MENU

domingo, 18 de abril de 2010 - 6:48F-1

CHININHAS (6)

SÃO PAULO (ah, o sol…) – Se minha vó fosse viva e gostasse de F-1, diria hoje que esse Button é danado. Sempre acerta quando se trata de pneus. Tudo bem que nessa corrida da China não foi só ele, o danado. Rosberg, Kubica e Petrov — e que me perdoem se alguém lá atrás fez o mesmo, acho que Kovalainen e De la Rosa, mas não tenho certeza — também ficaram de slicks à primeira ameaça de chuva e se deram bem. Todos que tiveram medo d’água ficaram com duas paradas extras. Uma para colocar intermediários, outra para voltar aos slicks.

Mas danado, mesmo, foi o diretor de prova que colocou o safety-car quando não precisava. Acho que Button, de dentro do carro, deve ter dito isso mesmo: mas que diretor de prova danado! Eu chamaria de filho da puta. Maior trabalho para abrir lá na frente, vem o cara e junta todo mundo de novo.

Menos mal que a justiça foi feita. E, sendo justo com o diretor de prova, a corrida ficou melhor ainda. Foi um belo GP, de novo graças à chuva, que teve em Button, Hamilton (corridão, de novo, passando deus e todo mundo), Rosberg, Alonso, Kubica e Petrov os pontos mais altos. E que teve em Massa e Schumacher os pontos fracos. E uma ponta de decepção com a Red Bull, também.

Button, mui justamente, assumiu a liderança do Mundial. Ganhou duas vezes, saltou para 60 pontos. Rosberguinho é o novo vice-líder, com 50. Alonso e Hamilton, os dois que abrem caminho a fórceps nesta F-1 de 2010, têm 49. Vettel não sai de Xangai muito satisfeito, agora em quinto. E Massa caiu da liderança para o sexto lugar. Tinha toda razão ao conter a euforia na Malásia.

Já volto. Urge um café.

30 comentários

  1. Sérgio Santana disse:

    Vou torcer pro Button, pra noive dele aparecer mais vezes (que gata!!!!)

  2. Daniel Coelho disse:

    discordo de que justiça foi feita… justo seria Kubica em 3º, no pódium que fez por merecer e que o safety car desnecessario tirou… Rosberg seria 2º.

  3. Essa “juntada” que o Safety Car fez só piorou a situação da corrida. Todos os carros juntos, rápidos e lentos juntos, e na chuva. A relargada pareceu GP Masters.

  4. MSM disse:

    Enquanto a maioria dos pilotos foram para os boxes assim que começou a pingar mais forte, Button, Rosberg e KUbica, ficaram na pista e fizeram o certo. Conseguiram se manter na pista e não cometeram erros, o que só fez abrir uma vantagem enorme.
    Pena que algum infeliz (no mínimo isso, pois não quero dizer que fizeram de propósito por algum motivo estranho) mandou inexplicavelmente o SC. Estragaram a corrida de Rosberg e Kubica e favoreceram Hamilton e Alonso.
    Button outra vez mostrou que nem sempre vc ganha um gp correndo no limite a prova inteira como faz Hamilton, andou muito, é verdade, mas o carro com as modificações este ano, chega no final no bagaço. Mesmo pilotando na ponta dos dedos, Button ainda chegou no sufoco.
    Outra atitude estranha dos comissários, foi a não punição ao Hamilton por transitar além da faixa de segurança no pit, qd disputava posição com Vettel. Além da equipe priorizar o Hamilton, será que ele tem ajuda extra-pista também?
    ROsberg apesar de ser prejudicado, fez outra bela corrida e já está merecendo uma vitória, ficou na frente do Schumi, as acabou se complicando na estratégia dos pits e no final, já não tinha mais carro e braço para impedir as ultrapassagens.
    Alonso também andou muito, mesmo com o erro na largada e depois com a desnecessária forçação de barra na entrada dos pits com o Massa. É incrível como uma equipe como a Ferrari ainda comete o erro (2 vezes por sinal) de chamar os dois carros ao mesmo tempo para parar. A perda de tempo foi imensa e o resultado nós vimos na prova. O Massa teve um péssimo gp, não andou bem em nenhum momento e no final ainda conseguiu passar o Alguersuari e o Schumi, que estavam com carros mais fracos que o dele.
    Kubica mais uma vez fez um corridão, e não chegou em 3º por causa do erro do SC. Essa Renault, para mim é a surpresa do campeonato, não esperava que tivesse um desempenho tão consistente, até o Petrov andou bem, apesar de alguns erros, conseguiu disputar posições e chegar nos pontos.
    A Red BUll ficou só na promessa, até mesmo com o Vettel, o carro parece que não rendeu bem, além claro, da estratégia errada das paradas.
    Boa corrida outra vez este ano, e eu que não gosto desse circuito, só gosto do retão, mas outra vez não me arrempedi de acordar de madrugada.
    Dessa vez não houve nenhum piloto se metendo entre as grandes, as 5 equipes principais pontuaram. Vamos esperar ansiosos pelo calendário na Europa, com nova modificações nos carros, para ver se a disputa continua legal.

  5. Leonardo disse:

    O Button lembra muito o Prost…

  6. Maurício MV. disse:

    Que Alonso que nada. O grande piloto da F1 atual é Jenson “THE BEST”Button.

  7. Mirax disse:

    Pela primeira vez eu não vi o Galvão Bueno, falando aquelas besteiradas todas que ele sempre fala.

    Aliás, elogiou o Hamilton, que pra mim é uma novidade imensa. Ele sempre trata de tirar dos cachorros e colocar em Hamilton.

    Mas pra não sair invicto, o Babão Bueno tentou fazer uma intriga entre Massa e Alonso. Como Massa não caiu nessa, insistiu. Perdeu uma boa oportunidade de ficar calado.

    • Neanderthal disse:

      É verdade que hoje esteve mais comedido nas besteiradas, mas ele ainda insiste em mostrar as opiniões dele de modo muito longo, muitas vezes o cara passa um minuto, no relógio, “expondo” a “lógica” de uma atitude ou de acontecimento na pista – enquanto dentro desse tempo a corrida continua lá rolando, é claro, coisas importantes acontecem, nós espectadores percebemos mas ele não, e é inevitável escutá-lo, a não ser que se coloque a TV no mudo.
      E, sinto muito, mas a compreensão e o conhecimento dele sobre esse esporte é fraco, muito fraco.

      Ah, e prá contrariar o fato que ele não teria dito besteirada, de novo hoje ele anunciou “vamos ouvir o rádio do Hamilton”, enquanto o piloto já falava. É claro, ele tem o respaldo do Burti escutando com fone próprio e não deixar perder a escuta, mas há telespectadores que gostam sim de escutar toda a mensagem no original, é parte importante do nosso interesse em assistir mas é um direito solenemente desrespeitado pelo pretensiosíssimo e ufanista narrador.
      Quanto ao episódio Massa-Alonso, o canal da intriga foi o repórter Carlos Gil, que este sim me pareceu ficar ligeiramente contrariado com a resposta do piloto brasileiro.
      O Gomes pode estar certo ao afirmar que, jornalísticamente, havia um conflito a ser explorado ali, mas é fato que o repórter insistiu na pergunta com o claro sentido de encontrar uma discórdia fundamental entre o brasileiro e o espanhol.
      Mais uma vez é o ufanismo obrigatório da retransmissora oficial a estragar a exibição de um esporte tão espetacular quanto singular. E tenho dito.

  8. ALEX B. disse:

    Tu tá sacaneando Gomov! Linda a china girl!

  9. Guerwin disse:

    Quando alemão retomar a forma vão dizer que só tá ganhando por causa do carro.

  10. RCRG72 disse:

    Realmente, pontos baixos da corrida. Ver o dócil Schumacher e ver Felipe Massa ficar lá trás por causa da manobra safada do Alonso.
    Faz falta nestas horas caras como Piquet ou A.Senna.
    Piquet talvez colocasse Alonso para fora da pista, ou daria nele umas boas porradas fora dela.
    Senna alcançaria Alonso e o deixaria para trás, ou talvez o colocasse para fora da pista também. Vingança não é bonito não, mas, Alonsito bem que merecia se F#D#E#!
    Aos pilotos brasileiros falta, na minha opinião, melhores condições de aprendizado em categorias de acesso à F1. A diferença de técnica de pilotagem é muito grande. Também ficam mais tempo em equipes de pequeno porte.
    Massa precisa se cuidar, diminuir e aparar as diferenças com Alonso. Em determinado ponto do campeonato poderá vir a ter que correr para ele. Na Ferrari, a equipe é a prioridade.
    B.Senna e Di Grassi, com carros que são umas merdas, que aprendizado é esse com o Galvão fala tanto? Talvez estejam mais lentos que os carros de GP2.
    Tem gente que critica as críticas feitas aos pilotos brasileiros como uma grande burrice de terceiros mundistas.

    Os fatos falam por si. Patriotada estilo AMERICANA é que é uma babaquice.

  11. tião galinha disse:

    E FALEM DO HAMILTON, TEM QUE SER FODA PRA FAZER UMA CORRIDA COM ESSAS… FELIPE MASSA BOTA PRA DESTRUIR, DEIXA DE PASSIVIDADE

  12. Mauricio disse:

    Se o campeonato continuar tendo grande distribuição de pontos, em vez de ser polarizado por dois pilotos, a regularidade do Button pode fazer diferença.
    E o cara já se acentou no time.

  13. Roseli Lopes - São Bernardo do Campo disse:

    Gostei da frase do Reginaldo Leme na hora em que o Alonso passou o Massa na entrada dos boxes. Algo como: “O Massa saiu com meio carro inteiro da faixa”. O que é “meio carro inteiro” ? E também foi legal o Massa não entrar na armadilha sobre a possível polêmica dessa ultrapassagem.

  14. Williams disse:

    Cara… o que que o Schumacher tá fazendo ali no meio daqueles adolescentes? nunca me simpatizei com ele não mas hoje deu até pena de ver … o tempo dele na
    F1 já passou – acho que aposenta esse ano, pq ele vai tomar coro de muita gente esse ano! Já o Button tem sorte de campeão mesmo; porque ela tá o tempo todo do seu lado. Aquela estrela que o Barrica não tem o Button tem! O tempo do Barrica tmb já passou cara, De La Rosa… Webber. Esses tão ali só pra ajudar a desenvolver mesmo o equipamento e nada mais – é um trabalho muito bacana que muita gente gostaria de ter, mas não me venham com essa de que “o sonho de ser campeão está mais próximo do que nunca” porque essa não cola mais não. Ah sim… e pros corneteiros do Hamilton, especialmente o orelha do outro post… Isso sim que é piloto… merecia a vitória, mas pelo que fez na corrida, ficou de bom tamanho – 4 paradas e 2 segundos atras do Button. Mais 1 única volta ele ganhava pq a chuva apertou no final! É um piloto que enche os olhos de quem gosta de AUTOMOBILISMO, e não só dos pilotos da casa! E o Alonso já deu uma tesoura voadora no Massa pra deixar de ser otário e entrar no box como home! tem q entrar torando por dentro rapá, senão fica pra escudeiro mesmo! Desse jeito não tem como… ia pra batida logo e botava fogo no circo! tá afroxando o Massa… tá afroxano… depois não reclama! Depois não ficar dando uma de chorão não, PO!!!! Já basta o que eu tenho que aguentar de lamúrias e choradeiras rapá! Haja como home fi! Cordeirinhos são servidos assados na F1! Depois não diga que eu não avisei…

  15. David disse:

    Já o Shumacher tá se mostrando ex-piloto em atividade. Com certeza bateu seu recorde de ultrapassagens levadas em uma corrida, só não sei se bateu o recorde mundial, se for, bom para ele que vai ter mais um colocar na prateleira. hehehe.

    • Neanderthal disse:

      Essa do novo recorde foi boa.
      E a performance dele hoje vai reforçar a idéia, não sei se verdadeira, de que o alemón era bom mesmo para ultrapassagens nas paradas de box.

  16. David disse:

    Alonso precisa parar de errar. Ele é o melhor da categoria mas errou em todas as corridas até agora.
    No Bahrein errou na ultima volta de classificação e ficou em terceiro, mas corrigiu na largada.
    Na Astraulia errou na largada rodou e ficou em ultimo, fez corrida de recuperação e parou no Massa.
    Na Malasia de novo erro na Classificação, mas tudo bem coletivo com a equipe e largou no fim do grid.
    E agora na China errou de novo na largada, queimando, eu não lembro a ultima vez que alguem faz isso, menos mal que dessa vez ele não ficou parado na Massa que tem um ritmo de corrida bem inferior, mas está complicando o campeonato.

    • Silvio Roesler disse:

      David,

      Parabens pela sua memoria seletiva…
      Que eu me lembre, o Alonso cansou de tomar pau do Hamilton e preferiu fuigr da McLaren a continuar andando atras.

      O melhor piloto NUNCA leva pau do companheiro de equipe de maneira seguida

  17. Felipe Hulkenberg disse:

    Mais uma grande corrida, graças ao componente chuva, nos tilkódromos da vida. Falem mal do Petrov agora, falem. Fez uma “corrida de gente grande”, como diria o filósofo-mor da Fórmula 1, Galvão Bueno…

  18. Taffamello disse:

    E eu perdi a corrida, não acredito!!! Malditos 10 mins a mais de sono que fui dar antes de acordar…. Essas corridas de madrugada só [email protected][email protected]$ com agente!!!

  19. Neanderthal disse:

    Pena que aqui no Bananão não se permitem apostas em resultados esportivos, teria ganho uma grana com essa vitória do atual campeão.

    Discordo do comentário sobre o safety car, o entulho estava exatamente sobre a linha de saída de uma curva, estava bem em frente a uma zebra.

    Coitados do narrador e repórter da retransmissora oficial, bem que tentaram mas não teve como arranjarem um bom motivo para o parco resultado do brasileiro da Ferrari.

  20. JackSpeed disse:

    Button esta saindo um estrategista de primeira,essa nova F1 pede cabeça fria e inteligencia no uso da borracha,são os pneus que farao a diferença nas corridas e butao parece ser o mestre nisso,eu prefiro quando chove logo,esse chove nao molha irrita mais foi uma boa corrida,como sao burros esses caras se sou eu nao entro nos boxes,que mico,entrar e depois desfazer a cagada,fazer o que.

  21. Gu disse:

    Button é o cara , no carro dele já diz isso “Button n°1″.
    o primeiro piloto da temporada a vencer 2 vezes

  22. disse:

    Esse Button é um come quieto, Alonso nos cascos e o Schummy logo mais tropeça na banheira de casa e os médicos o impedem de correr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>