A ESCOLHA DE SOFIA

SÃO PAULO (parada dura) – Não que as opiniões de Flavio Briatore sejam de enorme relevância, mas agora que ele foi “perdoado”, desandou a falar. E tocou no tema que deixa muita gente com a pulga atrás da orelha: uma equipe com dois pilotos de ponta deve, em algum momento, priorizar um deles? Briatore se referiu especificamente à Ferrari, e a Alonso e Massa. O mesmo vale para Button e Hamilton na McLaren, mas ele falou apenas do time italiano. Para Briatore, se Maranello não se decidir por um deles, pode perder o Mundial. Como perdeu a McLaren em 2007, com Alonso e Hamilton — Raikkonen comeu pelas beiradas.

Duplas de ponta para valer, mesmo, acho que só tivemos na F-1 contemporânea na Williams, com Mansell e Piquet, e na McLaren, com Prost e Senna. No caso da última, brigas à parte, o resultado não foi exatamente ruim: dois títulos, um para cada. No caso da Williams, em 1986 a equipe inglesa acabou perdendo a taça para Prost.

Eu, pessoalmente, acho que dá para administrar dois caras de ponta sob o mesmo teto. Mas há riscos, claro. E o problema é, justamente, calcular esses riscos para, em algum momento, tomar uma decisão.

Para não cairmos numa discussão nacional-pachequista, vamos lá… Se fosse você o chefão da Ferrari, escolheria um agora, entre Massa e Alonso? Qual deles, e por quê? A mesma pergunta vale para a McLaren: sua aposta seria em Button ou Hamilton?

Subscribe
Notify of
guest
272 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Marcel
Marcel
12 anos atrás

Alonso

No caso da mclaren esperaria que os dois se matassem como a mclaren sempre fez

Romão Junior
Romão Junior
12 anos atrás

Ainda não é a hora de escolher, o campeonato está apenas começando, depois da metade aí sim acho que se deve priorizar quem estiver melhor, independente de Massa ou Alonso, ou mesmo Buton ou Hamilton

Italo Azevedo
Italo Azevedo
12 anos atrás

Ferrari: Alonso

McLaren: Hamiton

Galvão
Galvão
12 anos atrás

Alonso e Hamilton.

Gabriel F. Marinho
Gabriel F. Marinho
12 anos atrás

Como chefe de equipe, já que foi isso que propós o Flávio, acho que a configração Alonso/Massa ou Räikkonën/Massa ideal. Junta um piloto campeão, com experiência e habilidade e um outro talento em crescimento que não deixará o companheiro se acomodar. É importante que o “melhor piloto” da equipe não se sinta o único piloto da equipe. O problema de escolher um piloto logo no inicio é que você acaba desestimulando o outro. Isso é péssimo.

Mas acho que dois grandes campeões numa equipe é uma situação problemática e nunca dura muito tempo. Se Massa vencer esse campeonato, poderia já apostar que em 2012 ou ele ou Alonso não estariam na Ferrari.

Gethe Gama
Gethe Gama
12 anos atrás

Antes de mais nada, o Alonso ta guiando mais que o Massa sim neste ano… a lideranca do Massa eh casual e nao reflete um melhor desempenho de carro+piloto….

mas……………… aos de memoria curta……..

Alonso bicampeao tomou pau do pirralho Hamilton em 2007… NA PRATICA A TEORIA EH OUTRA… Alonso sempre foi mimado na Renault, quando teve q disputar atencao na Mclaren deu uma afinada legal…

Se o Massa fizer frente, mesmo q seja na cagada como foi ate agora, por mais algumas corridas, O ESPANHOL GRITA QUERENDO MAMADEIRA !!!! =]… O Q IA SER LEGAL E IA POR UM SAL NESSA TEMPORADA… Q COMECOU MEIO XOXA COM AS RB LA NA FRENTE…

MSM
MSM
12 anos atrás

É perigoso ter uma disputa interna, mas prefiro que uma equipe tenha dois pilotos fortes, do que um ótimo e um fraco.
A primeira disputa começa dentro da equipe, e isso faz com que a equipe cresça e as corridas tenham um sabor especial.
É só a equipe no momento certo escolher qual dos dois vai ter prioridade, isso será natural durante o campeonato.
Na Ferrari, Alonso é o melhor, é o mais completo.
NA Mclaren, apesar das benesses da equipe com o Hamilton, o Button tem uma tocada mais constante, e por isso aposto nele.

Danilo Albergaria
12 anos atrás

Não li todos os comentários. Talvez alguém já tenha esbarrado no mesmo assunto.

A questão é: porque Briatore foi falar exatamente da Ferrari?

Teorias da conspiração e pachequismo à parte, não dá pra não lembrar que ele era o manager do Alonso desde o período Cretáceo.

Vejam também o momento em que Briatore falou: Massa assumiu a liderança do campeonato por conta de uma quebra do Alonso.

Acho que Alonso vem mostrando muito mais do que o Felipe nesse começo de campeonato. Mas está atrás, e nada como uma jogada indireta (falar pela boca do papai) pra sinalizar à Ferrari o que ele, o grande investimento do time, acha que deve ser feito: decidir por dar mais atenção a apenas um dos dois. No caso, o melhor deles: Alonso.

Torço pelo Massa nessa briga, a propósito.

Carlos
Carlos
12 anos atrás

Acho que o tempo de esposição na mídia é o que deve ser considerado, ou seja se os dois pilotos andam bem, os carros estarão sempre em evidência, divulgando sempre os patrocinadores.

Não é isso que eles querem ?

Além disso, é bom para o esporte, pois estará atendendo sempre ao vernáculo esportivo, ou seja, . . . . . . . . . .

. . . . . . . “QUE VENÇA O MELHOR”.

gabriel salles rego
gabriel salles rego
12 anos atrás

Então você não considera o Barrichello um piloto de ponta, mesmo com o Sam Michel elogiando tanto ele? Eu acho o Rubinho piloto de psim, mesmo não tendo a personalidade necesária nas horas necessárias, o acho piloto de ponta sim. E vc Flavio?

Sidinei
Sidinei
12 anos atrás

Olha, eu tenho de admitir que torço pelo Massa, sobretudo após a temporada de 2008.

Como diria Chico Buarque, agora falando sério: o cara é bi-campeão, estreou com vitória e na classificação do Gp da Austrália colocou meteu meio segundo no companheiro, companheiro esse que é um excelente piloto em classificação. Fernando Alonso é a aposta correta, ao menos até o momento.

Mas torço pra estar errado.

Grande abraço.

Sidinei Gadelha

ANTONIO ADOLFO
ANTONIO ADOLFO
12 anos atrás

TEM MUITO BRASILEIRO PRECISANDO REPENSAR PORQUE ASSISTI F1, NEGÓCIO OU ESPORTE,ESPORTE: SE O ALONSO É TÃO BOM PORQUE NUNCA SAI NA FRENTE?NEGÓCIO: TEM 2 TÍTULOS?CONQUISTADO DE QUE FORMA? QUEM TEM IDADE SABE…MASSA SÓ NÃO VENCEU A PRIMWEIRA POR VOLTAR DE UM ACIDENTE E NÃO QUERER CAUSAR MÁ IMPRESSÃO AO DISPUTAR UMA CURVA COM O QUERIDINHO DO BRIATORE , QUE DIGA-SE DE PASSAGEM ESTÁ ENVOLVIDO EM TODAS MARACUTAIAS DA F1 DESDE SCHUMACHER E INCLUSIVE OS TÍTULOS DE “DOM ALONSO”, DIGO A FERRARI TEM MENTALIDADE PRÓPRIA DO CONTÁRIO ESSE ITALIANO BRIATORE ESTARIA LÁ, NEGÓCIO ELA TAMBÉM TEM COM O MASSA AQUI ESQUECERAM?SOU MAIS MASSA POIS ACREDITO QUE A ROSCA DO ESPANHOL SEMPRE ESPANA NA PRESSÃO ENQUANTO DO FELIPE SEMPRE FICA FIRME!!

Luis
Luis
12 anos atrás

Na minha opinião a melhor estrategia é a que foi aplicada pela Ferrari nos anos de Massa x Haikkonen, ou seja, sem priorizar nenhum dos dois até a reta final do campeonato (ultimas 3 ou 4 corridas) aí a equipe simplesmente opta por aquele com maior numero de pontos.

Entendo que seja o mais justo dessa forma. Se dar preferencia pra simpatia, curriculo, etc…

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
12 anos atrás

Sou contra a esse negócio de escolher algum piloto, inclusive no início da temporada. Mas a Ferrari já escolheu faz tempo! É só analisar a dispensa de Raikkonen e os novos patrocinadores da equipe. É que esqueceram de trocar o outro piloto do ano passado.

Agora, sobre essa colocação “nacional-pachequista”, sinceramente, não vejo com tanta fervura no Brasil, como em outros países, como, p. ex., no Reino Unido.

Eles que estão com um baita problema. Hamilton ou Button? e aí ingleses? o que fazer?

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
12 anos atrás

Esta aposta eu fiz meses antes de começar a temporada, que eu sou Massa na frente de Alonso e até agora ninguém pegou, continua de pé…já que a outra que eu era Vettel e dava o resto na Malasia, não teve desafiante.

Antonio Adolfo C. Alvarenga
Antonio Adolfo C. Alvarenga
12 anos atrás

Acredito que esse comentário do srº trambique Briatore nada mais é que tentar jogar para platéia italiana e epanhola, como típico atirador tenta pressionar o Domenicale que à tempos está devendo, valorizando assim seu “retorno” a categoria F1, é um tipico po!!a louca, babaca! E é um saco ler qualquer notícia referente a este senhor!

RenanCL
RenanCL
12 anos atrás

Eu não escolheria ainda, mas, se fosse obrigado, escolheria Alonso e Hamilton.

Leonardo de Lara
Leonardo de Lara
12 anos atrás

Ola Flavio, tudo em Riba.Interessante o Debate que você colocou a tona. Eu concordo com você que é possivel administrar dois pilotos de ponta, porém ha um risco se tiver mais de uma equipe disputando o mundial. Se isso não ocorrer é o que garante a emoção ao mundial, como aconteceu no tempo do Schumacher que tinha o melhor carro e Barrichello, apesar de ser um bom piloto, não foi pareo a ele. Mas se o parceiro for do mesmo nivel acontecera que nem Senna e Prost pelo menos tendo dispulta pelo titulo. Sou a favor disso, pois o piloto que souber melhor administrar as corridas e a temporada ganhará. Basta a equipe controlar erros bobos e dispultas perigosas (como faltando poucas voltas o companheiro tentar uma ultrapassagem suicida) que colocaria em risco a temporada. Isso tambem ajuda a equipe a conseguir mais pontos pro mundial de construtores pois a exemplo de 2008, quando hamilton foi campeão e a Ferrari de construtores por ter a melhor dupla que a McLaren, ficaria mais facil de levar este titulo.Abraço.

Sobre a opção:

Ferrari – Alonso já mostrou que pode ser campeão, seria a escolha natural da Ferrari, porém, Massa só depende dele conquistar seu espaço, assim como Senna e Hamilton fizeram enfrentando campeoes estabelecidos na equipe. Massa ainda tem a vantagem de estar habituado ao time.

McLaren – A McLaren optaria naturalmente por Hamilton por ja estabelicido na Equipe. Mas Button tem a favor alguns fatores ja que tambem foi campeão. Um deles é que Button costuma fazer corridas mais cerebrais (talvez depois desses anos de experiência) do que Hamilton que é puro arrojo. Lembrando que em um ano Hamilton perdeu um titulo ganho e outro quase se foi. As vezes peca nesse arrojo com algumas bobagens ou desespero, ate mesmo excesso de zelo. Mas Hamilton, na minha opinião, é mais piloto e Button tera que fazer uma temporada muito regular, coisa que não costuma fazer mesmo com sua experiência. Outra Dupla q poderia ser analisada é Schumacher e Rosberguinho. O Menino, pra mim, é um dos grandes e dara trabalho.

Mas Acho que esse ano é de Vettel na qual estou me tornando grande fã. Abraço a todos

Jackson S. Batista
Jackson S. Batista
12 anos atrás

O comentário de Briatore é digno de quem não sabe o preço do PF. Se eu comprar dois cavalos puro sangue de corrida, onde os dois tenham chance de serem campeões.. porque eu deveria no começo do ano escolher aleatoriamente e priorizar um?

Seria como assumir publicamente que o outro foi uma escolha equivocada.. dinheiro mal gasto.. estorvo..

além do que no começo do ano, o negocio é todo mundo motivado para melhorar o carro, e 2 cabeças, ainda mais como as de massa e alonso, pensam melhor do que uma.. que se matem na foice no fim do ano.. e se for pra escolher um que seja quem ja estiver na frente faltando 04 provas para o fim.

Rodrigo Font
Rodrigo Font
12 anos atrás

ÀS vezes fica esse debate um pouco ingênuo….Se a Ferrari, estivesse satisfeita com a dupla MASSA/RAIKKONEN ou apostar na dupla MASSA/FISICHELLA, eles não teriam contratado ALONSO…

O QUE ACHO O MAIS ENGRAÇADO,É QUE, PRINCIPALMENTE, EM ANO DE COPA, VC PERGUNTAR QUEM SAO SO FAVORITOS PRA GANHAR A COPA, TODAS RESPONDERÃO:
PRIMEIRO O BRASIL ,PQ É PENTA E DEPOIS FALAM EM ITALIA,ALEMANHA,ARGENTINA,FRANÇA ,INGLATERRA, PQ JÁ FORAM CAMPEOES….

NÃO CITAM ESPANHA OU HOLANDA,POR EXEMPLO, PQ OS MESMOS FALAM QUE NUNCA FORAM CAMPEOES….

ENTÃO,SE FOR PRA PENSAR NESSA LINHA DE RACIOCIONIO “GALVÃO BUENÍSTICA”, DOS BRASILEIROS, O MASSA ,ASSIM COMO O BUTTON, SÃO PODEROSAS “DAMAS DE COMPAINHA”, PARA NAO FALAR SEGUNDOS PILOTOS DOS TOP DRIVERS, ALONSO E HAMILTON….

claudio aun
claudio aun
12 anos atrás

só cabe um no ponto mais alto do podio,se quizer ser campeão tem que deerubar quem estiver lá em cima sea ele quem for.
Por isso Massa prepare as garras que a ferrari te deve um campeonato que jogo na lata do lixo

Douglas Amorim
Douglas Amorim
12 anos atrás

A escolha natural seria quem estivesse se saindo melhor. Havendo empate técnico por pouca margem, daria preferência a Alonso, sem dúvida.

Fernando
Fernando
12 anos atrás

E lá veio Mr Alonso abrir a boca hoje, dizendo que Vovô Shumacão é favorito ao título. Para mim, isso tudo é armação da dupla canastra ( Alonso-Briatore ). Não sei por vocês mas essa historinha de fofocas e tals é de encher a paciência, e seria muito bom que tudo se resolvesse num localzinho chamado asfalto. Essa gente já deveria estar fora da F1, do esporte, do planeta.

marcão
marcão
12 anos atrás

Acho que o Massa põe o Alonso no bolso.E leva o titulo esse ano…

O Buton também põe o Hamilton no Bolso…

O Wetel também com o Weber…
E todo mundo vai por o Schumi no bolso, vai ser um festival, que nem trocado no bolso da gente…

do Pandeiro
do Pandeiro
Reply to  marcão
12 anos atrás

Pô, FG, será que algum dia vamos ter o prazer de assitir F-1 no Brasil sem o Gavião narrando e enchendo a cabeça da pachecada de bobagens?

Edu Paumgartten
Edu Paumgartten
12 anos atrás

Como já dizia a anos o velho Piquet, dois botas na mesma equipe nunca funcionou. Em algum momento, as preferencias vão ter que ser dirigidas para um. O outro nunca vai achar que esse tal mimento chegou.
No caso da Ferrari, ainda é cedo. Eles nem conseguiram começar a ensaiar a briga ainda…..só nos pontos está perfeito. O problema é quando, com os mesmos pontos tiverem que dividir freiadas…..ulha, vai ser bom de ver!

Douglas Amorim
Douglas Amorim
Reply to  Edu Paumgartten
12 anos atrás

A Formula-1 nos últimos anos se configurou com 1 bota e 1 banana. Este ano é que a coisa veio um pouco diferente

alexandre das neves
alexandre das neves
12 anos atrás

Não escolheria um, porque acho antiesportivo, muito melhor (principalmente para nós que assistimos) deixar todos correrem e, no final, só um piloto ganha, dentro ou fora da equipe. Nesse ponto a Maclaren, em que pese dezenas de presepadas atuais – que chegaram à espionagem descoberta há três anos – é elogiável. Contudo, se fosse obrigado a escolher um entre os dois, seria o Alonso. Gosto do Massa e torço por ele, mas dizer que ele é melhor que o Alonso não dá. Aliás é difícil dizer que qualqer um do grid é melhor do que ele…(vai, quem sabe o Schummy…? Hamilton??? Vettel?????)… e olha que eu gosto do Rubinho também….

Carlos Jr
Carlos Jr
12 anos atrás

Se tem 2 pilotos de ponta, não tem que dar prioridade a ninguém, senão contratava um piloto meia boca e um ótimo piloto e pronto.
Prost e Senna pilotaram a Mclaren certo!? teve prioridade para algum deles???…..

Eudemar
Eudemar
Reply to  Carlos Jr
12 anos atrás

Coisa que o Schumacher e o Alonso não tiveram em suas carreiras: o Senna enfrentou o bi-campeão Prost na pista, e quem podia mais vencia, por que Ron Dennis não interferiu, Prost não aguentou e caiu fora da equipe, era pauleira enfrentar o Senna.
E esse negocio de vencer sempre para ser campeão no tempo do Emerson era diferente: ele venceu algumas corridas e nas outras pontou para ser campeão, pois no seu tempo a concorrencia era mais categorizada.
A coisa na Ferrari está complicada, pois os motores estão pifando antes do bicho pegar pra valer. Estes motores quebrados vão fazer falta no final.

Antonio
Antonio
12 anos atrás

Mas sou contra escolher piloto. Se quer ter um primeiro piloto, contrate um bom e um ruim. Fácil! Assim não precisa escolher nada. Contrata o Nelsinho e pronto . Terá um segundo piloto pra toda a vida.

Douglas Amorim
Douglas Amorim
Reply to  Antonio
12 anos atrás

Boa.
Mas segundo piloto que não bate e não é conservador a ponto de tomar 0,5s sempre é que é o difícil…

1 3 4 5