NÃO ERA O “RATO”
SÃO PAULO (sem mais) – O Kato Merccato, blogueiro juramentado, foi atrás da “AutoEsporte” de outubro de 1965 para acabar com as dúvidas sobre a foto do meu saco de maldades publicada outro dia, que seria da primeira corrida de Emerson Fittipaldi. Acho que muita gente lembrou que a primeira, mesmo, tinha sido na Ilha do Fundão, e o “Ratinho”, como era chamado, capotou seu Gordini (na verdade, um 1093; mas fiquemos com o genérico).
A foto em questão, na verdade, é da Marize, esposa do Bird Clemente, como prova a legenda de uma das imagens desta pequena galeria. Clique em cada uma para ver ampliada. E segue o bonde!
Não disse que era uma “muié”? Errei no nome, mas a Graziella ficou em segundo com outro 1093…
Pronto, e o Ceréga chegou…
Afirmo com todas as letras:
Sabe onde aprendeu a pilotar?
Em Interlagos.
Quem ensinou?
Ciro Cayres
Quando?
Nas madrugadas geladas do Templo.
Quem me contou?
Ele mesmo, o Mestre: Ciro Cayres, em 1979, quando me deu as primeiras lições.
E a última delas foi que as fábricas testavam lá direto, e era tudo deserto. E que se tratasse o zelador como ele mesmo tratava (com sua extrema gentileza e educação) as portas se abririam e então…
O resto é uma montanha de mentiras, como todos muito bem sabem.
Vai dar confusão.
Bird está puxando na memória, depois de consultar livros, e Luizinho se lembra, afinal Bird ficou no Brasil, e Luizinho foi estagiar na França para implantar algo aqui, que o Christian Heins já havia começado, mas daí…http://luizpereirabueno.blogspot.com/2009/08/como-tudo-comecou.html
O cara que fez aquela matéria trocou o nome do Pace.
O chamou de Luís Carlos Pace.Era muito comum.
Certa ocasião, naquela época, a TV Globo estava divulgando uma corrida
que iria acontecer no Rio, muito importante, com a presença de várias equipes e pilotos independentes.Ao se referir ao Pace através do seu apelido Môco, a emissora o chamava de MOCÓ.
Mocó, era sim o locutor que não conhecia picas do assunto.
A foto e a reportagem da Auto Esporte se refere a primeira prova em que o Emerson terminou como Estreante…e para variar, venceu. A prova de estreia no automobilismo não foi essa aí, foi a que aconteceu em Março e pesquisando na Internet, achei um Site com uma matéria de 25-01-2004, onde é dito sobre a capotagem e que o carro era de uma amigo… vejam o link:
http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=15170.0
Abraços!!!
Chegando atrasado na discussão!
Eu também estava lá, na curva que o Rato capotou na primeira corrida. Era um 1093 vermelho…novinho…lindo…bateu da guia e cambau!!
Ricardo mandou legal! A história do Émerson na equipe Willys, tem de passar pelas Mil Milhas tbm.
http://luizpereirabueno.blogspot.com/2009/09/mil-milhas-1967-curiosidades.html
hoje em dia a gente ve cada pérola em jornais e revistas… antigamente não devia ser melhor… mas…
Show. Esqueci de mostrar p/ o Bird. Foi melhor, a História continua a ser contada.
FG, próxima por favor hahaah.