt
14 anos atrás

Braulio,
Eu estava nas Laranjeiras neste dia e bem atrás do GOL, na arquibancada superior, onde o RICARDO PINTO, goleiro formado desde o Infantil no FLUMINENSE, de onde saiu porque se VENDEU ao Vasco da Gama em 93, numa decisão do Estadual jogou no segundo tempo. Quando o jogo terminou, a torcida vaiava o time pelo resultado ruim, o time do Atlético quase todo já estava no Vestiário, que fica bem embaixo de onde eu estava e o Ricardo Pinto, ficou rindo, olhou pra torcida e ficou segurando a GENITÁLIA e a Mostrando para a galera…por isso a torcida, putíssima da vida voltou sua raiva pra ele e quando o pau quebrou, Oséias , Paulo Rink e o resto do time tiveram que voltar de dentro do vestiário para intervir. Com relação ao rebaixamento e virada de mesa de 1996, vamos falar a verdade, que apenas o PAULO VINÍCIUS COELHO comenta: ela não aconteceu para beneficiar o FLU e o Bragantino, mas sim para não fazer descer o Corinthians e o Atlético Paranaense, que compravam resultados e foram desmascarados com as gravações divulgadas no Jornal Nacional onde o Dualib e o Pettraglia mandavam dinheiro para o falecido Sr. Ivens Mendes, através do famoso 1-0-0 dito pelo Dualib e pelos R$ 25.000,00 que o Pettraglia pedia a sua Secretária, D. Daisy, para entregar ao Ivens…esse foi o motivo da virada de mesa, para que não acontecesse com estes clubes o que aconteceu com o MILAN. JUVENTUS e Olimpyque de Marseille de 95 pra cá. Independente disso, torcidas organizadassão antros de marginais e deveriam ser banidas. Leia sobre o primeiro levante contra essas torcidas: é a Legião Tricolor, que não tem uniformes, não canta uma musiquinha com palavras de guerra, apenas apoia o time. è a pioneira e a maior do Brasil, praticamente acabando desde 2006 com a Young Flu, pois nem faixas tem. O Fla criou a URUBUZADA, exatamente como a Legião O que deve acontecer é que este movimento deva procriar em todas as torcidas do Brasil, para que qualquer um possa ir sem sustos aos estádios..

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  Braulio Gerhardt
14 anos atrás

Braulio,
mais uma coisa, o Ricardo Pinto não ficou em Coma. Ficou em observação pelo traumatismo craniano sofrido depois que chegou em Curitiba. O primeiro atendimento feito a ele aqui no Rio, foi feito pelo Dr. Silvio Salazar Pereira, já falecido, Cirurgião Traumato-Ortopedista, por um acaso TRICOLOR e MEU PAI.

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  Braulio Gerhardt
14 anos atrás

Com relação a Taça João Havelange, o FLU disputou no módulo mais forte e terminou a fase de Classificação em terceiro lugar no Geral na Chave mais forte e se se disputou assim, se deveu ao mesmo fato que ocorreu em 87, onde os clubes mais fortes foram colocados em uma chave separada e se isso aconteceu, foi graças a CBF estar impedida de organizar um Campeonato pela Briga judicial envolvendo o São Paulo, Gama e Botafogro no caso “Sandro Hiroshi”. O Fluminense, mesmo convidado para jogar na chave mais forte, chegou em terceiro…o BAHIA que também foi convidado para a mesma coisa, caiu. O América-RJ e o Guarani foram sacaneados em 1987 quando criaram a Copa União, mas NINGUÉM fala disso, mas no caso do FLU voltam a falar da tal virada de mesa. Só que o FLU chegou a jogar a fase final e se chegou foi por competencia, igual ao São Caetano, que também não jogou a segunda divisão que não houve, ou o Paraná..idem.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
Reply to  Braulio Gerhardt
14 anos atrás

Aliás, só como curiosidade acerca de todo esse imbroglio que levou à criação da Copa João Havelange – por conta da treta do Gama, esperneando contra a sacanagem que fizeram no caso Sandro Hiroshi com “aquele time da Vila Sônia” (como diz o FG) para ajudar o Botafogo -, lembram que o time do DF contou com a pronta ajuda e gritaria de um certo parlamentar? Quem? O “cara” do panetone, José Roberto Arruda… lembram? Só pra ver o naipe da coisa…

Verde
14 anos atrás

O esporte bretão em si é inofensivo.

O fanatismo saudável por ele também.

O que mata é o cidadão tacar pedaço de pau na cabeça de policial, é o cidadão subir em marquise de estádio ameaçando se suicidar, é o cidadão que espanca a família porque a porra do time perdeu, é o cidadão que deixa de trabalhar por causa de uma derrota, enfim, é o otário que coloca o seu time (me recuso a acreditar que um indivíduo desses goste realmente de futebol) acima de qualquer coisa, inclusive da sua própria integridade e dignidade.

Esses podem se matar. Todos. Naquele famoso confronto entre palmeirenses e são-paulinos na Taça São Paulo de 1995, morreu um são-paulino. Deveriam é ter morrido todos os que se envolveram na briga, são-paulinos e palmeirenses.

Luiz Roberto
Luiz Roberto
14 anos atrás

É CAMARADA, FALOU BOBAGEM AGORA AGUENTA – VOCE FALOU EM ALGUNS BATE BOLA DA ESPN BRASIL, QUE O PALMEIRA IRIA PARA LIBERTADORAS E O CRUZEIRO NÃO – POIS É E AGORA? E MAIS VOCE FOI TAXATIVO AO DIZER ATÉ MESMO NO É RAPIDINHO DA ESPN – LAMENTÁVEL SUA POSIÇÃO – SUA OPNIÃO FOI EM PROL DO TIME PAULISTA – VOCE NÃO VIU OU NÃO QUIZ VER A EVOLUÇÃO DO CRUZEIRO E A CAIDA DO PALMEIRAS, OBRIGADO PELA SUA OPNIÃO – ANO QUE VEM TEM MAIS RS

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Luiz Roberto
14 anos atrás

CQD2 (anencefalia crônica).

José Alberto
José Alberto
14 anos atrás

Segundo fiquei sabendo hoje pela manhã, não sei se verdade ou não, até porque não cheguei a ver essa notícia na mídia ainda, mais segundo quem me disse a “dita” Torcida Coxa, teria chegado ao ponto de vandalizar a casa do Cuca, já que a família dele mora aqui em Curitiba. Há que ponto chegamos, estamos vivendo hoje um mundo de marginais e cadê a justiça, como dizia o grande Alborghetti, Cadeia Neles!

araujo
araujo
14 anos atrás

Faltou falar na violência no entorno da Vila Belmiro, onde bandidos disfarçados de torcedores do Santos fizeram uma emboscada para os Cruzeirenses, atacando até policiais e equipes de televisão (Record e Band).

Celso Silva
Celso Silva
14 anos atrás

Por essas e outras não torço pra time de futebol nenhum. Gosto de jogar futebol, torçer já larguei mão faz tempo. Hoje só assisto corridas na TV. Engraçado né, agente não ve pancadaria de torcidas na F1, Indy ou Nascar, por que será?
E se esse molanbentos tivessem a mesma vontade de bater nos nossos politicos corruptos as coisas no Brasil já teriam sido ajeitadas a muito tempo. A maioria desses baderneiros deixam de comprar livros e comida pros filhos pra ir em estádio de futebol chorar e brigar por um time de futebol, vai entender..

Marcus Vinicius
Marcus Vinicius
14 anos atrás

Tentando ser folclórico, mas até sua Lusa deu vexame esse ano. E não foi a torcida! Foram dirigentes que entraram no vestiário armados para ameaçar os jogadores. Como se vê, o exemplo vem de cima…

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Marcus Vinicius
14 anos atrás

Vá se informar. Não houve invasão de dirigentes. Houve um conselheiro, que estava acompanhado de seguranças. E eu defendi punição à Portuguesa. Portanto, não encha o saco.

Mario Mesquita
Mario Mesquita
Reply to  Marcus Vinicius
14 anos atrás

“isto é uma gravação: Não houve invasão de dirigentes”….. Leiam os posts, por favor.

AS Adriano Souza
AS Adriano Souza
14 anos atrás

Vergonhoso!
Esse bando de desocupados sem ter o que fazer da vida!
No dia em que as pessoas resolverem se manifestar com o que realmente importa esse país será diferente.
O que eu quero dizer com isso?
Porque não lincharam o deputado que matou dois inocentes? Porque não invadiram a Câmara pedindo para que ele saia para se entregar a polícia?
Porque não mataram o louco que esquartejou a menininha de 9 anos e largou na rodoviária?
Porque não invadimos Brasília e arrancamos no tapa os políticos que são sabidamente corruptos?
Sabe por quê? Porque nesse país a maioria é de pelegos ignorantes que se importam mais com uma bosta de time de futebol que com a sociedade onde vivem!
Todo jogo em que um for rebaixado vai ser essa merda, porque na verdade ninguém liga à mínima. O meu grato espanto foi com a torcida do Coríntians que ao ser rebaixado chorava, mas dizia que “Nunca ia abandonar”, isso sim deve servir de exemplo, e olha que eu sou sãopaulino!
Faço aqui coro com o Flavio Gomes que disse que o time deveria ser proibido de disputar qualquer coisa em 2010. Assim como o Flamengo ter o título revogado, só com medidas extremas que conseguiremos frear esses beócios que invadem o futebol.

MSM
MSM
14 anos atrás

Sou Flamengo desde 82, e nunca entendi como muitos em vez de torcer pelo time, simplesmente usam o futebol como forma de propagar a violência.
Foi lamentável o que aconteceu no estádio do Coritiba e aqui no Rio, cenas de guerra ao vivo.
Com certeza a maioria desses bárbaros ajem assim, por culpa dos clubes que dão cobertura para eles, além da nossa conhecida falta de educação, e fazem o que bem entendem, achando que são donos do clube.
Sou Flamengo, torço pelo time e pelo clube, mas fico feliz em não fazer parte desta turma imunda que estraga a festa. Preferi ficar em casa torcendo junto com o meu pai, e ao final ficarmos emocionados com o título do Flamengo, pois com certeza de todos, foi o que mais mereceu, principalmente pelo Andrade e pelo Pet.
Pensei como punição, o Coritiba jogar em casa com os portões fechados toda a 2ª divisão, mas a alternativa que vc falou seria a mais apropriada. O problema é que estamos no Brasil, e aqui, tudo acaba em pizza.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
14 anos atrás

É difícil explicar. É muita coisa envolvida. O futebol é muito popular,muito alienador. Principalmente aqui no Brasil,já é religião pra muita gente. E é ridículo dizer isso,pode parecer exagero,mas talvez isso tenha a ver com a nossa educação,com vários fatores que só um sociólogo da vida poderia explicar. Mesmo a viciante NFL não se compara a isso.

Daniel
Daniel
14 anos atrás

Flavio, só me faço uma pergunta (para a qual talvez não tenhamos resposta): por que essas coisas só acontecem, em regra, no futebol?

Você já viu coisa desse tipo no automobilismo? Basquete? Vôlei? Natação? Tênis? Mesmo no futebol americano, um esporte bastante violento e que evoca a truculência até nos nomes dos times (sem falar no proclamado belicismo dos americanos), não me lembro de casos como o ocorrido ontem no Couto Pereira…

No GP do Brasil este ano, vi um cara com o boné do Button (lindo, por sinal). Algum problema? Nada….

Já fui ver um jogo dos Knicks contra o Orlando Magic em Orlando, com a camisa do grande Patrick Ewing (era um dos poucos torcedores do Knicks em meio a um ginásio lotado de torcedores do Magic), e nada me aconteceu.

Ontem vi na ESPN o início de Arizona Cardinals X Minnesota Vikings. Fiquei imaginando se era necessário um batalhão de policiais preparados para o confronto, como aqui. Acho que não…

E o pior é que o problema não é exclusivamente brasileiro. Outros esportes não tem esse problema aqui. Por outro lado, o futebol é assim no mundo todo. Até show de heavy metal é mais seguro. Alguém teria uma explicação razoável para esse fenômeno?

Lucius
Lucius
Reply to  Daniel
14 anos atrás

No basquete no Brasil já aconteceu também, infelizmente.