MENU

Tuesday, 20 de April de 2010 - 13:20F-1

E NÃO SE FALA MAIS NISSO

SÃO PAULO (eu ficaria quieto) – A Ferrari solta um comunicado por minuto para dizer que está tudo bem entre Massa e Alonso, por conta da ultrapassagem de domingo na entrada dos boxes. E quer saber? Conhecendo Felipe, acho que está mesmo. Repito o que disse no dia. Se o brasileiro está puto, é com ele mesmo. Por ter andado tão mal na chuva e por ter sido surpreendido pelo companheiro de equipe numa situação rara, que só é protagonizada por pilotos acima da média. “Tem que ficar esperto”, falou. Claro. E com todos os outros, não só com Alonso. Esse Mundial será vencido por quem ficar mais esperto e ligado. O tempo todo.

Acho até que se tivesse a chance, Massa faria o mesmo. É um piloto combativo e hábil para tal. Mas teria de estar bem na corrida, galgando posições, buscando o pódio. Em Xangai, não estava. Foi uma atuação apagada. Felipe é melhor do que o que se viu nessa corrida. Quanto a Alonso, está na dele.

Não creio que o episódio vá azedar as relações entre os dois. Eles são civilizados. Massa nunca teve problema com companheiro de equipe nenhum. E o que aconteceu entre Alonso e Hamilton é bem diferente. Os problemas do espanhol foram muito mais com a McLaren do que com o jovem inglês.

131 comentários

  1. Alexandre Kerassiotis says:

    Ouvi o Galvão Bueno (estou com saudados de nosso comentarista Máximo Bueno) falar que “não se pode ultrapassar em bandeira amarela”, situação em que a corrida estava quando houve a ultrapassagem. Sabemos que há troca de posição dentro dos boxes, mas esta situação onde se encaixa: Pista ou Boxes?

  2. rafael pipoca says:

    O Fernanadinho tem precedentes com o piquezinho e o robinho. Dizem que o cara é competitivo, pra mim é um fiadaputa (não vai publicar por causa do fiadaputa? que tal fiadumaégua?)

  3. Orlando Salomone says:

    Concordo contigo, Flavio, em toda a linha.

  4. JONAS MONTANARO says:

    Como se diz, seu primeiro adversario é seu proprio companheiro de equipe. Entao o Massa, que nao de moleza que duele e se possivel de o troco no espanhol. De preferencia na proxima corrida.

  5. Daniel Ramos de Oliveira says:

    Concordo,o Massa deve ter ficado “puto” com ele mesmo,e não com o Alonso.Se teve uma conversa depois?É óbvio que teve,mas cada um explicou o que tentou fazer naquele momento.Foi arriscada a atitude do Alonso?É claro que foi!Mas o Massa com a incrivel habilidade,colocou o carro um pouco pra fora,e evitou assim que os dois batessem,e jogasse a corrida fora.
    Isso ai o clima da Ferrari continua o mesmo,pode ter ficado em estado de alerta pra Barcelona,porque nós sabemos que quando o Alonso tá em casa,ele briga com tudo pra ganhar as 1ª posição na Classificação,e a Vitória.Vamo ver como a Ferrari vai se sair,eu particulamente nunca torci pra piloto e sim pra a equipe,pra mim tanta faz quem chegue em 1º,se é o Alonso ou o Massa,pra mim o que importa é a equipe ir bem :D

  6. Roberto castro says:

    kaio Stadler também concordo;

    Abraços

  7. Roberto castro says:

    Silvio Roesler, num precisa de lupa para analiosar a tempora da de 2007 não, primeiro qualquer um andaria rapido com favorecimento da equipe enquanto as ctegorias diferentes também concordo so não esquece que o inglês copiava oos acerto do alonso pra pode andar rapido, enquantos rsutados finais ficaram empatados nos pontos isso pq a euipe favorecia o inglês.
    Lembra deste comentario: A mclaren corre contra o alonso não contra a Ferrari:!!!
    Abraços

  8. Lucas says:

    Não sei se o ambiente está bom. Você leu a declaração de Motezemolo falando que os pilotos correm para a equipe e não para eles mesmos? Foi uma maneira bem light de reprimir Alonso pelo ocorrido. A Ferrari não admite isso, os dois carros poderiam ter saído da corrida facilmente.
    Ah… e outra. Acho que se fosse o contrário, Massa não faria o mesmo, não com um companheiro de equipe.

    PS: Não estou julgando o mérito se Alonso agiu corretamente ou não. Apenas acho qu eo clima não está tão bom quanto parece na Ferrari, nem que Massa faria o mesmo se tivesse a oportunidade. Se o clima estivesse tão bom assim, não teriam tantos comunicados.

  9. deschamps says:

    Estatística, agora sobre Alonso X Massa em 2010 (4 GPs):

    Total de voltas: 217
    Alonso mais rápido: 125 – 57.6%
    Felipe mais rápido: 92 – 42.4%

    Ambos na pista, é claro.

  10. Jorge Silva says:

    Já eu sempre tive uma simpatia pela MClaren por causa do Senna, desde que Hamilton apareceu tornou-se o meu piloto favorito(antes era Montoya), rápido, agressivo, da Mclaren e fã de Senna(seu capacete foi inspirado no de Senna). Perfeito!
    O fato de Hamilton copiar o acerto de Alonso só mostra que com carro igual ele é tão rápido quanto o Alonso, e só lembrando que era o ano de estréia dele, ou seja, totalmente inexperiente em acertos de carro, e agora com 3 anos de F-1 não é ele que acerta o carro?
    Gosto do Massa mas ele ainda não está no nível de Alonso e Hamilton.

  11. Marcelo Araujo says:

    Continuo desconfiado que a porrada na cabeça desnorteou o Felipe.

    Aguarde-mos, pois.

    • Douglas Amorim says:

      Não sei se “desnorteou”, mas com certeza o evento e ter que ficar parado em casa influencia de alguma forma na performance. É a mesma coisa que você passar o dia inteiro deitado e ir trabalhar no pesado dia seguinte. A sensação é de que você nem descansou…
      Até o meio do ano – no máximo – ele pega o ritmo de novo. Ele é bom piloto e inteligente. Considerem também que as corridas tem sido atípicas, o que não ajuda nada.
      Alonso, ao contrário, com a trapizonga do ano passado, teve muito com o que exercitar sua pilotagem.
      A situação está ainda pior para o Michael, três anos é dose.

  12. Igor says:

    Ah.. aproveito para dizer que não aguento mais ler e ouvir comentarios sobre manipulações da Ferrari, proteção ao primeiro piloto, nheé nhé nhé nhé nhé… Isso cansa. Brasleiro não sabe aceitar que Schumacher é melhor que Rubinho e Alonso é melhor que Massa. Raikonen era “teoricamente” o primeiro piloto e Massa conseguiu bate-lo em uma temporada, perdeu a outra e na última estava dando uma lavada no finlandes quando houve a tentativa de homicidio por parte de Barrichello. É do esporte… pra um ganhar o outro tem que perder!

  13. Igor says:

    Era de se esperar um melhor rendimento de Alonso já que é, de fato, mais piloto que o brasileiro. Mas a diferença está maior do que eu imaginava. Massa só estava a frente do campeonato porque conseguia largar melhor e segurava Alonso a todo custo. Pra falar a verdade, a única corrida que Massa mostrou valor, até agora, foi no Bahrein quando foi ultrapassado na largada. Nas outras ficou devendo e na última ficou devendo MUITO. Vamos esperar as provas europeias. Acho que ele pode crescer e ao menos deixar a vida do espanhol um pouco mais complicada.

    • Iceman says:

      Realmente a melhor corrida do Massa foi a do Bahrein em que ele largou mal mas discordo de que todas as outras foram péssimas.
      Sabemos que na chuva o Massa não rende bem como no seco e pra evitar fazer cagada como em Silverstone ele dá uma segurada mesmo, vendo por esse lado, ele foi bem em Melbourne, largando muito bem no molhado e garantindo pontos importantes e na Malásia veio de trás, passou Dom Fernando na largada, não foi excepcional mas foi uma corrida consistente, agora nessa última ele foi mal mesmo, indefensável.
      Alonso é mais piloto sem dúvida alguma, mas o Massa é osso duro, vejo que os dois estão sentindo a pressão de ter que chegar na frente do outro e reagindo de formas diferentes, enquanto o Alonso se mostra agressivo em todas as corridas o Massa procura ser o mais cuidadoso possível, fazendo boas largadas e evitando repetir o erro do Bahrein quando poderia ter vencido e os erros de 2008 quando manobras afoitas custaram pontos preciosos no início do campeonato, pontos que lhe dariam o título.
      É lógico que se as coisas continuarem caminhando assim Alonso manterá a vantagem, mas acredito que Massa vá engrossar o jogo a partir da fase européia, começando agora por Barcelona.
      Vamos ver!

  14. Leo OS says:

    Todos os dias vejo pessoas falarem que a formula 1 tem poucas ultrapassagens ate por causa de pilotos que preferem esperar as paradas nos boxes. Quando um piloto tenta ser ousado e fazer uma ultrapassagem o chamam de trapaceiro?
    Alonso simplesmente se aproveitou de um erro do Felipe no grampo (erro que a gente não viu ja que a tv não mostrou), se eu fosse o Alonso com certeza não ficaria esperando o piloto da frente colocar seu carro na direção certa, por isso tentou passar, foram chamados para os boxes e completou a ultrapassagem de maneira legal (ja que no regulamento é permitido esse tipo de manobra). Felipe foi mal, errou muito, nono foi bom para sua atuação fraca e não adianta falar que as coisas iriam mudar se o Alonso ficasse parado esperando o Felipe, Alonso ja tinha perdido muito mais tempo com a punição e ja tinha encostado nele.

    • roxxon valdez says:

      a tv não vai mostrar erros do felipe massa aqui no br. qual o interesse da RGT de mostrar erros do seu partrocinado? vai tentar esconder o máximo possível.

  15. kaio Stadler - Curitiba - PR says:

    Formula 1 é isso ai!!!
    Entrada e saida de Box tambem é pista, vacilou dançou……
    Que o diga Hamilton e Vetel se enrroscando na saida de box.
    Sangue no olho…………excelente!!!!!!!!!!

  16. Andre says:

    Discordo totalmente!
    O Massa nuca faria aquilo, o Rubens nunca faria aquilo.
    Sao dois moles.
    Senna e Piquet fariam.
    Viram a diferença?
    Dois vice e dois campeoes, puta diferença.
    Quer ser campeao?
    Entao Acorda Nego.

  17. Pablo Ribeiro says:

    Caros amigos, Li na coluna do Renato Mauricio Prado, do O Globo, ele me levantou uma dúvida, quando o Alonso ultrapassou o Massa na Entrada dos Boxe a corrida estava com o safety-car, isto não seria uma ultrapassagem ilegal pois não se pode passar com a bandeira amarela na pista toda? será que alguem pode me esclarecer esta questão? Grato

  18. Alexandre Esteves says:

    Correto o comentário acima… o Massa estragou duas corridas do alonso, quando ficou fechando a porteira do espanhol que sempre tem andado mais rápido que o Zacarias… na austrália o Felipe não deixou o Alonso passar, e provavelmente teria terminado a prova em segundo, e só foi par o pódio porque o alonos defendeu a posição de ambos contra o Hamilton e o Webber (que ultrapassaram o o Zacarias duas vezes na prova). Na Malásia idem, o Alonso mesmo com o câmbio apresentando problemas desde a volta de apresentação, chegou a fazer volta mais rápida que o Massa (0,6s), mas, chegou no empata foda… e a sua corrida acabou, pois tentou passar duas vezes e o tartaruga além de não deixá-lo seguir não fez nada a corrida inteira… Vamos ser francos, o cara não ia deixar o Mala do Massa estragar a terceira corrida do ano em quatro corridas… esse pessoal ufanista precisa acordar… o massa não está correndo nada neste ano… falaram tanto que o Alonso não ia se adaptar ao carro da Ferrari por isso e aquilo, e eu tb vejos os treinos de sexta e sábado e o Felipe Massa sempre está atrás do Alonso… e o mais ridículo é que o cara ainda saiu da pista duas vezes na prova… o Alonso mesmo pagando punição foi quarto colocado e o Massa fez o que… nada foi somente o nono… e só pontuou porque o sistema de pontos mudou… Agora o mais ridículo pe o tal do Carlos Gil (empregadinho da global) querer perguntar para o Massa se o Alonso não feriu um regulamento interno da Ferrari, ah vá se catar este cara … é um trouxa… talvez isso existisse na época do Schummy para o Barrichello obedecer… a Globo precisa acordar ou mudar sua trocida, pq o Felipe Zacarias não vai ser campeõa mesmo… o cara foi segundo na primeira prova, pq o Vettel fracassou, na segunda corrida terceiro pq alguém salvou o rabo dele, na terceira foi sétimo e agora nono, como que alguém vai ser campeão se não anda nada???
    Abraços Flávio… e parabéns pelas fotos dos postos antigos… meu pai conheceu aquele posto da Esso em Garça – SP quando era pequeno…

  19. Mauro Bertolo says:

    Cansado da Ferrari e suas manipulações vou ter que torcer para o LEWIS HAMILTON….chega de Ferrari Santander Barrichelo Schumi…. FORZA HAMILTON FORZA MCLAREN

  20. evandro garcia says:

    “Acima da média” é um novo sinônimo para TRAPACEIRO????

    Só esqueceram de mudar o nome dele na certidão de nascimento,mas depois que voltou para a Renault ele foi rebatizado,só que não são todos que sabem, “Fernando Briatore Alonso”….. se acima da média for isso,então a formula 1 tá indo pro saco mesmo!!!!!

    • Fabiano Lacerda says:

      Eita dor de cotovelo,hein. Acho o Hamilton melhor,mas essa de renegar o Alonso a trapasseiro é puro chororô…E o Nelsinho coitado,foi ludibriado,ele era só um garotinho tentando ser grande,né…Se fosse brasileiro,o “Fernandito” seria deus.

    • evandro garcia says:

      Fabiano Lacerda,leva o Alonso pra tua casa!!!! não gosto de trapaças,de jogo sujo,o que o Alonso fez,foi sujeira,mesmo que fosse um brasileiro que fizesse,mesmo assim seria jogo sujo,não venha com esta de dor de cotovelo,se vc se doeu leva ele pra tua casa!!!!

  21. Roberto castro says:

    Silvio Roesler qual é cara Hamilton foi tão rapido em realção ao Alonso quie ficou na caixa de brita na entrada dos box na china em 2007, Que vergonha perder o titulo daquela forma!!!!

    • Silvio Roesler says:

      Roberto, e verdade, o Hamiltou cometeu um erro de principiante. Porem, nesta mesma corrida, mais uma vez, o Choronso estava MUITO ATRAS do Hamilton.

      Abracos!

  22. Luis says:

    Continuo a dizer que o problema foi do estrategista de plantão que mandou os dois pro box ao mesmo tempo.

  23. Meu nome não é Alonso...mas says:

    Se eu ou qualquer um que se chamasse Alonso (lembrando que “sou” bicampeão do mundo) e “euzinho” tivesse ganho a primeira corrida do campeonato….

    Depois “eu” tivesse caído para último na segunda corrida, passado todo mundo até encostar no Massa depois não conseguir mais nada por ficar preso atrás dele.

    Na terceira corrida com o “meu” carro falhando devido ao problema sério e mesmo assim andar colado no Massa…

    E se agora na quarta corrida “eu” (que por um triz não teria feito a largada mais sensacional de todos os tempos e estaria em primeiro ou lá na frente ) estivesse passando todo mundo “de novo” (já estou cansado disso) depois de uma punição e encostado novamente no Massa…vendo que: ou ele ia perder umas tres posições ou eu ia perder umas quatro…”eu” passava ali sim…

    PS: Passava nem que fosse só para “euzinho” deixar o Galvão chateado. O cara está querendo me expulsar da f1…

    • RCRG72 says:

      Largada mais sensacional de todos os tempos?

      A largada foi boa, mas já vi algumas do Senna que deixam esta no chinelo.

      Existem as largadas de Donington Park 1993, Canadá 1993 para assistir no VocêTubo por exemplo.

      Outros pilotos também devem ter feito largadas melhores. Alonso é melhor que Massa, mas não é nem de longe melhor que Prost, Senna, Lauda, Piquet, Stewart, etc.

      Quanto a passar “ali sim”, foi mais para covardia do que para coragem, por que ele não tem peito para desobedecer as ordens de “tragam as crianças para casa” e ultrapassa na pista?
      Tinha condições, afinal anda muito bem em pista molhada. Não precisava jogar o carro em cima em uma manobra pouco elegante por sinal.

      Por favor, não pense que sou viuvete do Senna, são os fatos.

    • RCRG72 says:

      Mencionei outros pilotos, então em outros tempos os pilotos tinham peito para ultrapassar na pista.
      Em 10 de agosto de 1986 GP da Hungria Piquet ultrapassa Senna por fora na segunda tentativa.
      Saudades desses dois. Um valorizou a ultrapassagem do outro.
      http://www.youtube.com/watch?v=Zg2fZ4ASHDs&feature=related

    • Meu nome não é Alonso says:

      @RCRG72
      Não, você não viu largada (jump) melhor não.Porque uma largada boa não perde (obviamente) de uma largada queimada.
      Uma largada “adivinhada” é aquela em tempo abaixo de 0,100. (numa olimpiada isso é considerado queimar). Alonso queimou até mais que isso (-0,200). Teria sido humilhante se não fosse a dedurado pela tecnologia…

    • Meu nome não é Alonso says:

      Ops. errata (saiu um não a mais no post anterior)
      1)Você não viu uma largada melhor do que a do Alonso a não ser que o cara que você diz que viu largar melhor também tenha queimado a largada.
      2)Largada se refere até a primeira curva, não a primeira volta…

    • RCRG72 says:

      Infelizmente, Fittipaldi eu não vi muito, quase nada. Mas sei que falhei ao esquecê-lo.
      Tragam as crianças para casa, significa na minha opinião:
      Não se arrisquem a se enroscar em uma disputa de posição. Se o Massa estiver mais devagar, que Alonso passe na pista, com o arrojo visto antigamente com mais frequencia.
      Em relação ao Massa, ele que seja mais rápido. Se as coisas fossem resolvidas na pista, não na entrada dos boxes, que não é pista, talvez não perdessem tantas posições. Massa perdeu posições porque teve que entrar mais devagar, visto que teve que controlar o seu carro na entrada dos boxes, por causa da ultrapassagem. Não cabe dois carros lá, e se o risco de um carro acabar fazendo cambalhotas no ar e provocar uma situação de extremo mal estar, como fica? Achei covardia a manobra do Alonso. Resolvam na pista, desobedeçam as ordens de equipe sempre que necessário. Para passar ali, sem espaço para dois carros, só tomando espaço alheio, e o alheio que freie ou coloque o carro para fora. Alonso deu chilique no episódio do “va cagare”, e agora não vê problemas. Não gosto de hipocrisia.
      O Massa, infelizmente tem 28 anos e não sabe ser competitivo na chuva ainda. Infelizmente. Mas continuo torcendo para ele.
      Não livro a cara de ninguém.
      Em relação as largadas, realmente, você tem razão. Mencionei vídeos de forma equivocada.

      Um abraço.

      Roberto Carlos Rodrigues Guariglia.

  24. Valsir says:

    A manobra mostrou quem é o mais rápido, ou seja, aquele piloto que enxerga uma oportunidade sempre que ela aparece. Não me parece que Felipe Massa faça parte deste seleto grupo. Tente contar quantas ultrapassagens o Lewis Hamilton fez, e quanto tempo os mais rápidos resolvem as ultrapassagens.

  25. Alberto Durand says:

    Olá Flavio: Posso dizer uma coisinha ao Alonso: ‘Correr não
    é prova de habilidade’. Isso estava escrito na minha prova quando eu fiz para tirar minha carta de motorista. Sabe qdo foi isso. Em 1981 o ano que voce nasceu viu ‘fedelho’.
    Abç,
    Hil

  26. Raphael Bastos says:

    O problema do Alonso na Mclaren foi que ele não aceitou o tratamento igualitario da equipe. Quando o Hamilton começou a andar mais do que ele ai foi a gota d’agua.
    na ferrari ele vai aceitar um tratamento igualitario simplesmente pq o Massa não consegue andar na mesma balada dele.

  27. Nilton "Boca" says:

    ate’ Felipe tem seus momentos de Rubinho a diferença e’ que nao se faz de vitima !!!

  28. José Brabham says:

    Minha intrepretação é para o “ficar esperto” proferido por Massa é que ele echava que Alonso respeitaria o fato de serem companheiros de equipe e não faria uma manobra destas. É semelhante à ultrapassagem que Michael fez em Rubens no final do GP de Mônaco em 2005, pois havia uma combinação e Rubens não assumiu uma posição defensiva.

    Massa agora vai “ficar esperto”, não vai respeitar NENHUMA combinação prévia com Alonso. Pode apostar.

  29. Leandro Giannetti says:

    Discussões sem sentido. Se para os envolvidos está tudo bem. Calemo-nos.

    Do meu ponto de vista foi ultrapassagem normal de corrida. Massa errou, Alonso estava colado nele, abriu espaço e ele passou. Queriam que ele freasse?

  30. fagner andre says:

    acho que massa não se encontrou neste carro como o marrento alonso ja se achou. tenho visto todos os treinos de sexta e sábado e o alonso é em média de 4 décimos mais rápido que massa,
    espero que ele realmente acorde e tente dar o troco no espanhol lá na sua casa, ganhara mais confiança,
    ainda acredito nele.
    FORZA FELIPE!

  31. Peloponeso says:

    “e não se fala mais nisso mas nisso não se fala” Piercing (Zeca Baleiro)

  32. Newton says:

    Felipe Massa é um ótimo piloto, dedicado e disciplinado. Porém é mais lento, mais medroso, menos ousado e menos agressivo que Alonso. Perfil ideal de um 2o. piloto.

  33. plow king says:

    Se he que nao leu ainda, leia o texto do Livio Orichio sobre o Massa. O Massa ta vacilao mesmo, e nisso voces dois concordam.

  34. RCRG72 says:

    http://www.youtube.com/watch?v=E3AJgmVAirg

    No vídeo aí de cima, tirado da entrevista do Carlos Gil com o Massa no dia, vendo as imagens, fico com a sensação de que não foi um ultrapassagem muito limpa não. O Massa teve que sair do asfalto quase que completamente. Mas que seja a última vez que falamos neste assunto. Concordo com tudo o que você escreveu.
    Pela última vez, em relação a este assunto repito:

    Saudades de Nelson Piquet e Ayrton Senna.

    • Meu nome não é Alonso says:

      E que saudade do Emerson Fittipaldi.
      Antigamente era antidesportivo qualquer coisa que fisesse os dois competidores andarem mais devagar.
      Tragam as crianças para casa, significa tembém, tragam elas para casa em primeiro e segundo ou terceiro ou o mais para frente que possível. Se Massa continuasse segurando o Alonso as Ferrari chegariam em algo tipo em sexto e sétimo. (Massa perdeu 3 posições segundo ele mesmo)

  35. Roberto.Castro says:

    Silvio Roesler eu queria saber quando que o hamilton andou mais que o alonso? esqueceu do grande premio de Spa em 2007? é um exemplo o outro esqueceu que o hamilton copiava os acerto do Espanhol? outro detalhe foi que na segunda metade de 2007 o alonso foi melhor que hamilton por que ficou determinado dentro da equipe que cada um fazia o seu acerto?
    e isso que digo quando alguem gosta de falr abobrinhas….

    • Silvio Roesler says:

      Roberto, se voce olhar com uma lupa seguramente acha corridas que o Alonso foi melhor que Hamilton, mas olha tem que ser um alupa bem poderosa!

      Quanto a segunda metade do campeonato, creio que acompanhamos categorias diferentes. O Hamilton foi MUITO MELHOR que o Alonso na segunda metade! Nao so pelos resultados finais mas principalmente se olharmos toda a corrida
      Hamilton so nao foi campeao porque cometeu dois erros de principante que ele era.

    • deschamps says:

      Estatística sobre Alonso X Hamilton em 2007 (17 GPs):

      Total de voltas: 1.011
      Alonso mais rápido: 467 – 46.2%
      Lewis mais rápido: 544 – 53.8%

      Obs: Voltas totais em que os dois participaram na temporada, ou seja, só levado em consideração quando ambos estavam na pista.

  36. Adriano says:

    O Massa dormiu no ponto e o Alonso foi muito do esperto, tem que passar mesmo, em caso contrario falariam que o MAssa teria feito uma bela ultrapassagem,,,

  37. Max Morais says:

    Flávio, você acertou na mosca. O seu comentário ta perfeito, pois de tudo o que já se falou, o que você escreveu resume tudo e é o mais correto. O resto é balela!!
    Pra encerrar, as fotos de Brasília são muito legais – parabéns e obrigado por divulgar nossa capital. Nós moradores de Brasília, que amamos esta cidade (tem gente invejosa que não gosta e fala mau do Distrito Federal) estamos felizes por comemorar 50 anos.

  38. gleitef says:

    Sugestão para o Felipe: Abrir uma pizzaria. “Felipe Massas”.

  39. Pedro says:

    Massa está correto em ficar na dele, ao contrário do que já teria feito Barrichello – chorado um monte e botado a boca no trombone – o que de fato, não serviria para nada, pois na mudará os fatos…Enfim, como já fez em anos anteriores, Massa tem que provar na pista que pode ser tão bom quanto Alonso, e nada de choros, pois a imprensa brasileira e seus seguidores não gostam nenhum pouco de pessoas fracassadas que usam de outros para provar suas derrotas, tem que ser homem suficiente e assumir seus erros, e foi assim que passei a admirar o Felipe, que em 2008, depois de um inicio de temporada ridiculo, deu a volta por cima qdo. todos já colocavam Vettel na Ferrari, brigou pelo titulo e passou a ser respeitado pela imprensa brasileira e nós seguidores…
    SDS

  40. Polaco says:

    O massa perdeu toda a moral… nem em competição de kart indoor alguém deixaria, ou faria cagada tão grande, alguém passar naquelas condições, quem derá seu companheiro de equipe… Já estou até imaginando um acordo entre os dois pilotos e a equipe, de priorizar sempre o piloto mais rápido no momento… talvez em algum momento o alonso deixe “a porta aberta” para o massa…

  41. Renato B. Santiago says:

    O Felipe deveria ter deixado os carros baterem, suavemente, de leve… só pra acabar com a corrida dos dois e pro Alonso ter que ficar esperto da próxima vez.

  42. kong says:

    A polêmica toda foi por causa de companheiros de equipe e a forma que aconteceu a ultrapassagem. Bem, alguém já comentou aí o seguinte: se fossem outros pilotos envolvidos a reação seria outra:
    Hamilton passando Massa: a imprensa brasileira crucificaria o “perigoso”;
    Vettel/ Massa : falariam que o Massa vacilou pro Alemão genial.
    e finalmente
    se o Massa passasse qualquer deles ali: SERIA O GRANDE HERÓI NACIONAL, TEMA DE GLOBO REPÓRTER…

  43. Fernando M.A. says:

    Não acredito que a Ferrari pare antes de tentarem apagar essa brasa com álcool…

    Não vejo o ato que o Alonso como uma ação correta e esportiva, porém também não posso deixar de notar que ele não fez isso com o Massa por ser ele, mas sim com o piloto que estava na frente dele, que no momento era o seu companheiro de equipe, mas que podia ser o Kubica, o Hamilton ou qualquer outro.
    Estão mesmo ampliando muito o caso, dando uma dimensão que não existe.

  44. Leo Paiva says:

    Nao acho que o Massa foi ultrapassado por ser segundo piloto, isso acontece em corrida o tempo todo, como o FG disse, tem que ficar ligado o tempo todo, e naquele momento ele nao estava rendendo bem, alias na corrida toda, certamente que esta voando esta mais ligado, o que era o caso do Alonso.

    Nao tem polemica, nem favorecimento, Massa tem outra postura como piloto, coisa que Rubens nao tinha, nunca conseguiu se colocar dentro da equipe.

    Massa tem inteligencia emocional, o que conta muito para ser um piloto de ponta. A galera exagera muito, temos 15 corridas pela frente, o julgamente vem rapido demais.

    (A falta de Acentos acontece por nao estar adaptado ao teclado do mac, Sorry)

  45. Alexandre says:

    Essa é a diferença entre o piloto que tem atitude de campeão (Alonso) e o que não tem (massa). Flávio logo você um jornalista independente botando panos quentes? A atitude do Massa teria que ser fim de prova para os dois. Este episódio deixou bem claro para o Alonso que o Massa o respeita demais e ai segundo piloto para o nosso Bazuca. Quero está enganado, porém ainda não é o Massa. Ele apenas é um bom piloto mais não tem pedigree de campeão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *