MENU

Thursday, 29 de April de 2010 - 19:57Arquitetura & urbanismo

ENCHE O TANQUE (32)

SÃO PAULO (muitas dúvidas) – Em frente com nossos postinhos, e não adianta reclamar, porque adoro a minissérie. Mais ainda quando aparecem blogueiros das cidades que pingam por aqui. O de hoje foi enviado pelo Nélson Tiago Ferreira Melo. “Fica na cidade de Piumhi no interior de Minas. A foto é da década de 60, mudou pouca coisa até hoje”, conta o Nélson.

E eu pergunto… Onde fica Piumhi? Que nome é esse? Como se fala Piumhi?

41 comentários

  1. indefinido says:

    ai e claro ne eu moro em piumhi aqui e muito bom a exposiçao vem ai vem so cantor legal vennham ai pra da visita !!!!!!!!!!!tchau

  2. JEPeres says:

    Piumí, Serra da Canastra, cachoeira Casca DAnta (a primeira queda do São Francisco), natureza lindíssima, tudo a ver..

  3. Fabio Rogers says:

    Essa cidade me da nostalgia,a uns 6 anos atrás o meu sogro que é de Passos,cidade próxima a Piumhi,me disse que um conhecido dele tinha um Maverick Perua cor verde bem escuro e eu fiquei na neura de achar o carro.Chegamos na casa do cara em Passos e ele me mostrou as fotos do carro pra provar que tinha(eu não acreditava)e disse ter vendido para uma pessoa da cidade de Piumhi,porém lembrou-se de ter visto ela em um desmanche se acabando…Fomos meu sogro e eu até a cidade,reviramos tudo e não achamos nem informação do carro…algum blogueiro é da cidade e sabe se realmente essa Mverick perua esteve ou esta na cidade?Tomara que não tenha sido desmanchada…na época não tinha muito valor,segundo o tonto do seu ex-dono!É uma pena!

  4. Neto Guido says:

    Piumhi, é uma pcata cidade, ao lado da Serra da canastra, onde fica a nascente do Rio São Francisco. Já fui a Serra 4 vezes e sempre passo por Piumhi, inclusive pernoitei lá uma vez. E pelo conheci da cidade, realmente o posto deve esta basicamente o mesmo.

    Vale a pena conhecer a Piumhi, São Roque de Minas e dou outro lado da Serra Araxá e região.

  5. André says:

    Passo sempre férias em Piumhi e nunca reparei nesse postinho. Na pròxima volta à cidade abasteço là.

  6. Peloponeso says:

    Opsss…“rio cheio de peixes” é Pindaí e fica no sertão da Bahia, entre Guanambi e Urandi, na rota que passa por Caetité, Caculé, Brumado e termina em Vitória da Conquista, terra de Glauber Rocha e Elomar Figueira Melo, que dispensam apresentações.

    ” E sobre a pronúncia, conheço uma pessoa de lá, na verdade, ele é vendedor de queijo e vem a SP a cada quinze dias, e ele diz que o certo é falar “Pi-um-í”, mas que a maioria fala é “Piuí”, mesmo.”

    Só se for algum dissidente minoritário, deficiente auditivo ou mineiro matreiro mangando com cara de paulista, porque eu também sou da região e JAMAIS ouvi alguém falar Piuí. Ninguém da região fala Piuí.

    Abs.

    • Então achamos um dissidente minoritário, deficiente auditivo ou mineiro matreiro mangando com cara de paulista.

      “Marcus Pedroso disse: 29/04/2010 às 20:42
      Flávio, moro em Formiga a 60 Km de Piumhi. A pronúncia é “Piuí”. A cidade fica no centro-oeste mineiro, distante aproximadamente 250 Km de BH. É o portal de entrada para a Serra da Canastra, com belíssimas montanhas na região.”

      Sem contar que se der umaolhada nos comentários tem u monte falando que o povo pronuncia “Piuí”, mesmo que o certo seja “Pi-um-í”

    • Breno Peixoto says:

      Piumhi, Formiga, Arcos… Tenho bons amigos neste canto de Minas!
      Ninguém da cidade fala Piuí, mas todo mundo que é de fora acaba entendendo assim.
      A turma de lá costuma escrever o nome da cidade da seguinte forma: π1í

    • geraldo nunes says:

      Já estive por lá, e sei que a pronúncia correta é “Pi-um-í”, mas se o povo brasileiro conseguiu mudar o nome do Michael Jackson para Maicon, Maycon, Maicun e quetais, o que é um “Piuí”???

  7. Bucólico. As bombas são de épocas diferentes, legal.

  8. Fleetmaster says:

    Fala-se como se escreve. Alias a grafia correta da cidade, segundo o meu avô, é Piumhy !! !! !!

  9. CyberGuido says:

    Tive um colega de república nascido lá, e ele pronunciava “piuí”, mas pode ser mais uma das tantas corruptelas tão comuns ao nosso jeito mineiro de falar.

  10. Claudinei says:

    Meu tio é de “Piuíiiii”…o nome é engraçado demais…

  11. Silvio Roesler says:

    O Marcus Pedroso esta correto. A simpatica cidade de Piumhi, onde nasceu minha mae, pronuncia-se Piui (entonacao no ultimo “i”)

  12. Fica lá pros lados de Capitólio uai !

  13. Villar says:

    E pra completar as perguntas:
    Quem nasce em Piumhi, o que é????
    Piumhiano? Piumihense? Piu-piu?
    Responde lá, Flavio!

  14. Fábio Amparo says:

    Seria interessante termos uma foto de como está o posto hoje em dia.

    Talvez algum blogueiro possa colaborar.

    abraços

  15. Juliano says:

    Concordo com o Marcus Pedroso, a escrita realmente é Piumhi, mas a pronuncia popular é “Piuí”(como a buzina da maria fumaça). Não sou da região mas já andei muito por lá, lugar muito agradável, boa gente, hospitaleira…

  16. Minas é o maximo… e sou suspeito… pois me considero Italo-Mineiro. Pelo Pai decendencia Italiana e pela Mãe decendencia Mineira… da aprazivel Cidade de Arceburgo, metropole que concentra a macro Região Economica de Guaranésia e Guaxupé ao Sul de Minas bem pertinho de Mococá (já em São Paulo).

    Minas Gerais realmente esta recheado de cidades com nomes bem legais.

    Obs.: Como sou bem claro (pele) e de olhos verdes, quando falo o nome da cidade de minha Mãe invariavelmente sou questionado se a mesma fica na Região Sul do Pais – normalmente Santa Catarina.

    Segue o jogo e viva Minas Gerais.

    abraços

    Imperador

  17. Bom dia Flávio,

    Realmente esta cidade é bem bacana, bonita, ajeitada. Acho que é uma das melhores cidades da região da Serra da Canastra.

    Ela fica perto de Passos, também em MG, Formiga, São Roque de Minas e Vargem Bonita. Quando fui para lá sempre parti de Franca que fica mais ou menos a uns 200km da cidade.

    O parque da Serra da Canastra faz fundo para a Piumhi o que deixa uma paisagem muito bonita. E sobre a pronúncia, conheço uma pessoa de lá, na verdade, ele é vendedor de queijo e vem a SP a cada quinze dias, e ele diz que o certo é falar “Pi-um-í”, mas que a maioria fala é “Piuí”, mesmo.

    Já visitei a cidade e a serra da Canastra e garanto a você, conhcer onde nasce o Velho Chico é passeio obrigat[ório para qualquer brasileiro. O lugar é realmente lindo.

  18. Helder Ramos says:

    A blogaiada ai em cima já disseram quase tudo, só faltou dizer q/ Piumhi na lingua indigena quer dizer “rio cheio de peixes” é realmente uma região magnifica esta da Serra da Canastra!!!! um abraço ao povo “boa praça” de Minas Gerais

  19. Joca says:

    Pium é um mosquitinho incômodo, como o borrachudo. A terminação I ou Y significa agua ou rio. Isso tudo em Tupi.

  20. Daniel Amorim says:

    opa, moro em Itaú de Minas, que fica a uns quase cem km de Piumhi…é uma região legal, próximo à Serra da Canastra…fica a uns 270 Km de BH, local muito bonito…já partindo de ribeirão preto, por exemplo, são acho que 250 km…terra do queijo, das águas (pertinho da nascente do São Francisco). Fica na MG-050, caminho prá Belo Horizonte…fácil e bacana, ainda mais prá quem gosta de serra…

  21. Arnaldo says:

    Só não esqueçam de dizer que Piumhi, Formiga e outras da região têm uma produção de laticínios (sobretudo queijos) das mais espetaculares de MG e de todo o Brasil.

  22. Peloponeso says:

    O melhor posto e restaurante em Piumhi é o Brazinho, no trevo que vai para São Roque de Minas. Realmente é portal de entrada para a Serra da Canastra, mais próximo da Casca Danta.

    Abs.

  23. Moncho says:

    Anoto o vestido da teenager ao fundo. Teria Piumhi, nos 60’s, um colégio de freiras? Fico imaginando o currículo, a aula de Boas Maneiras, de Religião, perdendo os olhos no céu desse tal Centro-Oeste Mineiro, boca da Serra da Canastra. Que seria da guria nestes dias tão perversos? Uma senhoura rubicunda avançada nos cinquentas?

  24. Adal Avin says:

    Eu abasteci neste posto em 2006, mas ele não era mais Shell. Se a memória não me falha, era BR.

  25. Andre says:

    Famoso Posto Ideal

  26. jbchaves says:

    Piumhí, terra de mulher bonita, boa pinga…êita lugarzim bão, sô!!! Pertinho da Arcos do Zuquim!

  27. pablorocha says:

    Conheci Piumhi ou “Piuì”como a chamam, linda a cidade as moças idem, fica próxima também ao lago de Furnas e Escarpas do Lago é imperdível no verão…

  28. Fernando Setin says:

    Cara…ja estive em Piumhi MG para pescar! kkkk
    Cidadezinha bacana!!!
    Nos dias que estive la, devido a tamanha embriaguez, nao me lembro se abastecemos ou nao nesse posto, mas estou torcendo demais para termos abastecido! =D

    Abraço!!

  29. Edson - Cambuquira/MG says:

    Apesar de vc ignorar que MG é um show pra postinhos taí mais um….

  30. Carlos Carrato says:

    Ouça a pronúncia correta na voz de nativos: http://www.youtube.com/watch?v=3IWs2MHkEOQ&feature=related

  31. Marcus Pedroso says:

    Flávio, moro em Formiga a 60 Km de Piumhi. A pronúncia é “Piuí”. A cidade fica no centro-oeste mineiro, distante aproximadamente 250 Km de BH. É o portal de entrada para a Serra da Canastra, com belíssimas montanhas na região.

  32. William de Paula Alvarenga says:

    O município de Piumhi situa-se no Centro-Oeste mineiro na Microrregião de Piumhi e forma com outros 16 municípios a AMMD (Associação dos Municípios do Médio Rio Grande). As principais rodovias que servem o município são a MG-439, a MG-050 e MG-354
    Entre no enlace.

    http://www.google.com/imgres?imgurl=http://www.piumhiemfoco.com/guia-de-piumhi/imagens/entorno_piumhi.jpg&imgrefurl=http://www.piumhiemfoco.com/guia-de-piumhi/aspectos_naturais.html&usg=__oTy7roeR26jlI7_w_63-aRL956Q=&h=328&w=620&sz=66&hl=es&start=8&um=1&itbs=1&tbnid=RfNJACcG84_ZeM:&tbnh=72&tbnw=136&prev=/images%3Fq%3Dpiumhi%2Bminas%2Bgerais%26um%3D1%26hl%3Des%26sa%3DX%26rls%3Dcom.busca7:EN:com.busca7%26tbs%3Disch:1

  33. ADIRLEY says:

    Como eu faço pra te mandar uma foto de um posto antigo?

  34. Diego Guidi says:

    Pronuncia-se “Pi-um-í…”

  35. afonsinho says:

    Agradável Piumhi, centro-oeste de MG. Se diz Pium-í. Próximo ao lago de Furnas e a nascente do Velho Chico . Merece uma visita .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *