CURTI
SÃO PAULO (e teria um, mas não terei) – E não é que ficou uma gracinha o novo Uno? Está nas capas das principais revistas de automóveis, quem quiser saber mais dele que compre as ditas cujas. Só não queria deixar passar em branco o lançamento, porque desde o fim do ano passado, quando vi as primeiras fotos, achei o carrinho um barato. O detalhe dos quadradinhos na frente é o charme da vez.
Na verdade, o Uno original continua sendo feito, como Mille, no Brasil. Mas tem sido prática da indústria lançar novos carros e usar velhos nomes, então que se dane. Pelo menos ficou legal. Bem melhor, por exemplo, que o medíocre Voyage que a VW colocou no mercado.
O Uno sempre teve personalidade, e esse também tem. Eu tive um Uno SX 1985 preto, modificado pela Mirafiori, cheio de coisa, com teto solar, quatro faróis quadrados, spoiler, farol de milha, bacana pacas. Arrombaram duas vezes para roubar o toca-fitas. Numa delas, quebraram todo o painel. Fiquei um ano para arrumar, porque era muito caro. Era fácil abrir o Uno, bastava colocar o joelho da porta e puxar por cima, porque não tinha moldura, fazia quina com o teto.
Fiquei com ele cinco anos, quase. Dava muito problema nos comandos-satélite de luz e quebrou o coxim do motor duas vezes. Um desastre. Era a álcool, transformei para gasolina.
Mas eu gostava do carrinho. Vendi uma semana antes do Plano Collor para comprar um apartamento. Perdi toda a grana. Fiquei sem o carro e sem o apartamento. Quando acabaram de devolver o dinheiro, deu para comprar um Karmann-Ghia.
Com certeza, muito melhor que o original. Já estava cansado o desenho do Uno antigo.
Vamos ver o preço, pois pagar R$ 23.000 num Uno é muita coisa para pouco carro.
Cada comentário! Tem cara que ainda fala do Agile, aquele Corsa de primeira geração com uma grade de Silverado!
O Uno ficou muito bacana, pelo menos um que foge do padrão de design brasileiro, que tem transformado carros bacanas como Ka, em aberrações. Espero que mantenha as boas características do velho Uno.
E o Voyage ficou medíocre sim, pois a Volks não teve coragem de criar uma traseira arrojada como o restante do carro.
Vcs são muito chatos. Esse Uno novo ficou bonitinho, sim. Simpático, pelo menos.
A Fiat já divulgou quanto vai custar cada versão?
Horrível, eu prefiro o voyage da VW ou o Agile da GM.
Uma aberração como o AGILE da GM.
muito feio…parece demais com o Clio…..realmente, nada mais se cria, tudo se copia…..
Achei muito feio, e parece versão anabolizada dos feios carrinhos urbanos japoneses de 5 ~ 10 anos atrás. Ou de alguns carros da Renault, que tem tradição em fazer carros feios. Há quem goste… Eu prefiro carros com jeito de carro, e não de brinquedo como o 206, 307, Citi, etc…
Se desfez do Uno e, tempos depois, conseguiu comprar o Karmann-Ghia? Ficou no lucro, no final das contas.
O meu Agile já é polêmico…esse, então ficou pior e mais feio!!!!
Bonitinho, mas deverá custar os tubos em relação ao Uno atual. Alem do que, só mostram as fotos das versões top com todos os itens externos na cor do carro e etc….queria ver a foto do modelo pé-de-boi pra ver como vai ficar, pois vai ser ele que veremos nas ruas em grande maioria.
Horrível! Parece com os carros da Renault, sem personalidade…
Strange fruit!
Parece Brasilia exportada pela Índia.
Não esperava um elogio do Flavio sobre o novo Uno, achei que ele não gostava muito de FIATs. Mas concordo em gênero numero e grau. Tenho um ELX 94, que se somar os gastos com manutenção dos últimos 4 anos não chegam a R$ 2000. (Diferente de amigos meus, que tem GM e VW já desse século e que já deram muitso problemas e gastos, vivem reclamando, mas não dão o braço a torcer e não querem FIAT também). No momento estou a procura de outro carro, não sei se FIAT… (talvez um novo Uno) mas o ELX vai ficar comigo e quem sabe um dia possa ir para as pistas.
ficou pior que o Agile, se fosse GM estariam quebrando o pau.
Caro Flavio
Coincidencia, eu tambem tive um Uno SX 86 que foi arrombado da mesma forma, com joelho na porta, mão em cima e a mesma dobrava no meio, tambem pra roubar o toca fita. Mas dei mas sorte porque comigo o carro não deu nenhum problema. Foi um carro que eu gostava muito. Sorte tambem porque vendi antes do plano Collor.
O Uno já nasceu moderno. E essa nova versão ficou show, Lembra o Panda sim, aliás, como o Uno é utilizado como carro de trabalho por várias empresas que botam o bichinho prá torar nas estradas de terra do interior do país, não sei porque a FIAT nunca lançou por aqui o Uno/Panda 4×4, seria muito bem-vindo. Só espero que esta nova geração resolva o problema de corrosão na carroceria. Tive um Uno novo entre 2005 e 2006. Vendi porque com um ano de uso começaram a parecer pontos de ferugem em vários lugares da carroceria, justamente quando terminava a garantia de fábrica!
Achei muito legal o novo uno, acho que vai matar o Palio com o tempo, tb gosto do antigo (MIlle) e talvez até ainda compre um, mas sou contra esse negocio de lançar um modelo novo e continuar o antigo com outro nome, coisa de último mundo mesmo
Parafraseando um amigo meu: “parece o kia soul depois da tuberculose!!”
Ele é uma mistura de Fiat Panda com Fiat Cubo. É diferente e o estilo me agrada, principalmente nas cores vibrantes como este amarelão aí.
Comparando ele com o lançamento do Ka, acho que o impacto visual é bem menor e este aparentemente pode levar a familia tranquilamente com espaço para todos.
Se eu fosse a Fiat, esta grade aí eu teria feito em 5 barras diagonais para identificar a marca. Acredite, eu fiz isto no photoshop e não mudou muito do que já está.
Mas ainda acho que a Fiat deveria relanlar um carro no estilo do 147, pois a moda agora é mini-carros espaçosos, economicos e pouco poluidores. O conceito eles já tem e dominam, é só fazer um desenho numa folha de caderno e mandar fazer.
Gostei do carro também. Mas também acho que deverá ser caro, a exemplo do Fiat 500.
Os carros da Fiat, hoje, são os que mais conseguem inovar no que diz respeito a design. As outras marcas estão bastante parecidas.
Algo em torno de R$ 30 mil é o que dizem por aqui.
Com o dinheiro de um desse aí peladão, eu compro um semi-novo completo.
Mas não adianta, zé povinho prefere carro ZERO.
Quem tem dinheiro também.
acho q é a primeira vez que vejo o Flavio Gomes falando que gostou de um carro popular novo !
rsrsrs
Também curti… o texto, até chegar na parte do Collor. Tudo estava indo tão bem! Viajei até o Uno 86 do meu pai, que levou os quatro membros da família, e uma pesada bagagem, do Rio ao Nordeste. E como nós subimos, e como rodamos! Visitamos até mesmo o Velho Chico. Dois anos depois, em 88, uma Elba novinha e pé-na-estrada para o Sul do país. Rodamos tanto quanto da última vez. E então, veio o Collor. Nós? Não fomos mais para lugar nenhum. Nem de carro, nem de “carroça”, nem de nada. As aventuras passaram a ser outras. Talvez aquelas que víamos no Fantástico! O presidente voando em avião caça, montado no Jet Ski, lutando caratê, rindo à toa. E tem gente que esquece dessas figuras, né? Hoje ele está lá em Brasília de novo, rindo novamente às nossas custas. Ah sim, o Uno, o referido ex-presidente deve achar carro de pobre. Eu adorei. Vale um belo financiamento em 60 meses.
Ao menos pelas fotos, adorei o carro. Eu já gostava do Uno original, que foi o primeiro carro pequeno no qual eu regulei o banco do motorista para minha altura e ainda tive espaço no banco traseiro, mas esse novo ficou muito parecido com o Panda, que é um carrinho que eu adoro. Agora, evidentemente não dá para agradar a todos. Aqueles que compram carro só devido ao logotipo VW da frente vão odiar mesmo. Enfim, alguns gostam de Chianti, outros de Sangue de Boi…
Resumidamente, sobre seu Uno, dá pra dizer que você, previamente auxiliado pela Mirafiori, fodeu o carro! Uma expécie de desbravador do tuning!! hehehe
Babaquices à parte, a frente dele me lembrou a do Nick.
Que coisa mais horrenda.
Parece uma portuguesa que só raspou o bigode de um lado.
Carro bem bonitinho… a 20 anos atras seria digno de um lançamento no Salão do Automovel…
Imperador
Plataforma derivada do Palio, quase 90% do carro e novo. Estepe no Porta Malas. Estes motores 1.0 e 1.4 sao FIRE, porem evoluidos (1.4 tem ate variador de fase!). Este 1.4 promete fazer este Uno um dos mais economicos do Brasil. Pelo preco deve matar o Palio Fire, mas nao o Palio mais rico (ELX).
Ha anos a Fiat esta muito alem de VW, GM e FORD.
O Uno ficou o maximo.
Desculpe mas ainda nao apresendi colocar acentos neste note novo…
abs
Pelo amor de DEUS flávio, mostra meu carro tão injustiçado !!!!!!
Um dos melhores fabricados pela FIAT mas acabou no marasmo !!! por que ????? ele ta um gracinha !!!!
TEMPRA 96 2.0 !!!
Eu tive um uno Mille Brio. Grande carro,rsrsrsr
Comprei o carro em Março de 1997, ele estava com 42000Km, vendi ele em Janeiro de 2006 com 215000 km.
Troquei o jogo de Pneus umas três vezes, rolamento de rodas, embreagens, freios, discos, tambores.
Uma vez, na casa de uma ex-namorada quebrou uma peça que ajudava segurar o motor na parte da frente, fui para casa com o motor fazendo um baita barulho.
No dia seguinte quando fui comprar outra, o carado auto – peça me falou que nunca havia vendido aquela peça e só tinha apenas uma para quando alguém precisa-se,rsrsrsr
Histórias do UNO, mas até hoje tenho saudades foi um carro que me ajudou muito……
Um abração a todos que também veêm em seus carros grandes parceiros…..para o trabalho, estudos, lazer, familia,etcc.
E com relação a namorada ela já casou com outro cara eu estou muito feliz com a minha mulher….
Se aquele uninho falasse,rsrsrsrs
Alguem sabe onde fica o estepe nesse modelo? Continua na frente?
O FG tem fotos deste seu antigo uno? abraço te mais.
O estepe será no porta-malas e não mais no cofre do motor como nos bom e velho Uno. A firma da minha familia tem um 93 com 300 mil Km rodado. Ninguém troca por nenhum outro!
bom ser prestarmos bem a atençao no desenho ,colocando este modelo ao lado do antigo…veremos que realmente é sim uma releitura atualizada,mesmo que digam que sua origem vem do fiat panda, de fato pelo desenho achei bacana ele sem duvida nenhuma ,sera um carro que nao passara desapercebido em lugar algum,outra sacada da fiat ao meu ver foi a manutençao do nome uno, o que se acaba criando uma dinastia, pois na minha visao o uno é para a fiat,o que o fusca foi para a volks,e como tal merece sim todo o respeito e continuaçao, parabens para fiat.
Mais uma porcaria!!!
Vai ser o PANDA brasileiro!
Hoje o Karmanga vale muuuuuuito mais do que 1 Uno 0km……
Eu tive o melhor deles:
Uno Turbo IE…fantástico….depois vendi e um ano depois comprei outro.
Sou doido pra ter um. E, realmente, tem que ser doido pra ter um, hoje, 2010, depois de 15 anos de “boy” judiando deles… Mas é um carro belíssimo, pocket rocket perfeito, muito bonito no visual, desempenho, durabilidade e equipamentos.
E não chama a atenção, dá pra andar todo dia sem ser parado pelo guarda…
Esse Novo Uno ficou legal. Bem diferente, gostei.
Falando em planos econômicos, meu pai tinha em 1985, no primeiro plano do Sarney, um Opala 75 amarelo com listras pretas na lateral e um Passat 85. Foram pras cucuias.
Acabou por fazer um grande negócio, pois se falarmos em percentual de valorização, o Karmann-guia subiu muito mais que o Apto. e o Uno. Aliás as exportações do Karmann-guia para a Alemanha continuam grandes…
Com todo o respeito aos que gostaram, mas achei muito feio.
Sobre o “verdadeiro” Uno, um carrinho honesto e valente.
Se for igual ao Panda europeu vou comprar um logo logo…Ano passado aluguei um na Bélgica e rodei um bocado pela França. Foi ótimo, pequeno mas agil e 4 pessoas viajaram sem problemas com grande economia. Tomara que fique assim na adaptaçao tupiniquim. abraços e parabéns pelo blog
Será que eles mantiveram o estepe no cofre do motor ? Pelas fotos que vi até agora não deu para saber… Foi uma das melhores sacadas da Fiat, desde o 147; fica fácil de calibrar o dito, não é necessário tirar as bagagens do porta-malas para trocar o estepe, e principalmente hoje em dia ele não é roubado !!!
Provavelmente não Claudio, pois o estepe embaixo do capô não permite passar no teste de impacto.
Pneu não deforma.
[]’s
Eu gostei. Ainda mais assim, amarelo, cheio de personalidade. Meu primeiro carro zero foi uma picapinha Trekking 1996 vinho, derivada do Uno, e adorava a moça. Aliás, acho que uma picape derivada deste novo Uno ficaria bem mais simpática do que aquelas aberrações com toneladas de plástico em que se transformaram as Adventure. Vi que há uma outra versão “aventureira”, mas curti bem mais esta da foto.
O Uno parece que ficou legal…tem que esperar pra ver ao vivo.
Vale lembrar que o Uno original ( projeto de Giugiaro ) demorou tempo para ser aceito, no começo também era alvo de piadas e taí até hoje, como Mille.
Ah e o Voyage não é medíocre não.
Tá um pouco caro pelo que oferece mas é de longe o melhor da sua faixa de mercado.
Será que arrumaram a suspensão ?todo Uno come pneu lateral ,abre as pernas mais do que as meninas da paulista.
Os carros da Fiat sempre foram pessimos de suspensão ja ví em loco e acompanhei por revistas varios acidentes com essa marca;Na Europa ninguem compra .
Bullshit!
Tive três Unos (S 1.3 1988, CS 1.5 1991 e um ELX 1.0 1995) e nenhum me comeu pneu na lateral e nunca houve nenhum acidente por “quebra” de suspensão! E olha que andei mais de 100k km´s com todos. Suspensão quebra quando não se tem manutenção ou o dono é um retardado que destrói a mesma nos buracos da cidade…
Concordo com o Sérgio Balbino (será que é o mesmo Sergião que estudou Adm na Puccamp comigo em 95?), tive um Uno Mille Fire Flex, andei 130 mil quilometros com ele em menos de quatro anos, e jamais tive problema de desgaste desigual. A suspensão durou bastante, muito mais do que a do Santana que eu tinha antes, e o carro é um primor em estabilidade e, considerando o motor nanico, o desempenho.
Bullshit [2]!!
Andei 90 mil Km nos últimos 2 anos com um Mille (carro da empresa), frio, calor, asfalto, estrada de chão, ladeira, buraco e tudo que é terreno ruim e o carro nunca deu pau na suspensão. Chegava na agência e não tinha o que trocar, tudo firme e alinhado, foi se o tempo que Uno erra porqueira. Eu mesmo sempre tive um pé atras em relação a Uno e hoje tenho respeito, eita carrinho resistente. Sem falar que tem um motor bom, excelente relação de marchas e ótima aceleração.
Gostei.
Mas o sucesso do uno se deve justamente ao fato de seu visual “ultrapassado”.
Se a Fiat não fizer igual a VW, que fica mudando o gol toda hora e o deixou com cara de carrão (impopular), vai continuar vendendo bem.
Uno faz sucesso porque além de confiável, é barato. Façam um Pálio a 20 mil reais e venderá como água…
Gol com cara de carrao!!! Pronto agora vou dormir pois jah vi a maior baboseira da semana !!!!!!
A Fiat pegou a “doença” da GM, de lançar carros novos com o mesmo nome do antigos de sucesso.
A GM fez pior, vide o Kadett (= Astra Alemão) , depois importou e fabricou os Astras ( que nada mais eram que um modelo a frente dos Kadetts) e atuais Vectra ( = Astra Alemão). Que salada ! depois não sabem porque perderam mercado.
esse aí sabe tudo de opel, viu? kadett era kadett mesmo, desde a década de 30 (passando pela geração que virou nosso chevetinho). a chevrolet do brasil perdeu mercado por desatualização de produtos posteriores, a partir do ano 2000.
Ficou legal sim, aliás hoje em dia minha impressão é de que os projetos mais trabalhos esteticamente são ou de supercompacctos tipo esse ou de carros de alto luxo (tipo esse conceito maravilhoso Citroen Metropolis). P/ esse modelo, tem cores que valorizam mais ainda, e o nome Uno fica até mais apropriado a esse carro do que às versões anteriores.
Um panda remendado… Por que a gente não consegue se equiparar aos europeus pelo menos em qualidade de acabamento?
Como não, se exportamos Uno para Europa há séculos?! Aliás, este novo também será exportado. Se procura acabamento e amenidades à bordo, tem que pagar por isso. Nosso mercado paga?…
Flavio, essa ai nao e nada menos que a Panda que roda aqui na italia a uns 6 anos, sempre me perguntei porque a Fiat nao vendia ela no Brasil, tem uma versao aqui a “Abarth” que e um espetaculo… dizendo pra quem??? vc vive por aqui sabe mais do que eu…. abraços!!!!
Bem lembrado!
É uma (feliz) adaptação do Panda, que sucedeu o Uno na Europa. Há anos a Fiat ensaiava se fabricava ou não o Panda, e finalmente o fizeram.
Não importo se o nome é Panda, Uno, ou Mille, afinal, “o que há num simples nome”? (Shakespeare).
O importante é termos um carro novo, com um desenho que sai um pouco da mesmice, e honra o “velho” Uno!