NA GRANJA

massakartSÃO PAULO (cansa pacas) – Nas 500 Milhas da Granja, que neste ano começaram de dia e terminaram de noite, vitória da equipe de Felipe Massa, que dedicou o resultado ao filhote recém-nascido. Semana passada, Felipe tinha vencido uma das provas do Desafio das Estrelas, que ele mesmo promove em Florianópolis.

A recuperação parece plena. Claro que só quando se sentar num carro de F-1 Felipe terá certeza dela, porque andar de kart é bem diferente. Mas a impressão que a gente tem de fora (e, de dentro, só ele mesmo) é de que o acidente da Hungria, para Massa, felizmente não vai passar de uma imagem na TV e de uma cicatriz na testa — que quase desapareceu, diga-se.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
14 anos atrás

Proximo passo: Provar que é melhor que Alonso!

Ivo Mamede
Ivo Mamede
14 anos atrás

Confesso que “fiquei de cara” quando soube que o motor das 500 milhas é o mesmo que eu uso aqui no Ceará. Vejam bem, somos limitado, monetariamente falando, então temos que partir para a solução mais barata para que as coisas dêem certo por aqui, mas com a nata do automobilismo nacional, eu achava que a solução para uma corrida longa fosse outra , heheh, Perdoem a falta de conhecimento desse “jovem tardio aspirante a piloto amador”. Obrigado a todos pelas respostas.

RMTA
RMTA
14 anos atrás

Só fazendo um adendo, esses motores que a RBC disponibiliza pras 500 Milhas da Granja, já tem uma boa preparação em cima. Basta lembrar que, originais, esses motores Honda GX-390, não tem bronzinas, e todos eles são usinados e casquilhados, para durarem mais. No processo, várias outras coisinhas são melhoradas, e o resultado é que esse motor sorteado da RBC tem BEM mais que os 13hp originais desse motor…

Há quem diga, na boca pequena, algo em torno de uns 20cv… e não duvido, visto que esses motores, apesar de BEM mais pesados e de foderem mais ainda com a distribuição de peso do kart, viram junto com os antigos motores 125cc V4, que possuem uns 20cv quando bem preparadinhos…

Marcelo Ramaciotti
Marcelo Ramaciotti
14 anos atrás

Como sugestão do próprio Flávio, reproduzo aqui e-mail enviado a ele hoje no fim da tarde:

Flávio, boa noite!

Não sei porque ainda fico indignado com algumas coisas, mas ainda empenhado em mudar o mundo como nos meus 15 anos de idade – acho que nunca acharei certas coisas normais – venho fazer um desabafo que talvez muita gente não saiba.

Dentre várias coisas patéticas que vi no kartódromo da Granja Viana esse sábado, uma se superou. Como tenho muitos amigos da época que trabalhei em Interlagos quando moleque, toda hora o pessoal de lá me chama para dar uma forcinha no boxes de alguns eventos que exigem pouco mais de atenção e experiência. Atendo ao convite sempre que posso, já que adoro estar lá. Fico, portanto, ao lado dos comissários da FASP e com o rádio de frequência livre, onde escuto os assuntos de punições e etc.
Nessa corrida das 500 milhas, os karts não podem entrar nos boxes com o motor ligado, precisando da ajuda dos mecânicos para serem empurrados nessa área. Via regra, só 2 pessoas, fora o piloto podem auxiliar. Em um certo momento da prova, reparei que a equipe do Felipe Massa andava com 3 mecânicos empurrando, o que é proibido. Relatei então via rádio a ocorrência e ela foi passada diretamente aos comissários da FASP que averiguaram a informação e conferiram pessoalmente o “delito”. Começou o alvoroço sobre uma possível punição entre comissários, fiscais e as demais equipes que também viram o ocorrido. Quando esse fato chegou até o Felipe Massa, antes mesmo de ser dada a punição, ele saiu de seu box e veio “voando” até um dos comissários que estava ao meu lado. Colocou o dedo na cara e ameaçou por diversas vezes. Uma das únicas frases que consegui ouvir, se não a única, foi que caso punido, nunca mais ele correria aquela prova. O comissário não deu muita atenção e continuou com os procedimentos, até que… aparece Felipe Giafonne, o “dono da bola”. Disse que “não seria bom para a corrida e nem para o Massa que ele fosse punido estando na liderança e já tendo passado 70% da prova, que ele precisava muito daquela vitória para seu retorno as pistas, fora que todos achariam que aquilo era um favorecimento a Rubens Barrichello que estava ganhando todas ali, mesmo sendo da mesma equipe dele”. “Aconselhou”, portanto, que nada fosse feito. O resultado todos viram. Ele não foi punido e venceu a corrida. Digo isso porque tudo aconteceu ao meu lado, vi e ouvi tudo. Além disso chegaram várias informações até mim de irregularidades no kart de Massa verificadas depois da prova, mas essas não falarei, pois podem ser apenas inverdades da rádio peão.
Acho que agora entendo porque o Dudu Massa, que venceu sem se quer andar no kart 19, vivia passeando pelos boxes brigando com todo mundo e dizendo que tudo aquilo que achava que estavam fazendo de errado no kart dele, seria contado ao irmão Felipe. Ridículo, pois.

Fico pensando. Somos todos grandes palhaços participando de um circo onde o dono do picadeiro já sabe como vai acabar o espetáculo?

Só mais uma palhaçada do automobilismo nacional, enfim.

Abraços.

MSM
MSM
14 anos atrás

Claro que F1 é muito diferente, mas essas corridas de kart, já mostraram que o Massa está no caminho certo para andar bem em 2010.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

We hope for it!

Ney
Ney
14 anos atrás

Ah, completando, Ivo: o motor do Desafio das estrelas é 125cc, Parilla refrigerado a água, se não me engano. Bem mais forte do que o usado nas 500 Milhas (que claro, são bem mais resistentes tbm).

Indy gnado
Indy gnado
Reply to  Ney
14 anos atrás

O desafio das estrelas usa o motor Parilla X30 2T 125CC refrigerado a água, com embragem centrifuga e partida eletrica tudo de fabrica, nada adaptado.

Ney
Ney
14 anos atrás

Ivo, são motores 4 tempos Honda, de 13hp e 390cc.

Aliás, lamentaveis narrador e comentarista do SporTV, que não entendem NADA de kart. O cara não conhecia nenhum piloto alem do Massa e do Rubinho, tirou sarro de nome de equipe retardataria “de piloto amador que vira 4 segundos pior por volta” e ainda repetiu por diversas vezes que o motor destes karts tem 125cc. Da-lhe desinformação.

Caio, o outro
14 anos atrás

Sobre os poucos karts.
É para “imitar” as provas de resistência de carros de verdade, a corrida acaba antes da bandeirada quando percebe-se que não há mais como vencer, por exemplo, o kart em primeiro estava 3 anos, 4 meses, 12 dias e 2 voltas à frente do segundo, então na antepenúltima volta eles começam um desfile.
Os primeiros passeiam até a bandeirada para encerrar a prova pois tem que acabar na volta final programada…

O motor é Honda 15 HP (ou 13?!?, falhou agora…) com limitações de preparação.
Digamos que pode regular mas não pode turbinar….
Motor sorteado e tudo para “equiparar” o possível!

Marcos Rosa
Marcos Rosa
Reply to  Caio, o outro
14 anos atrás

Amigo, vc é desinformado. Essa sua balela de desfile nas últimas voltas é coisa da sua cabeça…eu acompanhei os tempos e os caras estavam virando abaixo de 59s o tempo todo. O Di Grassi correu como louco, o Felipe no final também, aliás o Felipe foi de uma regularidade incrível.

E o kart 72 (Barrichello) chegou apenas 6 segundos atrás do 2º colocado, vc acha q eles estavam desfilando também???

A melhor volta foi do Barrichello.

Alexei Michailowsky
Alexei Michailowsky
14 anos atrás

Agora resta saber como ele vai se dar com o casca-grossa espanhol.

Ivo Mamede
Ivo Mamede
14 anos atrás

Alguém sabe qual é o motor utilizado no desafio das estrelas e nas 500 milhas ?

Thiago Mendes
Thiago Mendes
Reply to  Ivo Mamede
14 anos atrás

Cara, no desafio das estrelas se não me engano é um motor 2 tempos de 28 hp que gira algo em torno dos 15.000 rpm e é refrigerado a água, com embreagem, adaptado acredito eu, para poder largar parado. E o motor das 500 é um Honda GX 390, retrabalhado acredito eu, pela organização da prova, até onde eu sei a RBC preparações, e sorteado durante o evento. É um motor de 13 HP e aproximadamente 6000 rpm.

João Ferreira
João Ferreira
14 anos atrás

Gomes, estou vendo apenas 5 karts na corrida??? Ué, cadê os outros???

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

A Prova é bem legal e cansa pacas mesmo… o meu Grupo de Amigos… com quem tive a honra de correr por varias vezes nas 500 Milhas acabou largando em quarto lugar “CPDBTeam” por cocnta e obra do regulamento…

Na verdade isso foi um premio para o nosso Grupo que a mais de 10 anos criou um Campeonato de Amigos que é uma das tradições da Pista.

Que a prova seja realizada pelo menos mais umas 300 vezes…

Abraços

Imperador.

Obs.: Esse é o segundo ano que a Prova esta com esse formato… largando ao meio dia e acabando quase meia-noite