BRASÍLIA, 50 (2)

SÃO PAULO (cores e mais cores) – Parabéns, Brasília e brasilienses. Estou adorando os comentários na passagem do primeiro meio século de vida da capital. Cidade que adoro, enigmática, um monumento vivo para ser estudado por estudantes de arquitetura do mundo inteiro — embora o projeto original não contemplasse o inchaço populacional e as mazelas urbanas das cidades-satélite.

A segunda foto da série é dedicada aos carros. O local é com vocês, mas pelo tanto que a turma conhece, acho que será fácil. Difícil é saber se tudo que aparece na imagem ainda está igualzinho, no mesmo lugar (lojas, árvores, postes, escritórios, calçadas…).

Subscribe
Notify of
guest

115 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Neoclair
Neoclair
8 anos atrás

Gostaria de ver, se possível, fotos da W3 Sul nos dias de atividade do Cine Cultura, dos bares que davam vida a quem se aventurava e vivia do comércio e movimentação da mesma, Brasília à noite era outra da Brasília diurna.Você saia para comer, beber, ir ao cinema, namorar, à procura de aventuras amorosas. Tinha tudo para todos. Fotos, por favor do Restaurante MEU CANTINHO, onde muitas vezes matei minha fome.Duma certa pensão, na parte Residencial, ali perto da Casa do Pão, da Lavanderia Ouro Fino. Se alguém tiver fotos desses locais, PELO AMOR DE DEUS, postem, publiquem. Os paulistas do BGP agradecerão os atentos e gentis brasilienses.
Neoclair Aparecido Ribas – (16) 99609-1749.

Neoclair
Neoclair
8 anos atrás

Neste blog revejo coisas que vivi durante um bom tempo , enquanto servia ao Exército, no BGP, nos anos 64 e 65. Depois trabalhando como letrista na W3 Norte. Digo com muito orgulho que conheci a W3 Sul pujante, com comércio forte. Movimentação de pessoas nas calçadas da parte comercial, na parte residencial,Retornando depois para o Estado de S.Paulo, afastei-me por mais de 25 anos e , ao retornar em 1995, estranhei demais o estado em que ela havia ficado. Onde havia frentes de lojas Importantes, prédios fechados e pixados. Uma pena, um horror. Falência da (mais) importante artéria da linda e querida Brasilia, em favor da criação de shoppings. A linda avenida foi transformada em mero corredor de carros e onibus. Acho que ainda dá para reverter, Mas vai ser preciso uma ação tão ou mais corajosa que a vontade de JK em construir Brasília.
Neoclair Aparecido Ribas – XEREM = (16) 99609-1749.

Regina Moreira
Regina Moreira
11 anos atrás

O programa de revitalização da Avenida W-3 está pronto, pode ser visitado no site da SEDHAB. O VLT que irá circular do aeroporto, passando pela W-3 Sul até a W-3 Norte é o vetor, segundo o próprio PDOT (Plano Diretor de Ordenação Territorial) para erradicar as causas da degradação que assola essa avenida há 42 anos. Leiam esse programa e se conscientizem da necessidade dessa intervenção viária e de todas as outras mudanças contidas nesse programa.

Se realmente se gosta dessa avenida e de Brasília devem-se todos se juntarem para que o GDF inicíe, pra ontem, a tão esperada revitalização da W-3. O Governo federal já liberou 2 bilhões para a mobilidade da cidade. Vamos perder o time?

Edivany
Edivany
12 anos atrás

Bruno, com todo respeito… Não concordo com esse projeto. Creio que o mais racional seria ampliar a rede metroviaria que já existe de forma mal implantada, estendendo para todas as cidades satélites ou melhor dizendo, cidades “dormitórios” , viabilizando realmente o transporte de todos os cidades residentes no DF e em BRASILIA. Integrasse os onibus e barateassem o transporte. Na minha visão o VLT é dispensavel e não é um avanço, é uma violação no plano distrital, no projeto original de BRASILIA que é patrimonio tombado . AMO essas arvores pois as vi crescer. Sou filha de pioneiros que vieram de Goias para servir na capital e muito me entristece esse projeto. Não queremos a W3 sem arvores, mesmo não sendo sendo nativas do cerrado, pois uma vez arrancadas nada irá ser replantado. Observa que o cerrado esta sendo instinto e no lugar levantando concretos. A onde iram replantar? Eu mora aqui perto da W3.!Eu quero as arvores no canteiro central, não gramas. Arvores éo que queremos… Observe o transtorno na 516… por favor! Um abraço. Edivany

Edivany
Edivany
12 anos atrás

Que fotografia maravilhosa, me remete a infancia quando brincava na quadra atravessava a querida avenida W3 para ir a aula na Escola Classe 114 sul. Quantas saudades, hoje assisto, mas não passivamente, a destruição da CAPITAL DA ESPERANÇA por pessoas que oportunamente em posição favoravel muda o perfil daCIDADE DE JK, da cidade dos CANDANGOS, a cidade ARBORIZADA. Querem matar a W3 SUL E NORTE com o VLT, pensem se ha necessidade. Melhorem o que já existe. DEIXEM AS W3 em PAZ com suas arvores, os passaros e as pessoas que vivem anos ali. QUE JESUS NOS AJUDE,e conserve a W3. Parabens por esse espaço Sr. Flavio Gomes. Um grande abraço a todos que amam Brasilia como ela é . Abraçemos as arvores para que elas não tombem diante da incoerencia de alguns que são temporários enquantos nós, somos residentes .

Vasco jones
Vasco jones
13 anos atrás

Tiozao. To no celular vei. Que preguiça de botar maiúsculas

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
14 anos atrás

Linda a foto. Interessante que, diferente das fotos dos anos 60 e 70, a frota não é 50% fuscas. O padrão de vida por lá era outro por aqueles lados…

Bruno Reis
Bruno Reis
14 anos atrás

Áureos tempos da W3 sul…
sei lá quanto tempo antes de eu nascer, há exatos 27 anos e 19 horas, nesta cidade que tanto amo.

Para os blogueiros de plantão, neste canteiro central, os estacionamentos desaparecerão, as árvores serão derrubadas (não são nativas do cerrado mesmo…) para o plantio de espécies ntivas e a passagem de uma linha de trens de superfície…

Sintomas de uma vida moderna, que na minha modesta opinião de arquiteto e urbanista está chegando tarde…

Very
Very
14 anos atrás

W3. Observe que na foto não há um só ônibus, vans etc, monstrengos que hoje infestam, congestionam e incham todo o Plano Piloto. Brasília é uma cidade retilinea, só as tesourinhas e os balões cortam essas linhas perpendiculares da cidade.

Roberto Magno
Roberto Magno
14 anos atrás

Sem duvida é a W3, as arvores cresceram tanto que esta rachando as calçada e a pista, os predios é o mesmo, com reformas atualmente, o movimento de carros e pedestres são intenso. Parabens Brasilia.

Roberto Magno
Roberto Magno
Reply to  Roberto Magno
14 anos atrás

Esqueci de uma coisa: O Veiculo Leve sobre Trilho (VLT) passará pelo meio da W3.

Pedro Henrique Corado
Pedro Henrique Corado
14 anos atrás

É a W3 Sul. Para aqueles que não conhecem, trata-se de uma grande avenida comercial (aproximadamente 8 KM). São lojas e mais lojas. Antes dos Shopping Centers era onde “se comprava” as oisas. Já teve lojas como Jumbo, Pioneira da Borracha (acho que ainda tem), Ponto Frio, Arapuã e etc. Sempre alojou agências dos principais bancos do país: BB, Caixa, BRB, Banespa, Unibanco, Itaú, Bamerindus, Nacional e por aí vai…
Hoje em dia, ainda existem muitas lojas, porém o movimento é pouco intenso. Refiro-me ao movimento comercial, pois o vai-e-vem continua o mesmo, até porque um pouco acima (lado esquerdo da foto) existem várias escolas.
A quadra da foto é, sem dúvidas, a 508. Para mim, uma das regiões mais legais do Plano Piloto. Estou sempre por ali pois ensaio em um estúdio que fica na 509, além de ser cliente da loja Só Tricolor, na 309.
Flávio, diga-nos em que ano a foto foi tirada, se tiver a informação…

sérgio castro
sérgio castro
14 anos atrás

Quando vejo uma foto dessas, a primeira coisa que vem na minha cabeça, é a imaginação de quantos carros desses foram preservados por algum maluco e estão “vivos” até hoje?

PAULISDANGO
PAULISDANGO
Reply to  sérgio castro
14 anos atrás

0,000001%. Provado cientificamente…

ALEX B.
ALEX B.
Reply to  sérgio castro
14 anos atrás

Bem poucos, Sérgio, pouquissimos infelizmente! Sou amarrado naquela pick up Chevrolet!

tiozão
tiozão
Reply to  sérgio castro
14 anos atrás

Alex B. não vi nenhuma pick-up ( na época escrevia-se assim) Chevrolet, a verde da esquerda é uma F-100 aparentando l959 c/parabrisa panorâmico (não se vê a caçamba, se for estreilta é 59, se for larga é l960) e a da direita outra F-100, de 1962 a 64. belas picapes.

Cisão
Cisão
14 anos atrás

E A w3 SUL NA ALTURA DA 508 ONDE FICAVA A BIBABO E A FEDERAÇÃO DE FUTEBOL MEU PAI FOI VICE PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL EU IA MUITO LA QUANDO PEQUENO E SAUDADES DESSE TEMPO E DO MEU PAI

PAULISDANGO
PAULISDANGO
14 anos atrás

Os postes de iluminação não são os mesmos! Percebam que em Brasília (leia-se Plano Piloto) não há postes com fios de energia e telefone pendurados. Fica tudo em tubulações subterrâneas. Uma das milhares de preocupações dos arquitetos para o que mais tarde em 1987 levaria o Conjunto Urbanístico, Arquitetônico e Paisagístico de Brasília – DF tornar-se patrimonio cultural da UNESCO.

RMTA
RMTA
14 anos atrás

Uma pena que hoje em dia a W3 esteja tão derrubada. Já houve políticos oportunistas que divulgaram aos quatro ventos projetos ambiciosos (e caros) de revitalização da avenida que, obviamente, só ficaram no papel.

Neste primeiro prédio a direita, hoje tem um supermercado fuleiro, mais um pouco para a frente, já no segundo prédio se não me engano, tem uma agência dos correios (onde eu solicitei o meu CPF), um pouco mais pra frente tem Lotéricas (já ganhei 10 reais numa raspadinha lá) e uma central de atendimento da Itaú Seguros (já precisei levar meu antigo Tempra 8v lá para vistoria depois de tomar uma pancada na traseira de um segurado da empresa).

No terceiro prédio fica o Centro Cultural Renato Russo, onde há exposições de arte e outras coisas voltadas a um público mais alternativo da capital.

Muitos anos atrás, ainda nos anos 70, no auge do esplendor da W3 meu avô materno abriu um restaurante de comida nordestina na W3. Uma pena que a capacidade gerencial do meu avô fosse um tanto limitada, visto que restaurante fechou poucos anos depois. Apesar disso o restaurante era um sucesso em termos de sabor e muitos até hoje dão por falta dessa comida nordestina tradicional, como se fosse feita em casa, no fogão a lenha.

Até!

Chico Camargo
Chico Camargo
14 anos atrás

Bela foto, bela Brasília. Por onde andavam Arruda e Paulo Octávio naquela época? Será que já comiam panetone?

vasco jones
vasco jones
Reply to  Chico Camargo
14 anos atrás

paulo octavio era da galera do nelson piquet, luiz estevão e fernando collor de mello e batiam racha nas ruas de bsb. Ess aplaybozada da época aprontou…ana lígia que o diga..

Caio
Caio
Reply to  Chico Camargo
14 anos atrás

O Piquet não estava em Brasília na época do Caso Ana Lídia, Vasco.

tiozão
tiozão
Reply to  Chico Camargo
14 anos atrás

Vasco Jones, nomes próprios ainda se escrevem com a primeira letra maiúscula, como escrevi o seu.

Henrique Valverde
Henrique Valverde
14 anos atrás

certeza que eh a W3 sul, as arvores cresceram, fazem sombra. o fluxo de carros aumentou, mas os prediozinhos das quadras 500 continuam os mesmos, tanto que hoje essa eh uma das regioes mais decadentes de Brasilia e existem inumeros projetos pela revitalizaçao da W3 sul.

ps – desculpe pela fala de acentos, culpa do meu teclado americano.

Zalex
Zalex
14 anos atrás

W3 Sul… o interessante sobre a W3, é que ela foi projetada para não ter cruzamentos e nem semáforos, assim ficou até os anos 70 quando então começaram a “cortá-la” e a instalar os sinais de transito.

Gustavo Mello
Gustavo Mello
14 anos atrás

15°48’48.44″S 47°54’27.99″W

São as coordenadas da posição da foto se for mesmo a 508 a quadra que aparece nela. Não parece ser pois ali, atualmente ao menos, não há estacionamento no canteiro central no que seria o primeiro plano da foto (e os que aparecem mais a frente são diferentes dos da foto); eles só aparecem mais abaixo, na 510. É claro que pode ter havido uma reforma em algum momento portanto eu não posso afirmar que não seja a 508.

Recortar e colar as coordenadas acima no googleearth para quem quiser conhecer melhor a região e ver como ela está hoje em dia.

Gustavo Mello

Gustavo Mello
Gustavo Mello
Reply to  Gustavo Mello
14 anos atrás

desculpem-me pelo comentário duplicado mas, por algum motivo, o anterior não estava aparecendo então eu fiz o segundo…..

Gustavo Mello

Leonardo
Leonardo
14 anos atrás

Metade desse prédio vermelho ainda é desse jeito. E lá no final existe uma placa escrito Biotônico Fontoura. Não sei se é a que aparece na foto.

marcelo
marcelo
14 anos atrás

Prezados amigos,

Sem dúvidas é a W – 3 Sul. Ainda hoje e sempre adoro andar pela W-3 sul, entrar no Sebo na 505, tomar uma vitamina na Vitamina Central, lembrar da Bibabô, de remotas eras, entrar no espaço cultural 508, aproveitar para uma visita à Gibiteca. Depois descer pela 308 sul até a Igrejinha. Sentar um pouco nos banquinhos em frente à Igreja e ficar observando a Academia de Dança Norma Lilia, de onde entram e saem lindas mocinhas, novas bailarinas. Quem sabe descer um pouco a comercial, comer um pedaço de pizza, de pé no balcão, na Pizzaria Dom Bosco, e continuar a caminhar, quem sabe até ao Cine Brasília, quem sabe até ao Beirute para uma cerveja debaixo da copa das árvores, agora cinquentenárias…
Brasília é isto, uma cidade parque, linda, que se oferece para um caminhar único. Não é preciso entendê-la, mas deixá-la, suavemente, ocupar suas retinas…
abs,
marcelo feijó

nelson
nelson
14 anos atrás

Av. w 3 sul quadra 508 entre o posto de saúde e a escola parque. A 1ª loja era realmente a lavanderia ouro fino, logo depois tinha a Bi-Ba-Bô (o magazine da cidade), depois as casas Hundersfild (dificil de pronunciar, fácil de achar). A esquerda a bifurcação entre as quadras 708/709 sul. Infelizmente a av. W3 sul hoje está abandonada e pixada.

Leonardo-DF
Leonardo-DF
14 anos atrás

Como a W3 Sul está diferente, hoje não tem mais essa iluminação toda, as árvores estão enormes, escondem o céu.
Eu morei na 709 Sul quase a vida inteira, colado na W3, e hoje em dia o lugar está muito sujo e violento. Tive que me mudar pois me sentia um “garoto do interior morando na cidade grande”, assustado com a violência no centro.

Bruno Carvalho
Bruno Carvalho
14 anos atrás

Com certeza é a w3 sul, por diversas caracteristicas que os colegas falaram. Vale ressaltar também que o calçadão que fica no estacionamento central, hoje, está totalmente quebrado, pois essa avenida hoje é totalmente arborizada. E com o passar das decadas as raizes dessas árvores cresceram e quebraram grande parte desse calçadão central, e agora se extende para o asfalto também. Isso é só para ter uma leve ideia de como essa avenida está hoje. Inclusive as arvores são enormes, fazendo sombra em noda a extensão da w3 sul.
Os predios com certeza são os mesmos, mas com certeza alguns foram descaracterizados.
Temos hoje vários problemas urbanos, devido ao inchaço que houve na cidade nos últimos 20 anos.
Mas mesmo assim, quando estudamos a nossa cidade, e vemos a nossa história, é de ficarmos emocionados como ela foi concebida e como ela é hoje.
Isso ae Brasilia!

arnaldo
arnaldo
14 anos atrás

porque sera´que quando falamos do projeto de BRASLIIA sempre lembramos do grande OSCAR RIBEIRO de ALMEIDA NIEMEYER SORES FILHO e nunca do DR.LUCIO COSTA.

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
14 anos atrás

Muiiiito bacana esta foto, atrás daqueles prédios nos anos 70 tinha a BMC – Brasilia Modelismo Center, uma loja na sobre loja da FOFI, que ra uma loja tipo BI BA BÔ que era tipo Riachuelo kkk, Era do Miguel e do Teje, foi a primeira pista de autorama de Brasília, muito boa mesmo, lá encontrava toda a turma que gostava de corridas, muitas saudades. isso era mais ou menos 1974 e a pista funcionou acho que até 82, muito bacana mesmo a gente ia em turma, cada um com sua maletinha, eu usava um mabuchi, mas os brabos eram os miuras G7, rsrsrs, muito bom, meus avós chegaram em Brasilia junto com meus pais em 1956, minha mãe trabalhou com o Darci Ribeiro, e eles trabalharam também com o Tancredo, Israel Pinheiro, que foi o primeiro prefeito, sim naquela época tinha prefeito de Brasília., foi uma época maravilhosa. BMC quanta saudade.

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
14 anos atrás

Muiiiito bacana esta foto, atrás daqueles prédios nos anos 70 tinha a BMC – Brasilia Modelismo Center, uma loja na sobre loja do Miguel e do Teje, foi a primeira pisa de autorama de Brasília, muitas saudades. isso era mais ou menos 1974 e a pista funcionou acho que até 78, muito bacana mesmo a gente ia em turma, cada um com sua maletinha, eu usava um mabuchi, mas os brabos eram os miuras G7, rsrsrs, muito bom, meus avós chegaram em Brasilia junto com meus pais em 1956, minha mãe trabalhou com o Darci Ribeiro, e eles trabalharam também com o Tancredo, Israel Pinheiro, foi uma época maravilhosa. BMC quanta saudade.

PedroS
PedroS
14 anos atrás

Essa é realmente a W3 Sul, só não dá prá saber qual é a quadra realmente, atualmente as árvores estão bem maiores, da altura dos prédios, e à esquerda da via dá prá ver inúmeras casas que foram construídas. Sou brasiliense nato e adoro minha cidade maravilhosa, estou achando muito legal você estar dando essa atenção especial à Brasília. Parabéns.

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
14 anos atrás

Esta foto é da W3 Sul mesmo, A quadra é a 508 Sul. Por sinal a Lavanderia Ouro Fino que aparece na foto até hoje está no mesmo lugar. Os prédios são os mesmos, só que agora tem semáforo (ou farol para os paulistas) nesta esquina.

Leo
Leo
14 anos atrás

Boa e velha w3 sul, criada para ser um dos maiores shoppings a céu aberto do mundo e renegada a anos por população e governantes… Olha na verdade mudou muito não viu

Luiz Paulo DF
Luiz Paulo DF
14 anos atrás

Tam bem acho que e a w3 sul! srsrsr so acho!

Ricardo Ferreira
14 anos atrás

Desfrutem desses canteiros de árvore no meio da avenida enquanto podem. Logo elas irão abaixo pra dar lugar ao VLT, vulgo bonde, para a Copa2014.

A capital vai ficar muito menos verde depois dessas obras.

Moncho
Moncho
14 anos atrás

O Oscar costuma dizer que seu negócio é “fazer diferente”. Muita gente acha que ele acaba muitas vezes pensando somente em ser diferente e esquece da realidade.

Escadarias dos palácios sem corrimãos eram e continuam sendo de alta periculosidade. Algumas foram modificadas com autorização do velho stalinista. Outra questão notória é a da má circulação de ar (e de odores), o que levou à extensas reformas em cozinhas no correr dos anos. Já algumas das obras, como o Memorial do Juscelino, são intrinsecamente feias.

Quanto ao resultado final como urbe, entendo que moradores possam amar seu torrão. Já para mim Brasília é de uma monotonia e artificialidade desoladores.

marcio felomeno
marcio felomeno
14 anos atrás

Eu nunca fui para Brasilia, mas, tenho um vizinho aqui em São Bernardo, um barbudo que falta um dedo, trabalha por aquelas bandas.

Fernando Linhares
Fernando Linhares
14 anos atrás

Esta é a W3 sul, só não sei em qual altura. A rua mudou muito: as árvores cresceram e agora teremos um metrô de superfície que vai rasgar a avenida de fora a fora. Brasília é um lugar especial que infelizmente pouco tem a comemorar em 2010 pelo mar de corrupção que nos aflige.

marcio felomeno
marcio felomeno
14 anos atrás

Eu tive um fusca 66 com motor 1200, mas, o meu era bizorrão com motor 1600 com 3 carburadores.

Gustavo Mello
Gustavo Mello
14 anos atrás

15°48’48.76″S 47°54’27.88″W

Seguindo a linha do meu comentário no post sobre a rodoviária….. Basta recortar e colar as coordenadas aí em cima no googleearth. Se for a 508 sul mesmo…. (eu acho que é)

Muito boa esta série Flávio, parabéns.

Gustavo Mello

Autor
Autor
14 anos atrás

Boa noite, Flávio.
Moro em Brasília há muito tempo. A foto deve ser de 2008 ou 2009, e é da avenida W3.

Cristhian
Cristhian
14 anos atrás

Realmente é a W3 Sul. E digo: tudo leva a crer que é no meio da Asa Sul, próximo a onde hoje há um posto de saúde e um supermercado Pão de Açúcar. Acho que essa lavanderia ainda existe lá até hoje.

Mateus
Mateus
14 anos atrás

Não é cidade-satélite Flavio, e sim Região Administrativa(RA). Há uma lei que proibe o termo cidade-satélite, sancionada pelo então governador Cristóvão Buarque, o motivo, vai saber!

Rafael
Rafael
14 anos atrás

Essa definitivamente é a W3 sul. Quadra…aí fica difícil!
A W3 sul ainda é muito pulsante, o fluxo de carros é intenso, muitas pessoas transitando.
A W3 sul está sempre na minha memória!! quando eu estudava na Asa Sul tinha a terrível mania de sair das aulas e ir para os butecos na comercial! O maiscomplicado é que depois teria que descer para o eixinho ou voltar para a W3 para pegar o busão (geralmente o “corujão”) e aterrisar no Guará! cheio do goró!!!
Época boa!!!

Marco
Marco
14 anos atrás

Muito legal essa série sobre Brasilia.

Em relação à avenida da foto: quando criança (anos sessenta), eu morava em uma quadra da W3 Sul. No nosso primeiro Natal na cidade, acho que em 1961, fomos ao DTUI (Deptº de Telefones Urbanos e Interurbanos – re re re) para falar com meus avós, que moravam no Rio de Janeiro. No caminho um incidente (sem gravidade): eu, garoto de seis anos, caí em um buraco de obra no imenso canteiro que ainda era a região…

FG, tenho certeza que rolarão fotos das célebres corridas de rua de Brasilia… Circuitos que conheci ainda garoto, como espectador das 24 horas, dos mil kilometros… depois, adolescente, também espectador dos famosos pegas do Caseb e do Hotel Nacional; e, mais tarde, eu mesmo, ‘pilotando’ meu bravo fusquinha 1300, com dupla solex. Muito bons tempos… Hoje a cidade não tem corridas de rua e o autódromo definha melancolicamente.

Passado esse tempo todo, 50 anos, a cidade continua única, singular, e eu tenho um ‘novo’ fusquinha… só não tenho onde botar ele pra correr.

Marcos
Marcos
14 anos atrás

Como fico deprimido quando vejo uma foto dessas… Passei lá hj… e tá um piada. nem sombra do q ja foi.

Marcelo de la Bigorna
Marcelo de la Bigorna
14 anos atrás

Outro fato, é que subindo a bifurcação a esquerda da foto também se chega ao caseb onde o Piquet deu os seus rachas pelas ruas de Brasília.

Aléssio Marinho
Aléssio Marinho
Reply to  Marcelo de la Bigorna
14 anos atrás

O Piquet também estudou na Escola Parque 308 Sul. E Anos mais tarde ele voltou pra escolinha do Detran, na 908 sul..hehehe

Marcelo de la Bigorna
Marcelo de la Bigorna
14 anos atrás

É a W3 Sul na altura da 508 com certeza, pois como disse um colega antes, a primeira loja do comércio do outro lado da pista é a lavanderia Ouro Fino.

E este lugar da foto é muito clássico pra mim, pois sempre atravessava a W3 neste exato lugar. Eu estudava no colégio Elefante Branco que fica subindo essa bifurcação a esquerda na foto e voltava a pé pra casa.

Hoje neste lugar, essas árvores ainda existem, mas estão emormes e se a foto for tirada do mesmo ponto só se verá folhas e as raízes delas já tomaram conta da rua.

Outro fato que torna a W3 Sul especial para a minha pessoa é que meus pais se conheceram nessa avenida. Na altura da 504 (a alguns metros acima do lugar dessa foto no sentido de quem vai).

Meu pai veio tentar a vida em Brasília em 1969 vindo do Maranhão, enquanto minha mãe veio para a nova capital em 1972 oriunda do Piauí. Anos depois, minha mãe trabalhou nas lojas Riachuelo na 504 (que ainda existe) e meu pai morava numa pensão do outro lado pista. Daí meu pai começou a atravessar a W3 com certa frequencia para fazer compras na Riachuelo por causa dela. Eles são casados até hoje e eu sou um cidadão brasiliense.

A W3, de fato, está muito decadente e se tornou apenas um corredor de ônibus coletivo como disseram aí em cima. Mas continuo gostando dela. A coisa que mais gosto nela hoje é passar de carro pela manhã no final de semana, pois essa rua fica deserta e eu sempre me sinto bem andando por ela.

Não gostava muito daqui, mas depois que você cresce e conhece outras cidades por aí, vejo o quanto gosto desta cidade.

Valeu por essas lembranças e por fazer essa série sobre os 50 anos da capital federal. Sou um leitor do seu blog, mas sempre fiz parte da massa silenciosa. Mas essa foto e essa série me deixou com vontade de escrever. Valeu!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Marcelo de la Bigorna
14 anos atrás

São depoimentos como esse que fazem um blog valer a pena.

Clébio Júnior
Reply to  Marcelo de la Bigorna
14 anos atrás

Eu já ia perguntar se o local do encontro havia sido o Kazebre 13 antes de ler o restante da história hahaha… lembra de lá?

aldo
aldo
14 anos atrás

Novamente, um céu maravilhoso. Não sei porque me lembra a Batalha da Inglaterra

Mellotone
Mellotone
14 anos atrás

Na mosca: “Enigmática”! Penso que BSB nos fala como a esfinge: “Decifra-me ou te devoro”.

Flavio
Flavio
14 anos atrás

Flavio,
A população aumentou pq os casais não deixaram de ter filhos.
Um abraço.

Daniel Schneider
Daniel Schneider
14 anos atrás

É a W3 Sul mesmo.

As pequenas árvores hoje são enormes e sombreiam toda a avenida. Uma foto do mesmo ângulo hoje só mostraria folhas…

É pela W3 Sul que passará o Veículo leve sobre trilhos que ligará o aeroporto ao centro. Esperam os comerciantes locais que isso revitalize a área, hoje bastante decadente.

Andre Luis
Andre Luis
14 anos atrás

Final da W3 Sul, eu acho.