NA ESTOQUE (1)

SÃO PAULO (por que não me surpreendo?) – A Estoque Car fecha a temporada 2009 domingo em Interlagos. Dos últimos anos, foi a menos badalada e divulgada. Ecos da crise, resultado da ficha que um dia cai e da água que um dia acaba em todos os lugares, inclusive nos laboratórios, assim como o sabão em pó. A Nextel, que dá o nome à categoria, deixará de fazê-lo no ano que vem. E deixará também de comprar cota da emissora oficial.

O carro novo não foi uma atração exceto pelos capôs voadores, o grid que no ano passado era limitado porque sobravam pilotos teve de ser aberto de novo, a TV mostrou poucas provas ao vivo e dividiu tela com skate, as audiências foram baixas e o Pica-Pau deitou e rolou, sobraram apenas duas marcas para batizar as bolhas (GM e Peugeot) sem perspectivas de que outras apareçam, a novidade do calendário, a prova de rua de Salvador, foi horrível, enfim, foi um ano ruim.

Mas a turma continua arrotando caviar.

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Acarloz
Acarloz
14 anos atrás

Tudo era fake, caiu a ficha.

João Ferreira
João Ferreira
14 anos atrás

Então Gomes, a Nextel vai dar lugar para uma outra marca, talvez seja a Itaipava??? Esta coisa de acabar com as stocks categorias de base, substituída pela Pick-up Racing, ouvi dizer que teremos um excesso de inscrições, teram um critério ou vão colocar todo mundo no grid???

Acho que deveriam colocar 40 ou 43 carros por corrida, tanto na principal, como na base, sem Pit-Stop de mentira, ou mesmo sendo rodada dupla, a corrida de sábado mais longa, é lógico, para uma emissora paralela e no domingo, pela oficial como é hoje, mas ao vivo e integral, com grid invertido até o 15º colocado, claro com pontuação até o 20º na primeira corrida e na segunda até os 10 primeiros…sem pista de rua, mas correndo mais em pistas como Curitiba e Interlagos…..

Edu Di Lascio
Edu Di Lascio
14 anos atrás

O problema é um só: brasileiro perdeu o costume de assistir corridas. Enquanto não arrumarem uma forma REAL, de trazer o torcedor que paga ingresso para as arquibancadas, esquece, vai tudo ficar na mão dos oportunistas do momento.

MSM
MSM
14 anos atrás

que salvou a categoria neste ano foi o aumento da competitividade dos pilotos este ano, pois das 11 corridas, 10 pilotos diferentes ganharam.
Tirando isso, não sobra nada, péssima transmissão (inclusive do Sportv que passa em Vt muito tarde e com 10 min a menos); a péssima idéia de correr naquele carrosel de Salvador; o amadorismo dos que administram a categoria. etc.
E para o ano parece que vai piorar, pois perdeu o patrocínio principal da Nextel, a Globo transmitirá menos corridas do que esse ano e acabam a Stock Jr e a boa Light.
E ainda vão ter a cara de pau de fazer outra Corrida do Milhão.
Só uma pergunta: vi no site o calendário de 2010, e haverá corrida no Rio em Maio, será no Rio Grande do Sul ou o do Norte?

MSM
MSM
14 anos atrás

O que salvou a categoria neste ano foi o aumento da competitividade dos pilotos este ano, pois das 11 corridas, 10 pilotos diferentes ganharam.
Tirando isso, não sobra nada, péssima transmissão (inclusive do Sportv que passa em Vt muito tarde e com 10 min a menos); a péssima idéia de correr naquele carrosel de Salvador; o amadorismo dos que administram a categoria. etc.
E para o ano parece que vai piorar, pois perdeu o patrocínio principal da Nextel, a Globo transmitirá menos corridas do que esse ano e acabam a Stock Jr e a boa Light.
E ainda vão ter a cara de pau de fazer outra Corrida do Milhão.
Só uma pergunta: vi no site o calendário de 2010, e haverá corrida no Rio em Maio, será no Rio Grande do Sul ou o do Norte?

Nivaldo
Nivaldo
14 anos atrás

do jeito que está esta categoria não vai muito longe.

Onde já se viu um piloto ser campeão antecipado com uma corrida de antecedência ?!

a estoque foi um grande caça niquel, que já não está tão bom assim, mas seus organizadores insistem em dizer que está.

Bruno Dam
14 anos atrás

Não sei o que é pior, o Roberto forçando uma emoção na corrida ou a música de 0800 de fundo…

marcio mamo
marcio mamo
14 anos atrás

na boa Flavio, o que realmente te agrada ?se tudo é tão ruim como você comenta,nenhuma categoria te agrada ?

Max
Max
Reply to  marcio mamo
14 anos atrás

Nada do Brasil agrada ao FG…simples assim..

Eduardo
Eduardo
14 anos atrás

Realmente, a prova de Salvador tão alardeada pela Globo (alô Galvão???!) foi uma verdadeira bosta, com certeza a maior decepção do ano. O circuito era uma merda total e completa, feito as coxas. Não gerou nenhum tipo de competição entre os pilotos e no único ponto de ultrapassagem colocaram uma chicane de cimento, ótimo!!
Mas o que mais me incomoda nisso tudo é a transmissão ridícula da Globo. Porque insistem em colocar aquelas musiquinhas no fundo? O pessoal acha que corrida é filme de suspense, só pode…

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
14 anos atrás

E por que não reestruturar a stock paulista, fazendo-a à nível nacional? Ou pelo menos no eixo sul-sudeste? Ali sim é corrida, os velhos omegas disputando freadas, com os seis canecos enchendo por toda reta…

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
14 anos atrás

Carlos Col desgraçado. Acabou com com a stock e ainda achou pouco, acabou com a pick-up racing. Isso é dar novos rumos ao automobilismo? então vá dar novos rumos no inferno!

Rodolfo Machado
14 anos atrás

Gomes, gostaria de dizer qual seria o automobilismo nacional dos meus sonhos, nestes dias sombrios em que estamos vivendo.

Primeiro, uma categoria escola de monopostos , como parece ser a iniciativa da Fiat com o Massa de padrinho, isto é de suma importância num pais onde a F1 é a categoria mais popular e a mais almejada pelos pilotos brasileiros.

Segundo, uma categoria de carros de rua preparados, a semelhança da TC-2000 Argentina, ou do antigo brasileiro de marcas dos anos oitenta, aquele que os Passat dominavam, onde havia equipes oficiais de fabrica, mas uma maioria de independentes, pois esta é a praia dos preparadores apaixonados, dos que querem transformar carros de rua em carros de corrida.

Terceiro, no lugar desta Stock Car escrota e americanizada, uma categoria de autênticos protótipos nacionais, talvez com a liberação de motores importados, são carros muito mais bacanas do que os Stock, que eu não sei se são protótipos, apesar do chassi tubular e carroceria “bolha”.
Esta categoria não teria a padronização de motores e mecânica da Stock, seria a praia dos “construtores”, dos engenheiros brasileiros que querem mostrar seu talento, uma pequena Le-Mans-series no Brasil.

Nada contra o automobilismo americano, lá como cá, tem coisa bacana e coisa chata, é a Globo que insiste na colonização, trazendo é claro, a inspiração no que eles tem de chato, a Nascar, que até a Quatro Rodas da Abril, a mesma da “Veja”, já disse que tem suspeita de resultado combinado.
Se eu tivesse nos EUA e tivesse de escolher entre assistir uma prova da Nascar e uma da Indy, apesar de não ser fã da Indy, não pensaria duas vezes em escolher a Indy.
Nos EUA a economia é tão grande que tem mercado para tudo, inclusive no automobilismo, lá tem a American Le Mans Series , a semelhança da antiga Can-Am, mas estas coisas bacanas não interessam a Globo.

Alem disso, acho que tem espaço para um campeonato de “Força Livre”, com Mavecos e Opalões e Dogões, alem, é claro, da Classic Cup onde o Gomes corre.

Mas do jeito que a coisa vai indo, tem até um anuncio da Mitsubishi com duas SUV correndo em pista, uma delas “pilotada”(se é que se pode “pilotar” uma SUV) por uma mulher e ainda ralando a outra que é pilotada por um cara, diante disso é melhor assistir corrida de cavalo no Jockey.
Bem, este é o automobilismo nacional dos meus sonhos, mas é só um sonho mesmo.

Penataba
Penataba
Reply to  Rodolfo Machado
14 anos atrás

Nota-se que o nobre colega não anda dormindo adequadamente.

GFM
GFM
14 anos atrás

Para pilotos e patrocínadores o Custo/benefício é ridículo. Categoria cara demais, oferece muito pouco retorno aos patrocinadores, quase nada de mídia; Flashs? de 10 min em algumas etapas? deixar de transmitir outras? ´

Verde
Verde
14 anos atrás

E acho que a Estoque vai vir ainda mais Estoque em 2010. Até que a Globo se canse da brincadeira e a categoria volte ao seu nível dos anos 80.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Subscrevo ao relator!

William
William
14 anos atrás

Podiam voltar os carros de verdade até sem televisão os autódromos iriam lotar , agora com essa palhaçada de stock-bolha ,motor v8 importado, motor importado, pneu importado , piloto sem carrera , eles tem que pagar torcida organizada pra encher um pouco . Do que que vale essa stock.

Mario Mesquita
Mario Mesquita
Reply to  William
14 anos atrás

Pois é, eu sou fã de V8s, podiam fazer como na Australia que são carros de verdade, e V-oitão. E pq não voltar a fazer um V8 no Brasil…

greyhound
greyhound
14 anos atrás

Realmente a bolha é o maior engodo de todos. Como pode uma fábrica como a Peugeot estampar sua marca se não tem um parafuso seu no carro ? Isso é muito feio ! E até o leigo, uma hora descobre. O Ingo disse que essa opção é para baratear a categoria (?). Essa estoque é mais barata que o Torneio Passat ? Privilégio de quem viu : Toninho da Matta, Armando Balbi, Jorge Freitas, Paternostro,Átila Sipos, José Junqueira, verdadeiras feras do turismo, guiando carros de verdade. Aliás avisem ao Reginaldo Leme, que carro tubular não é turismo, no máximo poderia chamar de protótipo. Turismo é BTCC,WTCC, etc.

leohora
leohora
14 anos atrás

A corrida de Salvador foi uma M.. mesmo!!!

Valmir Passos
Valmir Passos
14 anos atrás

Bem, o Reginaldo Leme continua achando que é a melhor categoria de turismo do mundo, com os melhores pilotos. Ridículo

Thiago Rocha
Thiago Rocha
Reply to  Valmir Passos
14 anos atrás

Gente que trabalha na Globo não acha nada, só replica o que manda o de cima!

Marcelo Feitosa
Marcelo Feitosa
Reply to  Valmir Passos
14 anos atrás

O Reginaldo Leme tem que vender o peixe, por mais que seja uma porcaria.

Roberto P Junior
Roberto P Junior
Reply to  Valmir Passos
14 anos atrás

O Reginaldo tem que achar o que os caras que pagam ele acham…

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Valmir Passos
14 anos atrás

Quem é o patrão dele?

Seven
Seven
14 anos atrás

Uma categoria com esse carro criaria uma geração de pilotos: http://www.starlingseven.com

Seven
Seven
14 anos atrás

O carro novo foi atração sim. Quantas capôs se soltaram, quantas bolhas derreteram?

greyhound
greyhound
14 anos atrás

Realmente, o maior de todos os engodos é a bolha. Como pode uma fábrica como a Peugeot colocar sua marca ali, se não tem um parafuso de seus carros ? Isso é muito feio. e até o leigo um dia cai na real. Saudades do Torneio Passat, que espetáculo !! Toninho da Matta, Armando Balbi, Jorge Freitas,Paternostro,Átila Sipos, José Junqueira, quanta fera, correndo com carros de verdade. O Ingo disse numa entrevista que a opção da bolha é para tornar a categoria mais barata !!!! Não entendi ! E outra, esses caras da imprensa(Reginaldo Leme) têm que entender que Stock não é categoria turismo, como BTCC ou WTCC, mas “aquilo” ali, deveria ser chamado de protótipo.

Penataba
Penataba
Reply to  greyhound
14 anos atrás

Greyhound, assim como você, também tenho saudade dos bons tempos do nosso automobilismo. Mas, feio mesmo, foi o que fez a Peogeot com os seu consumidores aqui no Brasil; rebatizando o seu “faceliftado” 206, para 207. Só no Brasil mesmo…

Flávio Hernandes
14 anos atrás

Gomes, essa da Nextel pular fora é nova. Algum passarinho contou, é algo que tá no burburinho da Estoque ou é coisa já definida mesmo? Consultei o Sr. Google e ele não me soube responder. Abraço.

ZE
ZE
Reply to  Flávio Hernandes
14 anos atrás

Vai ser Caixa Stock Car Brasil.

Eric
Eric
14 anos atrás

Lamentável….

Gasoso
Gasoso
14 anos atrás

BURP!