O Nº 1

GUARUJÁ (que saia logo!) – O incansável Zé Rodrix é quem manda as fotos e o pequeno relato:

Fiz estas fotos na quinta feira passada lá na oficina do Viola. É o Malzoni 1, o primeiro em fibra de vidro. Note que a carroceria tem linhas diferentes da dos Malzonis mais conhecidos. Eu acho esta carroceria mais bonita do que a outra. O Viola achou este carro em São Lourenço há muito tempo e agora vem fazendo sua (lenta) restauração. Acho que é o único que sobrou — parece que foram feitos quatro, três em chapa e este de fibra, não tenho certeza.

Os estudiosos do Malzoni, como o Carlos Zavataro, vemagueiro do Rio, sabem melhor dessa história do que eu. Até hoje há muitas dúvidas sobre a quantidade de carros feitos e essa denominação, Malzoni 1, Malzoni 2 etc, é, digamos, informal. As dúvidas são pertinentes porque há um número tal de veículos montados e outro de carrocerias fabricadas.

O Malzoni, de qualquer forma, é um carro fascinante. Pela história, pela trajetória nas pistas, por ter dado origem ao Puma… Não é à toa que a Audi veio buscar um para seu museu em Ingolstadt.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex
Alex
12 anos atrás

onde é essa oficina

Felipassat
Felipassat
14 anos atrás

Que grande orgulho. Já vi este carro de pertinho. O Alfazoni lembra é o do Viola também. A oficina dele é aqui na minha querida Tijuca no Rio. O sócio do Viola é meu conhecido de muitos anos, o Roberto, por sinal um dos grandes especialista em mecânica DKW aqui do Rio de Janeiro. Carlos Zavataro e Zé Rodrix somos vizinhos?

Juquinha
Juquinha
14 anos atrás

Tira o molde que vou querer um!

leandro 440 magnum
leandro 440 magnum
14 anos atrás

Caberia um V8 nessa murissoquinha linda?

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
14 anos atrás

Na minha opinião é o carro mais bonito já montado no Brasil.

Raul Pasqualin
Raul Pasqualin
14 anos atrás

Amigos,
Eu não posso afirmar porque desconheço a historia e mesmo quando conversei no passado com o Rino Malzoni, não me ocorreu perguntar de onde tinha saído a idéia do projeto do Malzoni. Uns dizem que ele se inspirou numa Ferrari 250 GTO mas para mim ele viu um DKW Monza (http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0d/DKW_Monza.jpg) e transformou na maravilha que nós conhecemos.
Esse modelo das fotos chegou a correr com o Marinho.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
14 anos atrás

A carroceria de nr 03 estava ,à alguns anos atrás , na cidade mineira de Andrelândia(, zona da mata) , a meio caminho de Caxambu/MG, em posse de um médico veterinário .
Este senhor (que me perdoe , não recordo seu nome ), foi presidente de um dos clubes de autos antigos de|Juiz de Fora /MG ( Blogueiros amigos de J.Fora se lembrarem , informem) e que era um apaixonado pelo carro….

nilton "boca"
nilton "boca"
14 anos atrás

lá em mil novecentos em preto e branco, dois destes participaram de um filme nacional que salve a boa vontade de quem pois dinheiro poucos viram, se alguém querer ver Idílio Proibido é o nome do filme

marcos
marcos
14 anos atrás

O Malzoni fez tambem o GT Quatro Rodas, foram 4 exemplares para sorteio entre os assinantes, belos carros realmente

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Indy Gomov neles em 2010, Flavinho!

Roberto Valle
Roberto Valle
14 anos atrás

Gomes, não é o VW 01, mas é o 06. Olha que achado:

http://www.vw38.com/

e

http://www.thesamba.com/vw/forum/viewtopic.php?t=340552

Cardoso Filho
Cardoso Filho
14 anos atrás

Flavio , os GT4R que a revista Quatro Rodas sorteou na década de 60 ou 70 era um derivado do Puma ou Malzoni ?
Alguem sabe desses carros ? Só sei que além dos quatro sorteados a fabrica fez mais um sob encomenda para um cliente do Rio presentear sua mulher baiana ( chic não ? ).

vitão
vitão
Reply to  Cardoso Filho
14 anos atrás

o MAlzoni tinha chassis DKW encurtado, motor dianteiro e o Puma era VW. os GT 4 R da 4rodas foram feitos sobre um Puma. Acho que dos 4 ( ou 5, não tenho certeza se foi feito um carro extra) acharam 3, sendo um num ferro velho na BA, mas o cara tava pedindo dinheiro de gente grande ( falaram mais de R$ 100 mil ) .

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
Reply to  Cardoso Filho
14 anos atrás

Só para esclarecer o assunto:
O GT Malzoni foi substituido pelo Puma DKW. Ambos com a mecânica DKW.
Depois foi feito o Puma VW, com um desenho bem diferente do Puma DKW.
O GT4R foi inspirado em cima do Puma VW, mas era um pouco maior.

Marcio Vieira
14 anos atrás

Não sei quem é o Viola, mas eu vi um Malzoni branco em processo de restauração há uns 40 dias – 2 meses em uma oficina na Av. Washington Luís, perto do viaduto da Voli, Z. Sul.
É uma oficina que só cuida de Pumas.

Vida longa ao Malzoni

Zé Zanine
Zé Zanine
14 anos atrás

Nossa….este é lindo mesmo…as lanterna traseiras…. o Indiana Gomes vai ter que mostrar no limite.
Abços

alexandre
alexandre
14 anos atrás

Gomes, estou a procura de um Laika branco.
Na internet não acho muitos à venda, e os poucos que fui ver com olhos proprios estão em péssimas condições.
Como não levo muito jeito para coordenar grandes restaurações, gostaria de encontrar um mais bem acabado.
Vc tem alguma dica de como devo proceder. Onde procurar, ou a quem procurar. Coisas assim. Grato.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  alexandre
14 anos atrás

Moscou.

Amsterdan
Reply to  alexandre
14 anos atrás

E quanto deve sair para trazer um novo para cá? Tem alguma ideia?

Mario Mesquita
Mario Mesquita
14 anos atrás

Sensacional. Será que não podiam replicar? Já pensou, com um motor de A3 ou A4?

Alexandre
Alexandre
14 anos atrás

Olá Flávio. Belíssimo exemplar, realmente. Mais bonito do que o outro. O Malzoni é um clássico que faz bonito até fora do Brasil. Seu colega de profissão, Boris Feldman, tem um GT de competição com o qual competiu na Monterey Historic Car Races, em Laguna Seca, Califórnia. Os fiscais da copetição ficaram curiosos com aquele motorzinho fumacento e de som característico.