MENU

sexta-feira, 16 de abril de 2010 - 19:37Colunas Warm Up

CHININHAS (3)

SÃO PAULO (e chega por hoje, estou cansado, vou dormir e não me encham) - No ar minha coluna de hoje no Grande Prêmio, com um mau-humor desgraçado por conta dessas corridas no Oriente, que só servem para acabar com nossas madrugadas e encher o rabo de Bernie Ecclestone de dólares, euros, petrodinheiros e sinograna.

No fim das contas, as boas provas acontecem sempre nos circuitos tradicionais, como Monza, Spa, Interlagos, Montreal, Mônaco, Melbourne e por aí vai.

Aliás, se não quiserem comentar a coluna, nem precisa. Podem usar o post para eleger, sei lá, seu circuito favorito. Isso, elejam seu circuito favorito, ou favoritos.

E eu vou dormir para acordar às 3h e ver o treino.

113 comentários

  1. Cristiano Azevedo disse:

    Spa e Interlagos.

  2. Speed Racer disse:

    Melhores Circuitos F1:
    Os tres “S”: Spa, Silverstone, Suzuka
    Os tres “M”: Monza, Monte Carlo, Montreal
    Originais: Interlagos, Zeltweg, Hockenheim, Paul Ricard, …
    Outros: Indianapolis, Daytona, Laguna Seca, Le Mans, …

  3. Ricardo Lacerda disse:

    Suzuka, Spa-Francorchamps, Monza, Interlagos e Melbourne

  4. Fernando Kesnault disse:

    Laguna Seca, Road America, Montreal, Spa, Osterreichring, Jerez e Goiânia (devidamente recapeada e cuidada).

  5. rafael souza poa rs disse:

    flavio, meu circuito favorito é spa ao menos no psp é muito massa de correr e tem a curva aquela, confesso que prefiro o traçado antigo com a bustop, depois hokenhein mas o antigo com floresta negra e tudo, o atual é muito pasteurizado como esta toda a F1. um abraço

  6. Mr China disse:

    Meus 4 autódromos:
    1.º) China
    2.º) Barein
    3.º) Malásia
    4;º) Abu-Dabi

  7. Rafael Chinini disse:

    tão falando de monaco ai…Monaco é classico, pois é rua adaptada MESMO! não é plano e bonitinho como as outras! seria mesma coisa que pegar umas ruas ali da paulista, vila mariana, e fazer um circuito com oq tem!

  8. Rafael Chinini disse:

    da madrugada, só valem a pena as duas da Australia e duas do Japão.
    resto de sempre:
    Monza, Spa, Imola, Canda, Interlagos.

    tirando essas novas, a pista mais bosta que a F1 sempre teve, foi a Hungria. não da pra fazer nada naquele lugar.

  9. Carlos Lins disse:

    Leguna seca seria uma boa..mas acho que não comporta os F1..

    Dos circuitos do calendario, com certeza gosto mais de interlagos, não é nem pq é o circuito brasileiro..mas interlagos é foda!

  10. André Luis disse:

    Laguna Seca, as ruas de Detroit, Le Mans, o aeroporto de Cleveland, Elkhart Lake, Monza, Suzuka e Spa. Nessa ordem.

  11. Alexandre Werner disse:

    Eu gosto de Interlagos. As corridas em Interlagos sempre são boas, alguma coisa diferente acontece a cada ano. E embora eu não goste de corridas de rua, não perco o GP de Mônaco de jeito nenhum. Por mais chata que seja a corrida eu gosto de ver os carrinhos pelo principado.

  12. Andre disse:

    Simples solução: gravar na net HD e quando acordar passar longe da internet e assistir a corrida como se fosse ao vivo…

  13. Peloponeso disse:

    Suzuka.

    40 corridas por ano seria bom.

    Abs.

  14. Sidinei disse:

    SPA
    Interlagos
    Monza
    Motereaux

    Dos Tilkodromos o menos piores são os do Japão e Turquia.

  15. Batista Lara disse:

    Spa e Interlagos. Nessa ordem.

  16. Bruno Mantovanelli disse:

    Interlagos
    Spa
    Suzuka
    Brands Hatch

  17. miguel junior disse:

    Temo pelo futuro da F-1, as mudanças constantes no regulamento, briga de vaidades, e o abandono das tradicionais pistas mostram-se cada vez mais uma categoria dificil de acompanhar. A entrada das novas equipes que mal passam de “carros de GP2″ melhorados, totalmente sem condiçoes de estarem presentes no grid. E agora a ideia do “Berne (aqule da mosca varejeira)” de 25 provas ao Ano, nem eu um viciado em corrida suporto.

  18. elnino disse:

    Gostar, eu gosto da maioria, mas tenho um apreço especial por MONZA, a pior pra mim, é mônaco, é tradicional demais, tradicionalmetne chata.

  19. ADIRLEY disse:

    MONTREAL CANADÁ. MISTO RUA/AUTODROMO. VELOZ, ERROU TA NO MURO.

  20. Marcelo Campos disse:

    Na seguinte ordem:
    Spa
    Interlagos
    Silverstone

  21. Antonio Luiz Siqueira disse:

    Gosto de vários, sempre os mais antigos que marcam por suas histórias…..até Silverstone tem seu charme apesar de Brands ser de longe melhor.
    Estou me referindo apenas a traçados.
    Mas se é para eleger o meu preferido gosto de Monza.
    Abraços !!!

  22. João Vitor disse:

    Interlagos é único! A geografia detona com os outros, é sempre emocionante. Mas, também temos Montreal, apertadinho e cheio de retas e curvas lentas, e Monza é fantástico também.

  23. Eduardo de Oliveira Melo disse:

    Minha preferência: Spa, Monza, Interlagos e Mônaco.

  24. Willian disse:

    o circuito que eu mais odeio é hungaroring. garantia de momentos bem dormidos com a TV ligada.

  25. João Kohl disse:

    Interlagos pelas ultrapassagens constantes e Mônaco pelas poucas é mais difíceis ultrapassagens, além da travada largada e final da “reta” que forma um funil, onde só passará um carro por vez, pois a tangência jogará no muro quem tentar vir por fora.

  26. Pluto no pais das Maravilhas disse:

    O traçado antigo de hockenheim, com suas retas … Reta dos boxes, curva a direita e pé embaixo, chicane, e pé embaixo, um S, curva a direita e… pé embaixo…

  27. Mara disse:

    Eu optei por dormir e verificar o resultado hoje pela internet. Está um tédio assistir o narrador “oficial” só falando de Massa e tentando justificar o injustificável para igualá-lo a Alonso.

    Neste final de semana teremos corrida da Fórmula Truck aqui no RJ. Quem quiser ver o estado de abandono do autódromo, tem um vídeo na página deles mostrando o trabalho que a equipe de produção da categoria está realizando (limpeza e pintura do local) para que possa ter a corrida.

    http://www.formulatruck.com.br/ViewVideo.aspx?VideoId=176

  28. Marcos Joy disse:

    Spa, essas corridas de madrugada são f…….

  29. emenelsen marucci disse:

    Interlagos, circuito antigo onde vi o Pironi – com Ligier asa – rodar na 2 depois de tentar fazer a 1 e a 2 flat. Onde vi o Emerson tomar do Rosberg na 3. Onde vi o Villeneuve rodar na do Sol. Onde vi o Jarier ficar a pé no Sargento…..e dar a vitoria pro Moco…..

  30. Sérgio Troncoso disse:

    Gosto de Spa, Monza, Montreal e Interlagos. Mas dos orientais, até que gosto do circuito chinês e tambem de Suzuka. O resto é meia bola, ou bola nenhuma. Abraço.

  31. José Brabham disse:

    Li agora a coluna. Disse tudo!!

  32. Daniel Weiler disse:

    Eu não entendo como tanta gente inteligente ainda condena o Tilke…

    Está claro que o problema das pistas desenhadas por ele, são os parâmetros da FIA (curva de tantos graus, inclinação, etc)…

    O que a Natureza desenhou, jogando um asfalto por cima é sempre mais interessante…

    Quantas Spas, ou quantos Hermanos Rodriguez ou mesmo Bathrust não estão por ai, prontas para receberem um asfalto e serem utilizadas??

    Fica todo mundo sonhando com pistas assim, desafiadoras e ninguem faz nada para atacar a origem do problema: as regras da Fia.

  33. plow king disse:

    SPA na cabeca como melhor pista. E em relacao a tara estar cansando todos, faz sentido a colocacao. A vida he assim..cheia de ciclos, altos e baixos. O apice do Bernie ja foi.

    Ta de mau humor? Vai comer um pedaco de chocolate, franga!

  34. Fernando Linhares disse:

    Sem pensar duas vezes, Spa-Francorchamps, pela história, a Eau Rouge e a sucessão de curvas e retas sensacionais. Pena que acabaram com o Bus Stop. Eu gostava muito de Hockenhein antes de acabarem com o trecho da Floresta Negra. Gosto de Suzuki, Monaco, Monza e Interlagos na sequencia.

  35. Nelson Freitas disse:

    Meu circuito favorito é o de Spa-Francorchamps. Com uma chuvinha, o que não é dificil, fica fantastico.

  36. Gosto dos traçados rapidos e de interlagos (pois andei por lá e é seletivo sim sinhor, a pista antiga deveria ser um verdadeiro MBA de pilotagem).

    Monza, Spa e a antiga Imola.

    Segue o jogo.

    Imperador

  37. nardo disse:

    Cara, gosto de vários, monza, suzuka, silverstone, hockenheim (a pista velha) mas o preferido é Spa. Pelo desafio, beleza… Spa é o melhor!

  38. Rafael disse:

    grande felipe, “RED BULL’ ele disse, so falou o locutor falar alguem tem q avisar ele q é RBR”

    • cardoso filho disse:

      É ridiculo o RBR da rede Globo.Acho que eles pensam que ninguem sabe que é Red Bull. É o money acima de tudo. A ganância de querer que todo mundo anuncie na Globo para eles falarem o nome inteiro.

  39. Eudemar disse:

    Webber desbanca Hamilton e é o mais rápido no 3º treino.
    Com sol e pista seca, o último teste antes da definição do grid de largada acabou marcado por uma disputa clara entre Red Bull e McLaren. Na terceira colocação ficou o alemão Sebastian Vettel, companheiro de Webber, enquanto o inglês Jenson Button assegurou o quarto lugar.
    A Ferrari não conseguiu encostar na disputa e deve ter problemas para disputar a primeira colocação no grid. O espanhol Fernando Alonso foi o quinto colocado, mais de meio segundo atrás do líder, enquanto Felipe Massa não conseguiu passar do nono lugar.
    O único acidente registrado neste treino foi a batida do russo Vitaly Petrov, que perdeu o controle da Renault após sair um pouco da pista e bateu de frente. A direção da prova chegou a exibir a bandeira vermelha e parou o treino por cerca de oito minutos.
    O treino que definirá o grid de largada será realizado a partir das 3h (de Brasília).
    Confira os tempos do último treino livre para o GP da China
    1 – Mark Webber (AUS / RBR) – 1min35s323
    2 – Lewis Hamilton (ING/ McLaren) – 1min35s564
    3 – Sebastian Vettel (ALE / RBR) – 1min35s691
    4 – Jenson Button (ING / McLaren) – 1min35s747
    5 – Fernando Alonso (ESP / Ferrari) ¿ 1min35s857
    6 – Nico Rosberg (ALE / Mercedes) – 1min35s913
    7 – Michael Schumacher (ALE / Mercedes) – 1min36s262
    8 – Robert Kubica (POL / Renault) – 1min36s343
    9 – Felipe Massa (BRA / Ferrari) – 1min36s416
    10 – Kamui Kobayashi (JAP / BMW)- 1min36s634
    11 – Jaime Alguersuari (ESP / STR) – 1min36s879
    12 – Vitantonio Liuzzi – (ITA / Force India) ¿ 1min37s031
    13 – Sebastien Buemi (SUI / STR) – 1min37s192
    14 – Adrian Sutil (ALE / Force India) – 1min37s240
    15 – Vitaly Petrov (RUS / Renault) – 1min37s339
    16 – Rubens Barrichello (BRA /Williams) – 1min37s585
    17 – Pedro de la Rosa (ESP / BMW Sauber) – 1min37s664
    18 – Nico Hulkenberg (ALE / Williams) – 1min37s784
    19 – Timo Glock (ALE / Virgin) – 1min39s579
    20 – Heikki Kovaleinen (FIN / Lotus) – 1min39s616
    21 – Lucas di Grassi (BRA / Virgin) – 1min39s749
    22 – Jarno Trulli (ITA / Lotus) – 1min39s776
    23 – Bruno Senna (BRA / Hispania) – 1min40s316
    24 – Karun Chandhok (IND / Hispania) – 1min41s141

  40. Dener disse:

    SPA sem dúvidas.

  41. Zé Dirceu disse:

    Zeltweg era outra não deveria ter saído. Achava boa demais aquela pista. Parece que ela era em uma zona rural pelo que víamos das imagens e pelo que já vi o Gomes comentando em seus antigos diários

  42. Leonardo disse:

    Bem que o circuito de Portimão em Portugal poderia ter uma corrida no calendário da Formula-1. Dentre os circuitos modernos não vi nenhum que se aproxime em termos de traçado. As provas da China, Malasia, Turquia, Bahrein….sou só eu que tenho a sensação de ser tudo na mesma pista?? é muita falta de visão e de respeito dos “donos” da Formula 1 para com os fãs…..principalmente os mais antigos, os que acompanham de perto a temporada, que ficam acordados de madrugada e querem assistir a algo que valha a pena.

    Que saudade do antigo Silverstone, antigo Zeltweg, Brands hatch…. onde os F1 pareciam mais balas de revolver naquelas curvas de alta. Dentre os atuais circuitos prefiro SPA e Suzuka.

  43. Zé Dirceu disse:

    Circuitos que gosto;
    San Marino, Montreal, Spa, Monza, Nurburgring, Barcelona,
    Mônaco (Pela Tradição, pois a corrida não costuma ser lá grande coisa não), Interlagos (acho bom mesmo, não é pachequismo não), Hungaroring (todo mundo odeia mais eu gosto)

    Dos mais recentes Turquia, Cingapura e Valência até que me agradam.

    Quanto aos que não estão no calendário, gostaria de ver a corrida da Argentina de volta e uma prova em B.R.N.O. na República Tcheca.

    Quanto à França, que Gomes cita em sua coluna, acho incocebível o país das 24 Horas de Le Mans, do circuito que tem a Mulsane, a Dunlop Curve, a Theatre Rouge e outras não receber a F1. Mas o GP deveria ser em Le Mans e não naquela droga de “Nevers”.

  44. Eudemar disse:

    Os meus são: Monza, Spa e Montreal.
    Os piores: Hungaroring, Monaco e o de barcelona, onde ninguém ultrapassa.

  45. Bahrein até 2009, (Estragaram esse ano)
    Indiánapolis (que não está no calendário)
    Monte Carlo.
    Hungarohing
    Montreal
    A1 Ring (fora tbm)
    Interlagos
    Suzuka
    E talvez mais algum que eu esqueci.
    =D

  46. É mesmice, mas é SPA. Não tem como não ser. E eu gostava da Bus Stop…

    Outra que eu gostava muito é Hockenhein, mas o antigo….

  47. diogo c. disse:

    Spa e Interlagos. Depois Monza, Monaco, Albert Park…

  48. Luke disse:

    Spa é o melhor de todos. Interlagos é nosso. Mas o meu preferido é SUZUKA. Velocíssimo, técnico, variado, desafiador. Não foi à toa que os deuses do automobilismo escolheram esse palco para os três títulos de Aytron Senna…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>